13 de junho de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

A residência onde morou a família de Dilma Rousseff pertence hoje, aos herdeiros, inclusive
à própria presidente, que será consultada sobre o tombamento histórico   (Foto: Conphau)
AGRADOS
Casa onde residiu a mãe de Dilma Rousseff em Uberaba é tombada pelo patrimônio histórico
Localizada na rua Vigário Silva, nº 90, centro de Uberaba, a residência onde residiu a mãe da presidente Dilma Rousseff (PT) entrou em processo de tombamento. A medida – ainda em caráter provisória, já foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba.
Detalhe: Cabe ao Conphau, realizar pesquisas sobre o patrimônio material e imaterial de Uberaba, viabilizando a sua preservação e divulgação. Elabora ainda, dossiês e laudos técnicos dos imóveis, móveis, patrimônios imateriais, tombados e inventariados, e é responsável também por estabelecer uma política de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do município.
CONSULTA
Conselheiros do Conphau já deflagraram o próximo passo no processo de tombamento. Entraram em contato com o tio da presidente, Mauro Silva, em Belo Horizonte, para informar sobre a aprovação provisória. Responsável por cuidar do patrimônio da família, o tio garantiu que manterá contato com Dilma Roussef o mais rápido possível, para repassar a informação e consultá-la sobre a medida. A casa ainda pertence à família, incluindo a presidente da República.

Foto do acervo da Wikipédia mostra os pais de Dilma Rosseff - Dilma e Pedro, que se conheceram
em Uberaba, e os três filhos: Igor, Dilma (em pé) e Zana (que morreu na década de 1970)
CONTROVÉRSIAS
Biografias apontam cidades diferentes para o nascimento da presidente
As várias biografias da presidente Dilma Rousseff são coincidentes em atribuir seu nascimento ao dia 14 de dezembro de 1947 – e ainda, ao fato de que seu pai, o advogado e empreendedor búlgaro, naturalizado brasileiro, Pedro Rousseff, conheceu sua mãe, a dona de casa Dilma Jane Silva, em Uberaba.
Entretanto, existem controvérsias quanto ao local de nascimento da primeira presidente mulher do Brasil.
Um grande número de biografias diz que Dilma Rousseff nasceu em Uberaba. A informação está em dezenas de fontes, inclusive no blog Dilma Presidente (http://dilmapresidente.blogspot.com.br/2010/05/conheca-trajetoria-de-dilma-rousseff.html).
Em contrapartida, outra grande quantidade de fontes afirma que ela nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Esta informação pode ser lida, inclusive, na biografia registrada no site do Palácio do Planalto (http://www2.planalto.gov.br/presidenta/biografia) – única que não cita Uberaba em nenhum momento da vida da presidente.

 E para quem não sabe, vai uma confidência: a presidente Dilma Rousseff – como planta de boa cepa, tem raízes profundas em Uberaba. Ela está, não só no coração dos uberabenses, mas na vida real da cidade. Ali, na rua Vigário Silva, viveram e conviveram a bisavó, dona Benta; a avó, dona Ana Carolina; os pais - Pedro Rousseff e dona Dilma Jane Silva...
_ Comentário feito pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) em seu discurso na abertura da ExpoZebu 2013, em maio, com a presença de Dilma Rousseff

DESINVENTÁRIO
CRISE NA SAÚDE PROVOCA LICENÇA PARA DEMOLIÇÃO
Imóvel da Casa de Saúde São José que será
demolido  (Foto: Divulgação)
Inventariado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o imóvel nº 96 da rua Santo Antônio, será demolido, preservando-se apenas sua fachada frontal. 
O desinventário do imóvel foi aprovado por unanimidade pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, após uma série de reuniões, em que, inclusive, o pedido dos proprietários chegou a ser negado.
O local pertence e fica ao lado da Casa de Saúde São José.
E foi justamente a justificativa dos proprietários que acabou convencendo os conselheiros. O imóvel será demolido, e em seu lugar – segundo a direção do hospital, vai surgir um prédio para abrigar leitos hospitalares.
Apesar de a Casa de Saúde São José não atender pelo Sistema Único de Saúde – SUS, os conselheiros levaram em conta que Uberaba está enfrentando grave problema de falta de leitos hospitalares – conforme foi lembrado pela direção da casa de saúde.

IPTU E ÁGUA
Pouca gente sabe, mas os bens inventariados e ou tombados recebem benefícios do poder público. A lei municipal 9.928/2006 estabelece que estes bens são isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, além de terem acesso a um desconto de 50% na tarifa de água. Hoje, Uberaba tem mais de 200 imóveis inventariados e mais de 20 tombados. Para terem acesso aos benefícios, os proprietários precisam encaminhar requerimento ao Conphau, que, por sua vez, faz uma vistoria no imóvel, para conferir se ele está em bom estado de conservação.
 -------------------
TRISTE SINA
Bacharela em Direito pela Universidade de Uberaba – Uniube, mãe, dona de casa e empresária (do ateliê Coisitas de Sofia), a leitora Priscilla Oliveira Cunha Bento retorna de Curitiba, PR, onde morou durante cinco anos, e revive uma situação dramática. Assustada, ela conta que, em 2010, a capital do Paraná foi tomada pela gripe H1N1 (gripe suína), quando várias pessoas morreram – a exemplo do que está acontecendo agora, em Uberaba.
A DIFERENÇA --- Por tudo que viu e testemunhou em Curitiba, Priscilla aponta uma diferença entre a crise vivenciada pelas duas cidades. Em Curitiba, segundo ela, as campanhas de alerta e conscientização foram intensas e contínuas. “A Prefeitura de Curitiba investiu pesado nos veículos de comunicação, informando as precauções que a população devia tomar, e entendo que, foi graças a esta insistência que a doença foi vencida” – avalia.
TODOS POR TODOS --- Uma das ações que ganharam maior destaque nas campanhas – diz Priscilla Cunha, foi o cancelamento de eventos, tanto oficiais quanto particulares. “Foi um momento em que todos tiveram que engajar-se, todos tiveram que contribuir com sua dose de sacrifício” – lembra ela.
Detalhe: Vale lembrar que a Arquidiocese de Uberaba foi a única a dar um passo nesse sentido, ditando orientações para os eventos católicos.

NOVOS MANDAMENTOS
Em tempos de prevenção contra a Gripe H1N1 – conhecida como gripe suína, os católicos de Uberaba ganham “mandamentos” extras a serem cumpridos nas missas, terços e eventos promovidos pela Igreja. Orientados pelo arcebispo, dom Paulo Mendes Peixoto, assessores da Arquidiocese estão repassando os “mandamentos” para os padres, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, secretários paroquiais, pastorais, movimentos e serviços arquidiocesanos.
As medidas a serem tomadas estão sendo divulgadas, inclusive através das redes sociais. São elas:
*Suspender, por tempo indeterminado, a Oração do Pai Nosso de mãos dadas;
*Evitar a realização do Rito do Abraço da Paz;
*Que todos os atos que indiquem contato físico entre pessoas, dentro da celebração ou em reuniões, sejam evitados;
*Que os fiéis sejam orientados a evitarem alguns atos pessoais que atinjam os mais próximos como: espirro, contato com a saliva e outros.

Os riscos
Arquidiocese de Uberaba justifica: “Frente ao grave risco de contaminação do Vírus H1N1, que é transmitido por contato físico e outros meios, e percebendo que o tempo favorece tal situação, e por haver dados que confirmam óbito de três pessoas em Uberaba, vítimas dessa enfermidade, todas as paróquias pertencentes à Arquidiocese de Uberaba devem tomar as devidas precauções para a prevenção contra este tipo de Gripe H1N1.”
 ----------------
UFA!!!! ---- Depois de vivenciar uma boa encrenca durante o processo das eleições municipais de 2012, o Partido Trabalhista do Brasil - PTdoB, volta a ter comando em Uberaba. A nova Comissão Executiva Municipal Provisória é presidida por Ildeu Menezes, e não lembra nem o cheiro dos que fizeram parte de outras duas comissões – uma foi destituída e a outra foi excluída, por decisões judiciais. O novo comando tem vigência por tempo indeterminado.
COMPENSAÇÃO --- O novo presidente do PTdoB, Ildeu Menezes, é servidor público municipal e teve a candidatura a vereador impugnada porque o partido foi excluído da coligação Mobilização Trabalhista Cristã. Ele assume a executiva junto com Eduardo do Carmo – vice-presidente; Marcelo Félix – tesoureiro; Luís Otávio – vogal -; Lúcia França – secretária.

DURO DE JULGAR!
E já que o assunto é o processo eleitoral de 2012, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, Carlos Alberto Simões, pediu vistas pela 16ª vez, da ação que investiga o resultado das eleições majoritárias de Uberaba. Novo pedido aconteceu durante a sessão de julgamento de ontem, e o processo foi incluído na pauta do dia 13 de junho. Ação é movida pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) com o objetivo de tirar o prefeito Paulo Piau (PMDB) do cargo. Os dois disputaram o 2º turno, e Lerin acusa Piau de ter comprado votos pra vencer.

A VOZ DO CORAÇÃO ---- Com prefácio sobre sua trajetória de vida, o arcebispo emérito de Uberaba, Dom Benedito de Ulhoa Vieira, acaba de lançar sua 20ª obra literária – com apoio da Arquidiocese e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
--------------
POPULAÇÃO 2013
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, anuncia para 29 de agosto a divulgação da nova estimativa da população dos municípios brasileiros. O último censo oficial, de 2010, indicou que Uberaba tinha 295.988 habitantes, enquanto a estimativa liberada em julho de 2012 apontou a cidade pela primeira vez com mais de 300 mil moradores, ou mais precisamente, com 302.623 habitantes.

ELEIÇÕES 2013
Em sua terceira edição, o projeto “Aprender a Transformar” – do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, está agitando a parceira Escola Estadual João Pinheiro. Após conferências, palestras e oficinas para preparação dos professores e alunos, entrou em pauta a etapa de eleição de vereadores mirins e infantojuvenis.
DOIS TURNOS --- Os candidatos inscritos vão agora elaborar suas plataformas políticas – e no dia 18 de junho fazem a apresentação das propostas em suas respectivas salas, quando serão eleitos dois candidatos – os mais votados. No dia 27 de junho, os dois escolhidos farão comício na escola, e logo em seguida se enfrentam no segundo turno. Ainda no dia 27, acontecem a votação e apuração dos votos.

MUNDO JOVEM
Falando em jovens na política, a programação da 9ª Oficina do Parlamento Jovem Municipal de Uberaba - coordenado por Rochelle Bazaga e Guilherme Gonzaga Bento, incluiu visita à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Os alunos da Escola Estadual Corina de Oliveira e do Colégio Marista Diocesano, que estão participando do projeto, concluíram, assim, a oficina sobre uso e conservação da água. Eles tiveram a companhia do criador do Parlamento Jovem de Uberaba, vereador Franco Cartafina, coordenador estadual do PRB Jovem de Minas Gerais.

JOVENS ELEITORES --- Uberaba tem, hoje, 11.546 eleitores entre 16 anos e 20 anos de idade – segundo números do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Destes, 1.198 têm entre 16 e 17 anos, e, portanto, apesar de inscritos, não são obrigados a votar. No total, Uberaba tem 214.381 eleitores.
  ----------------
Dois anos antes de ser diagnosticado
com câncer, Reynaldo Gianecchini
autografou uma camiseta que foi leiloada
para o Hospital do Câncer de Uberaba
(Foto: Divulgação)
PONTE AÉREA --- As razões são muito diferentes – mas, o certo é que Uberaba não é a única a se queixar da falta de voos comerciais e a correr atrás de companhias aéreas que atendam à cidade. Através de texto lido pelo ator Reynaldo Gianecchini, o Hospital de Câncer de Barretos (SP) acaba de lançar uma campanha nacional pela implementação de voos comerciais naquela cidade. Objetivo é facilitar o acesso dos pacientes, familiares e médicos ao hospital. 
AEROPORTO VAZIO --- O ator - que recentemente superou um câncer no sistema linfático, revela: “Tem gente que viaja seis horas, 20 horas, e até vários dias para chegar ao Hospital de Câncer de Barretos, e bem perto, a oito quilômetros do hospital, tem um aeroporto, mas sem voos comerciais.” E critica: “Maior que o Aeroporto Santos Dumont — mas, acredite: sem avião!” 
APOIO --- Em outro trecho, Reynaldo Gianecchini fala sobre a importância do hospital e pede o apoio da população. “É possível ter um voo pra Barretos? Vamos convencer uma companhia aérea que sim, que é possível!” – complementa o ator. A campanha inclui acessar o site http://www.voocontraocancer.com.br/ e manifestar apoio. Detalhe: Gianecchini também faz campanhas de arrecadação de recursos para o Hospital do Câncer de Uberaba.

 --------------
Pelos ares
PREFEITO DE UBERABA INSISTE EM MAIS VOOS
Enquanto isso, prefeito de Uberaba se movimenta em várias frentes para dar nova dinâmica ao Aeroporto Mário Franco. Em reunião na semana passada com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, Marco Pacheco dos Guaranys, em Brasília, Paulo Piau pediu apoio no sentido de aumentar o número de voos.
Ao mesmo tempo, ele mantém os contatos diretos com as empresas aéreas. Já conversou com a Azul e a Passaredo e aguarda audiência com a Gol.
O PROJETO
Estamos correndo atrás, cumprindo nosso roteiro de melhorar a disponibilidade de voos de Uberaba para os outros aeroportos brasileiros. Meu objetivo é resgatar primeiro um voo de Uberaba para Congonhas. Sei que não é fácil, mas se não for possível, que seja para Guarulhos. Queremos ainda, voo para Brasília e também para Confins, em Belo Horizonte. Hoje, temos apenas para Pampulha e Campinas”, detalha o prefeito.

Governo federal vai liberar recursos para melhorar aeroportos
Cidade de Uberaba foi incluída entre os 270 municípios brasileiros que serão atendidos na etapa inicial do Plano Nacional de Aviação Regional. Em Minas Gerais, o governo federal planeja investir mais de R$ 800 milhões em cerca de 30 municípios.
Os projetos promoverão a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluirão, por exemplo, reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. Os recursos virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

ENQUANTO ISSO...
Vale destacar que – pelo menos por enquanto, o Plano Nacional de Aviação Regional não inclui o sonho de um aeroporto internacional de cargas entre Uberaba e Uberlândia. A cidade vizinha também foi contemplada, e já trabalha num projeto de ampliação do aeroporto existente.

Aeroportos de Uberaba e de Uberlândia   (Fotos: Infraero)
UM PASSEIO PELOS NÚMEROS DA INFRAERO
Pertencente à Superintendência Regional do Sudeste, o aeroporto de Uberaba movimentou 2.416 voos domésticos entre janeiro e abril de 2013 – segundo as estatísticas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero. Também foram realizados quatro voos internacionais.
Ao todo, estes voos transportaram 49.103 passageiros.
Neste mesmo período, o aeroporto de Uberlândia movimentou 9.790 voos domésticos, e três para o exterior.
Foram transportados 335.484 passageiros.
Detalhe: De Uberaba, nenhum passageiro usou voo internacional, enquanto em Uberlândia, foram 22 pessoas.
CARGAS
Ainda segundo as estatísticas da Infraero, Uberaba transportou 3.088 quilos de cargas no período de janeiro a abril de 2013. A carga aérea transportada a partir de Uberlândia, neste mesmo período, somou 600.506 quilos.
-----------
BALANÇO PARCIAL DAS OBRAS DE DRENAGEM NO CENTRO DA CIDADE (Divulgado pelo Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - 
Codau, neste 13.06.2013)

MACRODRENAGEM NA AVENIDA GUILHERME FERREIRA – EM OBRAS
Planejado: 1.380m (entre avenida Leopoldino de Oliveira e avenida Nelson Freire)
Executados: 880 metros (do entroncamento da Leopoldino de Oliveira até esquina com a rua José de Alencar)
Concretado: (faltando apenas o asfalto): 40 metros (entre o shopping e o laboratório Jorge Furtado).
Em execução - trecho 1 : entre a José de Alencar e a rua Dr. Ludovice.
Logo depois a obra entra no trecho 2, que é o trecho final: da rua Dr. Ludovice até a avenida Nelson Freire.
Somatória dos trechos 1 e 2: 500 metros

MICRODRENAGEM NAS RUAS TRANSVERSAIS  
Obras executadas:
Paulo Pontes – dois lados, ou seja, entre a Vigário Silva e Guilherme Ferreira e entre Guilherme Ferreira e rua do Carmo.
(15 bocas de lobo (BL) implantadas e 114 m de rede pluvial)
Floriano Peixoto: entre Vigário Silva e Guilherme Ferreira.
(21 BL e 108 m de rede)
Constituição (22 BL e 105 m de rede): entre Vigário Silva e Guilherme Ferreira e entre Guilherme Ferreira até rua do Carmo (Este lado do Abadia será entregue até segunda-feira – 17.06.13)

Obras de microdrenagem a serem executadas
Floriano Peixoto – lado do Abadia – entre rua do Carmo e Guilherme Ferreira – início das obras dia 17/6/13)
José de Alencar (17 BL e 100m de rede)
Felipe dos Santos (9 BL e 27 m de rede)
Dr. Ludovice (6 BL e 17 m de rede)
Conceição das Alagoas (9 BL e 90 m de rede)
Total: 99 Bocas de Lobo e 447 metros de redes serão implantados.

MICRODRENAGEM NA AVENIDA LEOPOLDINO DE OLIVEIRA (TRANSVERSAIS)
Obras concluídas
Rua Randolfo Borges: 64 m de rede 3 BL
Rua Antônio Pedro Naves: 120 m de rede e 6 BL
Rua Jaime Bilharinho: 180 m de rede e 13 BL
A executar
Rua Senador Pena: 106 m de rede e  13 BL – (trecho entre a Governador Valadares até a Avenida Leopoldino de Oliveira - Início da obra: 17/06
Rua Segismundo Mendes:   129 m de rede,  12 BL e 4 Poços de Visita (PV)
Rua Major Eustáquio: 2 BL 
----------------
ÉTICA --- A própria Prefeitura de Uberaba faz sua parte ética e retifica as informações de que portadores de necessidades especiais estavam amarrados por cordas, ao serem transportados em ônibus da empresa Lider, através de contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Social. “As cadeiras é que estavam amarradas com cordas” – explicam o governo e a direção da empresa. Ponto final pra este assunto...Não tinha estudante amarrado com corda!
REALIDADE --- Porém, a própria direção da Líder admitiu que o ônibus não estava credenciado. E mais: todo mundo concorda que as cadeiras estavam amarradas com cordas. Só aqui, já são duas ações inconcebíveis num transporte de seres humanos – e pior: estudantes. E ainda pior: deficientes físicos. A retificação da informação errada, transmitida à imprensa por membros da Guarda Municipal, tinha mesmo que ser feita. Agora, fica a pergunta: alguém, em sã consciência, acha que usar veículo não credenciado e amarrar cadeiras com cordas são ações menos graves?!

EXPECTATIVAS ---- Se os uberabenses que usam o transporte coletivo já estavam ansiosos quanto à verificação que o prefeito Paulo Piau anunciou que faria na tarifa do transporte coletivo urbano, reajustada pelo seu antecessor, no final do governo, em 2012, imagine agora, que o governo federal reduziu os tributos sobre as passagens!
BAIXOU OS TRIBUTOS...
(E A TARIFA?)
Medida Provisória da presidente Dilma Rousseff reduziu para zero as alíquotas de dois tributos federais – o PIS e a Cofins, sobre as passagens de transporte urbano em todo o país. Ainda assim, os reajustes aconteceram em muitas cidades, e a população está nas ruas – enfrentando polícia, inclusive, em protesto contra os altos valores. Que, diga-se de passagem, chegam a ser “brincadeira” perto dos R$ 2,90 cobrados em Uberaba.
COMPARAÇÕES
No Rio de Janeiro – mais de 6,3 milhões de habitantes, a tarifa saltou, dia 1º de junho, sábado, para R$ 2,95. Pasme! Custava R$ 2,75! Em Natal – mais de 800 mil habitantes, a tarifa CAIU de R$ 2,40 para R$ 2,30. Os estudantes estão nas ruas porque querem uma tarifa de R$ 2,20. Em Goiânia – mais de 1,3 milhão de habitantes, a tarifa subiu para R$ 3,00. Pasme! Custava R$ 2,70 até o mês passado.
UBERABA X UBERLÂNDIA
E pra não dizer que nestes tempos de Região Metropolitana não comparamos Uberaba e Uberlândia, vale ressaltar que a tarifa na cidade vizinha vale R$ 2,85. Tem mais de 600 mil habitantes, enquanto Uberaba está com cerca de 303 mil moradores.

O SONHO DA SEDE
Ao se encontrar com o governador Antonio Anastasia (PSDB), em Belo Horizonte, na semana passada, o presidente da Câmara de Uberaba, vereador Elmar Goulart (PSL), reforçou reivindicação entregue em março deste ano, quando Anastasia esteve em Uberaba. O governador também reprisou a resposta. Confirmou que “quem chega primeiro, bebe água limpa”, reafirmando que Elmar foi o primeiro a pedir o prédio da rua Lauro Borges onde ainda funciona hoje, a Justiça Estadual/Fórum Melo Viana.
IMBRÓGLIO
A transferência do imóvel seria uma grande conquista, levando-se em conta que a sede histórica sede da Câmara – na praça Rui Barbosa, já não atende às suas necessidades.
Para ter acesso ao imóvel da rua Lauro Borges, porém, a Câmara terá que aguardar o final das obras da sede própria do Judiciário, no bairro Santa Marta.
Problema é que as obras estão longe de uma conclusão, visto que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais cancelou o contrato com a empreiteira que havia paralisado os serviços por falta de condições econômicas para bancá-los.

As cinco microrregiões do Triângulo/Alto Paranaíba se aliam em torno da RM  (Foto: Enerson Cleiton)
DEFENSORES DA REGIÃO METROPOLITANA ÚNICA ESTÃO MOBILIZADOS
Alheios aos contrários à ideia – incluindo o líder do prefeito na Câmara, vereador Tony Carlos (PMDB), os defensores da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba articulam sem descanso.
Esta semana, as associações dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – Amvale, presidida por Paulo Piau, e do Vale do Paranaíba – Amvap, presidida pelo prefeito de Uberlância, Gilmar Machado (PT), receberam, em Uberaba, apoios pesos pesados.
O reforço veio de outras três associações: Baixo Vale do Rio Grande - Amvarig liderada por Frutal; Alto Paranaíba – Amapar, liderada por Patos de Minas/Patrocínio, e Planalto – Ampla, liderada por Araxá.
COMEMORAÇÃO ----A mesa formada por membros das cinco associações microrregionais contagiou a todos nós; nos anima e fortalece para prosseguirmos nas discussões de problemas comuns e busca de soluções compartilhadas” - comemorou Toninho Oliveira, secretário-executivo da Amvale.
Ressalte-se que as cinco associações representam os 66 municípios da macrorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.
COMISSÃO ---- Paralelamente, uma comissão especial integradas por indicados de Paulo Piau e Gilmar Machado trabalham na busca de alternativas, principalmente técnicas, que possam viabilizar a RM/TMAP, ao mesmo tempo em que atuam no projeto de um aeroporto internacional de cargas entre as duas maiores cidades da região.

 ----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário