28 de julho de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

ESPECIAL
CRACÓVIA VAI SEDIAR PRÓXIMA VERSÃO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM 2016
Papa Francisco encerrou a Missa de Envio neste domingo, dia 28 de julho, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, anunciando que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai acontecer em 2016 na cidade de Cracóvia, na Polônia. A cidade fica a 50 km de Wadowice, terra natal do Papa João Paulo II, criador da Jornada.
De todos os textos que li sobre a Cracóvia, o que mais me “tocou” foi o escrito pelo mochileiro Marcel Vincenti. Reproduzo aqui, alguns trechos e fotos que ilustram o material sobre a cidade que vai sediar a próxima JMJ.
Com mais de mil anos de história – conta ele, Cracóvia é a capital cultural da Polônia...
Vincenti faz uma comparação histórica. “Copérnico, o homem que tirou a Terra do centro do universo, estudou em Cracóvia. Karol Józef Wojtyla, o homem que buscou manter a Igreja Católica no centro da Terra, foi arcebispo da cidade. Wojtyla, também conhecido como papa João Paulo II, é a imagem de um país que se orgulha de sua fé fervorosa. De acordo com a central de estatísticas do governo, 88% dos poloneses se dizem católicos” – revela. 
Foto 1: Cracóvia é o principal símbolo de uma Polônia fervorosamente católica. Cidade teve Karol Wojtyla como arcebispo, que mais tarde foi eleito Papa João Paulo II, e hoje é beato – a caminho de se tornar santo
Foto 2: O campo de concentração Auschwitz está localizado na região de Cracóvia
Foto 3: Cheia de construções medievais, Cracóvia é uma das mais belas cidades da Europa
Marcel Vincenti - Mochileiro/brasileiro, que decidiu dar a volta ao mundo, sendo acompanhado pelo UOL 

Diário de Viagem/UOL
Cracóvia, a Polônia em toda sua beleza e tragédia
*MARCEL VINCENTI
Cracóvia, com seus mil anos de idade, é um labirinto de histórias...
Considerada a capital cultural da Polônia (os políticos ficam com Varsóvia), a cidade é o principal testemunho das épocas de glória e tragédia do país. Sua stare miasto (cidade velha), sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, e tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade, é uma coleção de fortificações, praças medievais e prédios centenários. 
Parte indissociável dessa paisagem, o rio Vístula corre entre parques e pontes e, desde uma de suas margens, surge a verde colina que sustenta o complexo Wawel...
Construído, destruído e reconstruído entre os séculos 11 e 19, esse quartel-general do antigo reino da Polônia abriga edificações góticas, barrocas e renascentistas.
O castelo, a mais importante delas, tem em seu interior um conjunto de salas que exalam pompa real. As paredes forradas por couro de cabra, tapeçaria persa e monarcas em quadros, e a mobília vinda de Florença, fazem o visitante esquecer que está pisando em chão de mármore... 
NICOLAU COPÉRNICO
Os reis estão enterrados ali ao lado, na Catedral dos Santos Estanislau e Venceslau.
Foram alguns deles (como Sigismund I, "O Velho") que, desde aqui, colocaram a Polônia na rota das idéias do Renascimento. Nicolau Copérnico, o polonês que tirou a Terra do centro do universo, estudou na cidade. O manuscrito de sua obra-prima (De Revolutionibus Orbium Coelestium ou "Da Revolução dos Orbes Celestes") está em Cracóvia, na biblioteca da Universidade Jagielloński (a segunda mais antiga da Europa Central, criada em 1364)...
O HOLOCAUSTO
Conhecer Cracóvia é tomar contato direto com a história do holocausto. A Polônia foi, durante séculos, conhecido centro de tolerância religiosa. Discriminados em outras partes da Europa, os judeus atribuíam à nação status de porto seguro. Muitos se estabeleceram no bairro de Kazimierz, a poucos quarteirões da stare miasto...
Foi em um gueto construído do outro lado do rio Vístula, no bairro de Podgórze, que os nazistas enclausuraram, entre 1941 e 1943, aproximadamente 17 mil judeus de Cracóvia. Um dos muros continua de pé. E ainda resiste, como espaço aberto, a Praça Zgody, de onde saíam os comboios, lotados de prisioneiros, em direção aos campos de concentração abertos na região. Plaszów (lembram do filme "A Lista de Schindler" ?) está logo ali. O complexo Auschwitz-Birkenau, a duas horas de distância... 
A CIDADE
Cracóvia (em  polaco Kraków) é uma cidade da Polônia. Localiza-se no sul do país, nas margens do rio Vístula. Tem cerca de 853 mil habitantes. Foi fundada por volta do ano 700, sendo a capital da Polônia entre 1320 e 1596.  Foi atacada e devastada pelos mongóis, fez parte da Áustria, é sede de uma das mais antigas e prestigiosas universidades da Europa: a Universidade Jaquelônica.




"JÁ ESTOU COM SAUDADES"...

Papa Francisco, ao se 
despedir do Brasil
Francisco na JMJ
*Baseado em texto do jornal Estadão
O argentino Jorge Bergoglio – Papa Francisco, chegou ao Rio de Janeiro na segunda-feira, dia 22 de julho, segunda-feira,  para a sua primeira viagem internacional. Oficialmente, o pontífice viajou ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
No decorrer de uma semana, teve encontros com autoridades religiosas, políticos e representantes da sociedade civil, a quem repetiu pedidos pelo fim das desigualdades sociais e de atenção aos jovens e idosos.
Na quarta-feira, dia 24, foi a Aparecida, interior de São Paulo, para celebrar missa na Basílica.  Na quinta-feira, de volta ao Rio, ele visitou a Favela da Varginha.
Em meio a um forte esquema de segurança, mas sem deixar de cumprimentar e abençoar fiéis pelo trajeto, o papa criticou a estratégia de “pacificação” da favelas do Rio, e disse apoiar as manifestações públicas.
No mesmo dia, a Prefeitura do Rio e a organização da Jornada anunciaram a transferência dos eventos finais da JMJ para a praia de Copacabana. Em razão das chuvas, o Capus Fidei, no bairro de Guaratiba, virou um lamaçal e ficou inviabilizado.
Os últimos dias da Jornada levaram cerca de 3 milhões de pessoas à orla de Copacabana, número recorde em eventos da cidade, segundo a Prefeitura.
A mudança dos eventos complicou o cotidiano dos peregrinos no Rio, em especial no bairro de Copacabana, que precisavam enfrentar longas filas e espera de horas para conseguir entrar nas estações de metrô ou pegar ônibus.
Depois de sete dias no país para a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco despediu-se do Brasil na Base Aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, antes de partir para Roma, às 19h35 deste domingo. 
Jornada bateu recorde de turistas no Brasil
O fluxo de turistas que vieram ao país para participar da Jornada Mundial da Juventude, que terminou neste domingo, dia 28 de julho, com a Missa do Envio celebrada pelo Papa Francisco, é um recorde para o Brasil, revelou o Ministério do Turismo.
Segundo relatório do órgão, dois milhões de turistas vieram ao Rio de Janeiro, gerando uma receita para a cidade de R$ 1,2 bilhão. O número de turistas é o maior para uma só cidade brasileira em um evento específico, de acordo com o resultado preliminar do estudo elaborado a pedido do Ministério pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Entre os participantes da JMJ, 85,6% são solteiros; 52,5% são mulheres e a idade média em ambos sexos é de 25 anos. Mais da metade dos peregrinos (55%) se hospedou em casas de voluntários e residências paroquiais cariocas, 7% se alojou em hotéis e o restante em pousadas ou albergues coletivos.
A pesquisa consolidada será divulgada em agosto, na cidade de Aparecida do Norte, distante 167 quilômetros de São Paulo e que também foi visitada por Francisco, informou o Ministério

NOTAS
_Na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, na manhã deste domingo, o papa Francisco pediu à multidão na Praia de Copacabana que não fique “trancafiada” e assuma uma missão missionária e de fortalecimento da Igreja, em especial na América Latina. Segundo Francisco, esta missão “é uma ordem, sim, mas não nasce da vontade do domínio ou do poder; nasce da força do amor”. "A Igreja precisa de vocês", disse o pontífice
_Terreno onde ficaria o Campus Fidei, em Guaratiba, na zona oeste, que sofreu alagamentos e, por isso, não foi utilizado na Jornada Mundial da Juventude, será transformado num "bairro popular." O bairro vai se chamar "Campo da Fé do Papa Francisco".
  
Jornalista uberabense Paola Lage recebe a bênção papal
SEGUINDO O PAPA
(Versão 1)
Jornalista uberabense Paola Lage – assessora do governo estadual do Rio de Janeiro, está rindo de orelha a orelha. Também pudera! Após uma semana acompanhando o Papa Francisco nas atividades oficiais do governo do Estado, ela teve a recompensa: foi abençoada pessoalmente. A jornalista chefiou o cerimonial da Câmara de Uberaba em 2006 e 2007, entre outras assessorias.
Maria Paula Meneghello capta os flashes dos celulares durante a passagem de Francisco
SEGUINDO O PAPA
(Versão 2)
De férias, a subsecretária Municipal de Planejamento, arquiteta, professora e servidora de carreira da Prefeitura de Uberaba, Maria Paula Meneghello, tem movimentado o Facebook com fotos da visita do papa Francisco ao Brasil. Pelas imagens, fica óbvio que a uberabense não se desgrudou do argentino Jorge Mario Begoglio desde que ele desembarcou para a Jornada Mundial da Juventude. “Pena que nem eu e nem a máquina somos profissionais pra fazer fotos” – se queixa ela.  Imagine se fossem!!!!
---------------
INCONFORMISMO
Aposentado há cerca de dois anos pelo Estado - após décadas na chefia do Instituto Médico Legal, o médico legista e do trabalho Romeu Norte, 61 anos, não se conforma com a situação dramática a que chegou o IML/Uberaba. “É lamentável que tenham deixado o local chegar ao fundo do poço” – se queixa.
DRAMA DA VIDA REAL
Crítico da falta de atenção do Estado desde a época em que dirigia o IML, Romeu lembra que, aos trancos e barrancos, ele não deixava a peteca cair. E justifica: “Independente do corpo submetido à perícia, o que não podemos esquecer é que, do lado de fora, estão os pais, mães, esposas, filhos, que merecem consideração e respeito” – lembra ele.
 --------------
MINEIRICE --- Resultado da realização de 20 encontros no interior, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu 1.332 sugestões para a atuação dos deputados estaduais nos próximos dois anos. Informação está no site da Assembleia, lembrando que as propostas foram recebidas, ao longo do primeiro semestre, durante as reuniões de prestação de contas regionalizadas, promovidas pela mesa diretora.
SAÚDE E TRÂNSITO NA LIDERANÇA
A reunião do Triângulo Mineiro – realizada em Uberaba, computou 94 sugestões. O assunto recordista foi a saúde – com 12 propostas levantadas durante o evento que lotou a Câmara Municipal. Transporte e trânsito também foram destaque, com 11 sugestões. Em seguida aparecem educação, segurança pública e desenvolvimento regional.
INCÔMODO --- Não é por acaso que o uberabense tem preocupações com o trânsito da cidade - praticamente empatando em número de sugestões com a saúde. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2012 circulavam em Uberaba nada menos do que 181.947 veículos.


-------------- 
ALEGRIA DE UNS...
O odontólogo, ex-secretário de Saúde, ex-presidente e principal liderança do PPS/Uberaba, Alaor Carlos de Oliveira Júnior, e o ex-vereador e uma das lideranças do PMN/Uberaba, Jorge Ferreira, não vão tornar-se correligionários na Mobilização Democrática – MD/Uberaba, que nasceria da fusão dos dois primeiros partidos.
CASAMENTO DESFEITO
Em convenção nacional realizada neste domingo, 28 de julho, em São Paulo, o PMN descartou definitivamente a fusão que vinha sendo negociada desde o início do ano. O partido decidiu que não se fundirá e que terá agenda própria nas eleições de 2014.
ANTECIPANDO
A convocação do PMN para a convenção nacional já trazia a possibilidade nas “entrelinhas”. Entre os temas da pauta estava a “deliberação sobre a desistência da fusão com o PPS”...
PREMONIÇÕES
Enfim, pela segunda vez a ideia foi por água abaixo. Em 2006, PPS, PMN e PHS chegaram a protocolar um pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, mas a criação da MD morreu antes de nascer.
PSIU!
Em 2013, PPS e PMN avançaram na fusão e na criação do novo partido, já tido e havido como assunto definido. Em Uberaba, porém, o “falante” Alaor Carlos se recolheu ao silêncio, como se o assunto nem tivesse a ver com ele – que até então, presidia o PPS. E nem precisa ser esperto pra captar o espírito da coisa: na comissão executiva do PMN estava/está o encrencado Jorge Ferreira.
COMPLICAÇÕES
Vale lembrar que o ex-vereador enfrentou uma série de acusações ao longo da legislatura passada (2009/2012), não foi reeleito, e recentemente teve sua vida ainda mais complicada. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, confirmou sentença do juiz da 5ª Vara Cível de Uberaba, Timóteo Yagura. A decisão inclui o ex-vereador na Lei da Ficha Limpa.
ACUSAÇÃO E DEFESA
Decisão de 1ª e 2ª instâncias foi proferida em ação civil pública movida pelo promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes, que acusa Jorge Ferreira de ter exigido, para ele, parte dos vencimentos recebidos pelos servidores lotados em seu gabinete. O ex-vereador nega a acusação, ressaltando que os servidores o acusaram por terem sido demitidos.
CONTROVÉRSIAS
Por sua vez, Alaor Carlos é crítico contumaz de todo e qualquer conceito que se desvie da correção na política. Chegou a abandonar o cargo de secretário da Saúde no governo de Anderson Adauto (sem partido), denunciando supostas irregularidades em processo seletivo realizado pela pasta. Enfim, ainda que a MD seja confirmada hoje, é certo que Alaor e Jorge não estarão juntos.

“Penso que a fusão será detonada na reunião do Diretório Nacional do PMN marcada para hoje. Ideologicamente, nada ajuda ou justifica a fusão. Embora não se trate de siglas antagônicas, nossos princípios e histórias são muito diferentes.”
_ Alaor Carlos de Oliveira Júnior, em comentário à coluna CONTA-GOTAS...Notícias, antes do início da convenção do PMN
 ---------------
REGISTROS - Então ministro do Esporte - cargo que ocupou entre 2000 e 2002, Carlos Melles visita Uberaba, oportunidade em que conhece o Projeto Bem de Rua Bom de Bola, comandado pelo bicampeão mundial de futebol Djalma Santos. Os dois se cumprimentam, observados pelo então deputado estadual Paulo Piau (à esquerda) e o então prefeito Marcos Montes (à direita). Foto pertence ao acervo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
FUTEBOL E CIDADANIA
Se Djalma Santos deixa para o Brasil e o mundo a lembrança de uma trajetória impecável como jogador de futebol, para Uberaba, especificamente, ele deixa a lembrança de um programa social digno de entrar pra história. Trata-se do Projeto Bem de Rua Bom de Bola, que, em determinado momento, para surpresa até do próprio Djalma, atraiu mais de 4.300 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Projeto misturava aulinhas de futebol com educação para a cidadania.
O PASSE
Criado pelo então prefeito – que exerceu os mandatos 1997/2000 - 2001/agosto de 2004, e hoje deputado federalMarcos Montes (PSD), o Projeto Bem de Rua Bom de Bola foi entregue ao comando de Djalma Santos. O bicampeão mundial de futebol foi “descartado” pelo sucessor, Anderson Adauto (sem partido), e abrigado, na época, pelo então governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), hoje senador e pré-candidato a presidente da República. Em 2013, o novo prefeito Paulo Piau (PMDB) recuperou o passe de Djalma Santos, que, já com 84 anos de idade, retornou ao governo municipal com a incumbência de ser uma espécie de garoto-propaganda de Uberaba. 
VISIONÁRIO
Empossado dia 1º de janeiro de 2013, Paulo Piau aproveitou a oportunidade para retomar a relação da cidade com um dos filhos adotivos mais célebres de Uberaba. Teve tempo assim, de valorizar o bicampeão, antes de ele se internar no Hospital Hélio Angotti, e de morrer vitimado por uma pneumonia grave e instabilidade hemodinâmica, que culminaram com uma parada cardiorrespiratória às 19h30 de terça-feira, 23 de julho.
TIETAGEM
A foto acima é uma pequena amostra da importância de Djalma Santos. Hoje deputado federal licenciado e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, o então ministro do Esporte, Carlos Melles, fez questão de conhecer o Projeto Bem de Rua Bom de Bola – com o pretexto de aproximar-se do maior lateral direito de todos os tempos.
 -------------
INVESTIGAÇÕES
Prefeito Paulo Piau, secretário de Saúde, Fahim Sawan, e controlador-geral Mauro Umberto Alves assinam uma série de sindicâncias administrativas para a apuração de denúncias relacionadas à saúde – envolvendo eventos desde o início do governo. Uma das medidas visa a apurar responsabilidades pela falta de água na Unidade de Pronto-Atendimento/UPA São Benedito, que provocou transtornos em pleno auge da epidemia de dengue.
SINDICÂNCIAS
Também serão investigados: recebimento de remédios sem prévio processo de compras; o pagamento de despesa sem procedimento legal para a contratação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; a falta de medicamentos e materiais médicos e hospitalares e aquisição dos mesmos, por meio de decreto emergencial... 
SINDICÂNCIAS 2
E ainda: o pagamento de emolumentos, taxas e juros, pelo atraso do pagamento de notas fiscais referentes ao fornecimento de lanches e marmitex ao CAPS, CAPS’D, CRIA, UPA Abadia e UPA São Benedito. Comissão de Sindicância tem 60 dias para concluir os trabalhos e apresentar os relatórios finais das apurações.

BONANÇA...
E por falar em saúde, 21 médicos estão sendo convocados para assumir cargos na rede municipal. São 17 para emergência 12 horas e quatro para emergência 24h. Contratação é baseada no decreto de emergência baixado em junho deste ano, com o objetivo de facilitar o preenchimento de vagas. O problema é que – sem exceção até agora, todas as boas notícias de contratação acabam seguidas por péssimas notícias sobre pedidos de demissão. E assim, vira e mexe, a rede está correndo atrás de médicos.
...E TEMPESTADE
A situação é tão complicada, que o governo municipal decidiu aderir ao Programa Mais Médicos – criado pelo governo federal para atender aos locais que enfrentam dificuldades para preencher as vagas da rede pública. O pedido já teria sido aprovado pela União, e 22 profissionais estão previstos para serem designados para Uberaba...Vem aí, nova sessão protesto público de médicos descontentes com o programa federal.

Reunião da APP Uberaba
Encontro termina em APPizza
Cerca de 35 profissionais do segmento da comunicação se reuniram na semana passada para participar do APPizza, evento promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda – APP Uberaba. O presidente da entidade, Adalberto dos Santos, explica que o objetivo era justamente reunir os profissionais do setor para trocar ideias sobre a comunicação regional. “Ficamos honrados com a quantidade de profissionais que compareceram, em especial de agências de publicidade e produtoras” – disse ele.
HISTÓRIA --- Na oportunidade, os profissionais conheceram um pouco da história da APP Uberaba e também como está sendo desenvolvido o novo site. Adalberto relatou que a entidade, que surgiu oficialmente em fevereiro de 2011, agora é credenciada à APP Brasil, que tem 75 anos de fundação. Além disso, o presidente apresentou um resumo das atividades realizadas até o momento, entre elas seminário, workshop, cursos e ainda o Café com Mídia - que deve ser retomado para acontecer uma vez ao mês com o objetivo de ouvir quem está no mercado.
APERFEIÇOAMENTO --- De acordo com ele, uma das preocupações da APP Uberaba é fornecer oportunidades de aperfeiçoamento. E aproveitou para divulgar o próximo evento, que será a Palestra sobre Gestão, no dia 7 de agosto, com o sócio diretor da Talent, Antônio Lino. O diretor de Núcleo de Agências da APP, Fabiano Oliveira, destacou que é preciso resgatar esta unidade e reunir esforços para promover o mercado. “Temos que trabalhar as questões de interesse do nosso segmento, todo mundo ganha com isso”, afirmou.

SITE --- Para fechar o evento, o associado Alberto Goulart, da T4R Sistemas, apresentou o novo site da APP Uberaba, em fase final de reformulação pela empresa. Além de plataformas para e-mail, marketing e redes sociais, a nova página terá o Banco de Talentos, para inscrição de currículos. O site da APP Uberaba é www.appuberaba.com.br.
--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário