27 de agosto de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

ALERTA!
25,3% DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE UBERABA ESTÃO ACIMA DO PESO
Pesquisa inédita foi realizada entre crianças e adolescentes 
atendidos pelo Proeti, com apoio do governo municipal
Orientada pelo professor de Educação Física, João Gurgel de Sousa Júnior, pesquisa inédita realizada com 1.727 alunos do Programa de Educação de Tempo Integral - Proeti, bancado pela Prefeitura Municipal, apontou números preocupantes: nada menos do que 25,3% dos alunos de 7 a 17 anos estão acima do peso. O acompanhamento, que teve início em abril de 2013, mostra que 12,6% estão com sobrepeso e 12,7% com obesidade.
AÇÕES DE COMBATE --- "Precisamos agora, investir em políticas públicas para revertermos esse diagnóstico" - afirma o coordenador-geral do Proeti, Luiz Alberto Medina. Ele lembra que a pesquisa é inédita e que aconteceu com o apoio do governo municipal que abriu as portas de seus núcleos, através das Secretarias de Educação e Esporte e Lazer, "por entender a importância de se enfrentar os problemas causados pela obesidade, principalmente a infantil".
PROBLEMA GENERALIZADO --- Foram aferidas as medidas antropométricas relacionadas à massa corporal e estatura, nos respectivos núcleos em que os alunos frequentam. A prevalência encontrada foi de 12,6% com sobrepeso e 12,7% com obesidade.  Do total de 1.727 crianças e adolescentes avaliados, 827 são do sexo feminino e 900 do masculino. De acordo com o orientador da pesquisa, a diferença é insignificante entre os sexos e as faixas etárias - com exceção do grupo de 16 e 17 anos, mas, vale destacar que poucos desta faixa participaram do estudo.
ALERTA ---- João Gurgel lembra que o excesso de peso é um fenômeno diagnosticado em vários estudos. São informações de alerta para os pais e para os dirigentes escolares e autoridades de saúde" - reflete o professor e coordenador da pesquisa. Segundo ele, vários aspectos podem contribuir para o aumento do peso, entre os quais a alimentação inadequada, inatividade física e fatores genéticos. "Porém, a potencialidade de cada um ou a interação de ambos é de difícil identificação" - acrescenta.
EPIDEMIA --- "Deve-se destacar a importância de estudos dessa natureza diante dessa epidemia instalada, no sentido de alertar os responsáveis pelas crianças no que tange a fomentação de ações individuas e coletivas relacionadas à prevenção e tratamento, norteados pelo binômio: alimentação adequada baseada na quantidade e qualidade dos alimentos ideais para cada refeição, e estimulo às atividades físicas ativas, priorizando as de longa duração" - orienta João Gurgel.
João Gurgel  (Divulgação)
INFORMAÇÕES --- Ainda de acordo com ele, os resultados da pesquisa serão repassados aos professores e coordenadores de cada núcleo do Proeti, para que se façam as intervenções necessárias. Os responsáveis pelas crianças serão subsidiados com informativos que disponibilizará orientação quanto aos prejuízos que a obesidade pode causar no desenvolvimento de seus filhos e que os mesmos devem estimular e possibilitar uma maior participação em brincadeiras, jogos, esportes, com atividades fisicamente ativas e que se alimentem de forma adequada.

CAMINHOS PARA A CORREÇÃO
Secretaria de Educação e Cultura de Uberaba acaba de promover o 1º Treinamento em Boas Práticas Para Manipuladores de Alimentos. Representantes de creches e outras institutições conveniadas com a prefeitura receberam orientações da equipe de nutricionistas da rede municipal sobre hábitos alimentares saudáveis, variedade de cardápio, higiene pessoal de manipuladores e higienização no trato com os hortifrutis, equipamentos e utensílios; organização de estoque e descongelamento de carnes. “A necessidade do treinamento veio devido a práticas erradas observadas durante visitação ás unidades, além de uma forma de capacitação que deve ser realizada periodicamente” - destaca a nutricionista Sara Cipriano.
FRANCO CARTAFINA (1º À ESQ., EM PÉ) POSA PARA FOTO AO LADO DO PESSOAL DO PARLAMENTO JOVEM DE UBERABA, EM FRENTE À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS   (DIVULGAÇÃO)
Adolescentes de Uberaba defendem gestão responsável para a água
Coordenador da Juventude Mineira do PRB, o vereador Franco Cartafina fez questão de marcar presença na plenária final da 10ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - que pela primeira vez, contou com a participação de representantes uberabenses. Os seis estudantes foram eleitos no final do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Uberaba - organização criada este ano por iniciativa de Franco Cartafina.
Os escolhidos foram Breno Rezende, Otávio Mio e Dominique Fonseca - do Colégio Marista Diocesano, e Mirella Ribeiro, Ivan Rodrigues e Beatriz Vitória - da Escola Estadual Corina de Oliveira. Eles apresentaram na Assembleia Legislativa três propostas aprovadas pelo PJ de Uberaba, relacionadas a temas importantes: água, gestão dos espaços urbano e rural e produção e consumo. Outras 17 cidades foram representadas em Belo Horizonte, através de seus parlamentos jovens.
CONFERÊNCIA --- Enquanto isso, a 4ª Conferência Municipal da Juventude de Uberaba - programada para 14 de setembro, mobiliza muita gente. Pelo menos três conferências livres preparatórias estão confirmadas: do Projeto Fica Vivo, do Movimento Uberaba Jovem (MUJ) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Escolas e outras instituições interessadas em promover encontros preparativos para o evento de setembro, devem entrar em contato pelo telefone (34) 3318-1734.
ESTATUTO --- Vale lembrar que o Estatuto Nacional de Juventude foi sancionado recentemente, e portanto, está em vigor. Mais de 26% dos habitantes de Uberaba se encaixam nos critérios da lei recentemente aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, realizado em 2010 e usado como referência pelas instituições oficiais, Uberaba tem 78.254 jovens entre 15 e 29 anos de idade, o que significa 26,43% da população registrada, que era de 295.988 habitantes.
Deste público, 39.784 são do sexo masculino, e 38.470 do sexo feminino.
E ainda: 76.822 eram moradores na zona urbana. Ou seja, o IBGE localizou 1.432 jovens entre 15 e 29 anos de idade residindo na zona rural.
DESTAQUES --- Alguns dados se destacam entre os números do censo de 2010. Eles indicam, por exemplo, que 555 jovens entre 15 e 29 anos nunca frequentaram creche ou escola em Uberaba. E mais: que 3.411 possuem alguma deficiência – visual, auditiva, motora ou mental/intelectual.
Professora de Uberaba é selecionada para participar de ‘Escola de Física’ na Suíça
Ela está entre os 30 brasileiros e as duas educadoras da rede estadual de Minas Gerais que vão conhecer o Cern, um dos mais importantes laboratórios de Física do mundo
Cecília Heliete   (Divulgação)

Professora de Física há 16 anos na rede estadual mineira - atualmente em atividade nas escolas Minas Gerais e Frei Leopoldo de Castelnuovo, em Uberaba, Cecília Heliete Silva Resende viaja esta semana para a Suíça, onde vai conhecer o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo. O Large Hadron Collider (em português ‘Grande Colisor de Hádrons’) fica no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares - Cern. A outra educadora da rede estadual mineira é Kátia Ferreira Guimarães, que dá aula na Escola Estadual Zinha Meira, em Bocaiúva.
Cecília manteve seu primeiro contato com a organização da viagem, através de seu trabalho no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. "Todo professor de Física tem vontade de conhecer o laboratório e ver o LHC” - diz Cecília.
A Escola é voltada para professores de Física do ensino médio e vamos ter o conhecimento prático com o acelerador. Vamos ver vídeos e situações que poderemos usar em aula. É uma capacitação” - afirma Kátia. “Hoje, ensinamos a Física contemporânea nas escolas, mas, em 2014, queremos inserir a Física moderna. Essa viagem é um degrau que vou subir para estar mais preparada para isso" - complementa.
Cecília, Kátia e os outros educadores brasileiros viajam primeiro para Portugal, e, durante três dias, conhecerão o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa. No dia 1º de setembro, partem para Genebra, onde, durante uma semana, terão contato com o acelerador de partículas e serão treinados para trazer ainda mais conhecimentos para seus alunos.
ESCOLA PARA PROFESSORES
O Cern desenvolve vários programas voltados para professores de Física, que envolvem visitas às suas instalações, além de cursos sobre tópicos da disciplina, ministrados no idioma dos participantes. Desde 2007, professores de escolas portuguesas podem participar desses cursos. A partir de 2010, depois de negociações envolvendo o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, o projeto foi ampliado e passou a envolver também professores de brasileiros. A organização é feita pela Secretaria para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), de Portugal.
Já o financiamento da viagem dos professores de escolas públicas é feito pela Secretaria da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Para participar, o educador deve atuar no ensino médio como professor de Física em escola pública ou privada. Além de enviar documentos, como o currículo, que será analisado no processo seletivo, o professor deve escrever uma proposta de atividades a serem desenvolvidas após seu retorno ao Brasil.

"Ela prometeu que vai nos contar todos os detalhes e transmitir as orientações em sala de aula. Estou ansioso pra saber tudo sobre o acelerador de partículas..."
Antônio de Oliveira Campos, 17 anos, aluno do 
3º ano na Escola Minas Gerais/Uberaba
-------------------
Sorteio da Loteria Federal que beneficia Lar da Caridade acontece sábado
Ainda há tempo para adquirir o bilhete
Um automóvel Fiat/Palio Fire Economy Prata 0km, um aparelho de TV LCD 42 polegadas, um refrigerador e dois notebooks Itautec são os prêmios do Sorteio Beneficente em prol do Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo, que correrá pela Loteria Federal, neste sábado, 31 de agosto. O bilhete custa apenas R$ 20 e pode ser adquirido na sede da entidade, na rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia, nos demais pontos de venda, ou pelos telefones (34) 3318-2900/3318-2950. Durante esta semana, a venda também está sendo feita no Calçadão.
O interessado ainda pode adquirir o bilhete depositando o valor de R$ 20 na CEF, Agência 2982-3 – Op 013, conta 11.285-0, Neste caso, o comprovante de depósito deverá ser escaneado e enviado para o e-mail larca.sorteio2013@gmail.com ou emitido pelo Correio com a identificação: “Depósito para participar do Sorteio de Prêmios”.

A OBRA ---- A arrecadação com o sorteio será integralmente revertida à obra de Aparecida Conceição Ferreira, que morreu em 2009, e que é mantida por diretoria liderada por seus netos, Ivone e Emanuel. A entidade faz mais de 10 mil atendimentos/ano, através dos inúmeros projetos concretizados pelo Lar da Caridade, incluindo o Hospital do Pênfigo.
PONTOS DE VENDA DO BILHETE
Banca João de Vito - Praça João de Vito - Fabrício
Banca da Aninha - Praça Manoel Terra/Mercado
Banca Vilmar - Praça Comendador Quintino, 251/ Grupo Brasil
Banca Dom Eduardo - Praça Dom Eduardo - Mercês
Salão do Bigoso - Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.998, Abadia
Carlão Material de Construção - Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.120
Center Som - Rua São Benedito, 832 - São Benedito
Papelaria Exata - Rua São Benedito, 501
Sorveteria Sorriso - Rua Praia do Forte, 449 – Jardim Copacabana
TONI, BINO E LASÃO
Hei, Afro! chega a Uberaba
Nascida na Baixada Fluminense - famosa por sua pobreza e violência, vem aí uma das bandas mais cultuadas do Brasil, principalmente entre os fãs do reggae, o consagrado ritmo jamaicano. Cidade Negra faz show em Uberaba dia 22 de setembro, numa promoção da Universidade de Uberaba - Uniube, dentro do projeto Domingo no Campus. Apresentação de Toni, Bino e Lasão integra a primeita "turnê sustentável" da  história do show business brasileiro.
Para promover o novo álbum Hei, Afro! há  várias ações de sustentabilidade promovidas pelo Projeto Salve o Planeta Azul, da Dr.Veit Produtos e que tem a banda como realizadora, confirmando sua rotineira responsabilidade socioambiental. O camarim da banda conta com lixeiras de coleta seletiva e copos biodegradáveis. A equipe de apoio do show veste camisetas produzidas à base de garrafas pet recicladas e parte da cenografia produzida com material reaproveitado. Saiba mais http://www.cidadenegra.com.br/.
PÚBLICO LOTOU A CASA DO FOLCLORE PARA VER E OUVIR COREOGRAFIAS E SOM DO FESTIVAL DE CATIRA  (FOTO: RÚBIO MARRA)
AFINAÇÃO --- Fundação Cultural de Uberaba não deixa os apaixonados por moda de viola falando sozinhos...Está contratando instrutores para oficinas de música programadas para terem início rapidinho. Salário: R$ 879,16, mais tíquete-alimentação de R$ 270, e plano de saúde. Exigências: ensino fundamental completo - e claro, experiência comprovada. As inscrições estão marcadas para dia 31 de agosto, das 9h às 15h, no Centro Administrativo (Recursos Humanos). Os candidatos serão submetidos a entrevista técnica - obviamente com demonstração prática.
REIVINDICAÇÃO --- Em pelo menos três oportunidades, a coluna CONTA-GOTAS...Notícias comentou sobre a reivindicação destes apaixonados, para que a nova presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, reativasse as oficinas de moda de viola, que fizeram sucesso no passado, mas foram tiradas do ar. Alguns sugeriram, inclusive, que ela aproveitasse o impacto e o sucesso do 2º Festival Nacional de Catira, realizado em maio, para retomar as oficinas.
O MERCADO --- O problema é que está faltando violeiro de moda e de catira no mercado. Hoje, em Uberaba, três nomes se destacam - Vinícius Teles e seu irmão, José Rezende, o Negrinho - do Grupo de Catira Revelação, e que levaram o 1º lugar no festival 2013; e Paulo Cury - presidente do Grupo de Catira Geração Por Geração.

PELA IMPRENSA - Ainda tem muita gente no PT/Uberaba tentando se recuperar do susto provocado pela desfiliação da subsecretária Municipal de Educação, Marilda Ribeiro Resende. A ex-vereadora em duas legislaturas, liderança formada no sindicalismo - foi presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores no Ensino/SindUte, anunciou o desligamento partidário, junto com vários seguidores. "Ficamos sabendo pela imprensa" - afirmou um dos dirigentes petistas, à coluna Bastidores, pedindo pra não ser identificado, porque - segundo ele, o assunto ainda está rendendo internamente. O certo é que Marilda já entregou a carta de desfiliação
ENCRENCA --- E vem aí, novo abacaxi para o prefeito Paulo Piau (PMDB) descascar...Os petistas estão fazendo reuniões matutinas, vespertinas e noturnas para debater - debater muito, sobre o que fazer em relação à Subsecretaria Municipal de Educação, que teria sido entregue a Marilda Ribeiro dentro da cota de participação do PT no governo municipal.
ÂNGELA DIB E DANILO SIQUEIRA NO RESTAURANTE POPULAR DE TOLEDO
Saindo da terapia intensiva
GOVERNO AINDA TRABALHA COM A POSSIBILIDADE DE INSTALAR RESTAURANTE POPULAR
Apesar de morimbunda, a ideia de um Restaurante Popular em Uberaba ainda não morreu, e portanto, tem chance de sobrevida...Tanto que os secretários Ângela Dib (Desenvolvimento Social) e Danilo Siqueira Campos (Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento) estiveram em Toledo, no Paraná, para conhecer o Restaurante Popular e a Cozinha Social daquela cidade. A estrutura de Toledo foi premiada nacionalmente, além de ter se tornado referência no assunto.
PATERNIDADE/MATERNIDADE --- E falando em Restaurante Popular, se a proposta sair mesmo do papel, vem aí, outra encrenca pra secretária Ângela Dib: acalmar os entornos do DNA. Acontece que a paternidade/maternidade é reivindicada por um inifinidade de pessoas. É ver pra crer...


O 1º ANIVERSÁRIO A GENTE NUNCA ESQUECE --- Pela primeira vez trocando de idade no cargo de prefeito de Uberaba, Paulo Piau fugiu à regra dos famosos e não viajou para comemorar com a família, longe de tudo e de todos. Optou por comemorar com a família, mas, perto de tudo e de todos. E assim, passou a tarde de 23 de agosto sendo chamado, a todo momento, no saguão do Centro Administrativo, para receber abraços e beijos estalados - conforme registrado pelo repórter-fotogrático Enerson Cleiton, que também fez questão de cumprimentar o aniversariante.
-------------
CONCURSO PÚBLICO NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE
Vem aí, um novo concurso público, desta vez para o preenchimento de vagas na saúde municipal de Uberaba. Anúncio é do titular da Secretaria de Saúde, médico Fahim Sawan, explicando que a contratação do concurso tem o apoio do prefeito Paulo Piau e foi solicitada à Secretaria Municipal de Administração, comandada pelo advogado Carlos Bracarense. Objetivo principal é preencher as equipes que estão incompletas e regularizar a situação dos profissionais do Programa Saúde da Família - PSF.
ACORDO --- A realização do concurso ainda este ano - segundo Fahim Sawan, foi acertada com o Ministério Público, que permitiu assim, a renovação dos contratos de vários profissionais do PSF. Boa parte deles já completou quatro anos no programa, e a legislação só permite novo contrato após seis meses de "desemprego". Inconformada com a possibilidade de demissões em massa, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, tem participado ativamente das conversas sobre o assunto.
CONCURSO
(Versão 2)
CODAU ABRE INSCRIÇÕES DIA 14 DE OUTUBRO
Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, publicou edital de abertura de concurso público para preencher 95 vagas nos níveis fundamental, médio e superior. Inscrições começam dia 14 de outubro, e terminam dia 14 de novembro de 2013. Pela Internet: (www.makiyama.com.br/codau). As provas vão acontecer em janeiro e o concurso será homologado em abril de 2014.
CARGOS E OUTROS
Analista de saneamento
Curso superior
Taxa de Inscrição: R$ 45
Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Ambiental, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Elétrica.
Salário: R$ 3.041,73 mil
Agente de Saneamento
Ensino médio
Taxa de inscrição: R$ 29,50
Técnico em Contabilidade, Desenhista Cadista, Técnico em Química, Topógrafo, Auxiliar Administrativo, Técnico em Edificações, Técnico Ambiental, Técnico em Automação e Técnico em Segurança do Trabalho.
Salário: R$ 1,265 mil
Oficial de serviços de saneamento
Ensino fundamental completo
Taxa de inscrição: R$ 9,50
Eletricista Industrial, Mecânico Industrial, Torneiro, Mecânico de Veículos Linha Pesada, e Eletricista de Auto, e Leiturista (ensino médio)
Salário: R$ 1.058,85 mil
Assistente de Serviços de Saneamento
Ensino fundamental incompleto
Taxa de inscrição: R$ 9,50
Operador de máquina retroescavadeira, Pedreiro I, Motorista II, Pintor de Construção Civil e Auxiliar de Ofício.
Salário: R$ 885,98
CONCURSO
(Versão 3)
PREFEITURA : INSCRIÇÕES ENCERRAM DIA 30
Estão abertas as inscrições para o concurso público que objetiva preencher 430 vagas na Prefeitura de Uberaba. Também envolvem cargos para ensino fundamental, médio e superior. Só pela Internet: (http://www.gestaodeconcursos.com.br). As vagas são de agente de fiscalização; agente governamental; analista governamental; analista de serviços educacional; professor da educação básica; educador infantil; especialista pedagógico.
Inscrições acontecem até às 19h do dia 30 de agosto de 2013.
Os valores da taxa são de R$ 29,50 para nível médio e R$ 45 para nível superior.
PROVA E CARGOS --- Os candidatos farão a prova objetiva dia 20 de outubro, com previsão de o resultado ser homologado no início de dezembro. Os aprovados devem ser convocados em 2014.
CONCURSO
(Versão 4)
APROVADOS EM CONCURSO DA CÂMARA HÁ MAIS DE 10 ANOS PRECISAM FICAR ATENTOS PARA CONVOCAÇÃO
E a Câmara Municipal começou a convocar os aprovados em concurso realizado há mais de dez anos e que se encontrava “preso” na Justiça. Os aprovados devem ficar de olho no Porta-Vox, o jornal virtual/oficial do município: (www.portavozuberaba.com.br).


PROCURA-SE
É certo que os profissionais de urgência e emergência da rede pública municipal de saúde terão reajuste nos plantões. Os médicos que trabalham 12 horas diretas, por exemplo, vão receber R$ 1 mil por plantão, valor este, que o próprio secretário, Fahim Sawan, reconhece que é pago por muitas prefeituras da região de Uberaba. Ainda assim, o secretário vai precisar de muita reza pra conseguir preencher as vagas.
ESTRANGEIROS --- Apesar de ser contra a importação de médicos, o secretário - diante das dificuldades em preencher as vagas de Uberaba, inscreveu a cidade no programa do governo federal Mais Médicos para o Brasil. Uberaba não foi contemplada com a primeira lista divulgada pelo Ministério da Saúde. Enquanto isso, em meio à chiadeira generalizada na classe, os médicos contratados em outros países começam a chegar ao Brasil - inclusive os profissionais de Cuba, cuja saúde é reconhecida como uma das melhores do mundo.

TABU
Pior ainda do que encontrar médicos para a rede pública, é convencer os homens a se submeterem a exames de próstata. Quem admite é o próprio secretário, Fahim Sawan, que está às voltas com a realização de vários mutirões, um deles - marcado para a semana que vem, com o objetivo de promover campanha contra o câncer de próstata. Ele lembra que, quando ocupou o mesmo cargo, 12 anos atrás, realizou dois mutirões: um, relacionado ao colo de útero, que atraiu quase 25 mil mulheres, e o outro, de próstata, que não passou de 3.500 homens atendidos. "Espero que esta estatística seja bem maior agora, em 2013" - diz Fahim.

SOCORRO CULTURAL
Diretor da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques - grande batalhador das causas locais, pede socorro aos deputados aliados do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). Quer que eles busquem recursos e projetos para salvar um patrimônio cultural: a Banda de Música do 4º Batalhão de Polícia Militar...Vamos ver quem vai sair na frente...
O EX-FESTIVAL DA DISCÓRDIA
Poucas horas após a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, anunciar que a entidade não poderia participar do Festival de Música de Uberaba - programado por particulares, o evento foi cancelado. "Por falta de recursos" - disse o mural do festival no Facebook. Começava então, um imbróglio que foi parar na polícia. A presidente da Fundação, irritada por ter aparecido como apoiadora do evento, e, em seguida, como "culpada" pelo cancelamento, rodou a baiana.
Sumayra Oliveira divulgou que não houve apoio da Fundação Cultural - já que o evento iria cobrar ingressos, denunciou o fato na polícia, e exigiu que as declarações fossem retratadas pelos organizadores.
ESCLARECIMENTO
E assim, os organizadores do ex-festival de música que deu pano pra manga usaram a mesma ex-página do ex-evento no Facebook para fazer um depoimento público: de que a “Prefeitura de Uberaba e a Fundação Cultural de Uberaba não têm participação no festival”...

REORGANIZAÇÃO --- Sem comando desde junho de 2013, o Partido Popular Socialista - PPS, se reorganiza em Uberaba. Principal liderança da legenda, o ex-presidente, odontólogo Alaor Carlos de Oliveira Júnior, reuniu filiados com a Executiva Estadual. Objetivo foi "discutir propostas de novos rumos de desenvolvimento e justiça social para Uberaba".
CLUBE DO BOLINHA
O PPS de Uberaba ficou sem comando por um "detalhe técnico de gênero"...O partido chegou a eleger um diretório municipal no ano passado, mas não conseguiu registrar o comando porque não preencheu a cota exigida para o gênero feminino. A composição do diretório - eleito pelos filiados, tem que destinar 1/3 das vagas para mulheres. Na época, Alaor Carlos, então eleito presidente,  justificou a esta coluna, que Uberaba não tem quadros do sexo feminino com militância e ou disposição para fazer parte do diretório.
PROVISÓRIA
Após um período sem comando, o PPS conseguiu o registro de uma Comissão Executiva Municipal Provisória, com vigência até junho de 2013. Alaor Carlos ficou com a presidência, enquanto Sérgio Inácio ficou com a secretaria e Alaércio da Silva com a tesouraria. A executiva teinha ainda, dois membros: Geraldo Alves e Antônio Cirilo - que foi candidato a vice-prefeito na chapa pura, encabeçada pelo jornalista Edson Santana.
PSIU! --- Os socialistas silenciaram e não se movimentaram pela recondução da executiva...O motivo é que a Justiça Eleitoral aprovou a criação da Mobilização Democrática - novo partido que deveria surgir da fusão entre PPS e PMN. Aliança esta, que agradava às cúpulas nacionais, mas que esbarrava nas lideranças municipais, como era o caso de Uberaba. Um dos líderes do PMN é o ex-vereador Jorge Ferreira, que não se reelegeu em 2012. Ele enfrenta uma série de problemas jurídicos, e Alaor Carlos preferiu afastar-se.
VIDA APÓS A MORTE --- O impasse se resolveu na convenção nacional realizada no mês passado, em São Paulo, pelo PMN. O partido voltou atrás e descartou definitivamente a fusão que vinha sendo negociada desde o início do ano. A morte prematura da Mobilização Democrática reavivou os socialistas liderados por Alaor Carlos - agora de olho nas eleições de 2014.

CAMINHOS --- Servidores e alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) encaminharam correspondência ao prefeito Paulo Piau reivindicando o asfaltamento de um trecho de aproximadamente 3 ou 4 quilômetros de extensão, com acesso ao campus Uberaba. Segundo eles, existe, hoje, apenas um jeito de se chegar à fazenda onde se situa a escola, e o local é de terra batida, tornando-se intransitável quando chove. “Pelo menos 1.300 pessoas trafegam por ali, diariamente” - revela o signatário da correspondência, em nome dos colegas.

ESQUECIMENTO  --- Release da Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre a realização de uma audiência pública em Araxá para se discutir a proposta de criação de uma Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba surpreendeu pelo detalhismo... Só esqueceram de citar Uberaba entre as cidades que já sediaram audiências públicas com este objetivo... E já que o assunto é detalhe, vale lembrar que a audiência de Uberaba aconteceu no mesmo dia da audiência de Uberlândia - devidamente lembrada no material de divulgação.

MOTIVOS --- Ex-prefeito Arnaldo Rosa Prata foi visto circulando ontem, no Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba. Jornalista que o viu por lá ficou curiosa, achando que se tratava de alguma reunião com o atual prefeito, por exemplo. Que nada! Arnaldo esteve na prefeitura pra tentar resolver um problema de poda de árvore. Que - procura daqui, procura dali, já estava sendo resolvido...

MANCHETES
"Prefeito de Teófilo Otoni quer vaga de deputado para trabalhar menos” - foi título de vários jornais, Minas afora, no fim de semana. É que, em entrevista ao jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte - repercutida aqui e acolá, Getúlio Neiva (PMDB) disse que a vaga de deputado o “seduz muito”. E justificou: “Ser prefeito é muito difícil, dá muito trabalho; os recursos são poucos e as leis de licitações e de Responsabilidade Fiscal são feitas para colocar a gente na cadeia”.
A VAGA --- E assim, com menos de oito meses de governo, ele admite a possibilidade de largar o cargo para assumir a vaga deixada pelo deputado estadual José Henrique (PMDB), morto na semana passada, por causa de câncer. 1º suplente, Getúlio Neiva foi notificado pela mesa diretora da Assembleia. Ele tem 30 dias - prorrogáveis por mais 30, para decidir sobre a vaga. O 2º suplente é o vereador de Uberaba, Tony Carlos (PMDB).

INSEGURANÇA --- Apesar de o imóvel ser tombado, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba acabou cedendo aos pedidos dos responsáveis pelos Correios de Uberaba para a realização de obras de fechamento do entorno da agência localizada na praça Henrique Krügger. Motivo: as constantes depredações do hall de acesso à entrada da agência.
ESTACIONAMENTO --- Na mesma reunião, o Conselho também aprovou, por unanimidade, a implantação de um estacionamento nas proximidades do Mercado Municipal - bem tombado. Os conselheiros entenderam que a derrubada de uma residência próxima e a construção do estacionamento não irão prejudicar o acesso e a visibilidade do Mercadão. 

ANISTIA
Prefeitura lança negociação de débitos e beneficia 39 mil contribuintes
Após o prazo, as dívidas serão enviadas para protesto
Lei do Executivo - e já aprovada pelo Legislativo, concede anistia de juros e multas para os devedores de tributos municipais: Imposto Predial e Teritorial Urbano - IPTU, e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN. Também são beneficiados com a anistia parcial os devedores de multas relacionadas ao maio ambiente, à defesa do consumidor, à falta de limpeza em terrenos, entre outras.
PARCELAS SEM JUROS --- O governo também está abrindo oportunidade para parcelamentos especiais. Nestes casos, não haverá cobrança de multas e juros, mas o valor mínimo da parcela é de R$ 39. Caso ocorra o atraso de duas parcelas consecutivas, ou não, o benefício é extinto.
De acordo o secretário da Fazenda, Wellington Fontes, “a prefeitura está dando condição para os contribuintes quitarem seus débitos. Nos próximos 30 dias eles devem procurar a prefeitura e formalizar o pedido. Esta será a única oportunidade que a prefeitura dará. Após isso, o contribuinte deverá buscar o parcelamento normal, sem desconto, com os juros e multas pertinentes”.
A lei beneficia devedores físicos e jurídicos inscritos, ou não, em dívida ativa, e com dívida consolidada até o dia 31 de dezembro de 2012.
OS NÚMEROS DOS DEVEDORES DO MUNICÍPIO
ISSQN E IPTU
TOTAL: R$ 92 milhões 309 mil 104,85
ISENÇÃO: JUROS E MULTAS
_39.107 contribuintes têm dívidas até R$ 10 mil;
_712 têm dívidas de R$ 10 mil até R$ 50 mil;
_86 devem de R$ 50 mil até R$ 100 mil;
_94 devem de R$ 100 mil até R$ 500 mil;
_15 contribuintes têm dívidas acima de R$ 500 mil
DEMAIS TRIBUTOS
TOTAL: R$ 35 milhões 149 mil 313,37
ISENÇÃO: 50% DO VALOR
(Cobrado com base na Unidade Fiscal do Município - UFM)
_22.164 contribuintes devem até R$ 500;
_7.077 devem de R$ 500 até R$ 1 mil;
_6.348 devem de R$1.000,01 até R$ 2.500;
_2.530 contribuintes devem de R$ 2.500,01 até R$ 5 mil;
_988 devem de R$ 5.000,01 até R$ 10 mil
PARCELAMENTOS
(Parcelas iguais, consecutivas e mensais)
-Até R$ 10.000,00
Três parcelas iguais, consecutivas e mensais
_Entre R$ 10.000,01 até R$ 50.000,00
Seis parcelas
_Entre R$ 50.000,01 até R$ 100.000,00
12 parcelas parcelas
_Entre R$ 100.000,01 até R$ 500.000,00
18 parcelas   
_Acima de R$500.000,01
22 parcelas

ALERTA!
6.000 VEÍCULOS ESTÃO APREENDIDOS EM UBERABA; MAIS DE 900 VÃO A LEILÃO NOS PRÓXIMOS DIAS
Veículos que serão leiloados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais – Detran/MG, dias 3, 4 e 5 de setembro, vão passar por vistoria entre 30 de agosto e 2 de setembro, das 9h às 12h no pátio Lázaro Barsanulfo Cobo. O leilão de veículos apreendidos por infração de trânsito e recolhidos nos pátios fiscalizados pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Uberaba, inclui, por enquanto, 956 unidades.
O Detran poderá  retirar, reunir ou adicionar lotes antes ou durante o pregão, que poderá sofrer alterações até o início de cada leilão. Por isso, é importante que o arrematante fique atento para as informações do leiloeiro no momento da venda. O veículo apreendido é levado a leilão quando permanece no pátio por mais de 90 dias sem que o proprietário regularize a situação e retire-o do galpão do Detran/MG. A medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Último levantamento indica que Uberaba tem cerca de 6.000 veículos apreendidos em dois pátios terceirizados. Este será o primeiro leilão realizado desde 2010.
O pátio fica na Rua Varginha, nº 520, bairro São Benedito, ao lado do Shopping Uberaba.

Inscrições para a 2ª Rodada de Negócios de Uberaba e Região vão até 19 de setembro
Conheça como funciona e quais os produtos e serviços mais  demandados pelas 26 grandes empresas compradoras
Micro e pequenas empresas de Uberaba e região terão uma oportunidade especial para vender seus produtos e serviços para grandes empresas. A 2ª edição da Rodada de Negócios do Sebrae acontece dia 26 de setembro, no Centro de Cultura José Maria Barra/Sesi, e já tem a confirmação da presença de 26 grandes compradores. Por sua vez, os micro e pequenos fornecedores podem inscrever-se até dia 19 de setembro, pelo telefone (34) 3313-0887 ou enviando e-mail para rodadaura2013@gmail.com.
A 2ª edição do evento é promovida pelo Sebrae Minas, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas _ CDL/Uberaba; Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg – Vale do Rio Grande; Sindicomércio; Sindicato Rural e Prefeitura de Uberaba.
A expectativa é que 150 empresas fornecedoras se inscrevam, totalizando 550 agendamentos entre empresas compradoras e ofertantes” - afirma Marden Magalhães, gerente do Sebrae Minas da Regional Triângulo.
Devido à dinâmica do evento, o ofertante, caso identifique alguma oportunidade além de sua agenda, pode encaixar outras reuniões no período. Muitas vezes, a negociação acontece também entre ofertantes, e não apenas com empresas-âncoras.
AS GRANDES, JÁ CONFIRMADAS
_Dratex, Unimed, Black & Decker, Valmont, Uniube, Algar Telecom, Alta Genetics, Brasif, Agronelli, Café do Produtor, Fertigran, Fiemg, FMC Química, Hospital Hélio Angotti, LS Guarato, Mac Móveis, Ouro Fino Química, Prefeitura Municipal de Uberaba, Procalco, Laboratório Sabin, Tamareiras Park Hotel, Safe, Delta Sucroenergia, Coca-Cola, Senai e Vale Fertilizantes.
AS PRINCIPAIS DEMANDAS
Produtos
Aço em geral, artigos de decoração, brindes personalizados, combustíveis, ferramentas, livraria / papelaria (suprimentos para escritório), madeiras; materiais de construção, de limpeza e higiene, de segurança, descartáveis (copos, pratos e embalagens), materiais elétricos, materiais hospitalares, metais diversos, motores, móveis planejados, produtos veterinários, software e uniformes.
Serviços
Assistência técnica – elétrica, buffet, construtoras, empresas de informática, empresas de outdoors, luminosos e letreiros, estrutura para eventos (som, iluminação, coberturas, estande), locação de espaços, manutenção de equipamentos em informática, publicidade em jornais, segurança – vigilância, serviços de telecomunicações, sinalização (placas, sinalizadores) e transporte.
2ª Rodada de Negócios de Uberaba e Região
19 de Setembro: Prazo limite para inscrições das empresas interessadas em ofertar produtos e serviços
25 de setembro: 19h – Cerimônia de abertura e palestra magna (inscrição gratuita)
26 de setembro: 8h30 às 18h30 – Rodada de Negócios
Local: SESI – Centro de Cultura José Maria Barra
Praça Frei Eugênio, 231 - São Benedito
Taxa de inscrição: R$50
Informações e inscrições: (34) 3313-0887 ou rodadaura2013@gmail.com
Câmara é ponto de venda de camisetas e tíquetes do Mc Dia Feliz
A Câmara Municipal de Uberaba está apoiando a Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde – OASIS, na versão 2013 do Mc Dia Feliz. Camisetas e tíquetes estão à venda num posto montado no Paço Municipal, das 12h às 18h. O tíquete antecipado possui o valor correspondente a um Big Mac e pode ser trocado em qualquer restaurante da Rede McDonald’s na data do evento.
A campanha em benefício de crianças e adolescentes com câncer completa 25 anos e será no dia 31 de agosto. Em Uberaba, a renda será destinada para a troca do automóvel Van, que serve à OASIS.
Os interessados podem procurar nossos voluntários e adquirir antecipadamente o vale sanduíche ou mesmo uma camiseta, oferecida em duas cores (branco ou preto) e em diversos tamanhos” - disse Vera Lúcia, coordenadora de eventos da Organização.
Vera convida ainda voluntários que queiram apresentar alguma peça ou atração no dia, no Mc Donald’s da avenida Santos Dumond. “Quem quiser abrilhantar nossa festa, sinta-se convidado”, observa.
CORRIDA DO BEM --- Quem quiser participar de uma maneira diferente pode se inscrever na corrida de 5 km organizada pela OASIS. A taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, deve ser feita no estande da entidade, no Shopping Uberaba e concede o direito a uma camiseta e um tíquete.
Maiores informações podem ser obtidas na própria OASIS, pelo telefone 3312-0058 ou na rua Miguel Abdanur, 35, Leblon.
------------
FOTO HISTÓRICA
DOM PAULO (2º À DIR.); DOM BENEDITO (3º À DIR.); DOM ALOÍSIO (5º À DIR.)
A foto compartilhada no mural/Facebook do 7º bispo e 4º 
(e atual) arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, traz, além dele, os dois antecessores e atuais eméritos: o 6º bispo e 3º arcebispo, dom Aloísio Roque Oppermann 
(de 1996 a abril de 2012), e o 5º bispo e 2º arcebispo, dom Benedito de Ulhôa Vieira (de 1978 a 1996) 
-------------
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário