1 de agosto de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

Desenvolvimento humano de Uberaba é ultrapassado por Uberlândia e empata com Araxá
Apesar de uma taxa de crescimento de 11,56% ao longo dos últimos dez anos, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, de Uberaba, divulgado no final de julho, é uma decepção. Durante a década de 2000 a 2010, a cidade foi ultrapassada pela vizinha Uberlândia em desenvolvimento humano, e alcançada por pequenos municípios.
QUEDA LIVRE
Independente das alterações promovidas nos cálculos do IDHM, uma situação é óbvia.
Em 2000, Uberaba ocupava a 104ª colocação em nível nacional, e era a 4ª melhor em Minas Gerais.
Uberlândia, por sua vez, era a 135ª colocada no país, e a 7ª classificada no Estado.
INVERSÃO
Os indicadores de 2010 dizem que o desenvolvimento humano de Uberaba caiu para o 210º lugar em nível nacional, e para a 14ª classificação em Minas Gerais.
Já Uberlândia subiu para a 71ª classificação nacional e para o 3º lugar no Estado.
EMPATE
Outro exemplo que chama a atenção diz respeito a Araxá – cidade localizada a cerca de 120 KM de Uberaba, e que tem 95.88 habitantes.
No Atlas do Desenvolvimento Humano de 2000 – divulgado em 2003, Araxá estava na 39ª colocação em Minas Gerais (Uberaba era a 4ª).
Em 2010 – segundo o Atlas divulgado agora, em 2013, Araxá subiu para o 14º lugar, e portanto, empatou com Uberaba.
OBS.: MAIS DETALHES SOBRE O ATLAS DE DESENVOLVIMENTO, NESTA EDIÇÃO...



RECAPITULANDO --- Em 2000, o então prefeito Marcos Montes – atual deputado federal pelo PSD, terminava o seu primeiro mandato (1997/2000). Em 2010, o então prefeito Anderson Adauto (sem partido) estava no segundo ano do seu segundo mandato (2005/2010).

“Deu uma frustração danada ver que Uberaba caiu no ranking do IDHM... Éramos o 4º melhor desenvolvimento humano em Minas Gerais, e caímos para o 14º...Precisamos refletir sobre isso”...
_ Desabafo é do engenheiro uberabense Maurício Cecílio, atual vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – Indi/MG, que em momentos diferentes, foi secretário de Planejamento e de Ciência e Tecnologia nos dois governos de Marcos Montes 
(1997/2000 e 2001 a setembro de 2004)


 “Notícia triste para nossa Uberaba. O Índice de Desenvolvimento Humano caiu de posição de 3º para 14º lugar. Lamento muito, porque sempre me dediquei a desenvolver grandes projetos nas áreas de educação, saúde e social, que são os motivadores da sustentabilidade das cidades, no quesito qualidade.”
_Deputado federal e ex-prefeito Marcos Montes
------------------ 
Eleitorado de Uberaba volta a crescer, após período de queda
Após um período de quedas – que aconteceram depois das eleições municipais de 2012, o eleitorado de Uberaba volta a crescer. É o que indicam os últimos números do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, relativos a junho de 2013.
Nas eleições de outubro, a cidade tinha 213.388 eleitores aptos ao voto. Mas entrou janeiro de 2013 com 212.683 inscritos, e portanto, com 705 a menos.
Já as estatísticas de junho revelam um eleitorado de 213.078 pessoas. Portanto, foram “recuperados” 395 eleitores.
Aprovados no concurso serão convocados em 2014 para assumirem vagas no
Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba     (Foto: Enerson Cleiton)
INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA PREFEITURA DE UBERABA SÃO REABERTAS
Objetivo é preencher mais de 450 vagas de agente de fiscalização; agente governamental; analista governamental; analista de serviços educacional; professor da educação básica; educador infantil; especialista pedagógico
Prefeitura de Uberaba abriu inscrições para seu novo concurso público. Elas acontecem exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://www.gestaodeconcursos.com.br, de 9h do dia 1º de agosto até às 19h do dia 30 de agosto de 2013.
Os valores da taxa são de R$ 29,50 para nível médio e R$ 45 para nível superior. Objetivo é preencher 466 cargos de carreira em diversas áreas. 36 das vagas são reservadas para portadores de deficiência.
PROVA E CARGOS --- Os candidatos farão a prova objetiva dia 20 de outubro, com previsão de o resultado ser homologado no início de dezembro. Os aprovados devem ser convocados em 2014. Concurso público objetiva preencher vagas de agente de fiscalização; agente governamental; analista governamental; analista de serviços educacional; professor da educação básica; educador infantil; especialista pedagógico.
RETOMADA --- O concurso público estava suspenso desde abril de 2012 pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais, sob a alegação de que o edital continha várias falhas.
Com os erros sanados, o concurso foi liberado pelo TCMG, e os procedimentos foram reiniciados, sob a organização da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa - Fundep, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Edital foi publicado no Porta-Voz de 29 de maio.
Todos os atos relativos ao concurso serão publicados no Diário Oficial do Município – Porta Voz, no endereço eletrônico www.portavozuberaba.com.br, e divulgados no endereço eletrônico http://www.gestaodeconcursos.com.br.
_PARA CONFERIR O EDITAL COMPLETO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

Delegados Carla Bueno e Francisco Gouveia em reunião com Paulo Piau    (Foto: Sebastião Santos)
Prefeito pede agilidade nas investigações do desvio de vacinas
Em reunião com o Regional da Polícia Civil, Francisco Gouveia, e a delegada do 4º Distrito de Polícia Civil (4º DPC), centro, Carla Bueno, o prefeito Paulo Piau (PMDB) pediu agilidade e rigor nas apurações do desvio e comercialização de vacinas contra a gripe suína - também conhecida como Influenza H1N1 e gripe A. Delegada Carla Bueno explicou que as investigações continuam, e garantiu que tudo será feito para que o fato seja esclarecido.
FRENTES DE APURAÇÃO
Além do inquérito da Polícia Civil, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba – comandada pelo promotor José Carlos Fernandes, também está de olho no assunto, enquanto a Prefeitura de Uberaba afastou o servidor municipal de carreira envolvido no crime e instaurou processo administrativo para investigar os fatos. Um segundo servidor estaria entre os suspeitos.
OS FATOS --- Duas pessoas foram presas dia 18 de julho, tentando comercializar vacinas contra gripe Influenza, uma delas, um servidor de carreira. De acordo com levantamentos preliminares da Secretaria Municipal de Saúde, foram extraviadas 200 doses. As vacinas teriam sido furtadas no trajeto entre a Central de Vacinas e as Unidades de Saúde.

PICO DA GRIPE SUÍNA É AGORA, EM AGOSTO
“Estamos perto da volta às aulas; por isso vamos vacinar todos os professores, tanto da rede pública quanto da rede particular. Precisamos que todos estejam protegidos nesse mês de agosto, que é quando a doença atinge seu pico”.
_ Declaração é do secretário de Saúde, Fahim Sawan, falando sobre a 
vacinação dos professores, que aconteceu nesta quinta-feira

 ---------------
O quadro mostra como ficou o IDHM de Uberaba após a aplicação dos novos critérios
Responsáveis pelo Índice de Desenvolvimento Humano criam novos critérios, refazem cálculos do passado e provocam muita confusão
Site do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 reforça a tese de que “nem tudo é o que parece”
Ao divulgar os números de 2010, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e a Fundação João Pinheiro, explicaram que houve mudanças nos critérios para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, relativo à Educação. Mas não revelaram que os dados de 2000 – e até os de 1991, também foram refeitos com base nestes novos critérios. No caso de Uberaba, o impacto inicial foi de que o IDHM da cidade sofrera queda acentuada em relação a 2000.
RECAPITULANDO --- Publicado uma vez a cada dez anos, o IDHM dos municípios brasileiros chegou ao conhecimento público, agora, dia 29 de julho de 2013, com base nas informações de 2010.
Uberaba apareceu na 210ª classificação no Brasil, e 14ª em Minas Gerais, com um IDHM geral de 0,772.
Recebeu 0,845 em longevidade (vida longa e saudável); 0,772 em renda (padrão de vida), e 0,705 em educação.
De acordo com o Programa das Nações Unidas, o indicador “educação” se tornou mais rigoroso, e para o IDHM/2013 o acesso ao conhecimento ganhou dois subindicadores: escolaridade da população adulta e fluxo escolar da população jovem.
1º IMPACTO --- O susto foi grande. Afinal, no Atlas divulgado em 2003 – relativo às informações de 2000, Uberaba estava em 104º lugar no Brasil, e 4º lugar em Minas Gerais, com um IDHM de 0,834. Valor este, considerado alto na época, e comemorado com fogos de artifício.
2º IMPACTO --- Publicadas as notícias sobre as comparações entre 2000 e 2010, e portanto, sobre a dramática queda de 0,834 para 0,772, eis que os olhares se voltaram para a publicação completa do Atlas. Daí, veio a surpresa: Pnud, Ipea e Fundação João Pinheiro simplesmente refizeram os dados de 2000 – e até de 1991, com base nos novos critérios de 2010.
REVIRAVOLTA --- O site do Atlas 2013 (www.atlasbrasil.org.br) simplesmente desmonta todo o entendimento inicial sobre o assunto.
Pela revisão feita no Atlas de 2000, o IDHM de Uberaba naquele ano foi de 0,692 – e portanto, bem longe do 0,834 – que provocou muita comemoração em 2003, quando foi divulgado.
NOVA COMPARAÇÃO --- E assim, de acordo com avaliações dos responsáveis pelo Atlas, houve uma taxa de crescimento de 11,56% ao longo dos últimos dez anos, já que o IDHM saltou de 0,692 para 0,772.
ANTES E DEPOIS
De acordo com os números refeitos, o IDHM da Educação, que era de 0,913 em 2000, caiu para 0,550. Visto por este ângulo, o IDHM da Educação subiu de 0,550 em 2000 para 0,705 em 2010.
No item renda também houve mudança. O índice divulgado em 2003 era 0,773 – mas com os novos critérios, caiu para 0,738. O IDHM de 2010, recém-divulgado, indica que a renda em Uberaba vale 0,772. Desta forma, houve uma melhora nos últimos dez anos.
A longevidade (que mede a expectativa de vida e a saúde da população) tinha um IDHM de 0,815 em 2000, de acordo com o Atlas divulgado em 2003. Agora, com os novos cálculos, o índice da longevidade em 2000 mudou para 0,816, e portanto,um pouquinho maior do que o original. A longevidade em 2010, por sua vez, é de 0,845.
 
RANKING ---- Olhando unicamente pelo prisma do Atlas 2010, Uberaba ocupa a 210ª posição, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 209 (3,76%) municípios estão em situação melhor e 5.356 (96,24%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 853 municípios de Minas Gerais, Uberaba ocupa a 14ª posição, sendo que 13 (1,52%) municípios estão em situação melhor e 840 (98,48%) municípios estão em situação pior ou igual.
O LADO BOM --- E já que tudo tem um lado ruim e um lado bom... O Atlas original de 2000 indicava que os índices de 0,800 até 1 eram considerados “altos”. O Atlas de 2010 indica que os índices de 0,700 até 0,799 são considerados “altos”, e acima disso, são “muito altos”.




ATLAS ANALISA UBERABA
Sobre a população
Entre 2000 e 2010, a população de Uberaba teve uma taxa média de crescimento anual de 1,62%. Na década anterior, de 1991 a 2000, a taxa média de crescimento anual foi de 2,13%. No Estado, estas taxas foram de 1,01% entre 2000 e 2010 e 1,01% entre 1991 e 2000. No país, foram de 1,01% entre 2000 e 2010 e 1,02% entre 1991 e 2000. Nas últimas duas décadas, a taxa de urbanização cresceu 1,60%.

Sobre a estrutura etária
Entre 2000 e 2010, a razão de dependência de Uberaba passou de 46,17% para 39,26% e o índice de envelhecimento evoluiu de 6,99% para 8,61%. Entre 1991 e 2000, a razão de dependência foi de 54,05% para 46,17%, enquanto o índice de envelhecimento evoluiu de 5,73% para 6,99%.
O que é razão de dependência?
A população de menos de 14 anos, e de 65 anos ou mais (considerada população dependente) - em relação à população de 15 a 64 anos (população potencialmente ativa)
O que é índice de envelhecimento?
A população de 65 anos ou mais, em relação à  população de menos de 15 anos

Sobre a renda per capita
A renda per capita média de Uberaba cresceu 81,22% nas últimas duas décadas, passando de R$ 539,67 em 1991 para R$ 790,50 em 2000 e R$ 978,01 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 46,48% no primeiro período e 23,72% no segundo. A extrema pobreza (medida pela proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70,00, em reais de agosto de 2010) passou de 3,46% em 1991 para 2,06% em 2000 e para 0,67% em 2010. 

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE UBERABA É O 6º DO BRASIL
Acaba de ser divulgado um estudo inédito encomendado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, e recém-concluído pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas - Ibre/FGV. O Índice de Desenvolvimento Rural – IDR, calculado pelo Ibre, leva em consideração diferentes pesos para quatro dimensões distintas: social (30,1%), econômica (29,5%), demográfica (22,8%) e ambiental (17,6%).
Os 10 melhores
Do cruzamento dos dados, oito municípios do Centro-Oeste despontaram entre os dez de melhores IDR´s do país. Este "domínio" foi quebrado apenas pelas presenças de Uberaba, em Minas Gerais – em 6º lugar; e de Telêmaco Borba, no Paraná – na 10ª posição do ranking. De acordo com as avaliações do Ibre/FGC, pesa a favor de Uberaba, o fato de o município, entre outras atividades, abrigar um polo de tecnologia de ponta voltada à pecuária.
Performance
O IDR vem reforçar outra informação importante, neste caso, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em dezembro de 2102 – e portanto, apenas sete meses atrás. Na época Uberaba ganhou destaque em todo o país pela sua posição no ranking do Produto Interno Bruto – PIB, da agropecuária, A cidade apareceu na 4ª colocação, atrás apenas de Cristália (GO), Petrolina (PE) e São Desidério (BA). Em 2009 o município ocupava a 8ª colocação no ranking da agropecuária.
Alma lavada
E não dá pra não comentar... Prefeito Paulo Piau deve estar se sentindo vingadinho da silva. Apontado ao longo da campanha em 2012 – como se fosse uma acusação muito grave, de ser aliado dos produtores rurais, ele nem bem tomou posse e já saía o PIB da agropecuária, e agora, vem o IDR pra reforçar. Detalhe: o município de Uberaba conta com mais de cinco mil propriedades rurais.

Paulo Piau (ao microfone) lança a nova versão do Pronatec, ao lado de Ângela Dib  (Foto: Enerson Cleiton)
Ensino técnico gratuito tem 
centenas de vagas para 2013
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec 2013, abre inscrições em Uberaba para cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica em diversas áreas. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Prefeitura está disponibilizando 600 vagas para a versão 2013. Podem inscrever-se pessoas que têm a partir de 15 anos de idade, e o programa oferece auxílio-transporte e alimentação.
AS VAGAS --- Além das novas 600 vagas, o Pronatec também oferece 1.700 vagas com a parceria de empresários e instituições, tipo por exemplo, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM; a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba - CDL; a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – ACIU; e o sistema S (Senac, Sesi, Senar).
OPORTUNIDADE --- O lançamento oficial do Pronatec 2013 contou com a presença da diretora-adjunta do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Margarida Cardoso.
Secretária Ângela Dib (Desenvolvimento Social) destacou a importância de se conscientizar a população para que participe do projeto. O Pronatec integra o Plano Brasil Sem Miséria.
Os interessados podem obter mais informações pelos telefones 3331-2423 e 3331-2434, ou diretamente nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social – os CRAS´s, encontrados em vários bairros da cidade.
---------------
Rádio Transamérica FM, leia-se: Tony Carlos,
aguarda autorização do Ministério das
Comunicações para mudar a frequência de 93.3
para 99.1 Mhz, alterando também sua classe de A3
para A2 - o que possibilitará aumento para 30 mil Watts.
Essa viabilidade técnica proporcionará um alcance
maior, num raio de 43 cidades da região.
 --------------
Shopping Uberaba comemora Dia dos Pais com Passeio Ciclístico
Ainda dá tempo de se inscrever para o Passeio Ciclístico Shopping Uberaba, que acontece dia 4, domingo, com saída às 9h, do estacionamento Nelore. Inscrição: um quilo de alimento não perecível, entregue no estande da Pedall em frente ao Cinemais. Arrecadação será revertida integralmente à Casa do Caminho. Além de ser um programa saudável e solidário, os inscritos ainda participarão do sorteio de de uma bicicleta Scott Aspect 670 2013.

 -----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário