11 de agosto de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

O belíssimo plenário histórico sediou agora, em agosto, o encontro regional do Partido Comunista do Brasil.
A foto pertence ao acervo da presidente do PCdoB e da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira
OBRA DE ARTE, PLENÁRIO HISTÓRICO DA CÂMARA DE UBERABA VOLTA A SEDIAR SESSÕES DOS VEREADORES
Com oito projetos em pauta, e após cerca de um mês de recesso, os 14 vereadores de Uberaba retomam as sessões nesta segunda-feira, 12 de agosto, com cheiro extra de história no ar. O atual plenário – com entrada pela rua Manoel Borges e que leva o nome do ex-vereador Murilo Pacheco de Menezes, ingressa em processo de reforma, trazendo à tona o antigo plenário – que sediou as reuniões durante décadas.
RESTAURAÇÃO --- Hoje conhecido como Salão Nobre, e destinado a eventos especiais e visitação pública controlada, o plenário – que é uma obra de arte por si só, tem entrada pela praça Rui Barbosa. Em 2007 recebeu o nome do ex-presidente da Câmara e ex-vice-prefeito, Mário Guimarães, por iniciativa do então presidente Lourival dos Santos (PCdoB). Homenagem aconteceu quando o espaço foi reaberto após passar por restauração.
CONTROLE --- As sessões a partir desta segunda-feira acontecem com público reduzido. O acesso ao local é controlado, com acomodação de um público de 20 pessoas, em virtude da limitação do espaço físico.
A REFORMA --- Previsão é de que a reforma do plenário atual seja concluída no final de 2013. Os serviços serão executados com recursos que já estavam empenhados desde o ano passado, na ordem de R$ 1,3 milhão. Cinco pedreiros serão cedidos pela Prefeitura de Uberaba – todos eles, detentos que participam de programa especial de trabalho, através de convênio com as Secretarias de Estado de Ação Social e de Segurança Pública de Minas Gerais. 
RENOVAÇÃO --- Entre as mudanças previstas para o Plenário Murilo Pacheco de Menezes, estão: a troca de todo o piso; instalação de uma sala nos fundos para que os vereadores possam se reunir reservadamente, em casos de necessidade; ampliação do número de cadeiras para o público, que passará de 90 para 128, além de adequações nos espaços da TV Câmara e da imprensa.
ACENOS ---- Além disso, todo o mobiliário será trocado. Adaptado hoje, para receber 14 vereadores, a nova mobília será instalada para atender a 23 cadeiras – o que acena com a possibilidade de a atual legislatura (2013/2016) aprovar o aumento no número de vereadores, provavelmente para a próxima legislatura (2017/2020).
SAUDOSISMO --- Voltando ao plenário antigo, vale lembrar que o atual presidente, Elmar Goulart (PSL), chegou a presidir a Câmara quando as sessões ainda eram realizadas nele. A legislatura 1983/1988 chamava a atenção pelos entreveros políticos dos mais barulhentos, e também pela beleza da estrutura do plenário...Lotação esgotada em toda sessão...
_CONFIRA LOGO ABAIXO, NESTA EDIÇÃO, DETALHES DA HISTÓRIA DO PLENÁRIO MÁRIO GUIMARÃES...
 ------------------
EUSTÁQUIO REIS PRESIDE O PSOL/UBERABA
Vídeo ainda repercute
PSOL GARANTE PRESENÇA NAS ELEIÇÕES DE 2014 PARA COMBATER CANDIDATURA DO DEPUTADO AELTON FREITAS
Presidente do Partido Socialismo e Liberdade – Psol/Uberaba, José Eustáquio dos Reis, assegura presença da legenda, de forma ampla, geral e irrestrita, nas eleições de 2014. “Se vamos lançar candidato a deputado federal ou a estadual, ou aos dois cargos, só vamos saber durante o Congresso Nacional, que acontece em novembro de 2013” – afirma ele.
SEM DÓ NEM PIEDADE
Um dos líderes da resumida frente de esquerda de Uberaba, o representante do Psol, não perdoa o presidente do PR de Minas Gerais, deputado federal com domicílio eleitoral em Uberaba, Aelton Freitas. “O vídeo mostrado no Fantástico nos deu mais força ainda para as eleições de 2014; temos que ir pras ruas combater a candidatura dele” – antecipa Eustáquio Reis.
REFORÇO ---De acordo com o presidente do Psol/Uberaba, a responsabilidade da legenda, que já era grande, agora foi redobrada. Ele se refere à representação protocolada pelo deputado Ivan Valente na mesa diretora da Câmara Federal. O parlamentar do Psol denunciou Aelton Freitas por quebra de decoro parlamentar, e quer que ele explique o conteúdo do vídeo gravado em Capetinga (Sudoeste de Minas), em que orienta políticos aliados sobre como comprar votos e plantar boatos contra adversários.
APURAÇÕES --- Caso a mesa acate a representação – o despacho será assinado pelo presidente da Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), esta será remetida à Corregedoria e posteriormente ao Conselho de Ética. Os dois colegiados são presididos por deputados do Partido Social Democrático - PSD, respectivamente, Átila Lins e Ricardo Izar. O caso já é investigado pelo Ministério Público de Cássia, comarca à qual o município de Capetinga está subordinado.

MARCOS MONTES É VICE-LÍDER DO PSD NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
(Foto: Divulgação)
MUNDO PEQUENO...
(Saia justa)
Sobre o PSD, vale ressaltar que o vice-líder do partido de Átila Lins e Ricardo Izar é ninguém menos que o deputado federal majoritário de Uberaba, o ex-prefeito Marcos Montes. Aliás, ele preside o PSD/Uberaba. Geralmente, os líderes de um partido no Congresso Nacional (Câmara e Senado) são consultados pelos presidentes dos colegiados em casos mais barulhentos.
  ----------------
EDUARDO PALMÉRIO (À ESQ.) E SARAIVA FELIPE (À DIR.) DISCURSAM 
NO ENCONTRO
(Fotos: PMDB/MG)
Poderes

PMDB DO PREFEITO DE UBERABA TAMBÉM  SE MOVIMENTA DE OLHO EM 2014
Lideranças municipais, estaduais e nacionais do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – o poderoso PMDB do prefeito Paulo Piau, se reuniu no sábado, 10 de agosto, com vários objetivos específicos e um geral: definir estratégias para o fortalecimento da legenda.
DIAS DO FICO
Aliás, a ampla maioria de aliados do ex-prefeito Anderson Adauto (que deixou o partido no meio da campanha de 2012) terá a chance de dizer agora se quer permanecer no PMDB de acordo com as novas regras, ou se prefere tirar o time de campo. É que, a partir deste 12 de agosto, segunda-feira, estará aberta a temporada de “recadastramento” de filiados. 
OLHO NO OLHO
Detalhe: só quem comparecer pessoalmente na sede (avenida Presidente Vargas), com título de eleitor e documento de identidade, e preencher o formulário de filiação estará apto a participar da convenção municipal que vai eleger o novo diretório peemedebista.
Desde as eleições de 2012 o PMDB tem sido comandado por comissão executiva provisória (indicada pelas lideranças), em vez de um diretório eleito em convenção – o que, neste caso, não teria permitido a renovação interna.

TONY CARLOS (1º À ESQ.) TEM PRÉ-CANDIDATURA CONFIRMADA
(Foto: PMDB/MG)
ORGANIZAÇÃO --- Tanto o presidente estadual, deputado federal Saraiva Felipe, quando o dirigente local, Eduardo Palmério, reforçaram, durante seus discursos, a necessidade de se (re) organizar o PMDB. O líder estadual revelou, inclusive, que o presidente nacional, senador Valdir Raupp, já autorizou a realização de convenções em Minas Gerais até o final do ano, para eleger os diretórios municipais.
PRÉ-CANDIDATO EM AÇÃO
No encontro regional de Uberaba não faltou sequer lançamento de pré-candidaturas para 2014. O próprio Saraiva anunciou que “o nome que tem se destacado e se colocado à disposição do partido como pré-candidato ao governo de Minas Gerais” é o do senador Clésio Andrade – que obviamente podia ser notado e anotado à mesa do evento.
ENQUANTO ISSO...
O ex-presidente da Câmara de Uberaba, 1º suplente de deputado estadual do PMDB e líder do prefeito Paulo Piau, vereador Tony Carlos, teve seu nome confirmado como pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2014. Mesma agilidade não teve o PMDB em relação a candidaturas a deputado federal. Nada de nomes...por enquanto.

PAULO PIAU (1º À DIR.) POSA AO LADO DA JUVENTUDE PEEMEDEBISTA DE UBERABA
(Foto: Divulgação)
PREFEITO DESTACA MANIFESTAÇÕES POPULARES
Em seu pronunciamento durante o encontro, Paulo Piau destacou os protestos e reivindicações que tomaram as ruas do país, e defendeu que o Congresso Nacional dê respostas às manifestações. “O povo foi para as ruas pedindo alguma coisa diferente. Se conseguirmos suprir as necessidades da população, é um sinal de que estamos dando conta do recado. Se não, seremos trocados. Precisamos construir um projeto que seja visto como solução para todos, um projeto de nação” – discursou ele.
 -----------------
ESTREIA DO CALÇADÃO CULTURAL   (Divulgação)
BOA IDEIA
Fundação Cultural de Uberaba lançou sábado, 10 de agosto, o projeto “Calçadão Cultural”. Eventos vão acontecer todos os sábados, das 11h às 14h, no Calçadão da Arthur Machado, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberaba - CDL.
----------------
2013 Boccia Americas Cup
The Road to Rio Starts in Kansas!

OURO EM EQUIPE/OURO NO INDIVIDUAL

José Carlos Chagas (1º à dir.) – da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu, retornou do Kansas, nos Estados Unidos, com duas medalhas de ouro, uma conquistada em equipe, e a outra, em disputa individual. Ele participou da Copa América de Bocha.
 -----------------
MEIA-DIA. OS OPERÁRIOS IMPROVISAM A MESA E OS BANCOS PARA O ALMOÇO,
EM MOMENTO DE DESCANSO E DE CONFRATERNIZAÇÃO
(Foto: Giselda Campos)
A VOLTA DOS GUERREIROS --- Moradores do bairro Gameleira 2 estão pedindo a volta dos operários que andaram asfaltando por lá. Acontece que o asfalto – muito bem feito, por sinal, se restringiu a uma única rua. Os moradores querem mais...
 ----------------
SERVIÇO SOCIAL ---- II Fórum de Formação Profissional em Serviço Social acontece dias 12 e 13, das 19h às 22h40, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu, localizada na avenida Getúlio Guaritá, 331, bairro Abadia. Debates são abertos aos alunos, docentes, supervisores de campo, assistentes sociais e comunidade de um modo geral. O Serviço Social é, sem dúvida, uma das profissões que mais crescem no Brasil.
 --------------
PONTO DE BALA
Já está na Assessoria Jurídica do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, pronto para publicação, o resultado do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral relacionada às eleições 2012 de Uberaba. A partir da publicação, o autor terá três dias para recorrer. Se não fizer isso, o resultado vai transitar em julgado, e portanto, a decisão do TRE/MG se tornará definitiva.
EXPECTATIVAS
(Versão 1)
Superado o suspense sobre o julgamento - já que a ação foi incluída e retirada de pauta 29 vezes, eis que a nova expectativa fica por conta do prazo para recurso. A exemplo do que aconteceu em 1ª instância/Uberaba, a ação também levou bomba na 2ª instância/TRE. Por unanimidade, a Corte do Tribunal julgou improcedente a acusação feita pelo deputado estadual Antônio Lerin (PSB) contra o prefeito Paulo Piau. Derrotado no 2º turno, Lerin acusou Piau de ter comprado votos nas eleições de 2012, e apresentou algumas testemunhas, todas elas colocadas sob suspeita pela Justiça de 1ª e 2ª instâncias.
EXPECTATIVAS
(Versão 2)
Suspense sobre os próximos passos do deputado estadual tem razão de ser...Ele ingressou com a ação poucas horas após ter aceitado a derrota, cumprimentado o eleito e concedido entrevistas para a imprensa se dizendo “um novo tipo de político, pronto para unir forças em prol de Uberaba”. E mais: após perder a ação na 1ª instância, recorreu para o TRE/MG.

PRA BOM ENTENDEDOR...
Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pediu “paciência” ao vice-presidente da Comissão Permanente de Minas e Energia, vice-líder da bancada do PSD, membro da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, presidente do PSD/Uberaba, deputado federal e ex-prefeito Marcos Montes. O pedido é para que MM não apresse a marcação de data para audiência pública destinada a reunir todos os envolvidos no assunto gás/amônia.
STAND BY ---- Edison Lobão fez o apelo assim que soube que a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados havia aprovado requerimento de Marcos Montes pedindo a audiência pública. Ele disse com todas as letras, diretamente para MM, que os impasses podem ser resolvidos nos próximos dias.
MORAL DA HISTÓRIA ---- Ainda que a audiência pública não aconteça, a simples ideia de sua realização já provocou reação importante em relação aos bilionários megaprojetos da construção da fábrica de amônia e do gasoduto de Uberaba.
 ----------------
Vem aí, O Corcunda de Notre Dame
Espetáculo musical infantil acontece dias 16 e 17 de agosto, a partir de 19h, no Teatro José Maria Barra. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Ingressos Antecipados: Livraria Alternativa
Direção Cênica: Eduardo Lima
Adaptação: Josefa Beatriz e Murilo Limma
Direção do Coro e Direção Geral: Josefa Beatriz
 ----------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
EVACIRA CORASPE APRESENTA O PROGRAMA
MOVIMENTO, DIRETO DO SALÃO NOBRE
(Divulgação)
O PLENÁRIO QUE É UMA OBRA DE ARTE
*Texto: Evacira Coraspe
Salão Nobre  do Paço Municipal Major Eustáquio, sede do Poder Legislativo de Uberaba, volta a sediar as sessões ordinárias e extrordinárias dos vereadores.
O espaço foi restaurado por Adriano Luis de Souza e sua equipe. 
Os procedimentos de  restauro (de toda a Câmara Municipal de Uberaba) iniciaram-se em 2005, por iniciativa do então presidente Tony Carlos.
Trabalhos no estuque formam painéis geométricos com florões, figuras zoomorfas com cabeças humanas, florões, anjos, motivos vegetais.
Destacam-se os dois painéis pintados no sentido transversal do salão, denominados Árvore do Choro e Princesa do Sertão.
Em algumas partes dos elementos foram detectadas ações de repintura, que retornaram à originalidade, tanto nas cores, quanto na estética.
Na pintura Princesa do Sertão, por exemplo, os restauradores descobriram a figura de bois debaixo de várias camadas de tinta. Consta que,  os bois "desaparecem" do painel a pedido do Executivo da época.
O carpete que existia no local foi retirado e o piso em madeira, com alguns detalhes, foi recuperado.
O espaço sempre foi destinado ao Plenário da Câmara, até 2006, quando o então vereador-presidente Tony Carlos transferiu os trabalhos para o atual espaço, na rua Manoel Borges, para restaurar o Salão Nobre, que após o restauro, ficou restrito a reuniões de pequeno porte e visitação pública.
*Evacira Coraspe é jornalista, presidente da Comissão de Revitalização, Cultura e Memória da Câmara de Uberaba, e editora e apresentadora do programa Movimento, gravado no Salão Nobre.

MOVIMENTO --- Com duração de meia hora, o programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 15h30, simultaneamente no Canal Câmara (canal digital 61.1 UHF) e na TV Universitária (canal 5). Também será reprisado às sextas-feiras, às 21h, na TV Universitária e às terças-feiras, às 13h30, no Canal Câmara.
Em pauta, temas relacionados à cultura, cidadania e responsabilidade social.
CHAVE DE OURO --- O Movimento foi aberto com entrevista do restaurador Adriano Luis de Souza, responsável pela restauração das pinturas parietais da Câmara Municipal, bem como de restauro de obras de arte, como telas que compõem o acervo da Casa. Entre elas, o Grito do Ipiranga e Retirada da Laguna, duas obras do pintor uberabense Reis Júnior.

A Câmara de Uberaba
"O 1º prédio da Câmara Municipal de Uberaba foi construído pelo Capitão Domingos da Silva e Oliveira às custas da população, em 1836, e inaugurado, em 1837, para sediar o Governo Municipal.
O sobrado passou por várias reformas, preservando suas características, tais como: proporção, número de pavimentos, estruturas e decoração interna. 
reformas datam de 1888, 1893, 1918, sendo que o prédio atual foi reinaugurado em julho de 1920. O arquiteto Luís Dorça modificou a antiga forma das edificações portuguesas para um estilo mais moderno. 
A planta do prédio é de autoria do engenheiro e arquiteto W. Brosenius.
O construtor foi Santos Guido, que introduziu as ordens civis modernas. 
No 1º prédio funcionaram as sessões da Câmara, do Júri, Juntas Municipais, de qualificações e outras de caráter público. 
Reuniam-se no seu salão os Colégios Eleitorais. Todas as autoridades judiciárias nele davam suas audiências. Em seu andar superior funcionava a Cadeia Pública."
(Fonte: Arquivo Público de Uberaba) 

"Em julho de 1902, escreveu Antônio Borges Sampaio:
"Está situado este edifício, de dois pavimentos, no Largo da Matriz (hoje Praça Rui Barbosa), canto da Rua Municipal (Manuel Borges, atualmente), ao lado esquerdo do Jardim Público. 
construído em 1837 às expensas dos povos, sob a administração do Capitão Domingos da Silva e Oliveira; reconstruiu-se em 1888 e deu-se-lhe a ornamentação exterior, que atualmente tem, em 1893. 
Nele funcionou o Júri e celebraram-se as audiências do foro até 1888, servindo o pavimento inferior até então de prisões dos réus e detenções policiais. 
Atualmente serve para a Câmara Municipal celebrar suas sessões, ter sua secretaria e arquivos; servindo também para atos de ordem política, festividades históricas e literárias; muitas vezes se exibem nele concertos artísticos, reuniões populares etc. 
É vasto, modestamente bem ornado, o seu salão nobre. 
No pavimento térreo está estabelecida a sub-administração dos correios, desde 6 de dezembro de 1894'. 
velho Paço Municipal foi demolido, em 1918, na administração do Dr. Silvino Pacheco de Araújo. 
Ergueu-se, em seu lugar, o atual Palácio Municipal, construído em 1918-1919 por Santos Guido, arquiteto ilustre, homem a quem Uberaba deve uma soma imensa de serviços e de benefícios. 
O projeto primitivo é de autoria do Dr. Pujol, arquiteto paulista. Toda a construção, inclusive o belíssimo e artístico forro do salão nobre, foi realizada por Santos Guido."
(JOSÉ MENDONÇA, 1974, p. 70)
Referências Bibliográficas
ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA. Documento fotográfico. Folha 24, 2001.
MENDONÇA, José. História de Uberaba. Edição Academia de Letras do Triângulo Mineiro, 1974

Monsenhor Ignácio Xavier da Silva
Gestões de agente executivo
1916 a 1920 – 1921 a 1922
- O prédio da Câmara foi demolido (1918) e novo prédio foi inaugurado, no mesmo local (1920) em cujas paredes internas Vicente Corcione e Rodolfo Mosello pintaram o painel Uberaba, Princesa do Sertão.

Galeria da Câmara de Uberaba
Filiado ao partido conversador, monsenhor Ignácio Xavier da Silva era uma figura de destaque no Império e uma liderança política em sua Província – Goiás.
Abandonou temporariamente a carreia parlamentar e passou atuar como clérigo.
Em 1896, a sede da Diocese de Goiás transferiu-se para Uberaba.
Acompanhando o bispo diocesano, dom Eduardo Duarte Silva, monsenhor Ignácio passou a residir na cidade e foi investido nos cargos de vigário-geral e provedor (equivalente a administrador financeiro) do bispado.
No mesmo ano, elegeu-se vereador e iniciou sua colaboração com os periódicos: Jornal de Uberaba, Lavoura e Comércio, Gazeta de Uberaba.
Substituiu Silvino Pacheco de Araújo por diversas vezes.
Em uma delas, como vice-presidente da Câmara, assumiu o cargo de agente executivo. Posteriormente, o agente executivo João Henrique Sampaio Vieira da Silva renunciou ao cargo e o monsenhor assumiu a cadeira pela segunda vez.
Faleceu em 8 de outubro de 1929 no Rio de Janeiro.
(Texto: Câmara Municipal de Uberaba)

DECRETO DE TOMBAMENTO
(Instituto Estadual do Patrimônio Público e Artístico de Minas Gerais/IEPHA-MG)
Paço Municipal de Uberaba
Endereço: Praça Rui Barbosa, nº 2
Estilo de construção: Eclético
O primeiro prédio do Paço Municipal foi construído pelo Capitão Domingos da Silva e Oliveira, em 1836, e inaugurado, no ano seguinte. Em 1888, foi reconstruído, e, novamente demolido, em 1918.
A inauguração do prédio atual aconteceu, em 1920. Nele, o arquiteto Luis Dorça modificou as formas antigas, de acordo com o estilo eclético. A planta do prédio foi desenhada pelo engenheiro e arquiteto Brosenius e construída por Santos Guido.
O estuque do Salão Nobre
foi executado pelo italiano Carlos Machi. As pinturas do Salão e da Sala da Presidência são de autoria dos italianos Vicente Corcione e Rodolpho Mosello.

CENAS DE UMA RESTAURAÇÃO
(Cantaria Conservação e Restauro)

Restauração do forro e pinturas parietais
Pintura sobre reboco e gesso
 Paço Municipal Major Eustáquio/Uberaba
 Setembro de 2006









----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário