16 de agosto de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

Plenário do Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento do mensalão, enquanto Roberto Gurgel
se despede da chefia do Ministério Público.   (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

----------------------
"Sem sombras de dúvida a história o reconhecerá como um dos mais atuantes procuradores-Gerais da República, que soube conduzir o Ministério Público com responsabilidade, independência e honradez”.
_ Declaração feita à coluna CONTA-GOTAS...Notícias pelo coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro/Uberaba, José Carlos Fernandes Junior, se referindo a Roberto Gurgel, que acaba de concluir sua gestão à frente do Ministério Público da União
-------------
MENSALÃO VOLTA À CENA; ACUSADOR SAI DE CENA
Até 15 de agosto, procurador-Geral da República e representante do Ministério Público no Supremo Tribunal Federal – STF, Roberto Monteiro Gurgel deixa para sua substituta interina, a subprocuradora da República Helenita Acioli, a função de continuar acompanhando o julgamento da Ação Penal 470 – mais conhecida por mensalão. Caberá à presidente Dilma Rousseff (PT) indicar o substituto de Gurgel, cujo nome terá que passar pelo crivo do Senado Federal.
PT EM DOSE DUPLA
Indicado para um primeiro mandato pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e em seguida por Dilma Rousseff para um segundo mandato, Roberto Gurgel assumiu sua participação no julgamento do mensalão quando seu antecessor Antônio Fernando de Souza já havia denunciado 40 pessoas no inquérito do mensalão. Entre elas, estavam o ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (sem partido atualmente) e o ex-presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento – Codau, José Luiz Alves (atual presidente do PSL/Uberaba).
A VOLTA DO MENSALÃO
Roberto Gurgel – que defendeu a denúncia e pediu a prisão dos condenados, se despediu em alto estilo. Teve a chance de participar, dia 14 de agosto, da retomada do julgamento do mensalão no plenário do Supremo. Na etapa atual, os ministros do STF estão julgando os recursos apresentados pelos 25 condenados na etapa anterior – ocorrida de agosto a dezembro de 2012. Obviamente, Anderson Adauto e José Luiz Alves não estão na fase atual, já que foram absolvidos pelo STF no ano passado.
PEDIDO DE PRISÃO --- Ao deixar a sede do Supremo, após discursos elogiosos feitos pelos ministros, Roberto Gurgel conversou com a imprensa, reforçando que as acusações foram consistentes, e pedindo que o STF mantenha as condenações, neste período de análise de recursos. Dia 2 de agosto de 2012, ele abriu o julgamento dos acusados, com uma sustentação oral que passou das cinco horas de discurso. Após 53 sessões, o STF condenou 25, e Gurgel defendeu, então, a prisão dos condenados.
RECAPITULANDO
O entrevero judicial teve início em 2005, quando o deputado federal Roberto Jefferson (PTB/RJ) denunciou que parlamentares estariam recebendo dinheiro para votar favorável a projetos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2006, o inquérito policial chegou ao Supremo – que acolheu a denúncia, transformando assim, os acusados em réus. O ministro Joaquim Barbosa foi sorteado para relatar o processo, e não teve dúvida em confirmar as denúncias. Começou assim, um dos maiores espetáculos jurídicos do Brasil.

Lançamento da Conferência Municipal da Juventude    (Divulgação)
POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE EM FOCO
Com a sanção do Estatuto da Juventude, pela presidente Dilma Rousseff, ainda repercutindo, Uberaba se prepara para a 4ª Conferencia Municipal da Juventude, programada para 14 de setembro. “Este é o momento de debater as políticas públicas voltadas para a juventude, pois, com certeza, no atual governo municipal de Uberaba, os jovens têm voz e vez” – disse a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Ângela Dib, ao participar do lançamento oficial do evento de setembro.
CONFERÊNCIAS LIVRES --- A secretária convocou a juventude de Uberaba a se mobilizar ao longo deste mês de agosto, realizando conferências livres, que são os encontros preparatórios para a Conferencia Municipal da Juventude. Estes eventos extras podem ser realizados por qualquer cidadão, bastando que sejam cadastrados junto à Comissão Organizadora, e que tenham no mínimo 20 participantes. Manual e ficha de inscrição nas conferências livres podem ser acessadas no site da Prefeitura de Uberaba (

LEI ASSEGURA TRABALHO E PROFISSIONALIZAÇÃO PARA OS JOVENS
Estatuto da Juventude – recentemente sancionado pela presidente da República, estabelece direitos para pessoas de 15 a 29 anos. Com 48 artigos, a lei assegura à população dessa faixa etária: acesso à educação, profissionalização, trabalho e renda, além de determinar a obrigatoriedade de o Estado manter programas de expansão do ensino superior, com oferta de bolsas estudos em instituições privadas e financiamento estudantil.
REDES --- O texto da lei cria duas estruturas institucionais responsáveis por políticas públicas voltadas aos jovens: a Rede Nacional de Juventude, para fortalecer a interação de organizações formais e não formais de juventude, e o Sistema Nacional de Juventude – Sinajuve, com seus respectivos subsistemas, cuja composição, financiamento e atividades serão regulamentados pelo Executivo.

QUASE 80 MIL UBERABENSES SE ENCAIXAM NO ESTATUTO
Mais de 26% dos habitantes de Uberaba se encaixam no Estatuto da Juventude
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, realizado em 2010 e usado como referência pelas instituições oficiais, o Brasil tem 51,3 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos de idade, representando 26,9% da população nacional.
NÚMEROS OFICIAIS --- Em Uberaba, o censo detectou 78.254 jovens, o que significa 26,43% da população registrada em 2010, que era de 295.988 habitantes.
Deste público entre 15 e 29 anos, 39.784 são do sexo masculino, e 38.470 do sexo feminino.
E ainda: 76.822 eram moradores na zona urbana. Ou seja, o IBGE localizou 1.432 jovens entre 15 e 29 anos de idade residindo na zona rural.
DESTAQUES --- Alguns dados se destacam entre os números do censo de 2010. Eles indicam, por exemplo, que 555 jovens entre 15 e 29 anos nunca frequentaram creche ou escola em Uberaba. E mais: que 3.411 possuem alguma deficiência – visual, auditiva, motora ou mental/intelectual.
ESTIMATIVA --- Levando em conta que o índice tenha se mantido em 26,43%, então seriam hoje, 79.983 jovens nesta faixa etária. É que a população estimada pelo IBGE em 2012 alcança 302.623 pessoas.
-----------------
DE OLHO NO FUTURO --- Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças,
de Campina Verde, visitam a Universidade de Uberaba - Uniube    (Divulgação)
---------------------
PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE UBERABA VÃO RECEBER PISO NACIONAL
Acaba de ser protocolado na Câmara de Vereadores, o projeto de lei complementar 09/2013, de autoria do prefeito Paulo Piau (PMDB), “que institui o piso salarial para os profissionais do magistério público municipal da educação básica”.
O projeto – segundo a mensagem anexa, explica que o reajuste tem o objetivo de cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal, que confirmou a constitucionalidade da lei federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, fixando o piso salarial nacional para os profissionais da educação pública.
RETROATIVO --- Outra informação importante no projeto enviado à Câmara é que o reajuste será retroativo a janeiro de 2013. O prefeito faz questão de ressaltar que a iniciativa não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que – segundo ele, a liberação do piso nacional não vai atingir o limite prudencial de despesas com pessoal do município.
Em 2013, o piso salarial do magistério para 40 horas semanais é de R$ 1,567 mil.
PARA TODOS ---- De acordo com a lei – avalizada pelo STF, o piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.
QUEM SÃO ---- Por profissionais do magistério público da educação básica a lei entende aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional.
OUTRAS JORNADAS --- Ainda de acordo com a lei, os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor do piso nacional.

RESIDÊNCIAS PREJUDICADAS POR ALAGAMENTO SERÃO ISENTAS DE IMPOSTO
Notícia boa para os moradores do Condomínio Edifício Pantheon, localizado na rua Episcopal, 649, no bairro Mercês. Sete residências estão sendo isentadas do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Objetivo é amenizar o prejuízo sofrido por eles no dia 29 de março de 2011, quando as casas foram alagadas pelas chuvas. Houve queda do muro, perda total de veículos, perda do portão, problemas elétricos e hidráulicos, entre outros danos – somando prejuízos de mais de R$ 60 mil.

Brazil led the standings with four gold medals at boccia’s 2013 BISFed
Americas Cup in
Kansas, USA. (Jeffrey M. Klepac)
DE UBERABA PARA O MUNDO
A legenda acima (Brasil liderou a classificação com quatro medalhas de ouro de bocha 2013 na Copa América, em Kansas, EUA) ilustra a foto de Jeffrey M. Klepac no site oficial do Comitê Paralímpico Internacional (The International Paralympic Committee). Sentado à frente, 1º à direita na foto, e rindo de orelha a orelha está o atleta José Carlos Chagas de Oliveira, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu.
DESTAQUE ...
Por sinal, a matéria sobre a Copa América de Bocha, publicada pelo site oficial do Comitê Paralímpico Internacional (www.paralympic.org) e repercutida em tudo quanto é site e jornal especializados do mundo, não poupa elogios e destaques para José Carlos Oliveira. “Brazil’s Jose Carlos Oliveira just missed out on a medal at London 2012, but he was able to pick up gold in the individual BC1 event in Kansas…”, diz a reportagem, lembrando que o atleta perdeu a medalha de ouro nas paralimpíadas de Londres, em 2012, mas depois disso só tem somado vitórias.
...INTERNACIONAL
A notícia informa que, além das duas medalhas conquistadas na Copa América de Bocha 2013, José Carlos saiu do Torneio Internacional Paralímpico de Bocha, em Montreal/Canadá – de 26 a  30 de abril de 2013, com duas medalhas de ouro, das cinco conquistadas pelo Brasil. Detalhe: José Carlos é treinado, há vários anos, pela técnica da Adefu, Janaína Pessato Jerônimo.
DELEITE...
Vale destacar alguns trechos da matéria divulgada no site internacional...
_“Brasil liderou com quatro medalhas de ouro ...Canadá pegou três... Jogadores da Argentina, México e Estados Unidos também ganharam medalhas”...
_“Apesar do Canadá ser o favorito ...  José Carlos Oliveira do Brasil pegou o ouro na prova individual BC1 ... quando derrotou o mexicano Eduardo Ventura, por 4 a 1, enquanto o canadense Hanif Mawji ganhou o bronze contra o experiente argentino Mauricio Javier Ibarbue, 4 a 1”...
_“Brasil teve uma vitória surpreendente e ganhou medalha de ouro em equipe... e a Argentina conquistou a prata... Mais uma vez, o Canadá, que era tido como favorito para o ouro, teve que se contentar com o bronze”... Detalhe: José Carlos Oliveira também fez parte da equipe medalha de ouro.
INSPIRAÇÃO
Sediado em Bonn, na Alemanha, o Comité Paralímpico Internacional é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundado em 1989 para os desportos de elites destinados a atletas com deficiências. Sua missão é trabalhar para que os atletas paralímpicos possam alcançar a excelência esportiva e inspirar o mundo. A estrutura do CPI é feita de representantes de 162 Comitês Paralímpicos Nacionais (inclusive o do Brasil); quatro Organizações Internacionais para o Desporto destinado aos deficientes; cinco organizações regionais, e seis federações internacionais de esporte.

Derrubada das árvores Flamboyant revoltou muita gente    (João Eurípedes Sabino)
EMPRESA QUE MOTIVOU DERRUBADA DE ÁRVORES RARAS “DESAPARECEU”
Tremenda encrenca no fechamento de 2012 – novembro/dezembro, eis que volta à tona a polêmica da derrubada de mais de 30 árvores Flamboyant em plena floração, e vários Eucaliptos, que enfeitavam a sede da antiga fábrica Botinas Zebu, em terreno localizado entre as ruas Donato Cicci, Antônio Campos Sobrinho e Edmundo Borges de Araújo, no bairro São Benedito – em frente ao Terminal Rodoviário.
CADÊ O REPLANTIO?
O engenheiro, perito, escritor e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino, está cobrando o replantio das árvores como foi prometido pelo governo Anderson Adauto (sem partido), para livrar-se das punições por crime ambiental. “Passado todo esse tempo, nenhuma árvore foi replantada, conforme prometeu a Secretaria do Meio Ambiente num banner que ainda tremula junto ao alambrado” – lamenta ele.
CADÊ A EMPRESA?
João Eurípedes lembra que o “bosque” foi sacrificado em nome do desenvolvimento de Uberaba, já que o prédio seria reformado para abrigar um call center (uma grande central de atendimentos). “Sabe o que aconteceu?” – questiona ele, revoltado. E dá a resposta: “A empresa fechou ou mudou de endereço, pois o prédio está simplesmente abandonado”.

Abrem a cidade; facilitam as coisas para que se instalem empresas visando 
a proporcionar empregos; fazem concessões absurdas 
(inclusive autorizam desmatamentos), e depois, com raras exceções, 
não fiscalizam nada, não exigem o retorno por parte destas empresas. 
Onde está o nosso Ministério Público? Onde está a Secretaria de Meio Ambiente? 
Às vezes me bate o sentimento de que estou vivendo na cidade errada, num tempo errado...
Desculpem-me pelo desabafo... Ele é movido pelo amor à minha terra.
_João Eurípedes Sabino
 ---------------

PRA IR DE TÁXI---Leitor de CONTA-GOTAS...Notícias pede que a Prefeitura de Uberaba fiscalize os serviços de táxi na cidade. Diz que em finais de semana – mais precisamente sextas-feiras e sábados, a partir das 22h30, os telefones ou não são atendidos ou estão sempre com sinal de ocupados. E quando se consegue falar, o tempo de espera de um veículo nunca é menor que uma hora. Além da fiscalização, o leitor sugere reuniões com os representantes das centrais, pra exigir que adotem serviços de qualidade, e até cursos de orientação para os taxistas.
------------
---------------
FUNDAÇÃO CULTURAL AGITA FINAL DE SEMANA
Sábado, dia 17, tem a 2ª edição do Calçadão Cultural, com Flavinho e outras atrações. A  partir das 11h, no Calçadão da Arthur Machado.
E domingo tem Fernando Borges e Trio Toca Coltrane, no Domingo na Concha. A partir das 11h, na Concha Acústica, praça Afonso Pena.

MUNDO CÃO --- Destruição e tentativa de destruição de medicamentos/vacinas sob a guarda da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba – fato que se repetiu no último final de semana, não tem jeito de vandalismo...Mais parece coisa preparada, com motivação de ódio. 1 – Autor ou autores arriscam tudo nestas ações. 2 – O autor ou autores não se importam sequer com o fato de que a destruição de medicamentos/vacinas da rede pública atinge a população mais pobre da cidade.
---------------
“RECUAR?? SÓ SE FOR PRA 
PEGAR IMPULSO!”
_Franco Cartafina, vereador de primeira viagem, 1º secretário da 
Câmara de Uberaba, presidente do PRB/Jovem de 
Minas Gerais, em seu mural no Facebook
 ---------------

--------------
REDE MUNICIPAL DE UBERABA OFERECE MAIS DE 500 VAGAS EM CONCURSOS PÚBLICOS
Servidores do Codau recebem, além do salário, um tíquete-alimentação no valor de R$ 383, e plano de saúde subsidiado 
CONCURSOS
 (Versão 1)
Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, publicou edital de abertura de concurso público para preencher 95 vagas nos níveis fundamental, médio e superior. Inscrições começam dia 14 de outubro,e terminam dia 14 de novembro de 2013. Pela Internet: (www.makiyama.com.br/codau). As provas vão acontecer em janeiro e o concurso será homologado em abril de 2014.
CARGOS E OUTROS
Analista de saneamento
Curso superior
Taxa de Inscrição: R$ 45
Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Ambiental, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Elétrica.
Salário: R$ 3.041,73 mil
Agente de Saneamento
Ensino médio
Taxa de inscrição: R$ 29,50
Técnico em Contabilidade, Desenhista Cadista, Técnico em Química, Topógrafo, Auxiliar Administrativo, Técnico em Edificações, Técnico Ambiental, Técnico em Automação e Técnico em Segurança do Trabalho.
Salário: R$ 1,265 mil
Oficial de serviços de saneamento
Ensino fundamental completo
Taxa de inscrição: R$ 9,50
Eletricista Industrial, Mecânico Industrial, Torneiro, Mecânico de Veículos Linha Pesada, e Eletricista de Auto, e Leiturista (ensino médio)
Salário: R$ 1.058,85 mil
Assistente de Serviços de Saneamento
Ensino fundamental incompleto
Taxa de inscrição: R$ 9,50
Operador de máquina retroescavadeira, Pedreiro I, Motorista II, Pintor de Construção Civil e Auxiliar de Ofício.
Salário: R$ 885,98
Concursos
(Versão 2)
Estão abertas as inscrições para o concurso público que objetiva preencher 430 vagas na Prefeitura de Uberaba. Também envolvem cargos para ensino fundamental, médio e superior. Só pela Internet: (http://www.gestaodeconcursos.com.br). As vagas são de agente de fiscalização; agente governamental; analista governamental; analista de serviços educacional; professor da educação básica; educador infantil; especialista pedagógico.
Inscrições acontecem até às 19h do dia 30 de agosto de 2013.
Os valores da taxa são de R$ 29,50 para nível médio e R$ 45 para nível superior.
PROVA E CARGOS --- Os candidatos farão a prova objetiva dia 20 de outubro, com previsão de o resultado ser homologado no início de dezembro. Os aprovados devem ser convocados em 2014.
Concursos
(Versão 3)
E a Câmara Municipal começou a convocar os aprovados em concurso realizado há mais de dez anos e que se encontrava “preso” na Justiça. Os aprovados devem ficar de olho no Porta-Vox, o jornal virtual/oficial do município: (www.portavozuberaba.com.br).
--------------
--------------
DILMA ROUSSEFF CONFIRMA INVESTIMENTO BILIONÁRIO PARA UBERABA
Uberaba volta a ocupar espaços importantes em praticamente todos os jornais do Brasil... A presidente Dilma Rousseff em Ribeirão Preto (SP), a construção de uma fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba. Ela esteve naquela cidade para inaugurar um etanolduto.
NA DISPUTA --- Vale lembrar que o pessoal de São Paulo tinha todos os motivos pra estar ansioso quanto a uma declaração de viva-voz da presidente. É que duas cidades paulistas estavam oficialmente na briga: Ribeirão Preto e São Carlos. 
NÃO CONVENCEU --- O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB), chegou a justificar, em entrevistas à imprensa nacional, que, “em vez de gastar R$ 750 milhões com um gasoduto em Uberaba, para atender à fábrica, ela deveria ser construída em São Carlos, onde já existe gás suficiente”...
IMPACTO --- O certo é que a declaração foi repercutida em dezenas de jornais, sites e blogs de todo o Brasil.
Confira o que disse Dilma Rousseff, assim que desembarcou no aeroporto de Ribeirão Preto, e foi questionada sobre o assunto por emissoras de rádio:
_"A Petrobras optou por Uberaba, primeiro porque a cidade é um polo na produção de rocha fosfática. E, como ela tem esse polo, na produção do fertilizante que usa amônia como matéria-prima, a rocha fosfática é muito importante. Além disso, nós consideramos que a região de Minas Gerais vai atender a demanda de Minas, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e uma parte de São Paulo, e são regiões responsáveis pelo consumo de cerca de 75% de amônia produzida”.
E disse ainda:
_"É muito mais barato transportar o gás por duto do que colocar amônia e transportar por caminhão. É muito mais barato. É por isso que foi usada essa localização. Isso sem prejuízo de tudo que pode ainda ser atrativo aqui em São Paulo em outras fábricas. Foi opção do governo federal colocar em Uberaba”.
MORAL DA HISTÓRIA ---- A imprensa paulista – principalmente, não teve dúvida em considerar a declaração da presidente uma “derrota” para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que estava lá, escutando tudo, com as orelhas que a terra há de comer... O governador estava fazendo das tripas o coração pra conquistar a fábrica, apesar de o seu colega de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ser do mesmo partido. 

OU TUDO OU NADA
PMDB/Uberaba está fazendo o (re)cadastramento dos filiados. “Tem até gente que já morreu e gente que se mudou de Uberaba que continuam na lista” – diz um peemedebista, tentando convencer de que o objetivo do recadastramento não é dar um chega pra lá na turma ainda apaixonada pelo ex-prefeito Anderson Adauto. Em todo caso, vale lembrar: só serão válidas as filiações que forem confirmadas pessoalmente no recadastramento.

Presidente do SSPMU,  Luís Carlos, participou da reestreia da Câmara no plenário histórico. Uso do
local será temporário, até que se concluam as obras de reforma do plenário atual    (Divulgação)
Gratificação --- PROJETO DEFENDIDO PELO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE UBERABA É APROVADO
Câmara aprova gratificação de incentivo à qualificação do servidor
Primeira reunião da Câmara Municipal de Uberaba no retorno ao plenário histórico, foi movimentada por projeto do Executivo, regulamentando os incentivos destinos à qualificação dos servidores da Prefeitura.
INCENTIVOS --- O concursado com curso de aperfeiçoamento terá um incentivo de 10% no seu salário; o curso de especialização vai render 15%; o mestrado vai propiciar 30% a mais, e o doutorado, 50%. Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, quer agora, que o benefício seja concedido também aos servidores da Câmara.
MELHOR QUE A ENCOMENDA --- Após acompanhar a votação em plenário, o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, reconheceu que  o projeto “ficou melhor do que o esperado”, já que os vereadores apresentaram emendas importantes, tipo a que não fixa horas para conceder a gratificação

Djalma Santos sorteava cestas básicas no Bem de Rua, Bom de Bola para incentivar as
crianças. Mais de 4.000 chegaram a participar da "escolinha"   (Acervo: Secretaria de Esporte e Lazer)
DESTAQUE DO CADERNO DE ESPORTES DO JORNAL ESTADÃO...
Ministério do Esporte se comprometeu em apoiar a construção do Memorial Djalma Santos em Uberaba, onde ele residia antes de morrer no mês passado. Em reunião em Brasília foi apresentado o projeto, que custará R$ 6 milhões e ficará onde Djalma Santos ensinava crianças através do projeto "Bem de Rua Bom de Bola". O local terá mostras fotográficas e os troféus do lateral-direito, além de outros objetos.
A instalação do memorial foi tema de audiência entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o prefeito uberabense Paulo Piau, além de outras autoridades. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Cultural de Uberaba e busca preservar a memória do jogador que fez história no futebol mundial. Sumayra Oliveira, presidente da fundação, disse que o ministro aprovou a ideia e prometeu apoiar sua realização, informação confirmada pela assessoria do ministério.
HISTÓRIA --- Bicampeão mundial, Djalma Santos, morreu no dia 23 de julho deste ano. Considerado um dos maiores jogadores da história, ele conquistou as Copas de 1958 e 1962 pela seleção brasileira. Ele vivia em Uberaba há 35 anos e, segundo o prefeito Paulo Piau, o memorial preservará a sua história. "Esse material é muito importante também para a história do esporte e do país", analisa. 
--------------
------------
UMA VIOLA PUXA A OUTRA...A CATIRA FEMININA TAMBÉM...
Promotor e divulgador cultural e eterno apaixonado por catira e viola, o empresário (Casa do Folclore) Gilberto Rezende postou imagens no Youtube do primeiro grupo de catira feminino de Uberaba. Ele contou que, na década de 1980, com o apoio de Manoel Teles, então professor de catira da Fundação Cultural de Uberaba, o grupo foi criado, com a participação de jovens funcionárias da empresa de reflorestamento Triflora e da fábrica de plástico Plastiminas, que se uniram para bancar o projeto.
“Com o tempo, as moças foram se casando, formando famílias, o que tornou impossível a manutenção do grupo” – lamenta Gilberto Rezende.
O documentário postado no Youtube, com repercussão no mural do Grupo da Difusão da Cultura, no Facebook, faz parte do acervo da Casa do Folclore.
Pra conferir: http://www.youtube.com/watch?v=iBG8jRjj-ZA

Filhas e netas de violeiro seguem a tradição (Foto: Rúbio Marra)
GERAÇÃO POR GERAÇÃO
O domínio feminino
Mas existem quem procura preservar este espaço. A família do produtor rural Paulo Cury – líder do Grupo de Catira Geração Por Geração, oferece um espetáculo à parte.
O grupo é formado por três filhos – duas mulheres e um homem, e por três netas.
Sem contar a esposa, dona Irnalda, 71 anos, que não canta e não dança, mas é imprescindível – segundo revela a filha Maria de Fátima Ribeiro Cury, puxadora de palmas.
Segundo ela, a mãe é “cuidadora e incentivadora”.
Mas, Fátima não é toda orgulhosa só da mãe. Também expõe sua parte corujice ao contar que a filha de 16 anos, é catireira de mão cheia.
Fátima diz que tentou ser violeira para herdar o lugar do pai, que toca e canta “na afinação da catira”, mas, infelizmente não conseguiu. Seu dom é mesmo pra dançar no tablado.

VIOLEIROS --- O problema – segundo lamentam os atuais catireiros, é que está faltando violeiro de moda e de catira no mercado. Hoje, em Uberaba, três nomes se destacam – Vinícius Teles e seu irmão, José Rezende, o Negrinho – do Grupo de Catira Revelação, e que levaram o 1º lugar no festival 2013; e Paulo Cury – o presidente do Grupo de Catira Geração Por Geração

Danyel Reis & Igor Cunha: o futuro da viola     (Divulgação)
ADOLESCENTES GRAVAM MODA DE VIOLA
E vem aí, uma nova dupla – com todos os ingredientes pra fazer muito sucesso. Danyel Reis & Igor Cunha gravam seu primeiro DVD dia 18 de agosto, às 10h, com um repertório de música popular brasileira – incluindo sertaneja de raiz, da mais alta qualidade.
REVELAÇÃO --- Igor Cunha já tem história pra contar – ou melhor, pra cantar e dançar. Ele integra o Grupo de Catira Revelação – que durante o 2º Festival Nacional de Catira realizado em maio, em Uberaba, na Casa do Folclore, simplesmente levou dois prêmios: de Revelação e Melhor Grupo.
Danyel Reis tem 17 anos, e Igor Cunha tem 16.
----------------
---------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
1953: Inauguração do conjunto de refletores do Estádio Boulanger Pucci - antiga "casa" do Uberaba Sport Club, teve jogão com o Palmeiras

Em disputa que marcou a inauguração do sistema de refletores do estádio Boulanger Pucci, o Colorado enfrentou o Palmeiras. Antes do jogo, o sistema de iluminação foi benzido pelo então bispo de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves Amaral, acompanhado pelo eletricista Ângelo Bevilacqua. A partida aconteceu em 24/11/1953 e terminou com a vitória da equipe paulista por 3x2. O juiz da partida foi o folclórico Nenê Mamá, que não marcou um gol supostamente legítimo anotado por Táti, alegando não ter visto o lance. As imagens foram cedidas pelo Arquivo Público Municipal de Uberaba.

-----------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário