22 de agosto de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

Enerson Cleiton registra as horas que antecederam a derrubada do imóvel; Art Jovem Cartões e Panfletos mandou foto logo depois da derrubada. A fachada agora, também corre o risco de ir ao chão



LOJAS AMERICANAS QUEREM DERRUBAR FACHADA DO LAVOURA&COMÉRCIO; CONSELHO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NEGA O PEDIDO
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba negou, por unanimidade, a construção das lojas Americanas "no limite da fachada frontal do antigo jornal Lavoura & Comércio". O terreno fica na rua Vigário Silva e não é tombado pelo patrimônio histórico, mas o imóvel que abrigou o jornal por 104 anos integrava a lista dos bens inventariados. Para conseguir derrubar o prédio, o comprador do imóvel, o empresário uberlandense Carlos Sabbag, fez um acordo com o Conselho. Prometeu não derrubar a fachada do antigo jornal.
CONFIRMAÇÃO
Em entrevista exclusiva, concedida pelo telefone, e publicada na edição de 11 de maio de 2012, em  CONTA-GOTAS...Notícias, o empresário confirmou que fez o acordo com o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico, e anunciou que o futuro prédio iria abrigar um grande empreeendimento. Entretanto, ao ser questionado - apesar de não negar, ele não admitiu que seriam as lojas Americanas. Agora, os conselheiros, não apenas confirmam que o imóvel vai receber uma unidade da loja, como também detalham que o acordo prevê um recuo de três metros entre a fachada (ainda preservada) e a construção do novo prédio.
Enerson Cleiton registra a cerca de arame farpado; Sérgio Henrique mostra o portão que substituiu a cerca
INCÔMODO
Desde maio de 2012, o terreno está vago, cercado por um portão (chegou a ser cercado por arame farpado), e à espera das obras de um novo imóvel. O empresário de Uberlândia arrematou o imóvel do antigo Lavoura&Comércio por R$ 1,7 milhão - dinheiro este, que, em sua quase totalidade, foi usado no acerto com os ex-empregados do jornal, que reivindicavam o pagamento através da Justiça do Trabalho.

PREFEITO DE TEÓFILO OTONI TEM 60 DIAS PARA DECIDIR SE ASSUME VAGA DE DEPUTADO ESTADUAL
Enquanto isso, o vereador de Uberaba, Tony Carlos, e a presidente da Supra, mais os amigos e os inimigos, ficam na expectativa
Foto de Getúlio Neiva que abre seu mural 

Última postagem do prefeito de Teófilo Otoni - jornalista Getúlio Neiva, em sua página no Facebook aconteceu dia 20 de agosto, justamente na data (madrugada) em que morreu, vítima de câncer, o deputado estadual José Henrique, que acabou deixando uma tremenda polêmica pra trás. Neiva - que não fala nada sobre o assunto na rede social, disputa a vaga com o vereador e jornalista Tony Carlos, líder do prefeito de Uberaba, Paulo Piau na Câmara Municipal. Detalhe: o PMDB é a legenda de todos os citados.
EXPECTATIVA HITCHCOCKIANA
O certo é que Tony Carlos e a presidente da Sociedade Uberabense de Proteção ao Animal - Supra, Denise Max (PR), e seus respectivos amigos, aliados e inimigos e adversários, vivem um suspense cinematográfico, provocado pelo prefeito de Teófilo Otoni, que está dando indicações, a torto e a direito, de que pretende esgotar seu prazo para dizer se fica no cargo ou se deixa a prefeitura para assumir cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O MESTRE
Descobre-se desta forma, que o cineasta inglês, sir Alfred Hitchcock, não foi o mestre do suspense. Mestre mesmo, é o prefeito de Teófilo Otoni - cidade com 135.549 habitantes e localizada a quase mil quilômetros de Uberaba, mas que, de uma hora pra outra, entrou na vida uberabense com força total.
DOSE PRA ELEFANTE!
O suspense é que, só depois desta decisão - e se ele disser não, é que a Assembleia Legislativa deve convocar o próximo suplente de José Henrique: o vereador Tony Carlos, 12º colocado do PMDB entre os candidatos a deputado estadual em 2010. E de quebra, a suplente de Tony Carlos fica na dependência da mesma decisão. Denise Max é a 12ª colocada nas eleições para vereador em 2012.
E NA ASSEMBLEIA...
Publicação - nesta quarta-feira, 21 de agosto, no site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, diz que a Casa tem até hoje para convocar o suplente de José Henrique. E mais: diz com todas as letras que o 1º suplente "é o atual prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, que terá 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para decidir se assume ou não a vaga de deputado estadual".
A 2ª ETAPA
A mesma notícia divulgada pelo site da Assembleia diz que, "no caso de desistência de Neiva, a convocação é imediata para o 2º suplente, Antônio Carlos Silva Nunes (conhecido como Tony Carlos)".

Marilda Ribeiro em manifestação em defesa das mulheres   (Divulgação)
PT PERDE FILIADA HISTÓRICA
Se no PMDB/Uberaba a quentura da hora é a suplência de deputado estadual, no PT/Uberaba a fervura fica por conta da desfiliação de uma histórica filiada: Marilda Ribeiro Resende. A ex-presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação - SindUte/Uberaba, duas vezes vereadora, ex-coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, e atual subsecretária Municipal de Educação está pulando fora do petismo e levando dezenas de seguidores com ela.
FORA DO LANCE
Nas eleições de 2012, Marilda tinha certeza absoluta de que seria a candidata a prefeita de Uberaba, mas a direção do PT optou pelo deputado estadual Adelmo Leão - que saiu das urnas em 3º lugar, e portanto, ficou fora do 2º turno. Com mais votos do que Adelmo em eleições que disputou vaga de deputada, Marilda foi descartada em meio a muita polêmica e guerrinha de nervos.

CANDIDATURA EXTRA
E por falar em Adelmo Leão, ele é um dos candidatos a 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa - cargo que era ocupado por José Henrique. Adelmo é o 3º vice, e de acordo com informações da Casa, o substituto de José Henrique na mesa diretora tem que ser eleito até dia 30 de agosto.

COISAS DE CINEMA ---
Poderes Executivo e Legislativo de Uberaba entram em acordo sobre a proposta de obrigatoriedade de projeções cinematográficas com informações sobre o combate à pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Aprovado pela Câmara e vetado por  Paulo Piau - por inconstitucionalidade, o projeto retorna agora, assinado pelo próprio Paulo Piau. É que a matéria em questão é de competência do Executivo.
Mário Palmério (Divulgação)

JUSTIÇA SEJA FEITA ---
Tony Carlos anunciou em seu programa na rádio Transamérica, que Uberaba está prestes a fazer justiça no que se refere a homenagear um dos "filhos" mais ilustres de todos os tempos. "O prefeito e eu conversamos e chegamos a um nome para a avenida que será aberta e vai interligar os bairros Beija-Flor e Alfredo Freire" - disse ele. De acordo com o vereador, a avenida - "que vai provocar uma grande melhoria na qualidade de vida dos moradores", se chamará Mário Palmério.
PERSONALIDADE
Mário Palmério nasceu em Monte Carmelo (1916) e morreu em Uberaba em 1996, aos 80 anos. Foi político (só na Câmara dos Deputados foram três mandatos); embaixador no Paraguai (nomeado pelo governo João Goulart); escritor (destaque para Chapadão do Bugre e Vila dos Confins); membro da Academia Brasileira de Letras (ocupou a cadeira de Guimarães Rosa); professor; fundador das faculdades de Odontologia (1947), de Direito (1950) e de Medicina (1953) – até chegar nas faculdades integradas, hoje Universidade de Uberaba - Uniube.
-------------------
POLO QUE INCOMODA 1
Apesar de não serem obrigados a votar, Uberaba tem 7.066 moradores analfabetos inscritos como eleitores - de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Eles representam 3,31% do total do colégio eleitoral do município, que, segundo as últimas estatísticas do TSE, envolve 213.039 pessoas. As informações do mês passado detalham que, dos eleitores analfabetos, 4.037 são mulheres, enquanto os homens somam 3.011.
POLO QUE INCOMODA 2
Uma outra informação também incomoda - principalmente se somada aos analfabetos. Nada menos do que 14.208 eleitores de Uberaba declararam que só sabem ler e escrever. Este universo representa 6,67% do total do eleitorado do município. Mais uma vez as mulheres aparecem no prejuízo. Elas são 7.527 pessoas, contra 6.646 homens.
POLO QUE INCOMODA 3
Se somados os números de analfabetos com aqueles que só sabem ler e escrever, eles totalizam 21.274 pessoas, e portanto, quase 10% do colégio eleitoral do município. Neste grupo, 11.564 são do sexo feminino, enquanto 9.657 são homens.
O POLO OPOSTO 1
No outro polo estão 13.470 eleitores com curso superior completo. São 6,32% do total. A exemplo do que acontece entre os analfabetos, as mulheres também são maioria entre aqueles que concluíram o ensino superior. Elas somam 7.847 contra 5.606 homens. As mulheres também levam vantagem entre o eleitorado que entrou na faculdade, mas não concluiu (seja porque deixou ou porque ainda está cursando). De acordo com o TSE, Uberaba tem 9.080 eleitores com curso superior incompleto - ou 4,27% do total do eleitorado. São 5.113 mulheres e 3.962 homens.
O POLO OPOSTO 2
Desta forma, se amargam um prejuízo entre os analfabetos e os que só sabem ler e escrever, de outro lado, as mulheres também levam vantagem entre os que ingressaram numa faculdade. Os eleitores que já terminaram uma graduação somados aos que possuem curso superior incompleto são 22.550 pessoas. As mulheres são 12.960 deste total, e os homens são 9.568.
FORA DOS POLOS 1
Entretanto, a maioria do eleitorado de Uberaba está fora dos polos opostos... Com ensino fundamental incompleto estão 69.745 eleitores, e portanto, 32,7% do total. Outros 18.590 (8,7%) concluíram o ensino fundamental.    Portanto, 88.335 ingressaram no ensino fundamental, somando assim, 41,4% de todo o colégio eleitoral de Uberaba.
FORA DOS POLOS 2
Dos 213.039 eleitores registrados em julho deste ano, 80.685 ingressaram no ensino médio - sendo que 36.185 já concluíram, enquanto outros 44.500 ainda não. Este grupo representa 38% do colégio eleitoral. A massa dos eleitores de Uberaba está portanto, entre os que ingressaram no ensino fundamental e os que concluíram o ensino médio - 79,4% do total. Os demais 20,6% estão distribuídos entre os dos polos opostos: os analfabetos e os que só sabem ler e escrever, e os que ingressaram na faculdade.

Paulo Salge retorna ao cargo de procurador-Geral  (Divulgação)
CADA ADVOGADO...
O termo reforma pode até ter passado longe do anúncio, mas, com certeza, as três alterações promovidas esta semana pelo prefeito Paulo Piau em cargos de 1º escalão indicam um início de adequação administrativa no governo municipal. E vale lembrar que, em um dos casos, ele atende a uma insistente reivindicação da Câmara Municipal: que fosse nomeado um assessor-Geral de Orçamento, cargo que estava vago. No final das contas, o prefeito uniu o útil ao agradável. Atende aos vereadores e designa para o cargo um expert no assunto: o advogado Mauro Umberto Alves.
...NO SEU QUADRADO
E Paulo Piau não poupou a máxima do "nome certo no cargo certo"...A vaga na Controladoria-Geral, aberta com a saída de Mauro Umberto Alves, passa para o advogado Paulo Leonardo Vilela Cardoso, um expert em controle interno administrativo. Fiscalizar e racionalizar é com ele mesmo! Para assumir as novas funções, Paulo Leonardo abriu vaga na Procuradoria-Geral, que estava sob seu comando. E daí, o prefeito escolheu outra vez, "um nome certo para o cargo certo". Trouxe de volta para o governo, o advogado Paulo Salge.
CO-RESPONSABILIDADE
Ex-todo poderoso na área jurídica dos governos Luiz Neto (1993/1996) e Marcos Montes (1997/2000 e 2001 até agosto de 2004), o advogado Paulo Salge retorna à Procuradoria-Geral com muita experiência e vitórias somadas ao longo de sua estada na função. E vale avisar aos demais navegantes: ele é defensor da co-responsabilidade na administração pública. Ou seja, entende que o chefe do Executivo não pode pagar sozinho quando erros são cometidos pela assessoria/secretariado ao redor.

DE OLHO NA COPA
Faltando cerca de 290 dias para o início do evento, a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba informa que em 2014 o calendário escolar prevê o período de férias coincidente com os jogos da Copa do Mundo, que será realizada no Brasil. O município irá seguir o mesmo calendário anunciado na semana passada pela rede estadual de ensino.
O ano letivo de 2014 será iniciado no dia 3 de fevereiro com término no dia 19 de dezembro. O recesso no meio do ano será de 12 de junho a 13 de julho. 
A mudança não vai gerar prejuízos aos alunos, uma vez que serão cumpridos os 200 dias letivos, como também não haverá prejuízos nas férias regulamentares dos profissionais da educação.
RECAPITULANDO --- A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a 20ª edição do evento. É a segunda vez que o evento é realizado no Brasil, e a disputa vai acontecer entre 12 de junho e 13 de julho. Entre as orientações da Lei Geral da Copa - instituída em 2012, está a de que, os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares à realização do evento.
-----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário