1 de setembro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

GRITO PRETENDE DAR VISIBILIDADE AOS EXCLUÍDOS
V
em aí, a 19ª edição do Grito dos Excluídos! Manifestações acontecem dia 7 de setembro Brasil afora, e, em Uberaba, está marcada para às 15h, na praça Manoel Terra, nas proximidades do Mercadão e da Igreja/Museu de Santa Rita. O tema de 2013 já diz tudo: “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”. As manifestações populares que acontecem no dia em que se comemora a Independência do Brasil têm por objetivo "dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e sinalizar/propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva".
RECAPITULANDO --- A 1ª edição do Grito dos Excluídos aconteceu em 1995, por iniciativa da Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Desde o início, entretanto, diversas organizações não-governamentais participam do movimento. As manifestações são variadas: envolvem celebrações, atos públicos, romarias, caminhadas, seminários e debates, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, além de outras.

DESFILE PRETENDE RESGATAR A HISTÓRIA
As manifestações oficiais em Uberaba, no Dia da Independência, prometem novidade agora, em 2013...Evento vai acontecer na praça Magalhães Pinto, em frente ao 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, com o tema “Cidadania Participativa: Para o Bem de Nossa Gente”. Expectativa é de que 1.500 pessoas participem do desfile, inclusive crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais. Com objetivo de oferecer maior comodidade ao público, a Prefeitura de Uberaba vai disponibilizar banheiros químicos e direcionará linhas de ônibus até às proximidades do desfile.
EM MEIO ÀS QUEIXAS DA POPULAÇÃO POR CAUSA DA FALTA D´ÁGUA NAS TORNEIRAS, O REPÓRTER-FOTOGRÁFICO ENERSON CLEITON "DESCOBRE" QUE O RIO UBERABA ESTÁ QUASE SECO









-----------
IMÓVEL É DESMEMBRADO EM RESTAURANTE POPULAR E CLUBE SOCIAL DOS SERVIDORES
Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, fez voo rasante em Uberaba, para assinar dois termos de comodato (cessão) - um deles, com a Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU, e o outro, com o prefeito Paulo Piau (PMDB). Antigo "Centro Social Urbano", pertencente ao Estado, e localizado na avenida Nelson Freire, 950, ao lado do Conservatório de Música, foi desmembrado em dois.
CLUBE SOCIAL
A sede vai se transformar em Clube Social para os servidores municipais, famílias e dependentes. O imóvel de 10 mil metros quadrados será utilizado pelo SSPMU para as práticas de lazer, esporte, recreação, trabalhos de cunho social. "É a consolidação de uma luta que esta diretoria vem travando desde o primeiro dia da gestão de estreia - em janeiro de 2009, e se consolida agora, na segunda gestão" - afirma o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos.
RESTAURANTE POPULAR
Na mesma solenidade, o secretário de Estado - em nome do governador Antonio Anastasia (PSDB), e o prefeito Paulo Piau, assinaram termo de comodato para cessão de área de 660 metros quadrados para a prefeitura montar o Restaurante Popular e ou a Cozinha Solidária de Uberaba. Neste caso, o governo estadual cedeu o terreno anexo. Com cerca de R$ 2 milhões garantidos pelo governo federal para viabilizar o Restaurante Popular, o governo municipal de Uberaba trabalha com várias hipóteses, entre elas, a centralização da Cozinha Solidária no Centro de Excelência em Produção de Alimentos - Cepa, que hoje produz lanche para os servidores, e a instalação de restaurantes em outros bairros. O restaurante da avenida Nelson Freire vai funcionar como projeto-piloto.

AÇÕES POLÍTICAS GARANTIRAM OS ACORDOS
Responsável por intermediar os dois convênios com o governador Antonio Anastasia - seu aliado político, o deputado federal Marcos Montes - presidente do PSD/Uberaba, vice-líder da legenda na Câmara, ex-prefeito por duas gestões, diz que as duas áreas representam conquistas justas. "Desde que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba, Ângela Dib tem se esforçado ao máximo para colocar o projeto do restaurante em prática" - afirma MM. Vale ressaltar que, conforme divulgado na edição anterior desta coluna, Ângela Dib e o secretário Danilo Siqueira (Agricultura) estiveram em Toledo/PR, onde conheceram o Restaurante Popular e a Cozinha Solidária que são considerados modelos no Brasil.
Já o Clube Social dos servidores municipais, segundo ele, é uma conquista de valor inestimável, visto que conclui uma luta muito grande do sindicato, e vai cumprir uma determinação constitucional, que é o direito ao lazer e esporte.
Marcos Montes faz questão de destacar que contou com a participação do deputado estadual Antônio Lerin nas conversas com o governador Antonio Anastasia  e com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares.
"Em especial, quero fazer justiça ao vereador Ismar Vicente Marão, que é o grande responsável por estas duas vitórias" - afirma o deputado federal, observando que são dele os requerimentos pedindo a intermediação dos dois majoritários de Uberaba.
"O Marão tem nos cobrado - de mim e do Lerin, há vários meses, estas conversas com o governo do Estado, e a assinatura dos convênios é a nossa resposta a esta sua reivindicação" - conclui MM.

Obs.: A foto de Enerson Cleiton mostra Luís Carlos assinando o comodato em nome do SSPMU, enquanto Marcos Montes e Paulo Piau colocam o papo político em dia

RECOMEÇO...
E no evento de assinatura dos dois termos de comodato, o prefeito aproveitou a presença do ex-adversário do 2º turno das eleições de 2012 - Antônio Lerin (PSB), e do coordenador da campanha do socialista - Marcos Montes, e usou palavras diretas, com todos os acentos e pontos adequados, para pregar a união em torno de Uberaba. O aceno, na verdade, foi dirigido mais especificamente a Lerin.
...SEM RESQUÍCIOS
No caso de MM, o prefeito e ele já estão com as boas relações em ordem...Quanto a Lerin, até dias atrás, ele bancava recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG, em ação proposta por ele mesmo contra o adversário e vitorioso do 2º turno. Julgado o recurso, o TRE decidiu, por unanimidade, pela improcedência da ação, e portando, pelo arquivamento da denúncia, confirmando assim, o que já tinha sido decidido pela Justiça de Uberaba. Lerin tem agora, duas alternativas: deixar a decisão transitar em julgado ou recorrer mais uma vez. Prazo pra esta definição ainda não está correndo no TRE/MG.

DESDE CRIANÇA...
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos - Icbeu/Uberaba tem novidades: um novo espaço na escola, destinado às crianças. É o Icbeu Kids.
E tem promoção para quem quer se matricular neste segundo semestre.

COISAS DA POLÍTICA
Nem PT...Nem PSL...Destino do ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido) pode ser - nada mais, nada menos, do que o retorno ao PMDB. Dizem as más línguas que o principal defensor e articulador da ideia seria o presidente em exercício da direção mineira da legenda, deputado federal Saraiva Felipe - que substituiu o colega Antônio Andadre, que se licenciou ao assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O assunto já estaria circulando com força total em organismos ligados ao PMDB em Belo Horizonte e Brasília. Atenção! Pra ser honesta e ética com os leitores de Bastidores, vale ressaltar que a informação é extraoficial e sujeita a confirmação (estou correndo atrás...)
EPISÓDIO 1
Anderson Adauto se desfiliou do PMDB após ver derrotada, na Justiça Eleitoral e na Justiça Comum, sua batalha para emplacar um candidato a prefeito de sua escolha, no lugar do então deputado federal Paulo Piau - que, além de vencer a guerrilha interna, também saiu vitorioso das urnas. Desde então, as relações entre os dois andam mais pra adversários políticos, e no caso de uma imposiçao do comando da legenda pela volta do ex-prefeito tem tudo pra provocar novos embates.
EPISÓDIO 2
Também vale lembrar que o PMDB de Uberaba está em processo de reorganização partidária, já com planos para convocar convenção em novembro deste ano com o objetivo de eleger um novo diretório municipal. Obviamente só devem votar na convenção os filiados que se recadastrarem e os novatos - todos eles, sujeitos a comparecem, de corpo e alma, na sede do partido, sob pena de ficarem a ver navios.
EPISÓDIO 3
Saraiva Felipe participou em Uberaba, dia 10 de agosto, de encontro regional promovido pelo PMDB de Minas Gerais. Na oportunidade, ele disse com todas as letras, que a legenda não abre mão de candidatos a deputado federal e a deputado estadual em 2014. Com um ou outro problema na Justiça Eleitoral, Anderson Adauto tem batalhado pra se livrar dos problemas e ficar livre, leve e solto para candidatar-se a deputado federal no ano que vem.
--------------
SOM NA MADRUGADA
Engenheiro, perito judicial, articulista, membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e tremendo observador de tudo o que rola em Uberaba, o leitor de qualidade João Eurípedes Sabino lembra que, no início da avenida João XXIII está sendo implantada uma megacasa de eventos. Diz que é ótimo para a cidade, porém, avalia que o empreendimento - ainda que atenda aos preceitos legais e normas técnicas, tem todas as indicações de ser "fonte de emissões sonoras." E questiona: "Quem garante que os hóspedes de um hotel, que está situado no terreno ao lado,  não sofrerão com o som emitido na madrugada?"
MORTE E VIDA SEVERINA
João Eurípedes Sabino aproveita pra recordar duas ações realizadas pelo governo passado, que, segundo ele, demonstram o quanto Uberaba andou despreocupada com as questões ambientais. E apela para que este tempo não volte mais...Lembrou que o Hospital Regional foi construído a 20 metros do Cemitério São João Batista, quando a lei municipal manda afastar 200 metros. Palpite da colunista: o hospital vai precisar contratar um punhado de psicólogos/psiquiatras para tratar os doentes que forem acometidos de "poluição psicológica" sempre que olharem para os lados do cemitério...Jesus toma conta!
Engenheiro/perito João Eurípedes diz que acervo histórico corre riscos    (Foto: Enerson Cleiton)
ACERVO EM PERIGO
Outra ação criticada pelo engenheiro e perito é o local escolhido para abrigar o Arquivo Público de Uberaba. O guardião da história do município foi instalado no galpão da antiga Fepasa - hoje FCA, em cujo local, segundo João Eurípedes, ocorrem dois tipos de poluição: fuligem gerada pelos motores das locomotivas, e sonora - devido ao tráfego dela, somada ainda, aos impactos quando ocorrem o engate de vagões e máquinas. De acordo com o ambientalista, "a lei não permite que no entorno de arquivos públicos tenham poluições desta ordem, exatamente para preservar os acervos  e a serenidade do ambiente de estudos." Pergunta da colunista: o pessoal do Arquivo não sabia disso?  
----------------
FÔLEGO
Concurso da Prefeitura de Uberaba tem novo prazo final de inscrições
Pessoal que deseja inscrever-se no concurso público da Prefeitura de Uberaba ganha um fôlego. Prazo de inscrições, que terminaria dia 30 de agosto, foi prorrogado para 20 de setembro de 2013. Até dia 30 de agosto, 9.530 pessoas tinham feito inscrição para as  430 vagas oferecidas, sendo que, deste total, 2.344 concluíram o procedimento, inclusive pagando a taxa. Duas funções são recordistas, por enquanto: de agente de fiscalização, que atraiu 3.278 inscrições, enquanto 521 cumpriram todas as etapas; e de educador infantil, que atraiu 1.598 inscrições, mas 550 foram até o final. Até agora, portando, o cargo de educador social tem 29 inscrições a mais do que o de agente de fiscalização.
Inscrições são feitas apenas pela Internet: (http://www.gestaodeconcursos.com.br). As vagas são de agente de fiscalização; agente governamental; analista governamental; analista de serviços educacional; professor da educação básica; educador infantil; especialista pedagógico.
Os valores da taxa são de R$ 29,50 para nível médio e R$ 45 para nível superior.
CACIQUE JAIR RIKBAKTISA, RODEADO PELOS UBERABENSES LUÍS EUSTÓRGIO E JULIANA DE PAULA
PROGRAMA...
Leitor de CONTA-GOTAS...Notícias, o uberabense/amazonense - que vive em Belém/PA, Luís Eustórgio, manda fotos da X Assembleia-Geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB, e 1º Encontro dos Povos Indígenas do Estado do Mato Grosso, que movimentaram a Aldeia Umutina, no município de Barra do Bugres (MT).
...DE ÍNDIO
Mais de 500 indígenas participaram dos dois eventos, além de 28 lideranças representando 40 povos indígenas de Mato Grosso. Luís Eustórgio esteve nos eventos indicado por estas lideranças para ser o facilitador na criação de uma organização que possa reunir estes povos. Outra uberabense, Juliana de Paula Batista, participa dos eventos indicada pelo povo Rikbaktsa, com quem ela trabalha atualmente. 

RECOMENDAÇÕES
Está sobre a mesa da assessoria jurídica da Prefeitura de Uberaba, recomendação do promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes Junior, para que sejam adotadas providências contra o que ele considera "uma ofensa à súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal": a nomeação de dois irmãos. Ele se refere ao subsecretário Municipal de Meio Ambiente, Marco Túlio Prata, e ao assessor do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - Codau, Afrânio Prata. Na avaliação de Fernandes Jr, tendo em vista que ambos os cargos são técnicos (não são de agentes políticos) e que apenas um deles é concursado (Afrânio), a situação estaria afrontando a súmula nº 13. E pede que Codau e Prefeitura de Uberaba resolvam o assunto.

OBRAS...FINALMENTE
Entre os homenageados dias atrás, com o título de Cidadania Uberabense, pela Câmara de Vereadores, estava o empresário de Uberlândia, Carlos Sabbag - o homem que arrematou o imóvel que abrigou o extinto jornal Lavoura&Comércio, por R$ 1,7 milhão - dinheiro este, que, em sua quase totalidade, foi usado no acerto com os ex-empregados do jornal, que reivindicavam o pagamento através da Justiça do Trabalho. Homenagem aconteceu - coincidentemente ou não, em meio ao início das obras de edificação de um novo prédio. Local vai receber uma unidade das Lojas Americanas...
VALE TENTAR
Pouco antes do início das obras, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba negou, por unanimidade, a construção do novo prédio "no limite da fachada frontal", ou seja, negou a derrubada do único pedacinho que sobrou do antigo imóvel: a fachada/portal. O terreno fica na rua Vigário Silva e não é tombado pelo patrimônio histórico, mas o imóvel que abrigou o jornal por 104 anos integrava a lista dos bens inventariados. Para conseguir derrubar o prédio, Carlos Sabbag, fez um acordo com o Conselho. Prometeu não derrubar a fachada do antigo jornal.

XÔ, CURRALÃO!
E por falar em Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico, reunião marcada para terça-feira, dia 3 de setembro, pode acabar com uma aberrração que anda agitando Peirópolis - o bairro de Uberaba famoso mundo afora e cotado para se tornar patrimônio cultural da humanidade.  Desde 2011 responsável pela administração do Centro de Pesquisas Paleontológicas e do Museu dos Dinossauros, a direção da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, simplesmente ergueu uma cerca para isolar o complexo turístico. Detalhezinho: a cerca foi colocado sem qualquer informação ao Conselho.
Em audiência pública realizada no final de semana - por iniciativa do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), os moradores pediram a derrubada da cerca, e o assunto chegou ao conhecimento do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Tem conselheiro cuspindo marimbondo.

ACORDO EM DIA
Ainda sobre preservação, o Ministério Público Federal/Procuradoria de Uberaba informa que a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, ajuizou 15 ações de reintegração de posse contra inavasores de terras localizadas no entorno dos reservatórios das usinas hidrelétrica de Volta Grande e Jaguara. A Cemig está assim, cumprindo acordo feito com o MPF e a Justiça Federal, em ação movida contra ela, por permitir invasões das áreas destinadas aos serviços de produção e transmissão de energia nas usinas que abrangem os municípios de Delta, Uberaba, Conceição das Alagoas, Água Comprida, Conquista e Sacramento.
PELA LÓGICA
O mesmo MPF recomendou à Universidade Federal do Triângulo Mineiro que retire as exigências de experiência para os cargos de assistente em administração, assistente de laboratório e auxiliar de biblioteca oferecidos em concurso público através dos editais 061/2013 e 062/2013. Também foi recomendado o adiamento da prova, caso se faça necessário. Segundo o MPF, a exigência de experiência de 12 meses para esses cargos, em concursos promovidos pela universidade, é manifestamente inconstitucional.

VIZINHANÇA
Jornal Correio de Uberlândia publicou dias atrás, que a Igreja Assembleia de Deus no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba definiu seus candidatos para 2014. O presidente da Câmara de Uberlândia, vereador Márcio Nobre (PSDC), teria sido lançado  pré-candidato a deputado federal, e o vereador de Uberaba, Samuel Pereira (PR), pré-candidato a deputado estadual. Com apoio do prefeito Gilmar Machado (PT), que também é evangélico.
-----------------
SUICÍDIO
"Ninguém trata tão mal os políticos quanto os próprios políticos. Nem mesmo o mais ácido crítico teria tanta eficácia quanto Suas Excelências ao corroer a imagem de deputados, de senadores e, pior, do Congresso Nacional. Há inúmeros adjetivos, além de expressões impublicáveis, para definir a decisão de quarta-feira à noite, absolvendo o presidiário Natan Donadon da cassação de mandato, mas um só basta: é inacreditável".
_Eliane Cantanhêde, jornalista, em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo

SOMBRA
"Está confirmado que a votação secreta no Congresso Nacional só atua por força do lobby. O parlamentar que ainda prefere o secretismo nas sessões é porque gosta de atuar na sombra de seus interesses. A recusa a divulgar o voto em sessões de cassação é uma omissão política grave. A democracia requer imediata transparência".
_André Del Negri, uberabense, mestre em Direito Constitucional, professor de Direito Constitucional e Teoria da Constituição na Faculdade de Direito da Universidade de Uberaba - Uniube, autor do livro Controle de Constitucionalidade no Processo Legislativo, em comentário no Painel do Leitor do jornal Folha de S.Paulo

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Dos dois deputados federais de Uberaba - Aelton Freitas (PR) e Marcos Montes, só um teve atitude aberta, incontestável, na reunião extraordinária da Câmara, dia 28, quando o plenário manteve o mandato de Natan Donadon (PMDB/RO), apesar de sua condição de presidiário e de condenado em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal. Marcos Montes não votou, já que estava em evento na cidade de Araguari (MG), e até apresentou a justificativa à Câmara. Por sua vez, Aelton Freitas estava presente na reunião, mas levando em conta que o voto foi secreto, fica impossível dizer, com certeza absoluta, qual foi sua atitude.
ATIVIDADES
De acordo com as estatísticas oficiais da Câmara dos Deputados, das 68 sessões realizadas desde o começo do ano, Aelton Freitas participou de 58; teve nove faltas justificadas (várias delas por motivo de internação hospitalar), e uma falta não justificada. Marcos Montes marcou presença em 57 sessões. Tem dez faltas justificadas (inclusive a do dia 28 de agosto) e uma não justificada.
VERGONHA
E por falar na polêmica e chocante sessão extraordinária de 28 de agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), pediu pressa à comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 196/12) que acaba com o voto secreto no caso de cassação de parlamentares. Alves disse que não coloca mais em votação pedidos de perda de mandato enquanto for mantido o voto secreto. Deve ter ficado com vergonha de ver a imagem de Donadan sendo algemado e reconduzido de camburão para a penitenciária.
MIRE-SE NO EXEMPLO
Exemplo a ser seguido: desde outubro de 2006, a Câmara de Uberaba convive com votações abertas em todos os níveis (eleições de mesa diretora; vetos do prefeito; julgamento de vereadores). A iniciativa levou as assinaturas dos então vereadores Tony Carlos (PMDB), Marilda Ribeiro Resende (PT) e ainda de Marcelo Borges (então PMDB) – que assinou a proposta antes de deixar a Câmara onde ocupou cadeira por alguns meses. Tony (hoje líder do governo) e Marcelo (hoje filiado ao DEM) integram a legislatura 20013/2016, enquanto Marilda é a subsecretária Municipal de Educação e Cultura.
REMISSÃO
Segundo MM, ele não tinha certeza de que o pedido de cassação de Donadon entraria em julgamento no plenário, e por isso fez a opção política de comparecer ao evento em Araguari - uma de suas bases eleitorais. E garante que não vai medir esforços para que o projeto do fim do voto secreto na Câmara dos Deputados seja aprovado o mais rapidamente possível.
DIRETO PRA CADEIA
Donadon está preso em Brasília desde o dia 28 de junho, condenado em última instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição. Ele compareceu ao plenário dia 28 para se defender e, após a votação do processo de cassação, retornou à penitenciária. Plenário manteve deu 233 votos pela cassação, mas seriam necessários no mínimo 257 votos para que ele perdesse o mandato.
GAROTADA DO PMDB JOVEM DE UBERABA MARCOU PRESENÇA NO ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE PEEMEDEBISTA EM BRASÍLIA, REPRESENTANDO O INTERIOR DE MINAS GERAIS. "DEBATEMOS NO EVENTO A NOSSA MAIOR PREOCUPAÇÃO HOJE, EM UBERABA, QUE SÃO AS DROGAS" - REVELA O VICE-PRESIDENTE, MATEUS BARROS    (FOTO: DIVULGAÇÃO)
--------------
Exclusivo
PARTIDOS POLÍTICOS DE UBERABA CONQUISTAM MAIS DE MIL NOVOS FILIADOS
Uberaba tem hoje, oficialmente, 24.958 eleitores registrados em 29 partidos políticos. São 1.009 a mais do que o total de filiados em março deste ano. Eram 23.949 registrados. Novos números acabam de ser divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, e são relativos ao mês de julho de 2013. Vale lembrar, entretanto, que pelo menos dois partidos importantes - PMDB e PT, estão em pleno processo de recadastramento de seus respectivos filiados, e que mudanças devem acontecer nos próximos meses. Os números que Bastidores divulga nesta edição, são o que estão oficialmente registrados na Justiça Eleitoral.
COISAS DA POLÍTICA
O DEM - que tem diretório presidido por Eclair Gonçaves, continua na liderança, com 4.853 filiados. Aqui, vale um comentário à parte. Entre março (estatísticas oficiais anteriores) e julho, o DEM ganhou 411 novos filiados. Paralelamente, desde o início do ano, o PSD presidido pelo deputado federal Marcos Montes tem trabalhado pelo reforço da sua lista, que em março se restringia a nove filiados oficiais. Ex-presidente do DEM, o deputado, ao criar o PSD, não quis "tirar" filiados do abrigo anterior, mas deixou claro que, passadas as eleições de 2012, iria priorizar o fortalecimento da sua nova legenda. Os números do PSD realmente mudaram - saltaram de nove para 216 eleitores. Entretanto, representam quase metade do que ganhou o DEM no mesmo período.
NOVES FORA
O segundo colocado aparece na lista atualizada do TSE com 3.015 filiados. O partido do prefeito Paulo Piau perdeu duas filiações em relação aos números anteriores. Também vale reforçar que o PMDB presidido por Eduardo Palmério está em período de recadastramento, e que de acordo com fontes desta coluna, o partido só tinha conquistado, até na semana passada, 17 filiações. Detalhe: quem não se recadastrar vai ficar de fora.

    ESTATÍSTICAS FILIAÇÕES UBERABA
(Fonte: Tribunal Superior Eleitoral/TSE)
Partidos       Filiados julho      Filiados março
DEM            4.853                     4.442   
PC DO B      288                        288
PCB              4                            4   
PCO              9                            9   
PDT               1.902                    1.905   
PHS               187                       188   
PMDB           3.015                    3.017
PMN              176                       166
PP                  2.288                    2.093
PPL               5                           5
PPS               370                        370
PR                 1.878                     1.710
PRB              659                        661
PRP              483                        484
PRTB            150                       150
PSB               1.741                    1.741
PSC               534                       534
PSD               216                       9
PSDB            919                       921
PSDC            603                      603
PSL               327                      327
PSOL           14                         14
PSTU           26                         24
PT                1.566                    1.572
PT DO B     105                       102
PTB             1.457                    1.425
PTC             555                       556
PTN             194                       194
PV               434                       435
TOTAL       24.958                  23.949
 
MORTOS E FERIDOS
Nem todos os aprovados no concurso público da Câmara de Uberaba estão comparecendo para assumir os cargos quando convocados. Convocações estão sendo tornadas sem efeito, e no caso de ter mais aprovados na lista de espera, eles serão chamados. Não é pra menos: recém-liberado, o concurso foi realizado dez anos atrás, e desde então, tramitava na Justiça em grau de recurso.
--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário