9 de setembro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

UBERABA VAI COMEMORAR DIA DO TEATRO COM APRESENTAÇÕES NA CONCHA ACÚSTICA 
As primeiras peças de teatro foram encenadas na Grécia e eram apresentadas ao ar livre
Dia Nacional do Teatro - 19 de setembro, terá ação inédita em Uberaba, este ano. Cinco grupos terão a oportunidade de apresentar-se em público, ou melhor, em plena Concha Acústica, com acesso liberado. Eles serão selecionados entre aqueles inscritos (nos dias 9 e 10) na Fundação Cultural de Uberaba, e poderão interpretar peças consagradas ou de autoria do próprio grupo.
DIVULGAÇÃO --- Com a iniciativa, a Fundação Cultural quer divulgar e valorizar a arte cênica, promovendo o intercâmbio artísticocultural entre os grupos participantes e incentivando a criatividade e a revelação de talentos voltados para a linguagem teatral.
A avaliação dos inscritos será realizada no dia 11 de setembro, por equipe técnica da Fundação Cultural e a relação dos selecionados será divulgada no mesmo dia, no site e  no Facebook, respectivamente (http://www.culturauberaba.com.br) e (https://www.facebook.com/pages/Fundação-Cultural-de-Uberaba).
ORIGEM ---- Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Mas, de acordo com as pesquisas, as primeiras peças de teatro foram encenadas na Grécia Antiga e eram apresentadas ao ar livre. A arte era exposta, essencialmente, por duas máscaras: a máscara da tragédia e a máscara da comédia. Ao longo do tempo os estilos se diversificaram e as peças passaram a ser apresentadas em locais apropriados, até que surgiram os teatros. No início somente os homens eram atores, interpretando, inclusive, papéis femininos. Somente no século XVII, na Inglaterra e França, as mulheres começaram a participar das peças.
NOVOS TEMPOS --- Hoje, existem diversos gêneros teatrais, entre eles, comédia, drama, tragédia, tragicomédia, de fantoches, musical e ópera. No Brasil, algumas das principais personalidades do teatro são Antunes Filho, Bibi Ferreira, Zé Celso Martinez Corrêa, Procópio Ferreira, Marília Pêra, Jô Soares, Gerald Thomas, Décio de Almeida Prado, Cacá Rosseti, Miguel Falabella, Flávio Rangel e Ivam Cabral.  
DESTAQUES
Muitas das tragédias escritas se perderam e na atualidade são três tragediógrafos conhecidos e considerados importantes: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
_Ésquilo (525 a 456 a.C aproximadamente) – Principal Texto: Prometeu Acorrentado
_Sófocles (496 a 406 a.C.aproximadamente) – Principal Texto: Édipo Rei.
_Eurípides (484 a 406 a.C.aproximadamente) – Principal Texto: As Troianas
_Aristófanes e a Comédia: Dramaturgo grego (445 a 386 a.C.)
---------
Resquícios das eleições 2012
LERIN ENTRA COM RECURSO MEIA HORA ANTES DE DECISÃO TRANSITAR EM JULGADO

Apesar de ter insinuado aqui e acolá, que não daria prosseguimento à ação de investigação eleitoral proposta por ele contra o resultado das eleições do segundo turno de Uberaba, o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) ingressou na noite desta segunda-feira, 9 de setembro (por volta de 18h30), com embargos de declaração junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE/MG. Com o recurso impetrado meia hora antes do prazo final, Lerin impediu que a ação transitasse em julgado, e portanto, fosse encerrada em definitivo.
SOB SUSPEITA
Assinada por Lerin e seu candidato a vice, médico Hélio Massa - derrotados no segundo turno pelo atual prefeito Paulo Piau (PMDB), a ação de investigação foi considerada improcedente em todas as instâncias onde tramitou. Levou bomba no Ministério Público Eleitoral e na Justiça Eleitoral de Uberaba; e no Ministério Público Estadual e no TRE/MG - por unanimidade. Todos colocaram sob suspeita as declarações das testemunhas arroladas por Lerin, que acusou Paulo Piau e o vice, Almir Silva (PR), de abuso do poder econômico.
JOVENS DO ROTARY E DO PMDB FAZEM ALIANÇA INÉDITA EM UBERABA  (FOTO: DIVULGAÇÃO)
LUGAR DE JOVEM...
Rotary (Rotaract Club) e Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (JPMDB) de Uberaba acabam de acertar uma parceria inusitada entre jovens de um clube de serviço e um partido político. Fundaram o Projeto Reviva, que tem o objetivo de contribuir com instituições sociais da cidade. Na primeira edição do projeto, os jovens saíram às ruas atrás de ajuda para o Sanatório Espírita de Uberaba - que enfrenta sérias dificuldades de manutenção.  
...É NA POLÍTICA E NA AÇÃO SOLIDÁRIAIntegrante do JPMDB e presidente do Rotaract, Leandro Madeira revela que a mobilização rendeu mais de 150 unidades - entre alimentos e produtos de limpeza.
Usando roupas brancas e crachás de identificação, os jovens começaram a coleta pelo Mercado Municipal, encerrando nas proximidades da Concha Acústica. Caminhada durou duas horas e meia (entre 15h e 17h30).
ACADÊMICOS DE SANTA MARIA: JÁ NO MAIOR EMBALO  (FOTO: DIVULGAÇÃO)
O CARNAVAL É AGORA
Bloco da Vaca Verde - criado em 2012 para o carnaval 2013, já está em plena mobilização carnavalesca para 2014...O bloco abriu inscrições para oficinas de percussão. Por sua vez, sem recursos financeiros oficiais em 2013, e esperando contar com o apoio do governo municipal para o ano que vem, as escolas de samba de Uberaba se movimentam através do projeto Samberaba. Proposta - que une a Liga das Escolas de Samba e a Fundação Cultural, pretende divulgar o carnaval 2014 nos bairros. Pontapé inicial foi dado domingo, dia 8 de setembro, no bairro Santa Maria, pela Escola de Samba Acadêmicos de Santa Maria. No próximo domingo será a vez de a Escola Estação Primeira de Primavera dar seu recado.
                                   ---------
PRA BOI DORMIR
Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que exige dos executivos federal, estaduais e municipais, a obrigação de elaborar e cumprir um plano de metas construído com base nas promessas da campanha. Mas, tratou de retirar da PEC os indicadores de desempenho que os chefes do Executivo deveriam utilizar na elaboração de seus planos de governo. Em resumo, o texto exige que o plano de governo seja baseado nas promessas de campanha, mas não estabelece metas a serem cumpridas e nem punição em caso de descumprimento.

CALMA, GENTE!
Está certo que - pelo menos por enquanto, as redes sociais andam livres, leves e soltas...Mas, venhamos e convenhamos, tem pré-candidato a deputado por Uberaba exagerando na dose! Depois, vai dizer que é perseguido pela imprensa, que o povo de Uberaba é elitista, que discrimina, enfim, uma boa dose de bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

DE VOLTA À MESA
Decisão sobre a data-base do funcionalismo da Prefeitura de Uberaba vai ficar mesmo para a mesa de negociações entre o governo e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba - SSPMU. Presidente da Comissão Permanente de Assistência aos Servidores, vereador Marcelo Borges (DEM), retirou de pauta, o projeto de sua autoria, que fixava a data-base em 1º de janeiro. Assessoria jurídica da Câmara considerou a matéria inconstitucional, por ser de competência exclusiva do prefeito. O vereador vai transformar o projeto em requerimento. Atualmente, os servidores não têm uma data-base definida, e as negociações salariais ficam à mercê do Executivo.

TRANSPARÊNCIA
Quase 5.000 procedimentos tramitam atualmente no Ministério Público Federal/Procuradoria de Uberaba. São 241 procedimentos extrajudiciais e 3.237 feitos judiciais - segundo informação do procurador da República na cidade, Thales Pires Cardoso, ressaltando que todos eles estão disponibilizados através da internet.
Há cerca de quatro meses, encontra-se disponível no endereço eletrônico do MPF uma ferramenta que possibilita, a qualquer cidadão, consultar o andamento de ações judiciais, inquéritos policiais, autos extrajudiciais, documentos e processos administrativos.
O procurador da República diz que a disponibilização desse tipo de informação na internet facilita não só a vida do cidadão, como também o próprio trabalho de alguns setores do MPF. Outra ferramenta disponibilizada pelo MPF é o mapa da atuação institucional, que exibe todas as ações movidas na área cível e criminal, separadas por unidade do MPF e por tema. Para ter acesso aos dois sistemas, é só clicar em (http://www.prmg.mpf.mp.br/uberaba).

NUNCA ANTES...
Em meio aos entreveros entre profissionais da saúde e o governo federal - por conta da importação de trabalhadores de outros países, nada menos do que 89 médicos foram classificados no último processo seletivo promovido pela Prefeitura de Uberaba para preencher vagas na rede pública municipal. Eles estão sendo convocados para urgência/emergência - de 12 horas e 24 horas, para o Programa Saúde da Família/PSF, e para atendimento geral na rede. Expectativa agora, é se vão realmente assumir as vagas.
FABIANO FIDELES - DIRETOR DO JORNAL DE UBERABA, E A ESPOSA NANCY, RODEADOS PELOS HOMENAGEADOS COM O TROFÉU VALORES DA TERRA   (FOTO: ENERSON CLEITON)
*Entrevistas Valores da Terra 
publicadas nesta edição:
_Giselda Campos

SECRETÁRIO DE SAÚDE DEFENDE CARREIRA PÚBLICA PARA MÉDICOS VOCACIONADOS
Secretário de Saúde de Uberaba, médico Fahim Sawan, prega a criação de carreira pública para profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros. Ele lembra que, quando deputado estadual, apresentou a proposta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas não conseguiu emplacá-la. Fahim não tem dúvida de que, com a carreira pública, o governo federal brasileiro não precisaria importar médicos de outros países para preencher vagas na rede pública.
MIRE-SE NO EXEMPLO...
Fahim Sawan cita a carreira pública para advogados, com destaque para o Ministério Público e o Poder Judiciário. "O advogado que tem vocação e amor pela função pública, pode especializar-se, fazer concurso e seguir a carreira de promotor de Justiça ou de juiz de Direito, ganhando salários mais adequados, entre outros benefícios" - exemplifica ele. "Estou citando estas duas carreiras, pois elas são as mais conhecidas e reconhecidas pelo público de um modo geral" - justifica.
DESATENÇÃO --- Questionado sobre o que impede de se viabilizar uma ideia tão correta quanto a da carreira pública, Fahim Sawan não poupa críticas: "Acredito que seja pela má vontade em investir na Saúde. Pra se ter uma ideia, o governo federal descumpre a Constitutição do Brasil, não aplicando um mínimo de 10% no setor. Se fizesse isso, seriam mais de R$ 50 bilhões acrescentados ao que se investe atualmente. Bastaria portanto, cumprir a Constituição Federal para bancar a implementação de planos de carreira para profissionais da área."
SUS É O PLANO DE SAÚDE MAIS
CORRETO E MAIS SOCIAL DO MUNDO
O Sistema Único de Saúde - SUS, é o maior, o mais completo, o mais correto e o mais social plano de saúde do mundo, avalia o secretário de Saúde de Uberaba. O problema, segundo ele, está no seu gerenciamento. "Veja bem: a tabela de preços para ressarcimento dos serviços prestados pelos hospitais é mesma de sempre. Um absurdo. Quer um exemplo? Seis hospitais fecharam as portas em Uberaba nos últimos anos. E sei que não foi por má vontade. Simplesmente não conseguiram bancar os atendimentos com o que recebiam do SUS. Os que ficaram, estão enfrentando problemas, sejam eles, públicos ou privados" - destaca Fahim Sawan (foto ao lado)
A ESTRUTURA --- Quem despreza o SUS é porque nunca parou para refletir sobre o plano - diz o secretário, que admite a necessidade de mudanças e de investimentos, mas lembra que o SUS não é restrito ao atendimento médico e ou hospitalar. "Se a pessoa tem acesso a uma alimentação de qualidade é porque existe a Vigilância Sanitária para fiscalizar. Ela é SUS. Se a pessoa é atropelada, sofre um acidente de trânsito ou tem um mal-estar na rua, quem atende é o Samu. Ele é SUS. As endemias - tipo dengue, gripe suína, entre outras, são combatidas pelo SUS. As campanhas de vacinação - que salvam vidas, são feitas pelo SUS. Em nenhum outro lugar do mundo, existe um plano de saúde com esta amplitude social" - conclui ele.
OBS.: Entrevista exclusiva foi concedida ao caderno especial Valores da Terra, editado pelo Jornal de Uberaba em homenagem às personalidades e instituições/empresas que receberam o Troféu Valores da Terra Empresarial 2013 - evento que comemorou o aniversário de 27 anos do veículo de comunicação. Fahim Sawan recebeu o prêmio em nome do Laboratório Jorge Furtado.
*FALTA UM AJUSTE DE CONTAS COM O PROFESSOR
*VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS REFLETE O VAREJO DA COMUNIDADE

Também em entrevista ao caderno especial Valores da Terra, o professor e diretor do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira,  Danival Alves, falou sobre os educadores e sobre a violência nas escolas. "Falta um ajuste de contas com o principal protagonista da Escola: o professor" - afirmou ele. Sobre a violência o diretor e professor faz um alerta: "As vivências em sala de aula repetem as vivências dentro da família, da comunidade e a situação da sala não é diferente do varejo existencial vivenciado por todos nós."
KAISSOR SAAD: REVELAÇÕES NA ENTREVISTA AO JORNAL DE UBERABA

CIRURGIA PLÁSTICA DIFERENCIADA, MAS SEM DISCRIMINAÇÃO
Homenageado com o Troféu Valores da Terra, o cirurgião plástico Kaissor Saad faz revelações interessantes na entrevista exclusiva ao caderno especial. Diz por exemplo, que, ao contrário do que muita gente imagina, a Clínica Saad - apesar do atendimento diferenciado e personalizado, não atende só madames. "É grande o número de pessoas simples e de menor poder aquisitivo atendidas na Clínica Saad! Atendemos madames sim, mas tenho uma extensa relação de pacientes que pagam suas cirurgias com o salário de trabalhador ou trabalhadora comum" - disse ele. "A clínica é acessível a todos, seja na realização de uma cirurgia mais invasiva, seja na realização de botox, drenagem, preenchimento, peeling" - reforçou.
Michael Jackson - O problema emocional mais conhecido do planeta
Questionado se vale qualquer coisa para não perder clientes, inclusive fazer cirurgias desnecessárias, o médico reconheceu que este é um dos grandes problemas da cirurgia plástica. "Existem sim, profissionais que seguem este caminho, e eles não apenas prejudicam os pacientes, como denigrem a imagem dos cirurgiões éticos" - criticou.
IVO PITANGUY ---- Segundo ele, o cirurgião plástico tem que ser honesto com o paciente quando percebe que o problema não é físico, mas sim, emocional. E citou como exemplo o cirurgião Ivo Pitanguy – um dos maiores do país. "Ele nunca faz uma cirurgia antes de submeter o paciente a um especialista da mente. É preciso conhecer a história do paciente, o motivo de ele estar procurando mudar algo em seu corpo" - afirmou Kaissor.
MICHAEL JACKSON --- A busca emocional por mudanças físicas atinge um público grande - afirmou. "Vou citar um exemplo mundial: o cantor Michael Jackson [morto em junho de 2009, aos 50 anos, de intoxicação aguda de anestésicos]. É o problema emocional mais conhecido do planeta" - disse ele, se referindo à obsessão do artista por mudanças físicas.
ERROS MÉDICOS --- A legislação brasileira, segundo Kaissor Saad, permite que profissionais sem especialização façam cirurgia, o que acaba provocando erros médicos..."Basta consultar o Conselho Federal ou os Conselhos Regionais de Medicina para constatar que mais de 70% das denúncias envolvem não-especialistas, e até não-médicos. Tem esteticista fazendo botox. Tem ginecologista fazendo lipoaspiração. A reforma da legislação é uma das reivindicações da categoria. É preciso exigir especialização para a realização de cirurgias plásticas" - afirma ele.
INVESTIGAÇÃO --- Kaissor Saad destaca que antes de se submeter a uma cirurgia, o paciente precisa conhecer o médico. "Precisa verificar se ele é associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Conversar com pessoas que já fizeram cirurgia com ele. Enfim, investigar o médico" - alerta.
ODO ADÃO --- O cirurgião revela que sempre se espelhou em outro uberabense: Odo Adão. "Ele é o responsável por Uberaba ser reconhecida nacionalmente na cirurgia plástica. Fui o primeiro residente de especialização em cirurgia plástica na ex-Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – hoje Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e o professor Odo Adão era o chefe da cadeira" - se orgulha ele.
Mulheres ainda são maioria; jovens fazem cada vez mais cirurgia plástica
A clientela jovem tem sido cada vez mais comum entre os pacientes da cirurgia plástica - segundo Kaissor Saad. "É um crescimento surpreendente. Nos últimos dois anos, o crescimento foi de cerca de 60%" - revelou. As principais cirurgias procuradas por estes jovens são de nariz e de orelha, lipoaspiração, prótese de mama...Por outro lado, apesar do crescimento na procura por homens, o cirurgião afirma que as mulheres ainda são a grande maioria entre os pacientes da cirurgia plástica.

"Não há que se falar em contratar médicos estrangeiros. Há de se resolver sim, os problemas existentes no Brasil. De que adianta um médico estrangeiro, se ele vai encontrar postos de saúde sem luvas, sem estetoscopio, sem uma balança pra pesar as crianças com problemas de nutrição, sem medicamentos, sem o mínimo de condições de funcionamento? A rede pública hoje, no Brasil, pratica injustiça em dobro: contra o povo e contra os médicos".

_ Kaissor Saad

MAIS VALORES DA TERRA
Construção civil
O Brasil é impulsionado pelo que Deus lhe deu - reflete o professor e empresário da construção civil, Pedro Umberto Carneiro, sem esconder a insatisfação com a falta de políticas públicas adequadas em setores importantes, como transporte, armazenamento, energético, e claro, o tributário. O diretor da Procalco admite que, na construção civil, "só não tem emprego hoje, quem não quer". Mas, lamenta que este mesmo impacto não esteja acontecendo no desenvolvimento do Brasil de um modo geral.
Sintonia
"Precisamos urgente de uma reforma tributária profunda para que o país volte a crescer e possa competir, em igualdade de condições, no competitivo mercado globalizado" - afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba/CDL, Miguel Faria, em sintonia com a quase totalidade dos 2.000 associados da entidade. "São tantos impostos que em alguns casos chegam a ser bitributados" - se queixa.
Emprego e renda
Empresário e engenheiro civil Paulo Marcos Junqueira Guimarães - da San Marco, afirma que o uberabense, de um modo geral, valoriza o comércio da cidade. "Afinal,o sucesso dos negócios de Uberaba promove o sucesso do povo da cidade, através de empregos e renda" - disse ele. Paulo Guimarães também dá suas sugestões para o trânsito complicado de Uberaba: "Num primeiro momento as avenidas deveriam ter sentido único, quando possível".
História
Nascido e criado em berço político, o advogado Bruno Scalon Cordeiro assumiu a administração de Sacramento com a responsabilidade de preservar a história daquela que é considerada o berço da civilização do Triângulo Mineiro. "Estou atento a isso" - diz o prefeito, que já tomou várias providências e planeja muitas outras para resgatar a história da cidade.
Reformas
Filho do ex-presidente da Câmara (em 1959) - Francisco Velludo, o recém-eleito presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil Vale do Rio Grande/Sinduscon, Roberto Velludo, defende os empresários nas ruas, exigindo reformas trabalhista, política, tributária e judiciária. Ele lamenta que menores não possam trabalhar. "O Brasil precisa avançar neste sentido, pois é cada vez maior o número de menores nas ruas, envolvidos com o crime" - afirma Velludo.
Xô, corrupção!
Sinônimo de sucesso para o povo de Uberaba - independente de classe social, o conhecido proprietário da Zebu Carnes, Matusalém Alves, diz que "a corrupção é o veneno que mata, silenciosamente, a esperança de uma vida melhor". E afirma que, se fosse chamado a opinar sobre as prioridades em políticas públicas no Brasil, "atacaria a questão da impunidade, propondo penas mais severas para os políticos flagrados em atos ilícitos". Sem contar que reduziria os ministérios, "evitando cabides de emprego e barganhas políticas descaradas".
Calendário eleitoral
Empresário e administrador de empresas, Marcelo Zaidan, defende uma reforma política urgente. "É importante mudar os calendários eleitorais, acabando com as eleições a cada dois anos" - prega o presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande/Cigra. "Precisamos parar com esta história de que o Brasil é um país jovem, para justificarmos os erros: afinal, já completamos mais de 500 anos" - ressalta.
Efervescências
Uberaba viveu seu maior boom imobiliário nas décadas de 80 e 90, com o lançamento de vários edifícios residenciais e a implantação de inúmeros loteamentos - revela o advogado Affonso Renato dos Santos Teixeira, do Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis. Agora, com o Minha Casa, Minha Vida, a cidade está vivendo uma nova efervescência no mercado imobiliário - diz ele.
De olho no futuro
Presidente do Conselho Diretor da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias, a Fundagri, médico Edson Luiz Fernandes, diz que o novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ, o zootecnista Luiz Cláudio de Souza Paranhos, é um dos exemplos de ex-alunos das Faculdades Associadas de Uberaba - Fazu, que fazem sucesso no Brasil e no mundo. "Eles espelham o excelente trabalho de formação profissional que a Fazu desempenha desde a sua fundação há 38 anos" - diz o presidente da mantenedora da escola. E revela: a Fazu está preparando vários cursos que vão formar profissionais para o boom econômico que vem por aí...
Adaptações
E por falar em boom econômico, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu, Manoel Rodrigues Neto, avalia que Uberaba precisa mesmo, se preparar para o futuro do gás natural, da amônia, da zona de processamento de exportações, e tudo o que seguirá estes megaprojetos. "Só a planta de amônia necessitará de mais de 4.000 trabalhadores, sendo que, uma grande parte desse contingente virá de outras localidades, inclusive trazendo suas famílias" - destaca ele.

ROSA CHOQUE
Gênero feminino na construção civil

Emocionada, a nova diretora da poderosa construtora Integral Engenharia, Tânia Andrade Mendonça
TÂNIA BICHUETTE
Bichuette, falou sobre o marido, José Espir Andrade Bichuette - o Pirro Bichuette, vitimado por um enfarto fulminante no ano passado. "Ele tinha orgulho em dizer que a Integral é uma empresa genuinamente uberabense" - revelou a esposa, amiga e parceira, em entrevista recheada de sensibilidade, ao caderno Valores da Terra. "Não é por acaso que a vitória na concorrência para realizar obras do Projeto Água Viva em Uberaba teve um sabor especial para todos, da empresa" - disse ela.
DESTAQUE --- Tânia Bichuette assumiu o comando dos negócios da família, incluindo a Integral. "Estamos passando por uma fase de adaptação em que todos estão se habituando a uma nova realidade, que é a gestão da empresa sem a figura do Pirro. Esse é o primeiro desafio a ser ultrapassado, e sei que posso contar com o seu sócio, Jacques Rodrigues, e com a diretoria da empresa, composta por pessoas que conhecem e compartilham dos mesmos ideais do meu marido" - disse ela. Já o desafio a longo prazo, segundo Tânia, é o de manter a Integral "em sua posição de destaque no mercado, pautando-se pelo compromisso ético, pela verdade, pelo cumprimento dos prazos e das expectativas dos nossos parceiros."

ROSA CHOQUE
"Tudo que é obrigatório não é bom"

A empresária Débora Cristina Mota Manso, 38 anos de idade – dez deles à frente da badalada Ótica Débora Mota, reconhece que o Brasil ainda carrega uma boa dose de machismo, mas discorda da obrigatoriedade de cotas para candidaturas de mulheres. “Acho que as pessoas, sejam homens ou mulheres, devem participar da vida política por comprometimento” – diz ela ao caderno Valores da Terra. “Tudo que é obrigatório não é bom” – acrescenta.

ROSA CHOQUE

Austeridade é a palavra de ordem

Graduada em Administração e Estudos Sociais e especialista em Supervisão do Ensino Superior, a diretora da Móveis Basílio, Tânia Maria de Carvalho e Carvalho, diz que austeridade é a palavra de ordem para um empreendimento alcançar o sucesso. "Com recursos limitados, nenhuma administração, pública ou privada, alcança o sucesso se não gastar o dinheiro com inteligência, ética e seriedade" - disse ela, na entrevista ao caderno Valores da Terra.

ROSA CHOQUE
Tributação brasileira é exorbitante e não atende às necessidades da população

Empresária Adriana Lyrio de Andrade comanda a Linamarina - a loja da rua Monte Alverne que é parada obrigatória para quem curte andar na moda. Mas, de dondoca ela não tem nada. "A tributação brasileira é exorbitante, e enquanto isso, o povo permanece sem segurança, sem saúde, sem educação de qualidade" - critica. Os valores humanos, segundo ela, estão sendo desprezados em razão da valorização excessiva do capital - avaliou a empresária formada em Moda. "Falta moralidade, honestidade, respeito e ética" - destacou, ao Valores da Terra.

CADA MORADOR DE RUA QUE ACEITA ABRIGO É UMA CONQUISTA
ROSA CHOQUE
Realidade nua e crua

Secretária de Desenvolvimento Social, Ângela Dib, acompanhou a turma da Ronda Social, na noite de Uberaba, e admite que nunca se sentiu tão emocionada na atual fase de sua vida pública...Nas várias voltas pela cidade, a secretária e sua assessoria encontraram dormindo nas ruas, pessoas de São Paulo (Bauru, Santos...), do Maranhão, de muitas cidades mineiras (Iturama, Poços de Caldas, Betim...), do Rio de Janeiro, entre outros.
"São vidas sem destino e sem futuro" - lamenta Ângela Dib, explicando que, por melhor que seja o abrigo oferecido aos moradores de rua, é muito difícil - quase impossível, retirá-los das ruas. A maioria - segundo ela, entende que a rua é sua moradia, e o governo municipal não pode forçar a ida para um local seguro.
"O nosso compromisso enquanto assistência social, é tentar reduzir os danos em suas vidas" - diz a secretária.

"Uberaba é uma cidade acolhedora e
excepcional para se viver. Sair daqui pra quê,
se nas ruas eu tenho comida e cobertor?"
_Depoimento de um morador de rua para a
secretária Ângela Dib, durante a Ronda Social



INCONSISTÊNCIA -
Num momento em que o Congresso Nacional fala em acabar com a reeleição, em coincidir toas as eleições a cada quatro anos, e em mandato tampão, vale lembrar que o processo eleitoral brasileiro mais parece folha de bananeira...ora oscilando prum lado, ora oscilando pro outro...Vale conferir a situação de alguns prefeitos de Uberaba. Arnaldo Rosa Prata, Silvério Cartafina, Wagner do Nascimento e Marcos Montes (nas fotos acima) são exemplos das alterações
Que país é esse?
Arnaldo Rosa Prata (1971/1972) cumpriu mandato tampão de dois anos por causa de uma reforma constitucional; seguiu Hugo Rodrigues da Cunha (1973/1976), e portanto, com quatro anos de mandato; Silvério Cartafina (1977/1982) e Wagner do Nascimento (1983/1988) cumpriram seis anos, cada um, e portanto, dois a mais do que estava valendo na época, também em função de mudança constitucional; daí, vieram Hugo Rodrigues da Cunha (1989/1992) e Luiz Guaritá Neto (1993/1996) de volta aos quatro anos regulamentares, cada um; então veio Marcos Montes (1997/2000), que deparou com a primeira reeleição dos tempos modernos, e foi reeleito para o mandato 2001/2004.
E vem aí...
O grupo de trabalho da reforma política da Câmara dos Deputados definiu a posição pelo fim da reeleição para presidente, governador e prefeitos e a coincidência das datas das eleições a cada quatro anos. Ambos os pontos serão válidos a partir de 2018 caso as propostas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional. A partir dessa decisão, o grupo especial vai elaborar uma nova proposta legislativa, que vai começar a tramitar na Câmara. Caso a proposta seja aprovada, prefeitos e vereadores eleitos em 2016 cumprirão mandato tampão até 2018.
Enquanto isso...
Lá no Senado Federal a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania acaba de aprovar uma minirreforma para valer já, a partir das eleições de 2014. Objetivo, segundo os senadores, é reduzir os gastos gerais de campanha, dar transparência ao processo eleitoral e igualdade de condições aos candidatos em disputa. Também querem diminuir a chamada propaganda antecipada. Ficariam liberados a qualquer tempo e lugar, o uso das redes sociais; a discussão de políticas públicas em eventos partidários; a realização e divulgação de prévias pelas redes sociais; a manifestação e a opinião pessoal sobre questões políticas em blogs, no twitter e outros espaços virtuais.
Mais vale prevenir...
Candidatíssimo a presidente da República, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) tratou de sugerir uma ressalva no que se refere à manifestação livre de posições políticas nas redes sociais. Ele quer que o autor das declarações responda civil e criminalmente por eventuais ofensas e agressões a terceiros, e que a Justiça Eleitoral seja acionada para determinar a retirada do comentário da Internet.
Barraquinha eleitoral
Os senadores parecem dispostos a colocar um ponto final na polêmica da propaganda eleitoral por meio de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições em logradouros públicos. Querem proibir de uma vez por todas. E para compensar, analisam a possibilidade de permitir a colocação de mesas para distribuição de material de campanha e de bandeiras em vias públicas, desde que sejam móveis e não dificultem o trânsito de pessoas e veículos.

Há controvérsias
E por falar em Congresso Nacional, os senadores deram piti assim que receberam o projeto de emenda constitucional aprovado pela Câmara dos Deputados, acabando com o voto secreto em todas as atividades legislativas, inclusive no caso de cassação de parlamentares. Muitos discordam da abertura do votos para os vetos presidenciais e de indicação de autoridades. Vale lembrar que a proposta levou 12 anos para ser aprovada pela Câmara em segundo turno.
Justiça seja feita
(Recapitulando)

Aliás, esta colunista não se cansa de lembrar: desde outubro de 2006, a Câmara de Uberaba convive com votações abertas em todos os níveis (eleições de mesa diretora; vetos do prefeito; julgamento de vereadores). A iniciativa levou as assinaturas dos então vereadores Tony Carlos (PMDB), Marilda Ribeiro Resende (PT) e ainda de Marcelo Borges (então PMDB) - que assinou a proposta antes de deixar a Câmara onde ocupou cadeira por alguns meses. Tony (hoje líder do governo) e Marcelo (hoje filiado ao DEM) integram a legislatura 20013/2016, enquanto Marilda é a subsecretária Municipal de Educação e Cultura.
-------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário