14 de outubro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias



Escolhas ---- A DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS, NA SEMANA DA CRIANÇA, NO JARDIM TRIÂNGULO, DEIXOU A MENINA NUMA SINUCA SOBRE QUEM CARREGAR NOS BRAÇOS: O IRMÃO QUE ESTAVA SOB SUA RESPONSABILIDADE OU A BONECA QUE ACABARA DE GANHAR. POR VIA DAS DÚVIDAS, ELA SE DESDOBROU PARA PRIORIZAR IGUALMENTE O IRMÃO E A BONECA - CONFORME TESTEMUNHOU O REPÓRTER-FOTOGRÁFICO ENERSON CLEITON


SENSIBILIDADE
"Minha pauta: cobrir a distribuição de brinquedos no Jardim Triângulo, bairro periférico de Uberaba. Pois é... vida de fotógrafo de jornal não é fácil. Às vezes nos deparamos com cenas que nos levam a um reflexão. Um click me chamou a atenção: a menina não sabia se carregava o irmão ou a boneca que tinha acabado de receber .. Muita gente tem tudo na vida e não sabe reconhecer...Agradeçamos todos os dias por Deus nos dar saúde e vontade para trabalhar!"
_Comentário do repórter-fotográfico Enerson Cleiton, em seu mural no Facebook, se referindo à foto que abre esta edição de CONTA-GOTAS...Notícias 


PIZZA ---- Vereador de primeira viagem, cheio dos jogos de cintura, o administrador de empresas e apresentador de televisão Edcarlo Carneiro - Kaká Se Liga, do PSL, inaugurou dias atrás, uma unidade da Rede Pizza Pré-Assada, em Uberaba.


DIA DO FICO!

PSL elege maior bancada de 2012; Solidariedade leva dois deles
Partido Social Liberal --- PSL, vai preservar um dos três vereadores que elegeu em 2012, em Uberaba, quando fez a maior bancada da legislatura 2013/2016. Já eleito presidente para a última gestão (2016), Kaká Carneiro, eleito com 3.966 votos, decidiu não mudar de legenda.
DECISÃO ---- A decisão foi comunicada domingo, dia 13, ao presidente estadual, Agostinho Neto, e ao presidente municipal, José Luiz Alves.  “Vamos trabalhar para fortalecer o PSL. Trabalhar de forma ampla em Uberaba e região buscando nomes fortes para  construir uma base sólida para a disputa eleitoral” - disse Kaká.
REBULIÇO
O certo é que, depois de provocar barulho no PMDB (quase voltou), no PT (chegou a se filiar) e no PRB (onde está filiado), o ex-prefeito Anderson Adauto, candidato a deputado federal em 2014, se torna pivô de mais um auê – desta vez no PSL presidido pelo seu eterno melhor amigo, José Luiz Alves.
DOBRADINHA
Podem negar, espernear, choramingar...mas, o certo é que a encrenca que agora vive o PSL tem tudo a ver com o apoio que partido dará ao ex-prefeito em 2014. Afinal, a candidata a deputada estadual que fará dobradinha com AA está ali, filiadinha no Partido Social Liberal – que é, claro, a servidora de carreira (já devidamente licenciada), Luciene Fachinelli.
ZONA DE CONFORTO
Os dois quase ex-vereadores do PSL buscam agora, uma zona de conforto – não necessariamente por serem inimigos do ex-prefeito, mas – necessariamente, para não terem que optar por um polo ou outro. Afinal, no lado oposto ao ex-prefeito está o atual prefeito Paulo Piau (PMDB).
BANCADA
Sem alma oposicionista, os três vereadores do PSL analisaram a possibilidade de filiar-se  ao Solidariedade – SDD, a convite do colega e ex-pedetista Luiz Dutra, que assumiu a instalação da legenda em Uberaba. Paulo César Soares e Elmar Goulart confirmaram a mudança.
FIDELIDADE
Importante ressaltar que qualquer conversa sobre exigir os cargos de volta por causa da infidelidade partidária só vai servir pra boi dormir. Acontece que a opção pelo SDD é estratégica. O fato de ter sido criado agora, libera os novos filiados da fidelidade.
MALDADINHA
Em 2012, a eleição de três vereadores do PSL foi atribuída à força eleitoral da candidata a vice-prefeita da coligação majoritária "Uberaba Não Pode Parar", Luciene Fachinelli. A lógica usada pelos analistas de plantão foi de que o partido do candidato a prefeito, Adelmo Leão, o PT, não elegeu nenhum vereador. Já o partido da Luciene ...
PERDAS...
E vale lembrar que o PSL – se confirmados os danos, não estará perdendo apenas  a maior bancada de vereadores. Também sofre perdas no comando da Câmara, já que Elmar Goulart é o atual presidente...
...E DANOS
E não é só isso: Paulo César Soares – o China, é o 2º secretário da atual mesa diretora, e já foi eleito vice-presidente da mesa de 2014. E de quebra, o PSL perde mais de 5.000 votos: 2.795 de Elmar, e 2.708 de China.

E AGORA?
E voltando ao assunto dos polos opostos, a temporada de apostas agora acontece em dose dupla. Até então, elas giravam em torno do vereador Franco Cartafina, presidente da juventude estadual do PRB, e portanto com ligações fortes com o comando estadual da legenda, que articulou e aprovou a filiação de Anderson Adauto. A pergunta é: quando ficar frente a frente com os interesses contrários dos adversários Paulo Piau e Anderson, de que lado Franco vai ficar? A outra pergunta é: quando ficar frente a frente com os interesses contrários dos adversários Paulo Piau e Anderson, de que lado Kaká Carneiro vai ficar?

FERVURA  - Pra quem acha que a disputa pelo poder no PT/Uberaba vai rolar em clima de paz e amor...mera ilusão. Já tem propaganda circulando nas redes sociais. Encontro para eleger o novo diretório acontece em novembro.

NOS EIXOS ---- Vereador Cléber Humberto Ramos (ex-PMDB) assumiu a presidência do novíssimo Partido Republicano da Ordem Social – PROS. Com vigência por tempo indeterminado, a primeira comissão executiva provisória de Uberaba tem ainda, Waldir Viela Teodoro (vice); Sebastião Cacildo Rocha (tesoureiro), Wellington Marques de Souza (secretário-geral), Adriano César Leal (1º secretário).
  
Cena da Semana da Criança ---- CANSADOS DAS AGITAÇÕES DA SEMANA, O PREFEITO PAULO PIAU E O NETO TIAGO DESCANSAM NO GRAMADO DO UBERABÃO, DURANTE O EVENTO DE ENCERRAMENTO DA SEMANA RECHEADA DE ATIVIDADES CULTURAIS E RECREATIVAS.  Enerson Cleiton
TUDO PELO GASODUTO
Câmara de Vereadores acaba de declarar a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, Cidadã Uberabense.

CONVERSAS
A vizinha Uberlândia vai sediar, dia 28 de outubro, a primeira Conversa com Mineiros, de uma série que vai acontecer com a presença do presidenciável senador Aécio Neves – presidente nacional do PSDB. Pelo menos cinco destes encontros serão realizados com a presença de lideranças estaduais do PSDB e das legendas aliadas. Não se sabe se Uberaba está na lista.

-------------------
“Ontem consegui no fim do dia, ver exposição

 de Portinari no cine Theatro Brasil.

Maravilhoso. Só  mesmo sendo comunista para esse feito”.

_Declaração é da presidente do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, comemorando o espetáculo produzido pelo artista plástico brasileiro, Cândido Portinari, comunista de carteirinha
ESPETÁCULO
Aproveitando a deixa, vale destacar que o Cine Theatro Brasil, que estava fechado há quase 15 anos, foi reinaugurado esta semana, em Belo Horizonte, com obras da série “Guerra e Paz”, de Portinari, morto em 1962. A obra foi encomendada ao pintor no início da década de 1950 para ficar exposta na sede das Organizações das Nações Unidas, de onde saiu apenas durante a reforma do prédio, em 2010. É de encher os olhos.

Cena da Semana da Criança --- DEPUTADO FEDERAL, VICE-LÍDER DO PSD NA CÂMARA E PRESIDENTE DA LEGENDA EM UBERABA, EX-PREFEITO MARCOS MONTES, PARTICIPA DO ANIVERSÁRIO DE LORENA (NA CADEIRA DE RODAS), FILHA DO VEREADOR EDMILSON FERREIRA, DO PRTB, QUE OFERECEU A FESTA PARA AS CRIANÇAS DO BAIRRO MANOEL MENDES.  Divulgação 
NOS MÍNIMOS DETALHES...
Um alerta: o que acontece com as legendas – nas esferas municipal, estadual e federal, não tem como ocultar. Tudo – tudinho mesmo!, é revelado nos sites oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG).
SEM CHORO
Pelos sites é possível saber, por exemplo: que comissões executivas/diretórios foram destituídos (se foi por decisão judicial ou por decisão do comando partidário superior); que comissões/diretórios tiveram o tempo de vigência vencido; o que aconteceu com os respectivos comandos ao longo do tempo; quem saiu; quem entrou. Enfim, não adianta choramingar...



CENA DA SEMANA DA CRIANÇA - Prefeito Paulo Piau participou do lançamento do Projeto Cultural Salas de Cinema – Cine Popular, na Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu, onde viveu emoções distintas: chorou em determinados momentos, e quase morreu de rir, em outros, como demonstra o flagrante de Enerson Cleiton à direita. O projeto Cine Popular foi criado e é executado pela empresa Educare, por intermédio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e patrocinado pela Duratex.


SOBRE RODAS...

(Versão 1)
E voltando a falar na Justiça Eleitoral, o TRE/MG acaba de lançar o ônibus “TRE AQUI”, destinado ao atendimento itinerante do eleitor mineiro. O presidente/desembargador Antônio Carlos Cruvinel, explica que o posto itinerante foi planejado sob encomenda para o Tribunal, que pretende levar seus serviços às localidades que não têm fácil acesso aos cartórios eleitorais.

SOBRE RODAS...

(Versão 2)
Prefeitura de Uberaba/Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos abriu concorrência pública para 409 permissões
para exploração de serviço de mototáxi. Apenas 191 interessados foram classificados para o trabalho.

Cena da Semana da Criança ---- A FOTO DO DEPUTADO MARCOS MONTES, POSTADA POR ELE NA SUA COLUNA SEMANAL DE SEXTA-FEIRA, DO JORNAL DE UBERABA E JORNAL DA MANHÃ, FAZ SUCESSO NO FACEBOOK.   Divulgação
------------------
REFLETINDO UBERABA
Vem aí, audiência pública para debater propostas de alterações no Plano Diretor e legislações urbanísticas complementares de Uberaba - Lei de Uso e Ocupação Solo, Lei de Parcelamento do Solo e Condomínios Urbanísticos e Lei de Perímetro. Convocada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) e pelo secretário de Planejamento, Cláudio Costa Junqueira, a audiência vai acontecer dia 28 de outubro de 2013, às 18h30, no anfiteatro do Centro Administrativo (rua Dom Luís Maria Santana, 141, bairro Santa Marta). O nome já diz tudo: é aberto ao público.

Cena da Semana da Criança --- PAULO PIAU NÃO LARGA O SAQUINHO DE PIPOCA NEM PRA FAZER AS JOGADAS DO XADREZ.   Divulgação/Comunicação da Prefeitura
FERIADO
Presidente da Câmara de Vereadores, Elmar Goulart, decretou ponto facultativo para dia 1º de novembro, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro).
Ele segue assim, o que já havia sido decretado na Prefeitura de Uberaba, a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SSPMU, que vai realizar evento festivo ao longo do dia (das 9h às 17h) no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB.

INACREDITÁVEL
Quero aqui, fazer minha própria homenagem aos professores – cuja data comemorativa é 15 de outubro. E faço isso através da professora Sandra Beatriz de Oliveira, da Escola Municipal Eddie Bernardes, que mesmo fraca em razão de uma cirurgia feita dias atrás, pegou um táxi ontem, e foi até à instituição entregar pessoalmente, para cada um de seus alunos do 5º ano do ensino fundamental/antiga 4ª série, um brinde que mandou produzir para o Dia das Crianças (12 de outubro).
 
CRIANÇAS FELIZES --- Entre os políticos que aderiram às fotos infantis no Facebook, ao longo da Semana da Criança, esta coluna destaca duas. O deputado estadual Adelmo Leão (PT), vice-presidente da Assembeia Legislativa de Minas Gerais, ex-candidato a prefeito de Uberaba em 2012, e eventual candidato a deputado federal em 2014, trocou a foto de adulto pela de criança pequena, lá em Itapagipe, MG. E o vice-prefeito e radialista Almir Silva (PT do B) substituiu a foto de adulto por uma do pré-primário. Aliás, o vice-prefeito foi um dos que mudaram de legenda antes do prazo final para as filiações dos candidatos de 2014. Eventual candidato a deputado estadual, Almir deixou o PR e se filiou ao PT do B.

Cena da Semana da Criança ---- MARCOS MONTES PARTICIPA DE EVENTO NO BAIRRO MORUMBI, ONDE JOGOU BOLA COM A CRIANÇADA.   Divulgação
GENTE HUMILDE
Lideranças do PMDB Jovem de Uberaba dizem que a turma “experiente” da legenda foi humilde ao anunciar 6.000 filiações ao partido, ao longo do recadastramento promovido nos últimos três meses. “São 8.000 mil” – garantem. E mais: destes 8.000, reivindicam 725 filiações conquistadas pelo PMDB Jovem. E comemoram, revelando que agora lideram o ranking das filiações jovens na cidade.


As legendas
Enquanto o Congresso Nacional se vê dividido entre os que querem dificultar a criação de mais partidos no Brasil (o Senado Federal) e os que articulam projeto pra facilitar a implantação de novas legendas (a Câmara dos Deputados), os 32 que já existem vão se ajeitando para as eleições de 2014. Confira a situação de cada um deles em Uberaba...

Democratas
Sigla: DEM
Número: 25
Tipo: Diretório
Vigência: 15/7/2014
Presidente: Eclair Gonçalves Gomes

Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Sigla: PMDB
Número: 15
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 7/10/2013
Presidente: Eduardo Marques Palmério

 Partido Progressista
Sigla: PP
Número: 11
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 11/6/2014
Presidente: Marcelo Alves do Nascimento
  
Partido da República
Sigla: PR
Número: 22
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Eduardo Borges de Neiva Ferro
 
Partido Socialista Brasileiro
Sigla: PSB
Número: 40
Tipo: Comissão Provisória
Vigência: 24/5/2014
Presidente: Irizon Amaral de Arantes


Partido dos Trabalhadores
Sigla: PT
Número: 13
Tipo: Diretório
Vigência: 20/2/2014 (PT tem encontro em novembro para eleger novo comando)
Presidente: Fábio José Macciotti Costa

Partido Trabalhista Brasileiro
Sigla: PTB
Número: 14
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminada
Presidente: Carlos Alberto de Godoy

Partido Republicano Brasileiro
Sigla: PRB
Número: 10
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli

Partido Social Democrata Cristão
Sigla: PSDC
Número: 27
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 15/3/2014
Presidente: Rafael Mendes

Partido Trabalhista Cristão
Sigla: PTC
Número: 36
Tipo: Diretório
Vigência: 8/2/2016
Presidente: Werner do Nascimento

Partido Social Cristão
Sigla: PSC
Número: 20
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Edson Eurípedes da Silva

Partido Republicano Progressista
Sigla: PRP
Número: 44
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Ronaldo Martins Rocha
  
Partido Verde
Sigla: PV
Número: 43
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 7/6/2014
Presidente: Lawrence de Melo Borges
 
Partido Popular Socialista
Sigla: PPS
Número: 23
Tipo: Comissão provisória
Vigência:
Presidente: Alaor Carlos de Oliveira Júnior

Partido Social Liberal
Sigla: PSL
Número: 17
Tipo: Diretório
Vigência: 23/1/2014
Presidente: José Luiz Alves

Partido Comunista do Brasil
Sigla: PC DO B
Número: 65
Tipo: Diretório
Vigência: 5/12/2013
Presidente: Sumayra de Oliveira Silva

Partido Social Democrático
Sigla: PSD
Número: 55
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Marcos Montes Cordeiro
  
Partido Humanista da Solidariedade
Sigla: PHS
Número: 31
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 13/8/2014
Presidente: Ricardo Norte Pereira

Partido da Mobilização Nacional
Sigla: PMN
Número: 33
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Hermany Andrade Júnior

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Sigla: PRTB
Número: 28
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 17/3/2014
Presidente: Glauco Lopes Braz

Partido Trabalhista do Brasil
Sigla: PT DO B
Número: 70
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Ildeu Marcos de Menezes

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Sigla: PSTU
Número: 16
Tipo: Diretório
Vigência: 15/4/2014
Presidente: Adriano Espíndola Cavalheiro

Partido Socialismo e Liberdade
Sigla: PSOL
Número: 50
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 17/4/2014
Presidente: José Eustáquio dos Reis

Partido Pátria Livre
Sigla: PPL
Número: 54
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Roger Alberto de Andrade
  
Partido Ecológico Nacional
Sigla: PEN
Número: 51
Tipo: Comissão provisória
Vigência: 14/10/2014
Presidente: Alexandre Carlos Santos de Pádua


Partido Republicano da Ordem Social
Sigla: PROS
Número: 90
Tipo: Comissão provisória
Vigência: Indeterminado
Presidente: Cléber Humberto de Souza Ramos
*Acaba de ser criado em nível nacional

*Solidariedade
Sigla: SDD
Número: 77
_Acaba de ser criado em nível nacional
_Comando deve ficar com o vereador Luiz Humberto Dutra

*Partido Democrático Trabalhista
Sigla: PDT
Número: 12
_Oficialmente, a executiva do PDT tem vigência até dia 15 de outubro, mas o “presidente”, vereador Luiz Humberto Dutra, já pediu desfiliação, e se filiou e deve assumir o comando do Solidariedade

*Partido da Social Democracia Brasileira
Sigla: PSDB
Número: 45
_Está sem comando oficial desde 31 de março de 2013

*Partido Trabalhista Nacional
Sigla: PTN
Número: 19
*Está sem comando oficial desde 3 de abril de 2013

*Partido Comunista Brasileiro
Sigla: PCB
Número: 21
Filiados: 4
_Está sem comando oficial desde junho de 2013

*Partido da Causa Operária
Sigla: PCO
Número: 29
Filiados: 9
_Justiça Eleitoral não informa comando oficial em Uberaba





----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário