17 de outubro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

VEREADOR TONY CARLOS, AINDA LÍDER DO PREFEITO PAULO PIAU NA CÂMARA DE UBERABA, ESTÁ DE MALAS PRONTAS PARA SE MUDAR PARA BELO HORIZONTE, ONDE ASSUME CADEIRA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS. SUA VAGA DE VEREADOR FICA COM A COORDENADORA DA SOCIEDADE UBERABENSE DE PROTEÇÃO ANIMAL - SUPRA, DENISE MAX. O VEREADOR TONY CARLOS ERA O SEGUNDO SUPLENTE DO PMDB, QUE ABRIU VAGA COM A MORTE, EM AGOSTO, DO DEPUTADO ESTADUAL JOSÉ HENRIQUE. O PRIMEIRO SUPLENTE, GETÚLIO NEIVA, É PREFEITO DE TEÓFILO OTONI, E SÓ NESTA QUINTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO, ELE ANUNCIOU QUE FICA NO GOVERNO MUNICIPAL.   (DIVULGAÇÃO)
--------------------

SOPRANO CECÍLIA MASSA E TENOR ARTHUR RAYMUNDO FAZEM CONCERTO EM UBERABA
(DIVULGAÇÃO)
Melancholie
Concerto de música erudita para todos
A soprano Cecília Massa e o tenor Arthur Raymundo se apresentam em Uberaba sem cobrança de ingresso
Sala Cecília Palmério, no campus Centro da Universidade de Uberaba – Uniube, abre as portas neste sábado, 19 de outubro, às 15h, para apresentação da soprano Cecília Massa e do tenor Arthur Raymundo. Os dois vão exibir o concerto Melancholie – que passa por canções alemãs, árias de óperas e duetos. A soprano uberabense antecipou para a coluna CONTA-GOTAS...Notícias, que o concerto vai relembrar e homenagear Franz Schubert, Robert Schumann, Hugo Wolf e Felix Mendelssohn, W. A. Mozart,  G. F. Händel e Claudio Monteverdi. Ao piano estará Flávio Lago.
A melancolia representa o mais profundo sentimento que move as composições artísticas do século XIX” – disse Cecília Massa, se referindo ao nome do concerto.
RECEPÇÃO
Eterno apaixonado pela cultura, o empresário Gilberto Rezende rende homenagens à música erudita, recepcionando a cantora lírica Cecília Massa e o acompanhante Arthur Raymundo um dia antes do concerto, em sua Casa do Folclore.

DELFIM MARTINS
(DIVULGAÇÃO)
FOTOJORNALISMO
E a Sala Cecília Palmério/Uniube Centro anda mesmo, agitadérrima. Nesta sexta-feira, a partir das 19h, acontece um workshop de fotografia promovido pelo curso de Comunicação Social. Convidado especial é o português Delfim Martins, com mais de três décadas de experiência, e premiadíssimo, no Brasil e no exterior, em fotojornalismo. Todos os participantes vão receber certificado.
-------------------
Acordo acaba com lapso de seis meses para contratação de servidores
Câmara de Uberaba aprovou projeto de lei do atual governo municipal que acaba com o lapso de seis meses para a contratação de servidores na Prefeitura de Uberaba. Hoje, um servidor só pode cumprir um tempo de até quatro anos de trabalho temporário. Daí, tem que ficar seis meses “sem emprego”, para só então, ser recontratado. Diante do grande número de servidores que estão completando quatro anos de serviços em funções estratégicas, houve um acordo para evitar a finalização dos contratos.
ACORDÃO ---Intermediado pelo vereador Marcelo Borges (DEM), presidente da Comissão Permanente de Assistência aos Servidores Municipais, e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, o projeto ganhou o apoio do promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes Junior, do prefeito Paulo Piau e da Câmara de Vereadores.
DETALHE --- O acordo vale até a Prefeitura de Uberaba realizar concurso público.

CONCURSO DA PREFEITURA
Provas acontecem no 1º dia do horário de verão
Apresentação do comprovante definitivo de inscrição é obrigatório para realização da prova
Site da prefeitura disponibiliza para consulta o local da prova de cada candidato
Os candidatos ao concurso público da Prefeitura de Uberaba, que farão provas neste domingo, 20 de outubro, devem apresentar o Comprovante Definitivo de Inscrição – CDI, junto com um documento com foto, e caneta.
HORÁRIOS --- Os candidatos aos cargos de nível médio farão a prova no período da manhã, com início às 8h, enquanto os candidatos aos cargos de nível superior farão as provas às 13h. Os candidatos deverão chegar ao local da prova 30 minutos antes do horário de início da mesma.
COMPROVANTE --- A impressão do CDI deve ser feita exclusivamente pela internet. O inscrito deve acessar a área do candidato, através do número do seu CPF e senha, no site Gestão de Concursos (http://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/default.aspx).
Ao entrar na página exclusiva do candidato, é necessário clicar em cima da área que contém as informações da inscrição para ser direcionado até à tela que apresentará os dados da inscrição. É de responsabilidade de cada inscrito confirmar e responder corretamente a todos os quesitos. Assim que confirmadas as informações, será gerado o CDI, que deverá ser impresso pelo candidato.
O candidato pode acessar seu local de prova no site Gestão de Concursos ou pelo site da prefeitura (http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/principal).
OS LOCAIS --- As provas serão realizadas em nove escolas: as estaduais América, Anexa SUPAM, Frei Leopoldo de Castelnuovo, Aurélio Luiz da Costa, Marechal Humberto Castelo Branco e Professora Corina de Oliveira, e as municipais Boa Vista, Professora Olga de Oliveira e Frei Eugênio.
RECAPITULANDO --- O concurso oferece 430 vagas para de cargos das carreiras de Analista de Serviços Educacionais, Agente de Fiscalização, Agente Governamental, Analista Governamental, Educador Infantil, Professor da Educação Básica e Especialista Pedagógico.

EVENTO DO PMDB EM QUE FOI ANUNCIADO NÚMERO RECORDE DE FILIAÇÕES
PMDB/UBERABA
Vem aí, nova encrenca judicial
Animado com uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que impugnou várias filiações ao PMDB da cidade de Itajaí, um grupo de peemedebistas de Uberaba está patrocinando uma ação similar. Nesta sexta-feira, 17 de outubro, o advogado, ex-presidente e cofundador do PMDB/Uberaba, Paulo Affonso Silveira, protocolou na 276ª Zona Eleitoral de Uberaba, pedido de impugnação das milhares de filiações feitas ao logo do recadastramento promovido pelo atual comando do PMDB.
NÚMEROS COMEMORADOS ---- Alegação do advogado é de que o estatuto do PMDB não permite filiações em massa. Na sua avaliação foi o que aconteceu durante o período de recadastramento. As filiações – entre 6.000 e 8.000, foram comemoradas em evento festivo que contou com a participação de lideranças estaduais e nacionais da legenda, incluindo o pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo partido, senador Clésio Andrade; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade; o presidente estadual do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Saraiva Felipe.
SALTO DE QUALIDADE ---- Saudado como líder absoluto desta arrancada peemedebista, o prefeito Paulo Piau comandou o evento, ao lado do presidente municipal, Eduardo Palmério. De acordo com as estatísticas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o PMDB/Uberaba estava há vários anos na segunda colocação de filiados na cidade. O primeiro lugar era sempre reservado para o Democratas. Os últimos números, relativos a agosto, indicam que o DEM presidido pela advogada Eclair Gonçalves, tinha 4.853 filiados, seguido pelo PMDB, com 3.014 filiações. Com cerca de 6.000/8.000 filiados, os peemedebistas assumem a liderança.
JUDICIALIZAÇÃO --- Vale lembrar que o PMDB judicializou todo o processo eleitoral de 2012. Origem de tudo foi a tentativa do ex-prefeito Anderson Adauto de  emplacar uma candidatura de sua preferência. O PMDB de Minas decretou intervenção e aprovou a candidatura do hoje prefeito Paulo Piau.
CANSADO DE GUERRA --- Anderson brigou na Justiça até que o próprio pré-candidato dele, advogado Rodrigo Mateus – cansado da guerra, deu um basta. O ex-prefeito então, deixou a legenda em meio aos entreveros de 2012, cogitou o retorno durante o recadastramento agora, em 2013, chegou a se filiar ao PT e acabou filiado ao PRB – por onde pretende se candidatar a deputado federal em 2014.
DETALHE --- Paulo Affonso Silveira participou de toda a judicialização de 2012, ao lado de Anderson Adauto.

LISTAS OFICIAIS --- A partir do dia 21 de outubro, as relações oficiais de filiados estarão disponíveis no Filiaweb da Justiça Eleitoral. Divulgadas as relações oficiais, os filiados envolvidos em duplicidade têm até o dia 11 de novembro para apresentarem suas justificativas perante os cartórios. Já os juízes eleitorais têm até o dia 21 de novembro para decidirem sobre todas elas. Se não houver correção na dupla filiação, a legislação determina o cancelamento de ambas.
---------------------
JOVEM NA SAÚDE – Juventude peemedebista de Uberaba quer mesmo mostrar serviço. Acaba de criar a Comissão Jovem de Saúde. Objetivo é participar com projetos e iniciativas na implementação de políticas públicas, diz o presidente da JPMDB de Uberaba, Mateus Barros. Integram a comissão, o próprio Mateus, Paulo Ricardo Bonfim, Fernando Resende, Bruno Ávila, Rauany Neri, Leandro Madeira, Robson Almeida, Ana Carolina de Oliveira e Liliane Mendonça. A turma garante que vai fiscalizar, denunciar e apoiar. E já tem reunião programada com o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan.
---------------------
AEROPORTO DE UBERABA...
E o aeroporto de Uberaba é uma das principais manchetes do site oficial do Ministério Público Federal de Minas Gerais. Diz a matéria que a Prefeitura de Uberaba já elaborou decreto declarando de utilidade pública 97 imóveis situados no entorno do aeroporto da cidade, para fins de desapropriação. “A medida tem o objetivo de garantir espaço para a ampliação da pista de pouso e decolagem, que, atualmente, não possui faixas de segurança no tamanho determinado pelas regras que regem a aviação civil” – diz a notícia.
...ENTRE AS MANCHETES
A matéria lembra que, em julho de 2013, o MPF  convocou audiência pública para debater os problemas de infraestrutura aeroportuária, como também os serviços aéreos e a segurança operacional. E que, na oportunidade, “as autoridades comprometeram-se em agilizar os procedimentos para solucionar as complexas questões envolvendo a ampliação do aeroporto”. 
INVASÕES --- O site lembra que a malha urbana erguida ao redor do aeroporto se tornou um obstáculo, já que, ao longo dos anos, esses imóveis, de responsabilidade da Prefeitura de Uberaba, foram invadidos e várias famílias construíram ali suas residências.

ARTE ROSA
Hospital Hélio Angotti não para de se movimentar neste Outubro Rosa – mês de campanhas e combate ao câncer de mama. Ao longo desta semana acontece a exposição de graffiti e fotografias “Se Toque!”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Ao final da exposição, e por iniciativa dos artistas, as telas serão doadas para leilão e a renda será revertida para ações de prevenção ao câncer de mama. A Rede de Proteção Social do Hospital Hélio Angotti organiza o remate das peças.
-------------------
JOSÉ RENATO GOMES RECEBE AS REPRESENTANTES DA PASSAREDO   (DIVULGAÇÃO)
ROSA CHOQUE
As garotas da Passaredo Linhas Aéreas - a coordenadora comercial, Amanda Oliveira, e a analista de marketing, Stela Pantoja, fizeram voos rasantes em vários pontos estratégicos de Uberaba, nas últimas horas. Entre outros, estiveram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o titular José Renato Gomes, e na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, com o presidente Manoel Rodrigues Neto. 
PELOS ARES
As representantes da empresa aérea confirmaram que a Passaredo comeca a operar com o ATR-72 (aeronave de médio porte) de Uberaba a Guarulhos (SP), no dia 12 de novembro, às 7h30. Os voos diretos terão 70 lugares, a decolagem será de segunda-feira a sábado, e a passagem vai custar R$ 149.

-------------------
PRESIDENTE DA CÂMARA, ELMAR GOULART, E PREFEITO PAULO PIAU, FALAM SOBRE O ORÇAMENTO, OBSERVADOS PELO VICE-PRESIDENTE DA CASA, SAMIR CECÍLIO   (RODRIGO GARCIA/CÂMARA)
ESTREIA EM ALTO ESTILO
Primeira proposta orçamentária 100% produzida pelo governo Paulo Piau está na Câmara
Prefeito Paulo Piau fez questão de participar de reunião na Câmara de Vereadores, para falar sobre a proposta orçamentária para 2014, recém-protocolada na casa legislativa. Projeto prevê receitas/despesas na ordem de R$ 1,32 bilhão, valor 7% acima do que havia sido previsto anteriormente, na lei de diretrizes – que antecede a proposta final. O projeto destina 7,5% para o reajuste dos servidores municipais, o que, entretanto, pode ser alterado ao longo das negociações entre o governo e os sindicalistas.

REIVINDICAÇÕES
Vereadores pedem lei da ficha limpa, sede para a Câmara e melhorias na Saúde
Os vereadores aproveitaram a visita do prefeito pra engrossar a lista das reivindicações. Um tema quase unânime foi a estrutura física da Câmara, que está sem condições de funcionamento adequado. Com as obras da sede do Fórum Melo Viana atrasadas, o governo do Estado não tem como cumprir a promessa de trabalhar para que o prédio atual seja repassado para a Câmara. E assim, o sonho que parecia perto de se concretizar, agora reforça o pesadelo. O vice-presidente da Câmara, Samir Cecílio (PR), chegou a dizer que a Câmara de Uberaba não está acompanhando o desenvolvimento pregado pelo prefeito.
MAIS PEDIDOS ---- Ainda na relação dos vereadores: melhorias físicas e de pessoal para o Centro de Atenção Psicossocial ao Dependente Químico – o Caps’D, que funciona da rua Vigário Silva; ações para aumentar o efetivo da Polícia Militar na cidade; a instalação de uma
Unidade de Pronto-Atendimento – UPA, na Unidade de Saúde já existente na rua Edílson Resende Facuri, bairro Boa Vista; a elaboração de um projeto que exija ficha limpa de todos os que ingressarem no serviço público municipal;  

PAULO PIAU USA A TRIBUNA PARA FALAR SOBRE O ORÇAMENTO E RESPONDER ÀS REIVINDICAÇÕES DOS VEREADORES  
(SEBASTIÃO SANTOS/PREFEITURA)
PREFEITO GARANTE LEI DA FICHA LIMPA E CONSELHO DE ÉTICA NO GOVERNO MUNICIPAL
Cobrado para que encaminhe à Câmara um projeto que exija ficha limpa de todos os que ingressam no serviço público municipal, o prefeito Paulo Piau garantiu aos vereadores, durante sua ida ao Legislativo, que vai atender à reivindicação. Mais do que isso, Paulo Piau disse que também vai enviar um projeto criando o Conselho de Ética da Prefeitura de Uberaba. Sobre a sede da Câmara, ele confirmou que está estudando a possibilidade de criar um complexo administrativo, onde funcionariam Executivo e Legislativo. Sem conseguir acordo com os lados que se dizem proprietários do prédio onde funciona hoje o Centro Administrativo/Prefeitura, Paulo Piau acena com a devolução do imóvel. Desapropriação ainda não foi paga porque grupos diferentes disputam a propriedade.
------------------
Jesus toma conta!
CTBC/Algar ganhou página nova na rede social: RECLAME AQUI-PROBLEMAS COM A CTBC. A página no Facebook já tem mais de 5.000 membros. E as reclamações são as mais variadas – com destaque para internet “devagar, quase parando”. 

AÇÕES POLÍTICAS
Deputado federal Marcos Montes – presidente do PSD/Uberaba, está rindo de orelha a orelha. É que recebeu ofício do todo poderoso secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, anunciando a liberação de recursos para a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu. 

PASSE-LIVRE
Tachando de mistério o fato de 21 estados brasileiros já terem adotado o benefício, enquanto Minas Gerais ainda não implantou a medida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dinis Pinheiro (PP), disse durante audiência sobre o assunto, que o passe-livre para idosos nos ônibus intermunicipais de Minas será uma realidade até o final do ano. Assembleia batalha pra oficializar o benefício para os maiores de 65 anos de idade.
-----------------------
Walmart busca saída para crise internacional
A maior varejista do mundo planeja fechar lojas 
J
ornal O Globo trouxe notícia um tanto quanto preocupante para Uberaba em edição desta semana. Revelou que o Walmart planeja fechar algumas lojas no Brasil. “O grupo está tomando várias medidas, incluindo fechar unidades com baixo desempenho no Brasil e na China e a abertura de lojas menores nos Estados Unidos, numa tentativa de melhorar os resultados diante de condições difíceis no mundo todo” – diz a notícia.
PEQUENAS LOJAS
De acordo com a matéria – de cunho internacional, “a maior varejista do mundo vê o cenário econômico difícil e imprevisível no mundo inteiro, disse o presidente-executivo da empresa, Mike Duke.” Pela primeira vez, segundo a notícia, o Walmart dos EUA planeja abrir mais lojas de pequeno formato que lojas grandes.
REPERCUSSÃO
Jornal Zero Hora e a revista Exame repercutiram a notícia de O Globo, informando que o Walmart confirmou o fechamento de três lojas no Rio Grande do Sul até o final do ano, somando no total 25 fechamentos em 2013 no Brasil. 
O OUTRO LADO
Confirma daqui e confirma dali, numa coisa todas as notícias são coincidentes: os diretores do Walmart no Brasil e nos Estados Unidos desconversam quando o assunto é a localização das lojas que serão fechadas ou reduzidas de tamanho.
INDIGESTÃO
Em Uberaba o que existe de real até agora, é uma encrenca com os servidores públicos municipais. A varejista decidiu restringir o uso do tíquete-alimentação dos servidores às compras de alimento. Nada de usar o tíquete pra comprar um paninho de chão, um sabonete, uma pasta de dente, uma panela...A decisão caiu feito bomba na Prefeitura de Uberaba: de mamando a caducando.

Cara a cara com você mesmo!
Escritora Eliana Barbosa lança nova edição do livro Cara a Cara Com Alguém Muito Especial: Você – pela Novo Século Editora. Um tema que ela tem levado também, para palestras motivacionais em empresas de várias cidades, inclusive Uberaba.
O livro pode ser encontrado nas melhores livrarias brasileiras, bem como nas livrarias virtuais, inclusive no site dela, cujo exemplar, neste caso, tem a dedicatória da autora. É só clicar neste link: http://elianabarbosa.com.br/?page_id=3750. Além disso, Eliana Barbosa pode ser localizada em vários endereços eletrônicos:
Ela também atende pelos telefones: (11) 99697-7037/(34) 3075-2951.
----------------------
DES (CONVITE) 
Fundação Cultural de Uberaba desmarca café da manhã programado para dia 22 de outubro, quando o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, se reuniria com lideranças empresariais de Uberaba para apresentar o Vale-Cultura. Assessoria do secretário entrou em contato com a Fundação Cultural informando que sua agenda teve alteração. Nova data está sendo solicitada pela Fundação Cultural.

---------------------

DEPUTADO DE UBERABA É DESTAQUE
MARCOS MONTES COMEMORA AO LADO DO CANTOR FAGNER, A PROMULGAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL QUE ISENTA DE TRIBUTOS OS CD´S E DVD´S COM MÚSICAS BRASILEIRAS. O DEPUTADO FEDERAL DE UBERABA É COAUTOR DA EMENDA QUE AGORA SE TORNOU LEI. EXPECTATIVA É DE QUE A EMENDA BENEFICIE A INDÚSTRIA, OS ARTISTAS E O CONSUMIDOR.   (DIVULGAÇÃO)
Vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, presidente da legenda em Uberaba, o ex-prefeito por duas gestões, deputado federal Marcos Montes, participa atualmente de duas comissões permanentes e várias outras especiais – criadas para analisar e opinar sobre assuntos importantes. Além das funções naturais de um parlamentar – que incluem elaboração, debates e votação de projetos, ele é titular da Comissão Permanente de Minas e Energia e suplente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
ESPECIAIS --- MM também participa de várias Comissões Especiais: a que analisa o projeto que estabelece diretrizes para a organização da carreira única de Médico de Estado; a que vai emitir parecer sobre o projeto que dispõe sobre o regime de aproveitamento das substâncias minerais; a que vai proferir parecer no projeto que institui o Código Comercial Brasileiro, e ainda, a que vai estudar e apresentar propostas para a reforma do Código Penal.
CARREIRA --- Pra se ter uma ideia da abrangência destas comissões, vale citar como exemplo a Proposta de Emenda à Constituição, apresentada em 2009 pelo deputado federal e médico Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, que estabelece diretrizes para a organização da carreira única de Médico de Estado. A matéria estava engavetada e foi tirada da gaveta agora, recentemente, em função da polêmica da importação de médicos, entre outros assuntos relacionados à saúde pública no Brasil.
PISO NACIONAL --- O deputado que tem base eleitoral em Uberaba defende que a organização de uma carreira seria solução para grande parte dos problemas relativos à falta de profissionais para atender à rede pública. Os médicos ingressariam na rede pública – municipal, estadual e federal, através de concurso público, com dedicação exclusiva e piso nacional fixado por lei, e com possibilidade de ascensão funcional do médico de Estado com base em critérios de merecimento e antiguidade.

MAIS MÉDICOS --- Por sua vez, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da Medida Provisória 621/13, do governo federal, que cria o programa Mais Médicos, cujo objetivo principal é levar atendimento público para cidades e regiões onde existe carência destes profissionais. Marcos Montes diz que votou a favor do projeto, mas foi contra a emenda que tirou a obrigatoriedade de registro nos conselhos regionais. Esta incumbência foi transferida para o Ministério da Saúde. 
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário