19 de novembro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

VERGONHA 
20 DE NOVEMBRO  
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

AUTO DO CORPO DE DELITO DE MARIA RITA
CURIOSIDADE HISTÓRICA
(Versão 1)
UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA
Em 1886, época ainda marcada pela dominação do homem pelo homem, escravidão, violência e resistência, a escrava Maria Rita, 30 anos de idade, mãe solteira, cozinheira, fugiu da casa do barão de Ponte Alta, e moveu um processo criminal contra ele. O processo, que tem 47 páginas manuscritas, frente e verso, inclui, entre outros documentos, o auto de corpo de delito da escrava (Acervo: Arquivo Público de Uberaba)

PROCESSOS

Escreveu a mestre em Educação, Marise Soares Diniz, pesquisadora do Arquivo Público, em transcrição documental publicada na revista Cadernos de Pesquisa, no primeiro semestre de 2010, que, no acervo do Arquivo Público de Uberaba, há aproximadamente 152 pro­cessos criminais envolvendo escravos. Eles datam de 1837 a 1888. Pelo teor desses documentos, segundo ela, comprova-se que ao longo da escravidão sempre houve enfren­tamentos, e que, a partir deles, consolidaram-se as mudanças relacionadas ao processo da escravidão, que resultou na abolição.

CORPO DE DELITO

Um destes processos trata do “Auto de corpo de delicto da escrava Maria Rita, propriedade de Antônio Elói Casimiro – o barão de Ponte Alta”. Em 1886, ao fugir, a escrava procurou primeiramente, um padre que se dispôs – sem se comprometer – a escrever uma carta para o Barão. A carta foi entregue, porém não causou nenhum efeito. A escrava foi então, à delegacia de polícia. Os autos processuais iniciam-se em fevereiro de 1886 e arrastam-se até outubro, passando por inúmeras análises de diferentes autoridades, às quais foram capazes de aguardar até a convalescença de um escravo depoente para dar andamento ao processo.

OS PODERES DO BARÃO

Pra se ter uma ideia do “adversário” de Maria Rita, vale ressaltar alguns detalhes sobre o barão. Envolvido com a política local, era um dos homens que faziam as leis, tinha por costume castigar seus escravos. Foi eleito alferes da Guarda Nacio­nal, em 1832. Em 1858, foi conferida a ele a patente de tenente-coronel e, em 1865, a de coronel comandante supe­rior. Recebeu voluntários e recrutas para a Guerra do Paraguai, foi vereador da Câmara Municipal, de 1848 a 1857, de­putado por Minas, em 1859, e eleito Juiz de Paz da Paróquia de Uberaba para o quadriênio de 1865 a 1868. Morreu em 1903.

IMPUNIDADE

Em 7 de outubro de 1886, o promotor Joaquim José Saraiva Júnior deu seu parecer pelo arquivamento do processo. Motivo, segundo ele, era que os peritos constataram “que as offensas feitas à escrava Ma­ria Rita são simples escoriações”, e que portanto, não havia  base  para o procedimento judicial. Dia 11 de outubro, o juiz Egydio de Assis Andrade encerrou a peleja com cinco palavras: “Seja o Dr. Promotor atendido”.

BOA NOTÍCIA
MCDIA FELIZ DÁ A UBERABA A 10ª COLOCAÇÃO NO RANKING NACIONAL DA CAMPANHA
Uberaba ficou em 10º lugar entre as 42 instituições que participaram da Gincana McDia Feliz 2013. Anúncio foi feito pelo Instituto Ronald McDonald, que acaba de divulgar o ranking nacional da gincana. O evento é realizado sempre em agosto e visa a beneficiar entidades de apoio à criança com câncer do Brasil. Em Uberaba, a iniciativa contempla a Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde - Oasis.
A instituição vai receber R$ 87,4 mil, recursos que, segundo a coordenadora do McDia Feliz/Oasis, Vera Lúcia Oliveira Santos, serão investidos na compra de um novo veículo para o transporte das crianças assistidas pela Oasis.

PÉSSIMA NOTÍCIA
VÂNDALOS PROVOCAM DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
Prefeito Paulo Piau (PMDB) acaba de baixar novo decreto de situação de emergência. Desta vez, entretanto, não é para contratar médicos e ou professores. Objetivo é agilizar a contratação de segurança armada, uma vez que a Prefeitura de Uberaba não tem estrutura nesse segmento. 
Vandalismo 1
Um dos motivos da contratação é que antes mesmo de ser inaugurado, o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEUs (Praça de Esporte e Cultura – PEC), localizado no Residencial 2000, tem sido alvo recorrente de vandalismos. Construído com recursos do Ministério da Cultura, e já entregue ao município pela construtora Nasman, o local aguarda os equipamentos que estão sendo adquiridos através de licitação, para a biblioteca, telecentro, cine teatro, entre outros.
Vandalismo 2
A situação se repete no Centro Municipal de Educação Avançada – CEMEA, “Cairo Theodoro Baptista”, situado no bairro Abadia, e no Centro Municipal de Educação Avançada - CEMEA, “Eurídice Ferreira de Melo - Dona Lindu”, localizada no bairro Boa Vista. A segurança armada visa a proteger estes locais.

CHORO É CULTURA  – Álvaro Valter (sax alto ), Fauto Reis (cavaquinho), Osmar Baroni (pandeiro), Reinaldo De Vito (violão de sete cordas): 19 anos arrancando suspiros e lágrimas de muitos marmanjos desavisados
Alma do brasileiro
É como disse certa feita, o jornalista, professor mestre e escritor André Azevedo: “O chorinho diz tudo sobre nossa alma. Por isso mesmo, morremos de medo de gostar dele”.  Ele se referia, na oportunidade, ao grupo Chorocultura, que neste 18 de novembro, segunda-feira, completou 19 anos de vida.
Estreia
Pra ser mais explícita, o grupo fez sua primeira apresentação dia 18 de novembro de 1994, no Cine Vera Cruz – hoje transformado em Cine Teatro Municipal.
Chororô
Formado por profissionais de atividades “normais”, os integrantes do Chorocultura se acharam no direito e dever de saírem por aí, na noite uberabense, emocionando gente de todas as idades, raças, segmentos sociais, e arrancando lágrimas dos desavisados.
Qualidade
Músicas tipo Chão de estrelas; A noite do meu bem; Fascinação; Peixe vivo; Suíte do pescador; Estrela do mar; Leva eu, Sôdade; Saudade do Matão; Ave Maria no morro; Felicidade;  Gente humilde; Ave Maria; Naquela mesa, entre outras, fizeram do Chorocultura um formador de opinião sobre o que existe de melhor no som brasileiro.
----------------
Luluzinhas
(Versão 1)
No sentido inverso ao clube do Bolinha – que era a Câmara Municipal até sua posse recente, a vereadora Denise Max (PR) nomeou, de início, apenas assessoras parlamentares para seu gabinete. Das 13 vagas a que tem direito, Denise preencheu 11.

Cálculos...
Voluntária com índice irrepreensível de presença no trabalho, a primeira-dama Heloísa Piau comemora, em seu mural no Facebook, os resultados de pesquisas sobre o governo do maridão Paulo Piau. 
...comemorados
Último levantamento foi realizado pelo instituto Sensus e indicaram que o prefeito tem aprovação de 48,4% de ótimo/bom, podendo chegar a 52,8%, levando em conta a margem de erro de 4,4 pontos percentuais. “Me disseram que poucos governantes atingem estes índices” – festeja ela. Sem contar os 22,4% de regular, que não significa desaprovação.
----------------

CURIOSIDADE HISTÓRICA
(Versão 2)


A FOTO, DE AUTORIA DESCONHECIDA, E RESTAURADA
POR PAULO LEMOS, MOSTRA O TREM NOS ÁUREOS
TEMPOS DA MOJIANA, EM 1910
(ACERVO: ARQUIVO PÚBLICO UBERABA)



















O IMPERADOR ABOLICIONISTA

Cinco anos antes da abolição da escravatura – assinada pela filha princesa Isabel, o imperador Dom Pedro II dava sinais de que seu caráter abolicionista era real. Ao liberar uma estrada de ferro para Uberaba, proibiu o uso de escravos nas obras. A Companhia Mojiana – que recebeu o benefício e a determinação, inaugurou os trilhos em 1889. Portanto, um ano depois da Lei Áurea.

O decreto

Resumo do documento assinado pelo imperador: “E' concedido á Companhia da estrada de ferro Mogyana, na fórma da Lei n. 3139 de 21 de Outubro de 1882, privilegio por 50 annos para a construcção, uso e gozo do prolongamento da mesma estrada de ferro desde o ponto mais conveniente até á margem esquerda do rio Grande, na Provincia de S. Paulo, e bem assim de um ramal para os Poços de Caldas, na Provincia de Minas Geraes”...
    
Artigo XXXI

...“A companhia obriga-se a não possuir escravos e a não empregar nos diversos serviços da estrada senão pessoas livres... Palacio do Rio de Janeiro em 17 de Fevereiro de 1883.”
_Publicação: Coleção de Leis do Império do Brasil - 1883, Página 310 Vol. 1 pt II (Publicação Original). (Fonte: Câmara dos Deputados)

CURIOSIDADE HISTÓRICA
(Versão 3)
UM FERIADO REVOGADO POR DESLIZE
20 de novembro é Dia da Consciência Negra – quando se recorda a morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Objetivo da data é despertar reflexões sobre a escravidão, iniciada no Brasil em 1549, quando chegaram os primeiros africanos sequestrados de suas terras. Em Uberaba é feriado. Um feriado que também tem história.
De autoria dos ex-vereadores peemedebistas Tony Carlos e Marilda Ribeiro, hoje deputado estadual e subsecretária de Educação, a lei que instituiu originalmente o feriado municipal, foi revogada pela própria Câmara, na legislatura passada. A revogação foi atribuída pela Câmara a um “deslize”.
Ao promover mudanças no calendário de feriados, a Câmara teria retirado o Dia da Consciência Negra da lista – de forma involuntária. Descoberto o erro e instalada a polêmica, votou nova lei, desta vez de autoria do ex-vereador Carlos Godoy (PTB), criando novamente o feriado.

MARCOS MONTES E A CÔNSUL-GERAL DO BRASIL EM XANGAI,  ANA CÂNDIDA PEREZ
CHINA DESPERTA ADMIRAÇÃO, DIZ VICE-LÍDER DO PSD
Deputado federal, vice-líder do PSD na Câmara, Marcos Montes, retorna de sua viagem à China, como integrante de delegação oficial brasileira, admirado com aquele país asiático. “Bastaram poucos dias ali, para que eu ficasse impressionado com seu desenvolvimento e pujança”, afirma o parlamentar, destacando que a determinação e a disciplina são a base deste desenvolvimento, “que está se tornando referência no mundo todo.”
Na verdade, de acordo com ele, “a impressão que se tem é de que o mundo está lá, na China!
Missão em dose dupla – O deputado Marcos Montes lembra que, foi neste clima de pujança que o Brasil marcou presença através da missão oficial, inicialmente chefiada pelo vice-presidente Michel Temer, e, em seguida, sob o comando da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pucuária, a conhecida CNA.
Fiquei honrado em ser convidado e indicado para representar a Câmara dos Deputados nas duas partes da missão, e por ter tido a oportunidade de participar ativamente da movimentação brasileira em terras chinesas”, afirma.
Interesse mútuo - Para dar uma noção do quanto a China também tem interesse no Brasil, Marcos Montes ressalta o sucesso do seminário AgroInvest Brasil 2013, promovido pela CNA em Xangai.
O agronegócio brasileiro, apresentado no seminário, atraiu 300 pessoas, entre executivos de bancos; fundos de investimento da China; empresários, sem contar a presença da estatal chinesa de alimentos, Bright Food Group, que está planejando altos investimentos no exterior.
Cobrança - A senadora Kátia Abreu – segundo o deputado - não se fez de rogada ao abrir o encontro. “Apresentou um histórico da agropecuária brasileira, e na presença das autoridades do Ministério do Comércio da China, cobrou uma solução para o embargo à carne bovina brasileira, declarado no final de 2012. E de quebra, arrancou a promessa de que uma missão chinesa virá ao Brasil ainda este ano, inclusive para inspecionar frigoríficos”, afirma ele.
Plano 2013/2022 – O vice-líder do PSD também destaca o sucesso da primeira parte da missão oficial, quando o vice do Brasil, Michel Temer, participou de encontro com empresários chineses e brasileiros, e se reuniu com o vice-presidente chinês, Li Yuanchao, e com o mandatário do país, Xi Jinping.
Os dois países – lembra Marcos Montes - assinaram um plano de cooperação para o período de 2013/2022, elevando as relações entre a China e o Brasil à categoria de parceiros estratégicos.  
O acordo envolve áreas comercial, de ciência, tecnologia, inovação, cultura e educação, entre outras.  


“Ele era bem mais alto fisicamente e 20 anos mais velho do que a professora Dilma. Era um bom pé de valsa, gostava de jogar baralho no Jockey Club. Na década de 40, Uberaba estava no auge do zebu e recebia forasteiros de todo jeito. Pedro Rousseff não fugiu à regra. Além de ganhar algum dinheiro em Uberaba, também ganhou a namorada e se casaram seis meses depois.”
_ Trecho do livro A Vida Quer É Coragem – de Ricardo Batista Amaral, editora Sextante, 336 páginas, que fala sobre Pedro, o pai da presidente Dilma Rousseff

CASA DA DILMA SERÁ DESAPROPRIADA
Anunciados com absoluta primeira mão e exclusividade pela coluna BASTIDORES/JORNAL DE UBERABA e pelo blog CONTA-GOTAS... Notícias, os tombamentos – primeiro parcial, e depois, em definitivo, da residência de número 50/90 da rua Vigário Silva, têm novo desdobramento. Prefeito Paulo Piau acaba de decretar utilidade pública, para fim de desapropriação amigável ou judicial do imóvel. A residência pertence à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e tem ainda como herdeiros outros membros da família. 
Características físicas
O imóvel tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – Conphau, e agora declarado de utilidade pública pelo Executivo, é descrito com as seguintes características: de tijolos e madeira, coberto de telhas francesas, forrado com madeira, assoalhado e ladrilhado, constante de alpendre, três quartos, sala de jantar, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, dotada de instalações elétricas e sanitárias. 
Repercussão
A divulgação exclusiva sobre o tombamento histórico da residência, feita em junho deste ano pela colunista (BASTIDORES) e blogueira (CONTA-GOTAS...Notícias), atraiu a atenção de repórteres da imprensa nacional, e ganhou destaque no Facebook – dividindo opiniões entre os favoráveis e os contrários à medida histórica. 
Vandalismo
A colunista também revelou com exclusividade que, há vários meses, o portão de entrada da casa está “blindado” por um muro de alvenaria. A providência foi tomada pela administração passada depois que o local foi invadido e vandalizado – segundo consta, por moradores de rua. A informação vazou assim que BASTIDORES e CONTA-GOTAS...Notícias revelaram a existência do imóvel da presidente e seu tombamento.
Características históricas
De acordo com todas as biografias da presidente brasileira, seus pais – o imigrante búlgaro Pedro Rousseff e a professora Dilma Jane da Silva, se conheceram em Uberaba, quando ele esteve na cidade a negócios. Depois de casados, eles se mudaram para Belo Horizonte, onde tiveram três filhos: Igor, Dilma e Zana. Os irmãos visitavam sempre a avó, em Uberaba.

AS LENTES DE ENERSON CLEITON EXPÕEM A MOBILIZAÇÃO DOS JOVENS NO CENTRO DE UBERABA...
ENCENAÇÕES MARCAM DIA 
MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS
VÍTIMAS DE TRÂNSITO EM UBERABA
Em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito – lembrado no terceiro domingo de novembro, o centro de Uberaba foi movimentado, na segunda-feira, dia 18, com uma série de atividades. À frente da mobilização estiveram a Escola Estadual Minas Gerais; a Secretaria de Trânsito e Transporte, através do Setor de Educação no Trânsito; e a Guarda Municipal.
...QUANDO CHAMAVAM A ATENÇÃO PARA OS ACIDENTES E MORTES NO TRÂNSITO
119 MORTES EM 2012; 8 A 10
ACIDENTES POR DIA EM 2013
Chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis Santos, diz estão acontecendo uma média de oito a dez acidentes/dia em Uberaba – estimativa que tem preocupado autoridades e exigido ações radicais por parte do poder público.
Pra se ter uma ideia das consequências destes acidentes, o secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Emanuel Kappel, revela que 119 pessoas morreram em 2012, enquanto de janeiro a setembro de 2013 já foram registradas 61 vítimas fatais. Esses números levam a uma conta cruel - são 6,7 mortos em média, por mês.
FROTA DE UBERABA  
SEGUNDO O IBGE
---------------
Eleições 2013
Assessoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, divulgou que o atual presidente Manoel Rodrigues Neto é candidato à reeleição na entidade, e ainda: em chapa única. Votação acontece dia 2 de dezembro, das 8h às18h, na sede da entidade (avenida Leopoldino de Oliveira, 3.433, Centro). Mandato é de dois anos.

Luluzinhas
(Versão 2)
Além das três diretoras já integrantes do comando da Aciu, a nova chapa presidida por Manoel Rodrigues acrescentou mais cinco representantes do sexo feminino. Integram a chapa: Lídia Prata; Magda Cristiana Molinero; Maria Paula Mendes Carvalho; Silvânia Perez Pinti; Taciana Afonso; Nádia Alves Carvalho; Josiane Tupinambá; Lucélia Paiva Pereira.

Aptos ao voto
Novas estatísticas liberadas pelo Tribunal Superior Eleitoral/Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TSE/TRE-MG, dão conta de que Uberaba está com 213.952 eleitores. São 53,3% de mulheres e 46,7% de homens. Estatísticas anteriores – relativas a setembro/2013, indicavam 213.746 eleitores. O município conquistou portanto, 206 novos eleitores.

Discriminação
Servidor municipal se queixa nos murais do prefeito Paulo Piau, de vários vereadores e jornalistas, e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, no Facebook, de que supermercados da cidade estão “cancelando” promoções entre os dias 15 e 18 de todo mês. Ele não tem dúvida de que o motivo é a liberação, todo dia 15, dos recursos do tíquete-alimentação dos servidores da prefeitura.

Comparações
Professora em escolas estadual e municipal precisou fazer perícia nas duas instâncias. Diz que a diferença de tratamento por parte dos dois médicos foi gritante, surpreendente, inacreditável! Afirma que recebeu tratamento educado e gentil do profissional do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais – Ipserv, e que nunca foi tão maltratada como aconteceu em relação ao representante do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – Ipsemg!
Recorrente
Na verdade, não é a primeira ou a segunda vez que esta coluna recebe – e publica, reclamações contra o atendimento no Ipsemg. Não faz muito tempo, servidores ligaram na redação de CONTA-GOTAS...Notícias para queixar-se de grosserias, falta de copos descartáveis, atrasos, servidores sentados até na calçada por falta de espaço, e assim por diante.  

PRISÕES E FUGA NO CASO DO MENSALÃO GANHAM AS MANCHETES
A prisão de 11 condenados pelo Supremo Tribunal Federal – STF, na Ação Penal 470 - o mensalão, ganham as principais manchetes do Brasil. Dos 12 condenados, um está foragido: o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. Foram presos por ordem do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa:
_José Dirceu (ex-ministro)
- José Genoino (ex-presidente do PT)
- Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT)
- Romeu Queiroz (ex-deputado do PTB)
- Marcos Valério (acusado de ser o operador do mensalão)
- Ramon Hollerbach (ex-sócio de Marcos Valério)
- Cristiano Paz (ex-sócio de Marcos Valério)
- José Roberto Salgado (ex-dirigente do Banco Rural)
- Jacinto Lamas (ex-tesoureiro do atual PR)
- Kátia Rabello (ex-presidente do Banco Rural)
- Simone Vasconcelos (ex-funcionária de Marcos Valério)


ADVOGADO ROBERTO PAGLIUSO

12 FORAM ABSOLVIDOS 

Placar de 5X5 beneficiou vários ex-réus da Ação Penal 470 - o mensalão, entre eles, o ex-prefeito de Uberaba e ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto (PRB), acusado de lavagem de dinheiro.
Se não se tem certeza da condenação, aplica-se a absolvição – conforme prevê a Constituição Federal. 
Em resumo, esta foi a tese adotada pelo Supremo Tribunal Federal – STF. 
Na época, o Supremo atuava com dez ministros, já que o 11º, que substituiria um ministro aposentado, ainda não havia tomado posse.
Anderson Adauto também foi absolvido, por unanimidade, da acusação do crime de corrupção ativa. Neste caso, os ministros entenderam que não havia provas de que ele intermediou a compra de parlamentares para votarem a favor de projetos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – de quem Anderson foi ministro.
Advogado Roberto Pagliuso foi o defensor do ex-prefeito e do ex-presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, José Luiz Alves, também absolvido.

RÉUS TOTALMENTE ABSOLVIDOS

- Anderson Adauto (corrupção ativa e lavagem de dinheiro)
- Anita Leocádia (lavagem de dinheiro)
- Antônio Lamas (lavagem de dinheiro e formação de quadrilha)
- Ayanna Tenório (gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- Duda Mendonça (lavagem de dinheiro e evasão de divisas)
- Geiza Dias (lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha)
- João Magno (lavagem de dinheiro)
- José Luiz Alves (lavagem de dinheiro)
- Luiz Gushiken (peculato)
- Paulo Rocha (lavagem de dinheiro)
- Professor Luizinho (lavagem de dinheiro)
- Zilmar Fernandes (lavagem de dinheiro e evasão de divisas)
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário