11 de novembro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

ESPECIAL
SENSUS REVELA...
FACEBOOK É O PREFERIDO POR MAIS DE 20% DOS UBERABENSES QUE NAVEGAM NA INTERNET
Dos uberabenses que estão sempre navegando na internet, nada menos do que 20,4% têm preferência pelo Facebook. É o que indica pesquisa que acaba de sair do forno, e que teve alguns dados revelados para CONTA-GOTAS...Notícias. Em segundo lugar, aparece o Google – preferido por 9,6% dos entrevistados. Seguem o site Globo, com 3%; o Youtube, com 1,6%; UOL, com 1,4%; Terra, com 1,2%. Outros 2,6% entrevistados têm preferências variadas por outros sites, enquanto 60,2% disseram que não acessam e ou não têm preferência por nenhum sítio especifico da rede.

SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA SÃO AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA POPULAÇÃO DE UBERABA
Com 49,6% das citações, a saúde lidera o ranking das preocupações dos uberabenses – de acordo com a pesquisa. Em seguida aparece a segurança pública, com 20,6%. Seguem os seguintes resultados: educação, com 6,2%; corrupção, com 4,4%; infraestrutura, com 3%; saneamento, com 2,8%; trânsito, com 2,4%; moradia, com 2,2%; desemprego, com 1,8%; lazer, com 1,4%; inflação, com 0,8%; estradas, com 0,6%; administração, com 0,6%; transporte coletivo, com 0,4%; limpeza urbana, com 0,2%; outras alternativas somam 1,6%, enquanto 0,4% dos entrevistados disseram que não veem problema em Uberaba.

MARCOS MONTES E LERIN EM CAMPANHA EM 2010
DOBRADINHA VITORIOSA EM 2010 LIDERA NAS INTENÇÕES DE VOTO
Marcos Montes é líder em todas as listas
Em todas as alternativas apresentadas pelos pesquisadores aos entrevistados – inclusive na pergunta espontânea, o ex-prefeito de Uberaba por dois mandatos, vice-líder do PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes lidera a pesquisa do Sensus. Ele é candidato à reeleição em 2014, e na lista mais completa tem 31,4% das intenções de votos.
Versão 1
Esta mesma lista tem ainda, o ex-prefeito e ex-ministro Anderson Adauto (PRB), que aparece em segundo lugar, com 22%; o deputado federal Aelton Freitas (PR), com 9,6%; o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan (PMDB), com 7,2%.
Novo cargo
O atual deputado estadual Adelmo Leão (PT), que planeja disputar o cargo de deputado federal no ano que vem, aparece com 3,8% das intenções de votos.
De pai pra filho
Segue Caio Narcio (PSDB), com 2,8%. Ele é filho do deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB), que está passando o bastão para seu sucessor político.
Indecisos, brancos e nulos somam 23,2%.
Versão 2
Numa outra alternativa, Fahim Sawan é substituído pela ex-vereadora e subsecretária de Educação e Cultura, Marilda Ribeiro Resende. Ambos pertencem ao PMDB, e geralmente – apesar de não ser obrigatório, a legenda faz opção por apenas uma candidatura ao mesmo cargo. Nesta alternativa, o ranking de intenções de votos em Uberaba é o seguinte:
*Marcos Montes ---- 32,4%
*Anderson Adauto --- 20,4%
*Aelton Freitas ---10,6%
*Adelmo Leão ---- 4,8%
*Caio Narcio ---- 2,8%
*Marilda Ribeiro ---- 1,4%
*Indecisos, brancos e nulos ---- 27,6%
Antônio Lerin puxa a fila para a Assembleia
Na lista mais óbvia para a disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) tem 23,6% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o ex-vereador Tony Carlos (PMDB), que acaba de assumir uma vaga de deputado estadual. Ele recebeu 20,4% das intenções dos entrevistados pelo Sensus.
O vice-prefeito Almir Silva (PTdoB) aparece com 13,2%, seguido pelo presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, Wagner Júnior (PR), com 13%. A servidora municipal Luciene Fachinelli (PSL) tem 1,8%, e o vereador Samuel Pereira (PR), aparece com 1%. Indecisos, brancos e nulos somam 27%.
Vale ressaltar que o PR – a exemplo do PMDB, tem dois pré-candidatos ao mesmo cargo, mas ali, fala-se no lançamento de ambos. Samuel Pereira articula a candidatura com apoio de grupos evangélicos da região.

A pesquisa
Levantamento técnico foi realizado em Uberaba pelo instituto Sensus Pesquisa e Consultoria, de 27 de outubro a 2 de novembro de 2013, e entrevistou 500 pessoas. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos, e portanto, possui uma índice  de confiança de 95%.
O instituto
Comandado pelo Ph.D. em Ciências Políticas com formação na Universidade de Chicago (Estados Unidos), Ricardo Guedes, o instituto Sensus tem sede em Belo
Horizonte e abrangência nacional, com prestação de serviços para os maiores clientes brasileiros em potencial – políticos, empresariais, entre outros.
O contratante
A pesquisa foi contratada pelo Partido Social Democrático – PSD, que está sondando a quantas anda a situação de seus deputados e dos pré-candidatos a deputado para 2014. Em Minas Gerais, além de Uberaba, a legenda está buscando informações seguras sobre Belo Horizonte, Poços de Caldas, Divinópolis, e outras cidades-polo.
PSD/Uberaba
PSD abriga a filiação e é presidido em Uberaba pelo deputado federal majoritário da cidade, Marcos Montes, candidato à reeleição no ano que vem. Números ainda em formatação no Tribunal Superior Eleitoral/Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, indicam que o PSD/Uberaba tem hoje, cerca de 700 filiados. 

ENERSON CLEITON FLAGRA O ABRAÇO QUE PAULO PIAU RECEBE DA CRIANÇA ASSISTIDA PELO INSTITUTO DAS IRMÃS URSULINAS DE SÃO JERÔNIMO DE SOMASCA
Meninas...
Crianças atendidas pelo Instituto das Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca coloriram e alegraram o ambiente no gabinete do prefeito Paulo Piau, com apresentação artística que foi acompanhada por ele, a primeira-dama Heloísa Piau e vários assessores e secretários municipais. O instituto está acertando convênio com o atual governo municipal, que permitirá à entidade expandir seus atendimentos.
...de Somasco
Instituto das Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca – fundado em Uberaba em 1987 e sediado na Vila Arquelau, oferece educação infantil para aproximadamente 70 crianças de 3, 4 e 5 anos, gratuitamente. Também atende 20 garotas de 6 a 14 anos, algumas na parte da manhã e outras à tarde. Os primeiros religiosos somascos chegaram ao Brasil em 1962, inicialmente se instalando no Rio de Janeiro, e, em seguida, em Uberaba, através das irmãs, cuja ordem foi criada em 1857 por Catarina Cittadini.

O ANTENADO ENERSON CLEITON EXPÕE MAIS UM MOMENTO DELICADEZA DO PREFEITO
DE UBERABA, AGORA EM EVENTO NO BAIRRO MORUMBI
Integração...
Moradores do Morumbi receberam no fim de semana o projeto Integração no Bairro, evento promovido pela TV Integração/Globo, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, e mais de 30 outros colaboradores. O projeto oferece uma diversidade de serviços gratuitos à comunidade, incluindo campanhas de conscientização em saúde e em cidadania, além de atividades recreativas. Prefeito Paulo Piau e a primeira-dama Heloísa Piau participaram do evento.

JOVEM PESQUISADORA
FORMANDA DA UNIUBE É FINALISTA EM PREMIAÇÃO NACIONAL
Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade de Uberaba – Uniube, Juliana de Fátima Silva é uma dos 36 finalistas entre os 3.000 inscritos no Prêmio Nacional Jovem Pesquisador criado e realizado no âmbito do XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XX SBRH), que este ano acontece em Bento Gonçalves (RS), entre os dias 17 e 21 de novembro.
Rio Capivara
O texto com o qual a araxaense concorre é fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em Engenharia Ambiental intitulado “Mapeamento da Qualidade Ambiental do Rio Capivara, Araxá (MG)”. Trata-se de uma pesquisa empírica (realizada em campo), em que a aluna analisou diferentes parâmetros para aferição e monitoramento da qualidade das águas do rio Capivara, na cidade de Araxá.
Expectativa
Os professores doutores André Luís Teixeira Fernandes (gestor do curso de Engenharia Ambiental) e Valter Machado da Fonseca (orientador de Juliana) acreditam que o trabalho tem potencial para chegar entre os três primeiros colocados, e até vencer a disputa.

Concurso da Prefeitura de Uberaba
SAI RESULTADO DOS APROVADOS
Prefeitura de Uberaba “revogou” a ideia de uma edição especial do Porta-Voz – jornal oficial do município, no final do mês, e decidiu antecipar a divulgação os aprovados. É só clicar no link abaixo para conferir.

Concurso da TV Minas
INSCRIÇÕES ENCERRAM ESTA SEMANA
E a mesma Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep, está coordenando o concurso da Fundação TV Minas Cultural e Educativa/TV Minas (em Uberaba é veiculada através do canal 5). Inscrições serão encerradas dia 14, quinta-feira. São 203 vagas para analista de TV e técnico de TV, voltadas para profissionais com curso superior e curso médio.

Photoshop
Assessoria do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ex-candidato a prefeito de Uberaba, deputado estadual Adelmo Leão (PT), nega comentário feito por esta colunista, de que foto em que o parlamentar aparece no Facebook ao lado do líder petista Luiz Inácio Lula da Silva, foi retocada. “Isso não procede, não mesmo!” – garante a assessoria de Adelmo. De acordo com a explicação, a foto foi tirada no início de 2012 e enviada pela assessoria do Lula ao gabinete de Adelmo.

Articulações...
Na expectativa de que o atual comando convoque uma convenção, ainda para novembro, uma ala do PMDB/Uberaba se movimenta em torno da formatação de uma chapa para disputar a direção do partido. Grupo liderado pelo filiado histórico e ex-presidente, advogado Alexandre Pires, tem reunião marcada para dia 14, quinta-feira, às 18h, no Hotel Tamareiras.
...peemedebistas
No convite que está circulando entre os membros do grupo, comenta-se que a atual comissão executiva provisória “tem até 25 de novembro” para realizar a convenção, e que, de acordo com o estatuto do partido, “a convocação tem que ser feita com antecedência de oito dias para dar tempo de as chapas se inscreverem”.

Liderança...
Vereador Samuel Pereira (PR), até então, vice-líder, assumiu a liderança do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara de Uberaba. Ele substitui o ex-líder, Tony Carlos (PMDB), que renunciou à vereança para se tornar deputado estadual.
...provisória
O novo líder – por força do cargo, renuncia à presidência de comissões permanentes da Câmara, incluindo a de Orçamento e Finanças. E deixa claro que deve deixar a própria liderança no ano que vem, por razão que até os meninos de grupo conhecem: é pré-candidato a deputado estadual.

Xô, clube
do bolinha!
E a reunião da Câmara na segunda-feira, dia 11, foi mesmo dia de estreias do PR na Câmara. Além do novo líder, também foi a primeira participação em sessão, da vereadora Denise Max. A idealizadora e coordenadora da Sociedade Uberabense dos Animais – Supra, assumiu a vaga de Tony Carlos, pregando duas ações preferenciais: a defesa dos animais e a defesa das mulheres.

Reconhecimento
Recheada de projetos do governo municipal, cedendo áreas e/ou incentivos para empresários investirem em Uberaba, a sessão plenária de segunda-feira foi ilustrada com depoimento do presidente da Comissão de Desenvolvimento Social e 2º secretário da mesa diretora, Paulo César Soares (SDD).  China – como é conhecido, chegou a fazer algumas críticas contra o governo Paulo Piau no início da legislatura, mas ontem foi só elogios: “É o prefeito que mais apoiou e mais tem apoiado o empresariado da cidade!” – arrematou.

Mundo animal
E por falar em incentivos, o empresário Jairo dos Santos Prata – produtor de mel e beneficiado com uma doação de área no Distrito Industrial II, aproveitou pra fazer a primeira revindicação, em plenário, para a novata Denise Max. Pediu que ela inclua as abelhas entre os animais defendidos pela Supra.
Equilíbrio
Jairo Prata lembrou que as abelhas são muito importantes para o equilíbrio ecológico, além da produção de um dos alimentos mais apreciados no mundo todo: o mel, que além de saboroso, ajuda a prevenir doenças porque atua no sistema imunológico, serve como expectorante e também tem propriedades analgésicas.

2º turno
Como antecipou esta coluna na edição anterior (sem citar números), o advogado Sebastião Severino, atual vice-presidente da legenda - com 139 votos, e o servidor Josimar Rocha, atual suplente do diretório – com 116 votos, vão disputar o 2º turno das eleições para presidente do Diretório Municipal de Uberaba do Partido dos Trabalhadores – PT. Eles tiveram, respectivamente, 38,6% e 32,2% das preferências dos filiados.
Batalha final
Tião Severino e Josimar Rocha têm novo embate marcado para dia 24 de novembro. Só então, será concluído o Processo de Eleições Diretas – PED, do PT/Uberaba. Através do voto direto dos filiados o partido está renovando seus diretórios em todo o Brasil. PT/Uberaba é presidido atualmente pelo advogado Fábio Macciotti.
A disputa
Quatro candidatos foram às urnas no domingo, 10 de novembro, com as seguintes chapas: Tião Severino (Experiência, Renovação e Coragem); Josimar Rocha (O Partido que Muda Uberaba, Minas e o Brasil); Luiz Fernando Bartonelli (PT para Avançar), e Sandro Sene (Militância no Poder do PT). Bartonelli teve 46 votos, e Sene, 39. No total, foram nove votos nulos e 11 brancos.
Participação
Dos cerca de mil filiados, 360 foram às urnas. Destes, 199 votaram na urna instalada na Câmara Municipal e outros 161 na cozinha comunitária no bairro Estrela da Vitória.
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário