24 de novembro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias

ENQUANTO ISSO NA REDE SOCIAL...
Versão heavy

O pivô
Ex-guerrilheiro, ex-presidente do PT, deputado federal (SP) licenciado, condenado pelo Supremo Tribunal Federal, em sentença transitada em julgado, a 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, José Genoino Guimarães Neto provoca paixão e ódio Brasil afora – passando, claro, por Uberaba.
A candidatura
Terceiro colocado na disputa pela presidência do PT/Uberaba, Luiz Fernando Bartonelli compartilhou em seu mural, no Facebook, entrevista publicada no portal Carta Maior – conhecida como “portal da esquerda”, em defesa de Genoino, pregando, inclusive, sua candidatura para presidente da República – o que, é bom que se diga, ele está impossibilitado de fazer, já que foi condenado em sentença definitiva do Supremo Tribunal Federal. Mas, independente disso, a proposta provocou reações iradas...
BARTONELLI, ALAOR, PALMÉRIO
PPS X PT
O presidente do PPS/Uberaba, Alaor Carlos de Oliveira Júnior, partiu pra briga: “Só se o objetivo for aumentar a roubalheira, aprimorar as práticas escusas utilizadas pelo PT e criar novos usos e aplicações para as cuecas dos parlamentares, ele seria, de fato, um bom candidato para representar o jeito PTralha de governar”...
PMDB X PPS
O presidente do PMDB/Uberaba, Eduardo Palmério, pegou a briga: “Olha o Alaor Carlos do PPS, partido auxiliar da direita, marionete do PSDB e do DEM, falando do PT. Não pensei que ia viver para ver isso”.

ENQUANTO ISSO NA REDE SOCIAL...
Versão light

Deputado federal, vice-líder do PSD na Câmara e presidente municipal da legenda, ex-prefeito Marcos Montes postou em seu mural no Facebook um comentário sobre a alegria de estar de volta ao Brasil, após passar vários dias na China, em missão oficial brasileira – primeiro sob o comando do vice-presidente Michel Temer (PMDB), e depois em evento liderado pela senadora Kátia Abreu (PMDB/TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA. E comentou sobre o Orçamento da União.
Reação 1 – O deputado federal com domicílio eleitoral em Frutal e base na região de Uberaba, Narcio Rodrigues, reagiu. Licenciado para comandar a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ele retornou à cadeira na Câmara agora, em novembro, sob orientação do governador Antonio Anastasia, companheiro de PSDB, para articular emendas ao Orçamento da União de 2014 para Minas Gerais.
Reação 2 – O ex-deputado federal, prefeito de Uberaba desde 1º de janeiro de 2013, Paulo Piau (PMDB), entrou na conversa. Aproveitou os dois deputados federais, que têm direito a emendas ao Orçamento da União, para defender Uberaba.
MM, NARCIO E PIAU
Marcos Montes - Meus amigos! Apesar da admiração com a China e da honra de ter sido convidado para participar das duas etapas da missão oficial brasileira que visitou aquele país, não posso negar que é um alívio estar de volta ao Brasil, à minha família e aos amigos. E ao trabalho, é claro! Trabalho é o que não falta, graças a Deus. Esta semana, por exemplo, estou às voltas com o Orçamento da União, tanto o de 2013 quanto o de 2014. Estou fazendo um levantamento do que foi liberado das minhas emendas em 2013, e preparando as emendas para 2014...
Narcio Rodrigues - Seja bem vindo de volta, MM. Estaremos juntos em Brasilia nessa semana. Minas precisa da sua articulação bem feita no Orçamento
Marcos Montes -  Vejo que o companheiro Narcio Rodrigues está afinadinho na defesa dos interesses de Minas Gerais. Estamos juntos, com certeza.
Paulo Piau - Caríssimos Narcio Rodrigues e Marcos Montes, UBERABA CONTA COM VOCÊS. GRANDE ABRAÇO, PREZADOS DEPUTADOS!
Marcos Montes – Prezado prefeito, estou sempre à disposição para contribuir com o desenvolvimento de Uberaba. Conte comigo.
------------------
JOSIMAR ROCHA (À ESQ.) COMEMORA COM OS AMIGOS E ALIADOS
Disputa final
MILITANTE COMUNITÁRIO VAI COMANDAR O PT NO PROCESSO ELEITORAL DE 2014
Através do voto direto dos filiados, o partido está renovando seus diretórios em todo o Brasil
Principal articulador/militante da invasão da área hoje conhecida como Estrela da Vitória – e que trabalha para se tornar bairro, o atual assessor de Orçamento Participativo na Prefeitura de Uberaba, Josimar José Rocha é o presidente eleito do Partido dos Trabalhadores – PT/Uberaba.
Peso pesado - Caberá a ele comandar o partido ao longo do processo eleitoral de 2014, cuja presidente da República – Dilma Rousseff, que pertence ao PT, deverá disputar a reeleição numa guerra de guerrilha contra o PSDB do senador mineiro Aécio Neves e o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e da ex-ministra Marina Silva. O partido também deve disputar a sucessão do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).
Detalhe - Com quase 214 mil eleitores, Uberaba é uma base importante em qualquer disputa estadual ou presidencial.
A disputa - Com 231 votos, Josimar Rocha venceu o 2º turno que disputou neste domingo, 24 de novembro, com o ex-coordenador do Programa Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor – Procon, atual vice do PT, o advogado Sebastião Severino, que saiu das urnas com 208 votos. Uma diferença, portanto, de 23 votos. A etapa final do Processo de Eleições Diretas – PED, do PT de Uberaba, computou apenas dois votos nulos.
O 1º turno - Josimar Rocha e Sebastião Severino saíram do 1º turno, respectivamente, com 38,6% e 32,2% dos votos. Nesta primeira etapa, o PED/Uberaba somou nove votos nulos e 11 brancos.  Quatro candidatos foram às urnas dia 10 de novembro para disputar o cargo hoje ocupado pelo advogado Fábio Macciortti: Tião Severino (com a chapa Experiência, Renovação e Coragem); Josimar Rocha (O Partido que Muda Uberaba, Minas e o Brasil); Luiz Fernando Bartonelli (PT para Avançar), e Sandro Sene (Militância no Poder do PT).
-----------------


--------------------
IDH DE

UBERABA

Prefeito Paulo Piau quer mobilizar Uberaba para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM. Preocupação esta, que tem toda razão de ser. A divulgação do último IDH de Uberaba, dia 29 de julho de 2013, caiu feito uma bomba na cabeça dos uberabenses. Com base nas informações de 2010, Uberaba apareceu na 210ª classificação no Brasil, e 14ª em Minas Gerais, com um IDHM geral de 0,772. Foi ultrapassado por Uberlândia – que saltou para a 71ª classificação nacional e para o 3º lugar no Estado.

O empate
Outro exemplo que chama a atenção diz respeito a Araxá – cidade localizada a cerca de 120 KM de Uberaba, e que tem 95.88 habitantes. No Atlas do Desenvolvimento Humano de 2000 – divulgado em 2003, Araxá estava na 39ª colocação em Minas Gerais (Uberaba era a 4ª). Em 2010 – segundo o Atlas divulgado agora, em 2013, Araxá subiu para o 14º lugar, e portanto, empatou com Uberaba.

Recapitulando
Em 2000, o então prefeito Marcos Montes – atual deputado federal pelo PSD, terminava o seu primeiro mandato (1997/2000). Em 2010, o então prefeito Anderson Adauto (PRB) estava no segundo ano do seu segundo mandato (2005/2010).

Quem e quando
O índice é realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e a Fundação João Pinheiro, e divulgado a cada dez anos.

Especialista
A proposta de Paulo Piau é criar uma força tarefa - com a participação da sociedade, para identificar potencialidades e deficiências da cidade em todas as áreas e assim poder criar uma ampla agenda de ações para que Uberaba possa avançar no seu IDH. O primeiro passo será dado dia 26, terça-feira, no anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba, a partir das 8h30, com palestra da presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves. Ela vai explicar os critérios de avaliação para o IDH.  

Decepção
O certo é que, apesar de uma taxa de crescimento de 11,56% ao longo dos últimos dez anos, o IDHM, de Uberaba é uma decepção. “Deu uma frustração danada ver que Uberaba caiu no ranking do IDHM... Éramos o 4º melhor desenvolvimento humano em Minas Gerais, e caímos para o 14º...Precisamos refletir sobre isso” – desabafou o engenheiro uberabense Maurício Cecílio, atual vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – Indi/MG, que em momentos diferentes, foi secretário de Planejamento e de Ciência e Tecnologia nos dois governos de Marcos Montes.

Decepção 2
O próprio Marcos Montes também reagiu: “Notícia triste para nossa Uberaba. O IDH caiu de posição de 4º para 14º lugar. Lamento muito, porque sempre me dediquei a desenvolver grandes projetos nas áreas de educação, saúde e social, que são os motivadores da sustentabilidade das cidades, no quesito qualidade.
----------------------
------------
Mineirice
E mineiro que é mineiro não perde o rumo... Quem voltou à terrinha esta semana foi o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado federal licenciado Antônio Andrade, do PMDB.  Ele participou em Lagamar – na microrregião de Paracatu, no noroeste do Estado, de reunião com “lideranças regionais sobre a agricultura e pecuária da região”, de acordo com sua assessoria. Entre os convidados estava o deputado estadual de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Tony Carlos (PMDB).
Sintomático
O convite impresso deu ao evento o simbólico nome de “1º encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”; é destinado “às lideranças políticas e amigos”; vai acontecer “na sede do projeto Conviver”; com “um delicioso jantar de confraternização” logo em seguida.
-------------------
Casa de ferreiro...
Presidente da Câmara de Vereadores, Elmar Goulart (SDD), lamentou a ausência dos deputados estaduais Antônio Lerin (PSB), Tony Carlos e Adelmo Leão (PT), e do deputado federal Marcos Montes – Aelton Freitas (PR) mandou representante, na audiência pública realizada pelo Legislativo, dia 19, para discutir o gasoduto de Uberaba...
...espeto de pau
O presidente da Câmara só não explicou por onde andavam os vereadores que não compareceram à audiência pública – nem mesmo sendo eles, os anfitriões. Consta que, além de Elmar Goulart, só estiveram por lá, Cléber Ramos (PROS), Denise Max e Samuel Pereira – do PR, e João Gilberto Ripposati (PSDB). Ou seja, faltaram nove dos 14 eleitos para a legislatura 3013/2016.
Pra galera!
Nesta história de gasoduto empacado, tem muita gente exagerando na dose. Fala em união de esforços, mas não perde uma chance que seja, quando vê um microfone, para criticar ausências destes ou daqueles. 
Briga de titãs
(Versão 1)

É claro que é preciso fazer pressão, mas, sobre as pessoas certas, e ninguém pode nem deve desistir da luta. A verdade, entretanto, é que o gasoduto está emperrado no governo de São Paulo, que não quer liberar a extensão daquele Estado para Minas Gerais. É briga de cachorro grande, envolvendo os dois colegas governadores do PSDB, Geraldo Alckmin (SP) e Antonio Anastasia (MG), mais o governo federal – leia-se presidente Dilma Rousseff, e a Petrobras.
-------------------
AUTO DO CORPO DE DELITO DE MARIA RITA
Reação
(Versão 1)
Gostei muito de ver a história da escrava Maria Rita revivida em sua coluna num dia tão especial como o da consciência negra. Esta história é a prova de muitas lutas de escravos, que não se calavam e buscavam seus direitos”.
_ Enviado ao blog CONTA-GOTAS...Notícias pela mestre em Educação e pesquisadora do Arquivo Público de Uberaba, Marise Soares Diniz, se referindo à Curiosidade Histórica publicada na edição de 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, narrando a luta da escrava Maria Rita para processar seu “proprietário” Antônio Elói Casimiro – o barão de Ponte Alta.
Acervo
No acervo do Arquivo Público de Uberaba – segundo Marise Diniz, estão cerca de 152 processos criminais envolvendo escravos. Eles datam de 1837 a 1888. Pelo teor desses documentos, segundo ela, comprova-se que, ao longo da escravidão, sempre houve enfrentamentos, e que, a partir deles, consolidaram-se as mudanças relacionadas ao processo da escravidão, que resultou na abolição.

Reação
(Versão 2)
Praça da Liberdade
Desabafo desta colunista/blogueira contra a escravidão rendeu algumas reações, uma delas do engenheiro e perito judicial, membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, cidadão antenado João Eurípedes Sabino. Confira alguns trechos:
 _ “Maravilha os questionamentos apresentados.
Vai daí, que hoje quase detesto, pra não dizer que odeio, o autor da célebre frase: ‘De tanto triunfar as nulidades...O homem ri da honra e tem vergonha de ser  honesto.’
... Sim, é  Ruy Caetano Barbosa de Oliveira ou, simplesmente, Ruy Barbosa. É que dele partiu a ideia inovadora de mandar queimar todos os arquivos referentes à importação de escravos. Motivo? Não deixar provas contra o Estado para que indenizações por danos morais não fossem propostas pelos então escravos na Justiça.
...Depois de tudo o que sei sobre Ruy, concordo com o confrade de Academia, o padre Prata, quando ele diz que a praça Ruy Barbosa deve mudar de nome. E sugiro o novo nome: Praça da Liberdade.
Esteja certa de que o momento das reivindicações judiciais, a meu ver, está próximo. O processo já começou com as cotas reservadas aos negros, exigidas por lei.
...Só espero que não criem uma lei anistiando os carrascos donos de escravos e seus descendentes”...
-------------------

Filiações atualizadas
JUSTIÇA ELEITORAL COMEÇA A ATUALIZAR AS LISTAS DOS FILIADOS QUE VÃO DISPUTAR AS ELEIÇÕES 2014
Estatísticas sobre filiações partidárias começaram a ser atualizadas nos sites do Tribunal Superior Eleitoral/Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TSE/TRE, conforme previsto no calendário das eleições de 2014.


Candidatos 2014
São os primeiros números relativos às listas registradas pelos partidos no Sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral, já com os nomes dos políticos que desejam candidatar-se no ano que vem. Estas pessoas tiveram até 5 de outubro para se abrigarem nas legendas pelas quais pretendem candidatar-se. 
Duplicidade
De acordo com o cronograma, os juízes eleitorais teriam até 21 de novembro para decidirem sobre as situações com problemas, principalmente, os casos de dupla filiação. Pra se ter uma ideia, dos 31.188 nomes de Uberaba registrados no Filiaweb, nada menos do que 686 estavam sub judice – ou, em outras palavras, sob suspeita de duplicidade. Os filiados flagrados nesta irregularidade tiveram tempo para explicar-se e optar por um partido.
Perdas e danos
(Parcial)

Pelos números atualizados, 4.815 filiações se perderam pelo caminho, desde os registros no Filiaweb, passando pelas devidas revisões e cancelamentos. Muitos ainda devem ser liberados nas próximas semanas, na medida em que passarem pelo crivo das apurações. Por enquanto, dos 31.188 registrados pelos partidos, restou um total de 26.182 filiações.
Ganhos
(Parcial)

Ainda assim, este número é maior do que a soma de eleitores que estavam filiados antes da movimentação relativa às eleições de 2014. De acordo com os números recém-liberados, as legendas conquistaram 2.949 novos filiados ao longo do processo.
Tal e qual
Conforme esta coluna antecipou com exclusividade – com base nas listas registradas no Filiaweb, o Democratas e o PMDB continuam na liderança, sem alteração de classificação. O DEM aparece com 4.733 filiados, seguido pelo PMDB, com 4.477. O PMDB chegou a calcular um número acima de 6.000 filiados após o recadastramento que realizou este ano.
Próximos
O PP segue na terceira colocação, com 2.236 filiações, seguido pelo PDT, com 1.876; o PR, com 1.842; o PT, com 1.748; o PSB, com 1.728; o PTB, com 1.441 filiados. Todos os demais aparecem com menos de mil filiados cada um.

--------------
Desinteresse
Ausência de uns e outros empresários das sessões de discussão e votação de projetos de doação de áreas provocou revolta generalizada na Câmara Municipal. Muitos vereadores garantiram que, a partir de agora, se o empresário não comparecer à sessão em que o projeto de seu interesse estiver sendo votado, eles vão dizer “não”. Detalhe: o desabafo ganhou o apoio do governo municipal.
---------------
Prazinho extra
Pelo jeito, ainda não será agora, agorinha, que os revoltosos do PMDB/Uberaba terão a chance de tentar reconquistar o poder. Dizem que os atuais “dirigentes”, entre eles, o prefeito Paulo Piau e o presidente Eduardo Palmério, conseguiram mais um prazo do comando nacional para realizar a convenção que irá eleger o novo diretório municipal.
Chapa pronta
A informação de que os comandos nacional e estadual estariam exigindo a eleição de um diretório em caráter de urgência, urgentíssima, deu novo fôlego aos que já estiveram no poder e foram substituídos a partir do processo eleitoral de 2012. Como antecipou esta colunista com exclusividade, os revoltosos se reuniram dias atrás e trataram de antecipar a formatação de uma chapa para ser inscrita assim que o edital da convenção fosse publicado... em novembro de 2013.
Fechando 2013
Ocorre que, o que circula entre peemedebistas de todos os segmentos internos da legenda é que a atual comissão executiva provisória, com as bênçãos do prefeito, conseguiu ganhar um mês para realizar a eleição do diretório: até dezembro, portanto. Dizem que o PMDB/Uberaba – segundo o comando nacional, não pode entrar 2014 sem um diretório eleito.
Extraordinária
A decisão de se pedir um novo prazo teria acontecido durante um evento em que o prefeito e outras lideranças peemedebistas locais estavam presentes. Disfarça daqui, disfarça dali – que era pra não parecer uma reunião, e ficou acertado que haveria uma solicitação de extensão de prazo. A executiva provisória presidida por Eduardo Palmério tem vigência até fevereiro de 2014.

Judicialização...
Enquanto isso, tramita na 1ª Vara Cível de Uberaba a petição assinada pelo advogado Paulo Affonso da Silveira – cofundador e ex-presidente do PMDB/Uberaba, requerendo a impugnação das milhares de filiações feitas pelo partido ao longo de recadastramento realizado este ano. Presidente Eduardo Palmério já teria, inclusive, sido citado pela Justiça para tomar ciência da ação. 
...do recadastramento
Paulo Affonso – um dos líderes dos revoltosos, entende que a forma como se deram as filiações fere os estatutos do PMDB, que não permite adesões em massa. Ação foi proposta originalmente na Justiça Eleitoral, que a encaminhou para a Justiça Estadual.
Sem discriminação
Um peemedebista ligado ao atual comando municipal lembra que, ao longo do recadastramento não houve qualquer discriminação ou tentativa de barrar a reafiliação do grupo inconformado com a perda de poderes. Maior prova disso, segundo ele, é que este pessoal está articulando uma chapa para disputar o diretório. 

Cadê eles?
Cerca de 2.000 notificações foram publicadas no Porta-Voz – jornal oficial do município, pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos – a Settrans. São autuações por infrações de trânsito, cujos proprietários dos veículos multados não foram localizados pelos Correios.  Os notificados têm 15 dias para apresentar defesa prévia contra o auto de infração.
Irresponsabilidades
A maioria das autuações diz respeito a avanço de sinal vermelho; uso de celular enquanto dirige; excesso de velocidade; parada sobre a faixa de pedestres... Enquanto isso, Uberaba fecha estatísticas chocantes. Foram 119 mortes em acidentes de trânsito em 2012, e outras 61 em 2013 – uma média de quase sete mortes por mês. Depois, vão pras redes sociais reclamar de radares e multas!

Denominações
Alcides Ribeiro Visinha (Arena/legislatura 1971/1977) e Jesus Manzano (PDS/várias legislaturas) são ex-vereadores que acabam de emprestar seus nomes para denominação de ruas. Projetos foram aprovados pela atual legislatura da Câmara de Uberaba.

ELEIÇÕES 2014 TÊM NOVOS COMANDOS DEFINIDOS
Eleições 2014 já têm seus comandos definidos, tanto no Tribunal Superior Eleitoral, quanto no Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais. Acaba de ser eleito presidente do TRE/MG, o desembargador Wander Marotta. Ele vai assumir o lugar do desembargador Antônio Carlos Cruvinel, em fevereiro - quando este completa dois anos como integrante da Corte Eleitoral.


Superior - No TSE acaba de tomar posse o ministro Marco Aurélio. É a terceira vez que o ministro é empossado no cargo, fato inédito no Tribunal. Ele já exerceu o cargo de junho de 1996 a junho de 1997 e de maio de 2006 a maio de 2008, quando coordenou as eleições municipais de 1996 e presidenciais de 2006. Ele substituiu a ministra Cármen Lúcia.
----------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário