5 de dezembro de 2013

CONTA-GOTAS...Notícias


CERCADO POR JORNALISTAS DE UM LADO E POLÍTICOS DE OUTRO, O GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA COLOCOU UBERABA EM CLIMA DE FERVURA MÁXIMA      (ENERSON CLEITON)
Na crista da onda

Anúncio do governador Antonio Anastasia (PSDB), feito ainda no aeroporto da cidade, na manhã do dia 29 de novembro de 2013, de que o gasoduto de Uberaba é favas contadas, ainda repercute aqui e acolá. Nem o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade (PMDB) passou ileso. Ele não poupa elogios na nova edição do jornal/informativo do Ministério que está circulando desde esta quinta-feira, 5 de dezembro. Destaca que a obra vai viabilizar o funcionamento da fábrica de amônia que está sendo construída em Uberaba pela Petrobras, lembrando que se trata de matéria-prima para a produção de fertilizantes.


Aos olhos de todos

Enquanto isso, no centro e bairros de Uberaba outdoors foram espalhados por alguns entusiastas do gasoduto, que será 100% mineiro. Seja com o slogan O GASODUTO É NOSSO, por parte do prefeito Paulo Piau (PMDB), seja com o slogan O GASODUTO É DE UBERABA, assinado pela dobradinha majoritária formada pelo deputado federal Marcos Montes (PSD) e o deputado estadual Antônio Lerin (PSB), o certo é que, virou a esquina, está lá, um outdoor comemorando o empreendimento.

G9 - GRUPO INTEGRADO POR NOVE ENTIDADES DE CLASSE DE UBERABA
TAMBÉM FEZ QUESTÃO DE COMEMORAR O ANÚNCIO. VELE LEMBRAR QUE O PRÓPRIO

GOVERNADOR PEDIU QUE O G9 FOSSE CONVIDADO PARA O ANÚNCIO DO GASODUTO

O anúncio

Enfim, Anastasia desembarcou em Uberaba dia 29 de novembro unicamente para conceder entrevista coletiva aos jornalistas da cidade, enquanto dava as devidas satisfações para os que vinham cobrando dele, insistentemente, uma definição sobre o gasoduto. Ali mesmo, no aeroporto, ele informou que as quatro empresas envolvidas no projeto – Petrobras, Cemig, Gaspetro e Gasmig, decidiram pelo trajeto do gasoduto, que partirá de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e percorrerá 457 km até chegar a Uberaba.

Naquela mesa

Ao evidenciar que São Paulo estava fora do baralho – cuja opção de modelo de gasoduto acabou não se concretizando, o governador de Minas Gerais revelou que a escolha por um ramal totalmente mineiro foi acertada em reunião na sede da Petrobras no Rio de Janeiro. O governo de Minas – segundo ele, foi representado na reunião por dirigentes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Cemig e da Gasmig, enquanto o governo federal era representado por diretores da Petrobras e da Gaspetro.

Reação imediata

Poucas horas depois do anúncio, a titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico,  ex-ministra Dorothea Werneck desembarcava em Uberaba para receber um título de cidadania uberabense, e para participar do 1º Fórum Regional de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, promovido pela CDL, Aciu, Sebrae Minas, Sistema Femg, Prefeitura de Uberaba e Câmara de Vereadores – neste último caso, através da Comissão Permanente das Micro e Pequenas Empresas, presidida pelo vereador Samuel Pereira (PR), autor da cidadania. Detalhe: ele é o líder do prefeito Paulo Piau na Câmara.

AS FOTOS DE ENERSON CLEITON EXPÕEM O SENTIMENTO EM RELAÇÃO
AO ANÚNCIO DO GASODUTO.
PREFEITO PAULO PIAU PRESENTEIA ANTONIO
ANASTASIA COM UM CRUCIFIXO
O tamanho
(Versão 1)

O gasoduto anunciado pelo governador terá capacidade inicial para transportar três milhões de metros/cúbicos/dia de gás natural, combustível suficiente para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras, em implantação, em Uberaba, além de outros empreendimentos industriais na região. A previsão inicial é de que a obra esteja concluída até maio de 2016. “Trata-se de um empreendimento que impulsionará de forma expressiva o desenvolvimento econômico e social não apenas de Uberaba mas de toda a região do triângulo e também dos municípios por onde passará o gasoduto” – explicou Anastasia. O projeto, com o gasoduto partindo de Betim, passará por municípios com potencial do uso do gás natural, como Juatuba, Igarapé, Mateus Leme, Itaúna, Divinópolis, Lagoa da Prata, Luz, Araxá e Delta, entre outros.

A fábrica de amônia

Dia 14 de novembro, o governo de Minas havia firmado protocolo de intenções com a Petrobras para a implantação da fábrica de amônia – a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados-V. O protocolo de intenções também foi assinado pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado - Indi, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O vice-presidente do Indi é o engenheiro uberabense Maurício Cecílio, que foi secretário no governo de Marcos Montes.

O tamanho
(Versão 2)

A UFN-V possui uma capacidade projetada de, aproximadamente, 1,5 mil toneladas por dia de amônia, o que corresponde a 519 mil toneladas por ano. Projeta-se também a venda de aproximadamente 277 mil t toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2). O investimento será de cerca de R$ 2,3 bilhões e o início de operação está previsto para novembro de 2016. Para a implantação da fábrica de amônia, o governo de Minas disponibilizou terreno de 1 milhão de metros quadrados no Distrito Industrial III de Uberaba.

Vocação de Uberaba

Em sua página oficial na internet, a Agência Minas (leia-se governo do Estado) lembra que Uberaba abriga um expressivo polo produtor de fertilizantes, tendo como âncora a Vale Fertilizantes (antiga Fosfertil), responsável pelo abastecimento de 40% do mercado brasileiro. Entre as maiores jazidas brasileiras de rochas fosfáticas na região, estão a de Tapira, que atende à planta de Uberaba, e a de Salitre, que atenderá a nova unidade da Vale Fertilizantes em Patrocínio, no Alto Paranaíba.

Consequências

Atualmente – lembra o site do governo estadual, uma grande parte da amônia consumida na região é importada via porto de Santos e transportada por carretas até a planta situada no Distrito Químico de Uberaba. Com a produção da matéria-prima em Uberaba, a expectativa é de que o segmento reduza os custos com transporte do material, possibilitando a redução de custos de produção. A produção de amônia no município também retirará das principais estradas, diariamente, cerca de 100 caminhões por dia transportando o produto, evitando acidentes ambientais e riscos para a população.

A calhar

Não faz muito tempo esta coluna divulgou comentários de lideranças da comunidade negra local sobre a possibilidade de se acionar o Ministério Público, pedindo “o cumprimento” de lei municipal que prevê cotas na Prefeitura e na Câmara de Uberaba. Pois não é que a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados acaba de colocar mais lenha na fogueira?!

Trâmites

A Comissão do trabalho aprovou o projeto de lei, de autoria da presidente Dilma Rousseff (PT), prevendo a reserva de 20% das vagas em concursos públicos federais para negros – o que já é um passo importante rumo à estadualização e municipalização da medida.  O projeto agora, precisa ser votado por mais duas comissões e pelo plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado. É bom lembrar que, além de se tratar de interesse do Executivo, dificilmente um parlamentar iria votar contra a proposta.

Federal...

De acordo com levantamento da Secretaria Nacional de Igualdade Racial, em 2004, 22% dos funcionários públicos federais eram negros. Nove anos depois, esse número chegou a 30%. A Secretaria espera que esse percentual chegue a pelo menos 50%. A proposta do governo chegou em regime de urgência na Câmara, e por isso tem de ser votada em 45 dias ou tranca os trabalhos do plenário.

...e municipal

Entre negros e pardos (também chamados de mulatos e mestiços), a Prefeitura de Uberaba entrou 2013 com 2.418 afrodescendentes na sua folha de pessoal – o que representava quase 33% do total de servidores, que somava na época, 7.399 pessoas, incluindo concursados, nomeados e comissionados. Números foram divulgados a esta coluna pela Diretoria Central de Recursos Humanos e Modernização Institucional, da Secretaria Municipal de Administração.

Raças

A raça foi citada pelo próprio servidor durante recadastramento realizado em 2012, e portanto, a definição de negro ou pardo, por exemplo, foi uma anotação subjetiva.
Declaração de raças feita pelos servidores municipais de Uberaba no último recadastramento/2012: Brancos: 4.768; pardos: 1.590; negros: 828; não informaram: 127; amarelos: 81; indígenas: 3. Total: 7.399.

Fervura

Durante a 3ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Uberaba, realizada este ano, um dos temas que mais agitaram os participantes foi a Lei Municipal 8.200, que instituiu um programa de ações afirmativas para o poder público da cidade. De acordo com a lei – aprovada pela legislatura 2001/2004, e sancionada pelo então prefeito Odo Adão, os poderes Executivo e Legislativo de Uberaba são obrigados a preencher seus cargos, com um percentual mínimo de 20% para afrodescendentes, 20% para mulheres e 5% para deficientes. 

Moral da história

Lideranças do movimento negro entendem a Lei 8.200 deve ser aplicada nos concursos municipais, com a previsão de cotas prevista nos editais de abertura das inscrições.



Bom gosto
A Decore Baby  buscou inspiração no Estilo Provençal para criar seus ambientes. A loja disponibiliza móveis e objetos de decoração para deixar o quartinho do bebê um sonho. Possui ainda opções de enxoval, roupinhas de batizado e festa, bolsas de maternidade e tudo mais que a mamãe precisar para a chegada do bebê, sem ter que sair de Uberaba. A Decore Baby oferece também o desenvolvimento de todo o projeto do quarto do bebê para que se consiga o melhor aproveitamento do espaço, além de beleza e funcionalidade. Está na avenida Santos Dumont, 1.012 (ao lado da Devassa) -  Fone: 3314-1012   Facebook: Decore Baby Home
------------------

Ação...

Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, anda de mau humor com alguns servidores municipais ligados à chapa concorrente nas últimas eleições internas, quando o grupo liderado por Luís Carlos dos Santos conquistou a reeleição para 2013/2016. É só o sindicato anunciar uma reunião, uma assembleia ou algo parecido, e estas pessoas caem matando, com críticas e alegações infundadas, com o objetivo de prejudicar a entidade.

...descompromissada

Em postagem na página do SSPMU no Facebook, a diretoria reeleita lembra aos servidores de um modo geral, que o maior prejudicado com estes ataques não é o sindicato, mas sim, a categoria. Afinal, tentar boicotar uma assembleia-geral, voltada para votar e aprovar uma pauta de reivindicações é, no mínimo, uma irresponsabilidade e total descompromisso com os trabalhadores.

Fazendo escola

Aliás, ressalte-se que a mesma postura é adotada na política partidária. Na rede social isso fica bem explícito. Basta alguém anunciar uma boa notícia pra que os adversários saiam a campo procurando desmerecer e desmontar o anúncio. A última investida tem tudo a ver com o gasoduto de Minas Gerais – e claro, de Uberaba!

Parada dura

Pesquisa Sensus realizada recentemente para efeito interno, e portanto, não divulgada, tem três nomes na preferência do eleitorado para a disputa da sucessão do prefeito Paulo Piau em 2016 (mandato 2017/2020). De acordo com a fonte, se as eleições fossem hoje, o trio com chances na disputa seria o próprio Piau, o deputado federal e ex-prefeito Marcos Montes (PSD) e o ex-prefeito e ex-ministro Anderson Adauto (PRB). Detalhe: eles lideram tanto na pesquisa espontânea quando na pergunta estimulada.

Voos tucanos

A exemplo do que tem feito por onde anda, o tucano Antonio Anastasia fez voo rasante em Uberaba, para anunciar o gasoduto, acompanhado pelo ex-ministro das Comunicações e ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga. Trata-se do principal nome do PSDB para a disputa das eleições de governador em 2014. Nem dá pra chamá-lo de papagaio de pirata, já que sua presença em dez de cada 11 fotos tiradas em Uberaba, foi planejada – supõe-se, pelo próprio governador.

PIMENTEL E PAULO PIAU
PT saudações

Apesar do grande número de indecisos, o eleitorado de Uberaba está com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), na cabeça – conforme já antcipou esta coluna. Em recente pesquisa Sensus, Pimentel apareceu com 21,4% das intenções de voto, muito distante dos demais.

Os próximos

A professora Vanessa Portugal, do PSTU, figura sempre presente nas disputas eleitorais, tem 7,6% das preferências dos uberabenses. O atual prefeito da capital, Márcio Lacerda (PSB) aparece com 3,8%.  E apesar de ter o apoio das principais lideranças tucanas em Minas Gerais: o senador Aécio Neves e o governador Antonio Anastasia, Pimenta da Veiga foi o lanterninha na preferência dos uberabenses, com 2,4%.

PIMENTA E MARCOS MONTES
Indefinição

Por outro lado, a única coisa certa na sucessão de Anastasia, no que se refere à preferência dos uberabenses, é que nada está definido. De acordo com o Sensus, os índices de indecisão, brancos e nulos somam nada menos do que 64,8%. Contratado pelo Partido Social Democrático (o PSD de Marcos Montes) com o objetivo de conhecer a situação eleitoral de seus deputados em relação às eleições de 2014, o instituto Sensus Pesquisa e Consultoria realizou levantamento técnico em Uberaba entre 27 de outubro a 2 de novembro de 2013. O instituto entrevistou 500 eleitores uberabenses. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos, e possui uma índice de confiança de 95%.

KAKÁ CARNEIRO FAZ EXAME DE COMPATIBILIDADE PARA MEDULA ÓSSEA
Belo exemplo

Vereador Kaká Carneiro (PSL) e seus assessores fizeram voo rasante no Hemocentro Regional de Uberaba. Todos se submeteram a exame de compatibilidade para o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula óssea (Redome). São necessários apenas 10 ml de sangue (o que corresponde a uma colher de sopa) para o procedimento que identifica as características das células do sangue do voluntário. O registro fica no Redome – cujo alcance é internacional. Somente se o doador for selecionado, é que ocorre a coleta das células para a doação.

Tudo a ver

Por sua vez, a vereadora Denise Max (PR) entregou ao governador Antonio Anastasia, na sua visita a Uberaba dia 29 de novembro, ofício reivindicando a criação da Delegacia de Crimes contra a Fauna e da Promotoria de Defesa Animal, no município. O governador não apenas leu o ofício ali mesmo, como garantiu que vai atender ao pedido.
Idealizadora da Sociedade Uberabense dos Animais – Supra, Denise sabe muito bem a importância de políticas públicas que protejam o meio ambiente.

Queridinhos

E nada menos do que 32 projetos de lei relacionados à proteção dos animais estão tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Número foi revelado pelo presidente Dinis Pinheiro (PP), durante debate público promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia.

Leitura

Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) pode estar prestes a garantir uma grande conquista na área da educação. Reivindicou ao prefeito Paulo Piau a implantação de filiais da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães nos bairros Alfredo Freire, Ponte Alta, Peirópolis, Tutunas e Jardim Uberaba. O prefeito assegurou que a medida, se for viável, será concretizada.

Às compras de Natal
(Shopping)

A partir do dia 15 de dezembro (domingo), o Shopping Uberaba ingressa em horário especial de funcionamento. Neste dia as lojas ficam abertas das 10h às 22h. Nos dias 20, 21 e 23, o expediente se estenderá até às 23h. E vale lembrar que já está valendo a promoção de que, cada R$ 400 em compras permite ao cliente concorrer aos seguintes prêmios: oito aparelhos de TV de plasma 60 polegadas e dois automóveis da Citroën,  sendo um C4 Hatch Rock You 1.6 Flex e um C4 lounge 2.0 16V,  em parceria firmada pelo Shopping com a concessionária Santa Emília.

Às compras de Natal
(Comércio de rua)

Dia 15 de dezembro, domingo, o funcionamento das lojas será das 10h às 18h. Do dia 16 – segunda-feira, até dia 20 – sexta-feira, o comércio de rua abre das 9h às 21h.  Dia 21 – sábado, o funcionamento será das 9h às 18h. No dia seguinte – domingo, será das 10h às 18h. No dia 23 – segunda-feira, o comércio de rua funciona das 9h às 22h. E na véspera do Natal – terça-feira, as lojas abrem das 8h às 18h.

HOSPITAL DA UNIUBE ASSUME SUA FUNÇÃO SOCIAL        (ROSE DUTRA)
Saúde pública...

Hospital Universitário Mário Palmério – da Universidade de Uberaba/Uniube, agora é oficialmente uma instituição contratada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, o que vai representar mais 132 leitos para a saúde pública da cidade.  São 109 de enfermaria; 12 de Unidade de Terapia Intensiva - UTI adulto; seis leitos de UTI neonatal; e cinco leitos de UTI pediátrica.

...conquista leitos

O complexo hospitalar, que pretende ser referência em ginecologia e obstetrícia, garante a disponibilização de 60% dos seus leitos e procedimentos. “Este é mais um ganho para a saúde de Uberaba. Fico satisfeito de participar dessa história de mudança, que vai agilizar nossos procedimentos e internações pelo SUS” – comemora o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan.

A defasagem

O Ministério da Saúde diz que o município precisa de novos 600 leitos, entre particulares e públicos. Com a inauguração do Hospital Universitário/Uniube e com os 167 leitos que serão oferecidos pelo Hospital Regional, Uberaba vai avançar muito nesta área.

Tombamento

Casa da presidente Dilma Rousseff (PT), localizada na rua Vigário Silva, é, agora, oficialmente, tombada pelo patrimônio público de Uberaba. A proposta já tinha sido aprovada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – Conphau, conforme antecipado por CONTA-GOTAS...Notícias, e acaba de receber a assinatura do prefeito Paulo Piau. O imóvel também foi declarado de utilidade pública.

Avanços

Vereadores de Uberaba adotam nova postura nas reuniões plenárias de apresentação de requerimentos. Antes, o que se via era vereador pedindo pra assinar reivindicação de colega. Agora, o que se vê é vereador convidando os colegas para compartilharem seus requerimentos.

De calças curtas
(Versão 1)

Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado) promulgou a Emenda Constitucional 76, que acaba com as votações secretas nos processos de cassação de deputados e senadores e no exame de vetos presidenciais. Medida pega em cheio os deputados federais Valdemar Costa Neto (PR/SP), João Paulo Cunha (PT/SP) e José Genoino (PT/SP), além de Pedro Henry (PP/MT), condenados à prisão pelo Supremo Tribunal Federal, no caso do mensalão. Processos de cassação terão votos em aberto no plenário da Câmara.

De calças curtas
(Versão 2)

E já que um assunto puxa o outro, vale ressaltar que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou relatório do deputado José Carlos Araújo (PSD/BA), recomendando a cassação do mandato de Natan Donadon (sem partido-RO). Mesma matéria já foi a plenário, mas o deputado se livrou da cassação sob o sigilo dos votos em plenário. Donadon foi condenado e cumpre pena de prisão por participar de um esquema de fraude em licitações para contratos de publicidade da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Exemplo
Desde outubro de 2006, Uberaba convive com votações abertas em todos os níveis na Câmara Municipal. Emenda à Lei Orgânica - de autoria dos ex-vereadores do PMDB,  Tony Carlos e Marilda Ribeiro Resende, acabou com o voto secreto nas votações para escolha da mesa diretora, para os vetos do Executivo, além de julgamentos envolvendo vereadores. Atualmente, Tony é deputado estadual e Marilda, subsecretária Municipal de Educação.

------------
Emergência

Uberaba, Uberlândia e outros 84 municípios mineiros estão sob estado de emergência fitossanitária. Decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi publicado no Diário Oficial da União. O que motivou a decretação de emergência em parte de Minas e em Goiás inteiro foi a praga da lagarta Helicoverpa armigera.

O que é?

Helicoverpa armigera foi identificada recentemente, e tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão. Considerada uma praga exótica, a proliferação do bicho está preocupando o governo federal, que tem se mobilizado para desenvolver ações de combate ao bicho.


Eleições 2014

Além de o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais ter novo presidente eleito (o desembargador Wander Marotta assume em fevereiro), o Tribunal Superior Eleitoral acaba de dar posse ao ministro Marco Aurélio. É a terceira vez que o ministro é empossado na presidência do TSE. Ele já exerceu o cargo de junho de 1996 a junho de 1997 e de maio de 2006 a maio de 2008, quando coordenou as eleições municipais de 1996 e presidenciais de 2006. 

Xô, lotação!

Relatora da proposta que limita a quantidade de alunos por sala de aula na educação básica, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), deverá apresentar um relatório até o final deste ano sugerindo a aprovação do texto. O projeto de lei do Senado fixa em 25 o máximo de alunos na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental e 35 nos demais anos do ensino fundamental e no ensino médio. Alice Portugal afirmou que apoia a regulamentação do tema, mas não adiantou a quantidade de estudantes por classe que estará prevista em seu relatório.
-----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário