12 de janeiro de 2014

CONTA-GOTAS...Notícias

A Energia 7 – que rege o ano de 2014, tem tudo para proporcionar equilíbrio, sabedoria e espiritualidade. Quem garante é a numeróloga e taróloga Marta Bruno, que usa a numerologia para refletir sobre os políticos que prometem agitar o novo ano.
O resultado está em entrevista exclusiva ao blog CONTA-GOTAS...Notícias.
De acordo com ela, se 2013 foi um ano extremamente difícil, em 2014 podemos ser recompensados, desde que saibamos usar nossa intuição.
A Energia de 2014 – explica, foi calculada a partir da soma de 2+0+1+4=7.
O ano de 2014 – segundo Marta Bruno, é regido pelo planeta Júpiter. “É o astro mais benéfico do zodíaco” – diz ela.
Expansão, ética e prosperidade são as palavras-chaves do ano, mas precisamos ficar atentos a elas” – alerta. A numeróloga explica que, para saber o número pessoal de alguém, soma-se: o dia de seu nascimento + o mês do nascimento + o número 7, que rege 2014.
Destaque-se que alguns possuem a mesma Energia, o que não significa que terão um 2014  idêntico. Quem souber aproveitar melhor sua Energia, terá um ano melhor” – afirma Marta Bruno.

  CONFIRA O QUE DIZEM OS NÚMEROS 
SOBRE ALGUNS POLÍTICOS DE UBERABA

*Paulo Piau Nogueira (PMDB)
23 de agosto de 1953
Sua Energia é 11 – um número privilegiado em quase todos os aspectos O único problema é se deixar que os sonhos se tornem maiores do que permite a realidade. Precisa de muito apoio financeiro para realizar seus sonhos.
*Adelmo Carneiro Leão (PT)
25 de maio de 1949
Sua Energia é 1 – número excelente para começar projetos. Se encontrar obstáculos, não deve desanimar, pois independente de qualquer coisa, haverá reconhecimento.
*Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB)
23 de janeiro de 1968
Sua Energia é 4 – o número da estabilidade. Se ele souber usar, terá um 2014 de sucesso.
*Aelton José de Freitas (PR)
15 de dezembro de 1961
Sua Energia é 7 – e portanto, ele tem, a seu favor, a Energia de 2014. Mas, é preciso ter muito cuidado, pois o imprevisível pode acontecer se a intuição falhar.  
*Marcos Montes Cordeiro (PSD)
3 de agosto de 1949
Sua Energia é 1 – número excelente para começar projetos. Se encontrar obstáculos, não deve desanimar, pois independente de qualquer coisa, haverá reconhecimento.
*Almir Pereira da Silva (PT do B)
25 de janeiro de 1972
Sua Energia é  6 – e portanto, terá que lidar com as pessoas. A Energia 6 é povo. Terá um ano de sucesso se trabalhar com dedicação.
*Wagner do Nascimento Júnior (PR)
29 de março de 1973
Sua Energia é 9 – e bate de frente com a Energia 7 do ano 2014. Logo, não é um bom ano para novos empreendimentos. É preciso avaliar e refletir muito antes de tomar decisões importantes.
*Luciene Beatriz Fachinelli Barbosa (PSL)
26 de setembro de 1967
Sua Energia é  6 – e portanto, terá que lidar com as pessoas. A Energia 6 é povo. Terá um ano de sucesso se trabalhar com dedicação.
*Antônio Carlos Silva Nunes (PMDB)
30 de setembro de 1964
Sua Energia é 1 – número excelente para começar projetos. Se encontrar obstáculos, não deve desanimar, pois independente de qualquer coisa, haverá reconhecimento.
*Samuel Pereira (PR)
29 de março de 1970
Sua Energia é 11 - um número privilegiado em quase todos os aspectos O único problema é se deixar que os sonhos se tornem maiores do que permite a realidade. Precisa de muito apoio financeiro para realizar seus sonhos.
*Marilda Ribeiro Resende (PMDB)
27 de janeiro de 1955
Sua Energia é 8 - que significa poder. Pense muito antes de tomar decisões e terá sucesso.





SERVIÇO
*Marta Bruno
_Tarô e Numerologia
_Atende de segunda-feira a sexta-feira
_Hora marcada
_Telefones: 3332-3715/9960-1943
_Facebook: https://www.facebook.com/marta.v.bruno?fref=ts






----------------------
Hospital de Clínicas da UFTM vai realizar 150 videocirurgias de redução do estômago
(Foto: Ilustrativa)

O superintendente do HC, Luiz Resende, diz que os procedimentos são uma conquista do médico e professor licenciado da UFTM, Marcos Montes

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – HC/UFTM, se prepara para realizar nada menos do que 150 cirurgias bariátricas, e, importante: por videoparoscopia, uma técnica mais moderna, menos invasiva, e que, portanto,  permite uma recuperação mais rápida do paciente.
Cadastro
Quem confirma é o superintendente do HC, cardiologista Luiz Antônio Rodrigues Resende, explicando que todos os procedimentos relacionados ao assunto estão sob a coordenação do vice-diretor clínico, Juverson Alves Terra Junior, que é o responsável pelo ambulatório que cadastra os pacientes e pelo serviço de cirurgias bariátricas.
Critérios
Ele é extremamente criterioso” – diz Luiz Resende, lembrando que a seleção dos pacientes que farão as cirurgias envolve uma série de exames e consultas, que vão desde psicólogos a nutricionistas.
Conquista
De acordo com o superintendente do HC/UFTM, os recursos destinados ao projeto – que somam mais de R$ 1 milhão, devem ser liberados a qualquer momento pelo governo de Minas Gerais. Luiz Resende revela que as cirurgias são uma conquista do deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, médico e professor licenciado da UFTM, Marcos Montes (PSD).
Confirmação
O superintendente conta que Marcos Montes fez a reivindicação ao secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, quando este visitou Uberaba em julho de 2013, e esteve na UFTM para conhecer o projeto do Centro do Trauma do Hospital de Clínicas. “O deputado Marcos Montes nos ajudou a recepcionar o secretário de Estado e arrancou dele, naquela oportunidade, o compromisso de que o governo mineiro bancaria 150 cirurgias” – afirma Luiz Resende. “Agora, fomos informados de que os recursos estão prestes a serem liberados” – comemora.
--------------------
“Não sou candidato à reeleição”...

Declaração foi feita à coluna CONTA-GOTAS...Notícias pelo atual presidente da Comissão Executiva Municipal Provisória do PMDB, 
Eduardo Palmério

Na Bahia – onde está coordenando o plantio de milho em fazenda da família, o herdeiro do clã Palmério, que inclui a Universidade de Uberaba/Uniube e a veia política do pai, Marcelo Palmério, conversou via Internet com a colunista, quando garantiu que não pretende ser reconduzido à presidência do PMDB. “A renovação é princípio fundamental da democracia” – pregou Eduardo Palmério, cujo mandato termina dia 2 de fevereiro de 2014.
Eleição direta
Além disso, ele defendeu que, em vez da indicação de uma nova executiva provisória, o partido convoque convenção para que os filiados elejam um diretório municipal. O último diretório foi desfeito ao longo do processo eleitoral de 2012, quando os entreveros internos colocaram duas alas em polos opostos. Vitoriosa, a ala liderada pelo prefeito Paulo Piau tem adiado a eleição de um diretório, optando pela designação de executivas provisórias. “Acredito que é o momento de deixarmos a escolha do comando nas mãos dos filiados” – diz Eduardo Palmério.
Sintomático
O PMDB tem hoje 4.491 filiados – segundo as últimas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral/TSE, a grande maioria com ficha assinada ao longo do recadastramento realizado pelo comando atual, em 2013.
-------------------------
PREFEITURA DE UBERABA ALTEROU O SLOGAN "O GASODUTO É NOSSO"
PARA "O GASODUTO É CADA VEZ MAIS NOSSO"
Adauto busca apoio de prefeitos paulistas para evitar gasoduto 100% mineiro
Ele quer convencer o governo de São Paulo a permitir que o duto saia daquele Estado com destino a Uberaba
Explicitamente contra o gasoduto Betim/Uberaba – alegando que a obra Ribeirão Preto (SP)/Uberaba, ficaria economicamente mais barata, o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) quer que a Câmara de Uberaba realize um seminário técnico para discutir as duas propostas antes de uma definição final.
Do lado de lá da
ponte do Rio Grande
Adversário do governador Antonio Anastasia (PSDB), que trabalha pelo trajeto 100% mineiro, e do prefeito Paulo Piau, que abraçou a ideia, o ex-prefeito disse – em entrevista ao Jornal da Manhã, que está articulando com os prefeitos de São Paulo uma ação conjunta que convença o governador daquele Estado a liberar o duto Ribeirão/Uberaba.
Minas aposta
na independência
Justamente por ter enfrentado barreira com o governo paulista, é que Anastasia optou pelo projeto 100% mineiro. Após várias tentativas de acordo com o colega tucano, governador Geraldo Alckmin, o governador de Minas fez voo rasante em Uberaba, no final de 2013 para anunciar o trajeto Betim/Uberaba. Os sócios vão investir R$ 1,8 bilhão na implantação do gasoduto – que vai abastecer a fábrica de amônia da Petrobras, em Uberaba.
O projeto técnico
As críticas de AA contra o gasoduto mineiro incluíam, até dias atrás, “a falta de um projeto técnico”. Na edição de 10 de janeiro, o jornal O Tempo – com sede em Belo Horizonte, publicou edital da Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig, para contratar a elaboração do projeto técnico. Publicação da principal sócia do gasoduto, foi festejada em Uberaba.

Desapegando
do gasoduto
E nem bem circulava no Facebook, que já estava devidamente publicado o edital para contratar o projeto técnico do gasoduto Betim/Uberaba, e teve gente mudando de assunto rapidinho. É que o discurso era todo voltado para criticar o modelo do gasoduto totalmente mineiro, inclusive questionando a falta de um projeto técnico. Com o anúncio da publicação do edital, o jeito foi criticar a fábrica de amônia da Petrobras. Na verdade, sem qualquer fundamento.
Adequações
E - também, nem bem tomou conhecimento da publicação do edital, o vereador Kaká Carneiro (PSL) tratou de procurar o prefeito de Uberaba para propor providências urgentes no sentido de qualificar e capacitar mão-de-obra jovem. O objetivo é preparar os jovens para a demanda de empregos que vai surgir com o gasoduto. Paulo Piau garantiu que vai acionar a proposta do vereador.
-----------------------
ARTICULAÇÕES – Durante visita do pré-candidato a governador de Minas, Pimenta da Veiga, a Uberlândia, ele e o deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, foram flagrados no maior ti-ti-ti

Pimenta...
Reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Reis e publicada esta semana no jornal O Tempo – com sede em Belo Horizonte, diz que o ex-prefeito da capital e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga (PSDB), se lançou em caravana para divulgar sua candidatura a governador. E resume o cenário para as demais candidaturas majoritárias...
...na campanha
De acordo com a matéria, “para as vagas de vice-governador, senador e suplentes, o PSDB está estudando várias opções de partidos aliados”. Os nomes preferidos, segundo o jornalista, são Marcos Montes (PSD), Alexandre Kali (PSB), Dinis Pinheiro (PP), Alberto Pinto Coelho (PP), Odelmo Leão (PP), Carlos Melles (DEM), Lael Varella (DEM), Alexandre Silveira (PSD), Jaime Martins (PSD) e Júlio Delgado (PSB).
------------------
Longe é um lugar
que existe, sim!

Prefeito Paulo Piau (PMDB) confirmou oficialmente, em entrevista coletiva, que não haverá desfile de carnaval no Centro Park – Centro de Eventos da Fundação Cultural de Uberaba, localizado na Univerdecidade. Ele acha o lugar distante para o acesso da população.

Concurso
Governo municipal acaba de homologar o resultado final para os cargos de nível superior do último concurso público realizado pela Prefeitura de Uberaba. Ordem de classificação, notas da prova objetiva e da prova de títulos podem ser conferidas na edição de 10 de janeiro, do Porta-Voz – jornal oficial do município.
Convocação
E do jeito que a coisa anda, é possível até, que seja necessário um novo concurso para educador infantil. Já foram convocados 335 aprovados no concurso homologado em dezembro de 2013.

Movimentos...
E por falar em Porta-Voz, o governo municipal está republicando a concessão do direito de uso de área para a VLI - empresa de logística controlada pela Vale, que, por sua vez, é presidida pelo uberabense Murilo Ferreira. 
...pesos pesados
Na área de 120 hectares, localizada na cerca de limite da rodovia BR/050, lado direito, sentido Uberaba/Uberlândia, a VLI vai implantar um terminal ferroviário para armazenagem e transbordo de cargas, interligando o município de Uberaba (e região) à malha ferroviária operada pela VLI – Ferrovia Centro Atlântica, ao terminal portuário de Santos (SP). Objetivo é fazer o escoamento da produção agrícola e industrial da região.
Compromisso
A previsão é de que a VLI vai criar 150 empregos diretos e 2.600 indiretos, com o compromisso de utilizar – quando possível, mão-de-obra e fornecedores e prestadores de serviços de Uberaba.
Modernização
Em encontro recente com a presidente Dilma Rousseff (PT), o presidente da Vale anunciou investimentos na ordem de R$ 9 bilhões na modernização de sua malha ferroviária, com destaque para o trecho Araguari (MG)/ Uberaba/ Ribeirão Preto (SP)/ até Santos (SP).

Adaptações
Secretaria Municipal de Infraestrutura – comandada por Roberto Oliveira “Indaiá”, ganha reforço de pessoal da linha de frente. Motivo é que a pasta não tem conseguido, com a mão de obra atual, atender à demanda de serviços braçais, tipo limpeza e asfalto. Buracos e matagais são as principais queixas dos uberabenses.

Sigla
Advogado Cleiton Murilo de Castro elogiou o deputado federal e ex-prefeito Marcos Montes pela defesa da união de forças em favor de Uberaba. E lançou uma nova sigla no mural do parlamentar: PPU – Partido Político de Uberaba. 

E vem aí...
Bloco da Vaca Verde – nascido no carnaval 2013, já está com a corda toda para a segunda edição.  Sua participação no carnaval 2014 está marcada para 22 de fevereiro, mas, antes disso, dia 1º, sábado, o bloco se movimenta ao som da percussão Ritmo da Picanha, roda de samba, marchinhas de carnaval e uma big feijoada. O evento será realizado no Espaço Boulevard, a partir das 12h.
 ...a 2ª edição
A venda de convites já começou e o folião pode adquirir os ingressos nos postos de venda a R$ 50 (Casa de Carnes Dias&Dias ou Cervejaria Biergarten) e pelo site sympla.com.br/anandaproducoes 
(R$ 55 com taxas do cartão de crédito). O ingresso dá direito a um abadá, feijoada e duas bebidas (duas cervejas ou dois refrigerantes).

Ação silenciosa
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, deve anunciar, a qualquer momento, um megaprojeto de expansão. Negociações já teriam sido concluídas, dependendo apenas de um sinal verde aguardado por lá. Palavra de fonte fidedigna!

Fusão à vista
Jornalista Gê Alves publicou, dias atrás, no Jornal da Manhã, que a empresa Lider – com base em Uberaba, estaria sendo vendida para o grupo proprietário da Piracicabana – com base em Brasília/DF. As duas concessionárias do transporte coletivo, que são quase uma só, de tão afinadas, estão, portanto, prestes a se tornarem única.
Repeteco
Ainda que, de formas diferentes, será, pois, a segunda vez que a Lider abandona o serviço de transporte coletivo. A primeira saída aconteceu durante o governo Hugo Rodrigues da Cunha (1989/1992), quando o prefeito, muito maldoso com a então concessionária, se negou a dar o reajuste de tarifa solicitado. A Lider adormeceu e não amanheceu no serviço. Foi então que o ex-prefeito – após tempos revoltos, conseguiu atrair a TransMil para Uberaba.

Pai coruja
Superintendente do Hospital Escola da UFTM, cardiologista Luiz Antônio Rodrigues Resende, está que não se aguenta de tanta alegria. O filho de 17 anos foi aprovado em Medicina... na UFTM.

SOS
Recém-empossado deputado estadual, o ex-vereador Tony Carlos convoca os uberabenses a vigiarem o patrimônio público. “Estão roubando até a grama!” – lamentou ele, na rede social, ao divulgar uma foto da nova entrada do bairro Beija-Flor. “São pessoas desprovidas de responsabilidade, que roubam tudo que veem pela frente! Roubar grama já é demais!.... SOCORRO!” – desabafou o deputado. 

Quem avisa...
Mesa diretora 2014 da Câmara de Uberaba publicou para conhecimento público, no Porta-Voz – jornal oficial do município, o projeto de emenda à Lei Orgânica que prevê dois anos de mandato para o comando do Legislativo Municipal. Se aprovada, a emenda valerá já a partir de 1º de janeiro de 2015, quando serão eleitos os substitutos dos atuais presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários.
G7
A proposta – de iniciativa do atual 1º secretário, João Gilberto Ripposati (PSDB), ganhou a assinatura do presidente do SDD/Uberaba, Luiz Dutra; de Samuel Pereira (PR); dos atuais presidente e vice da Câmara, Elmar Goulart e Paulo César Soares – ambos do SDD; de Marcelo Machado Borges (DEM), e da atual 2ª secretária da mesa, Denise Max (PR).
Livre e espontânea
pressão
Vale lembrar que o mandato da mesa diretora era de dois anos até que a legislatura passada (2009/2012) – no apagar das luzes, votou emenda à Lei Ogânica, reduzindo o tempo para um ano e prevendo a eleição, numa só tacada, das quatro mesas – 2013, 2014, 2015 e 2016. A emenda foi derrubada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Câmara teve que fazer nova eleição para a escolha da gestão 2014.
Readequações
E para cumprir determinação legal, todos os ocupantes de cargo em comissão (confiança) foram exonerados pela mesa 2013, para que a mesa 2014 faça as devidas recontratações. Se houver alguma mudança, com certeza será mínima, levando em conta, principalmente, que o presidente 2013 e 2014 é o mesmo. 

Mundo animal
Prefeito Paulo Piau baixou decreto regulamentando a lei recém-aprovada que impõe critérios para a comercialização de animais domésticos. De acordo com a regulamentação, quem cria cães e gatos com finalidade comercial fica obrigado a identificar eletronicamente todos os animais comercializados e manter cadastro atualizado junto ao Centro de Controle de Zoonoses. Entende-se por identificação eletrônica o microchip implantado no animal; e por cadastro, o Sistema de Informações mantido pelo setor de Zoonoses.
Grande ideia!
E tem mais! De acordo com a regulamentação, o abandono de animais domésticos em via pública configura infração e provocará multa. 

Água na boca
Não é por acaso que o secretário de Saúde, Fahim Sawan, tem batido ponto nas obras – quase prontas, do Hospital Universitário da Universidade de Uberaba – Uniube! A instituição é de dar água na boca de quem anda batalhando pra melhorar a saúde pública da cidade. E mais: o reitor Marcelo Palmério anda prometendo colocar o local à disposição do Sistema Único de Saúde – SUS, o mais urgente possível. Talvez, ainda em fevereiro!
Novos tempos
Pra se ter uma ideia da situação, o Hospital Universitário da Uniube deve disponibilizar para o SUS – leia-se saúde pública, nada menos que 132 novos leitos e 60% de todos os seus procedimentos. De média e alta complexidades, as ações incluirão pronto-atendimento para gestantes; atendimento de hemodiálise; centro obstétrico;  exames de análises clínicas, de imagem, Raio-X, endoscopia, tomografia e ultrassom, além de odontologia hospitalar, exames cardiológicos não invasivos e um ambulatório com mais de 36 especialidades médicas. 

Eleições 2014
(Versão 1)

Para o pessoal que adora contribuir financeiramente com as eleições, vale lembrar que, desde 2 de janeiro, os diretórios nacionais e estaduais das legendas já podem receber doações para as eleições gerais de outubro de 2014. Basta que os partidos tenham providenciado conta bancária específica com essa finalidade. 
Média
Mas, para quem prefere mesmo aquela mediazinha direta com os candidatos, então, tem que esperar mais um pouco. Os candidatos e os comitês financeiros só podem iniciar a arrecadação de campanha após o seu registro na Justiça Eleitoral – o que vai acontecer a partir de junho, quando acontecem as convenções para homologação das candidaturas.
Para todos
E por falar em dinheiro, pouca coisa diverte tanto os jornalistas políticos de Uberaba quanto conferir o destino das doações feitas por grandes empresas. Tem empresário que não deixa nenhum candidato da cidade desassistido. É aquela história: quem ganhar... ganhou.
Recapitulando
O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos (Constituição Federal, artigo 14, § 1º, I e II). Poderão votar os eleitores regularmente inscritos até 7 de maio de 2014.

Detalhes
Está valendo: na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, têm que ser informados o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; o número de registro da pesquisa. 
Atenção!
A partir do dia 10 de julho de 2014, as pesquisas terão que incluir todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura.
Até quando?
As pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que o levantamento tenha sido feito até no dia anterior. A divulgação de levantamento de intenção de voto efetivado no dia das eleições somente poderá ocorrer a partir das 17h.

Boa nova 
Arquivo Público de Uberaba vai lançar três livros históricos em 2014, segundo informou o Jornal de Uberaba. Um deles sobre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, no século XIX; outro sobre o futebol em Uberaba; e um terceiro com as atas da Câmara Municipal, também do século XIX. A superintendente Marta Zednik de Casanova diz que as edições das obras sobre a Epamig e a Câmara já estão prontas. Já a revista sobre futebol está em fase de finalização.

Com a palavra...
Coluna CONTA-GOTAS...Notícias vem tentando, há vários dias, localizar algum petista de Uberaba que já deu dinheiro, ou pretende dar, para os mensaleiros do partido pagarem as multas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal – STF, no caso das condenações no mensalão. Até agora, os contatos diretos não tiveram sucesso. 

Eleições 2014
(Versão 2)

Página da presidente Dilma Roussef administrada pelo PT nacional no Facebook caiu de paraquedas entre os uberabenses que possuem murais na rede social. A turma do senador tucano Aécio Neves já tinha tomado a iniciativa. 

Sociedade Uberabense Protetora dos Animais enfrenta sérios problemas econômicos e financeiros, apesar dos avanços ocorridos nos últimos meses, inclusive através de convênio assinado com a Prefeitura de Uberaba. Contribuição pode ser depositada na Caixa Econômica Federal: agência 0160; operação 003; conta 1136-9

Mera ilusão!
Posse da coordenadora da Sociedade Uberabense Protetora dos Animais – Supra, Denise Max (PR), no cargo de vereadora, parece estar provocando uma grande confusão na cabeça de muita gente. O que se percebe pelos desabafos da própria Denise, é que uma boa parte dos colaboradores parou de ajudar a ONG, como se o salário da Câmara fosse resolver todos os problemas da Supra.
Ajuda extra...
Na verdade, o que fica explícito diante do cargo de vereadora e do convênio assinado recentemente com a Prefeitura de Uberaba é que o pessoal da Supra fazia milagres. A pergunta correta é: como a Denise e as voluntárias da ONG conseguiam cuidar de quase 400 animais, apenas com a contribuição da comunidade?! Por mais que a vereadora aplique seu salário e que os recursos da prefeitura sejam bem-vindos, é certo que a situação da Supra ainda é muito difícil.

Saúde...
Mudando de assunto, o estudante de Engenharia Civil na Uniube, Ney Lúcio Carneiro da Silva, 36 anos, deixou o trabalho na construção civil para investir em hortaliças orgânicas. A mudança de ares tem tudo a ver com a vontade de batalhar por um mundo melhor. “Tomei por base a minha saúde” – conta ele, explicando que há 12 anos não adoece, e atribui esta condição à alimentação saudável.
...é o que interessa
Quatro meses atrás, ao ler uma reportagem sobre hortaliças orgânicas, Ney Lúcio resolveu investir nessa área. Providenciou o terreno, um poço artesiano, já está produzindo couve,  alface e rúcula, montou um blog, e prepara uma campanha para defender alimentação saudável nas escolas. Endereço da horta: avenida Francisco Podboy, nº 2.025.

Debate antecipado
Agora é lei. Câmara Municipal de Uberaba terá que votar até 180 dias antes das eleições, os projetos que fixam os subsídios dos futuros eleitos. Proposta de autoria do vice-presidente Paulo César Soares (SDD) foi aprovada com emendas do vereador Samir Cecílio (SDD) e da 2ª secretária, Denise Max, e acaba de ser homologada pela mesa diretora da Casa.
Emendas
Até então, a Câmara podia definir os salários da legislatura seguinte, do prefeito e vice-prefeito e secretariado, até 30 dias antes das eleições. Paulo César Soares havia fixado uma antecedência de 90 dias, mas Samir Cecílio propôs seis meses para os vereadores da  legislatura seguinte, e Denise apresentou o mesmo prazo para prefeito, vice e secretariado.
Fora do clímax
Antecipação do prazo pretende evitar que os debates coincidam com o clímax da campanha eleitoral – quando, geralmente já se tem até mesmo uma previsão mais real dos resultados. Nas eleições de 2012, o assunto foi discutido e votado pela Câmara no auge do processo eleitoral, provocando posicionamentos e decisões mais políticas do que técnicas.
Se arrependimento...
Embalados pela opinião popular – que criticava o salário do então prefeito Anderson Adauto, os vereadores negaram reajuste para o sucessor de AA, e foram publicamente apoiados pelo então candidato Paulo Piau. Eleito, Piau reconheceu de público que sua opinião foi precipitada. “Precisamos de mais tempo antes das eleições, pois se trata de uma matéria polêmica, que merece debates mais amplos” – justifica Samir Cecílio.
...matasse!
Os próprios vereadores que votaram contra reajuste para o Executivo lamentaram quando o eleito Paulo Piau deu início à formatação do seu secretariado. O salário “congelado” foi uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo novo prefeito. “Muitos aceitaram o cargo por idealismo, por amor a Uberaba; na próxima votação teremos que ser mais técnicos” – afirma Paulo César Soares.

Pessoal do descanso
E pra quem curte um feriado vai aqui a lista divulgada pelo Ministério do Planejamento. A notícia ruim é que, em 2014, apenas cinco feriados cairão em dias úteis.  A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.
Feriados nacionais
1º de janeiro - Confraternização Universal (quarta-feira); 18 de abril - Paixão de Cristo (sexta-feira); 21 de abril - Tiradentes (segunda-feira); 1º de maio - Dia do Trabalho (quinta-feira); 7 de setembro - Dia da Independência (domingo); 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo); 2 de novembro - Dia de Finados (domingo); 15 de novembro - Proclamação da República (sábado); 25 de dezembro - Natal (quinta-feira).
Pontos facultativos
3 de março - segunda-feira de carnaval; 4 de março - terça-feira de carnaval; 5 de março - Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h); 19 de junho - Corpus Christi (quinta-feira); 28 de outubro - Dia do Servidor Público (terça-feira); 24 de dezembro - véspera da Natal (a partir das 14h); 31 de dezembro - véspera de Ano-Novo (a partir das 14h).
Detalhe extra
Além destes feriados nacionais, cada município tem seus próprios feriados e ou dias facultativos. Em Uberaba, por exemplo, ainda existem os feriados de 2 de março - aniversário da cidade (domingo); 15 de agosto – dia da padroeira de Uberaba, Nossa Senhora da Abadia (sexta-feira); 20 de novembro – Consciência Negra (quinta-feira).

Dose dupla
Prefeito Paulo Piau fica sem líder na Câmara novamente. Primeiro, foi Tony Carlos, que assumiu cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Agora, é Samuel Pereira, que se coloca como nome certo na disputa de deputado estadual. Samuel, que era vice-líder antes de assumir a liderança, não chegou a ser substituído na função. Portanto, são duas vagas: de líder e de vice-líder.
----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário