2 de fevereiro de 2014

CONTA-GOTAS...Notícias


ASCENSÃO ---- Dia 29 de outubro de 2013, a reunião da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi interrompida para a posse de Tony Carlos, suplente de deputado estadual das eleições de 2010. Dia 3 de fevereiro de 2014, segunda-feira, ele assumiu a presidência do PMDB de Uberaba, a legenda que está hoje no comando do governo municipal. Dizem que ele agora, anda de olho na cadeira de prefeito... A foto é de Guilherme Dardanhan/ALMG
-----------------
Exclusivo
REVOLTOSOS TENTAM BARRAR ELEIÇÃO DO NOVO DIRETÓRIO DO PMDB

JUSTIÇA MANDA O PEDIDO PARA O ARQUIVO
Juiz Fabiano Rubinger de Queiroz – considerado dos mais rigorosos com as coisas eleitorais, entendeu que era legítima a realização das eleições internas do PMDB/Uberaba no anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura. Decisão foi proferida em ação cautelar movida pelo advogado e ex-presidente da legenda, Paulo Afonso Silveira, na tentativa de evitar a convenção convocada para segunda-feira, dia 3 de fevereiro, com o objetivo de eleger o novo diretório peemedebista.
Os polos
Paulo Afonso representa o grupo que ficou fora do comando da legenda a partir do processo eleitoral de 2012, quando a direção estadual decretou intervenção em Uberaba, garantindo assim, a candidatura do então deputado federal Paulo Piau a prefeito. Desde então, o partido está sob o comando de uma comissão executiva provisória, indicada pelo grupo político liderado pelo prefeito. Por sua vez, o grupo afastado pela intervenção é considerado próximo ao ex-prefeito Anderson Adauto, que se desligou do PMDB ao longo do processo eleitoral de 2012, e se filiou mais recentemente ao PRB.
Direito
Diz o magistrado no seu despacho: “Aos partidos políticos é assegurado o direito de usar, gratuitamente, prédios públicos, escolas, ginásios e assemelhados, para a realização de suas convenções, desde que as atividades realizadas nesses locais não sejam prejudicadas e o partido se responsabilize por eventuais danos causados com a realização do evento, conforme previsão do §2º do art. 2º da Lei 9096/95”.
Indeferimento
Fabiano Rubinger indeferiu não só o pedido liminar, como também a própria inicial, mandando o pedido, portanto, para o arquivo. E condenou o autor da ação cautelar ao pagamento das custas e despesas processuais, que foram suspensas, entretanto, em virtude dos benefícios da justiça gratuita. 
Neutralidade
Alegação do ex-presidente do PMDB e adversário do atual comando da legenda e do prefeito peemedebista Paulo Piau é de que o Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba não seria um ambiente neutro para a convenção. De acordo com Paulo Afonso, os filiados poderiam ficar constrangidos, e sugeriu a Câmara Municipal. “Não existe  proibição para a realização da convenção partidária do PMDB no prédio público da Prefeitura de Uberaba” – reagiu o juiz. 
Bastidores
E foi com exclusividade que esta colunista antecipou em Bastidores – do Jornal de Uberaba, e aqui mesmo, em Conta-Gotas...Notícias, que o nome forte do grupo situacionista para assumir a presidência do PMDB/Uberaba era do ex-vereador e agora deputado estadual Tony Carlos. De sua parte, o atual presidente da executiva provisória, Eduardo Palmério, antecipou que não era candidato à reeleição, e como a ala oposicionista não apresentou chapa concorrente, Tony foi aclamado na convenção de segunda-feira.
Convenção
Os filiados votaram entre 12h e 20h  no anfiteatro do Centro Administrativo, para eleger o diretório municipal – chapa tem 45 membros, que, por sua vez, elegeu a comissão executiva presidida por Tony Carlos. O PMDB/Uberaba tem 4.491 filiados – de acordo com as últimas estatísticas (dezembro/2013) do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, só perdendo para o DEM, que está com 4.736 inscritos.

ALMIR SILVA ASSUMIU O GOVERNO DURANTE VIAGEM DE PAULO PIAU   (FOTO: DIVULGAÇÃO)
EM EXERCÍCIO
Por sinal, o prefeito Paulo Piau foi presença e voto garantidos na convenção do PMDB. Ele retornou ao batente nesta segunda-feira, após quatro dias de viagem de férias com a primeira-dama Heloísa Piau e a família. Antes de se afastar ele orientou a equipe econômica da Prefeitura de Uberaba a descontar os dias de seus vencimentos, e transferiu o governo para o vice-prefeito Almir Silva (PT do B), a quem coube revelar os detalhes do Carnaval 2014 e do aniversário de Uberaba - conforme material publicado no final desta edição.

MUH! Jornal Cultural está de volta em sua versão impressa. Lançamento acontece dia 8 de fevereiro, sábado, na Livraria Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500), às 10h30. Às 21h tem o especial The Beatles, no Jobim Bar (avenida Odilon Fernandes, 765).
----------------
CARGA PESADA
Uberabense Wólnei Muniz Franco – que reside em Brasília/DF, acompanha com dor de cotovelo as notícias sobre as obras de pavimentação do terreno que vai abrigar o aeroporto de cargas de Anápolis, GO, bem ali pertinho dele. “Leio sempre o Jornal de Uberaba e o Jornal da Manhã aí, de Uberaba, e não estou vendo nada sobre a aprovação de um aeroporto de cargas para nossa cidade” – lamentou ele, em e-mail enviado à redação de Conta-Gotas...Notícias/Bastidores-JU.  Não se fala mais no aeroporto do Triângulo” – reclama o uberabense. Desde que assumiu o cargo dia 1º de janeiro de 2013, o prefeito Paulo Piau tem defendido a implantação de um aeroporto de cargas entre Uberaba e Uberlândia.
OLHO GRANDE
Aeroporto de Anápolis contará com três mil metros de extensão e 45 metros de largura, o que permite o pouso de aeronaves de até 420 toneladas. Com a conclusão da obra, Goiás se tornará o segundo Estado brasileiro a contar com um aeroporto de cargas. O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, é o único a abrigar, hoje, uma base com essa finalidade. Orçada em R$ 140 milhões, a obra do Aeroporto de Cargas de Anápolis tem recursos já assegurados pelos cofres estaduais e integra o Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento do governo de Goiás.

FOTO: ENERSON CLEITON
RECORDAÇÕES
Olímpio Sabino – assessor na administração Wagner do Nascimento (1983/1988), lembra que numa noite de agosto do último ano de governo, o então prefeito inaugurava a reforma do relógico instalado no obelisco da praça Jorge Frange. “O conserto foi feito de graça, com a colaboração dos comerciantes das redondezas” – disse ele, em correio eletrônico enviado a Conta-Gotas...Notícias/Bastidores-JU. Olímpio fez o comentário ao ver notícia, no Jornal de Uberaba, de que o relógio será reformado pela Prefeitura de Uberaba.
PATRIMÔNIO
O relógio foi doado na década de 1950 pela colônia japonesa, é tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba e não está funcionando há muitos anos – para desespero dos defensores da preservação.

-------------------
PARECE MENTIRA...
Enquanto isso, o novo partido do ex-prefeito Anderson Adauto – PRB, vive uma situação pra lá de esquisita. Ex-candidato a prefeito em 2012 por indicação do próprio Anderson, e agora se colocando como adversário do ex-companheiro, o advogado Rodrigo Mateus “assumiu” a presidência do PRB antes do ex-prefeito se filiar, e recentemente descobriu-se que Rodrigo não teria oficializado a filiação ao PRB, e assim, estaria ainda, inscrito no PMDB. Não bastasse isso, a executiva provisória que se supunha presidida por Rodrigo foi encaminhada à direção estadual do PRB e publicada no site oficial da Justiça Eleitoral. E mais: Rodrigo assumiu a Chefia de Gabinete do deputado estadual Tony Carlos.

Falando francamente...
E por falar em PRB/Uberaba, o partido do quase foi, sem nunca ter sido, e com altas chances de nunca ser...quem sabe, articula nova comissão executiva provisória para substituir a que nunca foi. A presidência deve ser entregue agora, ao único vereador da legenda, Franco Cartafina, que pelo menos sabe-se que é filiado. Franco é o coordenador do PRB Jovem de Minas Gerais.

ESTRELAS
E desde este final de semana o partido que nasceu com cara de se tornar um dos mais “poderosos” de Uberaba simplesmente está sem comando. Trata-se do SDD – o novo Solidariedade, cuja executiva provisória municipal tinha nada menos do que quatro vereadores em sua composição: Luiz Dutra, Samir Cecílio, Paulo César Soares e Elmar Goulart (o presidente reeleito da Câmara).

SEM DISPUTA
Em contrapartida, o Pros – criado na mesma época, e presidido pelo também vereador Cléber Humberto Ramos, segue firme com sua executiva provisória com vigência por tempo “indeterminado”. Detalhe: Cléber é a única “estrela” da legenda...

SUBSTITUTO
E pelo menos dois outros vereadores tendem a tornar-se presidentes partidários. Com o comando já vencido, o diretório municipal do PSL – que era liderado por José Luiz Alves, pode ser entregue ao único representante da legenda na Câmara Municipal: Kaká Carneiro.

NA CABEÇA
E continua no ar o comando de um dos principais partidos do processo eleitoral de 2014 – o PSDB do senador e presidenciável Aécio Neves. Sem chefia oficial desde março de 2013, o PSDB/Uberaba perde tempo, e a sorte é que seu principal adversário – o PT de Dilma Rousseff, também não está devidamente regularizado em Uberaba.
TENDÊNCIAS
No que se refere ao PT, seu presidente recém-eleito e empossado, Josimar Rocha, espera resolver a situação na semana que vem. Os problemas internos relacionados a alguns cargos do diretório estão, segundo ele, prestes a serem resolvidos. Vale lembrar que o diretório do PT é definido com a participação de todas as chapas concorrentes, e, além da chapa liderada pelo presidente eleito, outras três têm assento proporcional no comando.
AGITOS
Aliás, o presidente do PT/Uberaba promete muito mais do que o registro definitivo do diretório eleito. Garante que os 34 anos da legenda, comemorados agora, em fevereiro, serão marcados por uma série de atividades e novidades, incluindo uma sede própria independente.
--------------------
DENISE MAX, MM E MARISE
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
APOIO DE PESO
Vice-líder do PSD na Câmara, presidente municipal da legenda, deputado federal majoritário de Uberaba, ex-prefeito Marcos Montes, recebeu em seu escritório regional, a vereadora e coordenadora da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais - Supra, Denise Max, acompanhada de sua irmã Marise. Denise foi pedir apoio para a criação de uma Delegacia de Crimes Contra a Fauna e uma Promotoria de Defesa dos Animais em Uberaba. “Com certeza absoluta, já abracei a causa” – anunciou MM na rede social.

ARTICULAÇÕES
E o PSDB de Minas Gerais trabalha com todas as possibilidades de resultados para as eleições de outubro de 2014...Só tem uma exceção: acha que é fava contada a eleição do governador Antonio Anastasia para o Senado. Certo disso, o presidente do PSDB/MG, deputado federal Marcus Pestana anda sondando o PSD/MG sobre a possibilidade de seu deputado federal Marcos Montes aceitar a vaga de suplente. Alheio à movimentação, MM se mantém firme na campanha pela reeleição.
-----------------
Voto esperto
Vem aí nova edição da campanha pelo voto inteligente em Uberaba. Pelo menos dois políticos já lançaram seus respectivos discursos, cada um deles em um evento diferente, no início da semana. Prefeito Paulo Piau prega que o eleitorado da cidade escolha candidatos com base em Uberaba, enquanto o deputado Marcos Montes orienta para que as pessoas que residem em Uberaba, mas ainda votam fora, aproveitem para transferir seus títulos. 
Dia “D”
E vale lembrar que termina dia 7 de maio o prazo para o eleitor requerer inscrição ou transferência de domicílio para votar ainda em 2014. Eleições gerais - para presidente e vice, governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual, acontecem dia 5 de outubro em 1º turno, e dia 26 de outubro, no 2º tuno para presidente e governador. 
AVANÇO POLÍTICO
Sob a liderança do empresário e analista Tião Silva, Uberaba teve campanhas memoráveis em defesa do fortalecimento político da cidade. Resultado mais concreto foi a conquista de um colégio acima de 200 mil eleitores, o que permitiu que Uberaba ingressasse no seleto grupo das que podem realizar 2º turno para prefeito (e vice).
------------------
SE NÃO PODE CONTRA...
Enquanto isso, alvo de bordoadas de mamando a caducando por causa das declarações contrárias ao gasoduto Betim/Uberaba prometido pelo governador Antonio Anastasia, o ex-prefeito Anderson Adauto procura dar uma melhorada na imagem. Vale conferir duas notas publicadas com exclusividade pelo jornalista Alexandre Pereira, em sua coluna “Cá entre nós”, no Jornal da Manhã...
Mudando de posicionamento
O ex-prefeito Anderson Adauto declarou ontem que quer o gás para abastecer a planta de amônia da Petrobras, independentemente de onde venha. Ele fez a manifestação após encontro com diretor da Gasmig, para quem disse que já viu muita coisa ser dita em ano eleitoral e não ser concretizada. Mas, com a garantia de José Carlos Matos de que o projeto do gasoduto de Betim a Uberaba é sério, AA revelou que o importante é o gás chegar a tempo e hora de atender à fábrica de fertilizantes nitrogenados.
Repensando
Anderson reconheceu que foi crítico em relação ao gasoduto divulgado pelo governo do Estado, mas entende agora que a discussão está sendo objetiva, correta, desapaixonada e sem caráter político. Segundo o ex-prefeito, trabalhou para a viabilização da unidade da Petrobras e só quer ver o gás chegar a Uberaba. Mesmo assim, o seminário para discutir o assunto acontecerá após o carnaval. Anderson tem nova reunião marcada com o diretor da Gasmig na segunda quinzena de fevereiro.
--------------
CORRIDA...
E por falar em gasoduto, o secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Anderson Adauto - Carlos Assis (PT), postou em seu mural no Facebook:
Quem começar primeiro, leva! E Uberaba ganha... a) TGBC reavalia edital de chamada pública do gasoduto Brasil ...01/10/2013; b) TGBC recebe do IBAMA a Licença de Implantação (LI) do gasoduto Brasil Central... 28/11/2013; c) ANP aprova edital para contratação de capacidade do Brasil Central...29/01/2014.
 ...MALUCA
Ele não disse explicitamente, mas, do outro lado da corrida está o gasoduto Betim/Uberaba, defendido pelo governador Antonio Anastasia e aliados, e em fase de licitação para contratar o projeto técnico. Petrobras e Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig, são sócias neste empreendimento. Anastasia tomou a decisão após uma guerra de guerrilha com o governo de São Paulo, que se negava a abrir mão do gás de Ribeirão Preto para o projeto “Uberaba” – que é abastecer a fábrica de amônia da Petrobras.
QUENTURA
Logo após o anúncio do governador de Minas Gerais da construção de um gasoduto ligando Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Uberaba, no Triângulo Mineiro, a Transportadora de Gás Brasil Central – TGBC, declarou que também fará a implantação de um outro gasoduto passando por Uberaba. Informação foi publicada em vários jornais, e tem colocado mais gás na fogueira. Neste caso, a proposta é que o gasoduto saia de São Carlos (SP).
MORAL DA HISTÓRIA
Na opinião dos politicamente independentes, seria a glória se os dois gasodutos desembocassem em Uberaba. A fábrica de amônia, que andou na corda bamba por causa das dificuldades com o gás, teria assim, dois gasodutos para abastecê-la. Detalhe: a Petrobras espera colocar a fábrica em funcionamento no final de 2016, e portanto, espera que o gás chegue pelo menos alguns meses antes.

SLOGANS
Integrante de alto escalão na Prefeitura de Uberaba garante que, independente do que aconteça, o atual governo está com suas propagandas em dia. Primeiro, foi “O Gasoduto é Nosso”, e agora é “O Gasoduto é Cada Vez Mais Nosso”... Seja qual for o resultado da pendenga, ele não tem dúvida do próximo slogan: “O Gasoduto é Definitivamente Nosso!”

E MAIS...
E deu no jornal Estado de S.Paulo – Estadão, com repercussão na Agência Minas – portal do governo do Estado: 
A Gasmig, distribuidora de gás natural canalizado de Minas Gerais controlada pela Cemig, planeja dobrar de tamanho em volume de vendas com a construção de um gasoduto entre Betim e Uberaba...Estimado em R$ 1,8 bilhão, o gasoduto de 457 quilômetros irá abastecer a nova fábrica de fertilizantes da Petrobras, que será construída em Uberaba. Em fase de projeto de básico, a planta consumirá 1,2 milhão de m³/d e ficará pronta em novembro de 2016. Nesse sentido, diretor-presidente da Gasmig, José Carlos de Mattos, diz que o gasoduto tem ficar pronto até março de 2016 para fornecer gás a partir de novembro”.
---------------
Expectativa
Levando em conta que os ocupantes de cargo público precisam afastar-se, entre três a seis meses antes das eleições, caso pretendam disputar os votos do eleitorado em outubro, o que não falta é gente na expectativa (principalmente os jornalistas e os concorrentes). Principais atenções se voltam para o governo de Paulo Piau, apesar da lista de nomes cogitados estar bem menor do que o esperado.
Na mira
(Versão)1
Entre os nomes que circulam aqui e acolá – inclusive nas pesquisas eleitorais, destacam-se os secretários Wagner Júnior – do PR (Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra); Fahim Sawan – do PMDB (Saúde); a subsecretária Marilda Ribeiro – do PMDB (Educação); Almir Silva – do PT do B (vice-prefeito).
Na mira
(Versão 2)
Além dos ocupantes de cargos importantes no governo, o prefeito Paulo Piau se vê rodeado de outros cogitados – neste caso, os integrantes de sua base aliada, mas sem funções na administração. Entre os que circulam aqui e acolá, destacam-se os deputados estaduais Tony Carlos (PMDB) e Adelmo Leão (PT); os vereadores Samuel Pereira (PR) e Marcelo Machado Borges (DEM); o deputado federal Aelton Freitas (PR).
-----------------
ROMEU BORGES E CONVIDADOS
Ops! Alerta geral!
Principais autoridades da segurança pública na cidade disseram “sim” ao convite do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e compareceram à reunião com o líder Romeu Borges de Araújo Júnior. Em pauta, o crescimento assustador de ocorrências na zona rural. Tão assustador, que os produtores andam falando em armar-se em nome da legítima defesa. A luz acendeu no sindicato da categoria e entre as autoridades do setor.
Unanimidade
Entre os presentes na reunião, destaque para os chefes regionais da Polícia Militar, coronel Laércio dos Reis Gomes, e da Polícia Civil, delegado Francisco Gouvêa, além do testemunho de gente que não tem nada a ver diretamente com isso, mas que também anda apanhando da população e levando a culpa: os representantes do governo municipal. Todos com motivos mais do que suficientes para buscarem soluções, ou pelo menos alternativas amenizadoras.
A lista de Romeu
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais admitiu a possibilidade de a entidade ter assessorias para orientar os associados, entre outras coisas, sobre monitoramento eletrônico e registro legal de armas. Romeu Borges propôs que seja aumentado o efetivo de policiais na zona rural, e a abrangência do Projeto Olho Vivo para as principais estradas vicinais do município.
O cerne...
E dá-lhes críticas contra o Código Penal Brasileiro – que, diga-se de passagem, está em vigor desde a década de 1940 ... Por sinal, mais um setor da sociedade a colocar o CPB na ordem do dia. Os líderes ruralistas pregaram – e as autoridades concordaram, que, em razão do CP, os bandidos não ficam presos.
...da questão
Em processo de “tentativas” de mudanças no Congresso Nacional, o Código Penal mobiliza evangélicos e católicos por conta de propostas relacionadas a aborto e legalização da eutanásia, por exemplo. E mobiliza boa parte dos defensores do estatuto do menor, que não quer a redução da maioridade penal. E mobiliza alguns grupos (sabe-se lá, o motivo) contra o aumento de pena para assassinos. E mobiliza (nem precisa dizer quem) um grupo de pessoas contra a transformação do jogo do bicho em crime (hoje é contravenção)...O certo é que a reforma do CP vai render muita polêmica em 2014.
----------------
E O CARNAVAL ESTÁ AÍ...
Nascido na folia de 2013, o Bloco da Vaca Verde não quer perder tempo em 2014. Já promoveu o Baile Verde, com comercialização de abadás, e abre a festa de rua dia 9, domingo. A folia começa às 9h com a concentração na Concha Acústica. Dali, os foliões seguem para o Jobim Bar (avenida Odilon Fernandes, 765), onde acontece feijoada com roda de samba.

ARBÍTRIO
Caberá aos comerciantes decidirem se abrem, ou não, suas empresas, na terça-feira de carnaval, 4 de março. Trata-se de um acordo dentro do acordo firmado entre os presidentes Marcelo Carneiro Árabe – Sindicato do Comércio, e Nivaldo Duarte da Silva – Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba,  que definiu o funcionamento do comércio no período de carnaval. Avaliação do Sindicomércio é de que não vale a pena abrir as portas neste dia.

SPC RETORNA COM SUA FORMAÇÃO ORIGINAL - INCLUINDO O VOCALISTA ALEXANDRE PIRES,
EM TURNÊ DE COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA BANDA
SÓ PRA CONTRARIAR

CARNAVAL E ANIVERSÁRIO 

TERÃO SHOW DE ALEXANDRE PIRES

Com o tema Uberaba 194 anos – Carnaval no Gás Total, a grande atração do Carnaval 2014 será o show com o grupo Só Para Contrariar, que, de quebra, também estará comemorando o aniversário da cidade.  O vocalista Alexandre Pires e a banda estão em turnê, comemorando os 25 anos do grupo. Detalhes do carnaval foram revelados pelo então prefeito em exercício, Almir Silva, e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, em entrevista coletiva para a imprensa. 
O carnaval vai acontecer no Ciclo Park, do Parque do Paço com entrada gratuita, e terá ainda, a apresentação de blocos, muitas marchinhas, desfile das escolas de samba e shows locais, regionais. Entrevista foi acompanhada pela presidente da Liga das Escolas de Samba de Uberaba, Sueli Arantes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, e do chefe de Gabinete, Fernando Hueb.

PROGRAMAÇÃO
Até 10/02 – Inscrições para a “corte” carnavalesca de Uberaba
Local: Fundação Cultural
Dia 16/02 – Concurso da Rainha e Rei Momo e Festival de Samba Enredo
Local: Praça Magalhães Pinto, das 15h às 21h 
Dia 17/02 – Entrega da chave da cidade ao Rei Momo  
Local: Gabinete do Prefeito, às 15h
Dia 24/02 - Curso de preparação dos jurados
Local: Teatro Experimental de Uberaba/TEU
Dia 28/02 – Desfile do Bloco Maria Boneca
Local: Ruas centrais de Uberaba 
Dia 1º/03 – Abertura com a Dadá
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), das 16h às 19h
Dia 1º/03 - Desfile das escolas de samba
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), das 19h às 22h
Dia 1º/03 – Show com Banda Tagolada
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), às 22h 
Dia 1º/03 – Show com Paguá
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), a partir das 23h30

ANIVERSÁRIO DE UBERABA/194 ANOS
Dia 02/03 - Marchinhas de carnaval com a Banda Carnaval Brasileiro e desfile dos blocos
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), das 16h às 20h 
Dia 02/03 – Show com DJ
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), às 20h
Dia 02/03 – Show com Só Para Contrariar, com a presença do vocalista e líder do grupo Alexandre Pires
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), a partir das 23h

Dia 03/03 – Show com Banda Bom Batuk
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), das 16h às 19h
Dia 03/03 – Desfile das escolas de samba
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), das 19h às 22h
Dia 03/03 – Show com a Banda Samba é a Nossa Cara
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), às 22h
Dia 03/03 – Show com o Grupo Sem Juízo 
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), a partir das 23h30 
Dia 04/03 – Marchinhas de carnaval com a Banda Carnaval Brasileiro, e apresentação dos blocos
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), das 16h às 20h 
Dia 04/03 – Resultado da escola de samba e do bloco vencedores 
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), às 20h
Dia 04/03 – Show com o Grupo Paparico
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), às 20h30 
Dia 04/03 – Show com o Grupo Tradição
Local: Ciclo Park (Parque do Paço), a partir das 22h
---------------------------


TEXTO DE VIGÁRIO SILVA
CURIOSIDADE HISTÓRICA

UBERABA  194 ANOS

_Por que dia 2 de março é o aniversário da cidade?
Criação da Freguesia 
Decreto de 2 de março de 1820
Cria uma freguesia no distrito de Uberaba (do tupi "água cristalina"), com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, e manda fundar uma capela curada na mesma Freguesia.
OBS: Este fato intensificou o desenvolvimento em todas as esferas, acelerou a sua ascensão à condição de Vila, em 22 de fevereiro de 1836, e, posteriormente, à condição de Cidade, em 1856.

"…Sendo-Me presente o grande desgosto que sofrem os colonos estabelecidos no Sertão da Farinha Podre, por se verem privados de socorro e pasto espiritual, sem que o possa obter com facilidade da Freguesia do Julgado do Desemboque, que dali dista mais de 60 léguas:
Hei por bem que se estabeleça uma freguesia no distrito de Uberaba até a confluência do rio Paranaíba e rio Pardo, com a invocação de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba, dividindo-se com a Capela de N. S. do Monte do Carmo, e com a Freguesia do Desemboque, por onde mais conveniente for.
E Sou outrossim servido, que nesta nova Freguesia haja também uma capela curada, no lugar que mais convier, para comodidade dos habitantes que novamente se acham por ali estabelecidos. A Mesa da Consciência e Ordens o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessários.
Palácio do Rio de Janeiro em 2 de março de 1820. 
Com a rubrica de Sua Majestade"
*(Dom João VI)

Nota 1: A dita "confluência do rio Paranaíba e rio Pardo", se refere à antiga divisa entre a Capitania de Goiás com a Capitania do Mato Grosso e a Capitania de São Paulo, a foz do atual rio Pardo (Mato Grosso do Sul) com o rio Paraná. 
Nota 2: a Capela de N. S. do Monte do Carmo é a atual Prata (Minas Gerais).

FONTES: 
Câmara dos Deputados

Capitão Domingos da Silva e Oliveira

http://capitaodomingos.com/
Arquivo Público Mineiro
Arquivo Público de Uberaba
Academia de Letras do Triângulo Mineiro

DE BERABA A UBERABA
Até 1820, o arraial era conhecido como Santo Antônio do Beraba, conforme verificado no proclama de casamento de Antônio Joaquim da Silva e Anna Josefa Reis, fixado, em 1816, na porta da Capela de “Santo Antônio do Beraba”, (atual Centro de Cultura José Maria Barra). Comprova-se assim que o nome já era utilizado antes mesmo de Uberaba ser elevada à condição de Freguesia, em 1820.
De 1820 a 1836, passou a se chamar Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba. De 1836 a 1856, chamou-se Vila de Santo Antônio de Uberaba e, finalmente, Uberaba, a partir da elevação à Cidade, em 1856.
O nome atual pode-se traduzir por rio de águas claras e cristalinas ou rio claro

FONTE: Arquivo Público de Uberaba

1.300 ALMAS DE TESTEMUNHAS
Quando se tornou freguesia, em 1820, Uberaba tinha “1.300 almas” – de acordo com manuscrito datado de 1824/1826, do “cônego Antônio José da Silva”, o Vigário Silva,  duas vezes  presidente do Legislativo e agente-executivo de Uberaba (o que corresponderia ao cargo de prefeito).
No posto de primeiro clérigo da cidade, registrou a história local sob o título: “História Topográfica da Freguesia de Uberaba, vulgo Farinha Podre”.
O manuscrito deste registro – com a previsão da data, foi cedido ao Arquivo Público Mineiro, pelo polivalente português Antônio Borges Sampaio – que chegou em Uberaba na década de 1840 e desempenhou uma série de atividades: agente do correio, farmacêutico, advogado, promotor, subdelegado de polícia, diretor de Instrução do Distrito de Uberaba, além de coronel, vereador por 30 anos, historiador e jornalista, atuando como um dos principais correspondentes brasileiros do Arquivo Público Mineiro.  
Em sua “História Topográfica da Freguesia de Uberaba, vulgo Farinha Podre”, Vigário Silva escreveu:

_“Em 17 deste mesmo mês de Setembro e ano de 1820 tomou posse de Vigario da Freguezia, erecta alguns meses antes a requerimento do S. Mr. Antonio José da Silva, que atualmente serve:
Tem a Freguezia de longitude mais de 40 legoas, e de latitude mais de 20, e de sua Filial a Capela de N. Senhora das Dores distante da Matriz 10 legoas, erecta em 1823.
Divide pelo Nascente com a Freguesia do Desemboque pelo Ocidente com o Sertão, pelo Norte com as Freguesias do Araxá, e Aldeia de Santa Anna, e pelo Sul com a Freguesia da Villa Franca do Imperador.
Dista o Arraial do Uberaba da Cabeça do Julgado 18 legoas, do Araxá 22, da Aldeia de S. Anna 15, da Villa Franca 15, e da Cabeça da Comarca(Paracatu) 60.
Contem a Freguezia dentro do Arraial 91 fogos habitados, e fora 300. A sua Povoação, que em 1820 constava de 1.300 almas monta hoje a 3.000 a fora os Indios Aldeianos a margem do Rio Grande na distancia de 40 lagoas do Arraial, cujo numero excede a 1.000 de ambos os sexos.
Este Indios (Caiapos) passeião de tempos em tempos por toda a Freguesia; mais não commettem a menor hostilidade, o que se deve sem duvida ao jeito, e ao amor, com quem tem sido sempre tratados pelo Sarg. Mor Antonio Eustáquio da Silva, que os visita todos os anos, prodigalizando-lhe roupas, e ferramentas, ora a sua custa, ora a custa da Fazenda Pública e também em cooperado muito para a sua pacificação João Baptista de Siqueira, que mora visinho aos mesmos indios, com que tem freq. Comunicações e os supre, muitas vezes, com mantimentos do seu Paiol.
He por lamentar-se a desgraças destes Entes embrutecidos; por isso que não se tem adoptado as necessárias e urgentes medidas para a sua cathequisação.”
-----------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário