11 de fevereiro de 2014

Conta-Gotas...Notícias


FOTÓGRAFO OFICIAL WELLINGTON PEDRO, REGISTROU IMAGENS DO ENCONTRO ENTRE O GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA E A COMITIVA LIDERADA PELO PREFEITO PAULO PIAU QUE FOI ATÉ ELE PEDIR MELHORIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA DE UBERABA. POLÍTICOS, EMPRESÁRIOS E LIDERANÇAS DE CLASSE ACEITARAM O CONVITE DO PREFEITO E FIZERAM BONITO NO PALÁCIO TIRADENTES.
COMITIVA PRÓ-SEGURANÇA PÚBLICA BAIXOU EM BH
CRIMES VIOLENTOS CRESCEM 43% EM UBERABA DE 2012 PARA 2013
Entende-se por crimes violentos: homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, 
roubos, extorsões mediante sequestro e 
sequestros e cárceres privados
Liderada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB), uma comitiva de lideranças uberabenses fez voo rasante na Cidade Administrativa – sede oficial do governo de Minas Gerais em Belo Horizonte, nesta terça-feira, 11 de fevereiro, para reivindicar melhorias para a segurança pública de Uberaba. “Levamos uma série de propostas para o governador Antonio Anastasia, reforçando os pedidos anteriores, e acrescentando outros, imprescindíveis para o enfrentamento da criminalidade” – justificou Paulo Piau, comemorando os anúncios feitos pelo governador.
2º batalhão
Anastasia deu sinal verde para o Estado instalar um 2º Batalhão da Polícia Militar em Uberaba, atendendo assim, a uma das promessas da plataforma de campanha de Paulo Piau em 2014 quando ele disputava a prefeitura. Também vai agilizar a instalação do projeto Olho Vivo - câmeras em vias públicas, entre outros pedidos.
Crise
Vice-líder do PSD na Câmara e presidente da legenda em Uberaba, o deputado federal e ex-prefeito Marcos Montes diz que participou da comitiva com a expectativa de um aceno positivo por parte do governador. “Uberaba está enfrentando uma crise sem precedentes no que se refere à criminalidade, e isso precisa ser combatido com força total” – diz MM, reforçando seu apoio ao aliado Anastasia.
Dever cumprido
Autor de vários projetos relacionados à segurança e que estão em tramitação no Congresso Nacional, o deputado federal lembra que tem feito tudo o que é de sua competência como legislador. “Entretanto, não posso obrigar os colegas deputados a votarem medidas enérgicas, e nem sair armado por aí prendendo bandidos. O que posso fazer, eu faço, e faço com a consciência do dever cumprido” – afirma ele. OBS.: Quadros podem ser conferidos em destaque no final desta edição.

Criminalidade
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO SALTARAM CERCA DE 62%
Secretaria de Estado de Defesa Social e as polícias Militar e Civil de Minas Gerais divulgaram esta semana, as estatísticas de crimes violentos do Estado, da Região Metropolitana, de Belo Horizonte e dos 28 municípios com mais de 100 mil habitantes ocorridas em 2013 – incluindo Uberaba. O Informativo de Criminalidade Violenta 2013 está disponível na página da Secretaria de Estado de Defesa Social, no link Estatísticas.
Comparativos
De acordo com o informativo, de um modo geral os crimes violentos aumentaram de 1.393 em 2012 para 1.994 em 2013 – um salto de 43%. Os crimes contra o patrimônio somaram 1.170 em 2012, e 1.891 em 2013. Foram 721 crimes a mais em 2013, atingindo um índice de 61,7% de aumento. Quando se faz a comparação apenas entre os homicídios, o informativo aponta redução. Foram 41 assassinatos em 2012 contra 24 em 2013 – uma queda de 42%.
Divulgação
Governo do Estado anunciou ainda, mudanças na metodologia de divulgação das estatísticas. A revelação dos índices de criminalidade ao longo do ano de 2014 pretende, segundo o governo de Minas, ser mais transparente e detalhada.
...na Internet
Pela primeira vez, serão divulgados na internet os dados de criminalidade dos 853 municípios mineiros, mensalmente. Também estarão disponíveis no site da Secretaria de Defesa Social as informações desagregadas dos sete tipos de crimes classificados como violentos, de todas as cidades do Estado.

Desabafo pessoal
JORNALISTAS SÃO VÍTIMAS
DE VÁRIOS TIPOS DE “ROJÕES”
Lamento profundamente o atentado sofrido pelo cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes,  atingido na cabeça por um rojão na quinta-feira, dia 6 de fevereiro, quando registrava o confronto entre manifestantes e policiais durante protesto contra o aumento da passagem de ônibus, no centro do Rio de Janeiro.
E lamento ainda, o fato de que não se trata de um fato isolado.
Pior: a violência contra os jornalistas tem crescido – segundo estatísticas de organismos especializados nacionais e internacionais, e nas suas mais variadas formas.
Engana-se quem pensa que violência contra jornalistas é restrita a agressões físicas – tentativas de morte e morte, atentados, ataque a carros e equipamentos de veículos de comunicação...
Violência é tudo aquilo que ameaça a liberdade de imprensa.
Ela acontece através de patrulhamentos por parte dos que se julgam politicamente corretos, mas não respeitam quem não lhes diz “amém”.
A violência acontece através de patrulhamentos de partidos e políticos – de esquerda, de centro e de direita -, que não se conformam em terem suas ações questionadas.
As ameaças contra a liberdade de imprensa se traduzem, inclusive, por ataques nas redes sociais contra o trabalho dos jornalistas; por perseguição aos assessores de imprensa; por tentativas de prejudicar os jornalistas em seus respectivos veículos de trabalho; por comentários agressivos divulgados contra os jornalistas que não dão respaldo às tentativas de promoção pessoal...
Que me desculpem os sofredores mentais, mas estamos convivendo, nestes tempos atuais, com uma nova categoria de agressores: os malucos de plantão que correm atrás dos seus cinco minutos de fama.
Sem espaços na imprensa para desfiarem suas maluquices contra os “inimigos imaginários” – geralmente autoridades dos mais diferentes segmentos, estas pessoas caem matando nos jornalistas que, na sua visão deturpada, deveriam estar divulgando suas opiniões.
Como veem, há várias formas de se atirar um “rojão” na cabeça de um jornalista.
Quem perde com isso é a sociedade séria, ética, racional e defensora da democracia.

O CONCURSO REALIZADO DIA 20 DE OUTUBRO DE 2013 TEVE PEQUENO ÍNDICE DE ABSTENÇÃO, MAS NA HORA DE ASSUMIR AS FUNÇÕES NEM TUDO DEU CERTO   (FOTO: SEBASTIÃO SANTOS)
Concurso público
MAIS DE 100 APROVADOS NO MAGISTÉRIO TIVERAM NOMEAÇÕES CANCELADAS
Nada menos do que 131 aprovados no último concurso público para o magistério da Prefeitura de Uberaba tiveram suas nomeações canceladas. Deste total, 91 foram aprovados para educação infantil e 14 para P1 – as séries iniciais. Também foram cancelas as nomeações de seis aprovados para ministrarem aulas de matemática; quatro de ciências, quatro de história, quatro de valores humanos, três de geografia, dois de inglês, dois de português/espanhol e um especialista em supervisão escolar. Os motivos são variados, inclusive porque muitos simplesmente não aparecem para tomar posse.
Currículos
Por outro lado, em entrevista esta semana, a diretora de Recursos Humanos da Prefeitura de Uberaba, Adrianne Inês, explicou que muitos candidatos que concorrem em processos seletivos têm seus currículos reprovados por não apresentarem a documentação exigida para o preenchimento da vaga.
Comprovantes
É comum recebermos currículos em o perfil apresentado não se enquadra com a vaga disponibilizada. Cerca de 70% dos candidatos a vagas ofertadas não leem o edital por completo, o que gera uma falsa expectativa de um novo emprego” – afirmou. Adrianne lembra que é de fundamental importância que o candidato tenha em mente que o currículo é o espelho das atividades desempenhadas e que serão comprovadas com a documentação exigida no edital.
----------------
Pânico
Leitores de Conta-Gotas...Notícias mandam e-mails e telefonam para a redação preocupados com o que – segundo eles, anda acontecendo na avenida Santos Dumont. São duas queixas. Uma delas é de que, “aos pouquinhos, estão matando as árvores que enfeitam as calçadas”. E a segunda é de que, numa só tacada nas últimas horas, três plantas antigas foram radicalmente cortadas.  Neste último caso, de acordo com os reclamantes, objetivo seria a construção de uma empresa nas proximidades.

ADIR BORGES E PAULO PIAU COMEMORAM O FECHAMENTO DE ACORDO
(FOTO: ENERSON CLEITON)
"É O NOSSO TEMPO E O NOSSO MOMENTO. UBERABA MERECE"
Declaração acima é do prefeito Paulo Piau, ao divulgar dois grandes investimentos para Uberaba. Diretoria da VLI – a empresa de logística controlada pela Vale, que, por sua vez, é presidida pelo uberabense Murilo Ferreira, se reuniu com o prefeito no final de semana,  e confirmou um investimento de R$ 250 milhões em Uberaba.
Terminal
A Vale Logística S/A – VLI vai implantar um terminal ferroviário para armazenagem e transbordo de cargas, interligando o município de Uberaba (e região) à malha ferroviária operada pela VLI – Ferrovia Centro Atlântica - ao terminal portuário de Santos (SP). O objetivo é fazer o escoamento da produção agrícola e industrial da região. Expectativa é de gerar 150 empregos diretos e 2.600 indiretos. No protocolo, eles se comprometeram em utilizar mão-de-obra uberabense, e adquirir serviços de fornecedores da cidade.
Filial
Também no fim de semana, o representante da empresa, Adir Borges, anunciou que a Construtora Triunfo, que integra o consórcio Triunfo Participações e Investimento, que ganhou o leilão das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262, vai instalar uma filial em Uberaba com previsão de abrir novas mil vagas de trabalho. A obra começa em abril. A  Triunfo integra também o consórcio vencedor do leilão do Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos) e detém 23% da Aeroportos Brasil Viracopos.

Preparativos
E por falar em Vale e Triunfo – e ainda acrescentando gasoduto e fábrica de amônia, e por aí afora, a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, de Uberaba, começa a oferecer cursos de aperfeiçoamento. Eles vão acontecer gratuitamente ao longo de 2014, mas três já estão engatilhados. As inscrições devem ser feitas pelo site da CDL. Os cursos serão realizados no Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba - Ceteco, em anexo à sede da CDL, na rua Luiz Soares, 520, no Barro Vila Olímpica.
Temas
Os primeiros: “Entenda a mudança de comportamento do seu cliente” (de 17 a 21 de fevereiro, das 19h às 22h, com o consultor Fúlvio Ferreira); “Elaborando um plano de Marketing para pequenas empresas” (de  24 a 27 de fevereiro, das 19h às 22h, com o consultor Dimas Rodrigues); “Desenvolvimento administrativo” (de 24 a 27 de fevereiro, das 19h às 22h, com o consultor Fábio Marquez).
------------
NOMES QUE AGITAM A POLÍTICA DE UBERABA EM 2014 - QUANDO ACONTECEM ELEIÇÕES, EM OUTUBRO, PARA PRESIDENTE E VICE, GOVERNADOR E VICE, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL E DEPUTADO ESTADUAL
Acirramento
Na medida em que as eleições de outubro de aproximam, vão endurecendo as relações políticas. Alguns já andam extrapolando, enquanto outros estão a um fio de atravessar a linha do bom senso para o lado da falta de juízo – literalmente falando.
------------------
LIGA E ESCOLAS DE SAMBA RECEBEM APOIO DA PREFEITURA
Fundação Cultural de Uberaba vai repassar recursos para as escolas de samba com “o objetivo de estimular, apoiar e promover ações que favoreçam o acesso da população” ao Carnaval 2014.
Após muitas reclamações – por parte das escolas de samba, por não terem ficado contentes com o valor oferecido, e por parte de uma boa parcela do público em manifestações nas redes sociais, pregando o fim deste tipo de colaboração, o governo municipal de Uberaba chegou a um meio-termo, reduziu o que estava previsto, e fez acordo com as escolas que aceitaram a proposta.
Vão receber R$ 40 mil cada uma, e ainda: a Liga das Escolas de Samba e Blocos de Uberaba – Lesbu.
Maria Boneca
O Carnaval 2014 acontece de 1º a 4 de março, mas as atividades iniciam no dia 28 de fevereiro, com desfile do Bloco Maria Boneca, no calçadão da rua Arthur Machado, das 9h às 12h. A concentração será em frente à Fundação Gregório Baremblitt, na rua Capitão Domingos, nº 418.
Atividades
Vários eventos acontecem no Parque do Paço, incluindo a abertura oficial dia 1º de março, com vários shows. No domingo, 2 de março, será a comemoração especial do carnaval e dos 194 anos de Uberaba, com a banda Só Pra Contrariar – incluindo a presença do vocalista Alexandre Pires.
MARCOS MONTES, EDMILSON DE PAULA, ANTONIO ANASTASIA E AFRÂNIO CARDOSO EM CLIMA DE DESCONTRAÇÃO FLAGRADO PELA ASSESSORIA DO GOVERNADOR

GOVERNADOR CONFIRMA PRESENÇA EM FÓRUM REGIONAL DE VEREADORES
Deputado federal Marcos Montes acompanhou os vereadores Afrânio Cardoso Lara (PROS) e Edmilson de Paula (PRTB) em audiência com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, para convidá-lo a participar do 1º Fórum de Vereadores do Triângulo Mineiro, em Uberaba. A proposta de realizar o encontro é de Afrânio e Edmilson, e pretende atrair mais de 500 participantes de cerca de 60 cidades da região. “Abracei a ideia do encontro de vereadores e pedi a audiência ao governador por entender que, é com ações assim, que Uberaba vai voltar a ser um centro regional importante. Agradeço ao governador pela atenção especial que tem dado aos assuntos de Uberaba” – avalia MM.
Eleições 2014
Vale lembrar que Anastasia é nome certíssimo do PSDB para candidatar-se ao Senado agora, em 2014, e que portanto, deve estar desincompatibilizado antes de maio. Mesmo assim, terá presença marcante no fórum dos vereadores, já que será o principal palestrante do evento. Sem contar que todo pai de santo que se preze anda prevendo que uma das cadeiras do Senado está reservadinha pra Minas.
------------------
Articulações
Licenciada por dois anos, sem remuneração, das funções de servidora de carreira da Prefeitura de Uberaba, Luciene Fachinelli acaba de ser nomeada para um cargo de confiança – não na prefeitura, mas sim, na Câmara. É a mais nova assessora parlamentar do vereador Cléber Humberto Ramos, presidente do Pros/Uberaba, e ex-líder do então prefeito Anderson Adauto no Legislativo.
Recapitulando
Luciene Fachinelli foi escolhida por Anderson Adauto para ser a candidata a vice-prefeita na chapa liderada pelo deputado estadual Adelmo Leão (PT). Com seu 1º prefeitável – Rodrigo Mateus, fora do jogo do PMDB, AA colocou alma, corpo e coração na dobradinha Adelmo/Luciene – esta última, considerada a grande revelação eleitoral de 2012. Dizem que é o nome definido pra ser candidata a deputada estadual em dobradinha com AA.
Articulações 2
Não será surpresa se for revelado que Luciene se filiou ao Pros de Cléber Ramos. Afinal, o PSL que bancou sua candidatura a vice-prefeita, sob a presidência de José Luiz Alves – 1º amigo de Anderson Adauto, agora está sem comando. Vencida a vigência do diretório, consta que o eventual futuro presidente deve ser o vereador Kaká Carneiro – o novíssimo vice-líder do prefeito Paulo Piau, adversário de AA.

Jogo...
Novo presidente do Partido Republicano Brasileiro - PRB/Uberaba, o vereador Franco Cartafina tem a chance de colocar seu tino político à prova. Vereador de primeira viagem, o mais jovem da legislatura 2013/2016, herdeiro político dos avós – ex-prefeito Silvério Cartafina e ex-vereadora Terezinha Cartafina, o presidente do PRB assume a legenda que abriga a filiação de Anderson Adauto.
...de cintura
Dizem as más línguas – e as boas também, que o ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro dos Transportes tem por característica política ser sempre o último a dar a palavra... E olha que até os amigos mais chegados contam esta mesma história.
A escolha
O PRB foi o escolhido pelo ex-prefeito Anderson Adauto para se filiar, após os entreveros do processo eleitoral de 2012 que o fizeram desligar-se do PMDB – assim como se imaginava que tivesse feito o seu candidato a prefeito na época, Rodrigo Mateus.  AA se abrigou dentro do prazo definido por lei para uma eventual candidatura a deputado federal em outubro de 2014.

Troca silenciosa
Aliás, foi sem qualquer barulho – nem mesmo um barulhinho, que o coordenador da juventude mineira da legenda, Franco Cartafina assumiu a presidência da Comissão Executiva Municipal Provisória do PRB/Uberaba. A decisão já está devidamente sacramentada nos sites do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG.
Troféu esquisitice 2013/2014
Com isso, o partido regulariza uma das maiores esquisitices já registradas na história contemporânea da política de Uberaba. Sai de cena, do cargo de presidente, o advogado Rodrigo Mateus, que recentemente, descobriu-se – e ele próprio admitiu, que nunca chegou a se desligar oficialmente do PMDB, e que portanto, nunca se filiara oficialmente ao PRB que estava presidindo.
Permanecem
Com vigência por tempo indeterminado, a comissão provisória se mantém inalterada nos demais cargos: Fernando Chagas (vice-presidente); Marcelo Cunha (secretário); Guilherme Gonzaga Bento (tesoureiro); Malcibídio do Carmo (vogal).

LUIZ DUTRA, PAULO PIAU E KAKÁ CARNEIRO, ATRAVÉS DAS LENTES DE ENERSON CLEITON
PREFEITO INDICA SUA LIDERANÇA NA CÂMARA
Até prova em contrário, a nova liderança do prefeito Paulo Piau na Câmara Municipal não terá qualquer outro objetivo que não seja o de defender os projetos e assuntos do governo, e, claro, defender o próprio liderado. Os vereadores Luiz Dutra (SDD) – líder, e Kaká Carneiro (PSL) – vice-líder, não cogitam, pelo menos por enquanto, candidatar-se em 2014. Vale ressaltar que a dupla não tem qualquer experiência em liderança de governo, e que por isso, a escolha está rodeada de expectativas.
Detalhe1: A liderança tem uma visibilidade toda especial na imprensa ...sem contar a TV Câmara.
Detalhe2: Luiz Dutra já deu uma primeira indicação de que, mesmo sem experiência, sabe bem suas funções. Já anda até compartilhando postagens dos murais do prefeito, agora seu liderado, no Facebook
---------------
EM VISITA A UBERABA O EX-PRESIDENTE DO TRE/MG, ANTÔNIO CARLOS CRUVINEL, CONVERSOU COM EXCLUSIVIDADE COM A COLUNISTA DE CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS
Adaptações
Em sessão administrativa essa semana, o TRE/MG aprovou, por unanimidade, o redimensionamento das regiões eleitorais de Minas Gerais, resultando em três novas regiões. Foram criadas a Região Triângulo II, com sede em Uberaba, a Região Alto do Paranaíba II, com sede em Araxá, e a Região Sudeste, com sede em Manhuaçu, totalizando 16 regiões eleitorais no Estado.
Racionalização
O relator do processo foi ninguém menos do que o até então, presidente do TRE/MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel. Objetivo da mudança, segundo o ex-presidente e ex-relator, é de “racionalizar as regiões eleitorais”, já que algumas possuíam uma dimensão que dificulta a sua administração.
Triângulo II
As modificações entram em vigor em 2015, e no caso da Região Triângulo II – com base em Uberaba, ela vai agregar as zonas eleitorais dos municípios de Uberaba (276ª, 277ª, 326ª e 347ª Zonas Eleitorais); de Conceição das Alagoas (82ª Zona Eleitoral); Conquista (86ª Zona Eleitoral); Frutal (116ª Zona Eleitoral); Sacramento (243ª Zona Eleitoral), e Itapagipe (297ª Zona Eleitoral).
Regiões eleitorais
As regiões eleitorais – segundo notícia da assessoria de comunicação do TRE/MG, foram criadas em 2010, a fim de promover a redução de custos e melhorar a qualidade e eficácia na prestação de serviços, com a descentralização de atividades. Em cada região eleitoral ficam armazenadas as urnas eletrônicas pertencentes à respectiva região, além de material específico para a realização das eleições e de outras atividades ligadas às zonas eleitorais.


Novo comando
Por sinal, vale lembrar que o desembargador Wander Marotta (foto) assumiu o comando das eleições 2014 no Estado. Ele tomou posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em substituição ao desembargador Antonio Carlos Cruvinel, que encerrou seu biênio como integrante efetivo do Tribunal. O desembargador Geraldo Augusto de Almeida assumiu a vice-presidência e a corregedoria
--------------------
In loco
Vereador/coordenador da juventude do PRB/MG, e agora presidente do PRB/Uberaba, Franco Cartafina, tem uma dica pra dar para todos os colegas de Câmara: que visitem as instalações do Hospital Universitário Mário Palmério – o hospital da Universidade de Uberaba – Uniube. A instituição será inaugurada em março, e tem deixado boquiabertos todos os que a visitam.
Residência
O Hospital Universitário da Uniube – que está garantindo a oferta de  60% dos mais de 200 leitos para atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS, publicou edital abrindo processo seletivo para contratação. O candidato que tenha concluído residência médica ou que venha a concluí-la até o dia 28 de fevereiro de 2014 pode fazer uma ou mais inscrições em especialidade ou área de atuação. Inscrições serão realizadas pela internet, a partir de hoje até dia 12 de fevereiro, no endereço: www.aremg.org.br no link “Processo Seletivo”.
De olho
Além do secretário de Uberaba, Fahim Sawan – que tem batido ponto por lá, quase toda semana, os titulares das secretarias de Saúde de Frutal, Sacramento, Veríssimo e Iturama já fizeram questão de conhecer as instalações do hospital. A grande oferta de leitos para o SUS interessa a Uberaba, mas também, a toda a região. O reitor Marcelo Palmério nunca “degustou” tanto pão-de-ló.

Na rua
Vereador Kaká Carneiro – eventual futuro presidente do PSL/Uberaba, inaugura a série “ir aonde o povo está”. Esta semana ele esteve na rua Goiás - principal via de acesso do bairro Santa Maria, onde conversou com a população, enquanto os assessores registravam as demandas dos comerciantes e moradores.  “Todas serão devidamente encaminhadas aos setores competentes para a tomada de providências”, afirma Kaká.

Agora vai?
Câmara dos Deputados vota pela segunda vez o pedido de cassação do deputado federal Natan Donadon (sem partido) – desta vez, e pela primeira vez num processo de cassação, através do voto aberto. Conselho de Ética recomendou a cassação. Vale lembrar que, apesar de condenado em definitivo e preso, o deputado teve seu mandato preservado pelo plenário no ano passado, quando o voto ainda era secreto.

Ajuda
Batalhão de Uberaba está colaborando na formação dos novos soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Houve a necessidade de se promover a formação em cidades do interior por causa do grande número de selecionados: nada menos do que 770. Do total, cerca de 420 vão atuar na capital ou na região metropolitana, e o restante será distribuído para o interior do Estado.

Assunto da hora
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais  aprovou requerimento do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT) para a realização de um encontro, com convidados, para debater a “implantação de um gasoduto em Uberaba para atender à fábrica de amônia da Petrobras”.

Fatos & fotos
Analistas políticos – reais e supostos, têm uma opinião coincidente sobre as pesquisas eleitorais que serão realizadas em Uberaba nos próximos dias. Entendem que, alguns fatos ocorridos ao longo das últimas semanas, vão provocar alterações importantes nos números, em relação aos levantamentos do final de 2013. Vale lembrar que as pesquisas apontam as tendências do momento.

Envelhecimento...
Envelhecimento e qualidade de vida” será o tema da edição 2014 do Parlamento Jovem de Minas - projeto realizado pela Assembleia Legislativa em parceria com a PUC Minas, e que, em Uberaba, foi instituído através de resolução do vereador Franco Cartafina (PRB), com apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. terá como tema em 2014 Envelhecimento e qualidade de vida.
...é tema dos jovens
A segunda edição do PJ municipal de Uberaba (primeira aconteceu em 2013) será lançada dia 28 de fevereiro, e terá a participação de 60 alunos de seis escolas, três estaduais (Minas Gerais, Professora Corina de Oliveira e Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco) e três particulares (Marista Diocesano, Nossa Senhora das Dores e Cenecista Dr. José Ferreira). O vereador Franco Cartafina lembra que a primeira edição alcançou os objetivos propostos e tem a expectativa de que a segunda repetirá o sucesso.

Moralização
Entre dois a quatro decretos “moralizadores” estão sendo preparados em conjunto pelas secretarias municipais de Governo, Gabinete, Procuradoria e Controladoria, a pedido do prefeito Paulo Piau, para serem publicados a qualquer momento. A preparação do material tem mobilizado muita gente, e vai esquentar o clima. Não é o projeto da ficha limpa reivindicado pela população, mas bem mais amplo. Objetivo – diz uma fonte, é fechar o cerco contra os desvios de conduta na esfera pública municipal de Uberaba.

VEREADORES ELEGEM INTEGRANTES DAS COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA
(FOTO: RODRIGO GARCIA/ASSESSORIA CÂMARA)
CÂMARA ELEGE SUAS 18 COMISSÕES PERMANENTES
Os 14 vereadores de Uberaba tomaram assento em plenário pela primeira vez em 2014. Sessão de estreia aconteceu nesta segunda-feira, dia 10, e se restringiu à eleição dos membros das 18 comissões permanentes da Casa – presidente, relator, vogal e suplente.
Objetivos das comissões, entre outras coisas: acompanhar as ações administrativas, promover audiências públicas, debates e discussões com a participação da sociedade em geral, analisar e dar pareceres nos projetos que tramitam na Casa.

Comissão de Justiça, Legislação e Redação
ATUAL
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Samuel Pereira (PR)
Vogal: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Suplente: Cléber Humberto Souza Ramos (PROS)
ANTERIOR
Presidente: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Relator: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Vogal: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Suplente: Cléber Humberto de Sousa Ramos (PROS)

Comissão de Orçamento e Finanças
ATUAL
Presidente: Afrânio Cardoso (PROS)
Relator: Samuel Pereira (PR)
Vogal: Kaká Carneiro (PSL)
Suplente: Marcelo Machado Borges (DEM)
ANTERIOR
Presidente: Samuel Pereira (PR)
Relator: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Vogal: Marcelo Machado Borges (DEM)
Suplente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP)

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
ATUAL
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Luiz Dutra (SDD)
Vogal: Paulo César Soares (SDD)
Suplente: Marcelo Machado Borges (DEM)
ANTERIOR
Presidente: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Relator: Samuel Pereira (PR)
Vogal: Samir Cecílio Filho (PR)
Suplente: Marcelo Machado Borges (DEM)

Comissão de Educação e Cultura
ATUAL
Presidente: Edcarlo dos Santos Carneiro (PSL)
Relator: Luiz Dutra (SDD)
Vogal: Franco Cartafina (PRB)
Suplente: Marcelo Machado Borges (DEM)
ANTERIOR
Presidente: Edcarlo dos Santos Carneiro (PSL)
Relator: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Vogal: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)
Suplente: Franco Cartafina Gomes (PRB)

Comissão de Desenvolvimento Social
ATUAL
Presidente: Paulo César Soares (PSL)
Relator: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Vogal: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Suplente: Luiz Dutra (SDD)
ANTERIOR
Presidente: Paulo César Soares (PSL)
Relator: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Vogal: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Suplente: Samuel Pereira (PR)

Comissão de Infraestrutura
ATUAL
Presidente: Luiz Dutra (SDD)
Relator: Edmilson de Paula (PRTB)
Vogal: Ismar Vicente (PSB)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
ANTERIOR
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Vogal: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Suplente: Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaka Se Liga (PSL)

Comissão de Desenvolvimento Econômico
ATUAL
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Kaká Carneiro (PSL)
Vogal: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Suplente: Ismar Vicente (PSB)
ANTERIOR
Presidente: Samir Cecílio Filho (PR)
Relator: Cléber Humberto de Sousa Ramos (PROS)
Vogal: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Suplente: Luiz Humberto Dutra (SDD)

Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher
ATUAL
Presidente: Samuel Pereira (PR)
Relator: Denise Max (PR)
Vogal: Afrânio Cardoso (PROS)
Suplente: Luiz Dutra (SDD)
ANTERIOR
Presidente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Relator: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Vogal: Edcarlo dos Santos Carneiro (PSL)
Suplente: Ismar Vicente dos Santos (PSB)

Comissão de Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público
ATUAL
Presidente: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Relator: Denise Max (PR)
Vogal: Afrânio Cardoso (PROS)
Suplente: Marcelo Machado Borges (DEM)
ANTERIOR
Presidente: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Relator: Samuel Pereira (PR)
Vogal: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Suplente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)

Comissão de Segurança Pública
ATUAL
Presidente: Afrânio Cardoso (PROS)
Relator: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Vogal: Luiz Dutra (SDD)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
ANTERIOR
Presidente: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Relator: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Vogal: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)

Comissão de Fiscalização Alimentar e Nutricional
ATUAL
Presidente: Ismar Vicente (PSB)
Relator: Marcelo Machado Borges (DEM)
Vogal: Afrânio Cardoso (PROS)
Suplente: Denise Max (PR)
ANTERIOR
Presidente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Relator: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Vogal: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Suplente: Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaka Se Liga (PSL)

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio
ATUAL
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Franco Cartafina (PRB)
Vogal: Marcelo Machado Borges (DEM)
Suplente: Luiz Dutra (SDD)
ATUAL
Presidente: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Relator: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)
Vogal: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Suplente: Edcarlo dos Santos Carneiro (PSL)

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
ATUAL
Presidente: Denise Max (PR)
Relator: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Vogal: Paulo César Soares (SDD)
Suplente: Marcelo Machado Borges (DEM)
ATUAL
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaka Se Liga (PSL)
Vogal: Samir Cecílio Filho (PR)
Suplente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)

Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude
ATUAL
Presidente: Franco Cartafina (PRB)
Relator: Ismar Vicente (PSB)
Vogal: Kaká Carneiro (PSL)
Suplente: Edmilson de Paula (PRTB)
ANTERIOR/Direitos da Criança e do Adolescente
Presidente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Relator: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Vogal: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Suplente: Marcelo Machado Borges (DEM)

Comissão de Assistência aos Servidores Municipais
ATUAL
Presidente: Marcelo Machado Borges (DEM)
Relator: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Vogal: Edmilson de Paula (PRTB)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
ANTERIOR
Presidente: Marcelo Machado Borges (DEM)
Relator: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Vogal: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)

Comissão de Micro e Pequenas Empresas
ATUAL
Presidente: Samuel Pereira (PR)
Relator: Edmilson de Paula (PRTB)
Vogal: Ismar Vicente (PSB)
Suplente: Luiz Dutra (SDD)
ANTERIOR
Presidente: Samuel Pereira (PR)
Relator: Samir Cecílio Filho (PR)
Vogal: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)

Comissão de Participação Popular
ATUAL
Presidente: Franco Cartafina (PRB)
Relator: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Vogal: Denise Max (PR)
Suplente: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
ANTERIOR
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Vogal: Samuel Pereira (PR)
Suplente: Ismar Vicente dos Santos (PSB)

Comissão de Saúde e Saneamento
ATUAL
Presidente: Marcelo Machado Borges (DEM)
Relator: Franco Cartafina (PRB)
Vogal: Ismar Vicente (PSB)
Suplente: Denise Max (PR)
ANTERIOR
Presidente: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)
Relator: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Vogal: Cléber Humberto de Sousa Ramos (PROS)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
----------------
De olho
Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, marcaram presença na reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores, para acompanhar a escolha dos integrantes da Comissão Permanente de Assistência aos Servidores Municipais de Uberaba.
Mesas de negociações
E ainda, de acordo com a assessoria de imprensa da entidade, o SSPMU aguarda marcação de datas, tanto por parte do prefeito Paulo Piau, quanto pelo presidente da Câmara, Elmar Goulart, para que sejam iniciadas as negociações salariais dos servidores dos dois poderes.
-----------------
No ar
Enquanto isso, a colega jornalista Karla Borges – assessora de imprensa do Sindicato os Produtores Rurais de Uberaba, comemora o lançamento do novíssimo site da entidade. E convida os produtores, os amigos, os colegas da imprensa e os parceiros do SRU para uma passadinha de olhos no espaço virtual (WWW.sru.com.br).
SITE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS ESTÁ RECHEADO DE NOTÍCIAS E FOTOS
----------------------
ESTATÍSTICAS DA CRIMINALIDADE VIOLENTA EM UBERABA
------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário