17 de fevereiro de 2014

Conta-Gotas...Notícias


VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO NIPO-BRASILEIRO DESTACA FÁBRICA DE AMÔNIA DE UBERABA

CURIOSIDADE HISTÓRICA sobre o jornal pode ser conferida no final desta edição, inclusive com matéria sobre polêmica internacional na década de 1940 envolvendo um ex-morador de Uberaba e o transporte de zebu para o México

Em atividade desde 1946 e considerado o mais tradicional veículo de comunicação dirigido à comunidade nipo-brasileira, o jornal São Paulo Shimbun publicou, com destaque, notícia de que o grupo Toyo-Setal, joint venture entre a brasileira SOG Óleo e Gás e a japonesa Toyo Engineering Corporation, será responsável pela construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados-V (a planta de amônia) da Petrobras em Uberaba.
Sobrepreço
O texto do jornal narra que a empresa nipônica foi escolhida via contratação direta, após apresentar a melhor proposta, e depois de duas tentativas frustradas de licitar a obra em função de sobrepreço apresentado pelos concorrentes.
O projeto
O jornal conta ainda, que a unidade tem capacidade projetada de aproximadamente 1,5 mil toneladas por dia de amônia, o que corresponde a 519 mil toneladas por ano. E mais: que durante as obras, 4,7 mil empregos serão gerados; que o cronograma de operações prevê o início das atividades em novembro de 2016.
Detalhes
Ainda de acordo com o texto, a terraplanagem do terreno – de um milhão de metros quadrados, já foi concluída; e, em novembro do ano passado, quando a Petrobras e o governo de Minas Gerais assinaram novo protocolo de intenções visando à construção da fábrica, números apresentados giravam em torno de um investimento da ordem de R$ 2,2 bilhões.
Independência
Segundo a matéria, os responsáveis pela obra informam que seu objetivo é reduzir a dependência do país da importação “desse importante insumo do agronegócio, já que 58% da demanda por amônia no Brasil é atendida pelo mercado externo”.
Fertilizantes
Diz o jornal, que o país é o quarto maior importador de fertilizantes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. “Esse tipo de composto químico é usado, principalmente, nas culturas de milho, cana-de-açúcar, café, algodão e laranja” – afirma.
O gasoduto
O texto do jornal nipo-brasileiro também informa que o duto que vai transportar  a matéria-prima essencial para a produção do fertilizante - o gás natural, sairá de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, até Uberaba, conforme anúncio feito pelo governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). “A previsão é que as obras do gasoduto sejam concluídas em maio de 2016 ao custo estimado de R$ 1,8 bilhão” revela.
Fertilizante nitrogenado
Recapitulando: produção de fertilizantes nitrogenados é considerada uma alternativa economicamente atrativa. Estes fertilizantes são derivados da amônia – que é obtida a partir da transformação química do gás natural – e amplamente utilizados na agropecuária e na indústria – principalmente a alimentícia.

Expectativas
A semana que se inicia tem tudo pra ser show de bola pra Uberaba. É o que espera o prefeito Paulo Piau (PMDB) que aguarda, entre outras boas novas: a confirmação da presença da presidente Dilma Rousseff (PT) na cidade, a seu convite, para lançar as obras da fábrica de amônia; novos desdobramentos no projeto do gasoduto Betim/Uberaba; e por aí afora...
---------------
VEM AÍ, A 10ª EDIÇÃO DO CASAMENTO COMUNITÁRIO DE UBERABA
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social abriu inscrições nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, para casais que vivem união estável e queiram oficializar esta aliança. Período de inscrições termina dia 21 de março. Ao contrário dos anos anteriores, a cerimônia não será realizada em junho, mas sim, em maio – por causa da Copa do Mundo. Objetivo é selecionar 100 casais. As inscrições são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, na Seds, localizada na rua Irmão Afonso, n° 617, das 12h às 18h. Para outras informações o telefone de contato é 3331-2434 ou 3331-2423.
União homoafetiva
Vale lembrar que as edições de 2012 e de 2013 foram marcadas pela união homoafetiva de um casal, em cada ano.  O reconhecimento de uniões entre pessoas do mesmo sexo no Brasil - como entidade familiar, foi declarado possível pelo Supremo Tribunal Federal – STF, em maio de 2011, em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral da República.
Direitos
Desta forma, no Brasil, são aplicáveis às uniões estáveis homoafetivas todos os direitos conferidos às uniões estáveis entre um homem e uma mulher. Antes da histórica decisão do STF, uma jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça – STJ,  definia que casais do mesmo sexo formavam uma sociedade de facto, o que lhes garantia apenas alguns direitos.

Infidelidade em pauta
TRIBUNAL MARCA DATA PARA JULGAR MANDATO DO VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA DE UBERABA
PAULO CÉSAR SOARES
Está na pauta de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, de 18 de fevereiro, terça-feira, ação de infidelidade movida pelo Partido Social Liberal – PSL, contra o vereador vice-presidente da Câmara de Uberaba, Paulo César Soares. A legenda quer de volta a cadeira de vereador, por entender que China cometeu infidelidade partidária ao se transferir para o Solidariedade – SDD.
Os insatisfeitos
Instalado oficialmente em setembro de 2013, sob a liderança do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força – sindicalista/metalúrgico, de São Paulo, o SDD atraiu políticos de todas as esferas, que estavam descontentes com as legendas pelas quais foram eleitos. Eles lançaram mão da flexibilidade oferecida pela própria Justiça Eleitoral, que tem se manifestado a favor de mudanças extemporâneas, desde que sejam para partidos recém-criados.
Nem tão liberal
Em Uberaba, o novo SDD atraiu quatro vereadores – Paulo César Soares; o presidente da Câmara, Elmar Goulart; Samir Cecílio Filho, que deixou o PR; e o atual líder do prefeito Paulo Piau (PMDB), Luiz Dutra, que deixou o PDT, e fundou o Solidariedade, que está sob sua presidência. O PSL também acionou a Justiça para ter de volta a cadeira de Elmar - cujo processo está concluso com o juiz relator Wladimir Rodrigues Dias. No caso de Paulo César Soares, a juíza relatora Alice de Souza Birchal já programou o julgamento para terça-feira.
Justa causa
As duas ações – contra China e Elmar, já receberam parecer da Procuradoria Regional Eleitoral/Ministério Público de Minas Gerais. Em ambas, o procurador Eduardo Morato Fonseca opina a favor dos vereadores, alegando justamente que a “criação de partido novo é uma das hipóteses de justa causa para desfiliação partidária”, e que portanto, “não merece acolhida o pedido de decretação de perda de seu mandato”.

Acefalia
E vale lembrar que entre os partidos que aguardam definição de comando em Uberaba está o PSL – cujo diretório presidido por José Luiz Alves, venceu dia 23 de janeiro. Comentários extraoficiais dão conta de que o nome cogitado para presidir a legenda é o do vereador Kaká Carneiro, vice-líder do governo Paulo Piau na Câmara.
Acefalia 2
Também encontra-se sem comando local o Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB do senador mineiro e presidenciável Aécio Neves. Presidido por Luiz Cláudio Campos, o último diretório venceu em março de 2013, e apesar da importância da legenda no processo eleitoral de 2014, os tucanos permanecem no muro.
-----------------
Jeitinho brasileiro
Nada menos do que 124 pessoas que se inscreveram para o último processo seletivo promovido pela Prefeitura de Uberaba para contratar professores ingressaram com recurso contra o indeferimento de suas inscrições. Motivo do indeferimento: elas não apresentaram os comprovantes de escolaridade exigidos para exercer as funções.
Moral da história
Os políticos que usam seus cargos para darem o famoso “jeitinho brasileiro” não estão sozinhos nesta empreitada.

Jesus toma conta!
Tramita na Câmara de Uberaba proposta de se criar um troféu para homenagear os profissionais da imprensa que se destacaram durante o ano – sendo um jornalista, um radialista e um representante das imagens. Nada contra homenagear jornalistas, se esta ideia não desse pano pra manga toda vez que acontece em Uberaba. Encrenca pouca é bobagem!
O troféu
E nada contra a criação do Troféu Jornalista Ataliba Guaritá Neto...Pelo contrário: Netinho – como era conhecido, merece todas as homenagens.
Objetivo
Leitor da coluna, que por acaso também é jornalista, sugere, por exemplo, que o troféu seja criado para homenagear uberabenses que se destacam em outras paragens. Ele lembra a célebre frase – “Uberaba está em todas”, que mostra o quanto Netinho se sentia orgulhoso pelo sucesso dos conterrâneos lá fora.

SHOPPING UBERABA: CLIMA DE CARNAVAL E DE
ANIVERSÁRIO. JOSÉ EDUARDO APRESENTA MINIATURAS
SHOPPING UBERABA ENTRA NO CLIMA DE CARNAVAL E ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Cidade em miniaturas
Para marcar o aniversário da cidade, o Shopping Uberaba abrirá nesta sexta-feira, 21,  às 19h30,  a Exposição Uberaba 194 Anos – Uma nova cidade a cada novo olhar. Em destaque, as obras em miniatura do artista José Eduardo, com apoio de Sandra Monteiro e parceria com ABCZ/Museu do Zebu. A mostra exibirá maquetes perfeitas que ele confecciona de locais históricos de Uberaba.
Micareta Infantil
No período de 28 de fevereiro a 2 de março, serão promovidas ações alusivas ao carnaval. Nestes dias, em horário especial, crianças com idade entre 3 e 10 anos poderão participar da Oficina de Máscaras. E no dia 2 de março, a partir de 17h, o espaço da oficina será tomado por uma grande Micareta Infantil. As ações acontecerão no Espaço Integração.  Inscrições no SAC do Shopping Uberaba.
Funcionamento
Não haverá alteração no expediente do setor de gastronomia e lazer do Shopping Uberaba nos dias 2, 3 e 4 de março. As lojas estarão abertas no dia do aniversário da cidade, 2, domingo,  das 14h às 20h, e fechadas nos dias 3 (Dia do Comerciário) e 4 (carnaval). Na Quarta-feira de Cinzas, as lojas estarão abertas a partir do meio-dia.
----------------
Dose dupla
Uma semana depois de eleita em plenário, na Câmara Municipal, a Comissão Permanente de Assistência ao Servidor, tem agenda com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU.  Seus integrantes, os vereadores Marcelo Machado Borges (DEM) - presidente, Ismar Vicente (PSB) - relator, Edmilson de Paula (PRTB) – vogal, e João Gilberto Ripposati (PSDB) – suplente, vão receber dos sindicalistas, as pautas de reivindicações de 2014, tanto dos servidores da Prefeitura quanto da Câmara.

Concurso público
Prefeitura de Uberaba prepara edital para um novo concurso de guardas municipais. Devem ser abertas 120 vagas para reforçar o efetivo da corporação, que até o fim do ano passado contava com apenas 114 integrantes. Subsecretário de Administração, Hélio José de Faria, informa que o edital será lançado este ano e que a previsão é de se convocar os aprovados, no máximo, até o início de 2015.

JUSTIÇA SEJA FEITA -  A foto de J. Batista registra o momento em que os empresários de autoescolas entregaram documento ao presidente da Câmara, no qual foram relatados os prejuízos que a compra do simulador causaria aos empresários e aos alunos que desejam conquistar sua carteira de motorista. Reunião aconteceu em dezembro de 2013, com a presença dos uberabenses Paulo Alexandre Teixeira (Vertice) e
Magda Aparecida Melo (Ferrare)
Urgência
Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para votação do projeto que dispensa o uso de simuladores em autoescolas, e com isso, a matéria pode ser levada a plenário a qualquer momento. O vice-líder do PSD na Câmara, deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes, comemora, e espera que o projeto seja aprovado.
Apoio
MM abraçou a luta das autoescolas, que pedem a revogação da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o empresariado do setor a adquirir o Simulador de Direção Veicular. No final de 2013 ele participou das articulações para que acontecesse um encontro entre os representantes das autoescolas com o presidente da Câmara, Henrique Alves, em que os empresários puderam pedir, pessoalmente, o envolvimento dele e da Câmara na questão.
Causa justa
MM lembra que um simulador custa algo em torno de R$ 40 mil, fora a sua manutenção. “É um ônus muito grande para as autoescolas, e mais: os custos seriam repassados para os alunos. Sem contar que não existe comprovação de que o uso do equipamento iria impactar positivamente nas aulas” – afirma.


CARNAVAL 2014 --- Prefeito Paulo Piau entregou simbolicamente, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, a chave de Uberaba para o Rei Momo, Mário Renato Silva. Evento teve a participação da Rainha Karolin Santos Silva, da Cabrocha Cristina Gonçalves dos Santos e da Princesa Joyce Silva de Freitas. A imprensa acompanhou.
-----------------
Fora do ar
Apesar de já terem realizado suas respectivas convenções, PMDB e PT de Uberaba ainda não oficializaram seus diretórios eleitos no sistema de composição partidária do Tribunal Superior Eleitoral/Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Deputado estadual Tony Carlos e o servidor Josimar Rocha presidem as legendas.

Companheiros
Servidora de carreira da prefeitura – licenciada, e recentemente nomeada assessora parlamentar do presidente do PROS/Uberaba, vereador Cléber Ramos, a ex-candidata a vice-prefeita pelo PSL, em dobradinha com o deputado estadual Adelmo Leão (PT), está colaborando com o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB). Luciene Fachinelle tem dado assessoria ao “ex-chefe”.

Alfabetização
Diante dos questionamentos – surgidos, inclusive na Câmara, sobre as 500 obras anunciadas pelo atual governo municipal, gente próxima ao prefeito Paulo Piau diz que, “pra quem sabe ler”...basta dar uma verificada no material amplamente distribuído via site da prefeitura, murais do Facebook, impressos, e assim por diante.

(In) fiéis
Dizem as más línguas – e as boas também, que a política de Uberaba vai ser “um Deus nos acuda” quando as convenções, em junho, definirem as alianças e coligações partidárias.
--------------
Os blocos
Os três deputados estaduais de Uberaba se dividiram em dois blocos distintos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Antônio Lerin (PSB) integra o bloco Avança Minas, com dez legendas: PDT , PMN , PP , PROS , PSB , PSC , PTB , PTC , PTN , PV; enquanto Tony Carlos (PMDB) e Adelmo Leão (PT) estão no bloco Minas Sem Censura, com três partidos: PMDB, PRB e PT. O terceiro bloco – Transparência e Resultados, tem oito legendas: DEM , PEN , PPS , PR , PSD , PSDB , PT DO B , SDD.
Diferença
A formação dos blocos foi concluída e oficializada na sessão plenária de quinta-feira – valendo ressaltar que bloco e bancada têm objetivos e formatações diferentes. A bancada é formada pelo número de deputados.  Já o bloco parlamentar é o agrupamento formado pelos partidos, e que tenha, no total, no mínimo, 16 deputados.
As bancadas
Assembleia de Minas hoje, é formada pelas seguintes bancadas: PSDB (15 deputados estaduais); PT (11); PMDB (oito), PSD (cinco), PV (cinco), PP (quatro), PTB (quatro), PDT (três), PPS( três), PSB (três), DEM (dois), PC do B (dois), PRB (dois), PROS (dois). PEN; PMN; PR; PSC e PT do B têm um deputado, cada um.

Lá e cá
E pra quem anda achando demais o governo Paulo Piau ter um líder (Luiz Dutra/SDD) e um vice-líder (Kaká Carneiro/PSL) na Câmara de Vereadores, vale lembrar que – guardadas as devidas proporções, o governo Antonio Anastasia tem um líder (Bonifácio Mourão/PSDB) e nada menos do que cinco vice-líderes (Leonardo Moreira, Luiz Henrique, Dalmo Ribeiro/PSDB; Deiró Marra/PR; Duarte Bechir/PSD) na Assembleia.

OUSADIA - Exposição de Nana Cunha mostra os trabalhos da artista que enfrenta o desafio de apostar na novidade, usando materiais inusitados como chapas de Raios X

Arte contemporânea
Galeria de Artes do Teatro Sesi Uberaba - na praça Frei Eugênio 231, abriu as portas para receber a “Exposição Arte Contemporânea”, da ousada Nana Cunha. Mostra fica à disposição do público até dia 29 de fevereiro, sempre das 9h às 21h.
Arte solidária
O desafio de pintar em uma superfície nova levou a artista a experimentar materiais inusitados como chapas de Raios X. O que iria para o lixo e contribuir para aumentar a poluição do planeta, com o talento da uberabense Nana Cunha ganha sentido e se transforma em belas obras de arte. Parte da renda da venda dos quadros da linha Raios X será revertida par a Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba – Vencer.

FERNANDO HUEB: COORDENADOR DO CHOQUE DE GESTÃO
Choque de Gestão
GOVERNO INVESTE EM NOVO MODELO DE GESTÃO PARA ACABAR COM A BUROCRACIA E A INEFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO
Prefeito Paulo Piau e o chefe de Gabinete, Fernando Hueb – coordenador do programa, reuniram todos os ocupantes de cargos comissionados nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, para a apresentação de um novo modelo de gestão na Prefeitura de Uberaba. “A proposta é romper com a burocracia e a ineficiência, e adotar um modelo administrativo eficaz e ágil” – defendeu o chefe de Gabinete.
O programa – que recebeu o nome de Choque de Gestão, tem oito passos decisivos, e sua implantação terá o acompanhamento da Fundação Getúlio Vargas.
Herança
Não é segredo que encontramos a prefeitura com vários problemas, como estrutura desorganizada, excesso de burocracia e pouco controle, servidores desmotivados, gastos excessivos e receita insuficiente, entre outros. Desde o início da gestão do prefeito Paulo Piau detectamos vários problemas. Por isso é de fundamental importância esse Choque de Gestão para colocar a prefeitura em ordem e administrarmos com competência e eficiência” - destacou Fernando Hueb.
Os passos
Para se chegar ao objetivo proposto – segundo ele, os projetos passam pela reorganização da estrutura administrativa; a modernização dos sistemas e equipamentos da prefeitura; a implantação de programa de capacitação de recursos humanos; plano de cargos e salários visando à valorização dos servidores; captação de recursos; racionalização dos gastos e aumento da receita; estruturação de Parcerias Público Privadas (PPPs); e tornar o governo participativo com a elaboração de um amplo diagnóstico social participativo para facilitar a interação da administração com a população.
Convocação
Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Piau ressaltou a importância da participação efetiva dos servidores, “na busca de uma gestão competente e comprometida com a população”.
------------------
Assunto da hora
Segurança pública dominou boa parte de sessão da Câmara de Uberaba, na semana passada. O vice-presidente da mesa diretora e presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Social, Paulo César Soares (SDD), quer audiência pública para discutir os problemas da rua Prudente de Morais (exclusivamente)...
Assunto da hora 2
Samuel Pereira (PR), presidente da Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher, quer debater a maioridade penal (em defesa da redução); João Gilberto Ripposatti (PSDB), membro da Comissão de Segurança Pública, defende audiência e seminário para abordar os mais variados assuntos, e ainda a criação de uma frente parlamentar pró-segurança.
Compromissos
Vale lembrar que este foi o assunto que levou comitiva de Uberaba ao governador Antonio Anastasia. Na cabeceira de uma mesa com uberabenses a perder de vista, o governador marcou presença em Uberaba, para o início de abril, para anunciar oficialmente o aumento do efeito policial e a criação de um segundo batalhão militar.

Brothers
Alguns vereadores andam copiando os participantes de reality shows tipo Big Brother (Globo) e A Fazenda (Record), por exemplo. Caem matando na “vítima”, enquanto justificam: “Não tenho nada contra esta pessoa, não é nada pessoal, até gosto muito desta pessoa, tenho o maior respeito e admiração por esta pessoa...”

Consciência
E falando em vereadores, Kaká Carneiro – vice-líder do prefeito na Câmara e presidente da Comissão de Educação e Cultura, aproveitou seu tempo ontem, em plenário, para fazer um apelo ao eleitorado e às lideranças populares. Lembrou que 2014 é ano de eleger presidente e vice, governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual, e pregou o voto consciente. “Vamos dizer não para os políticos bandidos; vamos escolher políticos honestos!” – conclamou.

CORAÇÃO EXPOSTO – A paixão e os cuidados com os animais conduziram Denise Max a uma cadeira na Câmara de Vereadores 

Drama revelado
Revelando ter sido vítima de violência doméstica, a 2ª secretária da mesa diretora da Câmara Municipal e coordenadora/voluntária da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais – Supra, Denise Max, defendeu, em plenário, a implantação de uma casa-abrigo em Uberaba para mulheres vítimas de violência. Requerimento de sua autoria foi aprovado e será encaminhado ao prefeito Paulo Piau.
Bom começo
A vereadora lembrou que participou da inauguração do Centro Integrado da Mulher – CIM, sede de três organismos importantes: a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, o Centro de Referência da Mulher e a Delegacia da Mulher. Denise Max elogiou o projeto, mas refletiu que, para que ele tenha uma boa eficácia, faz-se necessário uma reformulação.
Adequações
Além da casa-abrigo para receber as mulheres que denunciam a violência doméstica e não podem voltar para suas residências, a 2ª secretária da Câmara pediu mudanças no horário de atendimento do CIM. De acordo com ela, a Delegacia da Mulher funciona em dias de semana e até às 18h. “Sei, por experiência própria, que é justamente nos finais de semana e após às 18h, que acontecem as principais violências domésticas; é quando os companheiros saem para beber e voltam agressivos para casa” – expôs a vereadora de 59 anos de idade.
Plenitude
Denise Max disse não ter dúvida de que o CIM é um bom começo e demonstra a vontade política do atual governo em investir na segurança da mulher. Mas, pregou que uma proposta tão importante seja realizada em sua plenitude. “Temos que oferecer o atendimento por inteiro” – disse a vereadora, que chegou a ser vítima de cárcere privado, permanecendo durante três dias sob a mira de uma arma de fogo.

CURIOSIDADE HISTÓRICA
POLÊMICO TRANSPORTE DO ZEBU PARA O MÉXICO FOI ASSUNTO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL NIPO-BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1940
João Netto de Campos, criador que foi barrado ao transportar a boiada para o México, morou muitos anos em Uberaba, e foi socorrido pelo conhecido uberabense Mário de Almeida Franco
Da esquerda para a direita: 
JOÃO NETTO DE CAMPOS AO LADO DE UM DOS BOIS LEVADOS DO BRASIL PARA O MÉXICO E UM BOI MEXICANO; COM A ESPOSA E O IRMÃO SILVIO NETTO DE CAMPOS NA CASA DE PEDRO VARGAS - UM ARTISTA MEXICANO CONHECIDO; O GADO SENDO LEVADO PARA UMA ILHA, ONDE FICARIA DE QUARENTENA; O GADO TRANSPORTADO POR UM NAVIO, QUE TEVE QUE SER ADAPTADO;  JOÃO NETTO COM A ESPOSA E O IRMÃO SILVIO NO NAVIO; COM O IRMÃO SILVIO EM UM RESTAURANTE NA CIDADE DE MÉXICO; O IRMÃO SILVIO - QUE DEU UMA ESTICADA ATÉ MIAMI, NOS ESTADOS UNIDOS, ONDE SE ENCONTROU, POR ACASO, COM O GENERAL EISENHOWER - QUE VIRIA A PRESIDIR AQUELE PAÍS.
------------------
O tradicional veículo de comunicação da comunidade nipo-brasileira - Jornal São Paulo Shimbun, surgido em 1946, está investindo na evolução tecnológica através de um site moderno e inteligente. As notícias do Brasil e do Japão, especialmente sobre os nikkeis, são encontradas com agilidade, sempre nos idiomas português e japonês. Pra conferir:
http://www.saopauloshimbun.com/
http://www.saopauloshimbun.com/site_br.php
Nascimento do jornal
Idealizado pelo empresário Mituto Mizumoto, que observou a necessidade dos imigrantes japoneses de contarem com um jornal próprio que noticiasse fatos do Brasil e do Japão, o São Paulo Shimbun obteve autorização publicada no Diário da Justiça, em 6 de setembro de 1946, para circular.
No dia 12 de outubro do mesmo ano foi publicada a 1ª edição do jornal e, desde então, se mantém como o principal diário de notícias da comunidade nikkei.
A primeira página
O primeiro exemplar do São Paulo Shimbun, com destaques políticos - artigo sobre o então presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra - e assuntos da época, traz um breve esclarecimento sobre a chegada do jornal.
Na capa de estreia também chama a atenção matéria sobre um polêmico transporte de gado zebu para o México. Quando a matéria foi publicada, a situação já tinha se resolvido, mas ainda repercutia no Brasil.
O começo
Em entrevista a Conta-Gotas...Notícias, o historiador Sylvio Netto Lorenzi – de Catalão, GO, e responsável pelo blog nossocatalao.blogspot.com, revela que seu avô João Netto de Campos morava em Uberaba, onde fazia a maior parte de suas negociações, e antes de levar o zebu para o México.
O socorro
Conta Lorenzi, que, quando o avô já estava em território mexicano, passou por dificuldades com as autoridades sanitárias, e foi socorrido por um uberabense. Coube a Mário de Almeida Franco procurar o então presidente Dutra e pedir que interferisse junto ao governo mexicano e, principalmente, junto à embaixada dos Estados Unidos no Brasil, já que partira do governo norte-americano que partiu a ordem para que se impedisse a entrada do gado brasileiro no mercado mexicano.
Recapitulando
Eurico Gaspar Dutra foi o 16º presidente do Brasil. De carreira militar, o general Dutra nasceu na cidade de Cuiabá (Mato Grosso) em 18 de maio de 1883. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 91 anos, em 11 de junho de 1974. Dutra foi eleito presidente da República em 2 de dezembro de 1945 pelo Partido Social Democrático (PSD) em coligação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Seu vice-presidente foi Nereu Ramos. Seu mandato como presidente da República teve início em 31 de janeiro de 1946, finalizando em 31 de janeiro de 1951.

ZEBU NO MÉXICO
A HISTÓRIA CONTADA PELO PRÓPRIO PROTAGONISTA
Já morando em Catalão, GO, João Netto de Campos protagonizou um episódio de repercussão internacional – conta o blog nossocatalao. O blog revela que, no porto de Santos ele embarcou uma boiada zebu com cerca de 350 cabeças rumo ao México, onde pretendia abrir uma nova fronteira comercial para o gado brasileiro. Todavia – conta o blog, a empreitada esbarrou em interesses maiores e transformou-se numa batalha diplomática.
_Seguem um depoimento do próprio João Netto sobre a viagem e algumas fotografias que registraram sua estada no México (nossocatalao.blogspot.com)
"1946 foi uma das épocas mais tumultuadas de minha vida, principalmente no que se refere ao entrevero causado por uma exportação de gado zebu que fiz ao México. Embarquei o gado no navio, em Santos, e após trinta dias conseguimos chegar, só que com a nossa chegada, criaram uma situação bastante dificultosa, provocada pelos Estados Unidos, sendo impedido o desembarque do gado.
Com muita dificuldade, depois de muita luta, conseguimos autorização para que o gado desembarcasse e fosse confinado numa ilha num sistema de quarentena. Só que a quarentena prolongou-se por cinco meses. Tudo isso por causa da pressão americana, que não queria concorrência do gado brasileiro no seu mercado de reprodutores. Lutamos muito, gastamos muito dinheiro, até que o gado foi baixado em terra, mas, infelizmente, nessa época veio a febre aftosa.
Aí começou outra luta.
Em 15 dias, a tal febre aftosa estava a 400km de Santa Cruz, local onde estava o gado brasileiro. Foi uma batalha dura de vencer. Vivíamos uma apreensão terrível.
Só para ter uma noção, teve um dia que tinha 14 médicos, entre eles, americanos, alemães, ingleses e argentinos para examinar o gado brasileiro, mas graças a Deus conseguimos provar a eles que, realmente, o gado deles é que estava contaminado, e não o nosso como haviam dito.
Em 19 de dezembro de 1946, fui até o palácio para fazer um grande contrato para fornecimento de gado brasileiro ao México. Ao meu lado, me auxiliando bastante, estava o Senador Carlos Serrano que conversou com o presidente mexicano que disse a seguinte frase: “está provado que a aftosa que está no México é brasileira”.
Saí do palácio e fui imediatamente para o hotel fazer as malas e, junto com minha esposa fomos para o aeroporto onde pegaríamos o vôo da zero hora rumo a Argentina, mas para nossa infelicidade fomos barrados pela polícia aérea porque não tínhamos dado visto nos passaportes.
Tivemos que ficar lá enfrentando as perseguições, mesmo porque o mexicano, apesar de seu cavalheirismo e hospitalidade é muito vingativo. Mas graças a Deus e a uma boa recompensa à polícia aérea, conseguimos embarcar num vôo para o Panamá, era a única saída.
 Ficamos mais ou menos quatro dias no Panamá esperando passagem de avião para o Brasil. Ao chegarmos em Catalão, fomos recebidos com calorosa manifestação, mesmo porque o episódio do México foi bastante divulgado na imprensa nacional e estrangeira.
(João Netto de Campos, depoimento ao Jornal A Voz do Sudeste/1988)
------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário