13 de março de 2014

Conta-Gotas...Notícias

Hospital Universitário da Uniube faz 1º parto cinco dias antes da inauguração oficial

Iago deve ser o nome dele (até o fechamento desta edição, a mãe ainda não havia decidido) ...
Ele nasceu às 5h12 do dia 12 de março de 2014, quarta-feira, pré-inaugurando o Mário Palmério Hospital Universitário, da Universidade de Uberaba.
Vale lembrar que o HU/Uniube só será inaugurado oficialmente dia 17, segunda-feira, mas os pacientes do hospital antigo foram transferidos com antecedência.
Entre eles, estava Lúcia de Fátima Braga, 42 anos, procedente do município de Unaí/MG, que deu entrada  no pronto-atendimento da unidade antiga, e chegou à nova estrutura da Uniube em trabalho de parto.
De acordo com o prontuário, o primeiro bebê nascido no Mário Palmério Hospital Universitário veio ao mundo pesando 3,150 Kg.
Estavam de plantão no novo hospital, dia 12 de março de 2014, as enfermeiras Mara Rosa e Helena Cristina Silveira Dantas, e os médicos João de Almeida (pediatra), Mário Sérgio Caetano e Luciano Eliziario.

MARCELO PALMÉRIO ANUNCIA A BÊNÇÃO
Uniube está com tudo pronto para entregar hospital para a população
Idealizado, projetado e construído para dar suporte aos cursos das áreas de Saúde ministrados pela Uniube, o Mário Palmério Hospital Universitário (avenida Nenê Sabino,  2.477/telefone (34) 3352-1700) será inaugurado oficialmente dia 17 de março de 2014, segunda-feira, às 10h.
Cursos – Uniube oferece os seguintes cursos em Saúde: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição.
Bênção - As instalações já foram abençoadas pelo arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, acompanhado  pelos párocos Selmo Donizetti Mazedo, Marino Molina, Juliano Evangelista Nascimento e Ricardo Alexandre Fidelis.
Convites - O prefeito Paulo Piau (PMDB), o deputado federal majoritário de Uberaba, médico Marcos Montes (PSD), e o procurador da República/Ministério Público Federal de Uberaba, Thales Messias Pires Cardoso, foram os primeiros a confirmar presença – entre centenas de convidados para o evento, revela uma fonte da Uniube.

MPHU custou  R$ 63 milhões. 60% dos leitos vão atender ao SUS
Ao todo, o novo hospital universitário tem 220 leitos, e 60% deles são destinados ao Sistema Único de Saúde - SUS, e os demais para convênios e particulares. Entre os 220 leitos, 48 são de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, sendo 20 para adultos, 19 infantis (neonatal e pediátrica) e nove de pronto-atendimento.
O MPHU possui um moderno e amplo centro cirúrgico com seis salas para cirurgias de médio e grande porte, sendo que quatro serão para cirurgias eletivas e duas para cirurgias de urgência, estando preparado inclusive para transplantes.
A edificação conta com área útil construída de 18.500 m², distribuída em oito prédios identificados de A a H, e interligados por passarelas cobertas. O projeto arquitetônico tem a assinatura das arquitetas Ana Paula Marega Zago, Janaína de Melo Tosta, Kátia Torres e Margarida dos Santos, e coordenação da professora doutora Carmem Maluf, diretora do curso de Arquitetura da Uniube.

O Mário Palmério Hospital Universitário foi concebido para ser um local de evolução acadêmica, ao mesmo tempo em que presta serviços de atenção à saúde, auxiliando o município no atendimento à população”
_Marcelo Palmério, reitor da Uniube
----------------
Debatendo o ensino superior...
Com o lema "Unidade na diversidade. Assim teremos um sistema federal de ensino que dê conta das assimetrias”, Uberaba sedia até dia 15 de março, o XXVII Encontro Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação – Forgrad.
Participantes - Autoridades ligadas à educação, pró-reitores de graduação, gestores da graduação das Instituições de Ensino Superior – IES -, Centros Universitários e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia das cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste.
Objetivos - *Formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível regional e nacional;
*Contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil;
*Contribuir para a formação acadêmico-administrativa dos Pró-Reitores das IES;
*Fomentar a socialização de experiências de gestão acadêmica e administrativa entre as IES;
*Elaborar e aprovar o documento intitulado “Carta de Uberaba”, contemplando as discussões, as demandas e as políticas propostas pelos Pró-Reitores e Gestores de Ensino a qual será encaminhada ao Ministério de Educação – MEC por meio da Carta Nacional do Forgrad.

AS LENTES DO ANTENADÍSSIMO REPÓRTER-FOTOGRÁFICO ENERSON CLEITON REGISTRARAM A GRAVATA ABANDONADA NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE UBERABA
 ... PROVAVELMENTE DEIXADA DE LADO NUM MOMENTO DE CLIMA QUENTE
FERVURA NA CÂMARA
Passada a tempestade da sessão plenária do dia anterior (12 de março), quando a proposta de destinação de recursos para a defesa dos animais provocou indigestão num punhado de vereadores, nesta sexta-feira, dia 13, Samir Cecílio Filho (SDD) apresentou requerimento, a ser enviado ao governo municipal, pedindo a destinação de recursos para o futuro Fundo de Desenvolvimento dos Animais (a ser criado breve). Dinheiro viria do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, cobrado de lojas que trabalham com produtos para animais.
------------------
Reflexões
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
- Albert Schwweitzer (Teólogo, músico, filósofo e médico alemão. Nobel da Paz/1952)

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." 
 _Charles Darwin (Naturalista inglês, autor da Teoria da Evolução)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados."
_Mahatma Gandhi (Líder e pacifista indiano)

"Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas".
_Buda (Líder espiritual/Nepal)

 "A proteção dos animais faz parte da moral e da cultura dos povos."
_Victor Hugo (Novelista, poeta, dramaturgo, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês)
--------------


DUPLA DA HORA - Alunos dos cursos de Introdução a Vendas e de Rotinas de Escritório da Feti - polo da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão, participaram de uma palestra especial sobre gás e amônia, esta semana

Investimentos
Sessenta estudantes/adolescentes de cursos profissionalizantes da Fundação de Ensino Técnico Intensivo/Feti, foram orientados pelo acadêmico de Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Alexandre Gaspar de Minas e Souza, sobre o gasoduto e a fábrica de amônia que serão instalados em Uberaba. Além de explicar o que são e a importância do gás natural e dos fertilizantes/amônia da Petrobras, o palestrante falou sobre as consequências dos novos investimentos, incluindo a abertura de centenas de vagas de trabalho.
Sucesso
A garotada não poupou o palestrante de perguntas, tanto a respeito dos dois investimentos, quanto a respeito de profissionais que serão contratados e cursos técnicos/profissionalizantes que atenderão à demanda que irá surgir com estas e outras empresas. “Eu tenho noção da importância do tema, mas não imaginava que fosse despertar tanto interesse entre os adolescentes!” – comemora a educadora Rute Gonzaga, que articulou a palestra.
------------------
Canteiro de obras...
Centro de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau informa que o canteiro de obras para implantação da nova adutora diagonal, para a ampliação do abastecimento em toda a região noroeste da cidade, será montado, a partir de sexta-feira, 14 de março, na rua Coronel Antônio Rios, trecho entre a rua Dom Luís Maria de Santana até a avenida Nenê Sabino. No entorno serão instaladas placa indicando o desvio do caminho para quem está nos dois sentidos da via.
...e interrupções
 Assessoria de imprensa do Codau informa ainda, que no sábado será interrompido o trânsito na rua Rodolfo Machado Borges, entre as vias José de Alencar e Vera Cruz, e também na rua Carlos Rodrigues Cunha, no trecho entre as ruas Capitão Manoel Prata e Santo Antônio, no bairro São Benedito. Interrupção acontece a partir das 13h até às 18h. Nestes endereços serão realizadas manutenções na rede de água. Além disso, no bairro São Benedito será realizada uma ligação de água na rua Bom Retiro, entre as vias Passa Quatro e Vigário Silva. A rua estará interditada das 14h às 18h.
----------------
Education
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos/Icbeu, em Uberaba, agora faz parte do Education USA - um programa de consultoria educacional, referendado pela Embaixada Americana. Segundo a diretora do Icbeu, Janaína Amaro, a professora Fran Zarnitzky, que é americana e está na cidade há pouco mais de um ano, já participou de um treinamento no Rio de Janeiro e, em breve, participará de conferência no Peru. Este evento deve reunir orientadores da América Central, Canadá e América do Sul. Objetivo principal do Education USA é ajudar quem vai participar de programas como Ciências Sem Fronteiras; quem pretende fazer um intercâmbio ou ainda pleitear bolsas de estudo.

Tem espetáculo...
Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig promove o espetáculo “Não ao consumismo, sim ao heroísmo”, nesta sexta-feira, dia 14, na Escola Municipal Boa Vista, em três sessões (períodos da manhã e da tarde). Evento acontece em comemoração ao Dia do Consumidor (15 de março) e faz parte do projeto cultural Teatro de Luz, da Cemig, que leva informação, diversão e cultura para as comunidades mineiras através do teatro.
Serviço
Espetáculo “Não ao consumismo, sim ao heroísmo” será apresentado pelo grupo Trupe Doom Circo e Teatro, às 8h30, 10h e 13h15, na Escola Municipal Boa Vista (avenida Elias Cruvinel, nº 1.045, bairro Boa Vista).
------------
Repórter especial
Luiz Renato Rodrigues da Cunha – carnavalesco apaixonado e frequentador da mais alta qualidade do Facebook, anunciou ontem, em seu mural, que o prédio onde funcionou o Grande Hotel/Cine Metrópole está em reforma. Ele correu atrás de detalhes e soube que o hotel será reativado, mas que o cinema será transformado em estacionamento do hotel. Luiz Renato comemorou a reativação do hotel, e lamentou que o mesmo não aconteça com o cinema.
------------

DESUMANO - Assessoria do deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes (PSD), repassou pra coluna, foto enviada a ele, através do Facebook, junto com um desabafo contra a precariedade do atendimento nas agências da Caixa Econômica Federal na cidade. Imagem é do dia 10 de março, por volta de 14h, na agência da avenida Leopoldino de Oliveira. E olha que a fila é para os caixas eletrônicos, hein?! “É desumano” – disse o queixoso. Marcos Montes promete mandar a foto para o comando da CEF, pedindo melhorias.
------------
Por livre e espontânea pressão
Registrado, finalmente, na Justiça Eleitoral – após regularizar alguns problemas técnicos, o novo diretório do PMDB/Uberaba não passou por qualquer acordo que seja, entre os atuais e os antigos “mandantes” da legenda. A inclusão do nome do advogado Alexandre de Sousa Pires na relação dos membros do diretório cumpre determinação dos estatutos. Os ex-presidentes são considerados membros natos do diretório.
Vigência
Estratégica
Na edição anterior, a coluna revelou que o PMDB/Uberaba apresentou algumas surpresas no registro: além da inclusão do “adversário” Alexandre Pires (agora explicado), o diretório eleito tem uma vigência curta pelos padrões deste tipo de comando, já que termina dia 25 de novembro de 2014. Portanto, tem garantia apenas até passar as eleições gerais, que acontecem em outubro.

Nada a ver...
Edição recente do Diário da Justiça Eletrônico traz quatro eleitores uberabenses com dupla filiação. Sem entrar no mérito de quem sejam eles, o interessante mesmo, é a própria duplicidade – e põe duplicidade nisso! Confira: PSDB/PT; PT/PSDB; PSDC/PT; PDT/PT. Pois é...Enquanto os partidos se digladiam, o eleitorado vai seguindo de acordo com suas perspectivas pessoais.
--------------

JOSIMAR ROCHA
Registro, afinal...
E voltando ao PT, o partido – também, finalmente, registrou seu novo diretório de Uberaba na Justiça Eleitoral. Vigência vai até 20 de fevereiro de 2018...Concluído no dia 24 de novembro de 2013, em segundo turno, o Processo de Eleições Diretas/PED do PT Uberaba deu a vitória à chapa “O Partido que Muda Uberaba, Minas e o Brasil”, e ao candidato a presidente, Josimar Rocha.
Disputas
Eles concorreram no primeiro turno com Tião Severino (com a chapa Experiência, Renovação e Coragem); Luiz Fernando Bartonelli (PT para Avançar), e Sandro Sene (Militância no Poder do PT). E no segundo turno, com Tião Severino (Experiência, Renovação e Coragem). A formação final do diretório é definida de acordo com os percentuais conquistados pelas chapas no processo eleitoral.
No sistema
Aliás, os entreveros ocorridos ao longo das negociações para o preenchimento das vagas no diretório é que atrasaram o registro na Justiça Eleitoral – justificou o presidente Josimar Rocha, em conversa com a colunista, ao ser cobrado por petistas ansiosos. Enfim, quase quatro meses após a conclusão do PED/PT/Uberaba, sai a publicação no sistema de composição partidária do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Executiva
E ficou assim, a Executiva do Diretório Municipal de Uberaba: Josimar José Rocha – presidente; Sandro Márcio Sene Oliveira – vice-presidente; Aguinaldo da Silva Batista – secretário-geral; Daniela Cristina de Oliveira – secretária de Comunicação; Márcio José Campos – secretário de Finanças; Sandra Maria Rocha Adão – secretária de Formação; Daniel Luciano Lemos – secretário de Movimentos Populares; Lucianna Estevam – secretária de Mulheres; Sônia de Oliveira Campos – secretária de Organização; Luiz Fernando Bartonelli – vogal.
-------------
Por livre e espontânea pressão
(Parte II)
Pressionada pela categoria por todos os lados – telefone, rede social, correio eletrônico, eis que a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, se prepara para realizar assembleia-geral com o objetivo de explicar o motivo de não ter novidades sobre a pauta de reivindicações 2014: ainda não foi chamada pelo prefeito Paulo Piau para negociar.
--------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário