31 de março de 2014

Conta-Gotas...Notícias


Intolerância
65% DE ENTREVISTADOS PELO IPEA DIZEM QUE MULHER QUE MOSTRA O CORPO MERECE SER ESTUPRADA
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ouviu 3.800 pessoas de todo o país sobre a violência contra a mulher e chegou a uma conclusão surpreendente: 65,1% dos entrevistados disseram que “as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e 58,5% afirmaram que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupro”.

Pesquisa feita entre maio e junho de 2013 e recém-divulgada pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea (http://www.ipea.gov.br/portal/), revelou que 91% dos brasileiros defendem, totalmente ou parcialmente, a prisão para homens que batem em suas companheiras. Mas, não se animem os conscientes...
Roupa suja
Quase três quintos dos entrevistados, 58%, responderam que “se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros”. Quando a questão é se “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”, 63% concordaram, total ou parcialmente. Da mesma forma, 89% dos entrevistados concordaram que “a roupa suja deve ser lavada em casa”; e 82% que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.
Culpadas
Rafael Osorio, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, explicou que outras formas de violência estão sendo percebidas pela população. “Existe atualmente uma rejeição da violência física e simbólica – xingamentos, tortura psicológica –, no entanto, 42% das pessoas acreditam que a mulher é culpada pela violência sexual”, afirmou. Outro fator que chama a atenção são os casos de estupro dentro do casamento. “27% das pessoas concordam que a mulher deve ceder aos desejos do marido mesmo sem estar com desejo, e esse é um dado perigoso.”
Quem são...
Nota Técnica apresentada esta semana em seminário sobre a violência contra mulheres põe mais lenha na fogueira. O Ipea analisou dados do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde e concluiu: Crianças e adolescentes são 70% das vítimas de estupro.
_Confira a íntegra da pesquisa no final desta edição...

 “Nada no mundo é mais perigoso do que a 
ignorância sincera e a estupidez consciente.”
_ Martin Luther King Jr. (1929/1968), ativista político norte-americano, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo
-------------

ALEXANDRE FERREIRA EM FOTO DO PERFIL NO FACEBOOK
Mera coincidência
Apaixonado por cultura, vocalista da banda Outubro e militante em movimento de jovens católicos, Alexandre Oliveira Ferreira assume o cargo de coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Uberaba. Nada a ver com o ex-coordenador Alexandre Oliveira, que foi exonerado recentemente.
--------------

Não é mera coincidência
A partir de agora, é assim: se vem um lado, vem o outro também... O ex-prefeito e ex-ministro das Comunicações – do governo Fernando Henrique Cardoso, pré-candidato a governador de Minas Gerais pelo PSDB, Pimenta da Veiga, fez voo rasante em Uberaba. Da parte do PT/PMDB, desembarcou no mesmo dia, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, o petista Miguel Rossetto, que não é tão novo assim, já que ocupou o mesmo cargo durante o primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Borboleta
Está marcada para 10h de sexta-feira – dia 4/4/14, a reunião solene no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a posse do vice-governador Alberto Pinto Coelho como chefe do Executivo estadual. Ele assume o cargo de governador com a vaga deixada por Antonio Anastasia, que se afasta para participar da elaboração do plano de campanha do pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves e para se candidatar, ele próprio, a senador.

À ESQUERDA, PAULO PIAU CONVERSA COM PIMENTA DA VEIGA, OBSERVADO POR MAURÍCIO CECÍLIO E JOÃO GILBERTO RIPPOSATI; À ESQUERDA, O PREFEITO FALA COM MIGUEL ROSSETO
(FOTOS: DIVULGAÇÃO E ENERSON CLEITON)
Cobrança...
Prefeito Paulo Piau – que de bobo não tem nada, tratou de dar um chega no pré-candidato do governador Anastasia. Aproveitou a visita de Pimenta da Veiga a Uberaba para saber, se eleito for, qual será sua disposição no que se refere ao gasoduto Betim/Uberaba prometido e articulado pelo atual governador em vias de deixar o cargo. Pimenta – que estava com Anastasia quando ele esteve em Uberaba para fazer o anúncio, cuidou de garantir que, se eleito for, vai manter o compromisso do gasoduto.
Amabilidades
Quanto ao aliado Miguel Rosseto, foi uma visita de mão dupla. O ministro escolheu Uberaba para fazer a entrega simbólica de 119 equipamentos 80 motoniveladoras e 39 caminhões-caçamba (com investimento de R$ 59 milhões) do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC. Cem municípios mineiros, incluindo Uberaba, foram beneficiados. Piau também não poupou elogios ao governo federal de Dilma Rousseff (PT), que, obviamente tem pré-candidato a governador próprio: Fernando Pimentel.

Gasoduto...
Diante de tanto disse-me-disse – como sempre acontece em Uberaba também, o governador de Minas Gerais colocou um ponto final nas dúvidas sobre o gasoduto Betim/Uberaba passar, ou não, por Uberlândia. Em entrevista ao jornal Correio de Uberlândia, Antonio Anastasia disse que o gasoduto vai sim, passar por Uberlândia.
...na vizinhança
Segundo ele, “o projeto executivo já está sendo licitado pela Gasmig até Uberaba, com previsão do ramal até Uberlândia. Será um gasoduto mineiro. Dentro de dois anos estará tudo pronto até Uberaba e, em seguida, ocorre o desdobramento. Esse é um grande compromisso que deixamos em andamento", disse o governador.

RIPPOSATTI E PIMENTA DA VEIGA EM CONVERSA RESERVADA  (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Tucanato
E o 1º secretário da Câmara Municipal e presidente das comissões permanentes de Justiça, Legislação e Redação; de Ética e Decoro Parlamentar; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio, e de Desenvolvimento Econômico, vereador João Gilberto Ripposati, ajudou o presidente do PSDB/Uberaba, Maurício Cecílio, a recepcionar o candidato tucano na Câmara.
Explicadinho
Ripposati e Pimenta se reuniram a portas fechadas, e, segundo consta, a pauta do assunto foi a pré-candidatura do vereador a deputado estadual. O único representante do PSDB na Câmara de Uberaba quis colocar todos os pontos nos “i`s”.

JOSÉ ELIAS VOLTA AO GOVERNO
COM A CORDA TODA   (DIVULGAÇÃO)
A volta
E quem está de volta ao governo municipal é o ex-vice-prefeito José Elias Miziara, que assume, por enquanto, a assessoria especial em Comércio Exterior da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Vai comandar a futura Secretaria Municipal de Obras, a ser desmembrada da Secretaria de Infraestrutura – cujo atual titular, Roberto Oliveira, vai administrar a futura Secretaria de Serviços Urbanos. Zé Elias já foi secretário de Obras e também presidiu o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau.
Na moral
Aliás, Zé Elias volta ao governo municipal com a moral em alta. Além de ser indicado pelo próprio Gabinete do Prefeito para integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba, ele também foi nomeado presidente do colegiado.

Movimentos
Enquanto isso, o ex-prefeito, ex-ministro e ex-deputado federal Anderson Adauto também batalha pra voltar...Em nota distribuída para a imprensa, o PRB de Minas Gerais anunciou que “deu a largada rumo às eleições de outubro, com a realização de seu primeiro encontro regional do ano, abrangendo as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte”. As fotos que ilustram o release revelam a presença de Anderson à mesa do encontro. “O ex-ministro Anderson Adauto foi um dos destaques do evento” – diz o título da matéria, que o aponta como pré-candidato a deputado federal.

ALAOR VILELA  (DIVULGAÇÃO)
Exclusividade
E por falar em governo, conforme a colunista antecipou, com absoluta exclusividade, em Bastidores e no blog Conta-Gotas...Notícias, o novo titular da Secretaria Municipal da Fazenda é o economista, advogado e contabilista Alaor Vilela – que comandou a comissão indicada pelo prefeito Paulo Piau para fazer a transição de governos (dezembro 2012/janeiro 2013).
Boa vizinhança
E o prefeito buscou na Câmara seu novo secretário de Administração, que vai substituir Carlos Bracarense: o servidor de carreira e atual procurador-geral do Legislativo, Rodrigo Souto.

Maldadinha...
E a Câmara de Vereadores aprovou, sem mais delongas, o projeto do Executivo que reajusta os salários dos servidores municipais de Uberaba em 6%. A maldadinha de leitores de Bastidores ficar por conta do arredondamento – era 5,93%, acatado pelo prefeito Paulo Piau a pedido da Comissão Permanente de Assistência aos Servidores Públicos Municipais de Uberaba.
...maldosa
Wellington Fontes foi exonerado em cima da hora” – comentam servidores que não têm dúvida de que o ex-secretário da Fazenda sempre foi o maior entrave nas negociações com o sindicato da categoria...desde a época do então prefeito Anderson Adauto.
Reação
Ainda assim, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, não está nada satisfeito, e anuncia assembleia-geral para quarta-feira, com o objetivo de ouvir a categoria sobre os 6%. Detalhe: apesar de todas as chamadas, as galerias da Câmara estavam vazias durante a votação do projeto.

INESQUECÍVEL – As “crianças” do Asilo Santo Antônio curtiram momentos de lazer e confraternização na bela e recém-reformada Mata do Ipê, que aliás, passa por novas melhorias na semana que vem  (Foto: Divulgação)
-----------------
Usados na mira
Lojas de produtos usados – incluindo móveis, começam a ser notificadas por fiscais do setor de postura da Prefeitura de Uberaba, a pedido da Secretaria Municipal de Governo. Objetivo é checar se está tudo em ordem: o cadastro de todos os produtos colocados à venda com a respectiva origem. Cada um dos notificados que não estiverem nos trinques terá 30 dias de prazo para se adequar.
Mundo animal
E não é só o segmento de usados que está na mira da Secretaria de Governo...Também as lojas que comercializam animais estão sendo notificadas pelo Departamento de Zooneses para que se adequem à legislação: ter relação de animais colocados à venda e chipar todo animal vendido, lançando-o no sistema de registro desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba/Codiub.
---------------
Voluntariado
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais intensifica a campanha por mesários voluntários para as eleições de outubro. Implantado pelo TRE/MG em 2004, o projeto Mesário Voluntário estimula a inscrição espontânea de eleitores para trabalhar como mesários no dia das eleições. A Justiça Eleitoral mineira necessita de cerca de 190 mil mesários.
Benefícios
O eleitor que participa das eleições na condição de voluntário tem o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participar de treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral; ao recebimento de auxílio-alimentação, no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições. O exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital. Para se inscrever: www.tre-mg.jus.br/eleitor/mesario/mesario-voluntario.

Falta servidor...
E por falar no assunto, o presidente do Tribunal, desembargador Wander Marota, admite que está faltando servidores para os cartórios eleitorais de Uberaba – pelo menos no que se refere à 277ª Zona Eleitoral. Em sua edição de 31 de março, o Diário de Justiça Eletrônico traz decisão do desembargador sobre o “empréstimo” de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social/INSS para prestar serviços, a partir de maio de 2014, no cartório que atende à 277ª.
...e vai piorar
A Coordenadoria de Pessoal do TRE/MG – segundo justifica o desembargador, confirma que a 277ª Zona Eleitoral possui 56.373 eleitores, comporta seis servidores, mas está operando com apenas quatro (um efetivo, um removido e dois requisitados). Com base nos dados do próprio Tribunal, portanto, o presidente acatou o pedido da Justiça Eleitoral de Uberaba. E olha que as eleições gerais de 2014 ainda nem foram deflagradas oficialmente!

No comando
Juiz Lúcio Eduardo de Brito – titular da 1ª Vara Civil e recém-designado (em 6 de março)  titular da 276ª Zona Eleitoral, foi confirmado oficialmente, no comando do Foro Eleitoral de Uberaba. Nomeação do novo diretor do Foro Eleitoral foi assinada pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, desembargador Geraldo Augusto, e publicada na edição de 25 de março do Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal.
----------------
Solidariedade em alta
Criado no governo de Marcos Montes (PSD) – 1997/2000 – 2001 a agosto de 2004; e desativado durante a administração Anderson Adauto (PRB) – 2005/2008- 2009/2012, o Conselho Municipal de Voluntários de Uberaba é retomado agora, pelo prefeito Paulo Piau (PMDB). Assume a liderança o presidente do PTB/Uberaba, ex-vereador Carlos Alberto de Godoy. Detalhe: Uberaba é tida e havida como uma cidade rica em voluntariado.

CIDADANIA - Com seis escolas participando, a 2ª edição do Parlamento Jovem de Uberaba realizou a primeira oficina de formação básica para os alunos – que posam na foto junto com o vereador Franco Cartafina, responsável pela implantação do projeto na cidade (Foto: Divulgação)

Criar ou não criar?
A 2ª edição do Parlamento Jovem de Uberaba movimentou a Câmara Municipal esta semana com a realização da primeira oficina de formação básica, com a participação do professor do curso de Direito da Universidade de Uberaba - Uniube, René Bernardes de Souza Júnior. O assunto foi “Organização do Estado”, e o clima esquentou quando a turma debatia a criação de novos estados no Brasil, o que – pela lógica, respingou na ideia de emancipação do Triângulo.
Moral da história
A proposta de criação do Estado do Triângulo – que vira e mexe povoa a cabeça de alguns e outros, foi explicadinha pelo professor...Mas, como era de se esperar, não houve consenso entre a garotada.
Em resumo...
Participam do Parlamento Jovem de Uberaba 2014, alunos do Colégio Marista Diocesano; Nossa Senhora das Dores; Escola Estadual Minas Gerais; Escola Estadual Corina de Oliveira; Escola Estadual Castelo Branco; e José Ferreira. “Envelhecimento e Qualidade de Vida” é o tema central do projeto, este ano, e uma das oficinas vai acontecer na sede da  Unidade de Atenção ao Idoso/UAI. O Parlamento Jovem é uma ideia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

COMEÇA TREINAMENTO NO ARQUIVO PÚBLICO    (FOTO: SEBASTIÃO SANTOS)
Nova era
E conforme antecipou esta coluna, o Arquivo Público de Uberaba entra de vez na era da digitalização. A superintendente Marta Zednik Casanova anunciou o início do treinamento dos profissionais que vão trabalhar no restauro e digitalização dos jornais que compõem o acervo da instituição. São cinco alunos dos cursos de História e Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, e um professor-coordenador.
Parceria
Os alunos vão participar do projeto na condição de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig, agência de fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Participam ainda, da parceria, o Arquivo Público Mineiro e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Detalhe importante: o Arquivo Público de Uberaba conquistou, através do Arquivo Público Mineiro, equipamentos de altíssima qualidade para realizar as digitalizações.
História preservada
O primeiro acervo a ser digitalizado deve ser o Lavoura&Comércio. O acervo havia sido vendido para um grupo de Uberlândia, mas acabou sendo adquirido pela Prefeitura de Uberaba, após a Justiça ter cancelado a primeira venda. Governo Paulo Piau arrematou as edições impressas e cerca de 900 mil fotos por R$ 180 mil. Lavoura&Comércio foi fundado em 6 de julho de 1899 e circulou quase que ininterruptamente – com raras exceções, até 27 de outubro de 2003. São, portanto, 104 anos de história de Uberaba, de Minas, do Brasil e do mundo.

ELAS FAZEM E ACONTECEM – Dale Fonseca e Silva Nunes – presidente da Oasis, que presta assistência a crianças vitimadas pelo câncer e suas famílias, inaugurou salão e quadra esportiva na entidade, com a presença de Heloísa Piau          (Foto: Enerson Cleiton)

Luz própria
Fonte segura da colunista garante que a primeira-dama Heloísa Piau está prestes a assumir um projeto social da maior amplitude. Incansável – apesar de voluntária, Heloísa tem surpreendido a todos com quem ela convive. Não deu outra: de mamando a caducando, a turma que tem voz e voto no governo municipal sugeriu – e conseguiu do chefe Paulo Piau, o sinal verde para colocar o projeto em ação.
----------------
Mui estranho...
Sem comando desde 23 de janeiro de 2014, o Partido Social Liberal/PSL de Uberaba anda mui estranho...A última aparição aconteceu no Diário da Justiça Eletrônico, quando a Assessoria Técnica da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, acionou a legenda para que fosse regularizada sua situação junto ao SGipex - chamado Módulo Externo.
Quem bate?
Alguém – que não se sabe quem, tentou fazer anotação de um novo comando, mas esbarrou no paredão técnico do sistema da Justiça Eleitoral – que quer saber quem está falando pela legenda em Uberaba. Detalhe: É preciso estar regular no SGipex para que os representantes das legendas enviem à Justiça Eleitoral, pela internet, os dados de constituição e alterações dos comandos partidários.
Suspense
Único vereador ainda na legenda – que elegeu três em 2014, Kaká Carneiro deixa claro que não é dele a tentativa de anotar um comando no sistema do TRE. De acordo com sua assessoria, o vereador aguarda manifestação por parte do presidente estadual, Agostinho Neto, e ou do ex-presidente José Luiz Alves, sobre o destino do PSL/Uberaba. Em outras palavras, está que nem barata tonta.
Opostos
Uma coisa é certa: algumas coisas não se coadunam no PSL/Uberaba. Por exemplo: Kaká Carneiro é o vice-líder do prefeito Paulo Piau na Câmara Municipal, e portanto – querendo ou não, é aliado e defensor do governo. Se ele aguarda uma definição do ex-presidente, isso significa que José Luiz ainda dá as cartas ou parte das cartas. E José Luiz é o primeiro-amigo do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB), que é hoje, sem dúvida, o principal adversário político de Paulo Piau.


DEBATES - A foto da assessoria da liderança do PSD revela o momento em que Marcos Montes  ponderava sobre a necessidade de se analisar os assuntos energéticos com muito critério

Eletricidade
Audiência pública solicitada pelo vice-líder do PSD na Câmara, deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, agitou a Comissão Permanente de Minas e Energia – da qual ele é 1º vice. Objetivo foi discutir os impactos da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo que obriga as concessionárias de energia a devolver aos consumidores valores que teriam sido cobrados a mais nas contas de energia.
Controvérsias
De um lado, estavam o governo federal, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, e as empresas concessionárias de energia elétrica contestando a proposta, e, de outro lado, do outro, os órgãos de defesa do consumidor. No centro da polêmica os deputados procuraram acalmar os ânimos: “A situação precisa ser analisada com cautela”.
Consciência
E por falar em MM, em sua coluna semanal de 28 de março – publicada no Jornal da Manhã e Jornal de Uberaba e no espaço Palavra do Deputado em seu site, ele disse que, “em que pese o assunto despertar debates e polêmicas apaixonadas”, não tem dúvida de que agiu corretamente “ao votar a favor do projeto de lei de autoria do Executivo que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos da administração pública federal”.
Democracia
Outro momento importantíssimo – segundo MM, foi a aprovação do novo Código de Processo Civil. “Para dar uma ideia do que isso significa, lembro que se trata do primeiro CPC aprovado em um regime democrático. O primeiro código é de 1939, época da ditadura do Estado Novo; e o atual é de 1973, feito durante o regime militar”.
Mundo virtual
Marcos Montes também falou sobre a aprovação do marco civil da Internet. Lembrou que se trata de um instrumento que prevê princípios, garantias, direitos e deveres para usuários, provedores de serviço e de conteúdo e demais agentes envolvidos com o uso da internet. “Entendo que o projeto não tem a pretensão de mudar o funcionamento da rede, mas sim, de garantir que os usuários não sejam prejudicados” – ressaltou ele.

JOSIMAR ROCHA E TONY CARLOS PRESIDEM OS ALIADOS PT E O PMDB    (DIVULGAÇÃO)
Nossa gente
Agora oficializado na presidência do diretório do PT/Uberaba – até 20 de fevereiro de 2018, Josimar Rocha prega um compartilhamento maior entre seu partido e o PMDB do prefeito Paulo Piau. Sem queixas ou críticas – muito pelo contrário, o militante comunitário, que até dias atrás, era diretor do Orçamento Participativo do governo municipal, defende que o PMDB de Uberaba aprofunde a aliança entre os dois partidos. “Defendo um projeto único pelo bem de nossa gente” – disse ele à colunista, “adotando” o slogan do governo Paulo Piau.
Protagonismo
Josimar Rocha lembra que PT e PMDB não são apenas aliados em nível nacional...”São protagonistas” – ressalta ele, se referindo ao fato de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) serem hoje, presidente e vice-presidente do Brasil. Na sua opinião, este protagonismo deveria se repetir em Uberaba, e já, neste momento, de forma que a população tenha a noção exata da parceria.

Apoiado
Questionado sobre os comentários do líder petista, o presidente do PMDB/Uberaba, deputado estadual Tony Carlos diz que Josimar Rocha está certíssimo, e mais: que este deve ser o caminho adotado pelo PMDB de Minas Gerais, uma vez que, em reunião promovida em Belo Horizonte, a maioria dos deputados federais e estaduais da legenda opinou pela aliança PT/PMDB nas eleições de 2014.
Mera sugestão...
Tony Carlos faz apenas um alerta ao presidente do PT/Uberaba... Lembra que PT e PMDB, segundo decisão nacional e estadual, devem aliar-se ainda, ao Pros e ao PRB, o que implica em dois pré-candidatos de Uberaba a deputado federal: Adelmo Leão (PT) e Anderson Adauto (PRB). Para ele, o PT/Uberaba não deveria lançar um terceiro candidato a deputado federal, sob pena de a aliança não eleger ninguém para a Câmara dos Deputados. Vale lembrar que o novo presidente do PT e Adelmo Leão pertencem a alas diferentes e não se entendem de jeito nenhum.
Apoio moral
O presidente do PMDB diz não ter ideia do que pensa o prefeito Paulo Piau sobre cargos reivindicados pelo PT no governo municipal, mas dá razão ao presidente do PT em trabalhar pela ampliação dos quadros petistas. “Ele está no papel dele, e com muita lógica, levando-se em conta a aliança entre as duas legendas” – reforça Tony Carlos.
------------------

COMPANHEIROS - Assessoria de imprensa da Universidade de Uberaba – Uniube, trata de sair a campo para defender o professor/advogado Paulo Leonardo Vilela Cardoso, recém-exonerado da Controladoria-Geral do Município   (Foto: Divulgação)

Nota extra
Em meio a uma série de motivos nada abonadores para alguns integrantes da recente lista de exonerados pelo prefeito Paulo Piau, a Universidade de Uberaba – Uniube, cuida de defender os seus. Assessoria de imprensa da instituição explica que o professor/advogado Paulo Leonardo Vilela Cardoso deixou a Controladoria-Geral do Município “para se dedicar a questões profissionais, especialmente às ligadas à advocacia e ao trabalho pertinente aos projetos legislativos”...
Defesa
Diz ainda, que o prefeito não poupa elogios ao ex-secretário, “manifestando respeito e admiração por ele”, inclusive deixando explícito que pretende “contar com o trabalho dele em projeto futuro, que delegará a um grupo integrado por pessoas de sua absoluta confiança”. Portanto – diz a nota, “sua exoneração não tem relação com questões administrativas e ou com atos de ilegalidade ou corrupção”.
Sem retoque
Especialista e mestre em Direito Empresarial e coautor, junto com o deputado federal Marcos Montes, do projeto de lei que criou a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli, Paulo Leonardo Vilela merece a defesa da Uniube, apesar de não ser necessária, visto que não tem nadinha de nada que o desabone no governo municipal.
-------------------
IPEA – VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
PESQUISA COMPLETA SOBRE (IN)TOLERÂNCIA
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/03/65-dizem-que-mulher-que-mostra-o-corpo-merece-ser-atacada.html

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A questão da violência contra as mulheres recebe mais importância do que merece
56,9% - discorda totalmente
16,2% - discorda parcialmente
3,5% - neutro
11,9% - concorda parcialmente
10,5% - concorda totalmente
O que acontece com o casal em casa não interessa aos outros
11,1% - discorda totalmente
5,3% - discorda parcialmente
1,4% - neutro
23,5% - concorda parcialmente
58,4% - concorda totalmente
Em briga de marido e mulher, não se mete a colher
13,1% - discorda totalmente
5,9% - discorda parcialmente
1,9% - neutro
31,5% - concorda parcialmente
47,2% - concorda totalmente
A roupa suja deve ser lavada em casa
6,3% - discorda totalmente
3,3% - discorda parcialmente
1,4% - neutro
22,4% - concorda parcialmente
66,6% - concorda totalmente
Casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família
25,2% - discorda totalmente
9,3% - discorda parcialmente
2,2% - neutro
29,7% - concorda parcialmente
33,3% - concorda totalmente
Quando há violência, os casais devem se separar
8,8% - discorda totalmente
3,8% - discorda parcialmente
2,1% - neutro
23,3% - concorda parcialmente
61,7% - concorda totalmente
Homem que bate na mulher tem de ir para a cadeia
5,0% - discorda totalmente
2% - discorda parcialmente
1,6% - neutro
13,3% - concorda parcialmente
78,1% - concorda totalmente
A mulher que apanha em casa deve ficar quieta para não prejudicar os filhos
69,8% - discorda totalmente
12,3% - discorda parcialmente
2,2% - neutro
8,5% - concorda parcialmente
7,0% - concorda totalmente
É violência falar mentiras sobre uma mulher para os outros
19,1% - discorda totalmente
7,5% - discorda parcialmente
4,2% - neutro
24,8% - concorda parcialmente
43,3% - concorda totalmente
Um homem pode xingar e gritar com sua própria mulher
76,4% - discorda totalmente
12,8% - discorda parcialmente
2% - neutro
5% - concorda parcialmente
4% - concorda totalmente
Dá para entender que um homem que cresceu em uma família violenta agrida sua mulher
54,4% - discorda totalmente
9,3% - discorda parcialmente
2% - neutro
15,8% - concorda parcialmente
18,1% - concorda totalmente
Dá para entender que um homem rasgue ou quebre as coisas da mulher se ficou nervoso
71,6% - discorda totalmente
12% - discorda parcialmente
1,5% - neutro
8% - concorda parcialmente
6,5% - concorda totalmente
É da natureza do homem ser violento
61,9% - discorda totalmente
12,8% - discorda parcialmente
3,3% - neutro
11,3% - concorda parcialmente
10,2% - concorda totalmente
ESTUPRO
Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar
58,4% - discorda totalmente
11,6% - discorda parcialmente
3,4% - neutro
12,8% - concorda parcialmente
13,2% - concorda totalmente
Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas
24,0% - discorda totalmente
8,4% - discorda parcialmente
2% - neutro
22,4% - concorda parcialmente
42,7% - concorda totalmente
Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros
30,3% - discorda totalmente
7,6% - discorda parcialmente
2,6% - neutro
23,2% - concorda parcialmente
35,3% - concorda totalmente
HOMOSSEXUAIS
Casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos outros casais
32,6% - discorda totalmente
7,9% - discorda parcialmente
6,1% - neutro
18,5% - concorda parcialmente
31,6% - concorda totalmente
Casamento de homem com homem ou de mulher com mulher deve ser proibido
32,1% - discorda totalmente
9% - discorda parcialmente
5,1% - neutro
12,9% - concorda parcialmente
38,8% - concorda totalmente
Um casal de dois homens vivem um amor tão bonito quanto entre um homem e uma mulher
38,1% - discorda totalmente
8,1% - discorda parcialmente
6,6% - neutro
15,6% - concorda parcialmente
25,5% - concorda totalmente
Incomoda ver dois homens, ou duas mulheres, se beijando na boca em público
28,2% - discorda totalmente
6,9% - discorda parcialmente
4,8% - neutro
14,3% - concorda parcialmente
44,9% - concorda totalmente
MACHISMO
Os homens devem ser a cabeça do lar
24,8% - discorda totalmente
8,5% - discorda parcialmente
2,7% - neutro
22,9% - concorda parcialmente
40,9% - concorda totalmente
Toda mulher sonha em se casar
12,3% - discorda totalmente
5,9% - discorda parcialmente
2,3% - neutro
27,8% - concorda parcialmente
50,9% - concorda totalmente
Uma mulher só se sente realizada quando tem filhos
25,2% - discorda totalmente
9,2% - discorda parcialmente
4,9% - neutro
30,9% - concorda parcialmente
28,6% - concorda totalmente
A mulher casada deve satisfazer o marido na cama, mesmo quando não tem vontade
54,0% - discorda totalmente
11,3% - discorda parcialmente
6,4% - neutro
13,2% - concorda parcialmente
14% - concorda totalmente
Tem mulher que é prra casar, tem mulher que é pra cama
26,4% - discorda totalmente
8,9% - discorda parcialmente
6,8% - neutro
20,3% - concorda parcialmente
34,3% - concorda totalmente
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário