21 de abril de 2014

Conta-Gotas...Notícias


FOTO: ENERSON CLEITON
DE OLHO NO CRIME...
Muitas cobranças, ações e reações envolvendo segurança pública – ou a falta dela, marcaram os últimos dias em Uberaba. A criminalidade - seja através das estatísticas, seja através da sensação de impotência e impunidade provocada pela morte de dois policiais militares no exercício da profissão, gerou altas temperaturas nos noticiários, nas redes sociais e nas relações políticas.
Não bastasse o mundo real, e a polícia ainda teve que acrescentar ao seu trabalho, a verificação de fontes de informações falsas nas redes sociais que colocaram mais lenha na fogueira, intensificando a sensação térmica da violência, e fazendo com que o nome de Uberaba – para desespero dos bairristas mais apaixonados, ganhasse fama de cidade violenta, Brasil afora.
OLHO VIVO
Entre os raros alentos, 36 aprovados em processo seletivo - 14 mulheres e 22 homens, acabam de ser designados pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) para a função de operadores de sistema de monitoramento eletrônico. Eles vão trabalhar no Projeto Olho Vivo – programa de videomonitoramento de imagens, geradas por câmeras estrategicamente distribuídas em regiões com altos registros de ocorrências de criminalidade contra o patrimônio.
EXPECTATIVAS
Caberá agora, à Polícia Militar, cuidar da data e do treinamento dos designados, e a expectativa é de que isso ocorra o mais urgente possível. Acontece que o sistema deverá entrar em funcionamento em maio, antes ou durante a ExpoZebu. Enquanto isso, a empresa Emive continua instalando os cabos de fibra ótica na cidade – sendo que alguns quilômetros já estão prontos.
PARCERIA
O projeto tem base no governo estadual (leia-se Secretaria de Estado de Defesa Social/Seds), e chega a Uberaba com a parceria da prefeitura e da Polícia Militar.
O governo do Estado investiu cerca de R$ 6 milhões na compra de 54 equipamentos, dinheiro este, oriundo de financiamento realizado pela Seds com o Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID.
O custo anual da manutenção do sistema de monitoramento pela Prefeitura de Uberaba será da ordem de R$ 2 milhões – segundo informações recém-divulgadas pela Secretaria Municipal de Governo. Isso envolve pagamento do pessoal do monitoramento; energia elétrica, entre outros investimentos.
EQUIPAMENTOS SENDO TESTADOS                FOTO: SÉRGIO TEIXEIRA
FUNCIONAMENTO
Por meio do Olho Vivo, as imagens das ruas onde as câmeras de videomonitoramento estão instaladas são enviadas para uma central onde passam a ser visualizadas, gravadas, reproduzidas e arquivadas. Além da inibição dos crimes, o projeto também tem bons resultados na pronta resposta das polícias na identificação e prisão de suspeitos.
-----------------
REAÇÕES
FOTOS: DIVULGAÇÃO
RECAPITULANDO 1 – Prefeito Paulo Piau – acompanhado do deputado estadual Tony Carlos, presidente do PMDB/Uberaba, esteve com o novo governador Alberto Pinto Coelho (PP), cobrando as ações prometidas pelo ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), que se desincompatibilizou do cargo. O governador garantiu que vai cumprir todos os compromissos do antecessor e assegurou uma série de medidas para melhorar a segurança pública, incluindo o aumento do efetivo policial através da criação de um novo Batalhão da Polícia Militar.

RECAPITULANDO 2 – Deputado federal majoritário, presidente do PSD e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes, sugeriu à diretoria da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, que a entidade lidere a convocação de uma audiência pública para se debater e tirar estratégias de enfrentamento da criminalidade no município. O parlamentar, que também foi vítima da criminalidade local, justifica que a OAB, pela sua participação na história democrática do país, e por representar a maioria dos profissionais ligados à segurança pública, é o foro isento e qualificado para comandar o movimento. MM foi recebido na sede da OAB pelo presidente Vicente Flávio Macedo, e pelos diretores Maria Angélica Queiroz Coici (vice-presidente); Eduardo Augusto Jardim (secretário); Paulo Márcio Miranda (secretário-adjunto), e Rodrigo Santana Basílio de Oliveira (ala jovem).
----------------
AÉCIO NEVES E EDUARDO CAMPOS DESEMBARCARAM JUNTOS, EM UBERABA, PARA APOIAREM A CANDIDATURA DE ANTÔNIO LERIN (ATRÁS, À DIREITA) NO 2º TURNO       FOTO: ENERSON CLEITON
AGITOS 2014
Agência Estado – que distribui notícias para uma série de veículos de comunicação do país, inclusive o jornal Estado de S.Paulo/Estadão, revelou esta semana, que o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que se desincompatibilizou para disputar a Presidência da República, deve marcar presença na abertura oficial da ExpoZebu, dia 3 de maio, em Uberaba.
Parada obrigatória
A notícia diz que a ExpoZebu – promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ, “é uma das maiores feiras da região e parada obrigatória de concorrentes ao Planalto”. E revela ainda, que no mesmo dia, o pré-candidato do PSB deve participar de uma reunião com integrantes da legenda em Uberlândia, que dia 5 de maio segue para a capital, Belo Horizonte.
O que se diz...
E nesta história de Eduardo Campos em Uberaba, teve quem suspeitasse que o deputado estadual Antônio Lerin precisaria de atendimento cardiológico. Filiado ao PSB, Lerin foi candidato a prefeito no 2º turno em 2012, quando enfrentou o vitorioso das urnas, Paulo Piau, e teve o apoio do presidente nacional do seu partido. Eduardo Campos fez voo rasante pessoalmente em Uberaba durante a campanha.
...por aí
Ocorre que Lerin faz parte da base aliada, ajustada, acertada e alinhada do atual governo de Minas Gerais, que apoia, incondicionalmente, a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) ao mesmo cargo desejado por Eduardo Campos. E detalhe importante: Aécio também fez voo rasante em Uberaba para reforçar a campanha de Lerin.

Combinado antes...
Lerin, por sua vez, garante que não vai ficar de calça e nem de saia justa entre as candidaturas presidenciais de Eduardo Campos e Aécio Neves, ambos apoiadores de sua candidatura a prefeito em 2012 (os dois estiveram em Uberaba dia 19 de outubro, única e exclusivamente para manifestar o apoio no 2º turno).
...não é caro depois
O deputado revela que já está tudo acordado e sacramentado para 2014...No 1º turno, ele vai seguir a orientação do PSB de Minas Gerais, que fechou com a candidatura de Eduardo Campos. Se Eduardo não for para o 2º turno, e o senador Aécio Neves, do PSDB, estiver lá...então, o apoio será de Aécio.
Uma coisa é uma coisa...
Ele garante, inclusive, que está preparadinho pra integrar comissão que vai coordenar a campanha, em Minas Gerais, do presidenciável do seu partido, Eduardo Campos.
...outra coisa é outra coisa
Por outro lado, Lerin admite que seu candidato, já no 1º turno, a governador de Minas é o tucano Pimenta da Veiga. Para ele, esta é uma decisão já tomada, reforçada, acertada e compartilhada.
---------------------
DEPUTADO TONY CARLOS E PREFEITO PAULO PIAU - SENTADOS RESPECTIVAMENTE,
NA 1ª E 2ª FILEIRAS DA FRENTE, PARTICIPARAM DE REUNIÃO EM QUE FORAM APRESENTADOS OS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA MINAS GERAIS
UBERABA É CONTEMPLADA PELO PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Em meio à luta sem fim para conseguir médicos para a rede pública de Uberaba, o governo Paulo Piau foi contemplado com profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil, gerenciado pelo governo federal. Em reunião nesta terça-feira, 22 de abril, em Belo Horizonte, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, recebeu os profissionais que começam a atuar em Minas Gerais este mês, e que já passaram pelo módulo de acolhimento e avaliação. Os médicos serão agora, encaminhados para os municípios que se inscreveram.
Presente na reunião, em companhia do prefeito Paulo Piau, o deputado estadual Tony Carlos revela que a solicitação feita por Uberaba, meses atrás, foi atendida, e que a cidade terá 21 profissionais do programa, sendo 17 deles de Cuba, e quatro brasileiros.
TENTATIVAS
Inúmeros processos seletivos foram abertos nos últimos anos, inclusive no governo Paulo Piau, com o objetivo de contratar médicos da rede; de urgência e emergência/12horas; urgência e emergência/24horas; Programa Saúde da Família/PSF. Diante das dificuldades em preencher as vagas, o atual prefeito chegou a reajustar os vencimentos para a categoria. Entretanto, continua enfrentando problemas no setor. Prestes a concluir e inaugurar novas unidades de saúde, Paulo Piau tem pressa - e necessidade, de atrair mais profissionais.
PAULO PIAU E TONY CARLOS SÃO APRESENTADOS AOS MÉDICOS CUBANOS DESIGNADOS
PARA UBERABA E POSAM PARA FOTO LOGO APÓS OS ÚLTIMOS ACERTOS
----------------
MULHER QUE USOU DISPUTA POLÍTICA PARA OBTER BENEFÍCIOS É CONDENADA POR FALSO TESTEMUNHO
Ela também foi condenada pelo crime de denunciação caluniosa praticado contra um promotor de Justiça
Assessoria do Ministério Público Federal de Minas Gerais anuncia a condenação de F.C.S.A.  pelos crimes de falso testemunho e denunciação caluniosa. Ela terá de cumprir cinco anos e cinco meses de prisão, em regime semiaberto. Residente no município de Conceição das Alagoas - jurisdição de Uberaba, a mulher, segundo a denúncia do Ministério Público Federal de Uberaba, aproveitou-se da divisão político-partidária existente naquela cidade, para obter vantagens pessoais. Com esse intuito, ela prestou falsas declarações em processo da Justiça Eleitoral e em inquérito policial, atribuindo condutas criminosas, em diferentes ocasiões, a dois candidatos adversários.
CONTROVÉRSIAS
De acordo com a denúncia, inicialmente, F.C.S.A. afirmou que duas pessoas ligadas ao partido de oposição ao então prefeito da cidade teriam-na procurado nos dias que antecederam a eleição municipal de 2004, solicitando que prestasse falsas declarações em uma representação eleitoral, para dizer que correligionários do prefeito, candidato à reeleição, teriam-lhe oferecido cestas básicas em troca de seu voto. Se ela se dispusesse a fazê-lo, receberia a quantia de R$ 10 mil.
Para isso, a acusada prestou o falso testemunho não só perante a Justiça Eleitoral, como também em inquérito policial instaurado para apurar a suposta compra de votos.
MUDANÇAS
Posteriormente - segundo a denúncia do MPF/Uberaba, ela teria comparecido à Prefeitura e à Promotoria de Justiça pedindo alguns remédios, mas não foi atendida. Ao ser novamente ouvida pela autoridade policial, alterou completamente sua versão anterior, para dizer que, na verdade, as pessoas que a teriam procurado seriam o próprio prefeito acompanhado de um promotor de Justiça, para que ela dissesse que tinha sido procurada pela oposição. Segundo a acusada, o promotor teria lhe prometido uma casa em troca de suas declarações.
DENÚNCIAS
Meses depois, a mulher viajou a Belo Horizonte, onde procurou o Serviço Notarial para apontar o promotor de Justiça de Conceição das Alagoas como autor do crime previsto no artigo 343 do Código Penal, que consiste em oferecer vantagem a testemunha para fazer afirmação falsa.
E mais: de posse da Escritura Pública lavrada no cartório da capital mineira, ela compareceu à 5ª Promotoria de Justiça de Uberaba e ofereceu representação contra o promotor, mesmo ciente de que era tudo invenção.
A Corregedoria do Ministério Público Estadual chegou a instaurar procedimento para investigar o promotor, no fim do qual ele foi inocentado das acusações.
CONFISSÃO E CONDENAÇÃO
De acordo com as informações divulgadas pela assessoria do MPF/Minas, posteriormente, a própria ré, em juízo, confessou a prática dos crimes e justificou-se alegando que, naquela ocasião, estaria passando por graves problemas emocionais.
Para o juízo da 1ª Vara Federal de Uberaba, a personalidade da mulher, “revela algum desajuste, alguma insubmissão aos valores éticos e sociais norteadores da vida em comunidade” e seus motivos foram injustificáveis, pois tinham somente o “propósito de sabotar a verdade e amealhar ganhos patrimoniais”. Ela, inclusive, possui antecedentes criminais por conta do envolvimento em crime de estelionato.
A sentença foi proferida pela Justiça Federal de 1ª instância. Ainda cabe recurso.
--------------------
Pagando o pato
Cerca de 20 uberabenses integram a lista de quase 700 trabalhadores demitidos da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – a Fundação Renato Azeredo. “Estamos pagando o pato pelos problemas surgidos entre a entidade, o Ministério Público e a Justiça” – desabafa um dos uberabenses, em conversa com a colunista de Bastidores.
Origem
A Fundação Renato Azeredo surgiu em 1996 com a missão de apoiar as ações da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, tem sede em Belo Horizonte, e além da escola, reforçou sua clientela com contratos da administração pública e privada. A entidade leva o nome do pai do ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG) e foi fundada na época em que Eduardo era governador do Estado.
Demissões
Os contratos com o governo do Estado levantaram suspeitas e levaram o Ministério Público de Minas a instaurar inquérito para apurar a atuação da Fundação Renato Azeredo. Apesar de ainda não existir uma conclusão definitiva sobre as investigações, a entidade optou pelo cancelamento dos contratos com o governo e pela demissão em massa dos contratados através destas parcerias. O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais – SAAEMG, que representa a maioria dos demissionários, anuncia que vai ingressar na Justiça em defesa dos trabalhadores.
------------------
Movimentos
Presidente do Partido Ecológico Nacional – o PEN/Uberaba, Vicente Araújo de Souza Netto, está oficialmente nomeado para o cargo de assessor especial de projetos estratégicos da Prefeitura de Uberaba – cargo com status de 1º escalão. Publicação saiu na última edição do Porta-Voz, jornal oficial do município, que trouxe a exoneração oficial do antigo ocupante do cargo, Antônio de Oliveira – o Toninho, que permanece, porém, secretário-executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande/Amvale.
Reforços
Então filiado ao Partido Verde/PV, Vicente Araújo foi candidato a vice-prefeito em 2012 na chapa liderada por Fahim Sawan, então do PSDB. A dobradinha não foi para o 2º turno, e optou por apoiar a candidatura de Paulo Piau (PMDB), de quem Fahim – agora peemedebista, se tornou secretário de Saúde, e agora Vicente Araújo, no PEN, assume assessoria especial.
----------------
ZPE/Uberaba na rede
Em postagem no Facebook, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico (leia-se governo Anderson Adauto/PRB), Carlos Assis, chama a atenção da Promotoria de Justiça para o projeto de lei 60/2014, de autoria do prefeito Paulo Piau, e que está na Câmara de Vereadores para ser votado. “Desta forma, encaminho a documentação bibliográfica anexa, na intenção de contribuir para os trabalhos de pesquisa e análise, que certamente estarão condicionados a decisão de Vossa Excia. em atender a solicitação ora manifesta” – diz o ex-secretário.
Licitação deserta
Debatido em audiência pública recente - acionada pelo vereador Kaká Carneiro (PSL) e realizada pela Câmara, o projeto prevê mudanças com o objetivo de viabilizar a Zona de Processamento de Exportação de Uberaba/ZPE, já que o governo anterior não obteve sucesso. Nenhuma empresa ou consórcio se apresentou para construir e administrar o empreendimento.
Exportações
Aprovada em março de 2012 pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação – CZPE, e poucos meses depois, confirmada em decreto da presidente Dilma Rousseff (PT), a ZPE/Uberaba prevê a exportação de carnes; óleo de soja, e produtos das áreas sucroalcooleira, de couro, lácteos, moveleiros, químicos e de cosméticos. Tudo com isenção de impostos.

Fervura
A menos de dois meses do início das convenções que vão homologar as candidaturas de 2014, o clima esquenta nos bastidores políticos de Uberaba. As legendas terão do dia 10 ao dia 30 de junho para oficializarem os nomes dos que vão enfrentar as urnas em outubro, e nem tudo ainda está nos conformes – em que pese a aparência de calmaria.
Na base
Dizem as más línguas – e as boas também, que a principal movimentação tem acontecido, por motivos óbvios, na base aliada do prefeito Paulo Piau. Além de Wagner Júnior, do PR, que deixou a presidência da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra, pelo menos dois outros nomes esperam, exigem e não têm dúvida do apoio do prefeito: o presidente do seu partido, Tony Carlos, e o radialista e vice-prefeito, Almir Silva (PTdoB). Detalhe: todos, candidatos a deputado estadual.

ALMIR SILVA 
 ------------------------


De novo, não!
E amigos de Almir Silva negam os buchichos de que ele poderá desistir da pré-candidatura a deputado estadual, agora em 2014, em favor do candidato à reeleição, Tony Carlos. “Ele não vai para o sacrifício pela segunda vez” – diz um dos mais próximos, lembrando que Almir desistiu da candidatura a prefeito em 2012, para ser o candidato a vice de Paulo Piau.

Contas rejeitadas
Ainda outro dia esta coluna alertou para o fato de a Justiça Eleitoral estar rejeitando as contas partidárias de 2012, de mamando a caducando, inclusive em Uberaba, e sobre a necessidade de as legendas investirem na designação de gente que entende do assunto para fazer os balanços. Pois dia 30 de abril é a data limite para que os diretórios nacionais, regionais e municipais prestem contas com relação ao exercício financeiro de 2013. São 32 partidos com representação em Minas Gerais – 31 deles existentes em Uberaba.
Especialistas
A prestação de contas dos partidos políticos deve conter balanço patrimonial e demonstrativos financeiros, como demonstração de dívidas de campanhas e demonstração dos fluxos de caixa. No site do Tribunal Superior Eleitoral, tem a relação dos documentos que devem estar na prestação de contas, exigidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. Além desses documentos, os responsáveis financeiros dos partidos ainda devem estar atentos aos demonstrativos exigidos pelo artigo 14 da resolução nº 21.841/2004, por exemplo, demonstrativos de receitas e despesas e demonstrativos de doações recebidas.
Caminhos
Os diretórios regionais devem encaminhar as prestações de contas ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, e os diretórios municipais devem entregar as suas contas nos cartórios eleitorais ou, no caso de municípios com mais de uma zona eleitoral, no Foro Eleitoral. Em Uberaba, o Foro Eleitoral funciona na 276ª Zona.

Prata da região
Garotada do Kung Fu de Delta, MG, fez bonito na Copa Super Fight de Kung Fu no ginásio Mané Garrincha, em São Paulo! A turma, que participa de projeto social na cidade vizinha de Uberaba, representou Minas Gerais em duelos com atletas paulistas e voltou pra casa com muitas histórias boas pra contar. E olha que não teve patrocínio, hein? Foi na base da vaquinha.

Justiça seja feita
E o carnavalesco Luiz Renato Rodrigues da Cunha – gente da mais alta qualidade de Uberaba, manda e-mail cobrando a colunista por não ter criticado o novo reajuste da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. Está certo. É lamentável que a Cemig tenha reajustado a tarifa em 14,76%, e ainda por cima, faça propaganda na televisão culpando o governo federal. Como se o governo federal obrigasse a Cemig a aumentar preços! Apenas autoriza, e assim mesmo, porque as companhias de energia vivem reclamando – principalmente a Cemig!
------------------
FOTO: SEBASTIÃO SANTOS
DE OLHO NA TELONA -  Sem dúvida alguma, uma das grandes ideias do atual governo, o Cinema na Praça foi lançado em Ponte Alta, e atraiu crianças, adolescentes e adultos para curtirem o filme Madagascar, em 3D, apresentado em tela de 8 metros de altura por 6 de largura.
-------------------
Aleluia!
E já que o assunto é cultura, vale destacar que a Academia de Letras do Triângulo Mineiro finalmente conquista sua sede...Vai se instalar, de mala e cuia – e muita história pra contar, no casarão número 358 da rua Senador Pena.
Teto pra todos
Construído na década de 1930, o imóvel é ocupado atualmente pela Casa do Artesão, a Associação de Mulheres Rurais de Uberaba/Amur, o Centro de Negócios da Mulher Empreendedora/BPW e o projeto Uberaba Feita a Mão/Uberfama. A partir de junho estas entidades tomam posse da antiga sede da Fundação Cultural, em frente à Catedral, e que está passando por restauração.

Habilitação para o gasoduto
Consórcio Engefoto Esteio foi o único habilitado na disputa pelo direito de elaborar o projeto técnico do gasoduto Queluzito/Betim – Uberaba. Resultado foi divulgado no final de semana pela Companhia de Gás de Minas Gerais/Gasmig – sócia do empreendimento. As outras concorrentes ainda podem entrar com recurso. A vencedora vai realizar serviços de estudos aerofotogramétricos para fins topográficos e cadastrais, projeto de detalhamento, estudos ambientais e levantamento cadastral e jurídico da nova rede de distribuição de gás natural.
A disputa
Foram inabilitadas as seguintes empresas que entraram na disputa pelo direito de elaborar o projeto técnico do gasoduto Queluzito/Betim – Uberaba: Consórcio ERG-SAI-Prospecsolos; Comes América Latina Instalações Elétricas e de Instrumentação Ltda; Consórcio Gás Natural Fenosa Engineering do Brasil S.A. e HGA Hansa Geofísica e Aerolevantamento Ltda; Consórcio Gasoduto do Triângulo.
Retificação
A Gasmig chegou a anunciar a habilitação de duas empresas: o Consórcio Gasoduto do Triângulo e o Consórcio Engefoto Esteio. Entretanto, publicou uma retificação, informando que apenas o Consórcio Engefoto Esteio está documentada para assumir o contrato do projeto técnico do gasoduto.
De olho
A licitação tem provocado interesse especial, uma vez que a Petrobras já está com seu canteiro de obras instalado em Uberaba para construir a fábrica de amônia/fertilizantes, e o gás natural é imprescindível para seu funcionamento. Cada atraso ou dúvida surgida em relação ao gasoduto é um “Deus nos acuda”.
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário