27 de abril de 2014

Conta-Gotas...Notícias

DOM ALOÍSIO ROQUE          (FOTO: DIVULGAÇÃO)
19/06/1936 – 27/04/2014
O RECADO DERRADEIRO DO 3º ARCEBISPO DE UBERABA
Foi encontrado morto neste 27 de abril, em sua residência, em Uberaba, o terceiro arcebispo da Arquidiocese, dom Aloísio Roque Oppermann. Ele exerceu o cargo por 16 anos, e se aposentou por força da idade em maio/abril de 2012, quando assumiu seu sucessor, dom Paulo Mendes Peixoto. Seu último artigo é uma crítica contra o comunismo
Em seu último artigo – publicado nos sites da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB e da Arquidiocese de Uberaba, e no Jornal de Uberaba, neste dia 27 de abril de 2014, domingo, dia de sua morte, o arcebispo emérito de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann criticou o comunismo, especialmente Cuba, e lamentou que governos do Brasil tenham relações com aquele país. Dom Roque citou textualmente os médicos cubanos que estão chegando ao Brasil através do Programa Mais Médicos – e que acabam de chegar também em Uberaba. “Não entendemos se os médicos trazidos de países socialistas, vieram para ensinar ao povo que os indivíduos devem ser pagos parcimoniosamente em favor do grande partido...” – cita ele, entre outras alternativas. O arcebispo emérito lembrou que a revolução de 31 de março, no Brasil, foi consequência do “medo que vinha da ilha da Cuba”. E questionou: Valeu a pena fazer revolução? Até o fechamento desta edição ainda não havia uma explicação para a morte, mas é certo que o arcebispo de 77 anos de idade vinha sofrendo com uma série de problemas: era diabético, tinha problema no pulmão e doença coronária grave.
Obs.: Íntegra do artigo está no final desta edição

“PARA AS ELEIÇÕES QUE SE APROXIMAM, OS DEBATES
NÃO DEVEM SER CENAS DE PUGILATO, NEM DE BAIXARIAS.
MAS SIM, UM CONFRONTO SAUDÁVEL, QUE LEVE A TEMPOS MELHORES,
E GARANTAM QUE OS BENS PÚBLICOS SERÃO GERIDOS COM LISURA.”
_ Dom Aloísio Roque Oppermann, arcebispo emérito de Uberaba, em
artigo publicado na edição de 5 de agosto de 2012, no Jornal de Uberaba 
– em plena campanha de prefeito e vereadores
---------------------

(Foto: Site do Vaticano)
Papa Francisco canoniza João XXIII e João Paulo II
De acordo com informações da agência de notícias do Vaticano, VIS, aproximadamente 500 mil pessoas assistiram neste 27 de abril, na praça de São Pedro, à cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, e cerca de 300 mil acompanharam o evento pela telas gigantes distribuídas na cidade de Roma. Estiveram presentes na cerimônia delegações oficiais de mais de cem países, mais de vinte chefes de Estado e personalidades do mundo da política e da cultura. O papa emérito Bento XVI concelebrou com o papa Francisco, que antes de proceder ao rito da proclamação dos novos santos, dirigiu-se a Bento XVI para abraçá-lo

BENTO XVI EM CUBA
Em fotos, a visita feita pelo então papa Bento XVI a Cuba, em março de 2012. Encontrou-se com o ex-presidente Fidel Castro, com o atual, Raul Castro, e celebrou missa campal com a presença de MILHARES DE CUBANOS, na maior tranquilidade, e com direito à livre expressão religiosa. (Fotos: Internet)
-----------------
RECEPÇÃO AOS PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS LEVA PAULO PIAU ÀS LÁGRIMAS
(FOTO: ENERSON CLEITON)
RECEPÇÃO AOS MÉDICOS CUBANOS É MARCADA PELA EMOÇÃO
Prefeito Paulo Piau (PMDB) se emocionou durante recepção aos profissionais cubanos que desembarcaram em Uberaba através do Programa Mais Médicos. Ele e a primeira-dama Heloísa Piau conversavam com os médicos sobre a situação deles em Cuba e no Brasil. Os médicos – que vão atender no Programa Saúde da Família/PSF, lamentaram que sejam incompreendidos em alguns casos; agradeceram a recepção (incluindo o almoço com a presença do prefeito e dos novos colegas da saúde pública local); revelaram que, a exemplo dos brasileiros que trabalham em outros países, eles vão destinar parte dos salários para suas respectivas famílias, em Cuba; e reafirmaram o compromisso com a saúde da população de Uberaba.
Ao todo, Uberaba recebeu 21 profissionais do Programa Mais Médicos, sendo 17 cubanos e quatro brasileiros. O programa foi criado pelo governo federal para atender às periferias das grandes cidades e às cidades do interior que enfrentam problemas no preenchimento de vagas. Mais de 1.500 médicos foram designados para Minas Gerais, todos eles já devidamente habilitados e liberados pelo Ministério da Saúde. Da recepção, em Uberaba, participaram ainda, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, e profissionais, inclusive médicos, que atuam no atendimento público
----------------
Companheiro
Pelo menos uma cena provocou emoções extremas durante o velório do arcebispo emérito dom Aloísio Roque, na segunda-feira: a chegada, ao local, do seu antecessor, dom Benedito de Ulhôa Vieira. Também arcebispo emérito, o religioso não conseguiu segurar e colocou pra fora toda a sua angústia. Sem dúvida, um dos bispos mais admirados e respeitados que já atuaram em Uberaba, dom Benedito fez muita gente chorar junto com ele.
Raízes
E vale lembrar que, apesar de nenhum deles ter origem por estas paragens, os três arcebispos de Uberaba que se aposentaram fizeram questão de manter residência em Uberaba: dom Alexandre Gonçalves Amaral, dom Benedito Ulhôa e dom Aloísio Roque – sendo que dom Roque deixou o cargo entre abril/maio de 2012, quando se aposentou por idade, e foi sucedido por dom Paulo Mendes Peixoto.
----------------
BRIGA POR CAUSA DE MATADOURO QUASE ACABA EM MORTE NA CÂMARA
Dizem as más línguas – e as boas também, que o clima fervilhou segunda-feira, nos bastidores da Câmara de Uberaba. Os vereadores Paulo César Soares – vice-presidente da Câmara, presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Social, filiado ao SDD, e Edmilson Ferreira de Paula, presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público, filiado ao PRTB, de estranharam – e põe estranharam nisso!
Origem
(Versão 1)
A encrenca de Paulo César Soares e Edmilson Ferreira tem origem no frigorífico Boi Bravo, do bairro Costa Teles. Na edição de sábado esta coluna revelou que, durante reunião plenária no dia anterior, o vereador do Solidariedade, mais inflamado do que nunca, insistiu que o frigorífico seja retirado do local. Por sua vez, o vereador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro saiu em defesa da empresa, lembrando, inclusive, que quando o proprietário Romeu Telles esteve recentemente na Câmara ninguém criticou – nem mesmo Paulo César.
Origem
(Versão 2)
Já a encrenca de Paulo César Soares com o empresário Costa Telles tem origem bem mais antiga: na década de 1980, quando Paulo César exerceu seu primeiro mandato de vereador. 
Moral da história
Entre feridos e quase mortos - em meio a chutes e até uma faca que apareceu na mão de alguém, por pouco não aconteceu uma tragédia nos bastidores da Câmara de Uberaba.
-----------------
Presidente da República confirma presença na abertura da 80ª ExpoZebu



QUE SUFOCO!
Prefeito Paulo Piau está tão entusiasmado com a presença de Dilma Rousseff  na 80ª Expozebu, que corre o risco de ir com muita sede ao pote. A presidente vai ter que se desdobrar em 500 corpos físicos para dar conta de tanta inauguração, anúncio, visitas e assim por diante. Jesus toma conta!
 ---------------
MARCOS MONTES EM REUNIÃO COM DIRETORIA DA OAB     (FOTO: DIVULGAÇÃO)
PRESIDENTE DA OAB DIZ QUE MOVIMENTO DE COMBATE À CRIMINALIDADE SERÁ LANÇADO BREVE
Presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo, diz que caberá ao G9 – grupo integrado por nove entidades classistas da cidade, o lançamento e organização de um amplo movimento de combate à criminalidade.  Ele lembra que a OAB faz parte do grupo e que portanto, estará diretamente envolvida com a mobilização. Em recente visita à sede da entidade, o deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes (PSD), sugeriu que a OAB assumisse a liderança de um movimento de enfrentamento da criminalidade no município. Para MM, a OAB tem o perfil ideal – de isenção, de participação histórica na democratização do país e por representar a maioria dos profissionais ligados à segurança pública.
O G9 – Integram o grupo, além da OAB/Uberaba, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Uberaba – Sinduscon; a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu; Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande - Cigra; Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL; Regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg; Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro; Sindicato Rural de Uberaba, e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba.
----------------
------------
EXECUTIVO E LEGISLATIVO QUEREM VIABILIZAR ZONA DE EXPORTAÇÃO
Câmara de Vereadores aprovou por 12 votos a 1 o novo modelo da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba/ZPE, proposto pelo governo Paulo Piau com o objetivo de viabilizar a estrutura.  As dificuldades impostas pela legislação esvaziaram as concorrências públicas abertas pela administração passada para atrair interessados em participar da implantação. Nenhuma empresa ou consórcio se apresentou para construir e administrar o empreendimento.
PP X AA
Por sinal, o único voto contra o projeto da atual administração foi dado pelo vereador/presidente do Pros de Uberaba, Cléber Humberto Ramos, que foi líder e é um dos principais aliados do ex-prefeito e atual candidato a deputado federal Anderson Adauto (PRB). O plenário derrubou emenda do ex-líder de AA, e aprovou o projeto. Enquanto isso, Calos Assis, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico no governo de Anderson, acionou o Ministério Público contra o projeto do atual governo.
ZPE/UBERABA
Zona de Processamento de Exportação de Uberaba foi aprovada em março de 2012 pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação – CZPE, e poucos meses depois, foi confirmada em decreto da presidente Dilma Rousseff (PT). Além de carnes e da produção de óleo de soja, expectativa do governo federal é de atrair, ainda, no caso da ZPE de Uberaba, investimentos das áreas sucroalcooleira, couro, produtos lácteos, moveleira, químicos e cosméticos.
EXPORTAÇÕES
De acordo com os últimos indicativos oficiais – que são de 2010, as principais exportações de Uberaba, naquele ano, foram para o Iraque, Egito, Argentina, México e China.
IMPORTANTE!
Uberaba não é exceção nas dificuldades. Apesar de movimentarem bilhões de dólares no mundo, as ZPE´s não saíram do papel no Brasil. Das 24 zonas que receberam autorização para funcionamento nos últimos anos, não há nenhuma em funcionamento.
----------------


Corrida da solidariedade
1ª Corrida Rústica em prol do Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo será realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM/Cesube, com apoio da Prefeitura de Uberaba e Polícia Militar, no dia 10 de maio, às 17h, com largada em frente ao Lar. A organização está a cargo do professor Hélio Gomes.
As inscrições podem ser feitas na sede da instituição, na rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia, em troca de um quilo de sabão em pó, até o dia 31 de abril.
O percurso de 5 km será executado na avenida Leopoldino de Oliveira, e a concentração está marcada para 16h. Os três primeiros colocados ganharão troféus e todos os corredores que concluírem a prova receberão medalha de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3318-2900.





Propaganda...
Nova campanha publicitária da Fiat é uma bela demonstração do quanto o mundo empresarial/capitalista – selvagem, ou não, como prefira o leitor, pode contribuir com o país. A campanha é direcionada para o trânsito. Com o slogan “Fiat. Por uma rua melhor”, o manifesto em desenho animado pede para que as pessoas coloquem a mão na consciência e assumam que também são “vacilonas”.
...e função social
Os dois filmes – cada um de 30 segundos, exibidos até agora, são um manifesto: “Vacilão na rua, não!” Narram a vida perfeita dos respectivos protagonistas – um homem no carro e uma mulher na bicicleta, que se transformam no trânsito. Armando dirige em alta velocidade, “costura” os carros, usa celular na direção, e assim por diante, enquanto Karina fica enlouquecida na bike. A campanha é assinada pela Agência Fiat, e formada por profissionais de Leo Burnett e da AgênciaClick Isobar. Vale prestar atenção...
Vem pra rua
Outra campanha da Fiat chamou a atenção em junho de 2013. O refrão "Vem pra rua, porque a rua é a maior arquibancada do Brasil" saiu de uma campanha publicitária diretamente para as manifestações que reuniram milhares de pessoas Brasil afora. Composta por Henrique Ruiz, a música era cantada por Falcão, vocalista da banda O Rappa, e foi criada para a campanha publicitária da Fiat para a Copa das Confederações/Fifa de 2013. Henrique Ruiz trabalhava, na época, na produtora S de Samba, que produz canções para o mercado publicitário.
----------------
Lixo?!
Passou em branco – pela segunda vez, licitação aberta pela Câmara de Uberaba para adquirir lixeiras. Ninguém se habilitou no pregão desta semana, que, a exemplo do realizado dia 11 de abril, foi declarado deserto pelo presidente Elmar Goulart (SDD). A diferença é que agora ele não abriu novo processo licitatório. Palpite: em vez de pedir lixeira “em aço inox”, talvez dê certo com lixeira de plástico...

Expansão
E por falar na Câmara, a Medalha Policial do Ano passa agora, a homenagear também, agentes penitenciários e socioeducativos. A resolução foi publicada na última edição do Porta-Voz – jornal oficial do município, e já está valendo para as escolhas de 2014.

Prata da casa
Confirmadíssima a participação do ambientalista Pedro Oliveira em reunião da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/Fiesp neste dia 28 de abril. Nascido em Campina Verde, no pontal do Triângulo Mineiro, e radicado há anos em Uberaba, o cirurgião-dentista aposentado e empresário rural vai falar – durante 15 minutos, com direito a prorrogação, sobre o que mais o apaixona: a preservação da baruseira. Vai pedir apoio para sua luta...
Baruseira
Fonte de alimento para animais silvestres e seres humanos, a amênoa – ou baru, é encontrada, em destaque, no pontal do Triângulo Mineiro: Campina Verde, Gurinhatã, Santa Vitória, entre outros municípios, e em outros Estados. Sua região natural de ocorrência estende-se pelo Planalto Central, desde o norte de Minas Gerais, passando por Goiás e Mato Grosso, chegando à costa atlântica do Maranhão. A árvore tem geralmente 25 metros de altura, copa densa e arredondada.

Hitchcock
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, fez voo rasante “no interior de São Paulo”, e retorna confiante na conquista de uma “grande indústria” para Uberaba. “Fui acompanhado de um diretor do Indi” (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais) – diz ele, sem entrar em maiores detalhes. Afinal, a disputa por novos empreendimentos é acirrada.

Na rede
Site do Sistema Mineiro de Inovação/Simi dá destaque para a contratação da empresa que vai projetar o prédio institucional do Parque Tecnológico de Uberaba. A vencedora é a  Eficiência Engenharia, que vai realizar a elaboração dos planos executivos de urbanização e edificação do Parque. Contrato é de R$ 1,9 milhão. O projeto prevê 4 mil m² de área construída, com incubadora de empresas, condomínio de 20 empresas de base tecnológica, núcleo de inovação tecnológica (Nit) e área de administração do Parque. Ela tem 150 dias para entregar os projetos, e logo em seguida as obras serão licitadas pelo governo de Minas.


Rindo à toa
Aluno do 9º período do curso de Direito da Universidade de Uberaba/Uniube,  Guilherme Gonzaga Bento, que teve trabalho científico aprovado pela organização do evento, não vê a hora de apresentar  o trabalho no XI Simpósio Nacional de Direito Constitucional da Academia Brasileira de Direito Constitucional, que acontece em Curitiba (PR), entre os dias 1º e 3 de maio. Orientado pelo professor André Del Negri, o trabalho de Guilherme conclui, em resumo, que “a Lei de Acesso à Informação trouxe para a discussão a necessidade de se desenvolver uma cultura da transparência no país, cuja base seja o princípio da publicidade e não o segredo “de Estado”, utilizado por grupos políticos para se perpetuarem no poder”. Guilherme é coordenador do Parlamento Jovem da Câmara de Uberaba.
-------------------------
Pedido de socorro
Vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo César Soares (SDD), pediu em plenário, que a Justiça da Infância e da Adolescência de Uberaba agilize os processos em que familiares pedem permissão para a internação compulsória de filhos usuários de drogas. “As famílias estão desesperadas, pois os números de usuários crescem assustadoramente, enquanto a idade dos viciados vai diminuindo cada vez mais” – lembrou.

E depois?
Composta por nada menos do que quatro vereadores, a primeira Comissão Executiva Municipal provisória do novato Solidariedade/SDD de Uberaba terá vigência vencida dia 30, quarta-feira. Presidida por Luiz Dutra, a executiva também é integrada pelos vereadores Elmar Goulart, Paulo César e Samir Cecílio (o recordista de votos nas eleições proporcionais de 2012).

Reforço
E falando em Paulo César Soares, ele voltou a pregar a saída do frigorífico Boi Bravo do bairro Costa Teles. Mais inflamado do que nunca, ganhou o apoio explícito de Luiz Dutra – líder do prefeito Paulo Piau na Câmara. O líder pregou a interdição do local por parte do governo municipal e se colocou à disposição para reforçar medidas propostas por Paulo César no Ministério Público.
Recapitulando
A luta de Paulo César contra o matadouro – de propriedade de Romeu Telles, vem da década de 1980, de quando exercia seu primeiro mandato de vereador.
Há controvérsias
Vereador Edmilson Ferreira (PRTB) fez o contraponto. Lembrou que a Prefeitura de Uberaba deve cerca de R$ 14 milhões para o frigorífico de acordo não cumprido, e que a empresa é co-responsável pelo desenvolvimento dos bairros Abadia/Costa Teles, oferecendo empregos e renda. E mais: lembrou que quando Romeu Telles esteve em plenário, recentemente, nenhum vereador fez críticas contra ele. Pediu que ele volte, para que os vereadores desta vez, “falem mal na frente”.
E a comissão?
Edmilson e João Gilberto Ripposati (PSDB) defenderam que os problemas atribuídos ao frigorífico sejam tratados de forma civilizada, inclusive através de negociações entre o poder público e a empresa. Aliás, na semana passada o presidente da Câmara, Elmar Goulart, criou uma comissão especial de vereadores justamente com o objetivo de intermediar uma negociação.

Pratas...
Presidente do PSDB/Uberaba e vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais/INDI-MG, engenheiro Maurício Cecílio, fez voo rasante na  Exposição Minas Território da Arte, realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e fez questão de divulgar, no Facebook, imagens das obras de dois uberabenses: Paulo Miranda e Hélio Siqueira.
...da casa
Maurício Cecílio rasgou aplausos: “Alto nível, grandes e renomados artistas mineiros do passado e do presente. Muita alegria ao ver, com grande destaque, entre as obras, produções dos nossos Paulo Miranda e Hélio Siqueira. Grandes artistas, grandes pessoas, orgulho de Uberaba! Parabéns Hélio e Paulo!”

DE PASSAGEM – Deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes, recepcionou, no Aeroporto Mário Franco, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro (PP). Os dois presidentes desembarcaram em Uberaba e seguiram de carro para Conceição das Alagoas – destino de ambos. (Foto: Divulgação)

PAULO PIAU E GILMAR MACHADO         (FOTO: ENERSON CLEITON)
REGIÃO METROPOLITANA PODE TER 16 MUNICÍPIOS
Uberaba sediou a última rodada de debates sobre a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – RMTMAP, fechando desta forma, o projeto que será enviado para análise da Superintendência de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Regional do governo de Minas Gerais, e, em seguida, para votação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. De autoria conjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM e Universidade Federal de Uberldância/UFU, o projeto prevê uma RM com 16 municípios, em vez dos 66 da proposta original. Os prefeitos das duas maiores cidades da eventual RMTMAP e líderes do movimento, Paulo Piau/PMDB e Gilmar Machado/PT, participaram da última reunião, em Uberaba, e defenderam a tese de que a região metropolitana vai provocar o desenvolvimento regional, beneficiando inclusive, as duas cidades-polo.
---------------------
Saúde cubana
Independente de ser um projeto do PT, do PSDB, do PSD, do PMDB, do DEM – ou qualquer outro, não dá pra negar, em sã consciência, a importância do Programa Mais Médicos, especialmente no que concerne à contratação de profissionais cubanos. Também, em sã consciência, não dá pra concordar que estes profissionais tenham que dividir o salário com o governo cubano, mas, venhamos e convenhamos: o mundo todo sabe, e não contesta, que a melhor saúde do planeta é a de Cuba. Contar com esta experiência é uma oportunidade e tanto.
Flores pra eles
Em vez de discriminar, os médicos de Uberaba – aqueles que possuem inclinação pública e social, têm a chance de trocar experiências com os colegas cubanos que vão trabalhar na cidade. Que os 17 profissionais de Cuba conquistados pelo governo Paulo Piau sejam bem-vindos a Uberaba – com o respeito e a consideração que merecem, seja pela bagagem científica, seja pela condição de seres humanos.

OPINIÃO 1
Com relação ao Programa Mais Médicos, parabenizo o enfoque na sua coluna do dia 24/4/14, pois serve para esclarecer e sanear as bobagens publicadas e ainda ditas por formadores de opinião e políticos. Não concordo na questão da porcentagem devida a eles e ao governo cubano, mas isso é assunto interno e combustível para desqualificar o Programa e os profissionais. Lucidez faz bem aos jornalistas. Jornalismo qualificado está escasso, assim como médicos comprometidos com a saúde pública.
_Otávio Filho (Dentista, professor e funcionário público municipal)

OPINIÃO 2
 “É muito triste ouvir comentários maldosos e completamente inconsistentes sobre o Programa Mais Médicos, principalmente em um momento que Uberaba é presenteada com quase vinte médicos cubanos para colaborarem na Atenção Básica. É difícil nossa cidade! É não ter a menor noção do bem que um médico pode fazer a uma comunidade necessitada. Isso sem falar que o prefeito só recorreu ao programa porque apesar dos vários editais que já lançou, não está conseguindo médicos para atuarem no Programa Saúde da Família. A iniciativa tem todo o meu apoio! Sem médico não se completa a equipe de Saúde da Família, e sem equipe, não tem recurso. Sejam bem-vindos todos aqueles cubanos, portugueses, espanhóis e tantos outros que deixam sua terra natal e vêm nos ajudar neste grande desafio que é melhorar a saúde pública em nossa cidade e país.
_Maria Thereza Cunha (Psicóloga, assessora da Organização Mundial da Saúde no Brasil/Ministério da Saúde, ex-secretária de Desenvolvimento Social de Uberaba)

A COMARCA - O mapa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais indica a situação atual da comarca de Uberaba, constituída por cinco municípios

TRIBUNAL QUER REDUZIR TAMANHO DA COMARCA DE UBERABA
Localizado na microrregião de Uberaba, o município de Delta – ex-distrito emancipado politicamente em dezembro de 1995, deve, agora, deixar de pertencer também à comarca. Em projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais/TJMG promove a reorganização de sua estrutura, incluindo a transferência de Delta para a comarca de Conquista.
Na divisa
Distante cerca de 35 quilômetros de Uberaba, com uma população estimada (em 2013) de 9.053 habitantes, Delta situa-se no Triângulo Mineiro, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Nos limites com o Estado de São Paulo, seu território inicia-se no Rio Grande, na foz do ribeirão Ponte Alta, e segue pela divisa interestadual até a foz do ribeirão Conquistinha.
Limites
O ex-distrito de Uberaba fica um pouco mais distante de Conquista – cerca de 41 quilômetros, uma pequena diferença de cinco minutos de carro. Seus limites com o município de Conquista iniciam-se no ribeirão Ponte Alta, na foz do ribeirão Santa Efigênia, seguindo por ele até a sua foz, no rio Grande. Também mantém limites com Uberaba, através do rio Grande. Constituem-se municípios vizinhos: Aramina e Igarapava do lado paulista, Conquista e Sacramento do lado mineiro.
A troca
Minas Gerais possui, hoje, 296 comarcas – entre elas, Uberaba e Conquista. Considerada entrância especial, a comarca de Uberaba foi instalada em 17 de maio de 1892, e é integrada por cinco municípios: Uberaba, Delta, Água Comprida, Campo Florido e Veríssimo. A comarca de Conquista – instalada em 16 de dezembro de 1975, é integrada por um único município: a própria Conquista, e ainda por dois distritos – Guaxima e Jubaí.
------------------
Novidade nos 80
Vereador Franco Cartafina – presidente do PRB/Uberaba e relator da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios na Câmara de Uberaba, é um dos mais animados com a ExpoZebu Dinâmica. Coordenado por João Gilberto Bento, o evento acontece durante a 80ª edição da Exposição Nacional de Gado Zebu, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ.
Oportunidades
(Versão 1)
A presença de um público qualificado – tanto regional, nacional, quanto internacional, na ExpoZebu, motivou o lançamento da ExpoZebu Dinâmica, que vai divulgar as novidades do setor de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e serviços aplicados à agropecuária. A ExpoZebu Dinâmica vai acontecer de 7 a 9 de maio, das 8h às 17h, numa área de 75 hectares, localizada na Estância Orestes Prata (rodovia MG/427 – KM/02). O acesso ao evento será gratuito.
Peso pesado
Entre as empresas/instituições que confirmaram estandes na ExpoZebu Dinâmica, estão a Coimma, Ikeda, Menta, Stara, Ipacol, Nogueira, LS Tractor, New Holland, Valmont, Coopercitrus, JF, Dow, W. Seeds, Matsuda, CNA, Sindicato Rural, Senar, Sebrae, Banco Brasil, Sicoob, ABCZ, Prefeitura de Uberaba, MDA, Mapa, governo de Minas Gerais, Embrapa.

Vizinhança
Com base política em Uberlândia – onde foi a vereadora mais votada da história da cidade, a deputada estadual Liza Prado (PSB) não deixou por menos e tratou de aprovar, na Assembleia Legislativa, moção de aplausos pelos 80 anos da ExpoZebu.

Mundo animal
Já o deputado estadual Antônio Lerin (também do PSB e também ex-vereador) apresentou proposição declarando de utilidade pública estadual a Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais/Supra. Se o projeto de lei for aprovado e posteriormente sancionado pelo governador do Estado, a Supra se torna habilitada para receber projetos, programas e recursos públicos estaduais.

Agronegócios
E por falar no campo, a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro/Certrim anuncia que está quase tudo pronto para a 12ª edição do Encontro de Bons Negócios – evento que já integra o calendário dos produtores rurais de Uberaba e região. Encontro acontece de 14 a 16 de maio, e foi antecipado em 2014 para que os produtores tenham mais tempo para se preparar para a safra 2014/2015.
Oportunidades
(Versão 2)
Ao longo do evento, a Certrim oferece serviços, troca de experiências e palestras técnicas com assuntos atuais de interesse dos setores da agricultura e pecuária. Além disso, promove rodadas de negócios, com excelentes oportunidades para os produtores. Já estão confirmados 25 estandes com produtos do setor agronômico e pecuário, e as vendas podem ser realizadas no pátio da cooperativa onde os produtores podem negociar diretamente com os fornecedores. Evento acontece na loja da Certrim situada na avenida Barão do Rio Branco, 534.
-------------------
Artigo especial
VALEU A PENA FAZER REVOLUÇÃO?
Dom Aloísio Roque Oppermann
Arcebispo Emérito de Uberaba 
O que moveu os agentes da Revolução de 31 de março, a intervir na sequência politico-histórica do Brasil, foi o medo de acontecer uma instalação de regime de governo, de cunho socialista e marxista. O medo vinha, com realismo, da ilha de Cuba. Nós como cristãos, praticamos uma inata aversão a esses regimes ateus, porque sabemos quanto a Igreja sofreu e sofre nos países comunistas: neles há necessidade de praticar o culto sob os olhos vigilantes do governo; de conformar-se com leis contrárias ao ensinamento de Jesus; de ver encarceramentos de seus líderes; de sofrer cerceamentos permanentes da liberdade. ”Foi para a liberdade que Cristo nos redimiu” (Gal 5, 1). Depois de 50 anos cabe-nos perguntar se aquele golpe revolucionário debelou os males que pretendia evitar.
Parece que os princípios de Hegel, de quebrar toda a estrutura social, para ver se aparece alguma coisa melhor do que esta sociedade, ainda conta com interesse em muitas escolas. Nelas permanece como sedução constante de uma “nova sociedade”. A idéia de Marx de jogar um grupo contra outro, através da luta de classes, continua em alta. Mesmo que suas profecias de união entre os proletários não se tenham jamais cumprido, nem a imposição sangrenta dos ideais comunistas tenha surtido resultados. Hoje parece que o método preconizado por Gramsci, de introduzir o socialismo entre todos, por métodos suaves mas furtivos, está na crista da onda. O meio é a ideologia e a educação a conta gotas, de modo que não se perceba a presença da poção venenosa. Assim, ficamos em dúvida diante das intenções reais do nosso poder público, frente à amizade com regimes políticos estrangeiros; não entendemos se os médicos trazidos de países socialistas, vieram para ensinar ao povo que os indivíduos devem ser pagos parcimoniosamente em favor do grande partido; se eles vieram para mostrar que não se precisa de família; se a Comissão da Verdade não faz pesquisa seletiva; se a escolha de certos líderes é para ameaçar a legitimidade da economia de mercado; se o projeto nacional de educação, com sua tônica sobre gêneros, de fato quer fazer perecer a família; se o desejo de intervir nos meios de comunicação é para estabelecer a ordem, ou é para tomar conta daquilo que é diferente. O leitor veja se o futuro da liberdade hoje está garantido, ou se as nuvens escuras que se aproximam são prenúncio de tempestades. Não nos caberia um longo caminho de educação?
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário