6 de abril de 2014

Conta-Gotas...Notícias

PIOR A EMENDA...
INSTITUTO ANUNCIA ERRO EM PESQUISA SOBRE ESTUPRO E EXONERA RESPONSÁVEL
A TABELA ACIMA MOSTRA O NOVO RESULTADO,
ENQUANTO A OUTRA TABELA ESTÁ SENDO RETIFICADA
Após provocar uma celeuma sem precedentes em termos de resultado de pesquisa, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/Ipea veio a público para desmentir que “65,1% dos entrevistados disseram que as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Na verdade, segundo o Ipea – em retificação quase tão barulhenta quanto o resultado sobre estupro, esta questão teve a discordância de 58,4% dos entrevistados. Ou seja, 26% concordam com a frase.



Reações
(Versão 1)
Além da imensa repercussão na imprensa nacional e internacional e da mobilização provocada nas redes sociais, até a presidente Dilma Rousseff (PT) fez pronunciamento lamentando o resultado. Feita entre maio e junho de 2013, a pesquisa ouviu 3.810 pessoas e foi divulgada durante a programação do mês dedicado à mulher (março).
Reações
(Versão 2)
Aliás, bastaram algumas horas após o anúncio do erro para que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - um órgão do governo federal, virasse piada na internet. Dezenas de páginas foram criadas nas mais variadas redes sociais.
Exoneração
Vimos a público pedir desculpas e corrigir dois erros nos resultados de nossa pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres, divulgada em 27/03/2014. O erro relevante foi causado pela troca dos gráficos relativos aos percentuais das respostas” – diz o Ipea em seu site oficial, anunciando a exoneração do diretor de Estudos e Políticas Sociais, Rafael Osório.
O que diz o Ipea
sobre ele mesmo
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.
Não dá pra comemorar
Apesar da retificação, não é possível comemorar o resultado. De acordo com o número correto, um em cada quatro brasileiros concordam com a afirmação de que “as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Além disso, de acordo com a pesquisa, 58% dos entrevistados concordam com a frase: "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".
Homossexuais
 A pesquisa também revelou que a maior parte dos brasileiros se incomoda em ver dois homens ou duas mulheres se beijando. Dos entrevistados, 59% relataram desconforto diante da cena, e 52% concordam com a proibição de casamento gay. Para 41% dos entrevistados, "um casal de dois homens vive um amor tão bonito quanto um homem e uma mulher". Metade dos entrevistados concorda com a afirmação de que casais de pessoa do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos de outros casais.
Machismo
O levantamento também mostrou que a maioria acha que o homem tem que ser a cabeça do lar, que toda mulher sonha em se casar, e que o que acontece com o casal em casa não interessa a ninguém.

ALBERTO PINTO COELHO - AINDA VICE-GOVERNADOR, EM EVENTO EM UBERABA
PRA DECORAR – Levando em conta que, durante muito tempo ao longo da gestão do ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) ainda tinha gente que achava que o governador de Minas era Aécio Neves (seu antecessor e colega de legenda), esta coluna dá sua contribuição publicando a foto do novo governador.
Mudança
Enfim, o novo governador de Minas Gerais é Alberto Pinto Coelho (PP). Foi empossado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no lugar de Anastasia, que se desincompatibilizou para se candidatar a senador e trabalhar na campanha do senador Aécio Neves, seu colega de PSDB, a presidente da República. Sai PSDB e entra PP no comando da Cidade Administrativa.
Prata da casa
...E vale lembrar que o pai do novo governador – o advogado e professor Alberto Bismark Pinto Coelho, residiu em Uberaba, onde deu aulas na Faculdade de Direito (em 1952).
---------------
MARCOS MONTES OCUPA TRIBUNA DA CÂMARA PARA ALERTAR COLEGAS DEPUTADOS
16 anos
Deputado federal majoritário de Uberaba, presidente do PSD local e vice-líder da bancada do partido na Câmara, Marcos Montes, assume, com todas as letras, a defesa da redução da maioridade penal. E mais do que isso: convocou os colegas parlamentares a abraçarem a ideia.
Na tribuna
Membro efetivo da comissão especial que analista os projetos relativos às mudanças do Código Penal – que é de 1940, Marcos Montes foi à tribuna esta semana para desabafar. Defendeu projeto de sua autoria, que prevê o uso de dinheiro apreendido do tráfico de drogas para o tratamento de dependentes químicos, mas alertou para o fato de que é preciso atualizar e dar maior rigor à legislação penal.
Verão
O pronunciamento do vice-líder do PSD foi destaque no Jornal da Câmara. “Faço a minha parte, mas não posso resolver nada sozinho; as mudanças dependem de uma conscientização generalizada no Congresso nacional” – justificou ele a Conta-Gotas...Notícias.


-----------------
Cidadania
empresarial
Saúde e Segurança do Trabalho” é o tema de seminário que a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg, promove dia 9 de abril, quarta-feira, às 19h,  na sede da entidade - praça Frei Eugênio, 365. Atividade faz parte da edição 2014 do Projeto Rotas para o Futuro. Palestra fica a cargo da advogada e consultora trabalhista Maria Inez Diniz de Medeiros.

Chapa pura
E o estudante tucano Aleff Madruga – que não esconde de ninguém que já anda se preparando para ser candidato a vereador em 2016, manda e-mail pra redação de Bastidores, se posicionando sobre 2014. Diz que o PSDB/Uberaba já teve entreveros internos além da conta, e defende chapa pura – deputado federal e deputado estadual. “Eu defendo o nome do vereador João Gilberto Ripposati para candidato a deputado estadual” – afirma ele.
Asas
E por falar nisso, o que fez Madruga descer do muro tem tudo a ver com a candidatura já anunciada, do então presidente da Companhia Habitacional do Vale Do Rio Grande/Cohagra, Wagner Júnior. Apesar de ele ter se desincompatibilizado do cargo na Cohagra para ser candidato a deputado estadual pelo PR, alguns tucanos aderiram ao projeto extra-PSDB.

Chuá...
Por outro lado, o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan – que se filiou recentemente ao PMDB, após ter sido candidato a prefeito em 2012 pelo PSDB, não vai disputar as eleições de 2014. Após mais uma lenha na fervura de uma possível candidatura, o secretário distribuiu nota oficial para a imprensa, jogando água na fogueira. E mais: não se desincompatibilizou no prazo determinado, que era dia 5 de abril.

Pra depois...
Em 5 de junho, quatro meses antes das eleições gerais, deverão deixar seus postos dirigentes, administradores ou representantes de entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, e dirigentes sindicais. E três meses do pleito, ou seja, 5 de julho, quem deve se afastar dos respectivos cargos são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
Eles ficam...
E os parlamentares que querem concorrer à reeleição ou a outro cargo não precisam sair do Congresso Nacional e nem das assembleias legislativas, bem como a presidente da República se concorrer à reeleição.
---------------
---------------
Em análise
Cinco empresas estão na disputa pelo direito de elaborar o projeto técnico do gasoduto Queluzito/Betim – Uberaba. A vencedora vai realizar serviços de estudos aerofotogramétricos para fins topográficos e cadastrais, projeto de detalhamento, estudos ambientais e levantamento cadastral e jurídico da nova rede de distribuição de gás natural.
Na disputa
Companhia de Gás de Minas Gerais/Gasmig – sócia do empreendimento, divulgou a lista das empresas/consórcios que entregaram documentos de habilitação e propostas comerciais (participantes da licitação): Consórcio ERG-SAI-Prospecsolos; Consórcio Gasoduto do Triângulo; Consórcio Engefoto - Esteio; Comes América Latina Instalações Elétricas e de Instrumentação Ltda; Consórcio Gás Natural Fenosa Engineering do Brasil S.A. e HGA Hansa Geofísica e Aerolevantamento Ltda.

RAÍSSA ROCHA MACHADO
Gente que faz
e acontece...
E como previu esta colunista – sem medo de errar, eis que os para-atletas de Uberaba retornam da 1ª edição dos jogos para-sul-americanos, em Santiago, no Chile, com a mala cheia de medalhas. O Brasil ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, com 104 no total, sendo 47 ouros, 35 pratas e 22 bronzes. Perdeu apenas para a Argentina.
Prata e ouro da casa
E destaque: dois atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu tiveram participação importantíssima no resultado brasileiro. José Carlos Chagas foi prata na bocha BC1 e ouro na disputa por equipes, categoria BC1/BC2, vencendo a Argentina por 8X3 na decisão. Raíssa Rocha Machado foi bronze no lançamento de disco F56 e no lançamento de dardo F56.  A técnica Janaína Pessato, da Adefu, também fez parte da delegação brasileira.
-----------------------

A UNIÃO FAZ A FORÇA - Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira, assina a liberação de recursos para Uberaba sob os olhares atentos e ansiosos do prefeito Paulo Piau e do deputado federal Marcos Montes

A união...
Sobram elogios na rede social em publicações sobre recente audiência concedida pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, deputado federal licenciado Alexandre Silveira, do PSD, ao prefeito e ao deputado federal majoritário de Uberaba, Paulo Piau (PMDB) e Marcos Montes (PSD). Mesmo estando em palanques opostos, PP e MM foram juntos a Belo Horizonte atrás de recursos para Uberaba.
...faz a força
Intermediário do encontro com seu colega de PSD e de Câmara dos Deputados, Marcos Montes comemora os resultados, bem como o prefeito, que conseguiu, numa só tacada, fechar uma série de projetos de seu governo. Entre as conquistas: R$ 3 milhões para viabilizar a Unidade de Pronto-Atendimento/Boa Vista e a construção de uma Unidade Básica de Saúde/UBS Santa Marta; e a garantia de R$ 5 milhões para a conclusão do Hospital Regional.
O outro lado
Em seus murais no Facebook, Paulo Piau diz que “nem tudo é assunto ruim na Saúde pública de Uberaba”. Fala sobre as denúncias de plantões sendo burlados por servidores, e lembra que suas ordens são para que se apure tudo e que os fatos sejam encaminhados ao Ministério Público. Entretanto – segundo ele, há que se comemorar as conquistas, inclusive o dinheiro da UPA/Boa Vista e do Hospital Regional, entre outros.
O lado certo
Por sua vez, Marcos Montes reforça, em seus murais, o fato de colocar os interesses de Uberaba acima das questões pessoais e ou de grupos. Afirma que, mesmo estando em palanque oposto ao do prefeito, a sua disposição é sempre de colaborar.
-------------------
Quase tucano...
Advogado Alexandre Pires – cofundador e ex-presidente do PMDB/Uberaba, ainda não se filiou ao PSDB presidido por Maurício Cecílio, mas garante que já bateu o martelo do compromisso. Em resumo: é só questão de tempo, hora e lugar. Alexandre deixou o PMDB, se dizendo “cansado” de tanto tentar um acordo, sem sucesso, com o comando atual. Vai descansar no muro dos tucanos.

De cabo a rabo...
E por falar em partidos, vai aqui uma dica: os dirigentes precisam entregar a administração técnica das legendas para pessoas que entendam de legislação eleitoral, e mais – de matemática, pura e simplesmente. As prestações de contas estão sendo rejeitadas na Justiça Eleitoral, de mamando a caducando.

Os filiados
E os 32 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral/TSE têm até o dia 14 de abril para enviar via internet, a relação de seus filiados.  As listas devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos. Após receber a relação dos filiados, o TSE inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, destaca as pessoas que figuram no sistema como ligadas a mais de uma legenda.

Livre arbítrio
Em gravação feita para o programa "Eleições 2014", o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, defendeu mais uma vez que o eleitor não pode continuar sendo “tutelado”, ou seja, não pode continuar sendo obrigado a votar quando na verdade esse é um direito de cada cidadão. “A escolha dos representantes se faz considerado o exercício de um direito, e penso que vamos chegar ao dia em que deliberaremos a respeito do voto obrigatório afastando-o” -  afirmou ele.
Livre arbítrio 2
Atualmente, têm direito ao voto facultativo e portanto, não são obrigados a votar: eleitores com 16 e 17 anos; acima de 70 anos e os analfabetos. No caso de Uberaba, especificamente, eles somam 28.651. São 314 eleitores com 16 anos de idade; 1.071 com 17 anos; 20.222 com idades acima de 70 anos. E ainda: 7.044 analfabetos.
HÉLIO ANGOTTI/TORRE 1: ANTES E AGORA
HOSPITAL DO CÂNCER DE UBERABA ENTREGA 44 NOVOS LEITOS E 16 REFORMADOS, EM DOIS ANOS  
Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central - ACCBC/Hospital Hélio Angotti, reinaugurou oficialmente, neste dia 7 de abril,  16 leitos reformados, no 6º andar da Torre I, a mais antiga das duas que compõem o hospital. O piso foi equiparado aos 44 leitos novos entregues em 2012.
Apoio
A restauração contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho da 3ª Região, sediado em Uberlândia, que destinou via Termo de Ajustamento de Conduta/TAC mais da metade dos recursos investidos - mais de R$ 300 mil dos R$ 614 mil investidos. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo Hospital, nós conseguimos, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, entregar leitos em condições mais dignas aos nossos pacientes no sexto andar mais antigo. A meta agora é conquistar novas ajudas e reformar os demais andares deste prédio”, informa o presidente da ACCBC/Hospital Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi.
História
Desde a construção, há 53 anos (1º de março de 1961), a Torre I nunca havia passado por restauração completa. Foram reformuladas instalações hidráulicas e elétricas, pisos, paredes e portas, transformando totalmente o andar e equiparando-o ao 6º e ao 7º andares da Torre II, estes inaugurados em 2012, com doação superior a R$ 700 mil por parte da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, de Araxá.
A mobília
A Diretoria da ACCBC fez as contas e estima em R$ 95,6 mil o montante necessário para mobiliar o andar reformado, de forma compatível com a reforma. Além disso, a instituição terá de correr em busca de recursos para manutenção dos novos leitos.

HOSPITAL TEM 4.000 PACIENTES
Com cerca de 4.000 pacientes em tratamento, o hospital tem custo mensal de R$ 27,85 mil leito. No andar reformado, isto significa despesa mensal de R$ 445,6 mil investidos mensalmente para o atendimento dos pacientes, mais de 93% deles atendidos via Sistema Único de Saúde/SUS.
Estão incluídos nos cálculos gastos com limpeza, hotelaria, alimentação e profissionais de saúde, entre outros, mantendo-se ocupação média de 80%, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Já temos forte apoio da nossa sociedade e lideranças, mas precisaremos de mais ajuda ainda, pois não será muito fácil manter o atendimento aos pacientes da cidade e região, nestes e nos demais leitos do nosso Hospital”, lembra o presidente Délcio Scandiuzzi.


PIMENTA SÓ NO NOME – Filiados ao PMDB e aliados do PT, o prefeito Paulo Piau e a primeira-dama Heloísa Piau recepcionam em Uberaba, o ex-prefeito e ex-ministro Pimenta da Veiga, do PSDB, pré-candidato a governador de Minas pela oposição ao governo municipal. E garantem: todos os pré-candidatos receberão atenção e respeito da parte deles. A foto é de Sebastião Santos
-----------------
Terraviva
Leilão “União de Forças” – que acontece dia 2 de maio, a partir das 12h, no Tatersal Rubico de Carvalho/Parque Fernando Costa, será transmitido pela TV Terraviva - http://tvterraviva.band.uol.com.br. A informação é da assessoria do Hospital do Câncer de Uberaba – que a exemplo do pessoal do Hospital do Câncer de Barretos/SP, está rindo à toa com a realização do evento.
Ideias
Acontece que o leilão “União de Forças” – já considerado uma das grandes novidades da 80ª Expozebu, vai beneficiar os dois hospitais, que têm agora, a missão de atrair o maior número possível de pecuaristas (e suas doações) para o evento. O presidente do Hospital de Câncer de Uberaba, Délcio Scandiuzzi, fez voo rasante no Hospital do Câncer de Barretos, e junto com o diretor-geral daquela instituição, Henrique Prata, tratou de cuidar das gravações para divulgação.
---------------
SOS
Em e-mail enviado à redação de Conta-Gotas...Notícias, o servidor Dário Montes pede socorro à prefeitura para resolver um problema na avenida Coronel Zacarias Borges de Araújo/Distrito Industrial II. Diz ele que, para ir ao trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, tem que passar pela referida avenida, assim como os demais servidores e os alunos, já que não existe outra via de acesso.
Gambiarra
Entretanto – segundo Dário Montes, tem um armazém geral na avenida, que recebe dezenas de caminhões durante a safra. “O estacionamento da empresa é uma gambiarra improvisada, de terra batida e, quando chove, o barro desce para o asfalto formando uma piscina de lama: se está seco, a camada de terra solta sobre o asfalto é grande” narra ele. Além disso, conta que há o risco iminente de um acidente, pois a rua é estreita e os caminhões tiram a visão dos demais condutores.

A CONVITE DO VEREADOR FRANCO CARTAFINA (PRB) - QUE COLABORA COM O CORAL, O PREFEITO
PAULO PIAU CONHECEU E FICOU ENCANTADO COM O GRUPO MARACANÃ
Pra cantar e encantar
Idealizadoras e coordenadoras do projeto garantem que as crianças/adolescentes que participam do Coral Maracanã estão nos trinques para se apresentarem em público. O projeto social/cultural atende crianças/adolescentes entre 9 e 14 anos de idade. O coral é regido pela professora Rosana Caetano e tem como pianista acompanhadora, Cristina Arruda Corrêa. A agente cultural Thaís Colus atua como secretária.
-----------------
AS FOTOS DE ALYSSON OLIVEIRA REVELAM MOMENTOS ESPECIAIS DO CASAMENTO DE PATRÍCIA ALVES SILVA DE OLIVEIRA E RODOLFO VIEIRA DA ROCHA NA LINDÍSSIMA IGREJA DA MEDALHA MILAGROSA. EM DESTAQUES - NA 1ª FOTO, O ORGULHOSO PAI, PEDRO DE OLIVEIRA, CONDUZ A FILHA AO ALTAR; NA 2ª FOTO, OS NOIVOS TROCAM O BEIJO, E NA 3ª FOTO, O CASAL RODEADO PELAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS
Preservação
Cirurgião-dentista aposentado e empresário rural Pedro de Oliveira - o pai orgulhoso da noiva acima, luta uma guerra ecológica das mais importantes: quer salvar a famosa baruseira (baru), espécie do cerrado que está correndo risco de extinção.
Baruseira
Fonte de alimento para animais silvestres e seres humanos, a amênoa – ou baru, é encontrada, em destaque, no pontal do Triângulo Mineiro: Campina Verde, Gurinhatã, Santa Vitória, entre outros municípios, e em outros Estados. Sua região natural de ocorrência estende-se pelo Planalto Central, desde o norte de Minas Gerais, passando por Goiás e Mato Grosso, chegando à costa atlântica do Maranhão. A árvore tem geralmente 25 metros de altura, copa densa e arredondada.
-------------------
CURIOSIDADE HISTÓRICA
De casa nova
Fundação Cultural de Uberaba se instalou oficialmente, a partir do dia 7 de abril de 2014, no Casarão Tobias Rosa – o sobrado de número 356 da praça Rui Barbosa que passa agora, a se chamar Casa da Cultura. O local abriga ainda, o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Conphau e a Galeria dos Presidentes da Fundação Cultural de Uberaba, além da Galeria das Artes Raquel Machado. Inauguração foi acompanhada pelo lançamento do programa de cultura do governo Paulo Piau.
Origem
O imóvel já sediou a Fundação Cultural de Uberaba (1989/1992), mas só em 2009 foi adquirido pela Prefeitura de Uberaba. Construído no início do século XX pelo coronel Tobias Antônio Rosa, para ser sua residência, o sobrado foi idealizado pelo artista português Manuel Marinho, radicado em Uberaba.
De jornal
a hospital
Tobias Rosa fundou ali, dia 27 de abril de 1879, a Gazeta de Uberaba, que funcionou no local até 1915. No dia 19 de março de 1939, o médico José Humberto Rodrigues da Cunha inaugurou no imóvel o seu próprio estabelecimento hospitalar: a Casa de Saúde São José, que ali funcionou até 1954, quando se deu a inauguração do atual Hospital São José na rua Santo Antônio.
O sobrado
Edificado no alinhamento da via pública, o imóvel da Casa da Cultura mostra fachada sóbria, de composição rigorosamente simétrica, modulada, destacando-se o corpo central com vãos tripartidos nos dois pavimentos. Os balcões, em concreto armado nas janelas do segundo pavimento, são sustentados por mísulas. O acesso, no primeiro pavimento, é central, ocorrendo diretamente da calçada. As vergas mostram-se retas e arqueadas. As vedações, em madeira e vidro. A composição da fachada é arrematada por platibanda em recortes, ornada por apliques simétricos, em massa. (Fonte: Arquivo Público)
------------------

Um comentário:

  1. Giselda, o erro do IPEA na pesquisa sobre estupro foi tão grotesco que chego a pensar ter sido intencional.

    ResponderExcluir