25 de maio de 2014

Conta-Gotas...Notícias

REVIRAVOLTA
PMDB SALTA PARA A LIDERANÇA NO RANKING DAS FILIAÇÕES EM UBERABA


Após um amplo recadastramento – com o cancelamento de todas as fichas e um recomeço polêmico, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro/PMDB atropelou outras 31 legendas e saltou para a liderança do ranking das filiações em Uberaba.
Desde 2005, o hoje Democratas/DEM – na época Partido da Frente Liberal/PFL, reinou absoluto na primeira colocação.
Em 2004 o então PFL já dava indicações de crescimento. Tinha 3.128 filiados contra 3.156 do PMDB.
Em 2005 o ainda PFL virou o jogo: o PMDB caiu para 2.278 filiados.
Refundações
O PFL – fundado em 1985 e registrado em 1986, foi refundado e surgiu, em 2007, com o nome de Democratas, ou DEM.
Já o PMDB surgiu do Movimento Democrático Brasileiro/MDB, criado em 1966. Ganhou a sigla PMDB em 1980.
Força política
O PMDB ganhou força em 1982, quando elegeu nove governadores, inclusive Tancredo Neves em Minas Gerais, e, de quebra, repercutindo na vitória de Wagner do Nascimento para prefeito de Uberaba (1983/1988).
A partir daí, Uberaba foi administrada pelo PFL/DEM, com Hugo Rodrigues da Cunha, Luiz Guaritá Neto e Marcos Montes em dois mandatos consecutivos. Neste período aconteceu o fortalecimento da legenda, que superou o PMDB.
Desde então, os peemedebistas não conseguiram suplantar os democratas, mesmo com a eleição de um membro do partido – Anderson Adauto, para dois mandatos (2005/2008 – 2009/2012). AA deixou a legenda e hoje está no Partido Republicano Brasileiro/PRB.
A virada
Só agora, em 2014, o PMDB reassume a liderança no ranking de filiados. Desde que tomou posse em janeiro de 2013, o atual prefeito – Paulo Piau, entrou de cabeça no fortalecimento do seu partido.
Comemoração antecipada
Extraoficialmente, desde o ano passado, o prefeito e outras lideranças do partido, incluindo o ex-vereador e hoje deputado estadual Tony Carlos, já comemoravam o crescimento que surgiu a partir do recadastramento. As filiações – entre 6.000 e 8.000, chegaram a ser comemoradas em evento festivo, o que provocou a ira de peemedebistas dissidentes.
Judicialização
(Versão 2)
Animado com uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que impugnou várias filiações ao PMDB da cidade de Itajaí, um grupo de peemedebistas de Uberaba patrocinou uma ação similar. O advogado, ex-presidente e cofundador do PMDB/Uberaba, Paulo Affonso Silveira, protocolou na 276ª Zona Eleitoral de Uberaba, pedido de impugnação das milhares de filiações feitas ao logo do recadastramento promovido pelo grupo de Paulo Piau.
Judicialização
(Versão 1)
 Vale lembrar que o PMDB judicializou todo o processo eleitoral de 2012. Origem de tudo foi a tentativa do ex-prefeito Anderson Adauto de  emplacar uma candidatura de sua preferência. O PMDB de Minas decretou intervenção e aprovou a candidatura do hoje prefeito Paulo Piau.
Fim da guerra
 Anderson brigou na Justiça até que o próprio pré-candidato dele, advogado Rodrigo Mateus – cansado da guerra, deu um basta. O ex-prefeito então, deixou a legenda em meio aos entreveros de 2012, cogitou o retorno durante o recadastramento em 2013, chegou a se filiar ao PT e acabou filiado ao PRB – por onde pretende se candidatar a deputado federal em 2014.
DETALHE --- Paulo Affonso Silveira participou de toda a judicialização de 2012, ao lado de Anderson Adauto.

AUMENTO
No fritar dos ovos, passado o período de filiações em cumprimento ao calendário eleitoral de 2014, Uberaba conquistou novos 1.837 eleitores com definição partidária assumida e devidamente documentada. Estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE, mostram que agora são 28.646 filiados, contra 26.809 de antes.
Força extra
E mais: além de ultrapassar o DEM e assumir a liderança, o PMDB do atual prefeito é, sem dúvida, o grande responsável pelo crescimento do número de filiações em geral. Enquanto os demais partidos passaram por pequenas – ou nenhuma, alterações, o PMDB conquistou 1.751 novos filiados entre as estatísticas anteriores e o levantamento recém-divulgado.

Aptos ao voto
(Por enquanto...)
Uberaba tem 217.296 eleitores aptos ao voto – segundo as estatísticas divulgadas pelo TSE. O número, entretanto, ainda vai sofrer alterações. É que o prazo para inscrições terminou dia 7 de maio, e o resultado não foi incluído, em sua totalidade, nas estatísticas finais... Pelo resultado até abril, são 115.929 mulheres (53,35%) e 101.153 homens (46,55%), enquanto – de acordo com a Justiça Eleitoral, 214 não informaram o sexo. O eleitorado revelado representa 688 pessoas a mais do que o levantamento anterior.


NO MUNDO DAS ORQUÍDEAS
Pra não dizer que não falei de flores... Organizada pela Orchid Brazil, a 2ª edição da Conferência dos Produtores e Colecionadores de Cattleya nobilior e Cattleya walkeriana vai reunir em Uberaba os representantes dos mais renomados orquidários do Brasil. Evento acontece dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, sempre a partir das 8h, na avenida Alexandre Barbosa, 940, bairro Mercês – Uberaba/MG. A foto revela uma das plantas mais valiosas da coleção da Orchid Brazil: a cattleya walkeriana trilabelo Cavasini.

OS GIRASSÓIS NÃO SÃO DA RÚSSIA...
E ainda falando de flores, o governo de Minas Gerais divulgou que as plantações de girassol ocupam cerca de 11 mil hectares no Estado, com uma produtividade de 1,5 tonelada por hectare. Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento/Conab são relativos a maio de 2014. Destinado em parte à indústria de óleo comestível e à alimentação de bovinos, o girassol atende também à produção de biocombustível, além dos grãos serem usados na alimentação de aves ornamentais e servidos como tira-gosto.
...SÃO DE UBERABA
Plantado em Minas Gerais nos meses de fevereiro e março, com colheita prevista para o período de julho e agosto, o girassol ocupa principalmente áreas onde anteriormente foi cultivado o milho. O grupo dos municípios de Minas Gerais que mais produzem girassol – de acordo com os dados da Conab, é composto por Araguari, Canápolis, Uberaba, Uberlândia e Capinópolis, todos do Triângulo, que respondem por 56% da safra estadual.

Nem tudo...
E a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras cumpre o prometido para comitiva liderada pelo prefeito Paulo Piau durante encontro em São Paulo, e já começou a comercializar passagens para voos diretos entre Uberaba e Belo Horizonte/aeroporto de Confins. A data do início da operação também está sendo cumprida: dia 6 de junho.
Saída de Uberaba: 10h45. Chegada em BH: 12h10. Saída da capital: 8h15. Chegada em Uberaba: 9h45. Preço promocional: R$ 79,90. Observação: São mantidos os voos com conexão em São Paulo/Campinas.
...é o que parece
A partir do dia 21 de julho, haverá voos diretos apenas no sentido Uberaba/BH. No sentido oposto, tem conexão em São Paulo. Por estas e outras vale conferir no site oficial da empresa: em determinada data, os voos diretos no sentido Uberaba/BH passam a ser oferecidos duas vezes ao dia; os horários também mudam e os preços variam. (http://www.voeazul.com.br)
--------------
Mero engano...
Mesa diretora da Câmara de Uberaba promulgou a emenda à Lei Orgânica do Município que retoma o período de dois anos para cada mandato. Emenda foi aprovada em dois turnos e “corrige” um “engano” cometido por vários vereadores, que admitem terem sido precipitados quando reduziram o mandato da mesa diretora, de dois anos para um ano. A próxima mesa, a ser eleita em 2015, já se encaixará na medida.

100% cansado...
E por falar em Câmara, entrevista do presidente Elmar Goulart (SDD) publicada no Jornal de Uberaba demonstra que ele anda precisando de férias. Disse que o Fórum de Vereadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que a Câmara de Uberaba promove de 27 a 29 de maio, “não será palco eleitoral para os palestrantes do PT e PSDB”...
...100% políticos
Jesus toma conta! Como é que uma casa 100% política realiza um evento 100% político com palestrantes 100% políticos e vai impedir que estes palestrantes 100% políticos façam discursos 100% políticos?!!!!
Recapitulando
Só pra dar uma noção: entre os palestrantes, estão os dois principais candidatos ao governo de Minas Gerais – Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), e os dois pesos pesados da disputa pelo Senado – Antonio Anastasia (PSDB) e Josué Gomes (PMDB)...
------------

Foto: Enerson Cleiton
As horas...
Doado pela colônia japonesa em 1956 e tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Conphau em 1999, o relógio da praça Jorge Frange voltou a marcar horas – para surpresa de gregos e troianos, após vários anos em absoluta quietude. Responsável pelo fato foi um relojoeiro que atende logo ali, na praça, se cansou de esperar pela solução alheia, botou uma escada pra subir no obelisco, e tratou de mostrar do que é capaz.
Caído do céu...
Pois é... dizem que a Prefeitura de Uberaba tentava localizar um técnico que fosse capaz de resolver o problema. Palpite da coluna: contratar, já de imediato (se ele quiser, é claro!), o relojoeiro que consertou o relógio, que trabalha nas proximidades, e que pode assumir a responsabilidade pela manutenção do equipamento. Obviamente, tudo isso mediante a valorização salarial que ele merece e tem direito.
Ficou fácil...
Relógio funcionando, agora fica mais fácil colocar o projeto de restauração em prática. Conforme antecipado com exclusividade pela colunista, o Conphau aprovou, por unanimidade, a reforma do relógio e do monumento (relógio fica no alto de um obelisco). Técnico do Conphau, o engenheiro Fauze Frange Abrahão, detectou erosão na base das fundações, e propõe a recuperação do caixilho de proteção dos pêndulos, e reconstrução da pintura externa do monumento. A praça também vai receber um busto de Jorge Frange  com a assinatura da arquiteta Daniela Velludo de Souza.
---------------
Uma coisa
é uma coisa...
Uberaba terá calendários diferentes nas escolas municipais – mantidas pela prefeitura, e nas escolas estaduais – mantidas pelo governo de Minas Gerais, durante a Copa do Mundo. Todas as escolas da rede estadual terão recesso de 31 dias corridos, entre 12 de junho e 13 de julho, e, portanto, durante o período da competição. Normalmente, o recesso acontece em julho e dura duas semanas.
...outra coisa
é outra coisa
As férias nas escolas municipais de Uberaba acontecem de 30 de junho a 14 de julho (normalmente elas ocorrem na última quinzena de julho: de 15 a 30)... Nos dias dos jogos da seleção brasileira, no período entre 12 a 30 de junho, as unidades municipais de ensino de Uberaba vão liberar os alunos duas horas antes do início das partidas. Para o período noturno, não foram promovidos ajustes, ou seja, as aulas acontecem normalmente.
---------------
Ato falho
Firme e forte nas últimas reuniões plenárias da Câmara de Uberaba – durante discussões e votação do Plano Diretor do Município, a arquiteta e subsecretária de Planejamento, Maria Paula Meneghello, foi chamada de “Maria Paula Fachinelli” pelo vice-presidente da mesa diretora, vereador Paulo César Soares (SDD).
Freud explica
Fachinelli, diga-se de passagem, é a assinatura da servidora municipal licenciada Luciene, ex-candidata a vice-prefeita em 2012 e pré-candidata a deputada estadual em 2014, em dobradinha com o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Anderson Adauto. Eleito pelo partido de Luciene – o PSL, Paulo César Soares se mudou para o SDD, mas, pelo jeito, não esquece a turma antiga.
Sintomas
E por falar em Luciene Fachinelli, vale repercutir declaração feita por ela, em seu mural no Facebook, respondendo ao cumprimento de uma amiga: “Obrigada pelo carinho e vamos que vamos, pois trabalhar em prol de alguém e de causas justas é o que fazemos de melhor, com muito gás e energia! Obrigada pelas bênçãos! Não decepcionarei nosso povo, tenho fé e o dom de servir, tenho uma cidade que gosta e valoriza quem trabalha e um grupo de companheiros que correm atrás e fazem a diferença!”

Não sei...
E questionado sobre a falta de comando do PSL em Uberaba, o único vereador da legenda – que chegou a ser cotado para presidente, Kaká Carneiro, não soube responder. Chegou a sugerir que a colunista fale com o presidente estadual, Agostinho Neto...
Polos opostos
De acordo com as más línguas, a cotação de Kaká Carneiro caiu assim que ele assumiu a vice-liderança do prefeito Paulo Piau na Câmara. Andou, desta forma, no sentido político oposto ao do ex-presidente do PSL/Uberaba, José Luiz Alves, primeiro e eterno amigo do ex-prefeito Anderson Adauto – adversário de Paulo Piau. Resumindo: José Luiz teria desistido de passar o bastão, e deve ele mesmo, reassumir o cargo (ou alguém muito próximo).
------------
ACADÊMICO PEDE QUE A CÂMARA REPARE OMISSÃO OCORRIDA 126 ANOS ATRÁS EM UBERABA
Presidente da Câmara de Uberaba, vereador Elmar Goulart, recebeu correspondência inusitada esta semana... O presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região, membro da Academia de Letras do Triânulo Mineiro, engenheiro e perito João Eurípedes Sabino, propõe que a Câmara – 126 anos depois, promova uma reparação histórica.
Abolição ignorada
Em pauta, nada menos do que o fato de a Câmara de Uberaba ter ignorado totalmente um dos fatos históricos mais importantes do país: a abolição da escravatura, ocorrida em 13 de maio de 1888. “Os nobres vereadores da época, não se dignaram a falar em plenário uma única palavra sequer, sobre o assunto” – revela João Eurípedes, explicando que as atas das reuniões, que se encontram no Arquivo Público de Uberaba, comprovam o fato.
Dois pesos...
(Duas medidas)
Paralelamente, cada um dos 14 atuais vereadores recebeu a cópia de um poema escrito por João Eurípedes, intitulado “13 de Maio Ignorado”. O escritor e acadêmico conta que o governo municipal daquela época – “dirigido pelo agente executivo Joaquim José de Oliveira Teixeira (1887/1890), não fez qualquer referência à entrada em vigor, da Lei Imperial nº 3.353 de 13/05/1888.” Em contrapartida, segundo ele, no ano seguinte, quando o Império foi derrubado em 15/11/1889, bastaram cinco dias para o ato ser  incluído em ata da Câmara de 20/11/1889.
Reações
Até o fechamento desta edição pelo menos quatro vereadores tinham telefonado para João Eurípedes Sabino...Motivo foi apoiar a proposta enviada por ele para que a atual legislatura (2013/2016) faça a reparação do erro cometido por legislatura de 126 anos atrás...
---------------
Na rede
E Jesus toma conta! Facebook anda fervilhando com a guerra de guerrilha declarada, explícita e doa em quem doer entre os petistas e os tucanos!!!! Em todos os níveis: estadual e federal, e, de baixo e muito baixo calão. E olha que PT e PSDB ainda estão só começando, hein?!

Em família...
Não, não é a novela do Manoel Carlos!!! É o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, José Renato Gomes, pedindo desculpas, de público, na rede social, “pelo pouco tempo” que tem dedicado à família. Cada vez mais envolvido com a movimentação pró-desenvolvimento, ao lado do chefe Paulo Piau, o secretário corre de um lado pro outro, sem descanso. E já estão cogitando um futuro político pra ele...

Chefs inteligentes
Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo realizará mais uma edição do programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente. Trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel. Tem como objetivo oferecer cursos gratuitos à população para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva, saudável e de baixo custo. Em Uberaba, o curso será ministrado nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2014, na sede do Lar, na rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia.
Oportunidade
O curso básico de educação alimentar, segundo a nutricionista do Lar, Alynne Clara Rodrigues Monteiro, possui carga horária de dez horas compostas por curso teórico-prático, com linguagem de fácil compreensão. Elas são divididas em três dias, com duração de três horas e 20 minutos por dia.  As aulas são oferecidas nas unidades  móveis, em que os alunos recebem treinamento teórico e prático e aprendem, passo a passo, preparações básicas que rendem refeições nutritivas, econômicas e saborosas. Ao fim do curso, os participantes receberão o livro do programa e o certificado de participação. Inscrições e informações: 3318-2900/3318-2923.

CURIOSIDADE HISTÓRICA – A foto revela o momento em que o ex-prefeito de Campina Verde, Iron Caetano de Oliveira, acionava a energia elétrica naquela cidade

A POLÍTICA EMBOBRECEU
Morreu aos 88 anos de idade, em Uberaba, onde estava internado no Hospital São Marcos, o ex-prefeito, por dois mandatos, de Campina Verde – pontal do Triângulo Mineiro, Iron Caetano de Oliveira. Ele foi eleito pela primeira vez com apenas 36 anos de idade, e se destacou pelo espírito empreendedor e corajoso, desde o início se revelando um antinepotista convicto. Entre os destaques de sua primeira administração, está a inauguração da energia elétrica – ocorrida em 1965.
FUTURISTA
No seu segundo mandato, na década de 1980, Iron Caetano se destacou pela idealização de um projeto, então, inédito, e que hoje é adotado em vários pequenos e médios municípios como fonte de turismo e desenvolvimento econômico: o carnaval de rua. Chegou a provocar um Deus nos acuda entre os ricos e poderosos da cidade, ao transformar o evento em uma atividade cultural popular, gratuita e que incluiu Campina Verde no calendário de eventos da Embratur.
----------
Alienígenas
Jornalista e repórter-fotográfico – e ufólogo Paulo Nogueira, também acaba de receber correspondência inusitada... Colega jornalista de Lisboa, Portugal, Pedro Lucas de Rezende, quer sua presença além-mar para proferir palestras em janeiro de 2015. Em pauta, as experiências de Nogueira em ufologia. “Acompanhamos algumas entrevistas suas aqui, em Portugal,  sempre pela Internet, e vibramos com tudo que você disse, ou seja, os fatos novos, mostrado  através de fotos e filmes, novas e recentes pesquisas e amplo conhecimento sobre esta área” – explica o jornalista português.

Painel
Considerado um dos espaços políticos mais lidos do país, a coluna Painel – Folha de S.Paulo, publicou várias notas sobre o lançamento, em Uberaba, das obras de construção da fábrica de amônia/fertilizantes da Petrobras... Bem críticas, diga-se de passagem. Confira as notas abaixo...
Ligações - A Petrobras lançou, no início do mês, a pedra fundamental de uma obra de R$ 1,95 bilhão em Minas Gerais que será realizada pela Toyo-Setal, citada em anotações do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa como uma das empresas que fariam repasses a partidos.
Caixa - Empresas ligadas aos administradores da Setal (Tipuana e Projetec) depositaram R$ 3 milhões na conta da MO Consultoria, do doleiro Alberto Youssef, em 2009, segundo um dos relatórios da Operação Lava-Jato.
Outro lado - Procurada, a Petrobras não quis comentar as informações referentes ao contrato. A Toyo-Setal não respondeu às perguntas encaminhadas pela coluna nesta segunda-feira.

Fervura no ar
Sob o comando do jornalista – presidente do Jornal de Uberaba, Fabiano Fideles, o programa Tribuna do Povo, na TV Universitária/Canal 5, no final de semana, elevou a temperatura política. O entrevistado foi o vice-líder do PSD na Câmara, presidente da legenda e ex-prefeito de Uberaba, deputado federal Marcos Montes, que fez uma “dobradinha” pra lá de quente e fervente, com o sempre polêmico Fabiano Fideles. Tribuna do Povo tem sido imperdível...

Lixo em pauta
E por falar em televisão, o MG/TV Integração/Canal 11 esclareceu um assunto que vinha tomando o rumo da desinformação. Tinha gente já metralhando pra todo lado, por causa de notícia publicada em jornal paulista, dando conta de que “Uberaba recebe lixo de outras cidades”.  Ocorre que o lixo em questão é destinado a uma empresa privada, que possui licença ambiental e base legal para receber e processar resíduos de Uberaba e de fora.
Pelo contrário...
O promotor Regional do Meio Ambiente, Carlos Valera, não apenas destacou que a medida é legal, como chegou a  afirmar que a existência de uma empresa privada processando o lixo auxilia na concentração de resíduos e ajuda a reduzir o impacto ambiental. “Essas empresas de aterro privado ajudam na proteção ambiental porque esses resíduos que a população descarta são nocivos se jogados nas rodovias e terrenos baldios. Nesses locais, eles têm o tratamento adequado. Ou seja, é muito melhor, sob todos os aspectos ambientais, que o lixo fique segregado com controle ambiental do que espalhado” - afirmou o promotor. Bela reportagem.

VEREADOR E PRESIDENTE DO PRB/UBERABA, FRANCO CARTAFINA, RECEBE SEUS AVÓS, EX-PREFEITO SILVÉRIO CARTAFINA FILHO, E EX-VEREADORA TEREZINHA CARTAFINA, EM SEU PROJETO "GABINETE ITINERANTE", QUE MANTÉM CONTATOS COM O POVO NOS BAIRROS
------------
ELEIÇÕES 2014
Ação estadual
A menos de um mês da realização das convenções – que acontecem de 10 a 30 de junho e vão homologar as candidaturas de 2014, vale lembrar que estes eventos serão realizados sob responsabilidade das direções estaduais dos partidos políticos, e sob a vigilância de cada Tribunal Regional Eleitoral.
Na capital
Desta forma, ao contrário das convenções relativas às eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores, que acontecem em nível municipal, o processo eleitoral de 2014 é todo gerenciado pelos comandos estaduais. E assim, os encontros para homologar candidaturas de uberabenses e coligações partidárias vão acontecer em Belo Horizonte – e mais: sob a vigilância do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Expectativas
Até ontem – de acordo com a Assessoria de Comunicação do TRE/MG, nenhum partido havia oficializado data para a convenção de junho, mas a expectativa no Tribunal é de que as anotações comecem a ser feitas já nos próximos dias.
Acordos
Paralelamente, os comandos municipais das legendas tratam de articular e acertar os nomes que são de seus respectivos interesses e de repassá-los aos comandos estaduais. Detalhe: raramente acontecem conflitos entre a vontade das direções municipais e as homologações nas convenções estaduais.
Pesos pesados
Além disso, os partidos elegem delegados que têm direito a voz e voto nas convenções estaduais/regionais. Pra se ter uma ideia desta situação, o diretório municipal do PMDB de Uberaba tem como delegados ninguém menos que o prefeito Paulo Piau, o deputado estadual e presidente da legenda, Tony Carlos, os ex-presidentes Marcelo Palmério – reitor da Universidade de Uberaba/Uniube, e Eduardo Palmério, a ex-vereadora Marilda Ribeiro e João Caldas – vice-presidente da Codiub.
Cartas na mesa
Uberaba ainda tem outra situação que vale um destaque. O deputado federal Aelton Freitas – candidato à reeleição, é o presidente do PR de Minas Gerais, e, portanto, a pessoa que vai coordenar todo o processo convencional de 2014. Enfim, de um modo ou de outro, as direções municipais das legendas acabam dando as cartas.

Éramos muitos
Muita água ainda vai rolar - é claro!, mas, por enquanto, 13 políticos com domicílio eleitoral em Uberaba são tidos como candidatos a serem confirmados nas convenções estaduais.
Para deputado federal: Marcos Montes (PSD), Aelton Freitas (PR) - que buscam a reeleição; Anderson Adauto (PRB) - que tenta retornar; Adelmo Leão (PT) - que hoje é estadual; Marcelo Borges (DEM) - vereador...
Para deputado estadual: Antônio Lerin (PSB), Tony Carlos (PMDB) - que buscam a reeleição; Luciene Fachinelli (PSL) - servidora municipal; João Gilberto Ripposati (PSDB) - vereador; Almir Silva (PTdoB) - vice-prefeito; Samuel Pereira (PR) - vereador; Wagner Jr. (PR); Josimar Rocha (PT) - presidente do partido.
Campanha
interna
Aliás, vale ressaltar que, de acordo com o calendário das eleições gerais de 2014, os pré-candidatos (que se tornarão candidatos oficiais a partir das convenções) podem fazer propaganda intrapartidária (apoio para as convenções) a partir de 26 de maio, segunda-feira.  Eles só não podem usar rádio, televisão e outdoor.

Força local
E levando em conta que as direções municipais não perdem seu poder de convencimento, vale observar que, até o fechamento desta coluna, 25 partidos estavam com seus comandos regularizados em Uberaba. São eles: o PMDB; o PSD; o PT; o PSDB; o DEM; o PR; o PTC; o PHS; o PP; o PTB; o PSTU; o PRB; o PDT; o PCdoB; o PSB; o PSC; o PMN; o PRP; o PV; o PTdoB; o PRTB; o PTN; o PEN; o Pros; o SDD.
Acéfalos
Apareciam sem comando na listagem do Tribunal Superior Eleitoral/TSE: o PCB, o PPL, o PPS, o PSDC, o PSL e o PSOL.

Segurança
Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública em Uberaba dia 30 de maio, às 10h, na Câmara de Vereadores. Convite é do deputado estadual Adelmo Leão, que dá a pauta da audiência: debater estratégias de combate e prevenção à criminalidade em Uberaba.

POLÍTICA DA BOA VIZINHAÇA - Gerente de Marketing do Shopping Uberaba, Lucy Jardim, recebeu, para um café da manhã, a colunista social e o gerente comercial do JORNAL DE UBERABA, Luciana Vitali De Vito e Vitor e Thiago Angotti. Assessora de imprensa do centro de compras, jornalista Rose Dutra, registrou tudo em foto.
---------------
MARCOS MONTES ASSUME CARGO NA PODEROSA FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA
Nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária tomou posse na semana passada em Brasília, em solenidade concorrida e cheia de expectativas – segundo avaliação do eleito vice-presidente, Marcos Montes (PSD). “Foi com muita alegria e orgulho, mas também ciente do tamanho da responsabilidade, que assumi o cargo pela Câmara dos Deputados”, disse ele. A Frente, que é suprapartidária e constituída por senadores e deputados federais, tem o objetivo de acompanhar as políticas públicas e apoiar as reivindicações da agropecuária brasileira.
Expectativas
De acordo com Marcos Montes – que recebeu o Mérito ABCZ 2014 durante a 80ª ExpoZebu, “o segmento que tanto contribui para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, tem uma série de reivindicações, que vão desde a implementação de infraestrutura logística até a liberação e agilização de créditos a preços acessíveis."
Direto no ponto
Vale lembrar – segundo ele, que as principais reivindicações foram, com muita propriedade, listadas durante a abertura oficial da 80ª ExpoZebu, em Uberaba, na presença da presidente da República, Dilma Rousseff.
Balança comercial
Em seu pronunciamento, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, lembrou que, no primeiro trimestre de 2014, só a pecuária brasileira exportou um montante de 1,65 bilhão de dólares em carne bovina. Acrescentou que, no geral, o agronegócio é o que mantém o equilíbrio da balança comercial brasileira.
Cobrando reciprocidade
Marcos Montes diz que o presidente da ABCZ resumiu a expectativa do segmento: pediu investimento em políticas para ampliação da segurança jurídica ao produtor, infraestrutura e facilitação do acesso de médios e pequenos produtores a tecnologias, conhecimentos e linhas de financiamento.
Força econômica
Afirma MM: “O produtor rural brasileiro – desde o mais humilde, representa hoje, a maior força econômica deste país. Se ainda podemos falar em mercado interno sob controle e equilíbrio da balança comercial devemos isso, com certeza, ao homem e à mulher do campo. Responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e por um terço dos empregos oferecidos no país, o agronegócio merece respeito.”
Diretoria
Tomaram posse na diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária:
Presidente: Deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Vice-Presidente pela Câmara: Deputado federal Marcos Montes (PSD-MG)
Vice-Presidente pelo Senado: Senador Waldemir Moka (PMDB/MS)
Vice-Presidente Norte: Deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA)
Vice-Presidente Centro-Oeste: Deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS)
Vice-Presidente Nordeste: Deputado federal Geraldo Simões (PT-BA)
Vice-Presidente Sudeste: Deputado federal Junji Abe (PSD-SP)
Vice-Presidente Sul: Deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS)
Coordenador Político: Deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR)
Coordenador Jurídico: Deputado federal Bernardo Santana (PR-MG)
Coordenador Institucional: Deputado federal Nilson Aparecido Leitão (PSDB-MT)
Secretário: Deputado federal Josué Bengston (PTB-PA)

Frentes parlamentares
O vice-líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados também faz parte de outras importantes frentes parlamentares registradas agora, em 2014: pela Valorização das Universidades Federais; em Defesa da Redução de Impostos; em Defesa dos Agentes Municipais de Trânsito; de Políticas em prol dos Taxistas. As frentes são associações suprapartidárias destinadas a promover o aprimoramento da legislação federal e das políticas públicas de um modo geral relacionadas aos setores da sociedade que representam.

EDUCADORA DEIXA ARTIGO QUESTIONANDO SOBRE A MORTE
Morreu em Uberaba, na semana passada, a educadora, escritora e acadêmica – da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Terezinha Hueb de Menezes. Era casada com o ex-vereador e também professor Murilo Pacheco - outro que passou pela vida espalhando ética, coragem, e respeito ao bem-comum. Terezinha deixou pronto o artigo semanal do Jornal da Manhã – que foi publicado neste domingo, 25 de maio. “O que ficará de cada um de nós, quando nossa vida nesta terra se acabar?” – questiona a educadora, que estava em tratamento contra um câncer.

O QUE FICARÁ?
(*)Terezinha Hueb de Menezes
Jornal da Manhã
25/05/2014
O que ficará de cada um de nós, quando nossa vida nesta terra se acabar?
Uma árvore, talvez, plantada na infância ou na juventude, sobrevivendo a nós na fronde verdejante, nos frutos que nem o passar de tempo impede de nascer? E ainda os pássaros, que nelas buscam frescor e pouso, sabendo que um dia houve mãos que cavoucaram a terra e, com zelo, ali depositaram a muda ainda frágil, regada ao longo dos anos com carinho e cuidado?
O que sobrará?
Um livro, talvez, escrito nas noites insones, palavras e mais palavras, pensamentos e mais pensamentos, nele ficando um pouco – ou muito? – de nossos anseios, de nossas dúvidas, de nossas esperanças? Talvez pedaços de nossas vidas transformando seres reais em personagens ou sonhos em realidades palpáveis? E quando o tempo se for, as páginas, já amareladas, trarão as marcas do pensamento de quem o escreveu, tornando-o lembrança duradoura.
O que ficará?
Os filhos, cada um trazendo a lembrança de um grande amor vivido, traços e gestos que não permitem esquecer a pessoa amada, e os filhos de nossos filhos na continuidade de gerações que farão recordar sempre uma trajetória repleta de mutações, mas imutável em seu correr célere e constante?
O que sobrará?
Nossas boas ações que colocarão na boca dos que nos querem bem palavras de reconhecimento e carinho, perpetuando nossa imagem? Ou o mal que fizemos um dia, transformando corações ofendidos em celeiro de mágoas, na lembrança que não se cala porque deixou cicatrizes de dor no outro?
O que ficará?
Talvez os sonhos não concretizados, esperando que outros os concretizem, mas lembrando as consoladoras palavras de Rubem Alves: “(...) a vida não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem que ser tocada até o fim. (...) a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e de amor justifica a vida inteira.”
Temos certeza, pois, de que, cumprida a sonata de cada um de nós, mínima que seja, com seus momentos de beleza e de amor, outras sonatas continuarão nossos acordes, promovendo o ciclo da existência que não se acaba jamais.
(*)Terezinha Hueb de Menezes é educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro
-------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário