1 de junho de 2014

Conta-Gotas...Notícias

Transparência
PREFEITO DE UBERABA CONFIRMA IRREGULARIDADES NOS PLANTÕES DA SAÚDE E MANDA RELATÓRIO PARA MP
Paulo Piau tem usado seus espaços no Facebook para colocar a população a par das ações do seu governo
UPA MIRANTE - SOB AS LENTES DE JULIANO CARLOS/JORNAL DE UBERABA
Em nota postada em seus murais no Facebook – e através de notícias distribuídas para a imprensa, o prefeito Paulo Piau (PMDB) anuncia ter recebido o relatório final da comissão especial instituída por ele para apurar denúncias de irregularidades nos plantões da saúde pública municipal. “Estou passando por aqui para prestar contas a vocês, sobre as investigações que foram abertas por minha determinação no caso das denúncias envolvendo funcionários das UPAS – as Unidades de Pronto-Atendimento” – diz ele.
CONFIRMAÇÃO
Após 60 dias de apurações – segundo ele, a comissão colheu 38 depoimentos e buscou informações em mais de 2 mil documentos. “O relatório confirma a existência de irregularidades e propõe de imediato a abertura de processos administrativos contra 18 funcionários, entre eles médicos, enfermeiras, além de servidores do setor administrativo. Entre os funcionários existem servidores comissionados, efetivos e contratados” – relata o prefeito.
PROVIDÊNCIAS
De acordo com Paulo Piau, o relatório está sendo encaminhado para o Ministério Público Estadual. Além disso, a Controladoria-Geral vai instalar uma ampla auditoria para passar todos os plantões a limpo, “pois as irregularidades podem ser ainda maiores”. E os processos administrativos serão abertos e publicados no Porta-Voz. “Como já disse a vocês em outras ocasiões, não vou aceitar desvios de nenhuma forma” – afirmou.
LEGALIDADE
Por outro lado, o prefeito reforça que não vai tomar atitudes precipitadas, lembrando, inclusive, que é preciso seguir as determinações legais. “Tudo será feito com seriedade, respeito ao dinheiro público, sem sigilos, mas dentro da ética e da legalidade” – diz Paulo Piau.
O LUGAR CERTO
Ele também lembrou que, determinou a instalação de uma página da Ouvidoria da Saúde Uberaba no Facebook, e que ela está em pleno funcionamento. “Participem, façam seus comentários, denúncias (com provas) e me ajudem a melhorar a Saúde pública de Uberaba. Nossa gente merece respeito” – ressaltou, divulgando o link da página: https://www.facebook.com/ouvidoria.saudeuberaba

EDUARDO LIMA PARTICIPA DE EXPOSIÇÕES SOBRE A COPA DO MUNDO 2014
Prata de Uberaba
Protestos à parte, uberabense expõe pinturas sobre a Copa do Mundo 2014 em Paris
Ator, diretor, professor, produtor teatral e artista plástico Eduardo Lima – membro da Divine Academie des Arts Lettres et Culture de Paris, participa da exposição J´AIME LE FOOT, promovida pela academia em Paris, França, com obras relacionadas à Copa do Mundo do Brasil.
NAS MÃOS DE CRISTO...
Eduardo Lima enviou duas pinturas em bolas de futebol. A primeira bola homenageia o "Cristo Redentor", que segura em uma das mãos o coração em chamas, simbolizando – segundo explicação do autor, “o amor e a fé e um apelo para que todos os brasileiros possam receber as delegações e os visitantes de outras pátrias de coração aberto”. E na outra mão, Cristo segura o globo terrestre – “representa a paz no planeta terra durante os jogos de confraternização internacional da Copa no Brasil”.
...E DE NOSSA SENHORA
Na segunda bola - cujo título é “Rosário de Fé”, Eduardo Lima “destaca a fé do povo brasileiro no terço de Nossa Senhora, também como um pedido de paz para o Brasil durante o campeonato”. Na outra face da mesma bola, o artista destaca “a alegria dos atletas e do povo brincando com a bola em suas belezas naturais, com sol, mar e coqueiros”.
EXPOSIÇÃO
De acordo com o uberabense, 21 artistas participam da exposição, que vai acontecer dia 10 de junho, das 19h às 23h, no Hotel Marignan, na rua Marignan, 12, em Paris. Segundo ele, a exposição será realizada também no Brasil em local a ser definido pela Divine Académie.

PAULO PIAU E HELOÍSA PIAU FAZEM CAMPANHA PELA PAZ DURANTE A CORRIDA 
RÚSTICA NO PISCINÃO.   (FOTO: ENERSON CLEITON)

AMOR E ÓDIO
Copa do Mundo provoca tapas e beijos Brasil afora
Enquanto a Divine Academie des Arts Lettres et Culture de Paris prepara exposições em alusão ao evento, a Copa do Mundo 2014 divide opiniões no Brasil. Através de articulações e convocações feitas, principalmente, através do Facebook, os protestos ganham as ruas nas capitais e nas cidades-sedes.
DINHEIRO PÚBLICO
Principal motivo dos protestos – que prometem agitar ao longo do evento, é o uso de dinheiro público na organização do torneio da Fifa. Os manifestantes pedem a destinação desses recursos para saúde, educação e moradia. Os textos divulgados afirmam que os gastos com o torneio aumentaram 285% em relação ao primeiro orçamento previsto e que a quantidade investida pelo poder público é maior do que o gasto dois últimos mundiais, na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010.
PREGANDO A PAZ
De sua parte, um outro grande grupo de pessoas também utiliza o Facebook e outros espaços de comunicação para defenderem paz na Copa do Mundo. Este grupo, que é integrado por contrários e defensores do torneio no Brasil, tem como principal objetivo evitar que os protestos terminem em tragédias.

VIOLÊNCIA
REDUÇÃO DA MENORIDADE PENAL CONQUISTA ADEPTOS IMPORTANTES
Promotor de Justiça José Carlos Fernandes – que exerceu o cargo em Uberaba ao longo de quase 16 anos, e hoje é membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP, assume seu lado favorável à redução da menoridade penal. “Após muita reflexão, externo que a partir de hoje estarei engrossando as fileiras dos que defendem a redução da menoridade penal para 16 anos de idade” – revelou em seu mural no Facebook.
FORA DA REALIDADE
E continua o texto: “Haverá aqueles que me criticarão dizendo que isso não é solução para a criminalidade que nos assola. Pode até não ser, mas de uma coisa tenho certeza: apenas três anos de internação para um adolescente que comete crime bárbaro como, por exemplo, atear fogo em uma pessoa viva, refoge a qualquer raciocínio de bom senso.” E exemplos como este – segundo ele não têm faltado nos últimos anos. E defende que, sustentar que previsão legal de que apenas anos de internação tenha qualquer efeito inibitório em bandido cruel, tenha ele a idade que for, “é algo completamente dissociado da realidade que vivemos.
DIREITOS E DEVERES
O promotor de Justiça prega uma melhor distribuição de renda, um ensino público de qualidade, enfim, políticas públicas que realmente atendam aos anseios de toda a sociedade, principalmente dos menos afortunados economicamente. Entretanto, ressalta que, além da luta pelos direitos dos  jovens, “é importante que tenhamos também a coragem de dizer a esses mesmos jovens, que a vida não é brindada apenas com direitos, há também DEVERES, e o mais importante deles é respeitar o próximo.”

Cenas...
Audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Uberaba – a pedido dos deputados estaduais Tony Carlos (PMDB) e Adelmo Leão (PT), reuniu muita gente pra mais uma bateria de reclamações, críticas, xingatórios... e nada de soluções práticas.
...repetidas
Aliás, chega a ser ridícula a “conclusão” do evento: de que os problemas da segurança pública serão repassados ao governo do Estado. Não faz muito tempo, um número maior de uberabenses do que o registrado na audiência pública esteve pessoalmente com o então governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), falando justamente sobre isso. E, dias depois, o prefeito Paulo Piau retornou a BH, para reprisar o assunto com o substituto Alberto Pinto Coelho (PP).
Na prática
Por estas e outras vale lembrar a proposta feita pelo deputado federal majoritário da cidade, Marcos Montes (PSD), à diretoria da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB, presidida por Vicente Flávio Macedo. A sugestão do parlamentar – ignorada até agora, é de que a Ordem convocasse audiência para DISCUTIR E DEFINIR ESTRATÉGIAS para combater a criminalidade EM UBERABA.
Moral da história
As lideranças de Uberaba precisam assumir medidas de imediato, sem esperar que as soluções caiam do céu, digo, dos governos estadual e federal.

MAURÍCIO FERREIRA - NO FURACÃO DO FACEBOOK

Prata de Uberaba
Engenheiro gerencia a Algar Tech para a América Latina e é um dos destaques do Facebook, esta semana

Sede...
Com direito a release em espanhol, foto e entrevista, o gerente da Algar Tecnologia – a Algar Tech, para a América Latina, Carlos Maurício Ferreira, ganhou mundo no Facebook com o anúncio da instalação de uma sede da empresa em Medellín – 2ª maior cidade da Colômbia, com quase quatro milhões de habitantes. A brasileira Algar vai operar em toda a região de Medellín e, a partir dali, planeja expandir-se pela América Latina e Estados Unidos.
 ...internacional
Em entrevista que acompanha o material de divulgação, Maurício Ferreira disse que a empresa optou por se instalar na Colômbia devido à estabilidade política e econômica, bem como à abertura do país aos mercados internacionais. “Em Medellín, há uma visão muito clara de desenvolvimento e inovação, e isso pode ajudar a fortalecer os nossos serviços para médias e grandes empresas” – disse ele.
De casa
O gerente da Algar Tech para a América Latina é de Uberaba, tem 46 anos de idade, cursou Engenharia Elétrica no Inatel em Santa Rita do Sapucaí, trabalhou nas empresas Trieme, PHD Engenharia, e agora no Grupo Algar coordena vários projetos, entre eles a construção e implantação de Call Center. Recentemente, passou a integrar a Algar Tech e coordenou a instalação da empresa em solo colombiano na cidade de Medellín. Seus pais são empresários e moram em Uberaba. É irmão do ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/Uberaba, Fúlvio Ferreira.
----------------
Direitos
Câmara de Uberaba pode ganhar uma nova comissão permanente, completando, assim, 19 colegiados. Projeto de resolução do vereador, presidente do PRB/Uberaba e do PRB Jovem de Minas Gerais, Franco Cartafina, propõe o desdobramento da atual Comissão Permanente de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher em dois grupos: Comissão de Direitos Humanos e Minorias, e Comissão do Idoso e da Mulher...Matéria está na pauta de votação da sessão de 2 de junho, segunda-feira.

Planejamento
Mas, o que promete agitar a sessão de segunda-feira é o projeto de lei do Executivo que trata do PPA – o Plano Plurianual de Ação Governamental 2014/2017. Na justificativa do projeto, o prefeito Paulo Piau (PMDB) lembra que o PPA orienta a elaboração da LDO – a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e da LOA - Lei Orçamentária Anual, conforme estabelecido pela Constituição Federal e pela Lei de Responsabilidade Fiscal.  
Pra lá de bilhão...
Especificamente sobre 2015, ele antecipa que todas as áreas estão contempladas como prioritárias. O planejamento para o ano que vem prevê receitas/despesas na ordem de R$ 1,4 bilhão, um aumento de 7,5%  em relação ao orçamento de 2014. Matéria deu entrada na Câmara com pedido de regime de urgência.
Metas
Entre as metas previstas pelo PPA estão: Aeroporto de Cargas; Duplicação e expansão de acessos rodoviários; Construção de represa para captação do rio Uberaba (Prainha); Viadutos; Infraestrutura para esporte e lazer; Construção de escolas; Atividades; Parque Tecnológico; Zona de Processamento de Exportação; Minidistritos; Construção de cemitério; Comunidades Rurais; Construção e manutenção de Estradas Rurais.

Prata de Uberaba
PEAFO CONTEMPORÂNEO - Galeria da Fundação Cultural de Uberaba, na praça Rui Barbosa, abre as portas dia 3 de junho, quarta-feira, às 20h, para o lançamento da Mostra de Arte de Pedro Afonso Riccioppo – o Peafo. As pinturas em tinta acrílica, no estilo contemporâneo, prometem emocionar os visitantes até dia 30 de junho.

ALIADOS E ADVERSÁRIOS ABRAÇAM ANTONIO ANASTASIA NO AEROPORTO DE UBERABA
(FOTO: ENERSON CLEITON)

XODÓ
Ex-governador e agora candidato a senador, Antonio Anastasia (PSDB) até que foi paparicado quando chefiava o Executivo de Minas Gerais, mas não esperava – segundo amigos, ser mais paparicado ainda, depois de deixar o cargo para se candidatar em 2014. Em pauta, o gasoduto Betim/Uberaba – 100% mineiro, abraçado desde o adversário Paulo Piau até o aliado Marcos Montes.
ESTILO MINEIRO
A frase “A TGBC suspendeu a construção do gasoduto Brasil Central”, publicada na revista IstoÉ Dinheiro, entre outros veículos especializados, provocou o reforço da paparicação. Criticado por uns e outros, o projeto do gasoduto Betim/Uberaba, idealizado por Anastasia, era visto com certo desprezo por estes uns e outros, justamente por causa do gasoduto Brasil Central. O ramal de São Carlos (SP) a Brasília (DF), passaria por Uberaba, e abasteceria a fábrica de amônia da Petrobras... de acordo com uns e outros. Foi-se a tese, e permaneceu a visão do mineirão Anastasia...

NADA PESSOAL...
Uma dica: por mais que as decisões não agradem, nada de torcer contra Uberaba. É o mesmo que dar tiro no pé...

GÁS TOTAL ---- FOTOS: ALEX DE SOUSA E ENERSON CLEITON
PIQUE
Se tem uma coisa que ninguém pode acusar o prefeito Paulo Piau e a primeira-dama Heloísa Piau é de falta de engajamento nos programas do governo municipal! Não importa se é sábado ou domingo ou feriado...os dois fazem questão de marcar presença. Exemplos: não arredaram pé da 9ª edição do projeto Ação para o Bem, realizada sábado, no Conjunto Margarida Rosa Azevedo - Volta Grande  (foto 1); inauguraram domingo, mais uma academia ao ar livre, desta vez na praça Fernando Terra, no bairro Tutunas (foto 2); e de quebra, não perdem uma só edição do Prefeitura na Feira/Abadia (foto 3)
--------------
Eleições na rede
Polícia Federal começa a ter trabalho com as eleições 2014 na principal rede social: o Facebook. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, estão na PF, para abertura de inquérito, duas notícias crime relacionadas a possível uso eleitoral irregular da rede. Os processos foram encaminhados para investigação por determinação do diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, juiz Renato Luiz Faraco, seguindo parecer do Ministério Público Eleitoral.

ANASTASIA E JOÃO GILBERTO RIPPOSATI TERÃO NOMES APROVADOS NA CONVENÇÃO
PSDB E PMDB MARCAM CONVENÇÕES PARA APROVAR CANDIDATURAS
Comando estadual do PSDB marcou sua convenção para escolher candidatos e homologar coligações em 2014 para 10 de junho -  o primeiro dia do prazo eleitoral. O evento vai acontecer em Belo Horizonte. As eleições gerais de 2014 serão gerenciadas pelos comandos estaduais das legendas, sob fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral. Especificamente de Uberaba – com domicílio eleitoral na cidade, o único nome colocado até agora é o do vereador e 1º secretário da mesa diretora da Câmara, João Gilberto Ripposati, pré-candidato a deputado estadual.  Ele tem poucos dias, portanto, pra confirmar ou desistir da ideia. Detalhe: de acordo com o calendário eleitoral, os partidos têm de 10 a 30 de junho para realizarem as convenções.
TONY CARLOS DEVE SER O ÚNICO CANDIDATO DE UBERABA A TER O NOME HOMOLOGADO PELO PMDB
...E NO PMDB
Já o comando estadual do PMDB marcou sua convenção para dia 14, às 9h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - também na capital. E ainda especificamente de Uberaba – com domicílio eleitoral na cidade, o único nome colocado até agora é o do deputado estadual Tony Carlos, que vai disputar a reeleição. Ele preside o PMDB/Uberaba.

JOAQUIM BARBOSA ANUNCIOU APOSENTADORIA PARA JUNHO 2014
Lamento
Ministro Joaquim Barbosa deixará o Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo mês para se aposentar. Ganha a bandidagem do colarinho branco com a saída de um juiz honesto, competente e corajoso. Perde a sociedade brasileira que, lamentavelmente, assistiu passivamente aos ferrenhos ataques ao ministro Joaquim promovidos por corruptos ou capachos destes. Realmente, não é fácil combater a corrupção. Mas não nos deixemos esmorecer!”
_ José Carlos Fernandes Junior, membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP

EXPLICITAÇÕES - Fórum regional de vereadores rendeu boas imagens para os fotógrafos. Os dois principais líderes políticos da cidade praticaram a tese da boa vizinhança, circulando entre extremos, mas, não esconderam, nem fizeram questão de esconder suas preferências... O deputado federal majoritário Marcos Montes trocou confidências ao pé-do-ouvido com seu pré-candidato a governador, Pimenta da Veiga, enquanto o prefeito Paulo Piau e seu colega de Uberlândia, o petista Gilmar Machado, faziam festa para Fernando Pimentel. Os flagrantes são de Enerson Cleiton

Política 100%
E como refletiu esta colunista em edição anterior, foi um tanto quanto precipitado o comentário feito pelo presidente da Câmara, Elmar Goulart (SDD), de que “o fórum de vereadores não seria palco eleitoral para os palestrantes”... Enfim, encerrado o fórum dia 29 de maio, conclui-se que aconteceu o óbvio: o evento 100% político, promovido por uma Casa 100% política, foi 100% palco eleitoral. Ainda bem, né?!
Fórum polarizado
Em resumo, os dois principais adversários na disputa pelo governo de Minas Gerais – Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), desembarcaram em Uberaba dia 28 de maio, quando cumpriram agendas similares e provocaram um alvoroço político na cidade, onde os dois partidos e seus respectivos aliados se rivalizam sem meios-termos e há décadas polarizam as eleições municipais, estaduais e federais.
Sardinha do PSDB
A política econômica praticada hoje, no Brasil, é centralizadora e injusta, e só mesmo com uma mudança radical nas eleições de outubro será possível melhorar esta situação”, alfinetou o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso. O pré-candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, defendeu mudança no governo federal e a continuidade – “com avanços”, no governo mineiro.
Sardinha do PT
Em contrapartida, o também ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento Social, Fernando Pimentel, disse que “Minas Gerais não tem projeto”, e no sentido inverso do adversário, pregou mudança no Estado, e continuidade no governo federal.

Gentilezas
Na variedade de trocas de amabilidades ocorridas no fórum regional de vereadores, em Uberaba, uma envolveu o pré-candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel. Já estava ele respondendo às perguntas feitas pelo público, quando o deputado federal Marcos Montes (PSD) chegou ao local. “Por favor, arrumem uma cadeira para o Marcos Montes se sentar aqui, ao meu lado!” – interrompeu Pimentel. Detalhe: não é segredo que o PSD nacional apoia Dilma Rousseff (PT), mas que MM e o partido são Pimenta da Veiga (PSDB) na disputa pelo governo de Minas.
-----------------
Colaboração...
Além da realização do inédito leilão solidário que rendeu R$ 1,4 milhão para o hospital na 80ª EpoZebu, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ também tem colaborado com a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central doando os recursos arrecadados com a cobrança de estacionamento no Centro de Eventos.
...muito bem-vinda!
Até agora, em 2014, a ABCZ já depositou R$ 40,9 mil na conta do Hospital Hélio Angotti. “Agredeço à entidade por mais esta demonstração de sensibilidade e solidariedade” – comemora o presidente do Hospital do Câncer, Délcio Scandiuzzi.
Motivos de sobra
Não é por acaso que Scandiuzzi está agradecido à ABCZ... De acordo com os números divulgados esta semana, o balanço patrimonial e do resultado social da ACCBC/Hospital Dr. Hélio Angotti), em 2013, indicam um expressivo avanço do câncer em Uberaba e no Triângulo Mineiro, e, não bastasse isso, contabilizam déficit mensal de quase R$ 600 mil.

Data-base
Administração municipal comunicou ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU que vai atender a uma das principais reivindicações da entidade: antecipar, oficialmente, a data-base da categoria. Projeto fixando a data de negociações para fevereiro de cada ano será encaminhado nas próximas horas para a Câmara de Vereadores.
Tíquete
Vale lembrar que, na semana passada, o prefeito Paulo Piau (PMDB) anunciou a antecipação do pagamento do tíquete-alimentação. Já a partir de junho, o dinheiro será liberado todo dia 7, e não mais no dia 15 como acontecia até agora.

PSD ESTARIA "RINDO À TOA" COM A PERFORMANCE DO SEU CANDIDATO, MARCOS MONTES
De olho...
Comando nacional do Partido Social Democrático - PSD, quer saber a quantas andam as campanhas de seus candidatos em 2014 em todo o país: a governador, a senador, a deputado federal e a deputado estadual. Para isso, contratou uma das melhores agências de publicidade de Minas Gerais, e, de quebra, um instituto de pesquisas - o Doxa, pra fazer amplos levantamentos quantitativos e qualitativos.
...na campanha
Uberaba entrou na lista por causa do deputado federal Marcos Montes, que é vice-líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, e presidente da legenda na cidade. Estas pesquisas não serão divulgadas, pois teriam que ser registradas, e, se isso acontecer, qualquer pessoa teria acesso aos dados estratégicos da campanha.
Vazamentos
Mas, vaza um dado aqui... vaza outro dado ali, e algumas informações andam circulando nos bastidores. EXEMPLOS: o PSD estaria feliz da vida com seu candidato em Uberaba; e tem candidato sendo apontado como invencível ... mas que estaria muito... muito... muito longe disso.

DIRETOR DO FORO ELEITORAL DE UBERABA, LÚCIO EDUARDO DE BRITO
A omissão
Nada menos do que 25 partidos políticos de Uberaba – dos 31 existentes legalmente, deixaram de prestar contas relativas a 2013 – segundo publicação do Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
O repasse
Em sentença válida para todos eles, o juiz Lúcio Eduardo de Brito, diretor do Foro Eleitoral de Uberaba, suspendeu os repasses do fundo partidário para estas legendas. “Constatada a completa omissão das agremiações políticas quanto à prestação de contas anual do exercício 2013, impõe-se a aplicação automática da penalidade administrativa” – justificou o magistrado.
O dever
O juiz abriu a sentença lembrando que a legislação eleitoral impõe ao partido o dever de enviar a sua prestação de contas anualmente à Justiça Eleitoral, com o intuito de zelar pela fiscalização da gestão contábil e controle de dispêndios e receitas de cada agremiação. E ainda: lembrou que existe data limite para isso.
A data
Os  partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral/TSE tinham até 30 de abril de 2014 para apresentar suas prestações de contas partidárias referentes ao exercício de 2013. Os diretórios nacionais das legendas deviam entregar no TSE as respectivas prestações de contas. Já os diretórios estaduais tinham que entregá-las nos Tribunais Regionais Eleitorais, e os diretórios municipais, nas zonas eleitorais.
Os irregulares
As legendas de Uberaba citadas na lista divulgada pela Justiça Eleitoral são as seguintes: PCB; PCdoB; PDT; PEN; PHS; PMDB; PMN; PPS; PRB; Pros; PRP; PRTB; PSB; PSC; PSDB; PSDC; PSL; Psol; PT; PTB; PTC; PTdoB; PTN; PV; SDD.
Os regulares
Em contrapartida, levando em conta as 31 legendas registradas legalmente na cidade, só seis prestaram contas: o PSD (presidido por Marcos Montes); PR (de Eduardo Ferro); PP (de Marcelo do Nascimento); DEM (de Eclair Gonçalves); PSTU (de Adriano Espíndola); PPL (comando vencido).
Acéfalos
E de acordo com a Justiça Eleitoral, estão sem comando em Uberaba: o PPS e o Psol – comandos venceram agora, em maio de 2014; o PSL – desde janeiro de 2014; o PPL – desde outubro de 2013; o PCB – desde junho de 2013.

UBERABA MERECE...
Vem aí, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais! Com apoio da Prefeitura/Fundação Cultural, a companhia vai se apresentar em Uberaba dia 6 de junho, sexta-feira, às 20h, em plena praça d´Abadia. Apresentação - que faz parte da turnê estadual da Filarmônica de Minas Gerais, terá obras de Amaral Vieira, Rimsky-Korsakov, Gnattali, Grieg e Saint-Saëns. É a segunda vez que a orquestra se apresenta em Uberaba. O primeiro concerto foi em 2008, o ano de sua criação. Sob regência do maestro Marcos Arakaki, os músicos executam duas obras brasileiras: a Entrada Festiva, fanfarra composta por Amaral Vieira apenas para instrumentos de metal e tímpano; e a Brasiliana nº 1, de Radamés Gnattali.

BAIRRISMO!
Bandeiras tremulando no Hospital Universitário Mário Palmério: do Brasil, da Uniube/Universidade de Uberaba, e de Uberaba. (Foto: Rose Dutra)

VISITA EXTRA
Ministro da Educação e Cultura, José Henrique Paim, fez questão de conhecer pessoalmente, o recém-inaugurado Hospital Universitário Mário Palmério. Acompanhado pelo prefeito Paulo Piau, o ministro foi recebido pelo reitor Marcelo Palmério e a diretora administrativa do MPHU, Denise Dias Monteiro. José Henrique Paim desembarcou em Uberaba com uma agenda oficial específica, e também super importante: inaugurar os Centros Municipais de Educação Infantil - Cemei´s, do Jardim Eldorado e do Residencial Nova Era. (Foto da visita ao hospital: Reginaldo Oliveira)

LUÍS EUSTÓRGIO COM A LÍDER INDÍGENA TSITSINA XAVANTE, DURANTE ASSEMBLEIA-GERAL DA COORDENAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA - COIAB, E 1º ENCONTRO DOS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DO MATO GROSSO, EM 2013, NA ALDEIA UMUTINA, EM BARRA DO BUGRES (MT) 
Prata de Uberaba
ADMINISTRADOR ASSUME COMANDO DO MEIO AMBIENTE EM BRAGANÇA, NO NORDESTE DO PARÁ
Formado pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, o administrador Luís Eustórgio Pinheiro Borges, 48 anos, assume dia 3 de junho a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança – a 2ª cidade mais antiga do Pará e o maior polo pesqueiro da região norte do país. O uberabense desempenhou várias atividades, principalmente em comunidades indígenas, na Amazônia, e desde 2003 trabalha no Pará na área de conservação ambiental. Bragança também foi a primeira cidade do Pará a organizar uma cooperativa de catadores de coleta seletiva – sob a coordenação de Luís Eustórgio.
MARUJADA
Bragança tem uma história que os livros de história não contam, que é sobre a Marujada: em louvor ao santo preto. Em 3 de setembro de 1798, os negros de Bragança pediram permissão aos senhores para fundar uma irmandade e organizar o culto a um semelhante (negro). Permissão concedida, eles, em retribuição, fizeram a primeira procissão, de agradecimento, de casa em casa. Assim foi criada a Festividade do Glorioso São Benedito, a Marujada, e a padroeira branca de Bragança, Nossa Senhora do Rosário, ganhava um parceiro padroeiro preto, São Benedito.
Ao longo de 215 anos, a Marujada só cresceu, envolvendo literalmente toda a cidade, todas as classes sociais, não apenas nas grandes datas, na segunda quinzena de dezembro, mas ao longo de todo o ano, nas procissões menores, nos motivos que enfeitam casas e comerciais, nas conversas, nos preparativos.
A Marujada acontece entre os dias 18 e 26 de dezembro.
---------------
DEU NAS COLUNAS EM UBERABA
(TRECHOS)
CHIC&CHOC
Jornal de Uberaba
Fabiana Silbor
Boicote
Fiel de paróquia quis oferecer produtos para o leilão da igreja, mas eles não foram aceitos. A moça é empresária e foi solícita em participar. Outros paroquianos ficaram indignados com a ousadia. Ah! Gente! Eram produtos eróticos. Me desculpem os muito dogmáticos, mas poderia ter dado certo. Imagina! Muita gente interessada nas novidades do Sex Shop.
Perigo
Sogra de político famoso tem dado o que falar. No último barraco feito em evento da elite, a criatura gritava a plenos pulmões que tinha direito a passar na frente porque representava o tal do eleito. Muitos deixaram para evitar maiores constrangimentos, mas como sempre rola um posicionamento, radialista aproveitou para contar os detalhes em programa matinal. Depois recebeu telefonema do político reclamando. Além de aguentar a doidivanas, o povo, ainda, tem que fazer silêncio! Credo.

CÁ ENTRE NÓS
Jornal da Manhã
Alexandre Pereira
Investigação
As relações entre funcionária fantasma, exonerada pela Câmara Municipal, e o vereador China (SDD) são estreitas. Loja de fraldas na avenida Abílio Borges em que Indianara Schiarelli Oliveira trabalha, quando deveria dar expediente como analista de apoio às Comissões Permanentes do Legislativo, é de propriedade de China. O vice-presidente foi quem fez sua indicação.
Efeito dominó
Vereadores estariam apontando, uns aos outros, os casos de nepotismo na Câmara Municipal e, consequentemente, levando os parentes à demissão. Algumas das exonerações resultam de parentesco com comissionados do Executivo, mas tem gente pra trás. Dentro da administração direta e indireta, levantamento informal aponta vários casos, inclusive de nepotismo cruzado.
Destaque
A cidade de Uberaba é o 4º município do Brasil que mais recebe verbas do Programa Federal de Aquisição de Alimentos (PAA). Beneficiando, aproximadamente, 600 pequenos produtores rurais entre horticultores, fornecedores de leite e carne, o projeto chega a assistir mais de 25 mil pessoas semanalmente em instituições beneficentes.

FALANDO SÉRIO
Jornal da Manhã
Wellington Cardoso
Cachê
Jornalista econômica Lilian Witte Fibe faturou R$23 mil para ser palestrante no Fórum de Vereadores em Uberaba. Ela não quis tirar fotografias com políticos e, alegando falta de tempo, também não deu entrevistas para a imprensa. Na “vingança da força do pensamento”, a moça precisou ir ao banheiro e a porta não se abriu para que saísse. Houve corre-corre e foi necessária a intervenção de membros do cerimonial do Legislativo para que a jornalista voltasse para a mesa dos trabalhos. Mas, Lilian tirou de letra o episódio.
Sem resposta
Diante das críticas de Lilian à política econômica do PT e a afirmação de que Minas tem a oportunidade de resgatar o país, da plateia lhe mandaram bilhete com pedido de esclarecimentos, na expectativa que ela mencionasse que a salvação é Aécio Neves.
Suspeita
Indagação (sem assinatura) não chegou às suas mãos, censurada para evitar eventual “ganho político” para o presidenciável. Presente, Marcos Montes foi colocado no rol dos “suspeitos” da autoria.
Novidade?
Comissão de Segurança da Assembleia saiu da audiência anunciando que os dados (da criminalidade e insuficiência de efetivo) aqui levantados serão levados ao conhecimento da Secretaria de Estado de Defesa Social. Se ela já não os tiver, seguramente pode fechar.
Rendeu processo
A queda de braço entre Anderson Adauto e Emater, em 2011, quando o prefeito se recusou a repassar recursos de convênio para a empresa, resultou em processo contra a Prefeitura. O município foi citado para se defender em ação de cobrança com o valor da causa fixado em pouco mais de R$80 mil. À época, a Secretaria Municipal de Agricultura justificou que o corte de 50% da verba estava alicerçado em decisão puramente técnica. A Emater esperneou.
Só pra cima
Na quinta-feira foram registrados dezessete assaltos à mão armada em Uberaba, de ônibus coletivo a residências. Quatro veículos foram tomados dos proprietários sob mira de revólver.
Sem ofensa
Agora só falta alguém dizer que não farão falta os vinte e três policiais militares que deixarão Uberaba durante a Copa do Mundo, período em que trabalharão em Belo Horizonte.

ALTERNATIVA
Jornal da Manhã
Gê Alves - redatora interina
Urgente!
Enquanto o crime toma conta, policiais militares das cidades brasileiras, inclusive daqui, sim, de Uberaba, onde a coisa foge ao controle, estão sendo encaminhados para atuar na Copa do Mundo. Ah, para! Depois ainda há os que não entendem a revolta do povo, as manifestações, o desespero coletivo. O certo é que a gente não aguenta mais. Estamos todos neuróticos, vivemos a geração do medo e da frustração diante da ineficiência estatal frente à questão.
Veneno
Leitores lotando minha caixa de e-mail – adoro! – para confirmar hipótese levantada pela coluna de utilização de capina química na BR-050, onde, nas imediações não são poucos os cursos d’água. E tem quem detona e quem, apesar de não concordar, não vê opção melhor para manter o local. Separei um de cada vertente. Marco Antonio Tintori diz ser testemunha da ocorrência que utiliza “veículo, tipo dos que jogam água na pista”, e conta tê-lo intrigado a alta densidade do jato de veneno – “aproximadamente 3mm”. “O cheiro de veneno insuportável adentrou meu veículo”, relatou.
Fazer o quê?
Já o engenheiro Lázaro Elveci de Oliveira observa que as capinas nas lavouras em grandes propriedades não mais são manuais, mas à base do “mata-mato”, com aplicação aérea de “toneladas do produto”, normalmente glifosatos. No caso das beiras de estrada, ele avalia que são quantidades insignificantes em comparação com os grandes agricultores. “Parece que ninguém olha para esse lado dos poderosos. Apesar de tudo, eu particularmente não vejo em nossos tempos outra solução”, opinou.

MOZART JR.
Jornal de Uberaba
Tribuna
O programa TRIBUNA DO POVO, comandado por Fabiano Fideles, esta semana, promete. Assuntos dos mais variados interesses e sem faltar a pitada de polêmica sempre colocada por Fabiano, que não deixa seus convidados saírem sem uma resposta que cause a semana toda. A semana será aberta com o presidente do Sinduscon, Roberto Veludo, e a simpaticíssima presidente da Aliança Municipal Espírita (AME), Sonia Barsante.
Asilo Santo Antônio
Teve início a Trezena de Santo Antônio, que vai até o próximo dia 13 deste mês. Serão muitas atividades culturais e festivas envolvendo os idosos daquela instituição. No dia 13, acontece a tradicional Festa Junina, das 13h às 17h. A festa conta com o apoio e participação dos alunos da Escola Estadual Minas Gerais, através do projeto Minas Solidário. A entrada é franca e o asilo conta com a doação de gêneros alimentícios para ajudar na manutenção da casa. Uma causa que merece adesão!
Estão com tudo
Realmente, o amor por animais nunca esteve tão na moda quanto atualmente. Na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, a disputa por um vira-latas virou caso de polícia e as duas famílias que disputam o direito de ser dona do animal já registraram boletins de ocorrências e agora a coisa vai parar nas mãos de um juiz, que deve decidir com quem fica o cão.
Bob ou Simba
A primeira dona, que chama o cão de Simba, alega que ele fugiu e a segunda, que o chama de Bob, o roubou. A segunda, por sua vez, alega que o cachorro foi abandonado e ela cuida dele há seis meses. É aguardar as cenas dos próximos capítulos da novela canina.

OUTRAS PALAVRAS
Jornal da Manhã
Marco Túlio Oliveira Reis
Começou
Como de todos é sabido, uma vez acontecida a ExpoZebu, é inaugurada a temporada eleitoral em Uberaba. Este ano não é diferente. Uberaba tem sido palco e cenário de diversas manifestações e acontecimentos, todavia o mais significativo deles foi o II Forum de Vereadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, promoção da Amvale e Câmara Municipal de Uberaba.
Passarela
Mal começou a temporada eleitoral e os políticos de maior expressão do Estado já passaram por aqui. Só ex-prefeitos da capital mineira foram três. Pimenta da Veiga (PSDB), Fernando Pimentel (PT) e Patrus Ananias (PT). Todos eles, pré-candidatos nas próximas eleições, sendo os dois primeiros a governador e o último a deputado federal. Ainda aportaram nesta terra o ex-governador Anastasia (PSDB) e Josué Gomes (PMDB), ambos candidatos ao senado.
Nota fora
A jornalista Lilian Witte Fibe, palestrante do II Fórum de Vereadores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que se comportou mais como pop star do que como palestrante, não foi feliz em sua explanação. Além de não trazer informações confiáveis e atuais, discursou de maneira genérica, algumas vezes pueril e completamente esvaziada de credibilidade. A plateia, até então atenta, dispersou-se e não demonstrou interesse pelo discurso de Lílian.
Congresso
Acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro a VIII edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba, evento que já entrou para o calendário nacional. Segundo o coordenador do congresso, advogado Lúcio Delfino, esta edição “terá relevada importância, sobretudo hoje que se avizinha a publicação de um novo Código de Processo Civil”.
Brasil!
Aos poucos, o espírito futebolístico do brasileiro, já dizia Nelson Rodrigues, “a pátria de chuteiras”, vai se despindo da “síndrome de vira-lata” que a grande mídia disseminou e começa a entrar no clima da Copa do Mundo. As ruas, as casas, os carros, tudo incorporando o verde-amarelo alegre e tradicional. Não gosto de vaticínios, mas a maior festa do futebol mundial será o amálgama para a união do povo em reconhecimento às conquistas do país. Não só no futebol, mas no campo social e de desenvolvimento. Quem se opõe ao governo que o faça na sua maior extensão, mas não se oponha ao Brasil nem à nossa gente!

ACTUALITÉ
Jornal de Uberaba
Luciana Vitali De Vito
INAUGURAÇÃO
CHOROCULTURA
Foi inaugurado na última sexta-feira o esperado point dos amantes da boa música, o "Bar Meu Chorinho", espaço dedicado ao choro, samba e seresta. Os apreciadores do estilo musical compareceram em peso a essa badalada inauguração, do músico Fausto Reis. O funcionamento será às sextas e sábados, a partir das 19 horas e aos domingos a partir das 16 horas. Rua Luxemburgo, 984.

Renomado DJ da música eletrônica  uberabense,
Vinny Depp arrasando nas noites de festas da city
-------------------
PRATA DE UBERABA
ENGENHEIRO ASSUME VICE-PRESIDÊNCIA DA COPASA
ANTONIO IVAN VISITA MARCOS MONTES EM UBERABA
Engenheiro civil uberabense Antonio Ivan Vieira de Freitas acaba de assumir o 2º cargo mais importante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, e concessionária dos serviços de água e esgoto em 626 dos 853 municípios mineiros.
É uma grande honra chegar a este cargo na Copasa, onde sou funcionário de carreira desde 1976” – disse ele, durante visita ao escritório regional, em Uberaba, do vice-líder da bancada do PSD na Câmara, deputado federal Marcos Montes.
REFERÊNCIA - De acordo com ele, a companhia é hoje, referência em qualidade de atendimento no Brasil. “Não é por acaso que tem recebido premiações importantes, e prêmio é sinônimo de qualidade” – comemora.
Antonio Ivan cita como exemplos, a inclusão da Copasa entre “As Melhores Empresas Pra Você Trabalhar”, prêmio concedido pela revista Você S/A, e a primeira colocação no Prêmio Valor 1.000, concedido pelo jornal Valor Econômico. “É a Copasa analisada por dentro e por fora” – observa ele.
RECONHECIMENTO - Filiado ao PSD, o novo diretor vice-presidente da Copasa não tem dúvida de que a orientação da empresa é de priorizar a capacitação de seus diretores, mas reconhece que dois políticos uberabenses tiveram participação importante na sua trajetória: o ex-prefeito João Guido, que incentivou seu ingresso na Copasa na década de 1970, quando presidiu a companhia, e o deputado Marcos Montes, que reforçou sua indicação para o cargo de vice-presidente, que acaba de assumir.
João Guido e Marcos Montes estão entre as pessoas que, estejam onde estiverem, fazendo o que for, jamais esquecem de Uberaba e de seus profissionais” – observou.
Antonio Ivan responde atualmente, pela gestão dos Programas Copasa na Bacia do Rio Paraopeba e Água Para Todos.
TEM BERÇO – Marcos Montes, por sua vez, fez questão de lembrar que o novo vice-presidente da Copasa vem de uma família historicamente ligada a Uberaba. “Ele é filho do grande Homero Vieira de Freitas” – ressalta MM, se referindo ao advogado, professor, e vereador por seis legislaturas nos tempos em que o trabalho de legislador municipal não era remunerado.
Homero Vieira de Freitas era conhecido pela inteligência; pelo brilhantismo no tribunal do júri; por falar fluentemente pelo menos oito idiomas, entre eles, espanhol, inglês, latim, francês, grego e italiano.
Antonio Ivan aprendeu, portanto, desde criança, o significado do trabalho público desinteressado; a importância da educação; o respeito ao bem-comum; a paixão pelas causas de Uberaba, além do significado de família da melhor qualidade” – elogiou o deputado Marcos Montes.
--------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário