3 de julho de 2014

Conta-Gotas...Notícias

EXCLUSIVO
"Por amar o clube e a cidade, a emoção foi muito grande, pois eu sempre carrego esse orgulho de ser uberabense e colorado"...
_Ruy Trida Junior, autor da façanha, se referindo às aparições da bandeira do Uberaba Sport Club nos telões da Fifa e na TV, durante o jogo Brasil X Chile, no Maracanã
REPERCUSSÃO DAS APARIÇÕES DA BANDEIRA DO USC NA TV FOI IMEDIATA.
LOGO, AS IMAGENS ERAM POSTADAS EM VÁRIOS MURAIS DO FACEBOOK,
ENTRE ELES, DO ASSESSOR PARLAMENTAR GUILHERME PORTUGAL (FOTO 1) E DA EDITORA DA TV INTEGRAÇÃO/GLOBO, JORNALISTA ADRIANA AFONSO (FOTO 2)
Marketing improvisado!
BANDEIRA DO USC TREMULA NO MINEIRÃO...
Prestes a enfrentar o Corinthians paulista em amistoso que acontece no Uberabão, neste dia 6, domingo, às 17h, o Uberaba Sport Club – USC, 97 anos de existência, foi o grande destaque nas redes sociais, nos últimos dias, não pela disputa contra o timão, mas por ter sua bandeira exposta para um número incontável de expectadores do Brasil e do mundo em uma jogada improvisada – que deu certo.
Bandeira foi mostrada duas ou três vezes, tremulando ao longo da disputa Brasil X Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte.
...DURANTE O EVENTO MAIS VISTO DA HISTÓRIA...
Vale ressaltar: desde o primeiro chute na bola na Arena Corinthians, no jogo de abertura, até o apito final no Maracanã, na grande final, espectadores de 220 países vão acompanhar as imagens transmitidas pela Host Broadcast Services (HBS), empresa suíça, responsável pelas transmissões oficiais. A expectativa da Fifa - segundo entrevistas de seus dirigentes, é de que a Copa de 2014 seja o evento mais visto da história, alcançando todos os territórios do mundo e superando a audiência de 3,2 bilhões de pessoas registrada em 2010, no Mundial da África do Sul.
O DONO DA FAÇANHA...
Dizem que política e religião não se discute...E futebol?! Dá para discutir sobre o Uberaba Sport Club com Ruy Trida Junior?! Foi dele a ideia e a iniciativa de levar a bandeira do USC para o Mineirão... O uberabense da gema, 45 anos, engenheiro civil formado pela Universidade de Uberaba/Uniube, hoje morador em Brasília/DF – onde trabalha em tecnologia, se identifica como “torcedor fanático do Uberaba Sport Club” em todos os espaços que domina - incluindo os blogs de sua responsabilidade, ambos com nomes sugestivos:
(www.uberabasportclube.blogspot.com.br e  http://futeboluberaba.blogspot.com.br).
OS PREPARATIVOS 
Amigos de Ruy Trida – que convivem e trabalham com ele em Brasília, contam que, dias antes da partida Brasil X Chile, ele comentou que levaria a bandeira do USC para o estádio, que ficaria atrás do gol, e que eles deviam ficar de olho na TV. “Rimos muito do jeito sério com que ele falou sobre o assunto” – diz Paulo Borges, um dos amigos, em conversa com a colunista de Conta-Gotas...Notícias. A confiança era tamanha – segundo Paulo Borges, que Trida se vestiu a caráter (com o uniforme do USC), e se enrolou na bandeira para ir ao estádio.
O MUNDO DE OLHO...
Por sua vez, Ruy Trida conta que, num rápido deslize do olhar – que acompanhava a partida acirrada entre Brasil e Chile, ele percebeu “um pedacinho vermelho da bandeira” no telão da Fifa. Rapidamente começou a balançar a bandeira. Segundo ele, a emoção foi grande, pelo fato de levar o pavilhão do USC a milhões de pessoas mundo afora.

ÁRBITROS DO ESPORTE AMADOR PODEM SER INCLUÍDOS ENTRE OS MICROEMPREENDEDORES
E por falar em esportes, os árbitros de modalidade desportiva amadora poderão ser incluídos como Microempreendedores Individuais (MEI). A proposta é do deputado Marcos Montes (PSD), que apresentou projeto de lei com este objetivo na Câmara Federal. Em sua justificativa, ele lembra que a lista não contempla a atividade de árbitro, entretanto enquadra outras profissões semelhantes.
A atividade de árbitro é essencial para o crescimento do esporte amador. São trabalhadores que participam, inclusive, da educação desses atletas. Apesar disso, esses profissionais são mal remunerados e atuam apenas por jornada ou contratação temporária”, lamentou o parlamentar. Marcos Montes tem fortes ligações com o esporte desde adolescente, quando iniciou sua trajetória política nesta área e hoje é membro da Comissão Permanente de Esportes da Câmara.

MEIO AMBIENTE E TURISMO
Ele já passou pelo 1º escalão do governo municipal em 2007... Ricardo Lima é o novo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Uberaba. Nomeação foi assinada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB), que não se deixou abater pelas pressões dos contrários. A pasta vinha sendo comandada interinamente por Marco Túlio Borges Prata, que deve retornar ao cargo de subsecretário. Lima (FOTO) é engenheiro sanitarista e filiado ao PT.

PRESERVANDO A HISTÓRIA
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – Conphau, aprovou, por unanimidade, a restauração e cobertura da locomotiva “Maria Fumaça” (na praça José Rebouças, bairro Boa Vista/Mogiana); a manutenção e reparos do relógio e obelisco (na praça Jorge Frange); reforma e manutenção da Igreja São Domingos). Estes bens são tombados e as obras serão bancadas pelo Fundo do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – Funphau.

KAKÁ CARNEIRO
TRIBUNAL APOIA VEREADOR EM BRIGA DE CONDOMÍNIO
Vereador Kaká Carneiro (PSL) vence disputa no Tribunal Regional Eleitoral. A mais alta corte da Justiça mineira acatou recurso proposto por ele contra condenação referente às eleições de 2012, quando o comunicador de televisão (Kaká Se Liga) saiu das urnas com 3.966 votos – o 3º mais votado. Ele tinha sido condenado em 1ª instância a pagamento de multa por propaganda irregular. Síndica de um condomínio acusou o assessor do então candidato, que residia no local, de ter afixado um cartaz debaixo de sua janela.

TRE/MG AGORA RECEBE DENÚNCIAS PELA WEB
Conforme antecipou Conta-Gotas...Notícias no início de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, colocou ontem, no ar, o espaço Denúncia On-Line no site da instituição. Espaço é destinado ao recebimento de denúncias de cidadãos de todo o Estado relativas à propaganda irregular (https://apps.tre-mg.jus.br/aplicativos/php/denuncia).
1ª instância
Pelo sistema, o denunciante já pode preencher um formulário, direcionado automaticamente à zona eleitoral onde ocorreu a irregularidade e que será encarregada da fiscalização da propaganda eleitoral. O cidadão receberá um número de registro com o qual pode consultar o andamento do processo. Constatada a irregularidade, o juiz da zona eleitoral responsável poderá determinar a retirada da propaganda. Detalhe: o sistema não aceita denúncias anônimas, mas os dados pessoais do denunciante ficarão restritos à Justiça Eleitoral.
2ª instância
Vale lembrar, entretanto, que a eleição de 2014 ocorre em âmbito estadual, e a atribuição de julgar os casos, aplicando ou não multa, será apenas dos juízes do TRE, na capital. Os juízes de primeira instância apenas atuarão nesse poder de polícia local.
A partir do dia 6 de julho fica permitida a propaganda eleitoral.

TONY CARLOS E ALMIR SILVA EM EVENTO COMANDADO POR PAULO PIAU
ENQUANTO ISSO, NA BASE ...
Presidente do PMDB/Uberaba e deputado estadual Tony Carlos e o vice-prefeito Almir Silva (PTdoB) aproveitam os últimos suspiros permitidos pela Justiça Eleitoral para marcarem presença em inauguração de obras públicas. Acompanharam Paulo Piau na maratona de domingo, dia 29, quando o prefeito inaugurou obras concluídas e vistoriou outras ainda em andamento. E mais: em perfeita harmonia (FOTO), levando-se em conta que ambos disputam cadeira de deputado estadual.
Cintura
Por sinal, Tony Carlos – o candidato oficial, e Almir Silva, não são os únicos da base política do prefeito Paulo Piau que disputam o mesmo cargo. Também estão de olho em cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o vereador Samuel Pereira e o ex-presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra, Wagner Jr – ambos do PR. E ainda, o presidente do PT/Uberaba, Josimar Rocha.

Pra não constranger
Por sua vez, o vereador/presidente do SDD de Uberaba, Luiz Dutra, deixa a função de líder do prefeito Paulo Piau na Câmara Municipal. Dutra justificou que terá um lado na disputa pelo cargo de deputado estadual - o vereador Samuel Pereira, e que não quer provocar constrangimentos na base do governo. Ele deve ficar no cargo pelo menos até dia 8 para dar tempo de o prefeito encontrar um substituto. O vice-líder Kaká Carneiro é o nome mais cotado para assumir a vaga.

Proibido X permitido
E a partir de 5 de julho fica proibido a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas. Já a partir do dia 6 de julho fica permitida a propaganda eleitoral; o uso de alto-falantes (8h às 22h); a realização de comícios, e a propaganda eleitoral na internet (neste último caso, com exceção de propaganda paga).
--------------

---------------
Apoio externo
PSTU segue sem candidatos de Uberaba nas eleições de 2014. Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, as lideranças municipais vão de Vanessa Portugal, candidata a governadora em outros tempos, e que retirou a candidatura, este ano, em favor de Fidélis Alcântara (PSOL) - com Vitória Melo (PSTU) de vice. “Para deputado federal o PSTU/Uberaba ainda está em aberto” – diz o advogado trabalhista Adriano Espíndola, presidente da sigla.

As convenções...
E terminou dia 30 de junho, o prazo para que os partidos realizassem suas convenções para definir coligações e escolher os candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
...e os registros
Os partidos têm até às 19h de dia 5 de julho para requererem os registros dos candidatos homologados nas respectivas convenções – que foram realizadas entre 10 e 30 de junho. Caso o partido não apresente o requerimento à Justiça Eleitoral, o candidato pode solicitar o registro até dia 12 de julho.

Recapitulando...
Eleições para presidente da República e vice; governador e vice; senador; deputado federal e deputado estadual acontecem em dois domingos de outubro: dia 5 (1º turno) e dia 26 (em caso de 2º turno para presidente e ou governador).

Movimento gay
Movimento LGBT/Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, de Uberaba, homenageou personalidades que colaboram com a causa. Responsável pelo decreto que criou a Parada Gay em 2002, quando era prefeito, o atual deputado federal majoritário Marcos Montes foi um dos lembrados pelo movimento. A chefe de Gabinete e vice-presidente do PSD/Uberaba, Mara Papini, representou MM – que estava em Brasília cumprindo atividades na Câmara.
REUNIÃO EM BELO HORIZONTE, QUANDO FORAM DEFINIDOS OS DETALHES
SOBRE AS CIRURGIAS BARIÁTRICAS DO CONVÊNIO ESTADO/UFTM
Cirurgias do estômago
E por falar no deputado Marcos Montes, ele informa que foi publicado dia 1º de julho de 2014, terça-feira, o convênio celebrado pelo governo de Minas/Secretaria de Estado de Saúde com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) com vistas à realização de 200 cirurgias bariátricas em Uberaba e região. Convênio, conquistado através de ações do mandato de Marcos Montes, está no Jornal Oficial de Minas Gerais/Diário do Executivo/Caderno 1/ página 83. "É a realização de um sonho de muitos pacientes, que retomarão a qualidade de vida", comemora o deputado. De acordo com ele, os recursos na ordem de R$ 2 milhões, já estão garantidos. Os pacientes integram uma lista do Hospital de Clínicas da UFTM, e serão priorizados pelo hospital de acordo com a urgência de cada caso.

Uma coisa é uma coisa...
...outra coisa é outra coisa
Ao contrário do que andaram dizendo por aí, a Praça de Alimentação do Shopping Uberaba está funcionando normalmente nos dias de jogos do Brasil. Assessoria do centro comercial lembra que a praça fica aberta das 11h às 23h, com alternativas para todos os gostos. Nesta sexta-feira, dia 4, quando o Brasil enfrenta a Colômbia, as lojas do mall abrirão às 10h e encerrarão o expediente às 16h, mas os clientes poderão levar as crianças para brincar no circuito do evento Smurfs Futebol Clube, depois do jogo, com Praça de Alimentação aberta.

ENTRE APLAUSOS E ABRAÇOS – Pão-de-ló é pouco pra dar o tom do que foi a visita do prefeito Paulo Piau às obras da rua Espanha/Boa Vista, no último fim de semana! Vinte e cinco anos depois de muita luta, os moradores da rua e de suas proximidades estão acompanhando – de olhos arregalados, a duplicação, implantação de galerias e implantação de passeio e canteiro central na rua!!! Abraço do Sr. Valtinho e aplausos do presidente da Câmara, Elmar Goulart, são só algumas das demonstrações explicitadas pelos “boavistenses” das redondezas. (Foto: Enerson Cleiton)

Enquanto isso...
Uberaba e sua gente são vítimas constantes de um tipo específico de grupo: dos revoltados. A pessoa tenta ocupar um espaço - seja disputando eleição, seja lançando livros, seja escrevendo artigos em jornal, seja arrumando um trabalho na política, e, de repente, quando não consegue o sucesso almejado, parte para comentários agressivos nas redes sociais e nos bares da vida....
...nas redes sociais
Daí, culpa os políticos, a imprensa, a “elite” (que a gente nunca consegue saber verdadeiramente o que significa), o povo desinformado...e haja bode expiatório!!!! Tem dó, gente! Se não deu certo em Uberaba, tente em Uberlândia, no Rio, Maceió, ou então, tente outra coisa, aqui mesmo, em Uberaba, mas para de ficar procurando culpados pelo que não conseguiu!!!! A vida é dura pra todo mundo!

Dissidência
(Versão 1)
Deputado federal Aelton Freitas acaba de se tornar ex-presidente do PR de Minas Gerais. Ele deixou o comando da legenda para não ter que apoiar a coligação liderada pelo PSDB, e que tem Pimenta da Veiga por candidato a governador do Estado. Detalhe: deixar o cargo de presidente é o máximo que ele pode fazer, já que, se se desfiliar, não pode candidatar-se em 2014.
A FOTO HISTÓRICA DE ENERSON CLEITON REVELA MOMENTO DA CAMPANHA DE ANTÔNIO LERIN DIA 19 DE OUTUBRO DE 2012, QUANDO AÉCIO NEVES E EDUARDO CAMPOS DESEMBARCARAM EM UBERABA PARA PALPITAREM A FAVOR DO ENTÃO CANDIDATO DO PSB NO 2º TURNO
Dissidência
(Versão 2)
Por sua vez, o deputado estadual Antônio Lerin já é dissidente desde meses atrás, quando se viu entre a cruz e a espada com as candidaturas do senador Aécio Neves (PSDB) e do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. Ambos o apoiaram – inclusive com presença em Uberaba, na campanha de prefeito em 2012. Neste caso específico, Lerin garantiu apoio a Campos, presidente nacional do seu partido, no 1º turno, e para Aécio – caso ele vá para o 2º turno.
Estilo mineiro
No caso da disputa em Minas Gerais, Antônio Lerin deixou claro desde o início que seu apoio é do candidato Pimenta da Veiga (PSDB) – em 1º, 2º, 3º e quantos turnos vierem! Esta semana, a executiva estadual do PSB decidiu lançar candidato próprio – o ex-prefeito de Juiz de Fora e ex-deputado Tarcísio Delgado. E mais: Lerin não está só nesta dissidência. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também assume apoio a Pimenta da Veiga.

TRE/MG NO FACEBOOK -Não existem regras muito fixas para a internet, mas é importante cuidado no julgamento e atenção a três fatores: a liberdade de expressão, a privacidade das pessoas e trabalhar para evitar a censura prévia.” (Desembargador Geraldo Augusto, novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em entrevista à imprensa)

Aleluia!
Dos 167 profissionais recém-classificados em processo seletivo, somam 163 os médicos/plantonistas designados pelo governo municipal de Uberaba para atendimento na rede pública.

Acéfalos
Até o fechamento desta edição, oito partidos políticos de Uberaba apareciam sem comando na listagem do Tribunal Superior Eleitoral/TSE: o PCB, o PPL, o PPS, o PSDC, o PSL, o PV, o PSOL e o PCO.
Nos trinques
Outros 24 partidos estavam com seus comandos regularizados na cidade. São eles: o PMDB; o PSD; o PT; o PSDB; o DEM; o PR; o PTC; o PHS; o PP; o PTB; o PSTU; o PRB; o PDT; o PCdoB; o PSB; o PSC; o PMN; o PRP; o PTdoB; o PRTB; o PTN; o PEN; o PROS; o SDD.

AS DUAS FACES DA PRESERVAÇÃO
Enquanto as obras de erguimento de um novo prédio - no terreno onde o jornal funcionou por 104 anos, acontecem em ritmo acelerado para abrigar as Lojas Americanas, o acervo cultural do Lavoura&Comércio é preparado para ser reaberto ao público. A foto, feita pela Nayce StudioFoto com exclusividade para a colunista de Conta-Gotas...Notícias, e já antecipada em edição anterior, revela que a fachada do extinto jornal foi preservada em grande parte, conforme acordo entre o empresário Carlos Sabbag – que arrematou o imóvel em leilão, e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba.
Digitalização à vista
Arquivo Público de Uberaba trabalha na catalogação do acervo cultural – edições impressas e fotos, do Lavoura&Comércio e outros jornais da cidade e da região, com a expectativa de que, já no 2º semestre de 2014 seja possível iniciar a digitalização do material. Proposta é começar pelo jornal Lavoura&Comércio, com previsão de concluir sua digitalização até no final do ano.
Mundo novo
A superintendente Marta Zednik de Casanova lembra que o processo de digitalização será possível a partir de parcerias com o Arquivo Público Mineiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais e à Universidade Federal do Triângulo Mineiro... Aliança permitiu que o Arquivo Público de Uberaba pudesse sediar um laboratório de restauro e digitalização – já com dois scanners de última geração, computadores e equipamentos para restauro, além da contratação de 12 bolsistas dos cursos de História, Letras e Geografia da UFTM.
Reabertura
E dia 7 de julho, às 17h, o prefeito Paulo Piau vai devolver oficialmente ao público de Uberaba, o acervo cultural que tinha sido arrematado por empresa de Uberlândia, mas retornou à cidade de origem após a anulação do leilão, por parte da Justiça, e a aquisição pelo atual governo municipal. A solenidade acontece – claro, na sede da Superintendência de Arquivo Público de Uberaba, na praça Dr. José Pereira
Rebouças, 650, bairro Boa Vista  a histórica praça da Mogiana.

Ranking
Nova atualização feita pela Justiça Eleitoral indica raras alterações nas filiações em Uberaba.  O ranking das 32 legendas referente a maio é o mesmo de abril. O PMDB permanece na liderança pelo segundo mês seguido – após vários anos atrás do DEM (número alterou de 6.241 filiados para 6.272). Seguem: o DEM (de 4.718 alterou para 4.717); o PP (de 2.229 filiados para 2.228); o PDT (de 1.871 para 1.868); PR (mantidos 1.838); o PT (de 1.742 para 1.741); o PSB (de 1.720 para 1.717); o PTB (mantidos  1.437).
E ainda...
PSDB (alterou de 879 filiados para 878); PSD (de 721 para 722); PRB (mantidos 657); PSDC (mantidos 599); PTC (mantidos 563); PSC (de 534 para 533); PRP (mantidos 475); PV (mantidos 420); PPS (mantidos 361); PSL (mantidos 321); PCdoB (de 275 para 277); PMN (de 211 para 210); PHS (de 204 para 212); PTN (mantidos 191); PRTB (de 162 para 164); PTdoB (mantidos 125); SDD (de 64 para 73); PSTU (mentidos 25); PCO (mantidos 22); PSOL (de 17 para 18); PEN (mantidos 10); PPL (mantidos 6); PCB (de 5 para 6); PROS (mantidos 3 filiados).

Prata
Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis/Uberaba completou 25 anos dia 1º de julho. Seu fundador e presidente Beethoven Teixeira diz que a comemoração deve acontecer por volta do dia 20. “São 25 anos sem perder de vista” – segundo ele, “a luta pela transformação de Peirópolis em patrimônio natural da humanidade.

SEM TEMPO PARA ARRECADAR OS RECURSOS, PARTICIPAÇÃO DE UBERABA NO CARNAVAL DO RIO FICA PRA DEPOIS
Participação de Uberaba na Marquês de Sapucaí será adiada. Não houve tempo suficiente para que o governo municipal arrecadasse, junto à iniciativa privada, os recursos – na ordem de R$ 10 milhões, pedidos pela Escola de Samba Grande Rio para divulgar a cidade em 2015.

Enquanto isso...
O professor Robert Mori dá mais uma pequena pausa no seu mestrado para presentear a coluna com uma segunda sessão de cidades homenageadas por escolas de samba do Rio e São Paulo. Aliás, aproveita para aplaudir o líder da Associação dos Amigos de Peirópolis, Beethoven Teixeira, por ele ter apoiado a ideia de Uberaba ser enredo da Grande Rio, em 2015. Um dos temas propostos era justamente o sítio paleontológico/dinossauros de Uberaba.
A lista
(Versão 2)
Ressaltando que alguns municípios foram enredo mais de uma vez - como Brasília, São Luís, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e Cabo Frio, o professor argumenta que algum benefício as cidades tiveram com a divulgação na Sapucaí.
São Paulo/grupo especial
Nos últimos 12 anos, as seguintes cidades foram homenageadas, seguindo a ordem da escola de samba, ano e município: Peruche (em 2002) – Guarujá; Tucuruvi (2002) – Uberlândia; Vai-Vai (2006) - São Vicente; Vila Maria (2007) – Cubatão; Pérola Negra (2008) - Jaguariúna ; Gaviões (2008) - Santana de Parnaíba; Tucuruvi (2009) - Ouro Preto; Império (2010) – Itu; Tucuruvi (2010) - São Luís; Águia (2010) - Ribeirão Preto; Tom Maior (2010) – Brasília; Tom Maior (2011) – São Bernardo; Pérola Negra (2012) – Itanhaém; Tom Maior (2014) – Foz do Iguaçu; Vai-Vai (2014) – Paulínia.
Rio/grupo de acesso
Robert Mori lembra que, entre 2002 e 2009 o carnaval foi transmitido pela Rede CNT; em 2010 e 2011, pela Rede Bandeirantes; em 2012, pelo SBT, e, a partir de 2013, pela Rede Globo. Seguindo a mesma ordem: Inocentes (2000) – Petrópolis; Império da Tijuca (2000) – Pati do Alferes; Império da Tijuca (2001) – Macaé; Em Cima da Hora  (2001) – Campos dos Goitacazes; Ilha (2002) – Duque de Caxias; Boi da Ilha (2002) – Holambra; São Clemente (2003) – Mangaratiba; Estácio (2003) – Cachoeiras de Macacu; Boi da Ilha (2003) – Cabo Frio; Vila Isabel (2004) – Parati; União de Jacarepaguá (2005) – Araruama; Ilha (2006) – São João Del Rei; Cubango (2007) – Paracambi; Santa Cruz (2008) – Itaguaí; Caprichosos (2008) – Itaboraí; Inocentes – (2012) – Corumbá; Império Serrano (2013) – Caxambu; União de Jacarepaguá (2013) – Vassouras; Viradouro (2014) – Niterói; Império Serrano (2014) – Angra dos Reis; Santa Cruz (2014) – Jundiaí.
Rio/grupo especial
Nos últimos 15 anos:  Grande Rio (2014) – Maricá; Beija-Flor (2012) - São Luís; Mangueira (2013) – Cuiabá; Grande Rio (2011) – Florianópolis; Beija-Flor (2010) – Brasília; Beija-Flor (2008) – Macapá; Grande Rio (2008) – Coarí; Mangueira (2008) – Recife; Grande Rio (2007) – Duque de Caxias; Beija-Flor (2006) – Poços de Caldas; Imperatriz (2004) – Cabo Frio; Beija-Flor (2004) – Manaus; Imperatriz (2002) - Campos dos Goitacazes; Porto da Pedra (2002) – Petrópolis; Caprichosos (2002) - Porto Alegre; São Clemente (2002) – Guapimirim; Beija-Flor (1999) – Araxá; Vila Isabel (1999) - João Pessoa.
------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário