8 de julho de 2014

Conta-Gotas...Notícias

PRIMEIRA MÃO
ESPOSA DE ANDERSON ADAUTO É A GRANDE SURPRESA ENTRE OS CANDIDATOS QUE PEDIRAM REGISTRO NA JUSTIÇA ELEITORAL
Ao contrário do que ele próprio estava ventilando, o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) não é candidato a deputado federal em 2014. Oficialmente, a candidata - na verdade, é sua mulher, Angela Mairink. Seu pedido de registro está no DivulgaCand da Justiça Eleitoral. Angela participou da convenção do PRB de Minas Gerais, em Belo Horizonte, como se estivesse representando o marido, quando - revela-se agora, era ela própria a candidata pelo partido. A divulgação, com exclusividade, por volta de 22h de segunda-feira, 7 de julho, pela colunista de Conta-Gotas...Notícias em seu mural no Facebook, agitou os bastidores políticos de Uberaba. Não falta quem defenda que se trate de uma estratégia, em que AA substitua a esposa futuramente na disputa. Anderson tenta reverter decisões judiciais colegiadas que, no mínimo, dificultam a liberação de seu registro para candidatar-se em 2014.

11 BRASILEIROS QUEREM SER 
PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem 11 pedidos de candidatos a presidente da República do Brasil revelados no sistema DivulgaCand2014.
ESTÃO LÁ...
Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB), Eduardo Sobrinho (PV), Everaldo Pereira (PSC), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), José Maria de Almeida (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Pimenta (PCO).

Oito políticos disputam a única vaga 
para senador em Minas Gerais
SÃO ELES...
ANTÔNIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA (PSDB)
EDILSON JOSE DO NASCIMENTO (PT do B)
GERALDO DE ARAÚJO SILVA (PSTU)
JOSE TARCISIO DOS SANTOS (PSDC)
JOSUÉ CHRISTIANO GOMES DA SILVA (PMDB)
MARGARIDA LUIZA DE MATOS VIEIRA (PSB)
MARIA DAS GRAÇAS SOUSA VIEIRA (PCO)
PABLO LUIZ DE OLIVEIRA LIMA (PCB)

OITO QUEREM GOVERNAR MINAS
SÃO ELES...
ANDRE ANTONIO ALVES (PHS)
CLEIDE DONÁRIA DE OLIVEIRA (PCO)
EDUARDO FERREIRA DE SOUZA (PSDC)
FERNANDO DAMATA PIMENTEL (PT)
FIDÉLIS OLIVEIRA ALCANTARA (PSOL)
JOÃO PIMENTA DA VEIGA FILHO (PSDB)
RAIMUNDO TARCISIO DELGADO (PSB)
TULIO CESAR DIAS LOPES (PCB)

Candidatos com domicílio eleitoral 
em Uberaba que pediram registro 

*DEPUTADO ESTADUAL
_Coligação Todos Por Minas
Luciene Fachinelli (PSL), Celso Borges (PRP), Babá Carlos Costa (PMN), Wagner Jr e Samuel Pereira (PR), Almir Silva (PTdoB), Edson Santana (PPS), Antonio Lerin (PSB) e José Tiago de Castro (PHS).

_Coligação Minas Pra Você
Tony Carlos (PMDB) e Josimar Rocha (PT).

*DEPUTADO FEDERAL
_Coligação Todos Por Minas
Marcos Montes (PSD), Ronaldo Martins Rocha (PRP), Lawrence Borges (PV), Aelton Freitas (PR), Marcelos Borges (DEM).

_Coligação Minas Pra Você
Adelmo Leão (PT), Angela Mairink (PRB)

PR/MG OFICIALIZA RENÚNCIA DE AELTON FREITAS
Comissão executiva estadual do Partido da República/PR tem novo presidente: José Santana de Vasconcellos Moreira. Ele substitui o deputado federal Aelton Freitas – que tem domicílio eleitoral em Uberaba, é candidato à reeleição, e renunciou ao comando da legenda por discordar da aliança com o PSDB. Aelton defendia o apoio ao PT – e se torna, desta forma, dissidente no PR/MG. Substituição foi vapt-vupt.

Devagarinho...
Apesar de liberados desde domingo, poucos candidatos saíram a campo com suas campanhas – incluindo virtuais. Movimentação ainda gira em torno de documentos que faltam nos pedidos de registro, na finalização das peças publicitárias, nas articulações com as dobradinhas, e, claro, nas conversas com eventuais patrocinadores.

Estágio remunerado
Ministério Público Federal abre vagas para estagiários em Direito nas cidades de Uberaba, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pouso Alegre, São João Del Rei, Sete Lagoas, Uberlândia e Viçosa. Na capital, também há vagas em Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação. Inscrições vão até 11 de agosto.

O 1º direito de resposta...
Juiz do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/MG, concede direito de resposta ao candidato a governador  Pimenta da Veiga. Em edição anterior esta coluna divulgou que o juiz Paulo Rogério Abrantes havia determinado que o PT retirasse de sua página na internet, em seu Twitter e Facebook, nota em que acusava o candidato tucano de estar cometendo crime eleitoral...O pedido de direito de resposta estava ainda em análise.
...a gente nunca esquece
Agora, o juiz autorizou a coligação “Todos por Minas” (PSDB / PP / DEM / PSD / PTB / PPS / PV / PDT / PR / PMN / PSC / PSL / PTC / PTN / SDD) a usar os mesmos espaços do PT para defender Pimenta da Veiga. Campanha está liberada na internet, mas o tribunal mineiro vem dando indicações de que vai exercer seu direito de fiscalização. Primeiro passo: criou uma página no Facebook.

...Enquanto isso
A propaganda eleitoral dos candidatos às * # Eleições2014,  está liberada, mas há regras a serem seguidas e você, cidadão, pode denunciar as irregularidades, nos cartórios eleitorais de todo o Estado ou pelo sistema Denúncia On Line, que possibilite até o envio de fotos, documentos digitalizados e demais materiais que sejam úteis para caracterizar o flagrante. > http://bit.ly/RJrhHm”...
_Texto postado ontem, pelo TRE/MG, na sua página no Facebook

TRÉGUA - Enquanto ganha um fôlego da Justiça Eleitoral no “sai-volta” para o cargo, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa (PDT), acerta seus movimentos nas eleições de 2014. Esta semana declarou apoio à reeleição do deputado estadual Antônio Lerin (PSB), justificando que este tem sido um defensor importante das causas do município. O prefeito enfrenta uma guerra de guerrilha com o segundo colocado das eleições municipais de 2012, o deputado federal Aracely de Paula (PR), que judicializou o resultado, provocando um “sai-volta” do adversário ao comando da prefeitura.

MUITA ATENÇÃO NESSA HORA! 
A imagem ao lado é do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e ilustra informações sobre a propaganda eleitoral dos candidatos de 2014.
Os candidatos, partidos políticos e coligações estão autorizados a fazer propaganda eleitoral nos locais permitidos nas ruas e na internet. Também estão liberados os comícios e reuniões públicas, a utilização de aparelhagem de som fixa e o funcionamento de alto-falantes e amplificadores.
Cada caso...
No caso dos comícios, reuniões públicas e utilização de aparelhagem de som fixa, ficam permitidos das 8h às 24h, até o dia 2 de outubro (48h antes das eleições). A propaganda eleitoral por meio de alto-falantes ou amplificadores de som pode ser realizada das 8h às 22h, até o dia 4 de outubro (um dia antes da eleição).
...é um caso
Já a propaganda gratuita por meio da internet fica permitida nos sites dos partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores brasileiros, em blogs, redes sociais (Facebook, Twitter, por exemplo) e sites de mensagens instantâneas.

...E no mundo animal
(Péssima notícia...)
Dia destes, esta coluna comemorou a informação – publicada no site da Câmara dos Deputados, de que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovara projeto que torna obrigatória em clínicas veterinárias e pet shops a venda fracionada de medicamentos de uso animal - ou seja, a venda dos produtos na quantidade exata à que foi pedida pelo veterinário. O mesmo site acaba de se retratar. Diz que foi um erro de informação. O projeto, na verdade, foi retirado da comissão antes de ser votado.

Alegria de pobre...
Mais uma notícia triste...  A dministração municipal não conseguiu arrecadar os recursos pedidos pela Escola de Samba Grande Rio para apresentar Uberaba no carnaval de 2015. Com isso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, informou à agremiação (dona de vários títulos) que Uberaba fica fora da Sapucaí no ano que vem...mas já antecipou que está de olho pra 2016.
...dura pouco
Uma pena. Muita gente estava sonhando acordada em ver Uberaba desfilando Peirópolis para mais de 200 países. Uma bela divulgação pra um sítio paleontológico que está lutando pra se tornar patrimônio da humanidade! Pois que venha 2016...

Formalidades
Apontado como futuro titular da Secretaria Municipal de Obras – a ser criada pelo atual governo em data ainda não definida, o engenheiro e ex-vice-prefeito José Elias Miziara Neto deixa o cargo de assessor em Comércio Exterior, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e assume a Chefia de Representação do Centro Avançado de Negócios de Uberaba na Cidade de São Paulo.
Formalidades 2
O escritório de Uberaba na maior cidade da América Latina e 10º maior Produto Interno Bruto/PIB do mundo, estava a cargo da consultora de gestão Anne Florence Marie Roy Nobrega, que agora, passa a ser a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba.

Agitos partidários
Dos 24 partidos políticos de Uberaba com comandos regularizados, um deles está prestes a ter que se preocupar com sucessão interna: o Democratas – DEM. Presidido pela advogada e coordenadora do Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor/Procon, Eclair Gonçalves, o diretório terá vigência encerrada dia 15 de julho. Oito legendas já estão sem comando: o PCB, o PPL, o PPS, o PSDC, o PSL, o PV, o PSOL e o PCO.
Nos trinques
Além do DEM, estão com seus comandos ainda regularizados na cidade: o PMDB; o PSD; o PT; o PSDB; o PR; o PTC; o PHS; o PP; o PTB; o PSTU; o PRB; o PDT; o PCdoB; o PSB; o PSC; o PMN; o PRP; o PTdoB; o PRTB; o PTN; o PEN; o PROS; o SDD.

PESADELO – A imagem acima revela com exatidão o que aconteceu com o viaduto em construção em Belo Horizonte. Obra é tocada pela Cowan, através da prefeitura da capital, com recursos do governo federal (Foto: Lincon Zarbietti/O Tempo/Futura Press)
Risco de morte
Advogado que reside em Belo Horizonte e visitava familiares em Uberaba, não desgrudou os olhos da televisão, do celular e do computador, acompanhado as notícias sobre a queda do viaduto de mais de R$ 450 milhões, e que provocou morte, feridos e destruição a torto e a direito. “Que loucura!” – repetia Marcus Vinícius Caetano, inconformado e assustado.
Seria cômico...
E venhamos e convenhamos: em qualquer outro lugar do planeta, alguém teria passado a noite no xadrez.
...se não fosse trágico
Presta atenção nos detalhes: o viaduto integra o plano de metas de Mobilidade do BRT, que seria usada durante a Copa do Mundo (que já está no final). A construção tem verba federal, mas era executada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O valor desta etapa da obra é de R$ 460 milhões e, até agora, já foram executados R$ 445 milhões.

Muita calma 
nessa hora!
E lá pelos lados da Câmara de Uberaba os microfones andam fazendo papel de estimulantes...Alguns vereadores olham pro danado à sua frente, lembram que vão aparecer/falar na TV Câmara, e caem matando no que viram e no que não viram. Inclusive usando expressões nada éticas – com as quais são xingados vez ou outra na rede social. Ou seja, fazem aos outros o que não querem que façam contra eles.
--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário