29 de agosto de 2014

Conta-Gotas...Notícias

AVANÇO EM 
DOSE DUPLA
Escolas conquistam monitoramento por câmeras e atenção odontológica e oftalmológica 
Dia 4 de setembro será especial para a rede municipal de ensino de Uberaba. Logo cedo – às 9h, o prefeito Paulo Piau (PMDB) inaugura, em solenidade na Escola Anísio Teixeira, o sistema de monitoramento de segurança eletrônica em unidades públicas da prefeitura. Na Educação, nada menos do que 73 prédios serão beneficiados (escolas; centros de educação infantil/cemei´s; centros de educação avançada/cemea´s; depósito e biblioteca).
Mais além – O monitoramento com câmeras se estenderá a 17 unidades da área social (centros de referência de assistência social/cras; Casa de Proteção Infantojuvenil; Condomínio de Idosos; Unidade de Atenção ao Idoso/UAI, entre outras) e a 14 unidades vinculadas à área administrativa (Mercado Municipal; Horto Florestal; Albergue; Cemitério; Programa de Proteção ao Consumidor/Procon, entre outras).
Ações - O contrato prevê instalação, monitoramento e manutenção do sistema. A empresa ganhadora do processo licitatório é a Alvo Segurança – de Belo Horizonte, com apoio tático e uma central de monitoramento em Uberaba para atendimento imediato às ocorrências.

Projeto de oftalmo e odonto vai atender também aos alunos da rede estadual
E às 13h, no Centro de Educação Avançada/Cemea do bairro Abadia, o prefeito lança oficialmente o Projeto Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia, ligado ao Programa Saúde na Escola (PSE) e ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), em consonância com as políticas nacionais de saúde e de educação.
Vida nova - Previsão é de que cerca de 15 mil alunos das redes municipal e estadual – com problemas visuais e ou odontológicos, sejam beneficiados com o atendimento individualizado. Os consultórios estarão sob a responsabilidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

CURIOSIDADE HISTÓRICA – Tião Carreiro & Pardinho, em apresentação na década de 1980 na Casa do Folclore, em Uberaba. Empresário Gilberto Rezende (centro) aproveitou pra tietar. (Foto: Acervo Casa do Folclore)

MODA DE VIOLA - A FESTA EM HOMENAGEM A TIÃO CARREIRO PASSOU PELA INAUGURAÇÃO DA PRAÇA - COM  DETALHE PARA A VIOLA DE AÇO; UM GRANDE PÚBLICO; JOÃO EURÍPEDES SABINO DE MESTRE DE CERIMÔNIAS; O PREFEITO PAULO PIAU CANTANDO A MÚSICA "AMARGURADO" E DEPOIS ABRAÇANDO O EMPRESÁRIO GILBERTO REZENDE, E O  GAROTO LUCAS VIEIRA, DE SETE ANOS, PROVOCANDO EMOÇÕES AO TOCAR O HINO NACIONAL  (FOTOS: ACERVO FUNDAÇÃO CULTURAL)
FÃS FAZEM FESTA EM HOMENAGEM A TIÃO CARREIRO
Reinauguração da praça Tião Carreiro – no Residencial Nenê Gomes, neste sábado, 30 de agosto, com patrocínio da Fundação Cultural/Prefeitura de Uberaba e organização de fãs uberabenses, foi recheada de shows com artistas locais, desfile de chapéus, e até uma arriscada por parte do prefeito Paulo Piau, que não resistiu e caiu na moda de viola. Se apresentaram, entre outros, Marone e Maroni; Tangará e Princesinha da Viola; Zé Gaspar e Majestade; Diogo; Rei Gaspar; Germano Nakamura e Álvaro Júnior, além de Nicodemos, que cantou com Zé Floresta e Florestal, Susanito, Neném... Uma grande viola de aço, réplica de um instrumento do ídolo, enfeita a praça.
Entusiasmo
Entre os mais entusiasmados com a festa em torno de Tião Carreiro estão o “imortal” da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, engenheiro e perito judicial, presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba, João Eurípedes Sabino - que virou mestre de cerimônias do evento; e o empresário (Casa do Folclore), promotor cultural e conselheiro artístico e histórico de Uberaba, Gilberto Rezende.
Raízes
Batizado José Dias Nunes, o consagrado Tião Carreiro nasceu em Montes Claros, norte de Minas Gerais, dia 13 de dezembro de 1934. Filho de lavradores, seu pai Orcissio Dias Nunes e sua mãe Júlia Alves da Neves tiveram sete filhos. Tião Carreiro estreou em disco em novembro de 1956 (um bolachão de 78rpm que trazia “Boiadeiro Punho de Aço”, no lado A, e “Cavaleiros de Bom Jesus”, no B) ao lado de Pardinho, ex-trabalhador braçal e cantor de horas vagas, que ele conheceu no circo Rapa Rapa, na cidade de Pirajuí (SP).
Saga
A família morou em várias cidades da região de Montes Claros, mas a seca e a falta de perspectivas na região fizeram com que a família subisse a bordo de um caminhão pau-de-arara, quando Tião tinha apenas 10 anos, rumo a São Paulo. Tiveram de fazer antes uma parada forçada de três dias em Montes Claros, até que um juiz de menores autorizasse a viagem das crianças, que não tinham sequer certidões de nascimento.
O início
Devido à morte de seu Orcissio, mudaram-se para Flórida Paulista e depois para Valparaíso. Foi lá que Tião, aos 16 anos, decidiu trocar o cabo da enxada pelo braço da viola. Como tinha de ajudar no sustento da família, intercalava o novo ofício a outras funções, como a de garçom no restaurante de um hotel da cidade, onde ele costumava encantar a clientela dedilhando ao violão sambas e músicas populares da época.
Intuitivo
Tião Carreiro jamais frequentou escola de música. Foi autodidata também na escrita, ao ponto de criar letras com cheiro de terra e mato para várias músicas de seu vasto repertório. Não bastasse isso, também soube se cercar de poetas com “P” maiúsculo, do porte de Lourival dos Santos, Moacir dos Santos - que, apesar do sobrenome comum, não tinham nenhum parentesco -, Dino Franco e de Teddy Vieira.
Pagode caipira...
O destino de Tião parecia estar traçado nos braços da viola. Sobretudo depois que ele criou o pagode caipira, definido pelo cantador e produtor mineiro Teo Azevedo como uma feliz junção do coco nordestino com o calango de roda. O novo ritmo surgiu em março de 1959, embora seu primeiro registro em disco tenha se dado no ano seguinte, com “Pagode em Brasília” (Teddy Vieira e Lourival dos Santos).
...e bossa nova
Para termos de comparação, o sucesso gravado por Tião Carreiro&Pardinho, em homenagem à recém-inaugurada capital federal, está para o pagode de viola assim como “Chega de Saudade” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), lançado dois anos antes por João Gilberto, está para a bossa nova. Em ambos, o diferencial era dado pelas batidas inventadas por músicos virtuosos.
Aliança
José Dias conheceu Pardinho, seu principal companheiro, no circo Rapa Rapa na cidade de Pirajuí/SP. Pardinho era ajudante braçal e cantava nas horas de folga. Passaram a cantar juntos com os nomes de Zé Mineiro & Pardinho. Já em São Paulo, a dupla conheceu um diretor da RCA Victor, gravadora de grande projeção na época, que mudou o nome da dupla para Tião Carreiro & Pardinho.
O saldo
A carreira do ídolo da música sertaneja de raiz rendeu 25 discos 78 rpm com Pardinho e Carreirinho, mais de 50 LPs com variados parceiros, dois LPs em solos de viola caipira e mais de 300 composições com os mais importantes nomes – Teddy Vieira, Dino Franco, Moacyr dos Santos, Zé Carreiro, Zé Fortuna, Carreirinho e Lourival dos Santos, amigo, conselheiro e companheiro mais constante.
Morte física
José Dias Nunes morreu dia 15 de outubro de 1993 e foi sepultado no cemitério da Lapa, onde foi construído um memorial em sua homenagem. Todos os dias de finados, inúmeros fãs se reúnem em volta do túmulo do artista e passam horas e horas cantando seu repertório e relembrando alguma passagem de sua carreira.
O companheiro
Antônio Henrique de Lima, conhecido como Pardinho, nasceu em São Carlos, 14 de agosto de 1932, e morreu em Sorocaba, em 2 de junho de 2001). A dupla Tião Carreiro & Pardinho é tida como uma das principais da música sertaneja de raiz. Os dois são considerados artistas de primeira linha no gênero.
Fonte
Informações estão no Portal Tião Carreiro (http://www. tiaocarreiro.com.br/), editado por fãs de todo o país. Entre as notícias do site, está o projeto aprovado pela Câmara de Uberaba – autoria do ex-vereador Massuó Machiama, com um agradecimento do composiutor e cantor Almir Sater (http://www.tiaocarreiro.com.br/interna.php?page=imprensa&id=31), e ainda, notícia sobre evento de homenagem realizado em Uberaba em 2007 (http://www. tiaocarreiro.com.br/interna. php?page=cultura&id=17).

ESCOLA SESI/UBERABA REALIZA TORNEIO EM ROBÓTICA
Quatro equipes formadas por alunos da escola competiram.
Evento foi aberto à comunidade
Escola Sesi/Uberaba - “Alberto Martins Fontoura Borges”, rua Durval Dias de Abreu, nº 295, Frei Eugênio, realizou neste sábado, 30 de agosto, um torneio interno de robótica nos moldes do First Lego League/FLL, um programa voltado para crianças e jovens de 9 a 16 anos de idade ( 9 a 14 nos Estados Unidos, Canadá e México). Projetado para estimular o  conhecimento e o uso da ciência e tecnologia, o FLL na Escola Sesi/Uberaba é orientado pelo professor de Física, José Alexandre, especialista no assunto.
O trabalho consiste na elaboração, montagem e programação de um robô autônomo, utilizando peças de Lego, que realiza "missões" numa superfície de jogo temático (como um tabuleiro), criando uma solução inovadora para um problema como parte de seu projeto, ao mesmo tempo que está sendo guiado pelos valores fundamentais FLL.
Valores FLL
Somos uma equipe.
Nós fazemos o trabalho para encontrar soluções com a orientação de nossos treinadores e mentores.
Sabemos que os nossos treinadores e mentores não têm todas as respostas; aprendemos juntos.
Nós honramos o espírito de competição amigável. O que descobrimos é mais importante do que aquilo que ganhamos.
Compartilhamos nossas experiências com os outros.
Exibimos Profissionalismo Gracioso® e Coopertition ® em tudo que fazemos.
Nós nos divertimos.
O tema lançado para a temporada 2013/2014 e adotado para o torneio interno da Escola Sesi é "Fúrias da Natureza" (Nature's Fury)
Repercussão e desafio - Em 2013 mais de 200.000 crianças com idades entre 9 a 16  de mais de 70 países exploraram desastres naturais como: tempestades, terremotos, ondas e muito mais. O desafio para as equipes é pesquisar o que pode ser feito para amenizar as consequências desses eventos naturais, conhecer os lugares e as pessoas que vivem neles. O desafio do torneio consiste num julgamento em três partes: O jogo do robô (mesa de competições), o projeto de pesquisa e sua viabilidade, e os valores fundamentais FLL (atitudes dos elementos da equipe, demonstradas durante o torneio).
--------------------

Contra o Google
AELTON FREITAS TENTA "APAGAR" IMAGEM DO FANTÁSTICO
Já postado no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a edição de 1º de setembro, segunda-feira, do Diário da Justiça Eletrônico do TRE/MG traz publicação de ação cautelar inominada proposta pelo deputado federal Aelton Freitas (PR) contra o Google Brasil Internet. O advogado Marcelo Henrique Martins protocolou a petição na Justiça comum, pedindo a retirada do ar, na internet, da matéria veiculada no programa Fantástico/Rede Globo, em 21 de julho de 2013. Aelton Freitas aparece "ensinando" amigos e políticos a comprarem votos e espalharem boatos visando a prejudicar candidatos concorrentes.
Justiça Eleitoral
De acordo com a publicação no Diário Eletrônico, o juiz da 1ª Vara Cível, Lúcio Eduardo de Brito, que é o diretor do Foro Eleitoral de Uberaba, entendeu que a ação deve ser analisada e julgada em Belo Horizonte, levando em conta que Aelton Freitas é candidato a deputado federal. Mesma opinião teve o Ministério Público Eleitoral.
Campanha
Aelton Freitas, que foi prefeito de Iturama, no pontal do Triângulo, e se mudou para Uberaba, onde hoje tem domicílio eleitoral, aparece em imagens nada abonadoras, em que – numa espécie de “escolinha”, ensina seus “alunos” a disputarem uma eleição comprando votos e espalhando boatos sobre os adversários.
A defesa
Na época, o deputado negou que tenha ensinado a comprar votos na eleição municipal de Capetinga e afirmou que jamais comprou votos: “Eu nunca participei, eu nunca comprei. Estou há 20 anos na política, nunca comprei”. Segundo ele, tudo não passou de brincadeira.
-----------------
IBGE DIVULGA NOVA ESTIMATIVA DE POPULAÇÃO
Desde 2010, Uberaba ganhou quase 23 mil novos moradores
Uberaba tem 318.813 habitantes, de acordo com a nova estimativa divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. Estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros se referem a 1º de julho de 2014. Em 2010, o último censo oficial indicou Uberaba com 295.988 moradores.
Normal
Na estimativa do IBGE referente a 2013, Uberaba tinha 315.360 habitantes. Houve, portanto, um acréscimo de 3.453 moradores. Se comparado ao censo oficial de 2010, Uberaba ganhou 22.825 novos habitantes. Certo é que a população de Uberaba não cresceu muito e nem pouco neste período de quatro anos.
Médio porte
Estima-se que o Brasil tenha 202,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,86% de 2013 para 2014. As maiores taxas geométricas de crescimento da população verificadas entre 2013 e 2014 estão nos municípios de “médio porte”, que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes em 2014 (1,12%). Esses municípios, em geral, segundo o IBGE, são importantes centros regionais em seus estados.
-----------------
C&A será âncora do Praça Uberaba Shopping 
Loja de varejo de moda ocupará grande espaço no empreendimento
 Praça Uberaba Shopping Center, um empreendimento do Grupo 5R Shopping Centers (www.5r.com.br), com inauguração prevista para março de 2015, terá como uma de suas lojas âncoras a C&A, maior rede de varejo de moda no Brasil. A grife de prestígio terá sua nova unidade montada com uma proposta de estilo e arquitetura exclusivos.
Amplitude - O espaço da C&A dentro do Praça Uberaba será privilegiado. Ocupará mais de 2.500 m², no pavimento 1. A marca tem o compromisso de levar aos consumidores o que há de mais sofisticado em design e atendimento no varejo de moda brasileiro. Da identidade visual da loja à disposição das coleções tudo será planejado para propiciar conforto para os clientes.
Coleções - A C&A no Praça Uberaba Shopping Center receberá produtos das coleções feminina, masculina, infantil, acessórios, lingerie, moda praia e sapatos, e também os eletrônicos (celulares e smartphones). O conceito da loja para a região dispõe as peças, os acessórios e as coleções conforme a personalidade do consumidor em ambientes diferenciados. Os provadores ganharão atenção especial: além de espaços internos mais amplos, também foi projetada uma área externa com bancos, para garantir mais conforto aos acompanhantes.
O Praça Uberaba Shopping Center já está com mais de 79% das obras concluídas, vai somar investimento de R$ 230 milhões, e na primeira fase terá 148 lojas.
-------------------
AS FOTOS DE MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY REVELAM A BELA MISSÃO DE CONCILIAR CAMPANHA COM A FUNÇÃO DE AVÔ. ASSEDIADO INSISTENTEMENTE, MARCOS MONTES DEIXOU AS COMPANHEIRAS DE LADO POR ALGUNS MOMENTOS PARA JOGAR UMA BOLA COM O NETO, E PARA, SÓ ENTÃO, VOLTAR AO ENCONTRO COM AS ALIADAS. E AINDA ASSIM, COM O NETO AO LADO, ENQUANTO O OUTRO, AINDA MENOR, OCUPAVA O COLO DA AVÓ, MARÍLIA ANDRADE
Movimento Mulher se reorganiza em torno de Marcos Montes
Vice-líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados e coordenador regional do partido no Triângulo/Alto Paranaíba, o ex-prefeito Marcos Montes foi surpreendido esta semana, em sua casa, com um encontro organizado pela esposa, Marília Andrade Montes Cordeiro. As convidadas são integrantes do Movimento Mulher - grupo que o acompanha desde sua primeira candidatura a prefeito em 1996, passando pela reeleição em 2000, e pelas disputas de deputado. “Foi maravilhoso encontrá-las juntas, outra vez, inclusive com o reforço de novas amigas; tenho muito orgulho da amizade de cada uma delas” – comemorou MM em seus perfis no Facebook.
De olho
Em rápido “discurso” feito às aliadas, Marcos Montes comparou a escolha de um candidato ao processo de aproximação entre dois jovens que começam a namorar ou pretendem se casar, por exemplo. “Temos que escolher nossos candidatos da mesma forma com que procuramos conhecer as pessoas com quem nossos filhos ou nossas filhas estão convivendo” – disse ele.

Câmara dos Deputados lança a campanha "Voto Consciente", que se estenderá até o 1º turno das eleições, em 5 de outubro. Objetivo é estimular o eleitorado a se informar sobre candidatos e partidos, bem como sobre suas respectivas propostas e formas de atuação.
--------------------

UBERABA TRABALHA – Benedito Coelho, o Pelé, é personagem especial no Mercado Municipal. E apesar de aposentado (após uma longa luta), ele não parou de trabalhar
Boa ideia
Peça publicitária da Prefeitura de Uberaba que está sendo veiculada na TV com o título “Uberaba Trabalha” é show de bola, levando em conta a participação de pessoas reais e conhecidas na cidade. Exemplo é o depoimento do mais famoso entregador de Uberaba – Benedito Sebastião Souza Coelho, o Pelé, do Mercado Municipal.
Maravilha
Pelé fala sobre a felicidade de estar conquistando sua casa própria. “É uma beleza, uma maravilha; a emoção que sinto é de ser feliz por ter a casa própria” – afirma ele. Na recente comemoração dos 90 anos do Mercadão, Pelé dividiu com o prefeito Paulo Piau as honras de postar os primeiros selos criados pelos correios em alusão ao evento.
-----------------
DESABAFO – Com o título “Precisava passar por isso?”, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, postou várias fotos no Facebook, revelando que um candidato que não retirou seus cavaletes de propaganda eleitoral das ruas de Belo Horizonte no horário exigido teve todos eles recolhidos. E alertou: o Ministério Público Eleitoral será notificado disso. Todo candidato sabe: os cavaletes só podem ficar expostos entre 6h e 22h.
--------------------
Línguas
Instituto Cultural Brasil Estados Unidos/Icbeu inaugurou o escritório oficial do Education USA em Uberaba, com a participação do representante diplomático dos Estados Unidos em Minas Gerais, Brian Bauer, e da consultora e orientadora regional do Education USA, Rita Moriconi.
-------------
(????????)
Com investimentos de R$ 6,3 milhões, a Algar Tech ampliou sua área de atuação com a inauguração de uma unidade da empresa em Uberaba. Com 400 empregados e 150 posições de atendimento, a nova sede da empresa ocupa um edifício de seis andares no Parque Bom Retiro. Paralelamente, no mesmo dia, a internet CTBC/Algar entrava em pane na cidade toda.

Olho grande
Principal vitoriosa nas eleições de 2012, a coligação proporcional Uberaba no Rumo Certo (PP/PMDB/PR/DEM/PCdoB) ainda sonha em aumentar sua participação na Câmara de Uberaba. E é por isso mesmo que o vereador Samuel Pereira (PR), além do apoio dos evangélicos, está contando com um outro grupo especial de pessoas na sua campanha de deputado estadual: os aliados, amigos, parentes, vizinhos e partidários do odontólogo e professor Alan Carlos da Silva (PP).
Força extra
Alan Carlos – que comandou a Secretaria de Esporte e Lazer durante algum tempo no governo de Paulo Piau (PMDB), é o próximo suplente da coligação. Recebeu 2.682 votos para vereador – apenas seis a menos do que Denise Max (PR), convocada assim que Tony Carlos (PMDB) assumiu o cargo de deputado estadual.
Coligação
A coligação Uberaba no Rumo Certo elegeu os vereadores Samir Cecílio (PR) – o mais votado da atual legislatura, com 7.883 votos; Tony Carlos – com 5.984 votos; Samuel Pereira – com 4.253 votos; Marcelo Machado Borges (DEM) – com 3.147 votos. E elegeu ainda, Cléber Ramos – com 2.846 votos, mas que saiu do grupo ao deixar o PMDB para fundar e presidir o Pros/Uberaba.

O menor preço
Enquanto isso, a Câmara de Uberaba enfrenta dificuldades para contratar serviços de chaveiro.. Por incrível que pareça – num cidade lotada destes profissionais, o presidente Elmar Goulart (SD) cancelou a licitação, pela segunda vez, por falta  de interessados em participar do pregão presencial.

Causídicos
Presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Uberaba, Vicente Flávio Macedo, tanto insistiu, que deu certo... Após um longo e tenebroso inverno, muitas queixas, reivindicações e macumba nas encruzilhadas, o Legislativo convoca os dois primeiros aprovados no concurso de advogado.

Transparência
Conforme antecipado por esta coluna, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (Pros) apresentou projeto de lei visando à criação de  um ‘cardápio escolar’ oficial. Seu objetivo é dar publicidade às merendas que são servidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino.

As contas
Os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros têm até 2 de setembro para entregar, à Justiça Eleitoral, a segunda prestação de contas parcial da campanha. A divulgação dos dados da segunda parcial será no dia 6 de setembro. A prestação de contas final deve ser enviada até 30 dias depois da realização das eleições.

PLANO DIRETOR - À mesa, o confirmadíssimo superintendente do HC/UFTM, cardiologista Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende (ao microfone); o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan; a reitora recém-nomeada, Ana Lúcia de Assis Simões; o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto; o diretor Regional de Saúde, Iraci José de Sousa Neto; o gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Hélio Moraes de Souza (Fotos: Marco Clemente)

HOSPITAL DE CLÍNICAS REVELA ESTRATÉGIAS
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM divulgou esta semana, seu Plano Diretor Estratégico. O documento é resultado do projeto de Capacitação na Gestão dos Hospitais Universitários Federais do Sistema Unificado de Saúde - SUS, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.
A reitora - Em sua primeira participação em cerimônia oficial como reitora da UFTM, após a nomeação, Ana Lúcia Simões disse que a equipe não mediu esforços para concluir o Plano Diretor – “ainda teórico, mas, que vai possibilitar o desenvolvimento de todo o Hospital”.
O superintendente - Reconduzido ao cargo, o superintendente do HC/UFTM apresentou detalhes do Plano Diretor, que vai nortear a gestão do Hospital de Clínicas de setembro de 2014 a dezembro de 2016.
A posse - A primeira reitora da UFTM, que, quebrando mais um tabu, é enfermeira em vez de médica, Ana Lúcia de Assis Simões – eleita pela comunidade da UFTM e nomeada pela Presidência da República, toma posse no cargo.
Abrangência
A nova reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro assume uma escola com 25 cursos de graduação em funcionamento, outros oito autorizados pelo Ministério da Educação, além de cursos de pós-graduação, fora as dezenas de programas de residência médica, e um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do Brasil. E um orçamento de mais de R$ 400 milhões por ano.

2016 vem aí...
Em sua movimentação rumo às eleições municipais de 2016, o 2º secretário do Conselho Deliberativo da Associação de Moradores do Bairro Morada do Sol, o estudante de História Aleff Madruga, 20 anos, acaba de lançar seu blog (madrugauberabamg. blogspot.com.br). Página é aberta com notas da coluna Bastidores (edição de 24 de julho de 2014).

Boa ideia
Vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC, o presidente do Pros/Uberaba, vereador Cléber Humberto Ramos está sugerindo ao atual governo a criação de um Centro de Reabilitação Motora em Uberaba, ao estilo do que existe, por exemplo, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Para todos
Apesar de ainda estar apresentando alguma dificuldade para falar, é nítido o avanço ocorrido na recuperação de Cléber, e ele não tem dúvida de que a fisioterapia foi de extrema importância. O problema – segundo lembrou o vereador, é que a grande maioria das pessoas que sofrem problemas motores não possui condição financeira para fazer uma reabilitação adequada.
Moral da história
Os colegas vereadores não apenas pediram para assinar o requerimento junto com ele, como se emocionaram com a situação.

Transparência
Conforme antecipado por esta coluna, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (Pros) apresentou projeto de lei visando à criação de  um ‘cardápio escolar’ oficial. Seu objetivo é dar publicidade às merendas que são servidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino.

Expectativas
Comentários extraoficiais dão conta de que, pode sair a qualquer momento, a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais/TJMG sobre recurso proposto pelo ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) contra sentença do próprio Tribunal, e que está, nesta altura do campeonato, impedindo sua candidatura a deputado federal.
Pelas beiradas
Certidão do TJMG revela que o recurso está concluso para decisão do ministro/relator do TJMG, Ari Pargendler. O ex-prefeito já tentou - sem sucesso, derrubar a condenação do TJMG em outras instâncias: no Superior Tribunal de Justiça/STJ e até no Supremo Tribunal Federal/STF. Por ser uma condenação colegiada e com reconhecimento de dolo, AA foi barrado pelo TRE/MG por causa da lei da ficha limpa.

Profissões
Apenas 19 pessoas se inscreveram para o processo seletivo de coveiros – aberto pela Prefeitura de Uberaba. Nove deles foram desclassificados (cinco por não terem comparecido à entrevista).

Assessorias
Enquanto isso, os juízes eleitorais de Uberaba tratam de convocar servidores de outras paragens para ajudar nos serviços – que, por motivos óbvios, estão se avolumando. Em que pese o processo eleitoral de 2014 ser de competência dos TRE´s, a Justiça Eleitoral de 1ª instância tem uma grande quantidade de providências sob sua responsabilidade.

Voto em trânsito
Terminado o prazo para habilitação para votar em trânsito, 6.933 eleitores se cadastraram para o 1º turno em Minas Gerais – segundo o TRE/MG.  No caso de 2º turno, 6.493 eleitores estão inscritos para votar em trânsito no Estado. O prazo para inscrição terminou dia 21. As cidades mineiras que receberão seções com voto em trânsito são Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares.
Ranking
Uberaba foi a quarta colocada em número de inscritos. Estão habilitados para o voto em trânsito para presidente da República, 524 eleitores no 1º turno e 505 no 2º turno. Perde apenas para BH, Juiz de Fora e Uberlândia.

ELEIÇÕES 2014
Mesmo usando e abusando das ferramentas virtuais – site e rede social, por exemplo, alguns candidatos não abrem mão de ferramentas tradicionais, tipo corpo a corpo, distribuição de santinhos, horário eleitoral gratuito, publicação em jornais impressos, e até as famosas malas diretas.
MALA DIRETA
Candidato: Aécio Neves
Coligação: Todos Por Minas
Objetivo: Os mineiros
Meu amigo, minha amiga,
Não sei o que você pensa, mas acredito que nenhum de nós tem o controle sobre o seu próprio destino.
Este era um ano em que pretendia continuar defendendo causas importantes a favor de Minas no Senado. E também queria dedicar mais tempo à minha família, com o nascimento dos meus filhos caçulas, Julia e Bernardo.
Mas quando os meus companheiros me convocaram para ser candidato a Presidente da República, meu coração foi invadido por muitas memórias e esperanças.
Me lembrei do brilho nos olhos do meu avô, Tancredo, quando o acompanhei por todo o Brasil, na grande pregação democrática em favor das DIRETAS JÁ.
Vi, como se fosse hoje, todo o Brasil chorando a sua morte. Milhares e milhares de pessoas nas ruas, sofrendo o sonho interrompido, no último adeus ao presidente.
Me lembrei também de meu pai, Aécio, e da sua luta de toda uma vida em favor das regiões mais pobres do nosso Estado.
Pensei nos anos em que tive a honra de governar Minas. Nos olhares de confiança, nos abraços de afeto e nos apertos de mão trocados com mineiros de todas as regiões.
E todas essas lembranças me fizeram sentir de novo o orgulho de saber que, juntos, começamos a construir o futuro de Minas. Que apesar de tudo o que ainda precisa continuar a ser feito, avançamos muito – sinto especial alegria em saber que o governo federal atesta que Minas tem hoje a melhor educação fundamental do país!
Ao mesmo tempo, não pude deixar de pensar no abandono a que o nosso Estado tem sido submetido pelo governo federal, em tantas promessas não cumpridas e de como merecemos assumir, de novo, um papel de destaque e liderança no cenário nacional. Pensei em tudo que poderia fazer por Minas.
Aceitei, então, a grande responsabilidade de ser candidato a Presidente da República.
Tomei essa decisão em respeito a você e à sua família. Em respeito à memória de meu pai e de meu avô. Pelo desejo de que meus filhos, seus filhos e todas as crianças brasileiras possam ter um mesmo futuro de oportunidades.
Tomei essa decisão por amor a Minas e ao Brasil.!
Durante os anos em que fui governador, caminhamos juntos. Hoje, venho lhe fazer um novo convite: vamos caminhar juntos mais uma vez. Agora, para mudar e melhorar o Brasil!
Sua presença ao meu lado será motivo de orgulho e de alegria para mim.
Vem com a gente!
Um forte abraço para você e sua família do

Aécio Neves
P.S.: Quando tiver um tempinho, visite nosso site www.aecioneves.com.br e traga suas sugestões.
-------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário