12 de agosto de 2014

Conta-Gotas...Notícias

POLÍTICA E POLÍTICOS
CORPO A CORPO - Candidatos majoritários do movimento Todos Por Minas – Pimenta da Veiga (governador) e Antonio Anastasia (senador), agitaram o centro de Uberaba neste dia 12 de agosto, terça-feira, em campanha de corpo a corpo com o eleitorado. Agitos mobilizaram lideranças de cores partidárias variadas – PSDB/PP/DEM/PSD/PTB/PPS/PV/PDT/PR/PMN/PSC/PSL/PTC/SDD, entre outras.

DEPOIS DA RASTEIRA - Único tucano na Câmara de Uberaba, o vereador João Gilberto Ripposati acompanhou a movimentação, na cidade, dos candidatos majoritários do movimento Todos Por Minas - Pimenta da Veiga  e Antonio Anastasia, ambos do PSDB. E recebeu paparicos especiais dos tucanos de alta plumagem. Afinal, Ripposati desistiu de se candidatar a deputado estadual em 2014, porque lideranças regionais do partido fizeram a opção por candidato de outras paragens, ou melhor, de outra legenda.
CENAS DE AEROPORTO
E foi por estas e outras que o vereador atraiu – além de paparicos, uma atenção toda especial dos paparazzi. Numa das pausas foi notado e anotado no Aeroporto de Uberaba, na companhia do  diretor do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais - Indi/MG, e presidente do PSDB/Uberaba, Maurício Cecílio, em conversa que cheirava fumaça – seja pelo semblante de ambos, seja pelo descarte do paletó...
UM DIA DA CAÇA...
E não bastasse isso, o vereador parece ter se recuperado rápido da rasteira que levou de alguns companheiros. Desfilou o tempo todo com botton de propaganda do deputado federal Marcos Montes - apesar de ainda não ter formalizado seu apoio. E não faltou quem questionasse se este não seria um dos assuntos da conversa com o presidente do PSDB/Uberaba.
GENTE QUE FAZ
Considerado um dos melhores vereadores da história política de Uberaba, João Gilberto Ripposati é servidor de carreira licenciado da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/Epamig, está no quarto mandato, e preside hoje, as comissões permanentes de Justiça, Legislação e Redação; de Ética e Decoro Parlamentar; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio; e de Desenvolvimento Econômico.

3 vereadores já declararam apoio a MM
Vice-líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados, coordenador do PSD Triângulo/Alto Paranaíba e presidente do PSD/Uberaba, Marcos Montes já tem o apoio declarado de outros três vereadores.
Já oficializaram o apoio: Afrânio Cardoso Lara Resende (PROS) – presidente das comissões permanentes de Orçamento e Finanças; e de Segurança Pública; Ismar Vicente dos Santos (PSB) – presidente da Comissão Permanente de Fiscalização Alimentar e Nutricional; e Marcelo Machado Borges (DEM) – presidente das comissões permanentes de Assistência aos Servidores Municipais; e de Saúde e Saneamento.
Este último chegou a ter seu registro aprovado para candidato a deputado federal em 2014, mas desistiu por entender que não teve tempo suficiente para emplacar a candidatura.

REVELAÇÕES – Eis aí, o vice-prefeito Almir Silva – 2º à direita, na festa política do movimento Todos Por Minas, neste 12 de agosto em Uberaba, com os candidatos tucanos Antonio Anastasia e Pimenta da Veiga

Fava contada
E por falar em Marcos Montes, na edição anterior esta coluna divulgou fotos do deputado agitando na festa d´Abadia, ao lado do vice-prefeito Almir Silva (PTdoB), que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na oportunidade, a colunista avaliou que a renúncia  do candidato a governador, André Alves (PHS) – da coligação +Minas (PHS/PTdoB/PRP/PEN), deixaria Almir livre, leve e soltou até para fazer campanha  pela coligação Todos Por Minas.

O DEPUTADO ANTÔNIO LERIN REFORÇA SUA CAMPANHA CITANDO AÇÕES DO GOVERNO TUCANO
De camarote
Por outro lado teve gente que mesmo sendo aliada dos tucanos, teve que acompanhar tudo de binóculo. Destaque para o deputado estadual (e candidato à reeleição) Antônio Lerin, do PSB - legenda de Eduardo Campos. Quando já se tinha certeza de que o partido seria liberado, em Minas Gerais, para apoiar quem quisesse, eis que o PSB/MG lançou a candidatura de Tarcísio Delgado a governador do Estado. Lerin fica assim, "preso" na coligação Minas Quer Mudança.


LUTO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DO BRASIL
Morreu neste dia 13 de agosto de 2014, vítima de um acidente de avião em Santos, SP, o ex-governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB e candidato à sucessão de Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos. A candidata a vice, também do PSB, Marina Silva, não estava a bordo.
A foto acima - de Enerson Cleiton, ganhou as páginas dos principais jornais do país durante a campanha eleitoral de 2012. Era a primeira vez que os dois ainda eventuais candidatos a presidente, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos, se encontravam após o anúncio de que ambos seriam adversários na disputa de 2014.
Eles desembarcaram em Uberaba dia 19 de outubro, única e exclusivamente para manifestar o apoio no 2º turno ao candidato a prefeito pelo PSB, deputado estadual Antônio Lerin.
Parada obrigatória
Os dois retornaram a Uberaba, na ExpoZebu 2014, já com as candidaturas confirmadas, mas o encontro de 2012 não se repetiu. Aécio Neves fez sua movimentação nos dias iniciais da feira, enquanto Eduardo Campos escolheu o final do evento.
Netos famosos
Vale lembrar que Aécio e Eduardo são netos e  herdeiros políticos, respectivamente, de Tancredo Neves (ex-governador de Minas Gerais) e Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco), e que acabaram se tornando, eles próprios, governadores dos respectivos Estados governados pelos avós.
Miguel Arraes morreu, aos 88 anos de idade, no dia 13 de agosto de 2005.
-------------------
Saudações peemedebistas
Ex-presidente do PMDB/Uberaba, Eduardo Palmério, diz que está muito bem na legenda e que não procede o “boato” de que estaria batendo asas para o PSDB. O esperançoso de que isso pudesse acontecer é o secretário-geral do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos, que se reuniu com Eduardo recentemente e fez o convite.
Convidados
Da mesma reunião com o secretário do PSDB, participou ainda, Mauro Umberto Alves, também do PMDB e atual assessor geral de Planejamento Orçamentário (com status de 1º escalão) do governo Paulo Piau (PMDB). Mauro e Eduardo já foram filiados ao PSDB, e até presidiram o partido.

Nos trinques
E por falar em legendas, 20 delas estão com seus comandos regularizados em Uberaba: PR (prazo indeterminado); PMN (indeterminado); PRP (indeterminado); PTdoB (indeterminado); PTN (indeterminado); PSD (indeterminado); Pros (indeterminado); PRB (indeterminado); PT (até 20/02/2018); PSC (31/12/2016); PSTU (15/04/2016); PTC (08/02/2016); PCdoB (21/09/2015); PP (07/06/2015); PSDB (31/03/2015); PSB (30/03/2015); PMDB (25/11/2014); PEN (14/10/2014); SDD (30/09/2014); PHS (13/08/2014).
Acéfalos
Doze outras legendas estão sem comando em Uberaba: o DEM; o PCB; o PDT; o PRTB; o PSL; o Psol; o PTB; o PPS; o PPL; o PSDC; o PV e o PCO.

Confusão eletrônica
E o advogado Sebastião Severino acabou sendo vítima de confusão desta colunista. Em e-mail recheado de conversas aqui e acolá, ficou parecendo que o ex-presidente do PT e ex-coordenador do Programa de Defesa do Consumidor/ProconUberaba, e assessor do deputado estadual (candidato a federal) Adelmo Leão, do PT, se mudara para Varginha. Não era ele, mas, sim, uma outra pessoa que participava da conversa no correio eletrônico.
Em resumo...
E assim, os amigos, simpatizantes, clientes e até os inimigos podem ficar tranquilos: Sebastião Severino continua morando, trabalhando e politicando em Uberaba.


QUE SUFOCO! – Difícil mesmo, foi caber todo o “alto escalão” da coligação Minas Pra Você na pequena carroceria da caminhonete escolhida para a carreata

...Um dia após o outro
Aliás, em Uberaba é assim... Sábado, dia 9, foi a vez da coligação Minas Pra Você (PT/PMDB/PRB/PROS/PCdoB) fazer festa com os candidatos Fernando Pimentel/PT (a governador), Antônio Andrade/PMDB (vice-governador) e Josué Alencar/PMDB (senador). Prefeito Paulo Piau e os presidentes do seu partido, o PMDB, deputado estadual Tony Carlos, e do PT, Josimar Rocha, fizeram as honras da casa. Tony e Josimar são candidatos a deputado estadual.

Comunicação...
Comunicador e vereador Kaká Carneiro (PSL) – presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, abriu o coração durante sessão plenária no Legislativo. Disse que está surpreso com a repercussão - através da TV Câmara, de tudo o que acontece ali, na Casa.
...é tudo
Ex-vice-líder do prefeito Paulo Piau - de quem afirma que será aliado até o dia 31 de dezembro de 2016, Kaká Carneiro se queixa do pouco caso com que os vereadores estão sendo tratados nos eventos da Prefeitura de Uberaba. Até mandou ofício ao prefeito pedindo providências. “Todo mundo faz pronunciamento, menos os vereadores” – reclamou.

Porta-voz
De sua parte, os vereadores Samir Cecílio (PR) – mais votado da legislatura, e João Gilberto Ripposati – 1º secretário da mesa diretora, pedem atenção para os requerimentos. “Eles espelham exatamente o que a população nos reivindica” – reforçaram os dois, achando que os pedidos enviados ao Executivo não estão recebendo a atenção que merecem.

Na ordem do dia
“Produção e Consumo Sustentável” é o tema da palestra que a Regional da Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg promove em Uberaba dia 28 de agosto, numa quinta-feira, das 17h às 19h.  Evento acontece na sede da entidade (praça Frei Eugênio), com o palestrante Adriano Scarpa Tonaco, engenheiro ambiental.

Formadores de opinião
E 12 agentes devidamente uniformizados e credenciados pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu fazem visitas às empresas com a missão de divulgar ações e programas da entidade. Em destaque, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual; o Empreender; o Centro de Pesquisa Econômicas e Sociais, e até o Serviço de Proteção ao Crédito/SPC.

Melhor o exemplo
Assunto que corria na calourada da Universidade de Uberaba/Uniube: o ex-aluno de Direito, formado em 2012, Marcelo Venturoso é um dos aprovados no curso de mestrado em Direito Público da USP Ribeirão Preto. Dos 167 que passaram para a segunda fase, apenas 34 garantiram vaga.
-----------------
DINOSSAUROS DE UBERABA NO ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES
Paleoartista uberabense - idealizador da empresa Rodolfo Nogueira Prehistoric Factory, foi destaque na manhã deste dia 13 de agosto de 2014, no programa Encontro, com a jornalista Fátima Bernardes, na TV Globo. Em pauta, o trabalho de Rodolfo Nogueira na criação de réplicas de dinossauros - incluindo algumas feitas para Peirópolis e mostradas no programa em rede nacional.
Empresa de Rodolfo Noueira é especialista em Design Científico, com elaboração de reconstituições virtuais tridimensionais de animais em vida, esqueletos e paleoambientes para museus, publicações e reportagens; animações para documentários e vídeos virais; infográficos; holografia estereoscópica; identidades visuais (logomarcas e design) de projetos e instituições.
Também participaram do programa três crianças apaixonadas por dinossauros: Maria Eduarda e os gêmeos Rodrigo e Rafael, que se encantaram com as réplicas e imagens de Peirópolis mostradas em vídeo.
------------------

CONTRARRAZÕES
Ministério Público insiste que Anderson Adauto está impedido de ser candidato
Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais/Ministério Público insiste que o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) está impedido de ser candidato nas eleições de 2014. Em contrarrazões apresentadas na apelação do ex-prefeito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o procurador Carlos Henrique Dumont Silva afirma que, não cabe razão a Anderson Adauto, quando ele discorre sobre uma “suposta inexistência de reconhecimento de enriquecimento ilícito nas três condenações por improbidade administrativa”.
NULIDADE - De acordo com o procurador, “observa-se da análise dos documentos juntados aos autos que as condenações impostas decorreram de ato de improbidade administrativa consubstanciada em enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário”.
No recurso ordinário proposto ao TSE, o ex-prefeito pede a nulidade da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que indeferiu sua candidatura a deputado federal, por unanimidade.
IMPUGNAÇÃO - Ação de Impugnação de Registro de Candidatura apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral acusa Anderson Adauto justamente de ter cometido atos dolosos de improbidade administrativa que configuraram prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito.
O pedido de registro também foi objeto de impugnação por parte de Valério Neto de Oliveira, candidato a deputado federal, em razão de condenação por órgão colegiado pela prática de improbidade administrativa e crime contra a fé pública.
A DEFESA -  O ex-prefeito de Uberaba se defendeu, alegando que nenhuma das condenações nas ações civis públicas decorreu de enriquecimento ilícito e, portanto, não há configuração de hipótese de inelegibilidade; e quanto à inelegibilidade por condenação criminal de órgão colegiado por crime contra a fé pública, ele diz que o julgamento é “nulo” e que, por esse motivo, não pode ser prejudicado pelo retardamento na apreciação de seu recurso ao TSE.
INELEGIBILIDADE - Segundo o procurador, “a inelegibilidade decorrente de condenação à suspensão de direitos políticos por improbidade administrativa está prevista no art. 1º, I, l, da LC nº 64/90. São inelegíveis para qualquer cargo, de acordo com o artigo, “os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena”.
---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário