2 de setembro de 2014

Conta-Gotas...Notícias


DOSE TRIPLA – Praça Afonso Pena/bairro Estados Unidos, em 1929, com a gameleira centenária e ainda chorada pelos preservacionistas; em 1970, com a primeira versão da concha acústica, que ocupou o lugar da gameleira; em 2014, com a nova versão da concha acústica, reinaugurada domingo, 31 de agosto, após uma ampla e comemorada reforma promovida pela administração Paulo Piau. (Imagens: Foto 1 – fotógrafo desconhecido e restauração de Paulo Lemos/Arquivo Público; foto 2 – fotógrafo desconhecido/Arquivo Público; foto 3 – Enerson Cleiton)

CURIOSIDADE HISTÓRICA
Praça Afonso Pena/bairro Estados Unidos – que acaba de receber cerca de 3.000 pessoas para a reinauguração da famosa concha acústica, é um xodó para os artistas, os fãs das artes e os historiadores de Uberaba.
Detalha Hildebrando Pontes, em sua obra História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central (Academina de Letras do Triângulo Mineiro, 1978), que a praça começa na rua Artur Machado e termina, em cima, à direita, onde inicia a rua Bernardo Guimarães e, à esquerda, no princípio, na rua Marquês do Paraná.
Conta que ela foi aberta em 1889, quando a rua do Comércio, atual rua Artur Machado, se prolongou da rua Padre Zeferino até à Estação da Mogiana. Que ganhou, nesse tempo, o nome de Praça Doutor Crispiniano Tavares, e que, em 1900, mudou para Praça da República. Em 1908, segundo ele, passou a chamar-se Rui Barbosa.
Neste ano foi magnificamente ajardinada, tendo ao centro a gameleira secular” – diz o texto do historiador.
E a saga continua ... Em seus escritos, o Arquivo Público de Uberaba conta que a Câmara Municipal, ao modificar a nomenclatura de alguns logradouros públicos, em 1916, denominou-a de Praça Afonso Pena. “É conhecida popularmente de Praça da Concha Acústica, por ter sido construído, em seu centro, um palco, em forma de uma concha, para que as apresentações musicais tivessem uma acústica melhor. Foi inaugurada em 2 de abril de 1971” – conclui o texto do Arquivo.
Novos tempos
A reforma da Praça da Concha Acústica ganhou ares de modernidade no atual governo municipal. As melhorias passaram pelas portas dos banheiros e do camarim, espelho, pia com coluna, revestimento na parede e piso nos banheiros, pintura nos bancos e na parte interna, holofotes para iluminar o palco e a plateia e troca de toda a fiação elétrica, alambrados metálicos tubo e tela eletro soldada, estrutura em box truss em alumínio para palco, com cobertura semelhante a de palco Space para dar mais comodidade aos artistas, enquanto a arquibancada ganhou três tendas para dar comodidade e maior conforto para a população.

...E a luta continua
Visita a Uberaba nesta quarta-feira, 3 de setembro, atrás de votos, fica por conta da coligação Frente de Esquerda Socialista. Os candidatos majoritários Fidélis Alcântara (Psol) – a governador, e Geraldo de Araújo (PSTU) – a senador, desembarcam na cidade para darem o recado ao eleitorado.
Recado antecipado
Em convite feito através do Facebook, o presidente do PSTU/Uberaba, Adriano Espíndola, diz que, “em meio às campanhas milionárias, baseadas nas trocas de favores e coligações corrompidas, convidamos tod@s a conhecer uma campanha realmente diferente, que não aceita financiamento privado e que se baseia na conversa olho a olho, no debate de ideias para transformar verdadeiramente nossa sociedade!”
Recapitulando
Já fizeram voo rasante em Uberaba, os candidatos majoritários da coligação Minas Pra Você – Fernando Pimentel (PT/governador), Antônio Andrade (PMDB/vice-governador) e Josué Alencar (PMDB/senador), e da coligação Todos Por Minas – Pimenta da Veiga (PSDB/governador) e Antonio Anastasia (PSDB/senador).

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL IMPÕE NOVA DERROTA AO EX-PREFEITO ANDERSON ADAUTO
(FOTO: DORIVAN MARINHO/STF)
Anderson Adauto sofre nova derrota no Supremo Tribunal Federal 
Ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) sofre nova derrota no Supremo Tribunal Federal.
A 1ª turma da mais alta Corte judicial do Brasil negou o agravo regimental proposto por ele contra decisão monocrática (individual) da ministra relatora Rosa Weber, e mais do que isso, confirmou o despacho da ministra.
A decisão - Em despacho de nove páginas, a relatora havia indeferido o recurso em que AA tentava anular a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que se negou a suspender a sentença condenatória do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que tem impedido sua candidatura a deputado federal por causa da Lei da Ficha Limpa.
A reação - A decisão de Rosa Weber provocou nova reação do ex-prefeito. Desta vez, ele ingressou com o agravo regimental no próprio STF, para que seu recurso fosse julgado pelo plenário ou por uma turma da Corte.
O agravo regimental é previsto para os casos em que a decisão individual do ministro nega um recurso apresentado. Em resumo, o ex-prefeito queria que a decisão individual fosse anulada, e que seu recurso fosse julgado por um colegiado.
Sem sucesso - Acontece que, por maioria de votos, a turma negou provimento ao agravo regimental, seguindo o voto da relatora. O ex-prefeito teve a seu favor o voto do ministro Marco Aurélio, presidente. Não participou, justificadamente, do julgamento, o ministro Dias Toffoli.
Concluso – Com a decisão do Supremo, resta a Anderson Adauto aguardar que o próprio Superior Tribunal de Justiça julgue o recurso que ele impetrou contra a sentença do TJMG.  Ressalte-se que o recurso ao STJ está concluso para julgamento, inclusive com parecer do Ministério Público. Desde 1º de julho, o recurso se encontra com o relator do processo no STJ, ministro Ari Pargendler.
A defesa de Anderson Adauto entende que, suspendendo ou anulando a sentença do TJMG, o caminho estaria liberado para a candidatura.
Enquanto isso... Paralelamente, o ex-prefeito e babá Carlos Costa (PMN) – candidato a deputado estadual, continuam brigando, na própria Justiça Eleitoral, pelo direito de se candidatarem nas eleições de 2014.  Os recursos contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, que indeferiu seus registros, estão no Tribunal Superior Eleitoral/TSE.

Acessibilidade
Uberaba terá 32 seções especiais nas eleições de 2014. Elas estão nos bairros Alfredo Freire, Amoroso Costa, Baixa, Boa Vista, Centro, Estados Unidos, Fabrício, Guanabara, Leblon, Mercês, Olinda, Pacaembu, Planalto, Residencial 2000, Santa Maria, Santa Marta, Tutunas, Vila Arquelau.  Para se alistar ou transferir o título para uma seção de fácil acesso, o eleitor com dificuldade de locomoção - idoso ou com deficiência, deve procurar o quanto antes o cartório eleitoral.
FONTE: TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS
---------------
Acefalia
Dois partidos acabam de sair da posição de acéfalos em Uberaba. Lawrence Borges – candidato a deputado federal, assumiu a presidência do PV, com mandato até 15 de fevereiro de 2015, e Jacob Estevam assumiu o comando do PDT até 24 de setembro de 2014. Outros 11 permanecem sem comando: o PHS; o DEM; o PCB; o PRTB; o PSL; o Psol; o PTB; o PPS; o PPL; o PSDC; o PCO.
Tudo certo
E agora, além do PV e PDT, outros 19 partidos estão com seus comandos regularizados em Uberaba: PR (prazo indeterminado); PMN (indeterminado); PRP (indeterminado); PTdoB (indeterminado); PTN (indeterminado); PSD (indeterminado); Pros (indeterminado); PRB (indeterminado); PT (até 20/02/2018); PSC (31/12/2016); PSTU (15/04/2016); PTC (08/02/2016); PCdoB (21/09/2015); PP (07/06/2015); PSDB (31/03/2015); PSB (30/03/2015); PMDB (25/11/2014); PEN (14/10/2014); SD (30/09/2014).

DEMOCRATAS – A líder do Democratas de Uberaba, advogada Eclair Gonçalves, confirma o apoio da legenda à candidatura do deputado federal majoritário da cidade, Marcos Montes (PSD). O partido, que já foi “lar” de MM, está com o comando vencido desde 15 de julho, mas, levando em conta que as eleições de 2014 são organizadas pelos comandos estaduais, ninguém está com pressa por ali. Com 4.717 filiados, o DEM/Uberaba ocupa o 2º lugar no ranking, perdendo apenas para o PMDB, e deve ter o ex-comando reconduzido por mais um ano, com Eclair na presidência.

------------
CODAU ALERTA PARA REDUÇÃO DE VAZÃO DO RIO UBERABA
A situação do rio Uberaba é crítica, com seu volume diminuindo a cada dia neste período de seca – alerta o presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau, Luiz Guaritá Neto.  De acordo com ele, o sistema de transposição do rio Claro está ligado com todas as três bombas em operação e mesmo assim a vazão na estação de captação do Codau continua em declínio.
Captação ilegal
A situação, segundo ele, é muito preocupante e confirma que a água da bacia do rio Uberaba - o que inclui o próprio manancial e seus afluentes, está sendo retirada antes de chegar até à barragem da estação de captação. Guaritá diz que espera resultado positivo das ações de vistoria do Ministério Público nos 29 pontos críticos apontados pela vistoria do Codau na semana passada. São os locais onde foram encontrados sistemas de irrigação, dragas e desvios de cursos d’água e que, segundo o dirigente, podem ser uma das causas da redução da vazão do rio Uberaba.
Suspensão
Nesta terça-feira, 2 de setembro, para que os níveis de segurança da reservação fossem retomados foi necessário suspender a distribuição de água em três centros de reservação, por algumas horas. Guaritá alerta para o fato de que o Codau irá garantir abastecimento para a cidade e que essas interrupções são ações gerenciais para equalizar a distribuição de água entre todos os Centros de Reservação. “É importante lembrar também que pode não ter água por algum período na torneira da rua, mas haverá a distribuição em outros períodos do dia, garantindo assim que a reservação doméstica seja suprida”, concluiu.
-----------------

NA CASA DO CARPINTEIRO...
...o clima é de festa. A paróquia de São José Operário – no bairro Gameleira II (praça Pio XII, 28), administrada pelo padre Rogério Consentino Aguiar, está na maior agitação com a visita pastoral que o arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, fará nos próximos dias.
A visita
Ele permanece na paróquia do dia 4, quinta-feira, até dia 7, domingo, quando encerra a visita celebrando missa especial às 19h – acompanhada pelo sacramento da crisma. A missa de acolhida e solenidade de abertura da visita acontecem dia 4, respectivamente, às 19h e às 20h.

Excluídos...
E dia 7 de setembro tem a 20ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas – desta vez com o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”, assunto ligado à Campanha da Fraternidade de 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”. Em Uberaba, o evento acontece na praça da Igreja de Santa Rita, das 15h às 18h. Dom Paulo Mendes Peixoto dá um tempo na visita pastoral e marca presença, às 16h, na praça.
 ...na praça
O Grito dos Excluídos teve origem na Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB, e envolve uma série de eventos e mobilizações que se realizam em torno da Semana da Pátria – começando dia 1º de setembro e concluindo dia 7, Dia da Independência do Brasil. Tem como eixos, entre outros, a comunicação; direito à dignidade, à terra, à moradia; protestos contra a violência contra a mulher...

Polêmica...
E por falar em mobilizações, a CNBB já tem a confirmação da presença de todos os presidenciáveis no debate que vai realizar dia 16 de setembro, a partir das 21h30, em parceria com a TV Aparecida, com transmissão ao vivo por oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios e portais católicos. O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, está pedindo o envolvimento (apoio) de todos os bispos no debate com os candidatos à Presidência da República.
...à vista
No primeiro bloco, os convidados responderão a uma única pergunta elaborada pela presidência da Conferência dos Bispos, em ordem já definida por sorteio na presença dos representantes dos partidos. Cada candidato terá dois minutos para resposta. Durante o segundo bloco, os candidatos irão responder a perguntas propostas pelos bispos indicados pela CNBB, sobre temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto.
Embate
No terceiro bloco, os convidados responderão a perguntas de jornalistas das mídias católicas. O quarto bloco será de embate entre os candidatos à Presidência do Brasil. O último bloco será dedicado às considerações finais dos convidados.
---------------
Entulhos
Pessoal que está deixando material de construção/entulho nas calçadas/passeios está entre os principais autuados na fiscalização municipal. Até então, as listas eram recheadas apenas de infratores por falta de passeio e muro.
Internet
Mas, a nova edição do Porta-Voz não se restringe a relacionar os infratores que deixam entulhos nas calçadas (com 30 dias de prazo para que se defendam)...Traz também instrução normativa com procedimentos relacionados ao uso da internet (banda larga), intranet e wireless na prefeitura. Em resumo, o uso é controlado e liberado apenas mediante análise do setor competente. Detalhe: uso da internet só pode acontecer  para fins exclusivamente profissionais, relacionados às atividades cotidianas, no desempenho das funções.

Profissões
(Versão 2)
Em edição anterior, esta coluna revelou que apenas 19 pessoas se inscreveram para o processo seletivo aberto pela administração municipal para contratar coveiros. E mais: que cinco não compareceram, e dez foram classificados. Detalhe: só uma pessoa tirou nota máxima (100 pontos), e foi uma mulher. E outras três estão entre os aprovados.
Rosa choque
E as surpresas não param por aí... No processo seletivo para contratar piscineiros, mais uma vez uma mulher liderou, desta vez, com 97 pontos. E mais: foi a única a obter nota máxima na prova prática (50 pontos). Entre os outros 16 classificados, seis são mulheres.

Solidariedade
Recém-autorizado pelo Ministério da Saúde para fazer captação de órgãos (sob a gerência da Central Regional de Transplantes/MG Transplantes/Uberlândia), o Mário Palmério Hospital Universitário da Universidade de Uberaba/Uniube está lançando a campanha “Dê o melhor de si”. Objetivo é incentivar a doação.
------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário