21 de setembro de 2014

Conta-Gotas...Notícias

BOB E BIGÚ FICARIAM AGRADECIDOS PELO PARCÃO
BOA IDEIA
Militante das causas dos animais, vereadora reivindica ParCão em Uberaba
Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 2ª secretária da mesa diretora da Câmara Municipal e líder das causas em defesa dos animais, a vereadora Denise Max (PR) está sugerindo ao prefeito Paulo Piau (PMDB) a criação de um espaço destinado à recreação canina em Uberaba – o ParCão, segundo ela.
Mundo animal - Levantamento realizado pelo gabinete da vereadora, concluiu que aproximadamente 80% da população de Uberaba possui animais domésticos – a maioria, cães. Ex-presidente e militante da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais/Supra – que atende hoje a cerca de 500 bichinhos, Denise Max lembra que o contato com animais vai muito além da companhia que eles proporcionam. “Um pequeno tempo diário dedicado a eles funciona como uma terapia para o ser humano” – reflete.
Inspiração - A vereadora inspirou-se nos exemplos de Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Curitiba (PR), para propor o projeto ao prefeito que, se acatá-lo, terá que encaminhar a matéria à Câmara para votação. Denise optou por não fazer ela própria o texto, para não incorrer no chamado vício de iniciativa, já que a proposta implica em custos ao Executivo.
Para todos
Vale lembrar que, se na Europa e nos Estados Unidos os amigos de quatro patas costumam frequentar os mesmos locais que os donos – de centros comerciais a ônibus e metrô, no Brasil são poucas as cidades em que o livre acesso de animais de estimação a espaços públicos e sociais é uma realidade.
Avanços – Por outro lado, algumas mudanças já se fazem perceber no Brasil. Novos empreendimentos imobiliários estão investindo cada vez mais no lazer de seus futuros moradores e alguns condomínios, mais antenados com as tendências e procurando oferecer o melhor para seus compradores, também investem no bem-estar dos animaizinhos de estimação oferecendo espaços exclusivos para cães e gatos em seus condomínios.

REIVINDICAÇÃO NA REDE 
E por falar em defesa dos animais, Diones Prado Terukazo postou comentário esta semana no mural do prefeito Paulo Piau no Facebook: “Senhor Prefeito, confiando no seu espírito humanitário, sempre a favor da felicidade, união e progresso, peço incluir em sua pauta de trabalho, proposta ao Legislativo, para permitir a permanência de cães e outros animais em condomínio. Nossa Constituição autoriza, mediante regulamentação pelos edifícios, mas muitas convenções ainda não foram atualizadas, causando polêmicas entre moradores e síndicos”...

DENISE MAX E MARCOS MONTES ESTÃO EM
PALANQUES POLÍTICOS DIFERENTES, MAS
DEFENDEM PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
MARCOS MONTES GARANTE TRABALHAR PELAS DELEGACIAS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
De reunião com a líder Denise Max, saiu uma das principais promessas de campanha do deputado federal majoritário e ex-prefeito de Uberaba, vice-líder da bancada do PSD na Câmara, Marcos Montes. Ele incluiu entre outras prioridades, o compromisso de que vai trabalhar pela instalação de delegacias de proteção aos direitos dos animais, inclusive em Uberaba.

O MESMO PONTO DO RIO UBERABA FOTOGRAFADO POR ENERSON CLEITON
DIAS 19 DE SETEMBRO E 20 DE MARÇO DE 2014
UBERABA SOB ESTADO DE EMERGÊNCIA
“Meus amigos, a pior seca enfrentada por Uberaba nos últimos 50 anos me levou a decretar estado de emergência no abastecimento de água da cidade. Não tenho a menor intenção de punir quem quer que seja com este decreto, mas apenas o objetivo de solicitar que a população nos ajude. Sei que a grande maioria de vocês já faz a sua parte, mas temos enfrentado alguns problemas, tipo a captação irregular nas proximidades do rio Uberaba e o uso da água, em alguns casos, sem muita preocupação com a economia. O decreto também permitirá ao Codau implementar ações de urgência e que se fizerem necessárias - tudo com mais agilidade. Espero que esta situação não se estenda por muito tempo. Que Deus nos ajude. Obrigado pela compreensão.”
_Postagem do prefeito Paulo Piau em seus perfis no Facebook
--------------
Fervura à vista
SINDICALISTAS PREPARAM PAUTA 2015 PARA OS SERVIDORES
Enquanto isso, a diretoria 2013/2016 do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU já se movimenta em torno das reivindicações para 2015. Expectativa dos sindicalistas é de protocolar a pauta, ainda em outubro, na Prefeitura de Uberaba – maior empresa da cidade, que dá emprego hoje, para cerca de 9.000 trabalhadores, entre aposentados e na ativa. SSPMU ainda não fechou o índice de reajuste a ser reivindicado para o ano que vem. Em 2014, o funcionalismo público teve acréscimo de 5,93% nos salários. O percentual é referente à inflação acumulada no período.

Último capítulo
Oficialmente, a advogada Ângela Mairink – esposa do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB), não é mais candidata a deputada federal. Seu pedido de renúncia foi homologado pelo juiz Virgílio de Almeida Barreto, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
A novela
Registro foi deferido pelo TRE/MG dia 28 de julho, ao contrário do pedido do marido – que acabou impugnado em todas as instâncias da Justiça Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa. Ângela Mairink era apontada como alternativa B para o caso de a candidatura do ex-prefeito não ser viabilizada juridicamente, mas na semana passada AA anunciou a desistência de ambos. Em que pese ele ainda estar recorrendo contra o indeferimento da sua própria candidatura.

PRA CONFERIR – Juiz Virgílio de Almeida Barreto tem se posicionado numa série de ações relacionadas a candidatos de Uberaba

Escolinha do Aelton
Deputado federal – e candidato à reeleição, Aelton Freitas (PR), desistiu oficialmente da ação proposta por ele contra o Google Brasil Internet Ltda. O deputado ingressou na Justiça, para que o site tirasse do ar as imagens veiculadas pelo Fantástico – revista dominical da TV Globo, em que ele apareceu ensinando os aliados como vencer/comprar votos e espalhar boatos visando prejudicar os adversários.
Quanto mais mexe...
 Juiz/relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral de Minas, Virgílio de Almeida Barreto, acatou e homologou a desistência da ação cautelar proposta por Aelton Freitas. Aliás, sobraram críticas para a ação do parlamentar, que resolveu mexer na encrenca bem no meio da campanha, quando o assunto já estava fora da ordem do dia.

Exportação
E por falar em Aelton Freitas – que tem domicílio eleitoral em Uberaba, ele acaba de ser  denunciado pelo uso de som de propaganda eleitoral a menos de 200 metros da sede da Câmara Municipal... Detalhe: em São Tomás de Aquino, cidade localizada na microrregião de São Sebastião do Paraíso (divisa com São Paulo)...
Testemunhas
E foi justamente o juiz eleitoral de São Sebastião do Paraíso, Alexandre de Jesus Gomes, quem denunciou, notificou o candidato a mandou os autos para a Procuradora Regional Eleitoral de Minas Gerais. Segundo ele, o carro de som com a propaganda de Aelton Freitas passou várias vezes, por volta de 20h, nas proximidades da Câmara, “durante treinamento dos mesários de São Tomás de Aquino, na presença deste juiz eleitoral, de todos servidores do cartório eleitoral, e dos mesários do município”...
Distância
O juiz lembra que o deputado/candidato infringiu o parágrafo 1º, inciso I, do art. 10 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral/TSE nº 23.404/2014: "São vedados a instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a 200 metros, respondendo o infrator, conforme o caso, pelo emprego de processo de propaganda vedada e pelo abuso de poder: I – das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares."

Pratas da casa
Atleta José Carlos Chagas de Oliveira, a técnica Janaína Jerônimo e o apoio Nivaldo Batista Vital – da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba/Adefu, estão em Pequim, na China. Eles integram a seleção brasileira de bocha paralímpica, convocada para o Campeonato Mundial 2014, que acontece até dia 27 de setembro. A seleção retorna dia 28 ao Brasil.
OS MELHORES - O técnico da seleção brasileira, Darlan Ciesielski, disse que foram convocados os que tiveram as melhores performances nas fases de treinamento, e nos resultados obtidos nas competições internacionais, nacionais e regionais desde o ano passado. José Carlos Chagas, da Adefu, é medalhista em todas as esferas das disputas de bocha.

SITE DIVULGA QUEM SÃO OS BARRADOS PELA LEI DA FICHA LIMPA
É a primeira vez que a lei está sendo colocada em prática
Site Congresso em Foco divulgou a lista com mais de 250 nomes que tiveram a candidatura rejeitada com base na Lei da Ficha Limpa ou que desistiram da disputa após serem contestados nos respectivos tribunais regionais eleitorais. De acordo com o site, a grande maioria segue em campanha, pedindo votos, enquanto recorre ao Tribunal Superior Eleitoral. Na lista dos barrados, aparecem 13 deputados federais. São Paulo, Pará e Rio de Janeiro são os estados com mais candidatos considerados “ficha suja”.
De Minas Gerais, o site cita 13 nomes.
Anderson Adauto Pereira (PRB), candidato a deputado federal
Carlos Alberto Pereira (PMN), deputado federal
Carlos Eduardo de Almeida (PCdoB), deputado estadual (renunciou)
Hélio Pinheiro da Silva (PTC), deputado estadual
Ivo Mendes Filho (PCdoB), deputado estadual
Jorge Tarcísio Torquato (Psol), deputado federal
José do Nascimento Elias (PDT), deputado estadual
Marcos Tolentino da Silva (PEN), deputado federal (renunciou)
Natalício Tenório Cavalcanti (PTdoB), deputado estadual
Neyval José de Andrade (PTC), deputado estadual
Paulo Orlando Rodrigues de Mattos (PTdoB), deputado federal
Pedro Ivo Ferreira Caminhas (PP), deputado estadual
Ronaldo Resende Ribeiro (PRB), deputado federal
Obs.: O ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, foi impugnado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em decisão confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, e reuniu a imprensa para anunciar que desistiu da candidatura, mas até o fechamento desta edição ele ainda não havia apresentado o pedido de renúncia à Justiça Eleitoral
--------------------

Passagem
Alvo de pancadarias na Câmara de Vereadores, a Casa de Passagem do Albergue Municipal de Uberaba vai passar por reforma e ampliação. Licitação acaba de ser aberta pelo governo para contratar empresa de engenharia. Valor estimado: R$ 160 mil. E a abertura dos envelopes com as propostas acontece dia 14 de outubro.

Doçura
E as doceiras de Peirópolis também conquistam um benefício. Empresa de engenharia está sendo contratada – licitação acontece dia 9 de outubro, para construir uma cozinha industrial no bairro dos dinossauros. Valor previsto: R$ 190 mil.

Qualidade
E não acabou, não! A unidade de atenção ao idoso – no Parque do Mirante, também vai receber reforma e pintura. Estimativa de preço: R$ 185 mil. Envelopes com as propostas de engenharia serão abertos dia 10 de outubro.

Os agitos continuam
... E as coligações majoritárias Com a Força do Povo (PT/PMDB/PSD/PP/PR/Pros/PDT/PCdoB/PRB) – candidatos a presidente e vice-presidente da República, e Minas Pra Você (PT/PMDB/PCdoB/PROS/PRB) – candidatos a governador, vice e senador, agitaram Uberaba.
A vez do PMDB
Fizeram voo rasante na cidade, o vice-presidente da República e candidato à reeleição, Michel Temer, o candidato a vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, e o candidato a senador, Josué Alencar. Eles foram recepcionados e ciceroneados pelo peemedebista mais ilustre de Uberaba – o prefeito Paulo Piau.

Decurso de prazo
E transitou em julgado o indeferimento da candidatura do sacerdote Carlos José Fernandes da Costa – Babá Carlos Costa. Ele chegou a derrubar o motivo da impugnação (falta de prestação de contas na candidatura de vereador em 2012), mas, segundo informações do TSE, perdeu o prazo para um novo recurso.

Prata
Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Uberaba completa 25 anos de existência. Atualmente presidida por Jane Pantaleão, a entidade comemora a data rendendo homenagens às 12 ex-presidentes: Ana Vera Andrade Cunha; Ilcéa Borba Marquez; Olésia Maria Borges; Esther Luisa Hercos Fatureto; Sandra Batista Abud; Elaine Duarte de Freitas; Eclair Gonçalves Gomes; Ellen Cristina Peres Gomes; Alda  de Sousa Teixeira; Zulema Paixão Cortês; Aparecida  da Graça Coimbra; Alcinéia Cabral.

Parceria
Todos os médicos cooperados da Unimed poderão realizar atendimento no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). As negociações para garantir os direitos dos cooperados e beneficiários começaram em março deste ano e, o contrato acaba de ser assinado pelo reitor da Universidade de Uberaba/Uniube, Marcelo Palmério, e o presidente da Unimed Uberaba, Sétimo Bóscolo.
Atendimentos
O contrato prevê o serviço de pronto-atendimento em clínica médica, pediátrica, cirúrgica, de ginecologia e obstetrícia, além de internações eletivas e de urgência. Vale lembrar que a diretoria da Unimed Uberaba fez a primeira visita para conhecer o MPHU ainda em 2013, quando o local estava em construção.
------------------

UM FLAGRANTE DE ENERSON CLEITON
-----------------
Jovem empreendedora
Idealizadora e coordenadora do Bibliotecando: Re-lendo o mundo, Danúzia Brandão, parceira e voluntária do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social/Iades desde 2010, conquista o Prêmio Laureate Brasil - Jovens Empreendedores Sociais 2014. O prêmio é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam.
O projeto
O Bibliotecando: Re-lendo o mundo teve início em 2010 com a parceria do Iades e com a inscrição no HSBC de Solidariedade. Ainda como projeto-piloto, atendeu em 2011 a 100 alunos. Em 2012, continuou contando com o HSBC e com a parceria da Unesco - Criança Esperança, ampliando suas ações para 396 alunos do 9º ao 3º ano do ensino médio. Em 2013, o projeto contou com o apoio da Lei de Incentivo Fiscal - Lei Rouanet, e beneficiou 523 alunos.

Depois da eleição
Vereador Kaká Carneiro (PSL) anuncia o adiamento de audiência pública, proposta por ele, para tratar do armamento da Guarda Municipal de Uberaba. Inicialmente prevista para a semana passada, a audiência foi transferida para 16 de outubro, às 19h, na sede da Câmara.

ELMAR GOULART
Mundo virtual
Câmara de Vereadores de Uberaba vai participar – a convite da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de um jogo virtual desenvolvido para o portal da ALMG na internet,
com versões para tablets e redes sociais. O Minas Quiz é destinado ao público jovem, alunos do ensino médio, e será implementado ainda neste semestre. De acordo com os organizadores do Minas Quiz, 125 cidades de Minas Gerais participarão do jogo, cujo objetivo é estimular a formação cidadã dos estudantes, além de despertar o interesse pela história das cidades mineiras, fazendo com que conheçam melhor o Estado em que vivem.
No jogo - Presidente da Câmara de Uberaba, Elmar Goulart (SD), comemora o convite e designou para coordenar a participação de Uberaba, a jornalista Evacira Coraspe, presidente da Comissão de Cultura e Memória da Câmara Municipal. Em conjunto eles definiram que vão entrar no jogo: a panorâmica da cidade, o paço municipal, o parque Fernando Costa, o Memorial Chico Xavier e o Museu dos Dinossauros.

CALÇADÃO DE CARA NOVA
E vem aí, um novo calçadão – ou melhor, a completa revitalização do Calçadão da Rua Artur Machado!  Projeto de lei de autoria do Executivo acaba de ser aprovado pelo plenário da Câmara.

CHEF MORENA LEITE FAZ VOO RASANTE EM UBERABA
CHEF DA ALTA GASTRONOMIA PARTICIPA DA 4ª FLU EM UBERABA
Festa Literária de Uberaba promete agitar a cidade no período de 24 a 27 de setembro. Apresentada pela Editora Melhoramentos e realizada pela Alternativa Cultural, com apoio da Cia. Rogê e Casa de Artes e Ofícios Paulo Souza Lima, a FLU acontece na praça Comendador Quintino, Escola Estadual Brasil e Casa de Artes Paulo Souza Lima, com entrada livre (ingresso pode ser retirado gratuitamente na Alternativa Cultural/rua Major Eustáquio, 500).
Prioridade 
Festa recebe anualmente as escolas de Uberaba e região, que são convidadas especiais. Os professores têm a possibilidade de reservar o lugar de seus alunos nos bate-papos, vivências e conexões literárias, de acordo com o número de vagas disponíveis. As reservas devem ser feitas pelo e-mail alternativacultural@alternativacultural.com.br com antecedência. A programação completa da FLU está disponível no site festaliterariadeuberaba.com.br e nas redes sociais da Festa.
Especial
Entre os destaques do evento está a participação da escritora e chef Morena Leite, do famoso restaurante Capim Santo. A autora vai conversar com o público sobre suas experiências gastronômicas e literárias, no dia 27 de setembro, às 10h, no deque do restaurante O Comendador, na Praça Comendador Quintino.
A chef paulistana estudou por quatro anos na Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu, na França. Voltou ao Brasil com 19 anos, já formada e com o desafio de comandar um restaurante aberto pela família em São Paulo, o Capim Santo, que já era nome tradicional em Trancoso (BA).
Morena escreveu Capim Santo, receitas para receber bem os amigos, em homenagem aos 25 anos do restaurante, e Brasil: ritmos e receitas, uma união de música e culinária. A autora também está à frente do programa de gastronomia Tast It, no canal fechado Glitz.
LITERATURA E TEATRO - Além da chef Morena Leite, a FLU também vai apresentar outros consagrados autores da literatura brasileira: Leandro Narloch, Elisa Lucinda, Nani, Pedro Bandeira, Fábio Sombra, Merlli, Celso Sisto, e Sandra Pina. Além do espetáculo inédito da Cia. Rogê - Carne Quebrada, baseado na obra do escritor uberabense Tiago de Melo Andrade.

APOIADOR PESO PESADO – Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) tem feito questão de expor o apoio às candidaturas, à reeleição, do deputado federal Marcos Montes (PSD) e do deputado estadual Antônio Lerin (PSB). Em carreata promovida por amigos em comum, para os dois candidatos, Ripposati não arredou o pé. Líder comunitário, servidor licenciado da Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais/Epamig, Ripposati é 1º secretário da mesa diretora da Câmara de Uberaba e presidente das comissões permanentes de Justiça, Legislação e Redação; de Ética e Decoro Parlamentar; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio; de Desenvolvimento Econômico
-------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário