9 de outubro de 2014

Conta-Gotas...Notícias

MOMENTOS - NÃO EXISTE LUGAR OU HORA PARA O AFLORAMENTO DA SENSIBILIDADE.
EIS AÍ, AS IMAGENS CAPTADAS POR MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY DURANTE UMA DAS CARREATAS DO ENTÃO CANDIDATO - AGORA REELEITO,
DEPUTADO FEDERAL MARCOS MONTES (PSD), EM UBERABA
Estatísticas
Apesar dos números fechados em setembro terem indicado que Uberaba possuía 219.111 eleitores aptos ao voto, o próprio Tribunal Superior Eleitoral/TSE fez uma “correção”. De acordo com as estatísticas pós-eleição do 1º turno, foram apurados 218.831 eleitores na cidade – 280 a menos do que anotado no mês anterior.
Vale lembrar que, deste total, 177.077 ( 80,92 %) compareceram às urnas dia 5 de outubro. Em resumo, 41.754 eleitores não foram votar.

1ª mão
Mais de 60 que se inscreveram para votar em trânsito deram o bolo
Dos 524 eleitores cadastrados para votar em trânsito em Uberaba no 1º turno, 463 compareceram à seção única destinada a receber seus votos. Desta forma, 61 dos inscritos não compareceram.
Para o 2º turno, 505 se cadastraram. Estas pessoas procuraram os cartórios eleitorais entre os dias 15 de julho e 21 de agosto e se habilitaram a votar em trânsito para presidente da República já que não estariam em seus domicílios no dia da eleição.
Em Minas Gerais, as cidades que estão contempladas com seções para voto em trânsito são: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares.
É a primeira vez, que o voto em trânsito acontece fora das capitais – no caso, em cidades com mais de 200 mil eleitores.
A seção de Uberaba está na rua Lauro Borges, 121 – Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Uberaba/Uniube, Edifício Francisco Palmério


Aécio Neves vence com mais de 60%, entre os votos em trânsito em Uberaba
O candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, venceu Dilma Rousseff (PT) entre os eleitores em trânsito, em Uberaba. Ele recebeu 277 votos (60,75%) contra 84 (18,24%) de Dilma. E por incrível que pareça, não faltaram votos brancos e nulos.
---------------
Galinhada ...
Dando uma pausa na eleição, vale contar que a Casa do Menino de Uberaba está recebendo doações para a realização de uma galinhada beneficente, marcada para o dia 12 de outubro (domingo), a partir das 11h. Quem quiser ajudar pode contribuir com arroz; coxa, sobrecoxa e peito de frango; feijão; bacon e calabresa. Doações podem ser entregues na sede da instituição, na avenida Nenê Sabino, nº 160, bairro Santa Marta.
...solidária
Além da galinhada, o cardápio terá vinagrete e tutu de feijão. Os ingressos estão à venda por R$ 10,00, no mesmo endereço, e toda a renda será revertida para a manutenção das atividades da Casa do Menino. Mais informações pelo telefone (34) 3313-7863.
--------------
PIOR SECA DOS ÚLTIMOS 83 ANOS PODE PROVOCAR RACIONAMENTO
Uberaba pode ser obrigada a fazer racionamento de água. Foi o que disse o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, ao prefeito Paulo Piau (PMDB), durante reunião, dia 8, quarta-feira. O prefeito determinou ao presidente do Codau que sejam tomadas todas as medidas possíveis para minimizar a redução de vazão do rio Uberaba, que enfrenta a pior seca dos últimos 83 anos, segundo dados da Cemig - a Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais.
Ainda sem solução
Luiz Neto voltou a denunciar que está havendo retirada ilegal de água do rio, seja por meio de irrigação ou mineração, e disse que, mesmo com todo o esforço do Ministério Público em pedir fiscalização do Instituo Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o problema ainda não foi resolvido. A preocupação se dá pelo fato de que em certas horas do dia a vazão cai bruscamente e depois volta a subir.
Correndo atrás
Luiz Neto reiterou que a cidade precisa de uma barragem de armazenamento de água no rio Uberaba. Esta barragem tem custo previsto de R$ 35 milhões. Em seus murais no Facebook, Paulo Piau revelou que esteve em Brasília, reivindicando recursos para se dar início a esse projeto.

AS IMAGENS REVELAM - ENTRE OUTROS, A VAZÃO REDUZIDA JÁ FORMANDO BANCOS DE AREAIS, E A PLANTAÇÃO DE HORIFLUTIS, QUE SERÁ APURADA (DIVULGAÇÃO/CODAU)
CODAU FAZ NOVA VISTORIA NA BACIA DO RIO UBERABA
Aliás, o Codau realizou nesta quinta-feira, dia 9, com sua equipe técnica e da Prefeitura de Uberaba, o segundo voo para vistoriar a bacia do rio Uberaba. A medida foi adotada para verificar novamente possíveis pontos de captação irregular de água. A vazão oscilante do rio durante o dia e a queda brusca durante a noite levaram a direção do Codau a essa nova investigação. O relatório com fotografias e identificação por GPS ainda está sendo formatado. Os dados servirão de base para novas medidas a serem tomadas com relação ao abastecimento de Uberaba, conforme relatou o presidente do Codau, Luiz Neto.
-----------------
HORÁRIO ELEITORAL ESTÁ DE VOLTA
E recomeça nesta quinta-feira, 9 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita, neste caso, claro, voltada para os dois candidatos a presidente da República que disputarão o 2º turno das eleições de 2014, dia 26. Programa reestreia às 20h30 na televisão. A decisão sobre os critérios do reinício foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral, atendendo a um pedido conjunto das coligações partidárias dos candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves.
PT abre...
A propaganda gratuita será veiculada em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos, iniciando-se às 7h e às 12h no rádio, e às 13h e às 20h30 na televisão. O tempo da propaganda será dividido igualmente entre os candidatos - dez minutos para cada um.  O horário terá início pela propaganda da candidatura mais votada no 1º turno, e portanto, com Dilma Rousseff. Propaganda termina dia 24 de outubro.

NÚMEROS OCULTOS – Votações dos candidatos de Minas que foram barrados, mas tiveram os nomes incluídos na urna. Destaque para a presença de Anderson Adauto e ausência de babá Carlos Costa

1ª mão
FORA DA ELEIÇÃO, MAS COM NOME NA URNA, ANDERSON ADAUTO RECEBE VOTOS
Ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PRB), recebeu 1.365 votos na eleição de 5 de outubro. Ele está entre os candidatos que foram indeferidos ou cassados pela Justiça Eleitoral, e cuja situação só foi decidida quando os nomes já estavam registrados na urna eletrônica. Ao todo, 15 candidatos estiveram nesta situação em Minas Gerais, sendo dez deles na disputa de deputado federal (AA entre eles), e cinco a estadual.
Caso único
Os candidatos aparecem nas listas de votação com 0 (zero) voto, e no caso daqueles que têm recurso tramitando, caso vençam a apelação os números serão incluídos nas relações oficiais. O caso de Anderson Adauto é singular, visto que ele apresentou pedido de renúncia – não homologado em tempo hábil pra ser retirado da urna.
Moral da história
Entre as alternativas para a votação em Adauto, destacam-se: desconhecimento de causa sobre a impugnação (os eleitores não sabiam do indeferimento e/ou acreditaram que a decisão não seria confirmada); desconhecimento de causa do pedido de renúncia; voto de protesto; declaração de amor eterno e incondicional.

Definitivamente fora
Além disso, dez candidatos foram  indeferidos em definitivo após o fechamento das urnas, entre eles, um de Uberaba: Carlos José Fernandes da Costa. Babá Carlos Costa (PMN) não tem, portanto, qualquer chance de reverter sua situação – de acordo com o que informa o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Perda de prazo
Ele foi impugnado por falta de prestação de contas em 2012, quando se candidatou a vereador - chegou a ganhar o recurso no TRE/MG, mas perdeu prazo para apresentar a decisão no Tribunal Superior Eleitoral/TSE, que confirmou a impugnação já transitada em julgado.

PESQUISAS RETORNAM COM AÉCIO BATENDO DILMA
Aécio 54% x Dilma 46%
Enquanto a Rede Globo e a Folha de S.Paulo agilizam suas pesquisas, um levantamento exclusivo para a revista Época (Editora Globo), realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, ganhava as redes sociais na quarta-feira, dia 8. O instituto ouviu 2.080 eleitores em 152 municípios. Aécio Neves largou na frente da presidente Dilma Rousseff neste início da campanha de segundo turno. Aécio recebeu 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Em votos válidos, Aécio ficou com 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.

SALVE JORGE - O EX-CANDIDATO EDUARDO JORGE, UM DOS DESTAQUES DA CAMPANHA DO PRIMEIRO TURNO, FECHOU APOIO, JUNTO COM SEU PARTIDO, O PV, A AÉCIO NEVES
(FOTO: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO)
APOIOS MUDAM A CARA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
A candidatura de Aécio Neves à Presidência recebeu nesta quarta-feira, dia 8, o apoio formal de PSB, PSC e PV – na terça-feira, o PPS já havia aprovado o apoio. O PSOL também anunciou a posição para o segundo turno – não apoiar nem Aécio nem Dilma Rousseff. Mas a candidata a presidente pelo partido, Luciana Genro, recomendou aos militantes que votem em branco, nulo ou em Dilma.
A decisão mais aguardada era a do PSB, que se definiu no final da tarde, após reunião da comissão executiva do partido, em Brasília. No primeiro turno, a candidata do PSB foi a ex-senadora Marina Silva. Embora a executiva do PSB tenha aprovado o apoio, a decisão da candidata era esperada para esta quinta-feira, dia 9.
Recapitulando
Dilma Rousseff e Aécio Neves decidirão em segundo turno, no próximo dia 26, quem será o futuro presidente do Brasil. A petista obteve 43.267.668 votos (41,59%) no primeiro turno e o tucano, 34.897.211 (33,55%), segundo o TSE. Marina Silva (PSB) recebeu 22.176.619 votos (21,32%) e ficou em terceiro lugar, mesma colocação da eleição de 2010.

Mesorregião
TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA ELEGEM MAJORITÁRIOS DIFERENTES
As duas maiores cidades da mesorregião – Uberlândia (Alto Paranaíba) e Uberaba (Triângulo Mineiro) somam 681.203 eleitores, segundo os números oficiais apurados pela Justiça Eleitoral. São 462.372 de Uberlândia e 218.831 de Uberaba -
o que dá a Uberlândia o dobro de eleitores de Uberaba. Destes totais, 380.663 foram às urnas em Uberlândia, enquanto 177.077 compareceram para votar em Uberaba.
Para deputado federal
E de acordo com os números oficiais da Justiça Eleitoral, no que se refere aos candidatos a deputado federal na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, são as seguintes as maiores votações: Odelmo Leão – Uberlândia/PP (176.707 votos); Wellington Prado (Uberlândia/PT (103.433); Marcos Montes – Uberaba/PSD (100.088);  Sérgio Lúcio de Almeida/PSB – Uberlândia/PSB (62.182); Caio Narcio – Frutal/BH/PSDB (56.638); Aelton Freitas – Uberaba/PR (53.916), José Humberto – Patos de Minas/PSD (43.2014); Elmiro Nascimento – Patos de Minas/DEM (40.736), e Adelmo Leão – Uberaba/PT (37.011votos)...
Lideranças regionais
Os majoritários da região do Triângulo, portanto, são Marcos Montes, Caio Narcio, Aelton Freitas e Adelmo Leão. No Alto Paranaíba, lideram Odelmo Leão, Wellington Prado, Sérgio de Almeida, José Humberto e Elmiro Nascimento.
Para deputado estadual
Ainda de acordo com as votações por mesorregião, os mais votados no Triângulo/Alto Paranaíba para deputado estadual foram: Elismar Prado – Uberlândia/PT (75.809); Hely Tarquínio – Patos e BH/PV (67.095 votos); Felipe Attiê – Uberlândia/PP (64.286); João Bosco – Araxá/PTdoB (63.789); Luiz Humberto – Uberlândia/PSDB (63.342); José Maia – Itapagie/PSDB (52.091); Tony Carlos – Uberaba/PMDB (38.628); Wagner Nascimento Jr. – Uberaba/PR (36.637); Deiró Marra – Patrocínio/PR (33.723); Antônio Lerin – Uberaba/PSB (33.684)...
-------------------

----------------
TONY CARLOS DEVE ASSUMIR CADEIRA NA ASSEMBLEIA
Edição do jornal Estado de Minas de quarta-feira informou que o governador eleito Fernando Pimentel (PT) vai convocar três deputados estaduais da legenda para assumir secretarias de Estado. Segundo o jornal da capital, estão cotados para o primeiro escalão petista a ex-prefeita de Contagem, Marília Campos, e André Quintão, que tem forte atuação na área de assistência social. Se a informação se confirmar, Tony Carlos (PMDB) voltará à Assembleia em 2015 para um novo mandato. Embora tenha sido o candidato mais votado no domingo, dia 5, em Uberaba, Tony ficou na segunda suplência da coligação PT/PMDB.
O ELEITO E OS SUPLENTES
Esta coluna divulgou na edição anterior, as votações dos candidatos de Uberaba, alertando para o fato de que alguns deles ficaram na suplência, com possibilidade de assumir o cargo.
Antônio Lerin (PSB)
Deputado estadual
Único eleito
Votação geral/MG: 36.916
Votação Uberaba: 18.208

Tony Carlos (PMDB)
Deputado estadual
2º suplente da coligação Minas Para Todos (PMDB/PT/PROS/PRB)
Votação geral/MG: 39.359
Votação Uberaba: 33.017

Wagner do Nascimento Júnior (PR)
2º suplente do PR
Votação geral/MG: 42.949
Votação Uberaba: 26.651
Ob.: No caso de Wagner Júnior, ele pertence à coligação adversária da que foi vitoriosa com Fernando Pimentel

SSPMU PEDE ANTECIPAÇÃO DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS
Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba/SSPMU mandou ofício ao prefeito Paulo Piau (PMDB) reivindicando a antecipação, para 30 de outubro, do pagamento dos salários do mês. Vale lembrar que dia 31 será ponto facultativo e que, nesta data, o sindicato vai comemorar o Dia do Servidor Municipal de Uberaba (28 de outubro). Festa será no SesiMinas (rua Francisco Bertoldi, 133, Residencial Estados Unidos), das 8h30 às 19h.

PROCURA-SE – O desportista e comunicador José Antônio dos Santos – Marujo, não tem a menor ideia de onde foram parar os votos que ele esperava receber dia 5 de outubro de 2014

CANDIDATO REVELA TRAJETÓRIA NA BUSCA DE VOTOS
Saído das urnas com 235 votos, o ex-candidato a deputado estadual pelo PDT, José Antônio dos Santos – o Marujo, informa que teve sete votos em Uberlândia... “Pode?” – pergunta ele, se referindo à votação inesperada. Em Uberaba, Marujo recebeu 177 votos.
Pronto pra próxima
Sem qualquer trauma – inclusive se colocando aberto “a novos convites”, Marujo admite, porém, que esperava receber algo em torno de 2.300 votos dia 5 de outubro. “Fiquei só com 10% do almejado, mas valeu... Apoio zero da provisória do PDT local, e apoio muito bom do diretório estadual!” – revelou...
Cadê os votos?
Pra chegar aos 235 votos clicados nas urnas, Marujo conta que: falou pessoalmente com 23 mil pessoas; uma equipe de seis pessoas fez campanha à parte; 300 eleitores mandaram mensagens prometendo votar nele; atingiu mais de 3 mil pessoas nas redes sociais; contatou 2.300 pessoas por correio eletrônico...

SEMANA DE HISTÓRIA DA UFTM DEBATE A DITADURA MILITAR
A 5ª edição da Semana de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM pretende reunir pesquisadores e protagonistas em amplo debate sobre a história política recente do Brasil. Ou mais precisamente, sobre o tema “1964: 50 anos depois”. O evento acontece de 3 a 7 de novembro, e as inscrições – ao valor de R$ 10, são feitas através da internet...
(http://vsemanadehistoria.blogspot.com.br/p/inscricoes.html)

---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário