29 de outubro de 2014

Conta-Gotas...Notícias


Prata da casa
VALE É UMA DAS CEM MELHORES EMPREGADORAS DO MUNDO
Presidida pelo uberabense Murilo Ferreira – com sede no Brasil, incluindo um complexo industrial em Uberaba, a Vale está entre as 100 melhores empresas para trabalhar, segundo o LinkedIn. A versão de 2014 do estudo "Most InDemand Employers" aponta os empregadores mais desejados por profissionais de todo o mundo.
A base
O ranking global foi elaborado com base na análise de mais de 10 bilhões de dados trocados entre usuários e empresas na rede social. Para o cálculo, foram considerados números como visualizações da página oficial da empresa, visitas ao perfil de seus funcionários e soma dos seguidores da companhia.
A lista
Entre os citados estão: Google, Apple, Unilever, Microsoft, Facebook, Amazon, GE, Nestle, Shell, Walt Disney, Nike, Coca-Cola, Novartis, Danone, Yahoo, Bayer, Adobe, Chanel, Fox, Adidas, Unicef, HBO. A Vale aparece à frente da conhecida IBM.
A fonte
O LinkedIn é uma rede de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em maio de 2003, comparável a redes de relacionamentos, e utilizada principalmente por profissionais. Em 2013, chegou ao número de mais de 238 milhões de usuários. Os países que mais utilizam o LinkedIn são Estados Unidos com 84 milhões de usuários, Índia com 21 milhões de usuários, e Brasil com 15 milhões de usuários.
A Vale
Maior produtora mundial de minério de ferro e a segunda maior de níquel, a Vale também produz cobre, carvão, manganês, ferro-ligas, fertilizantes, cobalto e metais do grupo da platina. Atua no setor de Logística, Siderurgia, Energia e Fertilizantes.
Com sede no Brasil, tem operações, escritórios, explorações e joint ventures espalhados pelos cinco continentes, atuando em mais de 30 países e empregando mais de 195 mil pessoas (entre profissionais próprios e terceiros permanentes). Fonte: www.vale.com.

Prata da casa
A diretoria-executiva da Vale é formada pelo diretor-presidente Murilo Ferreira e sete diretores-executivos. Murilo Ferreira é de Uberaba, tem mais de 30 anos de experiência em mineração e foi nomeado diretor-presidente (CEO) em maio de 2011. Ingressou na diretoria da empresa em 2005, à frente da área de Participações e Novos Negócios. Ele iniciou sua carreira profissional na Vale em 1977, como analista financeiro e econômico.
----------------


AÉCIO NEVES VENCE VOTAÇÃO EM TRÂNSITO NO 1º E NO 2º TURNOS EM UBERABA
O 2º turno das eleições presidenciais em Uberaba, dia 26 de outubro, repetiu o 1º turno em termos de resultados – inclusive nos votos em trânsito. O senador Aécio Neves (PSDB) recebeu 302 votos (71,73%), contra 119 (28,27%) dados à presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT). Cinco votaram branco e três anularam o votos. Na eleição do 1º turno, dia 5 de outubro, Aécio recebeu 277 votos em trânsito (60,75%) contra 84 de Dilma (18,42%). Foram cinco votos branco e dois nulos.
Trânsito à parte
Ressalte-se que 505 eleitores se cadastraram em Uberaba para votar em trânsito no 2º turno, sendo que 429 compareceram, faltando, portanto, 76 dos que se inscreveram nos cartórios eleitorais entre os dias 15 de julho e 21 de agosto. Dos 524 eleitores cadastrados para votar em trânsito no 1º turno, 463 compareceram à seção única destinada a receber seus votos. Desta forma, 61 dos inscritos não compareceram.
A 1ª vez
Em Minas Gerais, as únicas cidades contempladas com seções para voto em trânsito foram Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares. É a primeira vez, que o voto em trânsito acontece fora das capitais – no caso, em cidades com mais de 200 mil eleitores. A seção de Uberaba funcionou na rua Lauro Borges, 121 – Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Uberaba/Uniube, Edifício Francisco Palmério.
O 1º turno
Na primeira etapa da eleição presidencial, também receberam votos em trânsito em Uberaba: Marina Silva (PSB) – 74 votos (16,23%); Luciana Genro (Psol) – 14 votos (3,07%); Eduardo Jorge (PV) – quatro votos (0,88%); Levy Fidélix (PRTB) – dois votos (0,44%), e Pastor Everaldo (PSC) – um voto (0,22%).

DILMA ROUSSEFF TERMINOU 2º TURNO COM MAIS DE 26 MIL VOTOS ACIMA DO 1º TURNO NA CIDADE
E o 2º turno também repetiu o 1º turno na votação geral. Dilma Rousseff saiu das urnas dia 26, com 96.177 votos (57,60%), e Aécio, com 70.787 votos (42,40%). No 1º turno, dia 5 de outubro, Dilma teve 69.777 votos (44,33%) e Aécio, 52.664 votos (33,46%). A votação da presidente reeleita aumentou, portanto, em 26.400 votos. Já a votação de Aécio cresceu 18.123 votos.
Os outros...
Vale lembrar que no 1º turno, também foram votados em Uberaba: Marina Silva, com 28.596 votos (18,17%); Luciana Genro, com 3.809 votos (2,42%); Eduardo Jorge, com 1.203 votos (0,76%); Pastor Everaldo, com 614 votos (0,39%); Levy Fidélix, com 344 votos (0,22%). E ainda: José Maria (PSTU), com 155 votos (0,10%); Mauro Iasi (PCB), com 112 votos (0,07%); Eymael (PSDC), com 98 votos (0,06%), e Rui Pimenta (PCO), com 28 votos (0,02%). Juntos, eles receberam 34.959 votos no 1º turno.

EM TRÊS TEMPOS - Em abril de 2012, Enerson Cleiton fez imagem do prédio, poucas horas antes da demolição; em junho de 2014, a Nayce StudioFoto clicou, a pedido da colunista de Conta-Gotas...Notícias, as obras de edificação do novo imóvel; agora, Antônio Campos presenteia a coluna com as fotos do local já ocupado pela nova moradora 

COM FACHADA CENTENÁRIA, LOJAS AMERICANAS OCUPA LOCAL HISTÓRICO EM UBERABA
E lá está ela... a Lojas Americanas finalmente ocupando as instalações construídas na rua Vigário Silva, em terreno que abrigou a sede do extinto jornal Lavoura &Comércio durante 104 anos. E importante: preservando-se grande parte da fachada do jornal. E venhamos e convenhamos: quem mais ganhou com a preservação foi justamente a nova ocupante do espaço. A Lojas Americanas ficou chiquérrima...
Recapitulando...
Fundado dia 6 de julho de 1899, o jornal Lavoura&Comércio circulou quase que ininterruptamente – com raras exceções, até 27 de outubro de 2003. Nasceu em defesa dos pequenos, médios e grandes produtores rurais, com mais de 50 matérias, praticamente todas elas relacionadas ao agronegócio. A partir daí, haja história pra contar!
Preservação...
Vale ressaltar que, apesar de não ter sido tombado pelo patrimônio histórico, o imóvel antigo teve sua fachada preservada a partir de acordo entre o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba e o comprador, o empresário uberlandense Carlos Sabbag. Ele arrematou o imóvel do antigo Lavoura&Comércio por R$ 1,7 milhão - dinheiro este, que, em sua quase totalidade, foi usado no acerto com os ex-empregados do jornal, que reivindicavam o pagamento através da Justiça do Trabalho.
História
O imóvel centenário – arrematado  em agosto de 2011, tinha oito cômodos, onde funcionaram as oficinas e redação do jornal, e, segundo o inventário feito pelo Conphau em 1987, o estilo da construção era “eclético”.

VEM AÍ A PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL DOS CANDIDATOS DO 1º TURNO
Os candidatos que participaram somente do primeiro turno das eleições 2014, realizado dia 5 de outubro, têm até 4 de novembro para prestar as contas dos recursos arrecadados e das despesas de campanha. São obrigados a prestar contas: o candidato e os diretórios partidários, nacional e estaduais, em conjunto com seus respectivos comitês financeiros.
Para todos...
Todos os candidatos devem prestar contas, inclusive os que tenham renunciado à candidatura ou desistido dela; os que foram substituídos e aqueles que tiveram o seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral. Esses candidatos devem prestar contas correspondentes ao período em que participaram do processo eleitoral, mesmo que não tenham realizado campanha.

Justificativa...
O eleitor também tem prazos a cumprir. Quem não votou nestas eleições e não justificou a ausência no mesmo dia do pleito tem prazo de 60 dias, após a data da votação, para apresentar justificativa ao juiz em qualquer cartório eleitoral. Cada ausência exige uma justificativa própria: 1º e 2º turnos.

Impedimentos
Sem o comprovante de votação, ou de quitação de suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. E quem não votar em três eleições consecutivas e não justificar a ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada.

Boletim de urna
Justiça Eleitoral inova a cada eleição... Desta vez, o eleitor, o candidato, o partido, o curioso, o maldoso, enfim, qualquer pessoa pode conferir os boletins das urnas usadas na eleição. O documento revela detalhes sobre cada seção, entre eles, o número de eleitores que compareceram e que faltaram; os candidatos votados e quantos votos tiveram. É só pesquisar: http://www.tse.jus.br

REVITALIZAÇÃO – Praça Rui Barbosa – conforme revela a foto de Antônio Campos, feita para Conta-Gotas...Notícias, está passando por reforma. As obras vão dar mais agilidade e "inteligência" ao trânsito no local
---------------
PIVÔ DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, PROGRAMA SOCIAL BENEFICIA MAIS DE 7.500 FAMÍLIAS DE UBERABA
Tema preferencial ao longo das duas etapas da disputa eleitoral para presidente da República – com força maior no turno final, o programa Bolsa Família é, sim, a junção de projetos criados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Insistentemente lembrado pelo senador Aécio Neves (PSDB), e insistentemente negado pela presidente Dilma Rousseff (PT), a Lei 10.836, de 9 de janeiro de 2004, assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu “os programas Auxílio-Gás, Bolsa Escola e Bolsa Alimentação”, criados por FHC, com o Cartão Alimentação – criado por Lula junto com o Fome Zero...
Pobreza
Por sinal, com o nome chocante de “Transferência de Renda Diretamente às Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza”, o Bolsa Família pagou, em 2014, até agosto, R$ 17,6 bilhões, sendo R$ 1,3 bilhão para famílias de Minas Gerais.
Valores podem ser conferidos no Portal da Transparência do governo federal – que informa, ainda, que Uberaba recebeu, neste período, R$ 7,17 milhões. Nada menos do que 7.744 famílias de Uberaba são beneficiadas e, portanto, estão nesta relação de “Pobreza e Extrema Pobreza”.
Rendas
Responsabilizado pelos adversários de ter permitido a reeleição de Dilma Rousseff, o Bolsa Família – segundo a lei que juntou os programas, “é gerenciado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e beneficia famílias pobres (com renda mensal por pessoa de R$ 60,01 a R$ 120,00) e extremamente pobres (com renda mensal por pessoa de até R$ 60,00)”.
Filhos...
Ainda de acordo com a lei, as famílias que podem participar do programa precisam ter “em sua composição, gestantes, nutrizes, crianças entre 0 (zero) e 12 (doze) anos ou adolescentes de até 15 (quinze) anos”.
...e condições
E precisam cumprir algumas condições: acompanhamento da saúde, inclusive pré-natal, e do estado nutricional de todos os integrantes da família; matrícula no ensino fundamental e a frequência de 85% à escola de todas as crianças em idade escolar; participação em programas de educação alimentar, quando ações dessa natureza forem oferecidas pelos governos federal, estadual e/ou municipal.

Depois da tempestade...
O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau divulga sua primeira boa notícia após alguns meses de informações ruins ou péssimas... “O abastecimento de água no final de semana foi tranquilo”, afirma release da assessoria de imprensa. De acordo com a notícia, “as chuvas que vêm caindo no município, desde sexta-feira, dia 24, foram suficientes para manter a vazão do rio Uberaba estabilizada em volume acima dos 1.000 litros/segundo, portanto, o necessário para atender à demanda da cidade”...
...veio a bonança
A distribuição de água está plena – explica o Codau, ressaltando que todos os centros de reservação se mantiveram com capacidade total no final de semana. A situação está tão boa que o sistema de transposição do rio Claro foi desligado – apesar de permanecer de prontidão.

Solidariedade
E a Casa do Menino de Uberaba também manda boa notícia para a redação de Conta-Gotas...Notícias. Diz que a galinhada do Dia da Criança, 12 de outubro, “foi um sucesso”. Foram doados mais de 580 quilos de alimentos, que cerca de 50 voluntários transformaram em 800 refeições. A instituição arrecadou cerca de R$ 7 mil - dinheiro que será aplicado na reforma e manutenção do local. A Casa do Menino fica na av. Nenê Sabino, nº 160, bairro Santa Marta.
-------------



AGENDA CULTURAL/NOVEMBRO

Dia 1º – Cavalgada Fazenda Recreio – Circuito de Cavalgadas 2014
Local: A um km da Comunidade de Santa Rosa. Saída às 11h. Após a cavalgada, almoço com show de viola

Dia 1º – Batizado e troca de cordas de capoeira
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 17h. Entrada, um brinquedo

Dia 1º – SarauArte com Grupo Todo-Um de Teatro – 112 anos de Carlos Drummond de Andrade. Estreia do espetáculo "Minas, Aos Olhos de Drummond..." - Grupo Todo-Um. Música das Gerais com Maraísa Bisinoto. Espaço aberto à manifestações artísticas (interpretação de poemas, danças, músicas, artes plásticas, performances...) baseadas no tema do Sarau.
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural, às 20h

Dia 1º – Schola Cantorum apresenta: Ensaio Aberto de Canto Gregoriano
Local: Casa da Cultural – Fundação Cultural, das 13h30 às 15h30

Dia 1º – Oficina teatral – Preparação de Atores (Projeto SarauArte ministrada pelo Grupo Todo-Um de Teatro)
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural – quartas e quintas, das 19h às 21h e aos sábados das 15h às 17h30

Dias 1º, 2, 8, 9 – Espetáculo Teatral “O Cachorro de Três Pernas” – Dois estropiados palhaços se encontram desiludidos em uma clínica de repouso. Fora dos picadeiros, com as doenças e todas as crises provenientes da grande experiência vivida, formam um diálogo verdadeiramente tragicômico. Em meio a exames, remédios e lembranças do picadeiro, surge a história de um cachorro de três pernas.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU). Dias 1º e 8 (sábados/20h), e 2 e 9 (domingos/19h). Classificação livre. Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

De 1º a 8 – Exposição “Dahdah – um Olhar diferente”, do artista José Pedro Dahdah. Telas a óleo e acrílico com diversas tendências. Exposição iniciou dia 15 de outubro e prossegue até 8 de novembro
Local: Galeria de Arte Rachel Machado – Casa da Cultura – Fundação Cultural de Uberaba, às 19h30

De 1º a 29 novembro – A exposição “Tecelagem Manual”. A exposição é uma coletânea de peças diferenciadas feitas em teares manuais. As peças provem de várias regiões de Minas Gerais e de São Paulo. A mostra será composta por colchas, xales, toalhas de mesa, tapetes, passadeiras e tecidos para confecções, pertencentes a diversas coleções públicas e particulares.

Local: Museu de Arte Decorativa (Mada), de 3ª a 6ª das 12h as 18h e aos sábados das 8h as 12h. Entrada Franca.

Dia 2 – Domingo na Concha – Primeiro show com a banda “Uncle John Blues Band”, formada no início do ano e que irá tocar diversos estilos. No segundo show, Los Mind Lagunas, a banda 100% mexicana de Blues, Funky Soul & Surf. Integram em suas músicas e letras o humor de referências “folclóricas”, que representam elementos da engenhosidade mexicana, numa linguagem musical autêntica que não deixa para trás a íntegra essência do gênero musical que representam.
Local: Praça Concha Acústica, das 11h às 14h

Dias 2, 9, 16 e 23 e 30 – Curso Intensivo de Produção Teatral. Pela primeira vez em Uberaba, Nick Ayer convida a todos os artistas e apaixonados pelo teatro para compartilhar sua vasta experiência nos Teatros Musicais do Brasil.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 10h às 14h nos dias 9 e 23. Teatro Municipal Vera Cruz, das 10h às 14h, nos dias 2, 16 e 30

Dia 4 – Calendário Fashion Kids
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 18h. Entrada franca

Dias 5, 7, 8 – Oficina teatral – Preparação de Atores (Projeto SarauArte ministrada pelo Grupo Todo-Um de Teatro)
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural – quartas e quintas, das 19h às 21h e aos sábados das 15h às 17h30

Dia 6 – TEU Show com Virgínia Takay e banda
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), 19h30. Entrada franca

Dia 6 – TEU Jazz convida Pedro Ferreira Trio. Pedro Ferreira participou de projetos como Classic Park, Instrumental Gates, onde teve a oportunidade de dividir o palco com talentosos músicos do país. Após morar no exterior, foi convidado para ser tecladista, diretor musical e produtor dos CDs do grupo Só Pra Contrariar (SPC), viajando pelo mundo fazendo shows, onde com o grupo chegou a marca de 10 milhões de cópias vendidas pelo selo BMG e BMG Latin. Nesta época tocou com "monstros" da música pop brasileira Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Roberto Carlos, Alcione e outros. Como compositor já teve músicas gravadas por Alcione, Jorge Benjor, Rosário Flores, SPC, Alexandre Pires e outros. Também ganhou o premio Troféu Talento em 2007 na produção.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 20h30 às 23h. Entrada franca

Dia 7 – Feira de Gastronomia com apresentação musical de Ezequiel Piaz, músico versátil músico, que vem desenvolvendo carreira solo no Brasil e exterior. Ezequiel toca violões de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, violino, piano, acordeom, viola de 10 cordas, percussão e flauta e traz toda a riqueza da diversidade da música brasileira.
Local: Praça Dom Eduardo, das 19h às 23h

Dia 7 – Batalha no Calçadão, com intervenções de DJs, discotecando, rodas de Break, shows de Rap, batalha de MCs
Local: Calçadão da rua Artur Machado, das 19h30 às 22h

Dia 7 – Espetáculo “Esqueleto Zero Hora” – A realidade de gente quase esquecida, sobreviventes da hipocrisia de um país que se diz rico. Morro do esqueleto, 23h30, vielas escuras, curiosos nas janelas, latidos de cães e um dialogo de um pequeno grupo que planejam algo para as zero horas.
Elenco: Flavyane Souza, Branco de Paula, Gabrielly Souza, Priscila França, Ryan Borges, Victor Eduardo, Waldir Assis, Gilmar Junior e Alan Fernando.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), 20h. Entrada 1 Kg de alimento não perecível

Dia 8 – Ação para o Bem em parceria com a TV Paranaíba, com o Projeto Balanço Geral MG nos Bairros
Local: Cemea Abadia – Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 3.317 – bairro Abadia, das 8h30 às 13h30

Dia 8 – Cavalgada da Baixa - Circuito de Cavalgadas 2014
Local: Comunidade da Baixa, com saída às 11h. Após cavalgada, almoço com show de viola. Evento beneficente em prol do Instituto Boa Fé (de combate ao câncer)

Dia 8 – Schola Cantorum apresenta: Ensaio Aberto de Canto Gregoriano
Local: Casa da Cultural – Fundação Cultural, das 13h30 às 15h30

Dia 8 – Espetáculo circense, apresentação de talentos da comunidade e de alunos da Oficina de Capoeira
Local: Circo do Povo, às 19h30

Dia 8 – Cinema na Praça – Filme: 3D
Local: Praça da Igreja de Santa Efigênia – na avenida Juca Pato com avenida Benedita Fontoura Rosa – Beija-Flor, às 20h

Dia 9 – Domingo na Concha – No primeiro show o músico, poeta, intérprete, e multi-instrumentista e compositor mineiro Tito Rios, cuja marca registrada é a MPB com interpretações originais. No segundo show, a banda ribeirão-pretana Rockamama, que lança seu CD no palco da Concha. Formada em 2011, a Rockamama surgiu com a proposta de fazer uma releitura dos clássicos do rock, através de versões covers para músicas dos Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, entre outros grandes nomes do rock n’ roll. Dessa fonte, a banda tirou a inspiração para compor seu próprio trabalho, que traz influências do Rock e do Blues, com uma roupagem atual. Local: Praça Concha Acústica, das 11h às 14h

Dia 11 – Lançamento do Imposto Ativo - Campanha realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, Fundação Cultural de Uberaba e Aciu, com objetivo de estimular a aplicação de impostos que os empresários já pagam, em investimento na área cultural e esportiva da cidade.
Local: Salão Nobre Aciu, das 8h30 às 11h

Dia 11 – Fórum sobre Lei Rouanet e Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Local: Casa da Cultura - Fundação Cultural de Uberaba, das 14 às 16h30

Dia 11 – Recital de Poesia – Culminância do projeto "É Hora da Poesia” de Vinicius de Moraes – Escola M. São Judas Tadeu. Realização: Semec/PMU
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h.

Dia 11 - Seresta na Concha,  especial em comemoração aos 20 Anos do ChoroCultura, com o Grupo e  vários convidados especiais, incluindo o coral "Alegria de viver" do Conservatório Renato Frateschi.
Local: Praça Concha Acústica, das 20h às 22h30

Dias 12 e 13 – Espetáculo Conatus – A essência do Ser e Oficinas. Realização: Associação Crepúsculo
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 20h e oficinas dia 13 às 9h. Entrada franca

Dias 12, 14, 15 – Oficina teatral – Preparação de Atores (Projeto SarauArte ministrada pelo Grupo Todo-Um de Teatro)
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural – quartas e quintas, das 19h às 21h e aos sábados das 15h às 17h30

Dia 13 – TEU Show apresenta o projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques – Projeto Musical em homenagem ao uberabense Dércio Marques (falecido em 2012), um dos cantadores da arte nos “Brasis”, músico que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas. Com Katya Teixeira, com participação especial de Marcelo Taynara
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), 19h30. Entrada franca

Dia 13 – TEU Jazz convida Jazz Mineiro. Grupo formado no Conservatório Renato Frateschi, vem se apresentando na cidade  com um repertório eclético e versátil e sua formação conta com os talentosos músicos Thiago Vieira (bateria), Daniel Amancio (baixo) e Waldir Jr (guitarra) – Um power trio que mantem viva a tradição de se tocar uns pelos outros.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 20h30 às 23h. Entrada franca

Dia 14 – Feira de Gastronomia com apresentação musical de Júnior Oliveira cantando música popular brasileira
Local: Praça Dom Eduardo, das 19h às 23h

Dia 14 – Um pedacinho do Mundo – Espetáculo de Balé. Realização: Colégio Marista Diocesano
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h. Entrada franca

Dia 15 – Schola Cantorum apresenta: Ensaio Aberto de Canto Gregoriano
Local: Casa da Cultural – Fundação Cultural, das 13h30 às 15h30

15 – ABBA The History a Tribute Show
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 21h. Ingressos: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)

Dia 16 – Domingo na Concha – Primeiro Show – Banda De Bem, criada em 2012 em Uberaba, que mescla seus sons sem pudor. Com ela se escuta ska em francês, groove de tamborim, Bossa Nova virando Frevo, Samba inspirado em Vó Cida e o Fogo Selvagem. No decorrer de uma apresentação é possível identificar algumas das grandiosas referências musicais que são força motriz da banda, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Cartola, Novos Baianos.
No segundo show, a banda Ahreos, formada por Jotta Júnior (vocal); Adelmo (guitarra solo); Gustavo Ventura (bateria) e Danilo Silva (baixo), cantando o melhor do pop rock.
Local: Praça Concha Acústica, das 11h às 14h

Dia 16 – Festival Mandala. O festival busca destacar e propagar a dança oriental e a dança folclórica árabe, valorizando a integração e a divulgação da cultura do Oriente Médio e outros povos. O festival nasceu após 10 anos de estudo e dedicação de Ariadne Joyce. Da preocupação em levar informação, implantação de conceitos e disseminação da cultura. Mandala, um evento que vem somar, levar conhecimento e propor crescimento.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), 19h30. Entrada R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)

Dia 17 – Aos Mestres com Carinho homenageia “Jorge Aragão”, com Novos Bambas e convidados especiais. O sambista e compositor, que bebeu nas fontes da Bossa Nova, e criou um estilo muito pessoal de compor, retratando o amor e o cotidiano em lindas melodias com harmonias rebuscadas, diferindo-o dos demais.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), 20h30. Entrada Franca

Dia 18 – Primeiro Encontro Brasil Angola: escola, formação e cultura. Realização: PIBID/UFTM
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 13h30. Entrada franca

Dia 18 – Lançamento do livro “O toque de Xangô”, de Vicente de Paula Higino, em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural, às 19h30

Dia 19 – Projeto Nossos Valores, Nossos Talentos. Realização: Escola Estadual Quintiliano Jardim
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h. Entrada: um kg de alimento não perecível.

Dias 19, 21, 22 – Oficina teatral – Preparação de Atores (Projeto SarauArte ministrada pelo Grupo Todo-Um de Teatro)
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural – quartas e quintas, das 19h às 21h e aos sábados das 15h às 17h30

Dia 20 – Dia da Consciência Negra – Centro Cultural Águia Branca comemora a data com roda de capoeira e apresentações teatrais
Local: Praça Magalhães Pinto, das 17h às 22h

Dia 20 – TEU Show apresenta especial Chorocultura, dentro da semana em comemoração aos 20 anos do grupo, celebrado neste dia 20 de novembro. Eles apresentam o show "ChoroCultura revivendo os mestres".
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), 19h30. Entrada franca

Dia 20 – TEU Jazz convida Hamilton Faria – Integrante do grupo Só pra Contrariar há 25 anos e já gravou com artistas como Fábio Júnior, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gloria Stevan, entre outros. Viveu por 10 anos na Europa, onde pode desenvolver seu trabalho instrumental, nas áreas o gospel, soul, blues, salsa...
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 20h30 às 23h. Entrada franca

Dia 21 – Feira de Gastronomia com apresentação musical de Carlos Giovanny, trazendo ao público um repertório com repertório de MPB, bossa nova e samba
Local: Praça Dom Eduardo, das 19h às 23h

Dia 21 – Top Model School Uberaba 2014
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h. Entrada: um kg de alimento não perecível

Dia 21 – Batalha no Calçadão, com intervenções de DJs, discotecando, rodas de Break, shows de Rap, batalha de MCs
Local: Calçadão da rua Artur Machado, das 19h30 às 22h

Dia 21 – Ensaio Aberto da Peça Teatral “O Ponto”, com direção de
Nick Ayer
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), 19h30. Entrada Franca

Dia 22 – Schola Cantorum apresenta: Ensaio Aberto de Canto Gregoriano
Local: Casa da Cultural – Fundação Cultural, das 13h30 às 15h30

Dia 22 – Cinema na Praça – Filme: 3D
Local: Praça Vitória – Jardim Espírito Santo, às 20h

Dia 22 – 2º Gala Cia de Dança Experimental Raça Brasil
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 20h. Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Dia 22 – Mostra Arte do projeto Gospel Bairro 2000. Nestes últimos quatro anos o projeto tem investido em adolescentes e crianças em situações de risco. Usando a música, a dança e o teatro como instrumento de transformação social.
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), às 20h

Dia 23 – Domingo na Concha esquenta do Festival Viola Encena de Uberaba. No primeiro show, o compositor e violonista Ezequiel Piaz (Viola Moderna). Seu virtuosismo e suas interpretações de clássicos da música brasileira e mundial, o colocam como um dos principais violonistas do Brasil em atividade no cenário mundial. No segundo show, com Arnaldo Freitas, apresentando “Minhas influências, homenagem aos mestres violeiros": Arnaldo Freitas, com sua técnica apurada e interpretação emocionante é considerado um dos principais violeiros da nova safra da música instrumental brasileira. Foi vencedor da categoria “Melhor instrumentista de viola do festival Voa Viola” e desde 2006 é o violeiro do regional do programa Viola minha viola, da TV Cultura.
Local: Praça Concha Acústica, das 11h às 14h

Dia 23 – Humor de Quinta – Jogos de Improviso. Espetáculo de improvisos teatrais com quatro atores, um mediador e um DJ.
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h. Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Classificação: 12 anos

Dia 25 – Exposição de pinturas “Samba dos Mares”, da artista Renata Prata, em comemoração ao Dia da Consciência Negra – Abertura da exposição dia 25 e visitação de 25 de novembro a 9 de dezembro
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural, às 19h30

Dia 26 – CAP’s assiste Cinema no TEU
Local: Teatro Experimental de Uberaba (TEU), às 13h30

Dia 26 – Mostra Cultural da Escola Criativa
Local: Teatro Municipal Vera Cruz. Classificação: 12 anos

Dias 26, 28, 29 – Oficina teatral – Preparação de Atores (Projeto SarauArte ministrada pelo Grupo Todo-Um de Teatro)
Local: Casa da Cultura – Fundação Cultural – quartas e quintas

---------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário