14 de dezembro de 2014

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

À FLOR DA PELE ... Apresentação de um grupo de crianças no Dia de Campo promovido  sábado, 13/12, foi suficiente pra tirar do sério o experiente Paulo Piau – conforme revelam as fotos de Enerson Cleiton. Desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, o projeto-piloto mostrado no evento visa à ampliação e melhoria da qualidade da água na bacia do córrego do Mutum, que foi selecionado por existir, logo à frente, uma estação de captação de água para a cidade de Uberaba. O local recebeu cerca de  45 bolsões que têm a função de ajudar na retenção de água da chuva, aumentando a infiltração e preservando córregos, rios e nascentes da região. Projeto será estendido a outras bacias hidrográficas do município.

SAÚDE É O QUE INTERESSA...

NUNCA ANTES ... Nada como uma boa polêmica pra dar quórum e povo em audiência pública obrigatória da Prefeitura de Uberaba na Câmara de Vereadores!!!!! Geralmente sem a presença dos vereadores e livre de povo, as audiências para apresentação de balanços das áreas financeira e de saúde são uma chatice sem tamanho. Pois não é que a audiência da saúde, dia 12, sexta-feira, deu quórum de vereadores e público nas galerias?!

HOSPITAL DA UNIUBE TERÁ LEITOS DE UTI NEONATAL
E já que o assunto é saúde, o Hospital Universitário da Universidade de Uberaba/Uniube está sendo liberado pelo Ministério da Saúde para colocar seis leitos de UTI neonatal em funcionamento. Os leitos estão prontos, aguardando apenas o credenciamento e a liberação dos recursos. A demanda havia sido apresentada ao Ministério da Saúde há cinco meses.

UPA NÃO É APROPRIADA PARA INTERNAÇÕES
Carência de leitos em Uberaba é generalizada... Na prestação de contas durante a audiência pública na Câmara de Vereadores, o secretário de Saúde lembrou que vários hospitais fecharam as portas nos últimos 30 anos em Uberaba, e que o HC/UFTM não consegue bancar sozinho a demanda por leitos. Um problema, por sinal, que tem desaguado nas Unidades de Pronto-Atendimento/UPAs.
INTERNADOS .... Naquela sexta-feira – segundo Fahim Sawan, cerca de 30 pessoas estavam internadas nas UPAs, função que não é destas unidades de saúde. “O próprio nome já diz a que servem; o problema é que não existem leitos suficientes em hospital, e as UPAs estão acolhendo estes pacientes para não deixá-los desprotegidos” – explicou.

GOVERNO DO ESTADO TIRA CASQUINHA DO HR 
Hospital Regional de Uberaba – com previsão de entrega no primeiro semestre de 2015, será referência da Região de Saúde Triângulo do Sul e atenderá a uma população estimada de mais de 744 mil habitantes de 27 municípios. É o que afirma prestação de contas do governo do Estado, em destaque no site da Agência Minas -  que divulga notícias da administração estadual.
E acrescenta: serão 165 leitos e um investimento de R$ 29,3 milhões, sendo a maior parte, R$ 20 milhões, de recursos próprios do Estado. As obras já estão em fase final de acabamento.
Pois é... Final de ano – é hora de fazer balanços e, obviamente, o Hospital Regional de Uberaba não poderia ficar de fora da lista de ações do governo estadual.
RECAPITULANDO: CEMITÉRIO E OBRAS INACABADAS
Vale lembrar: HR/Uberaba foi construído em frente ao cemitério (pra que os doentes se lembrem o tempo todo de que estão mais perto da morte do que imaginam), e inaugurado no governo passado, quando ainda não estava pronto, e mais: cheio de defeitos, tipo as portas menores do que as macas e assim por diante.

UFA!
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu abre as portas de seu salão de eventos, dia 18, quinta-feira, às 20h, para programação em dose quádrupla da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. É dia de posse do novo acadêmico, o professor Renato Muniz; de lançamento das revistas Convergência e Saberes Acadêmicos, e ainda, lançamento do livro “Personalidades Uberabenses” – por Guido Bilharinho.
---------------
MÃOS À OBRA
UM DOM ESPECIAL ... Tradição, cultura e economia - tudo isso e muito mais é o que se vê no artesanato de Uberaba. Pra se ter uma ideia da grandiosidade deste segmento vale dar uma olhadinha em dois eventos distintos que estão agitando e embelezando dezembro! 

PREFEITURA/FUNDAÇÃO CULTURAL APRESENTA A FEIRA DE ARTESANATO - COM DIREITO A MÚSICA AO VIVO. NA SEDE DA FUNDAÇÃO/CASA DA CULTURA - PRAÇA RUI BARBOSA 356
(FOTOS: DIVULGAÇÃO/FUNDAÇÃO)
E O INSTITUTO BEIRA DA ESTRADA COMEMORA 15 ANOS DE EXISTÊNCIA, COM UMA SÉRIE DE ATIVIDADES PATROCINADAS PELA VALE - UMA DAS MAIORES MINERADORAS DO MUNDO, ATRAVÉS DE INTERMEDIAÇÃO DO DEPUTADO FEDERAL MARCOS MONTES, E APOIO DO PRESIDENTE DA VALE, O UBERABENSE MURILO FERREIRA. ENTRE AS ATIVIDADES, ESTÁ A EXPOSIÇÃO NO CENTRO DE CULTURA DO SESI/UBERABA - PRAÇA FREI EUGÊNIO, 231.  
(FOTOS: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
----------------
E QUEM VIRÁ NOS SALVAR?
Parece um buraco sem fundo... Agora, a Câmara dos Deputados encaminhou ofício ao Ministério da Justiça pedindo proteção da Polícia Federal para a ex-gerente executiva da Diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras, Venina Velosa da Fonseca. Ela teria alertado a direção da estatal sobre o esquema de corrupção na empresa e, em função disso, teria sido perseguida, ameaçada de morte, transferida para um escritório da petrolífera em Cingapura, na Ásia, e depois afastada de suas funções.
Perguntar não ofende...
O que impede uma pessoa de tomar providências quando é alertada sobre corrupção em área sob sua responsabilidade?! Não é mais fácil cortar o mal pela raiz?!

RESPINGOS
Cantada e decantada em prosa e verso, a parceria da Petrobras com a 2ª edição da ExpoCigraFiemg, que está acontecendo em Uberaba, não vingou... Assessoria da feira – realizada pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande e Federação das Indústrias de Minas Gerais, garante que os organizadores “entendem a situação atual da Petrobras”. E mais: que ela foi parceira na edição de 2013 e acenou com apoio na versão de 2015.
DELAÇÃO
Aliás, não bastasse o estado de imoralidade que assola a companhia, eis que ainda sobrou pra Uberaba... Executivo Júlio Camargo, da Toyo-Setal – que está construindo a fábrica de amônia da Petrobras na cidade, admitiu, em investigações da Polícia Federal, o envolvimento da construtora em pagamento de propina para obter contratos na companhia. E mais: ele fez um acordo de delação premiada para contar o que sabe.
----------------
CONTAS...
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais anuncia que concluiu o julgamento dos processos de prestações de contas de campanha de todos os 132 candidatos eleitos nas eleições 2014. Com isso, a Corte eleitoral mineira cumpriu o prazo estabelecido pela lei eleitoral de finalizar a publicação das decisões dos julgamentos das contas até oito dias antes da diplomação.
...CONCLUÍDAS
Das 132 prestações de contas de campanha dos candidatos eleitos em Minas Gerais, 34 foram aprovadas, 95 foram aprovadas com ressalva, sendo uma delas a do senador eleito pelo Estado, Antonio Anastasia (PSDB), e três foram desaprovadas:  a de Fernando Pimentel (PT),  governador eleito; de Marcus Pestana (PSDB/deputado federal) e Padre João (PT/deputado federal) . Além das contas dos 132 eleitos, o TRE-MG também já julgou e publicou as decisões de candidatos até a terceira suplência.

A CAMINHO DA POSSE
E a solenidade de diplomação do governador, vice, senador, dois suplentes de senador, 77 deputados estaduais e 53 federais eleitos está marcada para dia 19 de dezembro, às 17h. Evento acontece  no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e só terão acesso os que tiverem recebido convite ou credenciamento. Diplomação é imprescindível para que os eleitos assumam os cargos.
DOMICÍLIO
Quatro políticos com domicílio eleitoral em Uberaba serão diplomados, três deles, no cargo de deputado federal: os reeleitos Marcos Montes (PSD) e Aelton Freitas (PR) e o deputado estadual Adelmo Leão (PT). O deputado estadual Antônio Lerin (PSB) será diplomado para reassumir cadeira na Assembleia Legislativa.

POLÍTICA
(Versão 1)
Prefeito Paulo Piau (PMDB) anda com a veia política exposta... Em conversa com os jornalistas, disse que esteve com o vice-governador eleito de Minas Gerais, o seu colega de partido, deputado federal Antonio Andrade, e com Marco Antonio Castelo Branco, da equipe de transição do governo que toma posse em janeiro. Em pauta, nomes para a composição da equipe de Fernando Pimentel (PT). Claro que tudo em sigilo, que é pra ninguém botar olho gordo.
POLÍTICA
(Versão 2)
Sobre as cogitações em torno do seu nome – que andam esquentando as conversas por aí, o prefeito de Uberaba disse que a chance de ele assumir cargo no governo da aliada Dilma Rousseff  (PT) é zero. “Meu compromisso é com o município de Uberaba”, afirmou.

CURSINHO GRATUITO TEVE CINCO APROVAÇÕES NO VESTIBULAR
Responsáveis pela página da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM no Facebook trataram de compartilhar notícia da Prefeitura de Uberaba sobre o cursinho pré-vestibular oferecido gratuitamente pela Fundação de Ensino Técnico e Intensivo/Feti em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. Tudo a ver!
RESULTADOS... Vale lembrar que nada menos do que cinco alunos do cursinho Prefeitura/Feti foram aprovados em vestibular este ano – inclusive na UFTM. As inscrições para 2015 serão abertas dia 15 de janeiro, e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3338-6689. Detalhe: a oferta do pré-vestibular gratuito fez parte do programa de governo da campanha do prefeito Paulo Piau em 2012.
OS APROVADOS ... Lucas Gomes Loiola passou em quarto lugar em Fisioterapia na Universidade de Uberaba/Uniube, e, de quebra, ficou na mesma colocação no mesmo curso da Faculdade de Talentos Humanos/Facthus. Victor Hugo Lourenço de Oliveira conquistou o primeiro lugar no curso de Ciências Contábeis da Uniube, e Marcos Túlio Silva foi aprovado em 13º lugar em Engenharia de Produção, também na Uniube. E tem a Michelle Rodrigues Campos, que está cursando Letras na Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Uma quinta aluna foi aprovada na UFTM.

ALMOÇO DO BEM 
Coordenador da Feti, o ex-vereador Lourival dos Santos ofereceu um almoço para encerrar o ano – a instituição bancada pela prefeitura comemora cerca de 900 formandos em cursos profissionalizantes. E ainda: em homenagem aos aprovados no vestibular e aos 550 adolescentes do Probem que arrecadaram alimentos e material de higiene para o sanatório (serão entregues dia 15 de dezembro). E os adolescentes fizeram a festa com o prefeito Paulo Piau, que caiu matando de bandejão; se emocionou com as toneladas de alimentos arrecadados para o sanatório; babou nos aprovados no vestibular, e, ainda por cima, posou pra selfies com a meninada! O prefeito e a primeira-dama Heloísa Piau só foram embora na marra... (Fotos: Enerson Cleiton)

900 SÃO PROFISSIONALIZADOS 
Aliás, vale lembrar que os 900 formandos da Fundação de Ensino Técnico e Intensivo vão receber os diplomas dia 15, segunda-feira, em cerimônia no ginásio do Jockey Club, na rua Segismundo Mendes, a partir das 19h. A formação é necessária para que eles possam integrar o programa de menor aprendiz oferecido pelo Probem.
Os formandos estão distribuídos entre cinco cursos: informática básica, auxiliar de escritório, auxiliar de RH, auxiliar de vendas e repositor de estoque. Além de assistir às aulas na sede da fundação, existem outros 16 polos alternativos, onde o aluno tem a oportunidade de estudar mais próximo de sua casa, evitando despesas com transporte.
------------------
SUCESSO GARANTIDO
Secretaria de Educação e Cultura de Uberaba prepara para o primeiro semestre de 2015 a promoção do 1º Concurso de Receitas Culinárias do Programa Alimentação Escolar da Rede Municipal. Em tempos de Master Chef fazendo sucesso na televisão brasileira e mundial... vai render!

VAI DE TÁXI
Prefeito Paulo Piau vetou, na totalidade, o projeto de lei de autoria da vereadora e militante das causas animais, Denise Max (PR), que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno porte nos ônibus coletivos de Uberaba. A matéria foi aprovada pela Câmara. Executivo teria se comprometido com Denise em retomar o assunto futuramente.

NATAL PET
Dia 18 acontece o 1º Natal Pet em Uberaba – anuncia a Associação Uberabense de Proteção aos Animais. Evento será realizado juntamente com o 5º Natal Solidário da Escola Estadual Leandro de Vito, quando cerca de 200 crianças da Vila Arquelau, Boa Vista e Jardim Triângulo receberão uma ceia de Natal. As crianças poderão levar seus animais de estimação. Quem puder colaborar, doando presentes ou patrocinando camisetas pode ligar nos telefones 9668-6671/3318-1774.

PASTORES
Projeto de autoria do vereador/pastor Samuel Pereira (PR) declara de utilidade pública o Conselho de Pastores Evangélicos de Uberaba. Matéria ainda está tramitando na Câmara Municipal. Último censo oficial do IBGE, realizado em 2010, indicou que Uberaba tem 37.911 evangélicos.

PALPITE...
Pessoal da administração municipal que vai à Câmara de Vereadores defender projetos e programas do Executivo deveria preparar-se antes sobre o assunto... E mais: deveria entrar num acordo quando a participação envolver mais de um defensor da mesma matéria... E ainda: só deveria ser enviado quem possui poderes de decisão sobre o assunto em debate...
... DE TELESPECTADORA
A situação chegou a tal ponto que representantes do Executivo – sentados à mesa diretora, e expostos aos telespectadores da TV Câmara, não se entendem sobre projeto dos mais simples e óbvios. Importante lembrar que isso tem se repetido... e muito!

HAIR – Formanda em Arquitetura pela Uniube, a ex-miss Minas Gerais, Thiessa Sickert – atual garota-propaganda do Shopping Uberaba, cortou 18 cm dos cabelos para doar ao hospital do câncer de Uberaba. Integrantes da Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer/Vencer confeccionam perucas para pacientes da instituição. Thiessa lembra que a doação exige no mínimo, 15 cm, e destaca que o cabelo pode ter química

CORUJICE – Casal  Teresinha e Silvério Cartafina abriu sua bela residência para paparicar o herdeiro político, vereador Franco Cartafina (PRB), recepcionando-o com um almoço de final de ano, com toda a equipe do gabinete dele. A ex-vereadora e o ex-prefeito não escondem o orgulho pelo trabalho do neto.

TRANSPARÊNCIA
E por falar em Franco Cartafina, a Câmara de Uberaba aprovou projeto de lei de sua autoria que obriga a fixação no hall de entrada das unidades de saúde - UPA´s, UBS´s e instituições municipais de assistência à saúde, de uma lista diária com as especificações dos serviços oferecidos, bem como o nome, registro e especialidades dos profissionais que atendem no local. Ele garante que o Executivo concordou com a ideia.
EM ALTA
Franco Cartafina – que preside o PRB/Uberaba e coordena o PRB Jovem de Minas Gerais, está se sentindo com a corda toda. Mais uma vez foi chamado para gravar para
o horário político do partido a ser veiculado em rádio e TV, em rede estadual. E comemora o anúncio do prefeito Paulo Piau de que será criada uma Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude, na reforma administrativa proposta para breve.
--------------
CASÓRIO GAY NA ORDEM DO DIA
Assunto que ganhou debates Brasil afora na semana passada: pela primeira vez o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE revelou números oficiais sobre casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país. São relativos a 2013, quando Uberaba realizou 16 uniões, e uma extra, através do casamento comunitário bancado pelo município.
PIONEIRA... Aliás, o primeiro casamento gay em Uberaba aconteceu em 2012, entre duas mulheres, justamente através do evento comunitário. Detalhe: o Supremo Tribunal Federal/STF reconheceu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2011, mas o Conselho Nacional de Justiça só autorizou os cartórios a realizarem a união em 2013.
MINEIRICE... Minas Gerais – de acordo com o IBGE, é o terceiro Estado com maior número de casamentos gay (209), perdendo apenas para o Rio de Janeiro (211) e São Paulo (1.945). As mulheres se casaram mais e representam 52% do total das uniões homossexuais no país.
DIREITOS... Desta forma, no Brasil, são aplicáveis às uniões estáveis homoafetivas todos os direitos conferidos às uniões estáveis entre um homem e uma mulher. Antes da histórica decisão do STF, uma jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça/STJ definia que casais do mesmo sexo formavam uma sociedade de fato, o que lhes garantia apenas alguns direitos.

QUE NATAL...
Senhora de 77 anos de idade que esteve domingo, dia 7, na loja do Bretas localizada no Shopping Uberaba diz que nunca antes, em sua história de vida, viu tanto descaso de uma empresa para com a clientela e os próprios funcionários. Primeiro, ressalta que, além de cobrar e ensacar os produtos, cabe ao caixa ou à caixa, colocar tudo no carrinho. Com pena da moça, preocupada com a fila imensa, e cansada, a senhora acabou fazendo o serviço da caixa.
...É ESSE?!
Depois, ao se dirigir ao departamento onde se pede táxi (em parceria), só tinha uma atendente para cerca de 20 clientes na fila. Ela desistiu e pediu um táxi sozinha (sem parceria do Bretas). Não bastasse tudo isso, a senhora tentou usar quatro carrinhos antes de achar um que não estava com as rodas emperradas. E também: Bretas lotado e só uma atendente no departamento de eletrodomésticas. Na opinião da cliente de 77 anos, a administração do Shopping Uberaba deveria tomar providências, pois com a chegada de um novo shopping por aí, os prejuízos vão recair sobre o centro de compras.

XÔ, CORRUPÇÃO!
Ouvidoria da Prefeitura de Uberaba vai se tornar Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental – ampliada com a criação de canais de denúncias, entre outras ações de combate e à corrupção, além da implantação de uma Comissão de Sindicância Permanente Investigativa.
XÔ, BUROCRACIA!
Controlador-geral da Prefeitura, advogado Carlos Bracarense, admite que atualmente o combate à corrupção enfrenta dificuldades técnicas, burocráticas e até legais, muitas vezes impedindo que as apurações de denúncias no poder público de um modo geral sejam concretizadas. “O prefeito Paulo Piau quer a criação de instrumentos que facilitem as apurações e tomada de providências” – diz ele.

PAZ NO TRÂNSITO
Presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Uberaba, Vicente Flávio Macedo, também se posicionou no Facebook sobre as mudanças no trânsito da cidade. “Você passou pelo centro de Uberaba e agora está se sentindo estranho?” – questiona ele, para, logo em seguida, refletir que, “as mudanças foram benéficas e necessárias”, pelo menos para ele. E conclui: “Não adianta buzinar, esbravejar ou passar raiva por aí; tenhamos paz no trânsito”.

QUERIDINHA...  Enquanto uns e outros tentam antecipar as conversas sobre as eleições municipais de 2016, Paulo Piau e o deputado federal reeleito e majoritário de Uberaba e do Triângulo, Marcos Montes, andam de olho é no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ambos ligados ao segmento, PP e MM preparam os respectivos ternos para a posse da senadora Kátia Abreu (PMDB/TO) – que deve ser confirmada por Dilma Rousseff nos próximos dias.
EXPECTATIVA
Recém-eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – com posse marcada para 24 de fevereiro, Marcos Montes já concedeu umas mil e quatrocentos entrevistas Brasil afora, sempre questionado sobre a eventual escolha de Kátia Abreu para o Mapa. O discurso é no sentido de que a quase futura ministra vai “finalmente” colocar a Pasta no lugar que ela merece.

OBRIGATORIEDADE DE EMPLACAMENTO DE TRATORES É PRORROGADA
E Marcos Montes comemora vitória especial da Frente Parlamentar da Agropecuária: a prorrogação do prazo para exigência de registro e emplacamento de máquinas agrícolas. Ele lembra que produtores de todo o Brasil estão reivindicando que a resolução não se concretize. Por enquanto, o Departamento Nacional de Trânsito/Denatran garante a prorrogação do prazo para que a medida entre em vigor – o que estava previsto para acontecer no começo de 2015.
NEM FREUD EXPLICA
Ação do deputado federal contra a resolução que exige o emplacamento de máquinas agrícolas recebe o apoio do engenheiro civil, perito judicial, “imortal” da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, presidente do Fórum dos Articulistas de Uberaba, João Eurípedes Sabino. “Confesso que ainda não entendi  qual é o verdadeiro objetivo a ser alcançado com o emplacamento da máquinas agrícolas” – manifesta ele, em e-mail à colunista.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA TERÁ NOVO GERENCIAMENTO
Construtora Remo venceu a licitação para gerenciar os serviços de  iluminação pública em Uberaba – função que deixou de ser da Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig. A construtora venceu a disputa com uma proposta de preço de R$ 6,17 milhões, valor menor do que os apresentados pelas outras nove participantes. Suas atividades começam dia 1º de janeiro de 2015, conforme determinação federal, que repassou as municípios a responsabilidade dos serviços.
TOMARA! .... O diretor da construtora, Rafael Rezek Mohallem, destacou que a empresa trabalha com a política de ir a campo e identificar os defeitos antes que a população tenha que reclamar do serviço, e mais: que as reivindicações da sociedade sejam atendidas com agilidade. O contrato é de um ano e poderá ser renovado por mais um ano.

CORUJICE - Aberta com o prefeito chorando, a coluna Conta-Gotas...Notícias fecha a edição com ele rindo de orelha a orelha... agora, em clima de paparicação da família. Sob o olhar coruja do pai, Gustavo Piau levanta a taça de campeão, conquistada pelo Bonsucesso no campeonato amador 2014 – também com registros de Enerson Cleiton
--------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário