23 de janeiro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

PRONTAS PRA ENTRAR EM AÇÃO - Estação-tubo que se preze tem que tomar banho e ficar nos trinques pra entrar em funcionamento. Afinal, o prefeito Paulo Piau (PMDB) já anunciou que o sistema Vetor/BRT faz a viagem inaugural dia 30 de janeiro, sexta-feira, às 9h30, saindo do Terminal Leste (Manoel Mendes) sentido Terminal Oeste (Uberabão). E no dia seguinte, 31, começa efetivamente a operação do sistema em caráter experimental. (Fotos: Antônio Campos)

CONFIRA TUDINHO SOBRE O SISTEMA VETOR/VIA ESPECIAL DE TRANSPORTE PARA ÔNIBUS RÁPIDO
_http://www.vetoruberaba.com.br/

----------------------
Urgência!
PREFEITO DETERMINA COMPRA DE MEDICAMENTOS PARA ATENDER A DECISÕES JUDICIAIS
Prefeito Paulo Piau assina pessoalmente uma série de decisões, em que dispensa o processo de licitação e determina a aquisição de medicamentos e insumos – que estão com ordem judicial para serem fornecidos a pacientes da cidade. O descumprimento de ordens em relação aos medicamentos tem sido um dos problemas mais graves da saúde em Uberaba.
TODO CUIDADO É POUCO
Ainda na semana passada – conforme noticiado por esta coluna na edição anterior, o antecessor Anderson Adauto (PRB) foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais/TJMG por descumprimento de ordens judiciais para o fornecimento de remédios e alimentação especial. Decisão colegiada impede uma nova candidatura de Adauto, além de outras penalidades, conforme já aconteceu com outra sentença do TJMG, e que o tirou das eleições de 2014.

MARCO TÚLIO
SECRETARIA DE SAÚDE DE UBERABA MUDA DE COMANDO
Em meio a uma infinidade de problemas e reclamações, a Prefeitura de Uberaba anunciou neste dia 23, sexta-feira, mudança na Secretaria Municipal de Saúde. Saiu o médico Fahim Sawan e entra o administrador de empresas com especialização em Saúde Pública – em Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Marco Túlio Azevedo Cury, por enquanto, na condição de interino. Exoneração e nomeação estão sendo publicadas no fim de semana.
-----------------------
VOX POPULI
Síndico do Edifício Chapadão provoca controvérsias – que deságuam no e-mail da redação desta coluna. Anunciou que as caixas d´água serão lavadas no dia 27 de janeiro, e que portanto, o prédio ficará sem água nesta data. “Tudo bem, não fosse o seguinte fato clamoroso: nesse clima de escassez de água, não dava para esperar um pouco?!” – questionam os reclamantes. “Ninguém, em seu juízo perfeito, concorda que um prédio jogue, na rede de esgotos, milhares de litros d’água, em tempos de estiagem!!!” – dizem os recados.
------------------------
Solidariedade de quatro vereadores volta a ter executiva em Uberaba
Recém-empossado presidente da Câmara Municipal de Uberaba, o vereador Luiz Dutra retoma o comando do Solidariedade – o SD.
A legenda estava acéfala há vários meses, desde que a executiva anterior, também presidida por Dutra, teve a vigência encerrada. Outros três vereadores fazem parte da comissão provisória: Elmar Goulart – ex-presidente da Câmara, que é o 2º vice; Paulo César Soares – secretário, e Samir Cecílio, o mais votado das eleições de 2012, que reassume o cargo de tesoureiro.
DETALHES - O presidente da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro/Certrim, Luiz Henrique Borges Fernandes, foi reconduzido à 1ª vice-presidência. A nova comissão executiva do SD tem vigência até 30 de maio de 2015.
Criado em setembro de 2013 pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva – o Paulinho da Força, o SD atraiu os quatro vereadores de Uberaba, formando assim, a maior bancada da Câmara Municipal, mas não conseguiu até hoje, sair dos 73 filiados na cidade.

LUIZ DUTRA E JACOB ESTEVAM, PELAS LENTES DE HEDI LAMAR MARQUES/CÂMARA
FÓRUM PRETENDE DEBATER ELEIÇÕES DE 2016
E por falar em Luiz Dutra e em partido político, as 31 legendas registradas em Uberaba serão chamadas para um fórum sobre as eleições municipais de 2016 (quando serão escolhidos prefeito, vice e vereadores para o mandato 2017/2010). Entre os temas a serem debatidos no fórum está a proposta de aumento de cadeiras na Câmara (hoje com 14 vereadores).
ASSUNTO FERVENTE
A realização do evento foi acertada em reunião entre o presidente da Câmara e o presidente do PDT, advogado e mestre em Direito Eleitoral Jacob Estevam, recentemente reconduzido ao comando da agremiação na cidade. Na oportunidade, Luiz Dutra revelou que a proposta de aumento de cadeiras na Câmara será levada ao plenário nos meses de outubro e novembro deste ano, após o fim do prazo para filiações de quem pretende candidatar-se em 2016.
Tanto Jacob quanto Dutra são favoráveis a 21 cadeiras. Uberaba pode ter até 23 vereadores, considerando que tem mais de 318 mil habitantes.

DANILO SIQUEIRA DISCUTE AÇÕES PARA AMENIZAR EFEITOS DA ESTIAGEM
(FOTO: ENERSON CLEITON)
Emergência!
ESTIAGEM PÕE SECRETARIA DE AGRICULTURA DE UBERABA DE SOBREAVISO
Página da Prefeitura de Uberaba no Facebook revela que a estiagem - também conhecida como “veranico” – pôs a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento de Uberaba de sobreaviso. O secretário Danilo Siqueira acionou uma reunião emergencial com os técnicos da pasta, com a diretoria do Sindicato Rural de Uberaba e com a Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para acertar um plano de ações emergenciais. Objetivo inicial é de se visitar todas as regiões do município para levantar informações sobre a situação atual das lavouras.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O "veranico" tem se estendido pelo mês de janeiro na região sudeste -- especificamente na área de Uberaba. "Se as chuvas previstas para os próximos dias não superarem as expectativas, há possibilidade de Uberaba voltar a decretar situação de emergência" - revelou o secretário. Segundo ele, os baixos índices pluviométricos registrados até dia 22, quinta-feira, são preocupantes. "Vamos tomar todas as providências para minimizarmos os efeitos da falta de chuva em Uberaba, cidade considerada uma das maiores produtoras de alimentos em Minas" - lembrou Danilo Siqueira. (Foto: Enerson Cleiton)


ISMAR VICENTE E JOÃO RIPPOSATI EM REUNIÃO COM MARCOS MONTES
(FOTO: MARCO AURÉLIO CURY)
POLÍTICA
Com as bênçãos de Marcos Montes, vereadores coordenam criação de partido novo 
A nova legenda tem destino certo: formar um blocão com o PSD
Notícia divulgada no Facebook informa que os vereadores João Gilberto Ripposati (PSDB) e Ismar Vicente “Marão” (PSB) fizeram voo rasante no escritório do deputado federal reeleito Marcos Montes (PSD), a quem apoiaram durante a campanha de 2014, inclusive participando de carreatas e outros eventos públicos. Em pauta, uma série de assuntos, mas, com destaque para o fato de os dois vereadores estarem em processo de afastamento dos respectivos partidos.
AFASTAMENTO
Ripposati – descontente com o tratamento que recebeu do PSDB para sua pré-candidatura a deputado estadual (inviabilizada por falta de apoio do ninho tucano) – já pediu desligamento dos cargos que ocupa nas direções estadual e municipal de Uberaba. Por sua vez, Ismar “Marão” não esconde que deseja participar de forma mais efetiva do grupo político liderado por Marcos Montes.
APOIAMENTO
Desde 22 de janeiro, quinta-feira, os dois vereadores coordenam movimento pela coleta de assinaturas de apoiamento para a recriação do PL – o Partido Liberal, que em 2006 se juntou ao Prona, e formaram o Partido da República (PR).
A recriação do PL atende a Ripposati e Ismar em dose dupla: não terão problemas de infidelidade, uma vez que a Justiça Eleitoral reconhece como justa causa a mudança de detentores de cargo eletivo para partidos novos, e, de quebra, estarão mais próximos ainda de Marcos Montes.
BLOCÃO 
Sob a liderança do presidente nacional do PSD, ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o PL “renasce” com um objetivo claro – apesar de extraoficial: formar um blocão partidário com o PSD, com as bênçãos, inclusive, da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT).
RUMOS
Apesar de estar caminhando rumo à independência em relação aos governos de Dilma, e do governador de Minas, Fernando Pimentel (também do PT), o deputado federal majoritário de Uberaba e do Triângulo Mineiro preserva a amizade e a lealdade ao ministro Kassab. Além de ajudar o companheiro de PSD na recriação do PL, Marcos Montes também encontrou, desta forma, uma alternativa para abrigar os vereadores e outros aliados que têm cargo eletivo e desejam mudar de partido sem o risco da infidelidade.
PRIORIDADE - Uma informação que o deputado federal faz questão de deixar claro é que não pretende sair do PSD. “Pelo contrário: estou empenhadíssimo no fortalecimento da legenda em Uberaba, no Triângulo e em Minas Gerais” – diz ele. MM é presidente do PSD/Uberaba e coordenador do partido na mesorregião do Triângulo/Alto Paranaíba, por designação de Gilberto Kassab.

ROMEU BORGES, MARCOS MONTES E A ASSESSORA DE IMPRENSA DO
SINDICATO, VIVIANE SANTANA
(FOTO: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
Agronegócio
SINDICATO RURAL ANTECIPA REIVINDICAÇÕES AO FUTURO PRESIDENTE DA FPA
E por falar em Marcos Montes, também é notícia na rede social que o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges - presença já confirmada na posse do deputado federal na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), não quis esperar a data e já antecipou o que espera da entidade na gestão 2015/2016.
ICMS E ESTIAGEM
Após um longo “discurso” sobre a importância da agropecuária para a economia brasileira, o líder classista pediu ao parlamentar que a FPA abrace duas ações como prioritárias: a diminuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais, para a compra de máquinas agrícolas – especialmente tratores -, e um projeto de atenção especial aos produtores brasileiros nestes tempos de estiagem.
POSSES
A Frente Parlamentar da Agropecuária é formada por deputados federais e senadores, que tomarão posse dia 1º de fevereiro para o mandato 2015/2018. Já a posse da nova diretoria da FPA acontece dia 24 de fevereiro, também em Brasília, DF.
O deputado federal majoritário de Uberaba vai assumir o terceiro mandato na Câmara, e pela primeira vez vai comandar a poderosa FPA. E se comprometeu com Romeu Borges, garantindo que, mesmo antes de assumir o cargo na Frente, já dará andamento às reivindicações.
LEGITIMIDADE -São pedidos muito justos, e, com certeza, o Sindicato Rural de Uberaba tem legitimidade para fazê-los”, afirmou Marcos Montes, lembrando que Uberaba possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária em Minas Gerais, e está entre os primeiros colocados no Brasil.
Ele garantiu que vai conversar pessoalmente com o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), para reivindicar a redução do ICMS no Estado, e com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu (PMDB), para sugerir um plano de ação em defesa dos produtores para diminuir o impacto negativo da estiagem.
--------------------

PÁGINA NO FACEBOOK CONVIDA PARA PROTESTO CONTRA O REAJUSTE DA TARIFA DO TRANSPORTE COLETIVO EM UBERABA - QUE SALTOU DE R$ 2,80 PARA R$ 3,10. ATÉ O FECHAMENTO DESTA COLUNA, NA TARDE DE SEXTA-FEIRA, 23/01, TINHAM SIDO CONVIDADAS 5,3 MIL PESSOAS, E 225 CONFIRMARAM PRESENÇA
-----------------
COMITIVA DE UBERABA E REGIÃO NA CEMIG   (FOTO: DIVULGAÇÃO/CEMIG)
Cemig atende à região de Uberaba e fará manutenção na rede antes de entregar a iluminação pública para as prefeituras
Diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional/Convale – marca um gol de placa. Atendendo à reivindicação da entidade, a Companhia Energética de Minas Gerais/Cemig concordou em acertar todas as pendências antes de repassar a responsabilidade da iluminação pública para as prefeituras associadas. Prefeito Paulo Piau; deputado estadual Tony Carlos (PMDB); o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande/Amvale, Antônio Sebastião Oliveira, entre outros, estiveram na sede da Cemig em Belo Horizonte, e apresentaram um relatório da empresa Kmr/Energia e Meio Ambiente - contratada pelos 13 municípios da Amvale, expondo os problemas que ficariam pendentes.
Desde 1º de janeiro de 2015, os serviços de iluminação pública não estão mais sob responsabilidade da Cemig - conforme determinação da Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica/Aneel. Iluminação interna (residências, por exemplo) continua sob a responsabilidade da Cemig.

MAURO BORGES ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA CEMIG   (FOTO: OMAR FREIRE/IMPRENSA MG)
CEMIG TEM NOVO PRESIDENTE
Tomou posse na presidência da Cemig, o economista e ex-ministro de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges. “Trabalharemos sempre de forma transparente, buscando os melhores resultados para a população mineira, por meio do Estado de Minas Gerais, para os acionistas, controladores e investidores. Um de nossos desafios é encontrar a medida ideal para que a população e os acionistas estejam plenamente satisfeitos”, destacou ele.
A Cemig
A Cemig é a maior empresa integrada do setor elétrico do país, sendo a maior distribuidora em número de clientes (cerca de 8 milhões de consumidores), a terceira maior em geração e a segunda maior do setor de transmissão. A atuação da empresa estende-se a outros 21 estados brasileiros e Distrito Federal, além de ter uma participação em uma linha de transmissão no Chile. Sua área de concessão abrange 774 dos 853 municípios de Minas Gerais, atendendo mais de 30 milhões de pessoas em Minas e no Estado do Rio de Janeiro, incluindo a área de concessão da Cemig e da Light. A holding é formada atualmente por 206 sociedades, 19 consórcios e dois Fundos de Investimento em Participações. O Governo de Minas é o acionista majoritário, com 50,96% das ações ordinárias com direito a voto. Ao todo, são mais de 120 mil acionistas de mais de 40 países. A Cemig tem ações são negociadas nas Bolsas de São Paulo, Nova York e Madri.
O presidente
Mauro Borges Lemos é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG desde 1980, doutor em Economia pela Universidade de Londres, na Inglaterra, com pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e na Universidade de Paris, na França. De fevereiro a dezembro de 2014, foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Mauro Borges também foi presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e membro dos Conselhos de Administração do BNDES e do BNDES PAR.
---------------------

PAULO PIAU CONFERE AS OBRAS DO PRAÇA UBERABA SHOPPING  
Com data de inauguração agendada para 18 de março, o Praça Uberaba Shopping Center - localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, recebeu a visita do prefeito Paulo Piau, que comemora os investimentos de R$ 230 milhões, e as previsões de emprego e renda para quando o centro comercial estiver em funcionamento.
Grupo 5R Shopping Centers já acertou parceria com marcas importantes, tipo:  C&A; Kinoplex (rede de cinema); Subway; Cacau Show; O Boticário; Eletrosom; Renner; Riachuelo, e dezenas de outras. Visita do prefeito foi guiada pelo gerente de projetos do Praça Uberaba, Thiago Venturole, e teve ainda, o acompanhamento dos secretários municipais Ricardo Lima (Meio Ambiente), Cláudio Junqueira (Planejamento), Fernando Hueb (Gabinete) e Denis Silva (Comunicação), além da assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega.

BARRAGEM DO RIO UBERABA 
Seca
CODAU DESCARTA RACIONAMENTO
A chuva que chegou na região do Triângulo, sul e oeste de Minas, além da zona da Mata dia 22, quinta-feira, não trouxe alívio na crise no abastecimento das cidades mineiras. Informação é do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau, revelando que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais/Copasa admitiu que a situação no Estado é crítica, e já fala em possibilidade de racionamento em praticamente todos os municípios atendidos pela empresa.
De sua parte, a diretoria do Codau também manifesta preocupação com a seca em Uberaba – considerada fora de época. Entretanto, em nota divulgada neste fim de semana, o Codau descartou a decretação de racionamento, justificando que o nível do rio Uberaba continua suficiente para atender à demanda.
----------------------
---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário