22 de fevereiro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

KÁTIA ABREU GARANTE ALIANÇA COM A FPA, QUE
AGORA SERÁ PRESIDIDA POR MARCOS MONTES 
Marcos Montes assume comando da poderosa Frente Parlamentar da Agropecuária 
Colegiado representa mais da metade da Câmara dos Deputados e parte do Senado
Às vésperas de assumir o comando da Frente Parlamentar da Agropecuária/FPA, o deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) avalia que o agronegócio, apesar de ser o único segmento que está mantendo o equilíbrio da balança comercial brasileira, tem enfrentado uma série de dificuldades.
Sua missão é buscar alternativas que amenizem a atual situação dos produtores – e para isso, ele espera contar com o apoio da nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora licenciada Kátia Abreu (PMDB/TO).
Tive uma longa reunião com ela antes do carnaval, oportunidade em que ela reafirmou sua postura afinada com os assuntos do campo” – revela Marcos Montes, deputado federal majoritário em Uberaba e no Triângulo Mineiro. Ele substitui o deputado federal Luís Carlos Heinze (PP/RS).
Suprapartidarismo
O presidente eleito da FPA lembra que tem “severas críticas ao atual governo federal”, mas ressalva que a entidade que vai presidir na gestão 2015/2016 é suprapartidária, e diz que pretende seguir esta linha. Sua gestão – segundo ele, vai trabalhar pelo fortalecimento do Ministério da Agricultura  e das entidades que representam os produtores rurais em todos os cantos do Brasil, “sem esquecer o interior”.
Abrangência
A posse, neste dia 24 de fevereiro, será o primeiro evento a reunir a nova composição do colegiado. Levantamento feito pela própria FPA  aponta que a bancada ruralista no Congresso saiu fortalecida nas eleições de 2014. No caso da Câmara, pelo menos 263 dos 513 deputados federais eleitos são ligados ao setor. Em resumo: a maioria.
Desse total, mais de 120 são novos deputados ligados ao setor.
Destaque
Estou assumindo, provavelmente - fora as mesas diretoras da Câmara e do Senado, um dos cargos mais importantes em termos de representatividade no Congresso Nacional” – destaca Marcos Montes. A Frente Parlamentar da Agropecuária tem hoje – segundo ele, “uma estrutura da mais alta qualidade, capacitada para prestar consultoria e assessoria a todos os segmentos do agronegócio brasileiro”.
----------------
Esperamos, que, a partir de agora, sob o comando da ministra Kátia Abreu, o Ministério da Agricultura recupere seu status de primeiro escalão, pois, se o agronegócio continuar sendo tratado com o mesmo desprezo e desrespeito com que outros setores foram tratados ao longo dos últimos anos, daí sim, o Brasil vai para o fundo do poço” 
_Marcos Montes
------------------

CONVERSAS
E falando em Marcos Montes, dizem as más línguas – e as boas também, que esta semana ele andou conversando por telefone com Paulo Piau (PMDB), “aparentemente” para convidar o prefeito de Uberaba pra sua posse dia 24 de fevereiro, em Brasília, DF. Vale lembrar que os dois, que já foram aliados em tempos passados, andaram se estranhando politicamente... Inclusive, subiram em palanques opostos nas eleições acirradas de 2014.
Articulações
Porém, conforme já se nota por aí – e foi tema da edição anterior desta coluna, o que não tem faltado é gente articulando aqui e acolá com vistas às eleições municipais de 2016, ou, resumindo: com vistas à sucessão de Paulo Piau. Falam até em uma eventual aliança entre o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) e o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) – que apoiaria uma candidatura de Lerin, já que o próprio Adauto está impedido de se candidatar (até prova em contrário da Justiça Eleitoral)...

Maldadinha
Portanto, se alguém ler ou ouvir algum aliado do Lerin rasgando elogios em Adauto e ou criticando qualquer um que não seja do grupo... já sabe, né?!
----------------

O lado freudiano da política
... E o advogado Rodrigo Mateus acaba de ser nomeado oficialmente assessor parlamentar do vereador Franco Cartafina – presidente do PRB/Uberaba e coordenador do PRB Jovem de Minas Gerais.
Pra quem esqueceu: Rodrigo foi candidato a candidato a prefeito em 2012, sob as bênçãos do então prefeito Anderson Adauto, que estava deixando o cargo, e era filiado – assim como Mateus, ao PMDB.
Derrotados por intervenção do PMDB estadual – que optou pela candidatura de Paulo Piau, eis que Adauto e Mateus deixaram o PMDB, “se desentenderam” (segundo Mateus), e posteriormente anunciaram filiação ao PRB.
Em meio a muitos entreveros – inclusive com o PRB negando que Mateus tivesse se filiado à legenda, o advogado foi nomeado chefe de Gabinete do deputado estadual Tony Carlos, presidente do PMDB/Uberaba...
E agora se torna assessor de Cartafina, presidente do PRB/Uberaba.
-----------------

PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO ACERTA PROGRAMAÇÃO PRA FESTA DE 2015
Enquanto isso, o pároco da Igreja de São José Operário – bairro Gameleira 2, Rogério Consentino, só tem usado sua calculadora pra fazer dois tipos de contas: adição e multiplicação. Pois é... ainda falta muito pro ideal, mas pra se ter uma ideia, o Bingão Show de Prêmios, marcado para a noite de 21 de março, já tem quatro sorteios pra lá de especiais – um salário mínimo (R$ 788); uma TV; R$ 1 mil, e um fusca...
Dose dupla
Por sinal, é a segunda vez que a Paróquia de São José sorteia um “fuscão preto” – este ano, explicitamente doado pelo ex-candidato a prefeito (2012) e suplente de deputado estadual do PR/MG, Wagner Jr. Ele doou o melhor “fuscão preto” entre os que usou na campanha de deputado, em 2014, em alusão ao seu pai, Wagner do Nascimento, que usou e abusou da música Fuscão Preto ao longo de sua trajetória política.
Extraoficial
Vale lembrar que o “fuscão preto” doado para a festa de São José em 2014 – que bateu o recorde de presenças e compras de cartelas no bingão daquele ano, foi uma doação “da comunidade”... Dizem que o doador foi o mesmo, mas, só Deus e São José pra testemunhar...
O melhor da festa 
Enfim a festa de 2015 acontece de 6 a 21 de março – sem esquecer, claro, da programação religiosa, com missas, terços e novenas todos os dias... Arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, preside missa e novena dia 18 de março, a partir das 19h30.
-----------------

Curiosidade histórica
CÂMARA DE UBERABA SE INSTALA ONDE TUDO COMEÇOU...
Mesa diretora da Câmara de Uberaba – presidida por Luiz Dutra (SD), pode bater o martelo, a qualquer momento, em negociação com os proprietários do prédio que abriga o Chaves Pálace Hotel – na rua Manoel Borges, esquina com a praça Rui Barbosa, e bem em frente à Câmara de Vereadores. Objetivo é instalar ali, os gabinetes dos 14 vereadores, que hoje funcionam na rua Tristão de Castro, por absoluta falta de espaço no Paço Municipal – por sinal, denominado Major Eustáquio.
Provisório...
Mais do que a mudança, o que chama a atenção é o fato de – se concretizada a mudança, a Câmara estar prestes a se instalar no local onde teve início a história de Uberaba.
 (...) A colonização da região onde se formou Uberaba se deu a partir dos primeiros anos do século XIX, quando garimpeiros do Desemboque começaram a se expandir por estes sertões, em razão do esgotamento das minas de ouro que exploravam.
A fundação se deveu ao Sargento-Mor Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira que, sendo nomeado Regente-Geral e curador dos índios da região, em 1811, saiu do Desemboque e se estabeleceu onde hoje está a cidade, às margens da Estrada Toque Anhanguera construída para extrair ouro em Goiás.
Junto com Antônio Eustáquio vieram outros aventureiros e fazendeiros, que visavam a produzir e comercializar com as caravanas que passavam por aqui, vindas de São Paulo com destino a Goiás.
...e definitivo
Um pouco mais acima, meia légua distante desta casa, o Sargento-Mor construiu uma outra, no local em que hoje se encontra a praça Rui Barbosa. Já em 1815, algumas casas tinham sido construídas neste ‘retiro’, o que atraiu outras pessoas.
Por comodidade e conveniência, as famílias decidiram transferir-se para perto da residência do Sargento-Mor.Estabeleceram-se perto do ‘poder’ político.
Uberaba começava a nascer.
E ASSIM...
A casa que pertenceu ao Major Eustáquio, morto em 1832, foi portanto, a primeira residência de Uberaba. Pertenceu ao Barão de Ponte alta, e em 1850 foi comprada pelo seu cunhado, o português Antônio Borges Sampaio, político, jornalista, correspondente oficial do Arquivo Público Mineiro.
Nela, anos mais tarde, funcionou a famosa loja Notre Dame de Paris, de propriedade de Francisco Riccioppo. Após sua demolição, foi construído no terreno o Chaves Pálace Hotel.
Fonte: Arquivo Público de Uberaba

BRT/VETOR 
Ajustes incluem ampliação das estações, acerto dos semáforos e mudanças nas linhas do transporte coletivo
Prefeitura de Uberaba dá início às obras de ampliação das duas estações-tubo do sistema BRT/Vetor localizadas nas proximidades do Calçadão da Rua Artur Machado. Ampliação das estações A e B começou dia 18 de fevereiro. Cada uma vai receber uma ampliação de quase 15 metros: 7,4 metros de cada lado. Mudança se fez necessária em razão de ter ficado aquém da demanda dos usuários do transporte coletivo neste ponto central da avenida Leopoldino de Oliveira. Uma série de outros ajustes já foram feitos, estão em fase de implantação ou serão implementados, inclusive mudanças de linhas e acerto dos semáforos. (Fotos: Sebastião Santos)

BANCO DE LEITE HUMANO VOLTA ÀS ATIVIDADES NORMAIS, APÓS REESTRUTURAÇÃO
Banco de Leite Humano do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher/Caism volta às atividades normais em março, e para isso já está cadastrando interessadas em doar o excedente. Cadastro está sendo feito de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. A mulher passa por avaliação médica e física. É preciso ter secreção láctea superior às exigências de seus bebês, além de não possuir doenças infectocontagiosas, não fazer uso de drogas ou medicamentos excretáveis através do leite, e não estar em risco nutricional ou sob tratamento quimioterápico ou radiológico. Fumantes também não podem doar. O leite será doado para recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital de Clínicas e dos hospitais particulares da cidade. Caism fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº 1.160.
---------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário