26 de fevereiro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

"NEM QUE A VACA TUSSA!" - DIRIA MARCOS MONTES
ENQUANTO ISSO...
Em meio às articulações que já andam circulando por aí, com vistas às eleições de 2016 – prefeito, vice e vereadores, pessoas muito próximas ao deputado federal Marcos Montes (PSD) garantem, a pés juntos, que ele jamais faria aliança com o ex-prefeito, ex-ministro e ex-deputado federal Anderson Adauto (PRB). Impedido pela Justiça Eleitoral de disputar as eleições de 2014, Anderson estará na mesma situação em 2016, a não ser que consiga reverter sua situação jurídica.
Desta forma, estaria fechando apoio a uma eventual candidatura do deputado estadual Antônio Lerin (PSB) a prefeito de Uberaba em 2016. Ou seja, vale tudo pra combater uma reeleição do atual prefeito, Paulo Piau (PMDB), que tirou os dois da disputa em 2012 - Anderson através da Justiça Eleitoral, e Lerin, através do voto popular.
Por outro lado, se se aliar a Anderson Adauto, o deputado Antônio Lerin perderia qualquer chance de apoio do seu aliado em eleições passadas, Marcos Montes. É o que dizem as más línguas ligadas ao deputado federal – eleito com a maioria dos votos na cidade.
Ah, sim! Ia esquecendo... Paulo Piau estava entre o público que prestigiou a posse de Marcos Montes, esta semana, na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília, DF.

Bancada reduzida
ADELMO LEÃO ASSUME SUPLÊNCIA DE DEPUTADO FEDERAL E UBERABA PERDE UMA CADEIRA NO CONGRESSO
A cadeira que ele ocupava foi “transferida” para outra coligação partidária, e portanto, para outro candidato. A coligação de Adelmo está recorrendo da decisão
Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, confirma que a coligação Minas Pra Você (PT/PMDB/PCdoB/PROS/PRB) perdeu uma cadeira de deputado federal originalmente conquistada nas eleições de outubro de 2014...
UBERABA ATINGIDA
A medida atinge em cheio a política de Uberaba, já que a cadeira em questão era ocupada por Adelmo Carneiro Leão (PT) – “eleito” com 57.921 votos. Ele era deputado estadual até 2014, quando decidiu arriscar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Acabou “eleito” com base na distribuição dos votos que restaram após os cálculos finais.
ANOTAÇÃO OFICIAL
Todas as páginas virtuais do Tribunal Superior Eleitoral/TSE mudaram a condição de Adelmo – de “eleito” para “suplente”. Até o fechamento desta edição de Conta-Gotas...Notícias, na tarde de 26 de fevereiro, quinta-feira, era esta a anotação oficial sobre o político de Uberaba.
LIMINAR EM VIGÊNCIA
De acordo com levantamento – realizado pela assessoria do TRE/MG a pedido desta colunista, “o TSE aceitou dia 25 de fevereiro, quarta-feira, nos autos RO Nº 152815, o recurso extraordinário interposto por Geraldo Hilário Torres e a coligação+Minas. Assim, o processo subirá para o Supremo Tribunal Federal/STF para análise da questão do período de inelegibilidade de Geraldo Hilário”. Essa decisão – de acordo com a assessoria, “não impacta a liminar” que tirou a cadeira de Adelmo.
A BANCADA
Com isso, a “bancada” de Uberaba cai para dois deputados: Marcos Montes (PSD) – majoritário na cidade e no Triângulo Mineiro, e Aelton Freitas (PR). Os dois, e Adelmo, possuem domicílio eleitoral na cidade.

A ORIGEM DA POLÊMICA
Através de liminar, o ministro do TSE Gilmar Mendes concedeu efeito suspensivo a um recurso contra decisão do TSE, que havia confirmado o indeferimento do registro de candidatura de Geraldo Hilário Torres (PTdoB) ao cargo de deputado federal.
VOTOS VALIDADOS
A decisão do ministro determinou que os votos recebidos pelo candidato (16.379 votos) fossem considerados válidos e que o TRE/MG fizesse a retotalização do resultado das eleições proporcionais de 2014 para o cargo de deputado federal.
GANHOS...
A modificação foi comunicada pelo presidente do Tribunal, desembargador Geraldo Augusto, ao TSE. Com a retotalização, a Coligação+Minas (PTdoB/PRP/PHS/PEN) conquistou mais uma vaga na Câmara Federal.
Com estes “novos” votos, a coligação conquistou mais uma cadeira, e o beneficiado foi Franklin Roberto de Lima Souza (Pastor Franklin Lima), do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB).
...E PERDAS
Na contrapartida, a coligação Minas Pra Você perdeu uma cadeira. Na nova relação, Adelmo Leão ocupa a primeira suplência.

COLIGAÇÃO DE ADELMO PROTOCA RECURSO CONTRA A DECISÃO
Coligação Minas Pra Você (PT/PMDB/PCdoB/PROS/PRB) recorreu dia 25 de fevereiro contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral/TSE. O agravo regimental é proposto contra uma decisão monocrática (um único juiz), como foi o caso da liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes.

MARILDA RESENDE - NOMEAÇÃO JÁ SACRAMENTADA
APESAR DELE...
E finalmente saiu a nomeação oficial da subsecretária Municipal de Educação de Uberaba, Marilda Ribeiro Resende, para o comando da Superintendência Regional de Ensino/Uberaba.
VOX POPULI
Dizem as más línguas que a demora estava presa à força política de Adelmo Leão – que, na condição de único deputado federal do PT na região de Uberaba, tinha amplos poderes para definir nomes para as representações do governo do Estado na cidade.
As mesmas más línguas garantem que Marilda não era o nome “preferido” por Adelmo, apesar de ela ter sido escolhida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação/SindUte – que apoiou a candidatura do governador eleito Eduardo Pimentel (PT), inclusive investindo em propaganda eleitoral na imprensa mineira.
A ex-vereadora Marilda Resende tem sua trajetória profissional e política traçada na educação e no sindicalismo (SindUte).

IVAN JOSÉ E ADELMO LEÃO - NOMEAÇÃO É QUESTÃO DE HORAS
POR CAUSA DELE...
Por outro lado, se confirmado o que foi dito a esta colunista por fonte da mais alta credibilidade, a força política de Adelmo independe dos problemas que ele está enfrentando para preservar o cargo de deputado federal.  Seu escolhido para a Superintendência Regional de Saúde/Uberaba deve ser nomeado nas próximas horas – no mais tardar, sábado, dia 28.
Paulistano de nascimento, formado em Uberaba, graduado em enfermagem com especialização em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva – e, muito importante: petista de carteirinha, o escolhido é Ivan José da Silva. Até dias atrás ele era secretário de Saúde de Ponte Nova, cidade localizada a mais de 600 quilômetros de Uberaba, mas pediu exoneração recentemente.

---------------------
CURIOSIDADE – Aldeia citada na notícia do Correio de Corumbá fica localizada na Ilha de Ínsua, a cerca de 300 quilômetros ao norte da área urbana de Corumbá/Mato Grosso do Sul, em plena região pantaneira. A Prefeitura de Corumbá iniciou atendimento à população indígena da etnia Guató, residente no local, com serviços prestados através de equipe do Centro de Referência de Assistência Social Itinerante (CRAS Itinerante) – por lancha. Estão sendo feitas visitas domiciliares com orientação e encaminhamentos; acompanhamento familiar, oferta de serviço de fortalecimento de vínculos para as crianças e adolescentes que vivem na aldeia, bem como apresentação de filmes objetivando ampliar o universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, além de estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã. A lancha social tem dois assistentes sociais, uma psicóloga, uma assistente administrativa, um agente da Defesa Civil, um timoneiro e um mecânico fluvial.
---------------

Denisléia Oliveira de Souza (janeiro), Valéria Cristina Silva (fevereiro), Ana Paula Rodrigues (março), Neusa Maria Kopke Venceslau (abril), Ana Gabriela Brandão Zandonaide/Belela (maio), Elaine Furtado (junho), Arahilda Gomes Alves (julho), Tuca Hanave (agosto), Sissa Rezende (setembro), que faleceu um dia antes do lançamento; Celina Maria Alves (outubro), Dulce Helena Borges Guaritá Bento (novembro) e Viviane Quirino (dezembro)

ESSAS MULHERES GUERREIRAS...
Já em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Shopping Uberaba abriu exposição da fotógrafa Francis Prado - que assina a produção e direção das fotos de 12 mulheres de Uberaba, que já superaram ou ainda lutam contra o câncer. As fotos integram o Calendário Atma, realizado e comercializado em prol do Hospital Hélio Angotti.
A FOTÓGRAFA E AS ARQUITETAS 
Intitulada GUERREIRAS, a exposição acontece na entrada do Mousse Cake. Além de confirmar a sensibilidade humana e profissional de Francis Prado, rende homenagens às idealizadoras do Calendário Atma - as arquitetas Alexandra Rôso, Elisa Araújo e Jacqueline Potenza, editoras da revista de mesmo nome, que trata de superação.

SHOPPING UBERABA LEVA PRÊMIO NACIONAL 
E por falar em Shopping Uberaba, a Jaguara Empreendimentos – administradora do centro de compras, recebeu o Prêmio Lide Shopping Centers 2015, na categoria Relacionamento com Lojistas.
Precisamos reacender a confiança dos executivos em nosso país; já tivemos outros momentos de crise e superamos; é possível reverter esse quadro” - discursou Marcos Gouvêa de Souza, presidente do Lide Comércio e da GS&MD, ao abrir o 2º Fórum Brasileiro de Shopping Centers, na manhã deste 26 de fevereiro, quinta-feira,  no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.
Foi justamente neste evento - promovido pelo presidente do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, João Doria Jr., e pelo Lide Comércio, que o Shopping Uberaba recebeu o prêmio.
Aberto pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o fórum reúne mais de 320 grandes empresários do segmento, para debater os desafios do presente e do futuro para o crescimento do setor no Brasil.
Para João Doria Jr., “o principal objetivo do encontro é discutir as oportunidades que podem ser encontradas nestes desafios”.
Ao final, foi entregue o Prêmio Lide Shopping Centers 2015 às empresas que se destacaram no ano passado, nas seguintes categorias: Relacionamento com lojistas; Arquitetura e design;  Comunicação promocional; Eficácia operacional; Excelência em Tenant Mix; Destaque digital; Destaque em outros formatos; Destaque de Marketing; Lojas destaque em Shopping Centers, e Serviços especializados.
------------------

PREFEITO PAULO PIAU E SEU SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO,
JOSÉ RENATO GOMES, COMEMORAM A CONTRATAÇÃO DE MAIS 400 TRABALHADORES
PARA AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA FÁBRICA DE AMÔNIA NO DISTRITO INDUSTRIAL III
DE UBERABA. ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO, ISSO SIGNIFICA QUE A PETROBRAS ANDOU
NA LINHA NO QUE CONCERNE À OBRA DE UBERABA. AGORA, JÁ SÃO 800 TRABALHADORES NO CANTEIRO DE OBRAS - E PODEM CHEGAR  A MAIS DE 3.000
SE TUDO CONTINUAR NA SANTA PAZ DE DEUS!
(FOTO: COMUNICAÇÃO/PREFEITURA DE UBERABA)
--------------
DIA DA SORTE GRANDE
E voltando ao tema câncer – em 5 de abril o destaque será para o Dia da Sorte Grande. Nome diz respeito ao almoço beneficente que acontece no Centro Multiuso da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu/ABCZ, no interior do Parque Fernando Costa, das 12h às 18h. Serão sorteados quatro veículos zero quilômetro (uma moto e três carros), com arrecadação destinada ao Hospital do Câncer de Uberaba.
Recursos serão usados na compra de medicamentos e materiais hospitalares. Este setor consome, em média, mais de R$ 1 milhão por mês, para garantir o atendimento aos mais de 4.000 pacientes cadastrados na instituição. Detalhe: o ganhador não precisa estar presente ao evento.


------------------

PEDRO DE OLIVEIRA BATALHA PELA PRESERVAÇÃO DO BARU OU CASTANHA DE BARU OU
CUMBARU OU CUMARU OU CASTANHA DE BURRO OU VIAGRA DO CERRADO OU COCO BARATA
OU COCO FEIJÃO - DEPENDENDO DA REGIÃO ONDE A AMÊNDOA AINDA INSISTE EM VIVER
PROJETO BARU CONCORRE A SELO VERDE E PRÊMIO CHICO MENDES
Cirurgião-dentista aposentado e empresário rural em Uberaba Pedro de Oliveira por pouco não teve um enfarte! Sua grande paixão – o Projeto Baru, está concorrendo à Certificação Selo Verde e, consecutivamente, ao recebimento do Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Realizada sob as diretrizes do Programa de Certificação do Compromisso da Responsabilidade Socioambiental/Procert, a premiação foi  instituída pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, “com o objetivo de reconhecer, estimular e certificar o compromisso com as boas práticas socioambientais através da difusão de exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida”.
NÃO É POR MENOS...
Incansável na defesa do projeto que preside, Pedro de Oliveira trabalha em abaixo-assinado, em pedidos de aprovação de projeto de lei no Congresso Nacional, em divulgação nas redes sociais, e já fez voo rasante em reunião da mais poderosa entidade industrial do país: a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/Fiesp. Os empresários fizeram silêncio absoluto para ouvir o discurso do ambientalista.
PRATA DA CASA...
Nascido em Campina Verde, no pontal do Triângulo Mineiro, e radicado há anos em Uberaba, Pedro de Oliveira conta tudo sobre o Projeto Baru no site (www.projetobaru.com.br) e no blog (www.projetobaru.com.br/blog.php).
RISCO DE EXTINÇÃO...
Fonte de renda para muitas pequenas comunidades, e de alimento para animais silvestres e seres humanos, a amêndoa - ou baru, é uma conhecida espécie que está correndo risco de extinção. É encontrada no cerrado, com destaque no pontal do Triângulo Mineiro e em outros Estados. Sua região natural de ocorrência estende-se pelo Planalto Central, desde o norte de Minas Gerais, passando por Goiás e Mato Grosso, chegando à costa atlântica do Maranhão.

ÍNTEGRA DA CARTA QUE QUASE MATOU O AMBIENTALISTA DO CORAÇÃO



---------------

DE UBERABA A PARIS: VIAGEM DOCUMENTADA
Documentário Viagem a Paris - Cidade Luz, será exibido em Uberaba, dia 21 de março de 2015 no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.
Trata-se do trajeto da pintura Esmolé – desde a cidade de Uberaba até o Museu do Louvre, na capital francesa. Inclui a participação da pintura na 1ª Exposição de Artes das Américas/Expoart, no Rio de Janeiro, além de mostrar diversos espaços culturais de Paris e “revelar muitas surpresas” – garante o autor da pintura, ator, diretor teatral, artista plástico e produtor cultural de Uberaba, Eduardo Lima, responsável pelo documentário.

----------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário