8 de fevereiro de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

MORTALIDADE
Justiça Eleitoral acaba de divulgar o cancelamento de 219 títulos eleitorais de Uberaba. Motivo: falecimento dos eleitores. Em outubro de 2014, o município tinha 219.111 eleitores aptos ao voto. Fechou o ano com 219.420 inscritos, e portanto, houve um acréscimo de 309 novos eleitores. Levando-se em conta o cancelamento por óbitos, o colégio eleitoral cairia para 219.201 – e portanto, tem apenas 90 a mais do que o eleitorado de outubro de 2014.
-------------------

NÃO DÁ PRA RESISTIR ... Experimentando o sistema Vetor BRT de Uberaba, junto com meu filho João Vitor Marques – postou no Facebook o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Jr. Explicitamente apaixonado por Uberaba, o ex-titular da 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Triângulo Mineiro, exerceu o cargo de promotor em Uberaba ao longo de quase 16 anos. Hoje é membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais/GEPP, por designação da Procuradoria-Geral do Estado. Sua família reside em Uberaba
---------------

ASSALTANTES RENDEM SERVIDORES E ROUBAM CAIXA ELETRÔNICO DA CEF NO CODAU
O terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal, instalado dentro das instalações do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau – na Rua Delfim Moreira, 762, Fabrício, onde funciona o setor operacional da autarquia, foi assaltado na madrugada de segunda-feira, dia 9.
Pelo menos quatro bandidos participaram diretamente da operação. Eles chegaram em torno de 1h em um carro (Corolla - cor prata) e ficaram até próximo das 2h45. Renderam três funcionários do Codau que trabalhavam no plantão e mais o vigia, que estava armado. Ninguém ficou ferido.
BOMBA
A ação foi realizada com maçarico. Mas uma bomba e um pé de cabra foram deixados pra trás. A polícia foi acionada logo após o assalto e a bomba detonada no pátio do Codau pelo esquadrão antibombas da PM.
Os bandidos levaram a arma, munição, o colete à prova de balas do vigia e o sistema de gravação das câmeras de segurança do Codau. Dentro da cabine do caixa eletrônico havia também uma câmera de segurança pertencente à CEF, mas ela foi arrancada por eles. A direção da autarquia não tem informação sobre os valores levados pelos assaltantes.
-----------------

EXTEMPORÂNEO ... Tony Carlos tomou posse dia 4 de fevereiro
BANCADAS
Estão sacramentadas as “bancadas” de Uberaba na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Tony Carlos (PMDB) foi empossado dia 4 de fevereiro para a legislatura 2015/2018, após o governador Fernando Pimentel (PT) convocar cinco deputados estaduais eleitos em 2014 para cargos do 1º escalão. Tony, que foi deputado na legislatura passada, saiu das urnas em 2014 como 2º suplente da coligação PT/PMDB/PROS/PRB.
Desta forma, Uberaba conta agora, com dois representantes na Assembleia de Minas, já que Antônio Lerin (PSB) foi eleito no ano passado.
Por sua vez, Marcos Montes (PSD), Aelton Freitas (PR) e Adelmo Leão (PT) representam a cidade na Câmara dos Deputados. Os três deputados federais e Lerin tomaram posse dia 1º de fevereiro.
---------------
Paraquedista
Deputado federal reeleito, Mário Heringer (PDT) também pretende representar Uberaba e região na Câmara, em retribuição aos votos recebidos nos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A informação é do presidente do PDT/Uberaba, advogado Jacob Estevam. Segundo ele, o deputado entende que trabalhar por Uberaba e região é a melhor forma de agradecer os votos que contribuíram com seu desempenho nas urnas em 2014. Médico de formação, natural de Manhumirim (Zona da Mata mineira), Mário Heringer também preside o PDT/Minas Gerais.
Jacob diz que, após o carnaval vai reunir-se com Heringer e a executiva do PDT mineiro a fim de estabelecer uma agenda com as prioridades de Uberaba e região. Em Uberaba ele teve 419 votos.
------------------

MARCOS MONTES (À ESQ.) FOI UM DOS PRIMEIROS A ASSINAR O PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DA
CPI DA PETROBRAS NO FINAL DA LEGISLATURA PASSADA, E APOIA A COMISSÃO PARLAMENTAR DE
INQUÉRITO QUE DEVE SER CRIADA NOS PRÓXIMOS DIAS PARA CONTINUAR AS INVESTIGAÇÕES NA
NOVA LEGISLATURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. "O BRASIL MERECE VER SUA MAIOR EMPRESA
PASSADA A LIMPO, E ACREDITO QUE AS APURAÇÕES SEJAM DE INTERESSE TAMBÉM DO
GOVERNO DILMA ROUSSEFF
" - DIZ MM. O DEPUTADO FEDERAL MAJORITÁRIO DE UBERABA 

E DO TRIÂNGULO NÃO ASSINOU A NOVA LISTA PORQUE NO DIA DO MUTIRÃO DE 
COLETA DAS ASSINATURAS ELE NÃO ESTAVA EM BRASÍLIA...
A FOTO DE CLÁUDIO BASÍLIO, DA LIDERANÇA DO PSD,
REVELA MOMENTO EM QUE MARCOS MONTES, O EXPERIENTE IVAN VALENTE, DO PSOL/SP,
E OUTROS COLEGAS, CONVERSAM COM O DEPUTADO DE PRIMEIRA VIAGEM, O COMPOSITOR
E CANTOR SERTANEJO SÉRGIO REIS
---------------
RODRIGO MATEUS, NOS
TEMPOS EM QUE
TENTAVA SER
CANDIDATO A PREFEITO

XADREZ POLÍTICO
Inicialmente presidido por Eurípedes Craide – falecido, o Partido Republicano Brasileiro/PRB foi assumido, em 2011, em Uberaba por Roberto Oliveira – Roberto Indaiá, hoje secretário de Infraestrutura, que deixou a legenda em meio a insatisfações internas.
Em 2013 o PRB passou para as mãos do advogado Rodrigo Mateus – que assumiu a legenda após anunciar que havia deixado o PMDB, partido pelo qual tentou ser candidato a prefeito em 2012, mas esbarrou na intervenção do comando mineiro em favor do então candidato Paulo Piau (vitorioso nas urnas).
Hoje, o PRB/Uberaba é presidido pelo vereador Franco Cartafina, que também é coordenador do PRB Jovem de Minas.
PRESIDENTE, SEM TER SIDO...
Em outubro de 2013, Rodrigo Mateus assumiu a Chefia de Gabinete do deputado estadual Tony Carlos – que vem a ser o presidente do PMDB/Uberaba. Fazia um mês que Rodrigo havia assumido o PRB, mas, alegando incompatibilidade com o cargo que iria ocupar no gabinete do deputado peemedebista, deixou o comando do partido.
Em fevereiro de 2014, quando Franco Cartafina foi oficializado na presidência, o site oficial do PRB nacional estampou matéria informando que “Rodrigo jamais se desfiliou do PMDB, como ele mesmo admitiu”.
MUNDO MUITO DOIDO DA POLÍTICA...
Esta semana, nova reviravolta... Rodrigo Mateus é anunciado como novo nome do gabinete do vereador e presidente do PRB/Uberaba, Franco Cartafina.

ENQUANTO ISSO...
Vale lembrar que Rodrigo Mateus foi candidato a candidato a prefeito pelo PMDB em 2012, com o apoio do então peemedebista e então prefeito Anderson Adauto – que também se transferiu para o PRB, onde, segundo consta, ainda está filiado.
O ex-prefeito tentou se candidatar a deputado federal pelo PRB em 2014, mas esbarrou na Lei da Ficha Limpa, por causa de uma condenação colegiada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Sua situação se complicou ainda mais depois disso. Agora, para se candidatar nas eleições municipais de 2016 terá que reverter duas condenações colegiadas – ambas do TJMG.
-----------------
MARCELO PUNTEL
COMODIDADE E SEGURANÇA...
...Estes são apenas alguns dos motivos que têm levado as pessoas a optarem por empreendimentos fechados como o loteamento Cyrela, que em menos de um mês de campanha comemora o sucesso nas vendas.
 “A grande aceitação do produto pela cidade de Uberaba mostra que as pessoas começaram a perceber o valor agregado do empreendimento e as vantagens de se morar em um local tranquilo e com muita qualidade de vida" - disse Marcelo Puntel, diretor de Desenvolvimento Urbano do Cyrela.
A escolha da Marcela Pianucci e Érico Guerreiro,  proprietários no Cyrela LandscapeUberaba – Residencial 1, se deu por este motivo. “Aqui, nossos filhos vão poder brincar na rua com segurança”, disseram.
O empreendimento está situado, estrategicamente, em área mais reservada. O motivo é proporcionar privacidade e a tranquilidade aos moradores. Aqueles que não querem ser incomodados com o barulho do trânsito ou pelo perigo de vias públicas, encontram no condomínio fechado mais esta vantagem.
O Cyrela Landscape Uberaba fica localizado no cruzamento das avenidas Maria Machado e das Torres, e possui estande de vendas no local para quem quiser conhecer os lotes disponíveis.
-------------------

DENISE MAX, VEREADORA ELEITA
EM NOME DA CAUSA DOS ANIMAIS,
É UMA DAS GRANDES VITORIOSAS
Causa animal
CACHORREIROS E GATEIROS DE UBERABA SÃO VALORIZADOS NA REFORMA DA PREFEITURA
Os cachorreiros e gateiros – que são hoje uma força de mobilização importante em todo o mundo, e formam parcela significativa dos frequentadores das redes sociais, podem estar  prestes a conquistar uma vitória em Uberaba. Projeto de lei que propõe uma reforma administrativa na prefeitura inclui a criação do Departamento de Política da Causa Animal – cargo que não chega a ser de 1º escalão, mas que, dependendo de quem o ocupa, pode repercutir em avanços para o segmento.


PASSOS
Além de investir na desburocratização e na eficiência dos serviços públicos, também estamos reduzindo despesas, mas, ainda assim, o atual governo quer valorizar esta gente que luta tanto pela vida” – disse um assessor próximo do prefeito Paulo Piau. Segundo ele, mesmo não se tratando de um cargo de 1º escalão, o objetivo é criar condições para melhorar a situação dos que cuidam dos animais. E avalia que o departamento é um grande passo na instituição de políticas públicas no setor.
REFLEXÕES
Em seu blog no jornal Estado de S.Paulo – Estadão, o ambientalista, documentarista cinematográfico e membro do Conselho Global contra o Comércio Ilegal Mundial, mantido pelo G20 e ONU, Dener Giovanini, reflete que os chamados cachorreiros e gateiros “são pessoas com capacidade de sacrifícios imensos para defender aquilo que elas acreditam”.
Segundo ele, “não existe no mundo nenhum outro movimento em que seus membros se envolvam tanto com a causa que abraçam”.
E mais: “Nenhum grupo social tem uma capacidade de mobilização tão forte quanto eles”.
Giovanini conclui que “os protetores de animais podem arruinar uma carreira política; podem condenar um produto ao fracasso e, até, causar enormes prejuízos à empresas que insistem em ignorá-los”.

REFORMA VAI EXTINGUIR MAIS DE 180 CARGOS E ECONOMIZAR QUASE R$ 9 MILHÕES POR ANO
E por falar em reforma administrativa, os projetos de lei já protocolados na Câmara de Vereadores passaram pela consultoria da Fundação Getúlio Vargas - instituição reconhecida nacionalmente. A proposta de reestruturação prevê uma economia mensal na ordem de R$ 735 mil, e algo em torno de R$ 8,9 milhões por ano.
Entre as mudanças estão sendo criadas a Secretaria Especial de Comunicação e a Secretaria Especial de Projetos e Parcerias.
A atual Secretaria de Infraestrutura será desmembrada em Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços Urbanos.
Algumas nomenclaturas estão sendo alteradas, entre elas, da Secretaria de  Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos. Passará a se chamar simplesmente Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte.
Ao todo, foram extintos 182 cargos da estrutura pública – revela o jornalista Wellington Cardoso, que acompanhou os trabalhos da FGV enquanto titular da Secretaria de Governo.

MEXIDAS
O jornalista Wellington Cardoso assumiu o comando da ainda Secretaria de  Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos e futura Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte. Ele substituiu o coronel PM da reserva Emanuel da Paixão Kappel.
Para o lugar de Cardoso na Secretaria de Governo foi nomeado o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Rodolfo Cecílio – até então, secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública. Emanuel Kappel substituiu Cecílio no cargo.
Marcos Jammal – que presidia a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande/Cohagra, assume a Secretaria de Administração. Ele substitui Rodrigo Souto, que retornou para a Câmara como diretor-geral, cargo que já ocupou antes.
Vale lembrar que Fahim Sawan já tinha sido substituído por Marco Túlio Cury no comando da Secretaria de Saúde.
GM
A primeira mudança importante sacramentada pelo novo secretário de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos atingiu a Guarda Municipal. Mário Nelson Lorena Emerenciano assumiu o comando da corporação.
MARCONDES FREITAS

NOVIDADE
Por sua vez, o conhecido arquiteto e urbanista Marcondes Nunes de Freitas assumiu o comando da Secretaria de Planejamento, que vai se chamar Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana. Ele substituiu o engenheiro Cláudio Junqueira - que vai ocupar cargo no Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba/Codau, para trabalhar ao lado do presidente Luiz Neto.
O novo secretário de Planejamento assume com a orientação de planejar Uberaba. “Temos que buscar pessoas que amam Uberaba e sonham com um futuro de qualidade para a cidade; um dia Uberaba terá 500 mil habitantes, e precisa ser preparada para isso" - afirmou o prefeito Paulo Piau, observando que é preciso pensar Uberaba estrategicamente a partir de agora.
----------------
COMISSÕES PERMANENTES
Câmara de Vereadores retoma os trabalhos dia 9 de fevereiro, segunda-feira, com uma missão exclusiva em plenário: eleger os integrantes das 18 comissões permanentes da Casa. Cada colegiado é formado por presidente, relator, vogal e suplente. Com vigência de um ano, as comissões permanentes são órgãos técnicos, previstos no Regimento Interno do Legislativo, com a finalidade de discutir e dar parecer nas propostas de leis que são apresentadas à Câmara. As comissões também podem promover audiências públicas, entre outras atividades que visem a discutir assuntos de interesse da comunidade. Em 2014 elas tiveram a seguinte constituição:

Comissão de Justiça, Legislação e Redação
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Samuel Pereira (PR)
Vogal: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Suplente: Cléber Humberto de Sousa Ramos (PROS)

Comissão de Orçamento e Finanças
Presidente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Relator: Samuel Pereira (PR)
Vogal: Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaka Se Liga (PSL)
Suplente: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)

Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Vogal: Paulo César Soares – China (SDD)
Suplente: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)

Comissão de Educação e Cultura
Presidente: Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaka Se Liga (PSL)
Relator: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Vogal: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Suplente: Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM)

Comissão de Desenvolvimento Social
Presidente: Paulo César Soares – China (SDD)
Relator: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Vogal: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Suplente: Luiz Humberto Dutra (SDD)

Comissão de Infra-Estrutura
Presidente: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Relator: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Vogal: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)

Comissão de Desenvolvimento Econômico
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaka Se Liga (PSL)
Vogal: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Suplente: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)

Comissão de Saúde e Saneamento
Presidente: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)
Relator: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Vogal: Ismar Vicente dos Santos (PSB)
Suplente: Denise de Stefani Max – Denise da SUPRA (PR)

Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher
Presidente: Samuel Pereira (PR)
Relator: Denise de Stefani Max – Denise da SUPRA (PR)
Vogal: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Suplente: Luiz Humberto Dutra (SDD)

Comissão de Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público
Presidente: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Relator: Denise de Stefani Max – Denise da SUPRA (PR)
Vogal: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Suplente: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)

Comissão de Segurança Pública
Presidente: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Relator: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Vogal: Luiz Humberto Dutra (SDD)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)

Comissão de Fiscalização Alimentar e Nutricional
Presidente: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Relator: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)
Vogal: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Suplente: Denise de Stefani Max – Denise da SUPRA (PR)

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio
Presidente: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Relator: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Vogal: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)
Suplente: Luiz Humberto Dutra (SDD)

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Presidente: Denise de Stefani Max – Denise da SUPRA (PR)
Relator: João Gilberto Ripposati (PSDB)
Vogal: Paulo César Soares – China (SDD)
Suplente: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)

Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente
Presidente: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Relator: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Vogal: Edcarlo dos Santos Carneiro – Kaka Se Liga (PSL)
Suplente: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)

Comissão de Assistência aos Servidores Municipais
Presidente: Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM)
Relator: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Vogal: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Suplente: João Gilberto Ripposati (PSDB)

Comissão de Micro e Pequenas Empresas
Presidente: Samuel Pereira (PR)
Relator: Edmilson Ferreira de Paula (PRTB)
Vogal: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
Suplente: Luiz Humberto Dutra (SDD)

Comissão de Participação Popular
Presidente: Franco Cartafina Gomes (PRB)
Relator: Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS)
Vogal: Denise de Stefani Max – Denise da SUPRA (PR)
Suplente: Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB)
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário