4 de março de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

TÚLIO CURY
(FOTO: SEBASTIÃO SANTOS)
QUEM TEM COMPETÊNCIA SE ESTABELECE...
Às voltas com a reformulação da polêmica fila eletrônica e com a busca de vagas em hospitais para transferência de internados provisórios nas Unidades de Pronto-Atendimento/UPA´s, o administrador de empresas  Marco Túlio Azevedo Cury acaba de perder o cargo de “interino” no comando da Secretaria de Saúde de Uberaba. Deixou de ser efêmero, passageiro, precário, provisório, temporário... TITULAR - Passou a ser titular, efetivo, permanente... Enfim, simplesmente secretário de Saúde.
Túlio foi nomeado dia 23 de janeiro de 2015, após a exoneração de Fahim Sawan, que mais parecia um saco de pancadas de tanto apanhar nas redes sociais.
O novo titular da Secretaria Municipal de Saúde tem especialização em Saúde Pública – em Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Amém! Aleluia!
70 MIL PEDIDOS DE EXAMES PODEM SAIR DA FILA ELETRÔNICA
Amém! e aleluia! são algumas das expressões usadas pelos frequentadores do Facebook em postagem da assessoria da Prefeitura de Uberaba sobre mudanças na fila eletrônica da saúde – aquela que já soma cerca de 70 mil pedidos de agendamento de exames, alguns, de cinco anos atrás. Secretário Marco Túlio Cury anuncia a reorganização do serviço de agendamento; contratação de mais exames; modificação no sistema de marcação de exames, entre outras. E a convocação de todos da fila para que o agendamento seja feito de imediato.

EX-VEREADOR DIOCLÉCIO CAMPOS (CENTRO) LADEADO PELOS FILHOS
DIOCLÉCIO JÚNIOR (À ESQUERDA) E LUIZ CLÁUDIO (À DIREITA)
TUCANO PODE ESTAR PRESTES A ASSUMIR CARGO DE 1º ESCALÃO NA GESTÃO PEEMEDEBISTA DE PAULO PIAU
1º escalão do governo de Paulo Piau (PMDB) pode estar prestes a receber um novo integrante – neste caso, de fora da administração municipal de Uberaba. Ele é sobrinho de Fidélis Reis, filho do ex-vereador de legislatura não remunerada (e autor da lei que criou o Teatro Municipal de Uberaba), Dioclécio Campos, e irmão do ex- secretário-executivo do Ministério da Saúde, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria por dois mandatos, Dioclécio Campos Júnior.
O engenheiro civil e estatístico Luiz Cláudio Reis Campos já teria se reunido algumas vezes com o prefeito, nos últimos dias, conversando sobre a possibilidade de assumir uma secretaria. Hoje, secretário-geral do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio ajudou a fundar o PMDB nacional e na cidade, foi presidente do PMDB Jovem de Uberaba – legenda que deixou para ajudar na fundação do PSDB.
-----------
Em maio de 1983, o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, desembarcava em Uberaba para sua primeira visita oficial à cidade, na época administrada pelo seu aliado Wagner do Nascimento (1983/1988). Ficou três dias em Uberaba, para onde transferiu a sede do governo. Muito à vontade, recebia os uberabenses na prefeitura e ou nas residências dos amigos, entre eles, o então vice-prefeito Frederico Frange. A foto de Sandra Satiko revela uma destas recepções na casa do vice-prefeito, com a presença do então delegado do PMDB Jovem de Uberaba, Luiz Cláudio Campos.
------------------
FALTOSOS NAS ELEIÇÕES TÊM ATÉ MAIO PARA EVITAR CANCELAMENTO DO TÍTULO
Vai até o dia 4 de maio o prazo para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a sua situação, sob pena de cancelamento do título. O eleitor deve procurar o cartório eleitoral.
Para conferir se está irregular o eleitor pode verificar listas afixadas nos cartórios ou entrar em contato com o Disque-Eleitor (148). Detalhe: a Justiça Eleitoral não faz nenhum tipo de notificação ao eleitor em situação irregular, devendo ele mesmo se inteirar da situação de sua inscrição eleitoral.
O eleitor que tiver o título cancelado fica irregular perante a Justiça Eleitoral e sofre algumas limitações estabelecidas pela legislação eleitoral, tal como obter CPF, passaporte e tomar posse em cargo público.

HC/UFTM RECEBE RESIDENTES 2015
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM está recebendo, de braços abertos (e com muita festa), os novos alunos das residências médica e profissional. A residência médica é uma modalidade de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de especialização. Funciona em instituições de saúde, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica, de acordo com o Ministério da Educação.
Especialização 1
Ingressaram este ano no HC/UFTM residentes das áreas de anestesiologia, cardiologia, aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia plástica, clínica médica, proctologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, mastologia,família e comunidade, neurologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, patologia, pediatria, radiologia, reumatologia, hematopediatria, medicina fetal, endocrinopediatria, medicina intensiva pediátrica e urologia.
Especialização 2
Já a residência multiprofissional em saúde é orientada como curso de especialização, aberto a diplomados em áreas que favorecem a abordagem integral de atenção à saúde, em complemento à Medicina. Fazem parte da residência multiprofissional da UFTM assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais , fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, biomédicos, educadores físicos e nutricionistas.
RESIDENTES DA UNIUBE    (FOTO: DIVULGAÇÃO)
RESIDENTES DA UNIUBE INICIAM ATIVIDADES NO HU
A segunda turma da Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção à Saúde em Rede, na Universidade de Uberaba/Uniube, começou suas atividades no Mário Palmério Hospital Universitário. A residência conta com 12 profissionais nas seguintes categorias: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia,  odontologia e psicologia.
--------------
PAULO PIAU NO LANÇAMENTO DO NOVOGÁSOESTE    (FOTO: SEBASTIÃO JACINTO JR.)
NovoGásOeste
LIDERANÇAS MINEIRAS ARTICULAM GASODUTO DE UBERABA
Assunto que ganhou destaque em todos os veículos de comunicação de Minas Gerais neste dia 4 de março, quarta-feira: o lançamento do projeto NovoGásOeste, que tem por objetivo defender a construção do gasoduto 100% mineiro. À frente do movimento, o prefeito Paulo Piau participou, em Belo Horizonte, do lançamento do projeto, lembrando que o gasoduto tem por principal objetivo abastecer a fábrica de amônia da Petrobras. Em seu mural no Facebook, PP recorda que 800 trabalhadores já em ação nas obras da planta de amônia, no Distrito Industrial 3.
Participação
Lançamento do NovoGásOeste aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg, que assumiu a função de fazer os levantamentos técnicos que comprovem a viabilidade da ideia.  Nada menos do que 18 deputados estaduais marcaram presença – incluindo os uberabenses Tony Carlos (PMDB) e Antônio Lerin (PSB), além de prefeitos das cidades pelas quais o gasoduto vai passar, e representantes do governo estadual.
--------------
MARCOS MONTES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DOS CAMINHONEIROS (FOTO: FPA)
MARCOS MONTES ANUNCIA APOIO À GREVE DOS CAMINHONEIROS
Quem também ganhou destaque em noticiários nas últimas horas foi o vice-líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Marcos Montes. Em nome da FPA, ele revelou o apoio ao movimento grevista dos caminhoneiros. Lembrou que a principal reivindicação é a redução do percentual do último aumento de Pis/Cofins sobre o óleo diesel - o que está onerando o setor de transportes e cargas. "A FPA não quer confrontar o governo federal, mas sim, reafirmar o compromisso com a categoria e buscar uma solução para os problemas vividos por esses profissionais", disse Marcos Montes.

“Não queremos jogar gasolina no fogo, mas colocar diesel a preço justo no tanque dos caminhoneiros”.
_Marcos Montes
--------------------

ESSA MULHER - TRIBUTO A ELIS REGINA COM ARACELLE FERNANDES & QUARTETO JAZZ MINEIRO
----------------
Câmara aprova pena maior para assassinato de mulheres
Reportagem: Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição: Pierre Triboli
Foto: Gustavo Lima
Site: www2.camara.leg.br

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei de autoria do Senado, que considera homicídio qualificado o assassinato de mulheres em razão do gênero (feminicídio). A matéria, que muda o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), será enviada à sanção presidencial.
Segundo a proposta, considera-se que o assassinato ocorreu em razão do gênero da vítima quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher. A pena prevista para homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.
De autoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, cujos trabalhos foram concluídos em junho de 2013, o projeto prevê ainda o aumento da pena em 1/3 se o crime ocorrer:
_durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto;
_contra menor de 14 anos, maior de 60 ou pessoa com deficiência;
_na presença de descendente ou ascendente da vítima.
Crime hediondo
O texto aprovado também inclui esse homicídio qualificado no rol de crimes hediondos, constante da Lei 8.072/90.
Quem é condenado por crime hediondo tem de cumprir um período maior da pena no regime fechado para pedir a progressão a outro regime de cumprimento de pena (semi-aberto ou aberto). É exigido ainda o cumprimento de, no mínimo, 2/5 do total da pena aplicada se o apenado for primário; e de 3/5, se reincidente.
...A proposta é uma reivindicação da bancada feminina. Tradicionalmente, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março – domingo, a Câmara aprova projetos de interesse das mulheres.
Ao justificar a proposta, a CPMI da Violência contra a Mulher ressaltou o assassinato de 43,7 mil mulheres no país entre 2000 e 2010, 41% delas mortas em suas próprias casas, muitas por companheiros ou ex-companheiros.
O aumento de 2,3 para 4,6 assassinatos por 100 mil mulheres entre 1980 e 2010 colocou o Brasil na sétima posição mundial de assassinatos de mulheres.
-------------------
----------------

FUTURA SUPERINTENDENTE REGIONAL
DE ENSINO/UBERABA TEM CURRÍCULO DE ALTA QUALIDADE
Amigos da futura “chefe” da Superintendência Regional de Ensino/Uberaba, Marilda Ribeiro Resende, refletem que esta coluna – em edição anterior, não foi muito clara sobre a formação profissional da educadora.
É que a coluna noticiou que, “sem a formação profissional exigida para ocupar o cargo”, Marilda “vai chefiar a Superintendência como diretora da Diretoria Educacional da SRE – que tem entre suas funções, substituir a pessoa que esteja no cargo de superintendente”. Nomeação foi publicada na edição do dia 25 de fevereiro, quarta-feira, do Diário de Minas/Executivo, Caderno 1, página 3.
CURRÍCULO
Desta forma, a coluna volta ao assunto pra esclarecer que Marilda é graduada em Matemática, Pedagogia, Orientação Educacional, Administração e Supervisão Escolar, e pós-graduada em Metodologia e Didática de Ensino. Foi  professora de Matemática na Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia e Escola Estadual Boulanger Pucci. Possui certificação para o cargo de diretora escolar da rede estadual, inclusive sendo eleita pela comunidade como diretora da Escola Estadual Nossa Senhora d’Abadia.
Foi presidente da subsede local do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação  –DindUte (gestão 1991 a 1995) e vereadora por dois mandatos (2001 a 2008).
Atualmente, é subsecretária Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, cargo que vai deixar para assumir a Diretoria Educacional da Superintendência.
---------------
MORDENDO A LÍNGUA
E por falar em Educação, o ministro Cid Gomes é aguardado em Uberaba – para inaugurar obras, e na Câmara dos Deputados – para explicar declarações que caíram feito bomba na cabeça dos parlamentares. Por 280 votos a favor e 102 contrários, o plenário aprovou a convocação do ex-governador do Ceará (irmão de Ciro Gomes), por causa do que ele disse em visita à Universidade Federal do Pará, quando se referiu aos parlamentares como "achacadores". Se o ministro não comparecer, ele pode sofrer processo por crime de responsabilidade.
PMDB, PR, PP, PSD, PSDB, SD, Psol, PPS e PSC apoiaram a medida por considerar que o ministro se excedeu e deve explicações ao Parlamento. PDT, PT, Pros e PCdoB votaram contra e tentaram, sem sucesso, converter a convocação em convite, que não obriga a presença do ministro.
-------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário