9 de março de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

ORGANIZADORES DA PASSEATA “FORA DILMA!” EM UBERABA PROÍBEM BANDEIRAS PARTIDÁRIAS, BEBIDA ALCOÓLICA E BADERNA
“Os baderneiros serão detidos” – alertam eles
Organizadores da “Passeata Pacífica Fora Dilma – Uberaba” não estão brincando em serviço! Movimento programado para acontecer em todo o Brasil, dia 15 de março, domingo, a partir das 16h, agita as redes sociais, em especial o Facebook, e no caso de Uberaba, nada menos do que 76 mil frequentadores da rede tinham sido convidados até o fechamento desta edição de Conta-Gotas...Notícias. Deste total, 6,2 mil pessoas haviam confirmado presença, enquanto outras 938 disseram que “talvez” compareçam.
Segurança
A concentração está marcada para acontecer nas proximidades do Uberabão, e, de acordo com os organizadores, a passeata pacífica terá o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na manutenção da segurança.
Eles pedem que as pessoas compareçam com cartazes, faixas e a Bandeira do Brasil; que pintem o rosto; que levem camisetas e apitos e instrumentos musicais; que vistam as cores do Brasil, e que vão prevenidos com água e calçado confortável.
Sem partido
E antecipam: “Os baderneiros serão detidos”.  Os organizadores pedem que os participantes não consumam bebida alcoólica e nem levem o produto para o evento, e mais: que não levem bandeiras de partidos políticos. “Somos apartidários e não será permitido o uso de bandeiras políticas” – diz o aviso na rede social.

DEFENSORES DA PRESIDENTE FAZEM MARCAÇÃO CERRADA
Caixas de mensagens desta colunista de Conta-Gotas...Notícias, no Facebook, nos e-mails e no celular, ficaram recheadas, esta semana, de fotos enviadas por defensores da presidente Dilma Rousseff (PT), com imagens de pessoas que – segundo os “signatários”, estão articulando a manifestação programada para dia 15 de março, domingo, em Uberaba.
Imagens
Entre as fotos, estão algumas mostrando “organizadores do movimento” (usando camisetas “Fora Dilma!”), circulando entre mesas de bares, e convidando para a manifestação – segundo os queixosos. Outras fotos mostram grupos de pessoas em uma churrascaria – “e dizem que não têm dinheiro para produzir as camisetas do dia 15!”, afirma o responsável pelo encaminhamento das fotos.
---------------
EM TEMPOS DE BRT/VETOR, O PREFEITO PAULO PIAU APROVEITA PROJETO AÇÃO PARA O BEM
TRATA DE CONFERIR A QUANTAS ANDA A PRESSÃO...  (DIVULGAÇÃO)
--------------------
DEPUTADOS FEDERAIS DE UBERABA OCUPAM ESPAÇOS EM COLEGIADOS IMPORTANTES DA CÂMARA
Os três deputados federais com domicílio eleitoral em Uberaba foram indicados pelos seus respectivos partidos para comissões importantes da Câmara.
Marcos Montes (PSD) é titular da Comissão Permanente de Minas e Energia e suplente das comissões permanentes de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Esporte. Além disso, preside a maior bancada do Congresso Nacional – através da Frente Parlamentar da Agropecuária, com quase 300 parlamentares, entre deputados federais e senadores.
Aelton Freitas (PR) é titular e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; titular da Comissão de Finanças e Tributação e suplente das comissões de Minas e Energia e Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.
Adelmo Leão (PT) foi indicado para três comissões permanentes: é titular das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Seguridade Social e Família, e suplente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

FUSCÃO PRETO ESTÁ ENTRE OS PRÊMIOS QUE SERÃO LEILOADOS EM PROL DA
IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO (FOTO: ILUSTRATIVA)
PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ ESPERA BATER RECORDE NO BINGÃO SHOW DE PRÊMIOS E PARTICIPAÇÃO NAS MISSAS EM 2015
Paroquianos da Igreja de São José Operário – praça Pio XII, bairro Gameleira 2, estão de olho no fuscão preto que será leiloado na noite de 21 de março, sábado, no super, hiper Bingão Show de Prêmios, junto com outros prêmios de dar água na boca, entre eles, um salário mínimo (R$ 788); uma TV; R$ 1 mil...
Dose dupla
É a segunda Festa de São José Operário que sorteia um fuscão preto – em 2014, oficialmente doado pela “comunidade” (era ano eleitoral), mas, agora, em 2015, oficialmente doado pelo 2º suplente de deputado estadual pelo PR/MG, Wagner do Nascimento Júnior, que saiu das urnas em 2014 com 42.949 votos.
Exemplo
Seguindo o exemplo do pai, Wagner do Nascimento, eleito prefeito de Uberaba em 1982 (mandato 1983/1988), Júnior também usou o fuscão preto na campanha de deputado estadual, explicitamente em alusão ao pai.  Dos veículos colocados na campanha, ele doou o que saiu da batalha em melhor condição física.
Reprise
Importante é que o pároco Rogério Consentino espera repetir o sucesso de 2014, e até mais do que isso: bater o recorde de participação no Bingão Show de Prêmios. E, levando em conta o sucesso que está sendo a quermesse desde o início da festa – dia 6 de março, tudo indica que o recorde vem aí.
Recordes
Mas, se alguém acha que o sucesso da Festa de São José Operário do bairro Gameleira 2 se restringe ao bingão – por causa dos prêmios, mero engano! A série de missas, terços e novenas realizados ao longo de vários dias atrai milhares de fiéis. E promete bombar dia 18 de março com a presença do arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, que preside missa e novena a partir das 19h30.
--------------------
ADELMO LEÃO ESTREIA NA TRIBUNA DA CÂMARA E PROVOCA CONFUSÃO NA CABEÇA
DE DEPUTADO FEDERAL DO PIAUÍ (DIVULGAÇÃO)
ADELMO LEÃO ESTREIA NA TRIBUNA DA CÂMARA, DEFENDE O PT, MAS DIZ QUE O PARTIDO PRECISA FAZER REVISÕES
Às voltas com entreveros judiciais sobre recontagem de votos pela Justiça Eleitoral, o deputado federal Adelmo Carneiro Leão (PT) estreou na tribuna da Câmara dos Deputados, aproveitando para saudar os parlamentares, “os assessores, os responsáveis pela TV Câmara, os telespectadores da TV Câmara, o povo mineiro, o povo brasileiro”. Também agradeceu os votos que recebeu em outubro de 2014, e o apoio de todos que ajudaram a eleger os petistas Dilma Rousseff presidente da República e Fernando Pimental governador de Minas Gerais.
Luz de lamparina
Adelmo Leão se apresentou como “um menino nascido na roça, à luz de lamparina, e também um jovem que viveu durante todo o tempo, o tempo todo da sua juventude, na época da escuridão... com muitos e bravos companheiros que resistiram, lutaram e combateram o bom combate no tempo da escuridão... militante político-partidário ligado à Igreja Católica, militante da Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Uberaba, das Comissões Eclesiais de Base”...
Revisões
É uma honra poder ocupar esta tribuna e participar do Parlamento brasileiro neste momento de grandes preocupações, inquietações e desafios” – disse ele, sem entrar em detalhes. Mas, ao se apresentar como filiado ao PT, argumentou: “O Partido dos Trabalhadores que, com 35 anos, carece de revisões, de acertos, de consertos, de avanços”... Em seguida, defendeu que o partido “ainda tem sobre seus ombros e na sua história, projetando para o futuro, a enorme responsabilidade de continuar implantando políticas de inclusão social, de geração de emprego e renda, no sentido de avançar”...
Carapuças
Em outro trecho do discurso, Adelmo Leão disse que tem ouvido, “muito, nesses últimos dias, em plenário, críticas ao governo federal, ao governo da presidente Dilma”. E contra-argumentou: “Talvez essas pessoas estivessem equivocadas - ou até poderiam estar provocando um equívoco, intencional ou não” – disse ele. Lembrou que, dos cerca de 30 ministérios, um grande número é comandado por outras legendas – e citou PP, PTB, PCdoB...
Nesse sentido, o governo que nós queremos não é só o governo do PT” – acrescentou.

DEPUTADO DO PIAUÍ FAZ CONFUSÃO COM ODELMO/ADELMO E UBERABA/UBERLÂNDIA
O deputado federal Heráclito Fortes (PSB/PI) – em seu sexto mandato, pediu um aparte para admitir que, ao ler o nome de Adelmo Leão no painel da Câmara, imaginou que se tratasse de um “erro gráfico”.
E justificou: “Estou acostumado a percorrer este plenário com seu colega do mesmo município, Odelmo Leão” (ex-prefeito de Uberlândia...).
E fez seu próprio discurso: “Agora estou vendo que não é erro, que é o Adelmo Leão, com identidade própria, e que vem marcar um discurso com muita personalidade; com personalidade e coragem para apontar erros, reconhecê-los, fazer mea culpa e mostrar caminhos” – afirmou.
Eu gostaria de dizer que V.Exa. precisa ser mais usado pelo seu partido.... tenho certeza de que esse seu discurso está sendo ouvido muito atentamente pela imprensa brasileira, carente de novidades no seu partido”.
Além de Heráclito Fortes, vários deputados pediram aparte para cumprimentar e elogiar o discurso de Adelmo Leão.

TUCANO DE ALTA PLUMAGEM DIZ QUE NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO PAULO PIAU TEM PELO MENOS DOIS NOMES À MESA
Repercutida aqui e acolá, a notícia publicada em primeira mão por esta coluna, na edição anterior, indicando que o engenheiro civil Luiz Cláudio Campos pode ocupar cargo no 1º escalão do prefeito Paulo Piau (PMDB), provocou raios e trovoadas pra todo lado. Ocorre que as negociações ainda estão em andamento, e acabou vazando pra colunista de Conta-Gotas...Notícias, deixando o governo municipal e o PSDB de saia justa.
Os nomes
Acontece que ainda não entramos na definição de nomes” – justificou, à colunista, um tucano de alta plumagem de paragens extra-Uberaba. Ele confirmou as conversas, a possibilidade de aproximação, mas entende que o vazamento de nomes “coloca o carro na frente dos bois”. Além de Luiz Cláudio, o PSDB também tem o nome do odontólogo Luciano Corrêa de Paiva para oferecer ao governo. “Vê só, como foi precipitado?!” – argumenta o tucano, via telefone, lá da capital dos mineiros.
Luiz Cláudio e Luciano são filiados ao PSDB.
----------------
OS  MINEIROS MARCOS MONTES (PSD) E JÚLIO DELGADO (PSB) LEVAM UM SUSTO COM O FLAGRANTE DO FOTÓGRAFO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.... RINDO DE QUÊ?!
-----------------

TERMINANDO EM PIZZA
Calma, gente! Não se trata da CPI da Petrobras... Mas sim, da 1ª Pizza Entre Amigos que os profissionais e voluntários da Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba vão promover dia 28 de março, na sede da Escola para Surdos Dulce de Oliveira.
O convite – que custa R$ 15, dá direito a uma pizza tamanho família. Toda a renda será revertida para a instituição, que há mais de 50 anos promove a educação regular bilíngue de alunos surdos.
As pessoas que quiserem participar do evento podem adquirir o convite na sede da escola que fica na rua Espir Nicolau Bichuetti, 230, bairro São Benedito. A retirada das pizzas será feita das 11h às 15h, no mesmo endereço.Mais informações pelo telefone 3336-5319.
E POR FALAR NISSO...
Projeto Mãos Amigas, realizado pela Associação Dulce de Oliveira com apoio do Criança Esperança está beneficiando 112 pessoas ao longo do primeiro semestre de 2015. O projeto oferece oficinas culturais de artesanato com ênfase na capacitação e qualificação de jovens surdos, familiares e comunidade.

MINISTRO QUER JORNALISTA DE UBERABA PARA COMANDAR COMUNICAÇÃO
Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), está em busca de um mineiro ou uma mineira para comandar sua Comunicação Social.
Consta que as conversas acontecem em Uberaba. Convite teria sido feito ao jornalista Luiz Alberto Molinar – ex-assessor de imprensa da Fundação Cultural, e petista de carteirinha, corpo e alma. Que prefere o bafafá de Uberaba em vez do bafafá de Brasília. E assim, os olhares teriam se desviado para uma jornalista, cujas conversas iniciaram no final de semana.
-------------------

MARCOS MONTES FAZ DECLARAÇÃO DE AMOR A UBERABA NA TRIBUNA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Vice-líder da bancada do PSD e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal majoritário de Uberaba e do Triângulo Mineiro, ex-prefeito Marcos Montes, ocupou a tribuna da Câmara para lembrar os 195 anos da cidade.
Eu não poderia deixar passar a oportunidade de cumprimentar minha cidade, Uberaba, pelo seu aniversário” – disse MM.
Eu sou um devedor dessa cidade que me deu tudo: mandato político - fui seu prefeito duas vezes, minha família, minhas filhas, enfim, tudo que tenho de bom na vida eu ganhei da generosa Uberaba” – declarou Marcos Montes na tribuna.
É uma cidade de espiritualidade e religiosidade muito grandes, de igrejas maravilhosas, terra de Chico Xavier, e um povo generoso e querido... Uberaba querida, meus parabéns! Que Deus abençoe aquele povo todo!” – ressaltou.Medicamento 3 em 1 contra o HIV começa a ser distribuído em Uberaba
----------------

MEDICAMENTO 3 EM 1 CONTRA A AIDS COMEÇA A SER DISTRIBUÍDO EM UBERABA
O novo esquema terapêutico se destina, em um primeiro momento, aos pacientes que iniciam o tratamento agora. A dose fixa combinada será disponibilizada, gradativamente, aos demais pacientes

*Texto: Assessoria de Imprensa do HC/UFTM

Farmácia Ambulatorial do Sistema e Controle Logístico de Medicamentos - administrada pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, iniciou a distribuição da dose tripla combinada (o chamado três em um) dos medicamentos efavirenz, lamivudina e tenofovir, utilizados como terapia de primeira linha de tratamento para pessoas vivendo com HIV.
Um por todos
Remédios já eram distribuídos separadamente pelo Sistema Único de Saúde/SUS, mas a novidade consiste na reunião das três substâncias num único comprimido diário.
O novo esquema terapêutico se destina, em um primeiro momento, aos pacientes que iniciam o tratamento a partir de agora.
A dose fixa combinada será disponibilizada, gradativamente, aos demais pacientes que fazem uso do tenofovir, da lamivudina e do efavirenz em comprimidos separados, a fim de que possam migrar para o uso do comprimido único.
Mais simples
O principal ganho da terapia antirretroviral em comprimido único está no aumento da taxa de adesão dos pacientes, ou seja, ficam mais simples a ingestão e a rotina de tratamento, evitando que os pacientes deixem de tomar a medicação”, avalia o infectologista Rodrigo Juliano Molina.
Essa combinação de medicamentos integra o Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde, publicado em dezembro de 2013, e é disponibilizada como tratamento inicial para os pacientes soropositivos.
Considerado um importante avanço, o tratamento três em um passou a ser garantido pelo Brasil neste ano, a exemplo de países como Estados Unidos, China e algumas nações africanas, que já utilizavam o comprimido único.

1.200 SÃO CADASTRADOS NA FARMÁCIA DO HC/UFTM
Cerca de 1.200 pacientes cadastrados retiram mensalmente a medicação para controle do HIV, na farmácia do Siclom, no HC/UFTM. Os medicamentos são dispensados apenas com emissão de receita por parte do infectologista que acompanha o paciente.
Dentre os benefícios do tratamento feito corretamente estão a recuperação do sistema imunológico e a diminuição da carga viral de HIV a níveis indetectáveis no sangue, o que garante a qualidade de vida do paciente e o estabelecimento de uma expectativa de vida equivalente a de pessoas que não possuem o vírus.
Expectativa de vida
Os pacientes com HIV que seguem corretamente o tratamento têm expectativa de vida normal, como a média da população, podendo em muitos casos superar a essa média de expectativa de vida, pois são pessoas que passam a se cuidar mais e, como realizam exames de controle com frequência, geralmente identificam eventuais problemas logo no início, favorecendo a tomada de medidas necessárias para a manutenção da saúde”, explica Molina.
Prioridade
O acesso universal e gratuito aos medicamentos antirretrovirais é política prioritária do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais desde 1996. No Brasil, mais de 313 mil pacientes realizam tratamento com combinações compostas entre os 21 medicamentos distribuídos pelo SUS para tratar a infecção por HIV.
Para uma correta distribuição, os governos federal, estaduais e municipais têm diferentes responsabilidades na compra e distribuição desses fármacos, definidas em reuniões da Comissão Intergestora Bipartite, que possui representantes do SUS federal e estadual, integrada igualmente por representantes dos secretários municipais de Saúde.
---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário