17 de março de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

Fotos dos protestos de Uberaba divulgadas ao longo desta edição de Conta-Gotas...Notícias são de Marco Aurélio Ferreira Cury e se referem à mobilização de 15 de março, domingo. Apesar de ter solicitado fotos, inclusive ao presidente do PT, Josimar Rocha, sobre a manifestação de sexta-feira, 13, convocada pelos aliados do governo federal, a coluna  não obteve retorno... 
------------------

THE DAY AFTER
Presidente baixa o tom, admite crise e fala em humildade
No dia seguinte ao 15 de março, domingo, que reuniu cerca de dois milhões de manifestantes Brasil afora – segundo estatísticas da Polícia Militar, a presidente Dilma Rousseff (PT) aproveitou solenidade em que sancionava o novo Código Civil Brasileiro (que entra em vigor dentro de um ano), para falar sobre os protestos contra seu governo.
Mudança de tom
A reação inicial, exposta ainda dia 15, através de ministros, foi de que os manifestantes não votaram nela, e que portanto, se repetia a eleição de 2014.
O discurso da segunda-feira, entretanto, mudou o tom. Pela primeira vez, a presidente admitiu problemas na economia, reconheceu os protestos como insatisfação geral, disse que o governo precisa ter humildade para ouvir todos os lados – “inclusive a oposição”, e até insinuou possível mudança no seu Ministério.
E os protestos continuam...
Enquanto isso, panelaços em várias regiões do país acompanham os pronunciamento/entrevistas da presidente, e já se fala em novo protesto de rua em abril.

RIDÍCULOS À PARTE...
Noves fora regime militar, manifestantes fizeram bonito 
Exceção a algumas reivindicações sem pé nem cabeça – tipo a defesa da volta da ditadura militar, eis que os manifestantes fizeram bonito em todo o Brasil, incluindo Uberaba, cidade que levou às ruas, no domingo, quase 7% do seu eleitorado total – levando em consideração que algo em torno de 15 mil pessoas tomaram a avenida Leopoldino de Oliveira, de acordo com avaliações da PM. Além disso, nenhuma ocorrência policial foi registrada.

PELA REDE...
Confirmações no Facebook se desdobraram na avenida
Vale lembrar que a convocação das manifestações – inclusive a de Uberaba, foi baseada quase que exclusivamente nas redes sociais, especialmente através do Facebook. Os 6,1 mil uberabenses que confirmaram presença se desdobraram em cerca de 15 mil. Até o domingo, outros mil disseram que “talvez” compareceriam.
Dois tempos
No período da manhã, a Fundação Maçônica levou cerca de 250 integrantes ao centro de Uberaba, protestando contra a corrupção. A grande manifestação, porém, aconteceu no período da tade, com caminhada, cavalgada e dezenas de motos. Avenida Leopoldino de Oliveira foi interditada para o evento.

OLHARES...
Majoritário de Uberaba parabeniza manifestantes e espera reação do governo 
Deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) acompanhou as manifestações de 15 de março, em Uberaba, sua principal base política, onde é majoritário e tem domicílio eleitoral.
"Passei pela manifestação da maçonaria para cumprimentar os amigos e acompanhei as manifestações pela televisão; não quis participar dos protestos para não contaminar um momento tão importante com uma presença político-partidária; o povo convocou, o povo organizou, o povo foi às ruas, e portanto, o povo foi o principal personagem deste dia histórico" - justifica o deputado federal.
Por outro lado, ele explica que não interferiu na decisão dos amigos, assessores e da família. A esposa, Marília Andrade, por exemplo, participou da manifestação.
"Parabenizo os brasileiros, e, em especial os uberabenses, pela serenidade com que manifestaram sua insatisfação com a atual crise econômica, moral e ética por que passa nosso Brasil" - cumprimenta.
Marcos Montes, que é vice-líder do PSD na Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária - a maior bancada do Congresso, com cerca de 300 integrantes -, diz que espera do governo federal uma reação tão contundente quanto foram as manifestações de 15 de março.
"Espero mudanças profundas na condução do governo, com ações verdadeiramente comprometidas com os anseios e necessidades da população, e claro, o fim da corrupção em todos os níveis" - enumera. "Que venham ações concretas, sem promessas, pois de promessas os brasileiros já mostraram que estão cansados" - diz ele.

EUSTÁQUIO REIS EM MANIFESTAÇÃO ANTERIOR
XÔ, FINANCIAMENTO PRIVADO!
Líder do PSOL/Uberaba defende reforma política radical
Por sua vez, o líder do PSOL em Uberaba, Eustáquio Reis, explica os motivos de seu partido - um dos raros de esquerda no Brasil, não ter participado das manifestações de março: da sexta-feira, 13, convocada pelos aliados do governo, e de 15 de março, acionada por críticos.
"Nós, do Movimento de Esquerda Socialista, estamos tão indignados quanto o povo brasileiro, mas, nos recusamos a fazer parte de um movimento infiltrado por velhas figuras da antiga  direita golpista, entre eles, Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro, além de outros envolvidos na Operação Lava Jato" - disse.
Eustáquio Reis diz que defende uma ampla e profunda reforma política, desde que tenha a participação da sociedade. "Defendemos o fim das alianças políticas,  dos partidos de aluguéis, do profissionalismo da política e queremos a destruição da vida pública de corruptos, corrompidos e corruptores" - acrescenta.
O líder do PSOL se diz radicalmente contra o que chamou de "maldito financiamento privado", segundo ele, "o pai de todas as corrupções, que nutre e mantém corrupto no poder".
-----------------
Patrulha mista do silêncio é recebida a pedradas em festa barulhenta
Viaturas com policiais militares e guardas municipais foram recebidas a pedrada em festa com mais de 200 pessoas em Uberaba. Revelação é do novo titular da Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, jornalista Wellington Cardoso Ramos, lembrando que a informação diz respeito ao primeiro final de semana de funcionamento, da Patrulha do Silêncio Mista – formada pela Guarda Municipal e Polícia Militar.
Vox populi
Ressalte-se que a Patrulha do Silêncio é um dos temas favoritos dos frequentadores das redes sociais, que se queixam principalmente de “inoperância”. O titular da Settrans destaca que o objetivo de melhorar a atuação da patrulha é justamente o de atender às queixas da população. Para isso, buscou o apoio da PM.
Madrugada
 De acordo com o diretor da Guarda Municipal, GM Mário Nelson Emerenciano, na madrugada de sexta-feira, 13 para sábado  foram registradas 15 ocorrências, uma delas em um posto de gasolina, onde mais de 30 pessoas foram orientadas sobre o crime de perturbação do sossego e atenderam à patrulha. Além disso, duas festas foram fechadas.
Depredação
Já na madrugada de sábado para domingo, a Patrulha do Silêncio fez 11 atendimentos e lavrou boletim de ocorrência com representação. Uma das ocorrências se destaca  pela recepção dada à Patrulha do Silêncio, que foi recebida a pedradas. Neste local, os GM´s e PM´s tiveram que pedir reforços da Rotam e do Tático Móvel, sendo necessário, inclusive, o uso de bomba de efeito moral e arma não letal para conter a multidão.
Apreensão
Na festa também foi apreendido um caminhão que gerava energia para 150 caixas de som. Alguns guardas e policiais sofreram ferimentos leves e uma das viaturas da PM teve o giroflex quebrado. Na festa havia mais de 200 pessoas. O veículo se encontra do pátio da Settrans já que foi apreendido e autuado com multa que pode variar de 11 a 30 UFM´s (Unidades Fiscais do Município).

URUCUBACA POUCA É BOBAGEM...
(Parte 1)
Trabalhadores da empresa Toyo Setal – que está construindo a fábrica de amônia da Petrobras, em Uberaba, paralisaram sua atividades duas vezes nos últimos dias, em protesto contra desacordo em negociação salarial. Da parte dos trabalhadores, as conversas estão sendo orientadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Minas Gerais, que tem base em Belo Horizonte.

MEXIDAS...
Prefeito de Uberaba continua a reorganização do 1º escalão
Advogada Eclair Gonçalves deixou a coordenação do Procon/Uberaba e assumiu o comando da Secretaria Municipal de Administração, a convite do prefeito Paulo Piau (PMDB). Com isso, Marcos Jammal, que ocupava o cargo, retomou sua condição de presidente da Companhia Habitacional Vale do Rio Grande/Cohagra.
Para o Procon foi indicado Leonardo Sivieri Varanda. Vale lembrar que as mudanças no 1º escalão municipal de Uberaba ainda não foram concluídas, e que outras alterações devem acontecer nos próximos meses.
Entre outras mudanças já concretizadas, estão a nomeação de Marco Túlio Cury para a Saúde e Marcondes Freitas para o Planejamento.

URUCUBACA POUCA É BOBAGEM...
(Parte 2)
E por falar em Eclair Gonçalves, seu partido – o Democratas/DEM, permanece sem comando em Uberaba. Durante anos na liderança absoluta do ranking de filiações, hoje superado pelo PMDB, o DEM está sem direção desde 15 de julho de 2014, quando encerrou a vigência do diretório, então presidido por Eclair Gonçalves. O partido tem 4.706 filiados, enquanto o PMDB saltou para a liderança com 6.262 inscritos.

NA CASA DO CARPINTEIRO...
Festa de São José Operário agita a cidade
E não são apenas os paroquianos da Igreja de São José Operário – praça Pio XII, bairro Gameleira 2, que estão movimentando a festa em homenagem ao Santo, enquanto ficam de olho no fuscão preto que será leiloado na noite de 21 de março, sábado, no super, hiper Bingão Show de Prêmios, junto com outros prêmios de dar água na boca, entre eles, um salário mínimo (R$ 788); uma TV; R$ 1 mil...
O pároco Rogério Consentino espera repetir o sucesso de 2014, e até mais do que isso: bater o recorde de participação no Bingão Show de Prêmios. E, levando em conta o sucesso que está sendo a quermesse desde o início da festa – dia 6 de março, tudo indica que vem recorde vem aí.
Mas, se alguém acha que o sucesso da Festa de São José Operário do bairro Gameleira 2 se restringe ao bingão – por causa dos prêmios, mero engano! A série de missas, terços e novenas realizados ao longo de vários dias atrai milhares de fiéis. E promete bombar dia 18 de março com a presença do arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto, que preside missa e novena a partir das 19h30.
---------------

DIOCLÉCIO CAMPOS - VEREADOR NOS TEMPOS EM QUE O CARGO NÃO ERA REMUNERADO,
LADEADO PELOS FILHOS DIOCLÉCIO JÚNIOR (À ESQUERDA) E LUIZ CLÁUDIO
FUNDADOR DO PSDB/UBERABA DESCE DO MURO
Luiz Cláudio dos Reis Campos está deixando a legenda que abrigou sua filiação durante 27 anos
Partido da Social Democracia Brasileira/PSDB de Uberaba perde seu principal fundador. O engenheiro civil e estatístico Luiz Cláudio dos Reis Campos - atual secretário da comissão executiva, está se desfiliando da legenda. "É hora de partir" - disse ele, em comunicado.
"Não saio da política, nem apeio de minhas convicções; estou pronto para colaborar com alguma experiência que adquiri com muita militância, ideal e esperança em um Brasil melhor, atuando na base que é o município" - acrescentou.
O agora quase ex-tucano ajudou a criar o PSDB em 1988, e desde então, participou efetivamente da história e trajetória do partido. "São 27 anos" - lembra ele.
Luiz Cláudio conclui o comunicado: "Agradeço a todos e todas que comigo estiveram atuando, estimulando, torcendo,debatendo,divergindo, compartilhando ideias, sonhos, aspirações e esperanças, com legitimidade e respeito".

PREFERIDO PARA REPRESENTAR A LEGENDA NO 1º ESCALÃO DO GOVERNO MUNICIPAL, FUNDADOR DO PSDB ESBARROU EM FOGO AMIGO
A gota d´água para a desfiliação do fundador do PSDB/Uberaba foi o entrevero surgido ao longo de negociações entre o governo municipal e o partido. Nome nitidamente "preferido" pelo governo para assumir um cargo de 1º escalão, Luiz Cláudio dos Reis Campos esbarrou em oposição dentro da legenda. Principal carga pesada teria partido do presidente da comissão executiva, Maurício Cecílio - que está deixando a vice-presidência do Instituto de Desenvolvimento Industrial/Indi de Minas Gerais, cargo que ocupava no governo tucano - agora substituído por Fernando Pimentel (PT).
Sobrinho de Fidélis Reis, filho do ex-vereador de legislatura não remunerada (e autor da lei que criou o Teatro Municipal de Uberaba), Dioclécio Campos, e irmão do ex- secretário-executivo do Ministério da Saúde, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria por dois mandatos, Dioclécio Campos Júnior, o até então secretário do PSDB/Uberaba não pretende sair da política.
--------------
MANIFESTAÇÃO UBERABA EM FOTOS

MANIFESTANTES APROVEITARAM MUITO BEM A ESTRUTURA DO BRT/VETOR

CARRO DE SOM PUXAVA PALAVRAS DE ORDEM: SEM DISCURSOS DE POLÍTICOS

CAVALGADA DEU TOQUE ESPECIAL AO PROTESTO

SELF NÃO PODIA FALTAR

GRADES SEPARARAM POVO DAS MOTOS E CAVALGADA

DO ALTO DOS PRÉDIOS, UM APOIO EXTRA


MOTOQUEIROS SE DESTACARAM

AS CORNETAS DA COPA DO MUNDO GANHARAM NOVO MOTIVO

CAMISAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA SAÍRAM DA GAVETA

BALÕES VERDE E AMARELO - ESTOQUE ESGOTADO NA CIDADE


CARTAZ À DIREITA PARABENIZA JUDICIÁRIO E POLÍCIA FEDERAL: LAVA JATO

TEVE QUEM MANDASSE PRODUZIR CAMISETAS EXCLUSIVAS PARA O EVENTO

IMPRENSA EXERCEU SUA FUNÇÃO SEM SER INCOMODADA PELA POLÍCIA MILITAR

DEPUTADO FEDERAL MARCOS MONTES NÃO COMPARECEU À MANIFESTAÇÃO, MAS SUA ESPOSA, MARÍLIA ANDRADE, LIDEROU UM DOS GRUPOS MAIS ANIMADOS DO PROTESTO.
Obs.: Álbum completo das fotos de Marco Aurélio Ferreira Cury
pode ser conferido no mural de Marcos Montes no Facebook 

----------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário