15 de abril de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

ARTE COM SUSTENTABILIDADE
Artista plástica Nana Cunha movimenta o Shooping Uberaba com  exposição de arte contemporânea – de 16 de abril a 15 de maio. Para criar suas obras ela usa materiais inusitados, como chapas de raios X, e assim, o que iria para o lixo e aumentaria a poluição, com o talento de Nana ganha sentido e se transforma em belas obras de arte.

CORRIDA PARA A SOLIDARIEDADE
Vem aí a 2ª edição da Corrida do Amor em prol do Lar da Caridade – instituição que mantém o Hospital do Pênfigo e outros projetos nas áreas de saúde, educação e assistência social. A corrida acontece dia 25 de abril, com largada  às 17h, em frente ao Lar da Caridade, e as inscrições estão abertas até dia 18 de abril.
Para se inscrever, basta doar um pacote de arroz, a ser entregue na sede da instituição, na rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia (telefone: 3318-2900). Os três primeiros colocados, nas categorias feminino e masculino, ganharão troféus e os que concluírem a prova receberão medalha de participação. A primeira edição, no ano passado, atraiu quase 300 pessoas, entre elas integrantes do 8º Batalhão dos Bombeiros Militar.
 Apoiam o evento, a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro/Cesube, Associação de Corredores de Rua de Uberaba (Acru) na divulgação, a Prefeitura de Uberaba, Codau, Polícia Militar e os veículos de comunicação.
Lar da Caridade
A instituição foi fundada por Aparecida Conceição Ferreira – a dona Aparecida, que morreu em 2009. É mantido pelos netos, entre eles a assistente social que trabalha na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Ivone Aparecida Vieira da Silva, que é a presidente. O lar faz aproximadamente 10 mil atendimentos por ano com ajuda de doações de apoiadores de todo o Brasil, principalmente de São Paulo.

LEÃO NO COMBATE  AO CÂNCER
Empresas e pessoas físicas podem repassar, até o dia 30 de abril, 1% do Imposto de Renda a pagar em benefício dos pacientes do Hospital Hélio Angotti. A entidade tem projetos aprovados no Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica/Pronon. Os interessados em ajudar na luta contra o câncer podem procurar setores da instituição – especialmente o de contabilidade, para tirar dúvidas.

---------------

DE OLHO NA REFORMA POLÍTICA
Estão abertas as inscrições para participação no projeto Terceiro Turno – Temas Eleitorais em Foco, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG. A 3ª edição do evento vai abordar o tema unificação das eleições, e acontece dia 24 de abril, sexta-feira, às 17h, no auditório do tribunal (avenida Prudente de Morais, 320, 3º andar, Belo Horizonte). As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE até às 13h do dia 24 de abril. A unificação é uma das propostas em discussão no Congresso Nacional. A carga horária é de duas horas e os palestrantes, debatedores e participantes receberão certificado.
Público-alvo
Para apresentar trabalhos no projeto Terceiro Turno, basta entrar em contato com a Escola pelo email ejemg@tre-mg.jus.br ou pelos telefones (31) 3307-1102/ 1103. É importante lembrar que os interessados devem ser magistrados, promotores, advogados ou servidores públicos que tenham desenvolvido trabalhos de pós-graduação, mestrado ou doutorado ou que tenham publicado estudos sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

Vereador pede licença pra fazer tratamento fora de Uberaba
Vitimado por um acidente vascular cerebral/AVC em 2014, o presidente do PROS/Uberaba, vereador Cléber Humberto Ramos pede licença da Câmara por 30 dias. Após oito meses no aguardo, ele conseguiu vaga no Hospital Sara Kubitschek para prosseguir com o tratamento de reabilitação. Não haverá necessidade de convocação do suplente, uma vez que a lei só exige isso em caso de afastamento por mais de 120 dias. Vale lembrar, entretanto, que Cléber foi eleito pelos colegas vereadores para presidir o colegiado permanente mais importante da Câmara: a Comissão de Justiça, Legislação e Redação. A comissão, que analisa e dá pareceres em todos os projetos que tramitam na Casa, tem Franco Cartafina (PRB) de relator, João Gilberto Ripposati (PSDB) de vogal, e Samuel Pereira (PR) de suplente.

NOVO PRESIDENTE DO PMDB JÁ FALA EM BUSCA DE ALIANÇAS PARA  A REELEIÇÃO DE PIAU
Oficializado esta semana no cargo, o novo presidente do PMDB/Uberaba, Fernando Hueb de Menezes, tem pela frente uma grande responsabilidade: comandar o processo de reeleição do prefeito Paulo Piau.
Vamos começar, breve, as conversas com outras legendas” – disse ele à coluna Conta-Gotas... Notícias, que antecipou, com exclusividade, na edição anterior, que Hueb assumiria o cargo no lugar do deputado estadual Tony Carlos.
Acordo
O diretório (eleito em convenção pelos filiados) tem vigência até 31 de outubro de 2015, podendo ainda, ser prorrogado, e a substituição é fruto de acordo, já que Tony Carlos quer cuidar exclusivamente de sua cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Destaque
Fernando Hueb se destacou politicamente nas eleições de 2012 quando entrou de cabeça, corpo e alma na candidatura de Paulo Piau, de quem é hoje, o chefe de Gabinete, e portanto, o assessor mais próximo do prefeito.
Política
Precisamos fazer uma avaliação de todas as possibilidades de aliança, inclusive com os  olhos voltados para as movimentações da política nacional” – afirma Hueb.
Líder no ranking de filiados com 6.262 inscritos em Uberaba, o PMDB integra a base aliada dos petistas Dilma Rousseff (presidente) e Fernando Pimentel (governador de Minas).

MICHEL TEMER POSA PARA FOTO AO LADO DOS PEEMEDEBISTAS MINEIROS, ENTRE ELES,
TONY CARLOS. REUNIÃO/JANTAR ACONTECEU NO BELO PALÁCIO JABURU
POLITICANDO NO JABURU
E conforme antecipou esta coluna, o deputado estadual (agora ex-presidente do PMDB/Uberaba) Tony Carlos fez voo rasante no Palácio Jaburu, em Brasília, DF, a convite do vice-presidente da República, Miguel Temer. Reunião/jantar foi promovida pelo líder nacional do PMDB para os companheiros de Minas Gerais detentores de cargo eletivo em nível estadual - deputados estaduais e o vice-governador Antônio Andrade.
Recém-designado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para comandar as articulações políticas do governo, o vice-presidente está tentando atrair apoios em todas as esferas, inclusive além-Brasília.
Pra lembrar: Palácio Jaburu é a residência oficial do vice-presidente da República desde 1977. Saiu do cérebro privilegiado do arquiteto Oscar Niemeyer, e chama atenção pelo jardim projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx.
--------------

Poderes
Mudanças no governo fortalecem Indaiá
Últimas alterações nos cargos de 1º e 2º escalões anunciadas pelo prefeito Paulo Piau refletem o fortalecimento político de um dos envolvidos em especial: do empresário Roberto de Oliveira, mais conhecido por Roberto Indaiá. Ele deixa a Secretaria de Infraestrutura (que será dividida em duas, na reforma administrativa enviada à Câmara de Vereadores) e assume a Secretaria de Desenvolvimento Social, uma das pastas mais importantes de qualquer estrutura política. Entre os projetos em destaque está o Restaurante Popular (em fase final de obras), sem dúvida, com todas as características para se tornar um dos programas de maior visibilidade do governo.
Trajetória
Roberto de Oliveira se afastou das atividades empresariais para ingressar na política em 2012, tentando firmar-se como candidato a prefeito. Então presidente do PRB/Uberaba, ele não conseguiu a candidatura, deixou o partido, e passou a defender uma aliança entre os dois maiores inimigos políticos da época – Paulo Piau e Anderson Adauto, que saiu do PMDB e está hoje no PRB. Não deu certo.
Acabou assumindo o cargo de superintendente de Serviços Urbanos logo que Piau assumiu a prefeitura, e mais tarde, se tornou titular da Secretaria de Infraestrutura. Expectativa era de que, com a divisão da pasta na reforma administrativa, Roberto de Oliveira assumisse a nova Secretaria de Serviços Urbanos. Entretanto, foi direto para a poderosa pasta da área social.
---------------
Pra avançar...
REFORMA ADMINISTRATIVA FAZ UMA REVOLUÇÃO NA ESTRUTURA DA PREFEITURA DE UBERABA
O governo diz que estão sendo extintos mais de 180 cargos e haverá uma economia de quase R$ 9 milhões por ano
Câmara de Vereadores de Uberaba está às voltas com projetos de lei de autoria do prefeito Paulo Piau que modificam a estrutura organizacional da prefeitura, adequando-a às propostas de modernização, previstas, essencialmente, em consultoria da Fundação Getúlio Vargas. Reforma acompanha “as novas tendências da moderna administração pública, trazendo mais eficiência na prestação dos serviços de interesse da comunidade”, justifica o prefeito.
Novas denominações
Algumas mudanças de designação se destacam, entre elas, a alteração de Subsecretaria para Secretaria-Adjunta. Outra mudança, neste caso, para o bem de todos que escrevem o nome da pasta, envolve a Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos. Ela vai se chamar Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte. O Turismo sai da Secretaria do Meio Ambiente e vai para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Já a Secretaria de Planejamento ganha a Gestão Urbana. A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento será simplesmente Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio. A Secretaria de Educação e Cultura renasce sem a Cultura – que já está bem delineada na Fundação Cultural.
Especiais
Além disso tem a Secretaria de Infraestrutura que está sendo dividida em duas: Obras e Serviços Urbanos, aliás, voltando ao que já foi em outros tempos. Entre as novidades, destacam-se ainda, a Secretaria Especial de Projetos e Parcerias e a Secretaria Especial de Comunicação. As duas secretarias especiais não têm adjuntos.
Procon e Secretaria de Esporte e Lazer estão sendo transformados em fundações municipais.
Salários
Os principais (maiores) salários previstos nos projetos, tanto para secretarias quanto para as fundações, são os de 1º escalão – R$ 10,6 mil, e de 2º escalão – R$ 8,6 mil.

CINCO PROJETOS DETALHAM A PROPOSTA 
Em resumo, os projetos propõem a seguinte organização...
_Administração direta
1) Gabinete do Prefeito
2) Secretaria Municipal de Governo
3) Procuradoria Geral do Município
4) Controladoria Geral do Município
5) Secretaria Especial de Projetos e Parcerias
6) Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio
7) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
8) Secretaria Municipal de Meio Ambiente
9) Secretaria Municipal da Saúde
10) Secretaria Municipal de Educação
11) Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana
12) Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte
13) Secretaria Municipal de Administração
14) Secretaria Municipal de Finanças
15) Secretaria Municipal de Obras
16) Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
17) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
18) Secretaria Especial de Comunicação

_ Administração indireta 
1) Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel)
2) Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)
3) Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti)
4) Fundação Cultural de Uberaba (FCU)
5) Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do município de Uberaba (Ipserv)
6) Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau)

ESTRUTURAS DETALHADAS
Chefia de Gabinete do Prefeito
(Estrutura completa)
Assessoria Geral de Orçamento e Controle
Representação Brasília
Representação Belo Horizonte
Assessoria Estratégica de Assuntos Regionais
Superintendência de Políticas da Juventude
Diretoria de Ações e Eventos
Departamento de Planejamento, Produção e Execução de Eventos
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Seção de Recepção e Política de Atendimento
Seção de Protocolo e Arquivo de Documento
Diretoria de Articulações e Monitoramento

ÁREA DE COMPETÊNCIA DA CHEFIA DE GABINETE
Junta de Serviço Militar de Uberaba
Conselho de Desenvolvimento da Comunidade

Secretaria Municipal de Governo 
(Estrutura parcial)
Coordenadoria Central de Assuntos Legislativos
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Departamento do Diário Oficial
Seção de Documentação, Pesquisa e Arquivo

Procuradoria Geral do Município 
(Estrutura parcial)
Departamento Consultivo-Administrativo
Seção de Planejamento, Gestão e Finanças
Departamento do Contencioso
Seção de Apoio Judicial
Departamento do Contencioso Fiscal
Seção de Cobrança Judicial.

Controladoria Geral do Município
(Estrutura parcial)
Departamento de Ouvidoria e Transparência Governamental
Seção de Prevenção e Combate à corrupção
Departamento de Controle das Áreas de Gestão e de Finanças
Seção de Auditoria sobre Atividades de Gestão
Departamento de Modernização, Organização e Métodos
Departamento de Correição
Seção de Execução e Suporte Processual
Seção de Planejamento, Gestão e Finanças

Secretaria Especial de Comunicação
(Estrutura parcial)
Diretoria de Jornalismo
Seção de RTV
Seção de Mídia Digital
Diretoria de Marketing
Seção de Publicidade

Secretaria Especial de Projetos e Parcerias 
(Estrutura parcial)
Departamento de Projetos e Parcerias Público-Privadas
Departamento de Captação de Recursos
*Alguns objetivos
_Gestão junto aos ministérios e secretarias do Estado com o intuito de fomentar e pleitear recursos financeiros para o município
_ Identificar fontes de captação de recursos, preferencialmente, por meio de demandas apresentadas pelas diversas secretarias e órgãos do município
_Comunicar às secretarias e aos órgãos municipais sobre as emendas parlamentares destinadas ao município
_Assessorar o poder público municipal e a sociedade civil na elaboração de projetos, especialmente no que se refere à assessoria técnica e jurídica
_ Executar atividades operacionais e de coordenação de parcerias público-privadas
Superintendência de Projetos e Parcerias

Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio
(Estrutura parcial)
Departamento de Inspeção Municipal
Seção de Fiscalização
Departamento de Construção e Conservação das Vias Rurais
Seção de Terraplanagem e Pavimentação Rural
Departamento de Abastecimento
Seção do Mercado Municipal
Seção da Cearg
Seção de Feiras Livres
Seção de Gestão de Aquisição de Alimentos
Seção do Incra e ITR
Seção de Patrulha Mecanizada

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social 
(Estrutura parcial)
Restaurante Popular e Cozinha Social
Seção de Apoio à Geração de Trabalho e Renda
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres
Seção de Apoio ao Idoso
Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência
CRAS’s
Núcleo de Socialização Infanto Juvenil
Catru
Unidade de Atendimento ao Idoso
Banco de Alimentos
Departamento de Proteção Social Especial
Seção de Apoio às ONGs
CREA’s
Centro de Referência da Mulher
Casa de Proteção Infantojuvenil
Casa de Passagem
Centro POP
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Seção de Convênios e Projetos
Departamento de Vigilância Sócio Assistencial
Departamento de Gestão de Benefícios e de Transferência de Renda

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
(Estrutura parcial)
Departamento de Controle Ambiental
Seção de Fiscalização
Departamento de Recursos Ambientais
Seção de Áreas Verdes e Arborização
Seção de Desenvolvimento Ambiental e Urbano
Departamento de Licenciamento Ambiental
Seção de Educação Ambiental

Secretaria Municipal da Saúde 
(Estrutura parcial)
Diretoria de Regulação e Auditoria
Seção de Supervisão Hospitalar e Ambulatorial
Seção de Controle de Contratos e Convênios com o SUS
Departamento de Auditoria do SUS
Seção de Processos e Arquivos
Departamento de Credenciamento e Processamento
Diretoria de Vigilância em Saúde
Seção de Controle de Serviços de Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Seção de Vigilância Alimentar e Nutricional
Seção de Coordenação do Programa DST/AIDS
Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias
Seção de Controle de Endemias
Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte
Seção de Controle de Zoonoses
Diretoria de Atenção à Saúde
Departamento de Atenção Básica
Unidades Básicas de Saúde
Departamento de Atenção Especializada
Seção de Cuidados Especiais da Criança, Adolescente e Idoso
Departamento de Assistência em Farmácia
Seção de Medicamentos
SAMU
Unidades de Pronto Atendimento
Departamento de Saúde Bucal
Seção de Ações em Saúde Bucal
Diretoria de Atenção Psicossocial
Departamento de Prevenção e Atenção aos Usuários de CRAC, Álcool e outras Drogas
Seção de Desenvolvimento de Projetos de Reintegração
Seção de Acompanhamento à Criança e ao Adolescente
Unidade de Saúde Mental
Seção de Suporte ao Sistema de Gestão Hardware e Redes
Departamento de Políticas e Apoio a Causa Animal

Secretaria Municipal de Educação
(Estrutura parcial)
Unidades Escolares
Diretoria de Apoio à Educação Básica
Departamento de Tecnologia e Informática Educacional
Departamento de Formação Profissional
Casa do Educador
Departamento de Educação Inclusiva
Seção de Atendimento de Distúrbios de Aprendizagem
CREI
Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais
Seção de Bibliotecas Escolares
Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais
CEMEA Boa Vista
CEMEA Abadia
Seção de Nutrição e Alimentação Escolar
Departamento de Transportes

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Planejamento Urbano
Departamento de Uso e Ocupação do Solo
Departamento de Plano Diretor
Departamento de Planejamento do Sistema viário
Departamento de Arquitetura e Estética Urbana
Departamento de Projetos
Departamento de Topografia
Seção de Desenhos, Memoriais e Cálculos
Departamento de Alvarás
Departamento de Aprovação de Projetos Arquitetônicos e de Parcelamento do Solo

Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Mobilidade Urbana
Departamento de Transporte Público
Seção de Operação do Transporte Coletivo, Terminais e Estações
Seção de Monitoramento
Seção de Ouvidoria do Usuário
Seção de Transportes Especializados
Departamento de Engenharia de Trânsito
Seção de Sinalização Semafórica
Seção de Sistema Viário e de Estacionamento Rotativo
Seção de Controle e Processamento de Infrações
Departamento de Posturas Municipais
Seção de Fiscalização
Departamento da Guarda Municipal
Seção de Fiscalização de Trânsito
Departamento de Coordenação e Suporte às JARIs
Seção de Instrução Processual
Corregedoria
Defesa Civil.

Àrea de competência da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte
Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Conselho Municipal de Segurança Pública
Juntas de recurso (JARI, JARP e JARIT)

Secretaria Municipal de Administração 
(Estrutura parcial)
Diretoria Central de Recursos Logísticos e Patrimônio
Departamento Central de Gestão Patrimonial
Seção de Patrimônio Mobiliário
Seção de Patrimônio Imobiliário
Departamento Central de Aquisições e suprimentos
Seção de Formalização de Processos de Compra
Seção de Licitações
Seção de Controle Operacional de Veículos
Diretoria Central de Recursos Humanos
Seção de Segurança e Medicina do Trabalho
Seção de Seleção e Capacitação Permanente
Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor
Departamento de Processamento da Folha de Pagamento
Seção de Pessoal, Orçamento e Finanças
Seção de Formalização de Pagamento
Departamento da Gestão de Documentos e Arquivo Administrativo

Secretaria Municipal de Finanças 
(Estrutura parcial)
Diretoria Contábil e Custos
Departamento de Contabilidade
Seção de Processamento de Empenhos e Liquidações
Seção de Prestação de Contas de Convênios
Departamento Financeiro
Seção de Contas a Pagar
Seção de Contas a Receber
Departamento de Cadastro Imobiliário
Departamento de Fiscalização
Departamento de Tributação e Arrecadação
Seção da Central Tributária
Seção da Dívida Ativa
Seção de Cobrança

Secretaria Municipal de Obras 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Obras e Fiscalização
Departamento de Obras Públicas Terceirizadas
Departamento de Fiscalização de Obras Privadas
Departamento de Execução Direta e Obras Públicas
Seção de Execução Direta de Edificações Públicas, Obras Viárias e Drenagem
Departamento de Iluminação Pública

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos 
(Estrutura parcial)
Superintendência de Serviços Urbanos
Departamento de Paisagismo
Seção de Praças, Jardins e Paisagismo
Seção de Arborização Urbana e Horto Florestal
Departamento de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos
Seção de Coleta e Tratamento
Seção de Limpeza Urbana
Departamento de Reparos e Manutenção
Seção de Manutenção de Edificações Públicas
Seção de Manutenção de Vias Urbanas
Departamento de Cemitérios
Departamento de Gestão e Manutenção de Máquinas, Equipamentos e Veículos
Seção de Suporte Automotivo
Seção de Oficina

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo 
(Estrutura parcial)
Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos
Seção de Desenvolvimento do Turismo
Diretoria de Desenvolvimento Empresarial
Departamento de Trabalho, Emprego e Renda
Seção de Análise Técnica e Econômica
Departamento de Empreendedorismo
Seção de Desenvolvimento do Comércio
Seção de Desenvolvimento dos Serviços
Seção de Desenvolvimento da Indústria
Departamento de Micro e Pequenas Empresas
Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios
Gerência do Parque Tecnológico

Área de competência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo 
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba
--------------

Marcos Montes assume presidência da nova comissão especial da flexibilização na venda e posse de armas de fogo no Brasil

Deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) foi eleito para presidir a comissão especial que analisa a proposta de flexibilização na venda e posse de armas de fogo no Brasil, em tramitação na Câmara.
Logo em seguida – como é de competência do presidente, ele indicou para relator o deputado Laudívio Carvalho (PMDB/MG).
O comando do colegiado foi definido na segunda reunião, neste caso convocada para dia 15 de abril, quarta-feira, a pedido do próprio Marcos Montes, que foi surpreendido na reunião do dia anterior, com o lançamento da candidatura avulsa do deputado Cláudio Cajado (DEM/BA). Apesar de um acordo fechado com antecedência, o democrata disse que entrava na disputa para cumprir uma orientação partidária.
O acordo, articulado sob a liderança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), previa ainda, que Cajado seria o relator da comissão. Desta forma, se repetiria o que aconteceu na legislatura 2011/2014.
No fechamento da chapa antes do início da votação do dia 15, houve um novo acordo, e desta vez, Cajado ficou com a 1ª vice-presidência, e Guilherme Mussi (PP/SP) foi eleito para a 2ª vice.

OPINIÃO 
 “Vamos nos debruçar sobre o tema, mais ainda do que fizemos na legislatura passada, pois teremos mais tempo para o debate” – diz Marcos Montes, afirmando que o objetivo da comissão será o de alcançar um denominador que alie pensamento da sociedade brasileira com a tecnicidade que exige o assunto.
Ele prometeu a realização de pelo menos oito audiências públicas ainda no primeiro semestre de 2015, e se comprometeu com a democratização e serenidade na condução dos trabalhos.
Marcos Montes é vice-líder da bancada do PSD, integra a Frente Parlamentar da Segurança Pública e preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (a maior do Congresso).

COMISSÃO ANTERIOR
A comissão designada na legislatura passada – também presidida por Marcos Montes, não chegou a concluir a votação do relatório em tempo hábil. O então relator Cláudio Cajado apresentou o parecer, mas obstruções do Psol e do PT, e um pedido de vistas, inviabilizaram tecnicamente a deliberação até o final da legislatura.
A comissão especial anterior chegou a realizar audiências públicas para ouvir a sociedade, uma delas, na Câmara dos Deputados, em novembro de 2014, com a presença de representantes de vários segmentos e opiniões divergentes.

COMISSÃO ATUAL
A nova comissão especial foi instituída por Eduardo Cunha em março de 2015, com o objetivo de debater e dar parecer no projeto que “disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades e dando providências correlatas”.
De autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), o projeto prevê, entre outras mudanças: o endurecimento das penas já existentes e previsão de novos crimes, como o porte ostensivo ilegal de arma de fogo e a ofensa com simulacro ou arma de brinquedo; a regulação das armas de incapacitação neuromuscular, conhecidas, popularmente, como arma de choque; a alteração para renovação do registro, que acontecerá a cada oito anos, em vez de três anos; e a diminuição de taxas cobradas pelo governo, como por exemplo, a da renovação do porte.

COMPOSIÇÃO
Fazem parte da nova comissão especial, representantes do seguintes partidos políticos: PMDB/PP/PTB/DEM/PRB/SD/PSC/PHS/PTN/PMN/PRP/PSDC/PEN/PRTB/PT/PSD/PR/PROS/PCdoB/PSDB/PSB/PPS/PV/PDT/PTdoB/PSOL. Entre eles, defensores e críticos ferrenhos da flexibilização.

ENQUETE E INTERESSE POPULARES
O projeto 3.722/2012 é o terceiro mais votado pelos internautas que acessam o site da Câmara.
Até a tarde de 15 de abril, 245.544 pessoas haviam participado da enquete sobre o tema: 211.855 (86,28%) a favor da flexibilização da posse de armas de fogo; 32.024 (13,04%) contrários, e 1.667 (0,68%) sem uma opinião formada.
O assunto só perde para o projeto que conceitua o que é família (1º colocado) e o projeto que acaba com o fim do auxílio-reclusão e cria benefícios para as vítimas de crime (2º lugar).
O primeiro tem 6,1 milhões de participação e o segundo, 1,6 milhão.
A maioria dos votantes em defesa da flexibilização na venda de armas de fogo, argumenta que os bandidos estão melhor armados do que a própria polícia.
E ainda: segundo dados da Lei de Acesso à Informação (12.527/11), as propostas de permissão para porte de armas e munições; liberação de anorexígenos; fim do fator previdenciário; e melhorias na telefonia fixa, correspondem a 44,6% das informações que a população mais procura na tramitação de projetos analisados pela Câmara dos Deputados.
---------------

Praça Uberaba Shopping Center oferecerá novidades no setor gastronômico
Diversidade de operações de alimentação estarão disponíveis ao público a partir do dia 29 de abril, data de inauguração do shopping

Texto: Edna Costa e Juliana Fidélis
Serão várias as novidades programadas para todos os públicos do setor de alimentação no Praça Uberaba Shopping Center. Fast food, restaurantes e mercearias com produtos especiais estarão à disposição do público em ambientes exclusivos como o Terraço do terceiro piso, espalhados pelos quiosques dentro do mall ou montados na praça de alimentação em um ambiente de seis mil metros quadrados, sob uma das cúpula de vidro, um espaço iluminado e moderno.
Mercado 153
Uma das opções será a franquia Mercado 153, que lançará em Uberaba um formato novo de operação aliando o restaurante a um empório gourmet. No empório, ao estilo de uma mercearia, o cliente terá acesso a produtos diferenciados, nacionais e importados, como bebidas, queijos, frios, embutidos, especiarias, bacalhau e massas secas. O restaurante terá espaço para 220 lugares e incluirá no cardápio frutos do mar, massas e carnes. Ele estará instalado em um espaço privilegiado, sob a cúpula de vidro do Terraço, no terceiro piso, com 323 m2.
O empreendedor Fernando Seixlack está à frente deste investimento de R$ 1,5 milhão. O empresário uberabense, que há sete anos investe no setor gastronômico, explica que na primeira fase do Mercado 153 serão gerados 50 empregos e nesta etapa de montagem do empreendimento a mão de obra na cidade e fornecedores está sendo privilegiada.
Quero Pizza
Outro grande investimento que garantirá a diversidade no setor gastronômico do PraçaUberaba Shopping Center é o restaurante Quero Pizza, do empresário de Montes Claros, Silvano Tolentino Câmara. Será o seu segundo empreendimento na cidade, este de 171 m2 e previsão de ser investido cerca de R$ 1 milhão.
Os clientes terão opção de almoço self service por quilo com grelhados, diversidade de saladas e pratos tradicionais; rodízio de pizza e massas, além de um cardápio de petiscos. Serão gerados 22 empregos diretos e Câmara assegura que decidiu investir em um segundo restaurante na cidade por conta dos resultados de empatia do público com a marca. “E escolhi abrir no Praça Uberaba Shopping Center porque é uma oportunidade de negócio que eu não poderia deixar passar", afirmou.
Variedades
Pelo sistema self service os clientes do Praça Uberaba Shopping Center terão várias opções como a comida chinesa, do Fon Pin, ou a tradicional culinária mineira do Mineirice. Na área de fast food serão seis opções de restaurantes.
Além dos sanduiches do MacDonald's, Subway e pastelarias, os clientes terão ainda três operações de sorveterias – Ice Mellow, franquia de sorveteria e sobremesas especiais da marca Kibon; a Yoggothies, franqueadora de iogurtes frozen e outras sobremesas; e a Mexicoletas, a marca de sorvetes artesanais fundada pelo cantor sertanejo João Bosco, da dupla João Bosco e Vinicius.
Os picolés de 120 gramas, chamados de paletas mexicanas, são fabricados com receitas recheadas, cremosas e frutadas. A fábrica é em Ribeirão Preto, com produção diária de 15 mil paletas. O empresário-cantor já implantou 14 operações próprias em diversos estados brasileiros e no Praça Uberaba Shopping Center ele optou pela montagem de um quiosque de vendas.
Exigência
César Garbin, diretor de operações do grupo 5R Shoppings Center, empreendedor do Praça Uberaba Shopping Center, explica que os consumidores estão cada dia mais exigentes e as opções gastronômicas, grande parte delas de franquias, oferecerão um padrão de alimentação do mesmo nível que é prestado em outras grandes metrópoles e capitais do país. "Os nossos empreendedores vão oferecer produtos alimentícios para todas as horas do dia e com variedade de pratos no cardápio para todos os paladares".
Inauguração
O Praça Uberaba Shopping Center será inaugurado no dia 29 de abril, às 10h. Ao todo são cinco pavimentos, sendo dois de garagens cobertas, dois de lojas e ainda o Terraço, onde ficam a academia, boliche e restaurante. O empreendimento está localizado na extensão da avenida Leopoldino de Oliveira, na Vila Olímpica.
-----------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário