20 de abril de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

50 ANOS
HAJA HISTÓRIA PRA CONTAR!
Raros foram os espaços culturais que fizeram a cabeça de uma geração (ou duas) como aconteceu com o Teatro Experimental de Uberaba - o famoso TEU, que completa neste dia 21 de abril de 2015, nada menos do que 50 anos de existência. Fundado em 1965, o teatro funcionou na rua Alaor Prata, depois na rua João Pinheiro, e finalmente, na década de 1980 foi instalado em prédio histórico da rua Padre Zeferino - que passou por algumas reformas e reestruturações, ganhando equipamento de som, projetor, tela e outras coisas da modernidade. Sedia agitos - que viajam por vários tipos de arte, inclusive a música. Mas, nada que se compare ao passado de primeira grandeza.
Vale a pena, por sinal, dar uma olhada no cartaz e capa do programa da peça inaugural do TEU - A VISITA, de Friedrich Durrenmatt, com adaptação e direção de Maurilo Cunha Campos de Moraes e Castro (um dos idealizadores e fundadores do espaço cultural). Declarado de utilidade pública municipal e estadual, o Teatro Experimental de Uberaba é um patrimônio extraoficial sem igual.
FONTE: http://teuberaba.blogspot.com.br
----------------
FOTOS: FRANCIS PRADO
DINOSSAUROS
DOSE DUPLA PRA QUEM CURTE!
No shopping...
Exposição O Mundo dos Dinossauros traz pela primeira vez a Uberaba, réplicas de esqueletos e dinossauros animatronics em uma mostra educativa aberta ao público, no Shopping Uberaba. A gerente de Marketing do Shopping, Lucy Jardim, comenta que a ideia surgiu porque Uberaba sedia o Centro de Pesquisas Paleontológicas de Peirópolis, um dos mais importantes do mundo, onde também está instalado o Museu dos Dinossauros. O professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM e supervisor do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Thiago Marinho, orienta os alunos que atuarão como monitores durante a mostra, que permanecerá até o dia 17 de maio.
A mostra é assinada pela empresa D32 e está aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.  As réplicas estarão espalhadas por várias ilhas no shopping. Vale lembrar, inclusive, que no feriado de Tiradentes,  as lojas do Shopping Uberaba estarão abertas das 14h às 20h, e a Praça da Alimentação funciona  normalmente, bem como as demais operações do setor da gastronomia e lazer.

FOTOS: LUÍS ADOLFO
RECONSTITUIÇÃO: PALEOARTISTA RODOLFO NOGUEIRA 
Em Peirópolis...
E o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – CCCP/UFTM, apresentou o Campinasuchus dinizi - mais conhecido como Crocodilo de Campina Verde. Os primeiros fósseis deste crocodilo foram descobertos ao acaso em 2009 por Amarildo Martins Queiroz, proprietário da fazenda Três Antas, localizada no município de Campina Verde,no Triângulo Mineiro. As escavações na região continuaram até outubro de 2014. No local, centenas de fósseis desta espécie, até então desconhecida da ciência, foram encontrados. De acordo com o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, a quantidade, grau de preservação e o número de fósseis encontrados na região são notáveis. Alguns exemplares traziam esqueletos quase completos, contendo crânio, vértebras, patas e cauda.
A estrela - Medindo 1,8 metro  de comprimento, o Campinasuchus dinizi foi o crocodilo de menor tamanho entre seus parentes brasileiros conhecidos. A espécie habitava a região durante o período Cretáceo Superior, há cerca de 90 milhões de anos.  Diferente dos jacarés e crocodilos atuais que sempre estão próximos aos rios e lagos, o Crocodilo de Campina Verde vivia essencialmente em terra firme. Ele possuía patas longas e retas e cauda cilíndrica curta, inadequada para nadar. Além disso, a espécie tinha poucas placas ósseas compondo a couraça, o que o tornava leve e ágil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário