26 de abril de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS



PERSONALIDADE 
Criador da Fundação de Ensino Técnico Intensivo/Feti em seu primeiro mandato de prefeito (1974/1977), Hugo Rodrigues da Cunha foi convidado especial de Paulo Piau para as comemorações dos 40 anos da entidade, hoje com 1.800 alunos matriculados, desde cursinho pré-vestibular e preparação para o Enem, até cursos profissionalizantes de diversas áreas: da administração à informática, além de preparar os adolescentes para o Programa do Bem-Estar do Menor/Probem. Hugo repetiu a dose de prefeito de Uberaba na gestão 1989/1992 (Foto: Sebastião Santos)
--------------
DILMA ROUSSEFF E LUIZ CLÁUDIO PARANHOS EM 2014...
EXPECTATIVA: CENA VAI SE REPETIR EM 2015?!
EXPOZEBU 2015
TODOS OS INGREDIENTES PARA UMA BOA ENCRENCA
ABCZ pode repetir, sob o comando do atual presidente Luiz Cláudio Paranhos, as históricas e polêmicas aberturas de 1963, presidida por Antônio José Loureiro Borges, e de 1981, sob a batuta de Manoel Carlos Barbosa
Uma das principais feiras pecuárias do mundo, a Exposição de Gado Zebu, mais conhecida por ExpoZebu, já está rendendo poucas e boas a uma semana da sua inauguração oficial, que acontece dia 3 de maio – e promete cenas inesquecíveis para o dia do evento de abertura. Vale ficar de olhos e ouvidos atentos, tanto em relação ao palanque oficial quanto aos bastidores...
VITRINE 
A feira – marcada pela presença de presidentes brasileiros, desde Getúlio Vargas, em 1941, a João Figueiredo, em 1981, sem esquecer Dilma Rousseff, em 2014, tem tudo para passar sem presidente em 2015... Motivos não faltam...
O HOMENAGEADO 2015
Além das vaias que levou na edição de 2014 – o que tem tudo pra se repetir em 2015, a presidente petista reeleita daria de cara com seu principal adversário da disputa do ano passado, a mais acirrada da história política do Brasil. O senador Aécio Neves (PSDB) – que perdeu a eleição por uma pequena diferença de 3,28%, será o único político homenageado com o Mérito ABCZ 2015.
PREFERIDO
E é bom lembrar que ao longo do processo eleitoral, no ano passado, o presidente e outros diretores da ABCZ não esconderam a preferência pelo tucano. Criado em 1977, o Mérito ABCZ homenageia criadores, empresários, técnicos e políticos “que desenvolvem trabalhos em prol do crescimento da pecuária zebuína”.

A FOTO DE LEANDRO COURI (EM/D.A PRESS/VEJA), EM QUE FERNANDO PIMENTEL
CONDECORA JOÃO STÉDILE, GANHOU MUNDO, ENQUANTO O GOVERNADOR GANHAVA VAIAS
MAIS INGREDIENTES PARA UMA BOA ENCRENCA
Mera ilusão de quem pensa que o Mérito ABCZ para o senador Aécio Neves seja a única encrenca a agitar os bastidores de véspera da abertura oficial! O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), confirmou presença na inauguração da feira, dia 3 de maio, contra todos os indicativos de que não faria isso... Resta agora, saber se ele fará voo rasante pessoalmente no evento ou se mandará representante.
INVERSÃO DE VALORES
Certo mesmo é que o governador provocou um auê sem precedentes na história da Medalha da Inconfidência – a principal comenda oferecida por Minas Gerais a personalidades que “contribuem com o desenvolvimento do Estado e do Brasil”.
Concedeu a honraria ao líder do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, useiro e vezeiro em invadir e destruir propriedades públicas e privadas – especialmente do mundo agropecuário.
INDIGNAÇÃO
ABCZ emitiu nota oficial criticando e repudiando a homenagem. “O setor produtivo não pode ficar calado ao ver tamanha condecoração ser concedida ao chefe de um movimento que tem um histórico de desprezo ao Poder Judiciário e à Legislação do Brasil, fomentando invasões em propriedades rurais, destruindo a produção e confrontando as autoridades públicas federais e estaduais” – assinou Luiz Cláudio Paranhos.

CURIOSIDADE HISTÓRICA
PAULEIRAS NO PALANQUE
Pelo menos duas aberturas oficiais da ExpoZebu entraram pra história das polêmicas brasileiras.
Em 1963, ao receber o presidente João Goulart, o então líder da ABCZ Antônio José Loureiro Borges fez um discurso recheado de críticas, motivado pela indignação com a proposta de reforma agrária proposta pelo governo federal da época.
Jamais seremos contra uma reforma agrária que venha ao encontro dos anseios da classe rural, dando ao homem do campo: amparo e orientação técnica, financiamentos sem burocracia e sobretudo condições de vida compatíveis com a dignidade humana... A classe rural brasileira aspira realmente por uma reforma agrária, mas uma reforma agrária dentro do que estabelece a Constituição vigente, que valorize os direitos do esquecido homem do campo, que é lembrado unicamente na hora de recolher impostos; uma reforma agrária que, acima de tudo, mantenha o direito de propriedade, desde que não seja ferido o interesse social legitimamente comprovado”,  discursou Antônio  Loureiro Borges.
REDEMOCRATIZAÇÃO
O impacto do discurso de 1963 só perdeu para o impacto do discurso do então presidente da ABCZ Manoel Carlos Barbosa, em 1981, dirigido ao general João Figueiredo, presidente da ditadura militar.
Barbosa surpreendeu a todos, e principalmente ao ditador, quando defendeu a redemocratização do país. Figueiredo nem esperou terminar o evento. Saiu, batendo as botas, direto de volta pra Brasília.

---------------

CONTROVÉRSIAS
Deputados federais não se entendem sobre a maioridade penal em debate no Congresso Nacional
Medidas protetivas, emancipação, redução da maioridade e revisão do estatuto são apenas algumas das ideias que cercam o tema

Adelmo Carneiro Leão (PT/MG)
“Implantar medidas protetivas de cuidado será muito mais efetivo do que medidas de punição. Não há nenhuma razão para aplicar a um jovem oito anos de punição, qualquer que seja o crime... Nem o tempo maior de internação, nem a redução da maioridade contribuirão para reduzir a violência no País”.

Onyx Lorenzoni (DEM/RS)
“O Brasil deveria adotar o conceito de emancipação para fins penais. A medida valeria para adolescentes que cometessem crimes hediondos, sem que fosse necessário reduzir a maioridade penal no Brasil. Um criminoso de 16 anos seria emancipado e julgado como adulto, mas ficaria em um estabelecimento diferenciado até completar 18 anos”.

Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)
“Crimes mais graves cometidos por menores de idade devem ser punidos com mais rigor. É preciso reduzir a maioridade penal no caso de crimes hediondos. Nem sempre os adolescentes que cometem crimes são vítimas do meio social ou da pobreza. Bandido escolhe ser bandido. 98% das pessoas que moram em comunidades carentes são corretas, honestas e seguem a lei. Não me venham com a conversa de que o problema é o meio social, é mentira. Quero saber se é correto o jovem que estupra a filha de alguém ter medida socioeducativa de seis meses”.

Rubens Bueno (PPS/PR)
“A revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 9.069/90) seria o caminho para a ressocialização de jovens que cometeram crimes. Que se aumente o tempo de internação de menores que cometem crimes. É preciso modificar o ECA para ampliar o enfoque das medidas socioeducativas já previstas”.
-----------------

MARCOS MONTES, EDUARDO CUNHA, PAULO PIAU E LUIZ CLAÚDIO PARANHOS ARTICULANDO
EM TORNO DA EXPOZEBU 2015     (FOTO: JOÃO BATISTA/PRESIDÊNCIA CÂMARA)
EXPOZEBU
Presidente da FPA e vice-líder do PSD articula encontros com lideranças rurais e políticas durante a ExpoZebu 2015
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e vice-líder da bancada do PSD na Câmara, o deputado federal majoritário no Triângulo Mineiro, Marcos Montes, se mobiliza em torno da 81ª ExpoZebu, que acontece de 3 a 10 de maio em Uberaba, MG, sob o comando da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Parte da movimentação foi acertada dia 23 de abril, em Brasília, DF, com a presença do presidente da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ), o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, e o prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB).
PRESENÇA CONFIRMADA
Convidado pela comitiva de Uberaba para a abertura oficial do evento – dia 3 de maio, domingo, às 10h, o presidente da Câmara aceitou o convite, além de confirmar presença em atividade extra que será promovida pela Frente Parlamentar da Agropecuária. Neste caso, trata-se de um Café Especial que a FPA vai realizar na véspera da abertura oficial, e portanto, dia 2 de maio, às 15h, no Salão Nobre da ABCZ.
FRENTE A FRENTE
Objetivo de Marcos Montes é transferir para Uberaba a reunião que aconteceria em maio, na Câmara dos Deputados, entre a FPA e o presidente da Câmara, só que, no caso de Uberaba o evento será aberto à participação de lideranças ligadas à agropecuária. Em pauta, a apresentação de sugestões e pedidos de prioridades para as proposições em tramitação no Congresso Nacional.

MARCOS MONTES E LUIZ DUTRA ACERTAM DETALHES DO DEBATE PÚBLICO
DEBATE POLÍTICO
Ainda em torno da ExpoZebu, Marcos Montes acertou parceria com o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra – que também preside o SD em Uberaba. Neste caso, objetivo é realizar um encontro público sobre o Cenário Político Brasileiro – incluindo reforma política, manifestações populares, entre outros temas.
Para este evento, a Câmara de Vereadores deverá convidar lideranças políticas da região, e a população de um modo geral.
Reunião pública também vai acontecer dia 2 de maio, sábado, no Salão Nobre da ABCZ, após o Café Especial com os representantes da agropecuária.
---------------
“A ExpoZebu tem feito história ao longo de sua realização, tanto no segmento rural quanto na política. Não foi por acaso que todos os principais candidatos a presidente da República nas eleições de 2014 marcaram presença na feira”
Marcos Montes
-----------------
EXPOZEBU
2º Leilão União de Forças ajuda Uberaba e Barretos na luta contra o câncer
Acontece no dia 2 de maio, a partir de 12h, no Tatersal Rubico Carvalho, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o 2º Leilão União de Forças, cuja renda vai beneficiar milhares pacientes de todo o Brasil em tratamento nos hospitais de câncer de Uberaba/MG e de Barretos/SP. Mais uma vez, criadores de gado de elite de todo o Brasil terão a oportunidade de se unir contra o câncer, doando animais e prenhezes destacadas na pecuária seletiva nacional.
DÉFICIT
As duas instituições atendem a pacientes de todo o Brasil pelo SUS e integram rede insuficiente de hospitais filantrópicos de combate ao câncer que têm salvado milhares de vidas. Os custos de tratamento são gigantescos, o que tem gerado nestas instituições um déficit mensal de mais de 40% dos investimentos em tratamento.
LEILÃO 2014
No ano passado, o leilão arrecadou R$ 1,5 milhão, segundo a gerente de Relacionamento Corporativo da Rede de Proteção Social do Hospital Hélio Angotti, Geise Degraf. De acordo com ela, “todo o recurso arrecadado com o leilão é destinado para a aquisição de medicamentos e materiais hospitalares, conforme ficou estabelecido pela diretoria, beneficiando os mais de 4 mil pacientes em tratamento na instituição uberabense”.
--------------
PRAÇA UBERABA SHOPPING TERÁ QUATRO CAFETERIAS
INAUGURAÇÃO
Praça Uberaba Shopping Center
Data: 29 de abril/2015
Horário de funcionamento: 10h às 22h
Lojas: 148 lojas em sua primeira fase
Investimentos: R$ 230 milhões
Estrutura: cinco pavimentos, sendo dois de garagens cobertas, dois de lojas e o Terraço
Estacionamento: 1.200 vagas nas garagens cobertas e 296 vagas abertas
Localização: Extensão da avenida Leopoldino de Oliveira, no início da Univerdecidade


JOSÉ RENATO GOMES - SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO,
E MANOEL RODRIGUES - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL
E DE SERVIÇOS DE UBERABA/ACIU, TESTAM O 7D NO SHOPPING UBERABA
(FOTO: FRANCIS PRADO)
EXPOSIÇÃO DINOSSAUROS
Shopping Center Uberaba
Data: Até 17 de maio/2015
Horário1: Segunda-feira a sábado/10h às 22h
Horário2: Domingo/14h às 20h
Destaque: A réplica em tamanho real do Tiranossauro Rex adulto, na Praça de Eventos,  impressiona o público com suas proporções, sons e movimentos
Destaque2:  Cinema 7D, que exibe filmes educativos com efeitos. Para completar a experiência, há três dinossauros de brinquedo, nos quais as crianças poderão sentar-se sobre seus dorsos
Endereço: Avenida Santa Beatriz da Silva, 1.501
------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário