1 de maio de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS


POLÍTICA E POLÍTICOS --- Acompanhados de suas respectivas mulheres, o ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) e o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) dividiram mesa na inauguração do Praça Uberaba Shopping Center, colocando ainda mais lenha na fogueira de que Adauto, com problemas na Justiça Eleitoral, vai apoiar Lerin na disputa de prefeito em 2016. Entre Adauto e Lerin, o tranquilo presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba/Aciu, Manoel Rodrigues, que estava mesmo, era comemorando os 2,5 mil empregos que serão abertos com o novo shopping. E se a lenha na fogueira não foi suficiente na inauguração, teve mais com a foto acima circulando no Facebook.


Reverso da medalha
Aécio Neves sai de cena...
Único político na lista dos que seriam homenageados na abertura oficial da ExpoZebu com a medalha do Mérito ABCZ 2015, o senador e ex-candidato a presidente da República em 2014, Aécio Neves (PSDB), não havia confirmado presença até o fechamento desta edição. Tucanato de Uberaba, que esperava reinar absoluto, já lamenta a ausência, e até os tucanos de alta plumagem asseguram que não sabem o motivo. Na ABCZ, também parece não haver mais dúvida de que o senador não estará na abertura dia 3 de maio, domingo.
PIMENTEL CONDECORA
STÉDILE E PROVOCA CELEUMA

FOTO: LEANDRO COURI (EM/D.A PRESS/VEJA)
Fernando Pimentel assume...
Por sua vez, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), que chegou a confirmar presença e depois desconfirmar, agora parece não ter mais dúvidas. Engoliu (como bom político) a moção de repúdio que recebeu da Câmara de Uberaba, e garantiu ao prefeito Paulo Piau (PMDB) – seu aliado, que estará sim, na abertura, dia 3 de maio.
O prefeito não esconde o entusiasmo, mesmo porque tem uma série de assuntos a tratar com Pimentel. Entre eles, uma ajuda do Estado para colocar o hospital regional em funcionamento; o aumento dos efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil; a construção do gasoduto que vai abastecer a fábrica de amônia.

JOSIMAR ROCHA PRESIDE
O PT DE UBERABA
PT divulga carta aberta de apoio ao governador e elogia decisão de participar da ExpoZebu
Severamente criticado – por opositores e aliados, por ter condecorado o líder do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, com a Medalha da Inconfidência, a maior honraria de Minas Gerais, o governador Fernando Pimentel recebe um afago na véspera de fazer voo rasante em Uberaba.
Até o Papa!
Em carta aberta divulgada nas redes sociais, o diretório do PT defendeu a condecoração, “por reconhecer a legitimidade dos movimentos dos trabalhadores rurais e sua luta incansável pela justiça no campo, frequentemente ignorada por emissoras de televisão e de rádios e por jornais e revistas, que quando abordam o tema é para criminalizar seus dirigentes e suas ações”. O documento aplaude a decisão de Fernando Pimentel, e lembra que o líder do MST chegou a ser recebido pelo Papa Francisco em novembro de 2014.
Estilo mineiro
O diretório do PT/Uberaba também aplaude o governador pela decisão de superar os problemas causados pela condecoração e comparecer à abertura da ExpoZebu dia 3 de maio. Vale lembrar que Pimentel foi alvo de dois repúdios saídos de Uberaba: da Câmara de Vereadores e da própria ABCZ, através de nota oficial publicada logo após a homenagem ocorrida em 21 de abril – Dia de Tiradentes.

EDUARDO CUNHA: REZA BRABA PRA EVITAR
REPRISE DE MANIFESTAÇÕES QUE ANDAM
OCORRENDO BRASIL AFORA
Agitos da ExpoZebu começam na véspera da abertura oficial
Antes da abertura oficial, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – que não quer ver João Stédile nem pintado de ouro, realiza eventos em parceria com a ABCZ. Sábado, dia 2 de maio, o Salão Nobre da entidade abre as portas duas vezes – ambas com a presença confirmada do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ).
Agropecuária
O primeiro evento acontece às 15h, quando a FPA e agropecuaristas presentes na feira vão ficar frente a frente com o presidente da Câmara dos Deputados. Em pauta, a apresentação de sugestões e pedidos de prioridades para as proposições em tramitação no Congresso Nacional. Após a reunião, os presidentes da Frente e da ABCZ, respectivamente o deputado federal Marcos Montes (PSD/MG) e Luiz Cláudio Paranhos, conversam com a imprensa.
Política
A partir de 16h30 entra em pauta um debate público sobre o cenário político brasileiro – incluindo agora, a  parceria com a Câmara de Vereadores e seu presidente Luiz Dutra (SD). “A ExpoZebu tem feito história ao longo de sua realização, tanto no segmento rural quanto na política” – justifica Marcos Montes, articulador dos dois encontros.

Às voltas com reivindicações aos montes, o blog StiquifarNews - do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região, dá um tempo para anunciar que o uberabense Murilo Ferreira acumula desde 29 de abril, quarta-feira, dois dos cargos de maior peso do mundo corporativo brasileiro.
É, ao mesmo tempo, presidente da gigante de mineração Vale e presidente do Conselho de Administração da Petrobras em um momento particularmente decisivo para a história da companhia – diz a matéria da BBC Brasil, repercutida no blog (stiquifaruberabanews.blogspot.com.br).
Fertilizantes
Stiquifar nasceu na década de 1980 - do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas de Uberaba/Stiacau, na época representante dos
trabalhadores do setor de fertilizantes – especialmente da então Fosfertil, hoje complexo industrial da Vale Fertilizantes em Uberaba.
Prós e contra
Notícia da BBC Brasil diz que o nome de Murilo Ferreira foi recebido com um misto de otimismo e cautela por analistas do setor. “Por um lado, há certo consenso de que a experiência que Ferreira acumulou na Vale pode contribuir para tirar a Petrobras da crise desatada pelas repercussões da Operação Lava Jato e aprofundada pela queda do preço do petróleo no mercado internacional” afirma.
Por outro - como ressaltam Fábio Gallo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) - há incertezas sobre se o tempo que o executivo terá para analisar os negócios da petrolífera estatal será suficiente, dado suas responsabilidades na Vale e o fato de que a mineradora também passa por uma situação complicada” – contra-argumenta a notícia.

RECOMEÇO
Petrobras reforma o site, com Operação Lava Jato de destaque
Se não pode contra eles, una-se a eles – diz um antigo e sábio ditado popular! De cara nova, o site da Petrobras não tem ressalvas quanto à Operação Lava Jato – investigações da Polícia Federal sobre as denúncias de corrupção na estatal. Revela, logo de cara, que a empresa ingressou com pedidos para ser assistente do Ministério Público Federal nas sete ações penais decorrentes da Operação Lava Jato, “nas quais somos vítima”. As ações estão em curso na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).
Indenizações
Diz a notícia, que, com essa medida, a Petrobras, “que vem colaborando com as autoridades públicas”, pretende atuar de forma mais incisiva na busca da reparação do seu prejuízo, “visto que a sentença penal condenatória poderá garantir indenização pelos prejuízos oriundos dos delitos”.
Modelo de gestão
Diz também, o site da Petrobras, que um novo modelo de gestão vem sendo avaliado, com foco no aprimoramento da gestão financeira e do modelo de decisões, investindo na sinergia entre as diretorias e em uma maior agilidade para os processos, com cada vez mais segurança. “Os novos presidente e diretores assumiram com a missão de dar continuidade ao aprimoramento do modelo de gestão da companhia” – afirma a nota, citando como exemplo, as mudanças no Conselho de Administração.

Direito à vida
Câmara aprova projeto que criminaliza maus-tratos contra cães e gatos
Texto também criminaliza o abandono dos animais e a realização de rinha de cães 

Fonte: Agência Câmara
Ativistas das causas dos animais comemoram: Câmara dos Deputados acaba de aprovar o projeto de lei 2833/11, do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB/SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos. A matéria foi aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR/MG), e ainda votada no Senado Federal.
Detenção
De acordo com o texto, matar cão ou gato terá pena de detenção um a três anos. A exceção será para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida.
Se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de um a três anos. Neste último caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infecto-contagiosa que não responda a tratamento.
Essas penas serão aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.
Assistência e abandono
Para o agente público que tenha a função de preservar a vida de animais e não prestar assistência de socorro a cães e gatos em situações de grave e iminente perigo, ou não pedir o socorro da autoridade pública, a pena será de detenção de um a três anos.
O abandono de cão ou gato provocará a detenção por três meses a um ano. O abandono é definido pelo projeto como deixar o animal de sua propriedade, posse ou guarda, desamparado e entregue à própria sorte em locais públicos ou propriedades privadas.
Rinha de cães
No caso da rinha de cães, a pena será de reclusão de três a cinco anos; e a exposição de cão ou gato a perigo de vida ou a situação contra sua saúde ou integridade física provocará detenção de três meses a um ano.
Aumento de pena
Todas as penas previstas no projeto serão aumentadas quando, para a execução do crime, se reunirem mais de duas pessoas.

“Grande vitória da causa animal!!! Os animais são seres que sentem dor, fome, sede, medo e têm sentimentos. Como agir de forma cruel provocando muitas vezes até sua morte e não serem presos? Agora, deixar um animal debaixo de sol, chuva  sem água, alimento, acorrentado e não acontecer nada?! Com a prisão, as pessoas terão que respeitá-los da maneira digna que merecem”...
Denise Max – vereadora pelo PR/Uberaba, ativista da causa, líder 
da Associação Uberabense de Proteção aos Animais/Supra



SHOPPING 1
Investimentos dos lojistas do Praça Uberaba Shopping Center chegam a R$ 110 milhões
Os lojistas que estão investindo no recém-inaugurado Praça Uberaba Shopping Center devem movimentar algo em torno de R$ 110 milhões com suas instalações. A  previsão é da 5R Shopping Centers, a empreendedora que investiu R$ 230 milhões na construção do shopping, que deve somar 2,5 mil empregos. Os números começaram positivos também em termos de retorno. No seu primeiro dia de operação o Praça Uberaba Shopping Center recebeu cerca de 15 mil visitantes.
Funcionamento
O Praça Uberaba Shopping Center está aberto ao público das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado. Aos domingos e feriados, as lojas abrirão das 14h às 20h e a praça de alimentação e áreas de lazer estarão em atividade das 12h às 22h. O estacionamento ainda está livre para o público. Neste momento, a operação do estacionamento está em teste e em fase de adaptação para os lojistas e clientes. Ainda não existe data definida para o início da cobrança.

FISIOTERAPEUTA E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA SAMANTHA BATISTA AMUI CORREIA LEVOU O PRIMEIRO PRÊMIO NO SORTEIO DA PROMOÇÃO DO DIA DAS MÃES NO SHOPPING CENTER UBERABA. PROMOÇÃO, ALIÁS, QUE ESTÁ A PLENO VAPOR. FOTO: FRANCIS PRADO

SHOPPING 2
Shopping Center Uberaba aposta em aumento de 5% nas vendas do Dia das Mães
Ingressando no seu 17º ano de funcionamento, o Shopping Center Uberaba finalizou seu terceiro projeto de expansão somando 200 salões comerciais e um fluxo mensal de consumidores de mais de 750 mil pessoas. Está em curso agora, a primeira etapa da quarta expansão, com previsão de investimentos na ordem de R$ 180 milhões, e de estar concluída até 2017. Esta etapa envolve o novo complexo de cinemas - que será no segundo piso, com oito salas, sendo duas VIPs, e a construção de estacionamento coberto.  “É um mérito do Shopping Uberaba prestigiar es empresas e os profissionais locais”, diz o engenheiro Plauto Ricioppo, da Termoar Sistemas Térmicos, uma das contratadas pela Jaguara Empreendimentos, proprietária do Shopping Uberaba.
Dia das Mães
Considerada uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães já agita o Shopping Center Uberaba. Expectativa é de que as vendas cresçam cerca de 5% na comparação com 2014 – segundo a Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba/Assoceu. Previsão é de que estarão em alta os produtos de menor valor, porém, a movimentação inclui o setor de gastronomia e lazer, por exemplo.

KAKÁ CARNEIRO ESTÁ DE OLHO NA CELEUMA DA DIVISA ERRADA
Prefeito fica sem líder na Câmara dos Vereadores
Vereador Kaká Carneiro (PSL) deixa pela segunda vez a liderança do governo Paulo Piau (PMDB) na Câmara de Uberaba. Assessoria do vereador diz que a decisão foi tomada no início de abril e que já tinha sido antecipada ao prefeito. A leitura do requerimento com a renúncia da função aconteceu no plenário da Câmara, dia 30 de abril. Kaká avalia como de grande importância nas ações dos últimos meses, a abertura do canal de comunicação que conseguiu estabelecer entre os vereadores e Paulo Piau. “Este diálogo foi ampliado consideravelmente” – ressalta. Com a renúncia, ele diz que terá mais tempo para se dedicar às bandeiras que defende, como a nova Unidade Básica de Saúde do Santa Maria, o armamento da Guarda Municipal de Uberaba, melhorias para o Mercado Municipal e ainda, a questão da divida entre Uberaba e Uberlândia – onde foi detectado um erro já denunciado ao Ministério Público.
------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário