13 de maio de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

LUIZ DUTRA E KAKÁ CARNEIRO ACOMPANHARAM A MUDANÇA DA PLACA QUE ESTAVA EM LOCAL IRREGULAR. A IMPRENSA TAMBÉM ACOMPANHOU TUDO  (FOTO: RODRIGO GARCIA/CÂMARA)
Vereadores recuperam mais de cinco quilômetros de "fronteira" para Uberaba
Mobilização de dois vereadores resulta em “devolução” de 5,4 quilômetros de "fronteira" para Uberaba. Presidente da Câmara, Luiz Dutra (SD), e Kaká Carneiro (PSL) verificaram que a placa instalada na divisa entre os municípios de Uberaba e Uberlândia simplesmente “roubava” um pedaço de Uberaba em benefício da cidade vizinha, há mais de 50 anos.
Ação 
Assunto ganhou manchetes nos veículos de comunicação, além da atenção do Ministério Público, da MGO - empresa que detém a concessão da BR/050, e do Instituto de Geoinformação e Tecnologia de Minas Gerais/Igetec. Neste dia 13 de maio, quarta-feira, o Igetec retirou a placa que estava localizada no Córrego da Divisa e transferiu para o Córrego do Retiro, devolvendo a Uberaba 5,4 quilômetros.
Acertos
Além dos prejuízos econômicos que Uberaba sofreu ao longo dos anos e ainda poderia sofrer, pelo menos um erro está sendo agora, avaliado pela MGO: a praça de pedágio foi instalada como se estivesse sediada em Uberlândia, quando na verdade está no lado de Uberaba.
---------------

AGRADO EM DOSE DUPLA
Por sua vez, a rede Fujioka fica no empate... Com sede em Goiânia (GO), a rede lançou lojas no recém-inaugurado Praça Uberaba Shopping Center e no Shopping Center Uberaba. A empresa trabalha com produtos de telefonia, informática, cuidados pessoais e cine e foto, abriu cerca de 50 vagas de emprego nas duas unidades, e uma coisa ninguém pode negar: confia no mercado de Uberaba.

----------------
BONS NEGÓCIOS
Teve início o 13º Encontro de Bons Negócios realizado pela Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro/Certrim. Evento foi aberto pelo presidente, Luiz Henrique Borges Fernandes, com o compromisso de oferecer, aos cooperados, a oportunidade de se prepararem para a safra 2015/2016. Nada menos do que 26 empresas de produtos agrícolas e pecuários participam das rodadas de negócios, e a estimativa é de se receber cerca de 400 visitantes por dia. (Foto: Enerson Cleiton)
------------------

CRIANÇA NÃO MENTE
Prefeito Paulo Piau (PMDB) pretende passar pelos bairros de Uberaba – segundo ele, para ouvir a população e visitar programas e obras tocados pela prefeitura. Sem local, dia e hora definidos. Começou pelo Fabrício, onde aproveitou pra ouvir gente sincera – a criançada. (Foto: Divulgação Prefeitura)
----------------
ABOLIÇÃO TARDIA
Após 127 anos da assinatura da lei que acabou com a escravidão no Brasil, o Poder Legislativo de Uberaba reconheceu o fato oficialmente.
Durante as festividades relativas à data, realizadas na Igreja de Santa Teresinha, a Câmara de Vereadores se retratou através de documento, que foi, inclusive, registrado em cartório. De acordo com o Arquivo Público, o Poder Legislativo de Uberaba ignorou a lei imperial e simplesmente se omitiu.  (Fotos: Rodrigo Garcia/Câmara)
------------
AJUSTE FISCAL
Visita do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, à sede da Frente Parlamentar da Agropecuária/FPA deixou o presidente da entidade, deputado federal Marcos Montes (PSD), de cabelo em pé. O jeito foi garantir apoio para as propostas de ajuste fiscal que o governo federal enviou para o Congresso Nacional. “Do jeito que o ministro mostrou, e provou com números e fatos, se não houver o ajuste fiscal, o Brasil ficará ingovernável, independente de quem esteja no poder” – diz Marcos Montes. (Foto: Divulgação FPA)
--------------
Uberaba conquista mais de 1.400 novos eleitores após 2014
Uberaba entrou o mês de maio de 2015 com 220.602 eleitores – 1.491 a mais do que o eleitorado que estava apto ao voto em outubro de 2014. Estatísticas acabam de ser divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE. Deste total, 53,38% são mulheres. Elas somam 117.760 eleitoras contra 102.635 homens (46,53%). De acordo com o TSE, 207 (0,094%) eleitores de Uberaba não informaram o sexo.
Escolaridade
As estatísticas de abril de 2015 informam que, dos 220.602 eleitores de Uberaba, 6.958 são considerados analfabetos; 14.601 possuem curso superior completo; 9.985 têm curso superior incompleto; 39.416 têm o ensino médio completo; 46.843 não concluíram o ensino médio; 19.002 possuem ensino fundamental completo, e 69.864 não completaram o ensino fundamental. Eleitorado envolve pessoas com 16 anos ou mais.
Geral
No Brasil, são 143,7 milhões de eleitores. Minas Gerais tem 15,3 milhões de eleitores. São 10,6% do eleitorado brasileiro, e o segundo maior do país, só perdendo para São Paulo – que tem 32,2 milhões (22,4%).

QUASE 30 MIL SÃO FILIADOS
Ranking das filiações, porém, não coincide com a opção dos votos dados às legendas pelo eleitorado que foi às urnas em 2014. Confira tabela com as diferenças, no final desta edição...
As estatísticas recém-divulgadas pelo TSE também informam os números relativos às  filiações. Indicam que a cidade tem 28.629 eleitores inscritos em 32 partidos políticos.
Ajuste
De acordo com informação da assessoria de comunicação do TSE - transmitida à assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, e repassada a esta colunista, os números de filiados incluem o total das listas encaminhadas pelos partidos até dia 14 do mês passado – data final para a apresentação dos filiados no primeiro semestre do ano.
Prazos
A relação dos nomes de todos os filiados deve ser enviada na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, tanto pelos órgãos de direção municipal, regional quanto nacional, dos partidos políticos.
Eleições 2016
Lista deve ser remetida aos juízes eleitorais para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos. Para concorrer nas eleições de outubro de 2016, o político terá que estar filiado ao mesmo partido há no mínimo um ano antes do pleito.

DIFÍCIL MESMO É TUCANO DESCER DO MURO, CONFORME MOSTRA A FOTO DE ENERSON CLEITON
Tucanato de Uberaba tem até dia 17 para eleger novo comando
Em pleno período previsto em resolução da Comissão Executiva Nacional para que o PSDB realize suas convenções municipais, não se ouve um pio que seja dos tucanos de  Uberaba! O documento assinado pelo presidente nacional, senador Aécio Neves (MG), prevê que a escolha dos comandos da legenda deve acontecer em convenções estaduais no dia 14 de junho, e municipais no dia 10 de maio – sendo que os encontros municipais podem acontecer em qualquer data entre 3 e 17 de maio, desde que recebam autorização do diretório estadual. A convenção nacional está prevista para 5 de julho.
Votos nos tucanos
Fosse só isso, Uberaba até que podia passar batido, aguardando que a direção estadual indicasse uma Comissão Executiva Municipal Provisória... Problema é que, de acordo com a mesma resolução da CEN, o PSDB deve fazer convenções nas cidades onde o partido obteve mais de 6% de votos para seus candidatos a deputado federal e estadual em 2014. Em Uberaba, o índice foi superado. Só o eleito Caio Narcio obteve 5.251 votos na cidade, representando 3,86% do total de votos para deputado federal.

Encrenca tucana
Enquanto isso, o comando de Uberaba continua encrencado! Sem direção desde 31 de março, quando terminou a vigência da executiva provisória, o PSDB se vê às voltas com uma candidatura extraordinária. A filiada histórica, amiga pessoal do presidente nacional Aécio Neves, delegada de polícia Sandra Mara Wazir, lançou seu nome para a presidência da legenda. O último presidente, engenheiro Maurício Cecílio, silenciou diante do lançamento, bem como o presidente estadual Marcus Pestana – cujo mandato vai até 14 de junho.
------------
CONFIRA A DIFERENÇA ENTRE AS ESCOLHAS PARA FILIAR E PARA VOTAR NA LEGENDA

--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário