18 de maio de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

NOTA DE PESAR DO PT DE MINAS GERIAS E MUITOS LAMENTOS NA REDE SOCIAL REPERCUTEM MORTE DE BARTÔ
Com direito a nota de pesar divulgada pelo comando estadual do Partido dos Trabalhadores/PT-MG, e dezenas de lamentos na rede social, morreu no fim de semana, vitimado por um câncer, o jornalista, publicitário, vice-presidente petista em Uberaba, Luiz Fernando Bartonelli. Conhecido e chamado simplesmente de Bartô, ele tinha amigos nas mais variadas frentes partidárias e, ao mesmo tempo, era um militante acirrado na defesa do PT.
Para avançar
Com a chapa “PT Para Avançar”, Bartonelli se candidatou a presidente do partido, em novembro de 2013. Disputou o 1º turno com Josimar Rocha (O Partido que Muda Uberaba, Minas e o Brasil); Sebastião Severino (Experiência, Renovação e Coragem); Sandro Sene (Militância no Poder do PT), e saiu do embate na terceira colocação, enquanto Josimar e Sebastião foram para o 2º turno. Bartonelli apoiou Josimar – eleito para comandar o PT/Uberaba.
-------------

COM DESABAFO E BANDEIRA DA CULTURA, LÍDER AFRO ANUNCIA
DISPUTA A VEREADOR 
Mestre de cultura popular e afrobrasileira, e sem dúvida, uma das principais lideranças e personalidades da negritude de Uberaba, o jornalista e professor Antônio Carlos Marques se lançou candidato à disputa de uma vaga na Câmara de Vereadores em 2016. O anúncio foi divulgado em seu mural no Facebook, com direito a foto estilo candidato e desabafo sobre a atual política brasileira.
Desabafo
“...Está muito difícil! Estou muito decepcionado com o que está aí...Pessoas que pregavam moralidade, e nas quais eu acreditava, estão fazendo totalmente o contrário” – afirma Antônio Carlos. Apesar de ter sido anunciado, em 2014, como novo filiado ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB, o pré-candidato diz, com todas as letras, que ainda não definiu a legenda pela qual pretende disputar a vereança. Vale lembrar que o candidato é obrigado a estar filiado no partido pelo menos um ano antes da eleição.
Bandeiras - Antônio Carlos Marques já antecipou suas bandeiras prioritárias: cultura, educação e social.
--------------
TRIBUNAL ELEITORAL DE MINAS ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROJETO ELEITOR DO FUTURO
E por falar em eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, acaba de lançar a nova temporada do Projeto Eleitor do Futuro. Escolas interessadas em adotar o projeto podem fazer a solicitação pelo site do tribunal - bastando preencher um formulário e aguardar o contato do cartório eleitoral responsável para confirmar o agendamento. O projeto, que já está em sua terceira edição, tem como objetivo contribuir para a formação cidadã do jovem eleitor.
Parceria e temas
O programa é realizado em parceria com o Ministério Público Eleitoral e a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE, e promove encontros, nas escolas, entre representantes da Justiça Eleitoral – juízes e servidores, e alunos do ensino médio de todo o Estado.
São abordados e debatidos temas como democracia, cidadania, partidos políticos, eleições, voto, o papel da Justiça Eleitoral, entre outros.  “O que se espera é que o jovem eleitor compreenda criticamente o valor e o significado de seu voto no processo democrático, aprimorando continuamente sua forma de participação política” – diz o programa.
Em 2014, foram feitas mais de 50 palestras, com 5.700 alunos atendidos em 24 municípios mineiros.
(http://www.tre-mg.jus.br/noticias-tre-mg/2015/Maio/aberta-a-nova-temporada-do-projeto-eleitor-do-futuro)

CICLO REGIONAL DE DEBATES EM UBERLÂNDIA VAI REFLETIR SOBRE CIDADANIA
Também estão abertas as inscrições para participação no Ciclo Regional de Debates - evento que será promovido pela Escola Judiciária do TRE-MG no dia 22 de maio, sexta-feira, a partir das 18h30, em Uberlândia (na Câmara de Dirigentes Lojistas/avenida Belo Horizonte, 1.290).
Direito e cidadania
A programação inclui palestras do presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, e da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal/STF, ministra Cármem Lúcia Antunes Rocha. O desembargador Geraldo Augusto vai abordar o tema Reflexões sobre o Direito no Mundo Contemporâneo, e a ministra Cármem Lúcia fará palestra sobre Os Tribunais Superiores e a Cidadania.
Estas palestras serão abertas a todo o público interessado, e as inscrições podem ser feitas no site do TRE até o dia 22 de maio.
Público-alvo
O evento continua sábado, neste dia com programação restrita a juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral da região de Uberlândia, que tiveram até 5 de maio para inscrever-se.
-------------
Reforma política
Deputado defende redução do tempo de campanha e mudanças no horário eleitoral
Vice-líder da bancada do PSD na Câmara, o deputado federal Marcos Montes defende a redução do período das campanhas, e consequentemente do horário eleitoral no rádio e na televisão.
Ele vai, inclusive, apresentar a proposta através de emenda à reforma política que está tramitando na Câmara dos Deputados, e que pode ser votada ainda em maio – segundo declarações do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB/RJ).
Guerra
Criticando o que viu e ouviu nos programas eleitorais durante a campanha das eleições gerais de 2014, o parlamentar reflete que, além de alterações impostas através de legislação, “é preciso haver mudança conceitual por parte dos partidos, dos candidatos e dos profissionais contratados”. Diz que nada justifica a “guerra” travada em alguns programas.
Controle remoto
Ele lembra que levantamentos feitos no ano passado mostraram que cerca de 70% dos telespectadores desligaram os aparelhos de TV ao longo do horário de propaganda eleitoral. “Isso demonstra, por si só, a necessidade de mudanças urgentes” - ressalta.
Expectativas
Marcos Montes observa que, por onde passa, a reforma política tem sido assunto recorrente por parte do eleitorado, de lideranças dos mais variados segmentos e de eventuais pré-candidatos de 2016. “São grandes as expectativas sobre mudanças que possam acontecer, principalmente para as eleições de outubro do ano que vem” – destaca.
--------------
PRÉDIO DO CINE METRÓPOLE/GRANDE HOTEL SERÁ REMODELADO E VAI GANHAR ESTACIONAMENTO DE QUATRO ANDARES 
Em tempos de BRT/Vetor – em que cada segundo é importante para embarque e desembarque de pessoas na avenida Lepoldino de Oliveira, o histórico prédio do Cine Metrópole/Grande Hotel deve ganhar um moderno estacionamento. A proposta dos proprietários já foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico, com alguns senões. A remodelação e criação de um estacionamento de quatro andares não poderá mudar a fachada original. Além disso, o hotel será remodelado e surgirá um centro de convenções. Detalhe: o prédio não chegou a ser tombado pelo patrimônio histórico e artístico, e portanto, pode sofrer alterações.
Curiosidade histórica
Construído em 15 meses, o empreendimento - considerado arrojado para a época, foi o primeiro prédio do Triângulo Mineiro. De propriedade da Companhia Cinematográfica São Luiz, foi inaugurado dia 12 de fevereiro de 1941. O cinema e o hotel foram desativados, e a situação de abandono tem sensibilizado os uberabenses há vários meses.
(Foto: Acervo Arquivo Público de Uberaba)

CONSELHEIRO DIZ QUE PROJETO É BOM PARA O DESENVOLVIMENTO DE UBERABA 
Conselheiro do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, o divulgador cultural e empresário (Casa do Folclore), Gilberto Rezende, avalia que o projeto será muito importante para Uberaba. “Não se trata única e exclusivamente de se transformar o local em estacionamento, mas sim, de  um planejamento completo de remodelação e conservação do hotel” – afirma. Segundo o conselheiro, “as pessoas envolvidas neste projeto têm muita credibilidade pelo passado das famílias”. E ainda: ele confirma que o projeto também prevê um centro de convenções.
-------------
VÍTIMA DE ATAQUES NA REDE SOCIAL, PREFEITO DE UBERABA REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA POLICIAL
Às voltas com uma série de novos investimentos para Uberaba, o prefeito Paulo Piau (PMDB) foi obrigado a tirar um tempo da agenda pra cuidar de um assunto que tem mobilizado uma boa parte dos brasileiros: os ataques promovidos nas redes sociais. “Qual cidadão de bem, ao ver seu nome envolvido em mentiras, ao receber ameaças, não tomaria providências?!” – desabafa ele, em seu mural no Facebook, anunciando que acabara de lavrar um boletim de ocorrência contra perfis que estão servindo de base para atacá-lo, e até à sua família.
Debate e críticas, sim!
Paulo Piau lembra que sua criação familiar e trajetória “foram forjadas na democracia e na transparência”. E portanto – segundo ele, “foi com naturalidade que ocupei estes espaços na rede social, preparado para o debate, para a crítica, para a sugestão, para a convivência entre as diferenças...
Ameaças e ofensas, não!
E continua: “Até fiz vista grossa para certas ofensas! Entretanto, algumas páginas se tornaram palanque de calúnias e difamação, existindo exclusivamente para ataques e ameaças à minha pessoa e à minha família. Essas pessoas não querem o diálogo, querem desestabilizar o Governo e dessa forma prejudicar a população”.
Problemas - Ainda em sua postagem, o prefeito admite que Uberaba – “como toda grande cidade”, tem problemas, “mas lutamos todos os dias para resolvê-los”.
Democracia
Ele diz que não teve outra opção para se resguardar, a não ser fazer um boletim de ocorrência policial. “Tenho o maior respeito pelas redes sociais, pela livre manifestação do pensamento, pela democracia. Ai de nós, não fosse ela! E estou denunciando estas pessoas justamente porque elas estão usando a democracia como pretexto para a prática da calúnia, da difamação e da ameaça. Essa postura não é uma verdadeira afronta à liberdade?”

AQUISIÇÃO DE REMÉDIOS PARA ATENDER MEDIDAS JUDICIAIS ENTRA EM RETA FINAL DE TRAMITAÇÃO
E a qualquer momento o prefeito de Uberaba deve fazer um anúncio aguardado com ansiedade por dezenas de famílias: a conclusão dos procedimentos de aquisição de medicamentos e insumos para atender a ações judiciais. Várias licitações foram homologadas – segundo publicações no Porta-Voz, jornal oficial do município, só uma delas, no valor de R$ 4,5 milhões. Este pregão presencial foi vencido pela empresa Central Xavier de Medicamentos, e prevê o fornecimento de medicamentos, com base em tabela oficial, por um ano.
Um outro pregão – este, no valor de R$ 300 mil, foi vencido pela TotalMed, e tem o objetivo de fornecer material médico-hospitalar, solicitados por mandados judiciais para atender aos usuários do sistema público de saúde.
------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário