20 de maio de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

COSTURAS POLÍTICAS - PAULO PIAU E FERNANDO HUEB RECEBEM PEEMEDEBISTAS DE
TODO O ESTADO, PARA ENCONTRO QUE VAI DEBATER, INCLUSIVE,
ELEIÇÕES 2016 (FOTO: ENERSON CLEITON)
PMDB DE MINAS COSTURA AS ELEIÇÕES 2016 EM UBERABA
Recém-designado para presidir o PMDB/Uberaba, o odontólogo, professor e pesquisador e chefe de Gabinete da prefeitura, Fernando Hueb, assume a organização e coordenação do primeiro encontro regional que a direção estadual de Minas Gerais vai realizar na cidade após as eleições gerais de 2014. E mais do que isso: já às voltas com os preparativos para as eleições municipais de 2016 – prefeito, vice-prefeito e vereadores. Na retaguarda do evento está o filiado mais importante da legenda em Uberaba, o prefeito Paulo Piau.
O evento
O encontro regional do PMDB de Minas acontece dia 23 de maio, sábado, a partir das 9h30, na Casa do Folclore (Salão Rosa). Com presença confirmadíssima do vice-governador e presidente estadual do partido, Antônio Andrade.  Em pauta – segundo informa o próprio partido, em seu site oficial, estará o processo eleitoral de 2016, e o objetivo de eleger prefeitos e vereadores Minas afora.
Parceiro
Vale lembrar, inclusive, que Andrade  tem sido um parceiro de primeira hora do prefeito de Uberaba, a quem apoiou contra tudo e contra todos, nas eleições de 2012 – quando Paulo Piau foi eleito. Na ExpoZebu 2015, assumiu o vazio deixado pela ausência do governador Fernando Pimentel (PT), e acabou sendo alvo dos protestos que seriam dirigidos ao chefe do Executivo estadual.

PARTIDO ASSUMIU LIDERANÇA NO RANKING DAS FILIAÇÕES, APÓS ELEIÇÕES 2012
A eleição de Paulo Piau para prefeito provocou a maior reviravolta já ocorrida no ranking das filiações partidárias em Uberaba. Após um amplo recadastramento – com o cancelamento de todas as fichas e um recomeço do início, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro atropelou outras 31 legendas e saltou para a liderança, superando, inclusive, o Democratas/DEM, que ocupou o primeiro lugar nas últimas décadas, desde quando era Partido da Frente Liberal/PFL.
A virada
Desde que tomou posse em janeiro de 2013, Paulo Piau entrou de cabeça no fortalecimento do seu partido. Hoje, o PMDB tem 6.261 filiados – de acordo com os números de abril de 2015, recém-divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE. O DEM – na segunda colocação, está com 4.694 filiados. Nas eleições gerais de 2014, o partido assumiu a liderança, também no ranking das opções pelas legendas, recebendo 2.881 votos. O segundo lugar em votos de legenda ficou para o PSDB, seguido pelo PT.
------------------

CASAMENTOS COMUNITÁRIOS DE UBERABA SOMAM MAIS DE 1.000 UNIÕES COM A EDIÇÃO 2015 
Casório acontece no final de maio com direito a bem-casados e surpresa no final
Ao contrário de versões anteriores, não houve inscrição de casais homoafetivos para a 11ª edição do Casamento Comunitário de Uberaba – que bate numa estatística histórica.  De acordo com a assessoria da Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Social, 126 casais vão unir-se em matrimônio dia 29 de maio, às 19h, no Cine Teatro Vera Cruz. Com isso, o programa terá passado dos mil casais, já que 876 casamentos aconteceram nas dez edições ocorridas até 2014. Serão, portanto, 1.002 uniões com as que vão acontecer no final deste mês.
Bem-casados
Por sinal, o casório terá direito à presença de familiares e amigos, distribuição de bem-casados e uma surpresa no final.  Os casais passaram por três etapas: a inscrição, a autorização pelo cartório e encontros preliminares. São requisitos: residir em Uberaba; comprovar rendimento familiar de até no máximo dois salários mínimos; não ter sido beneficiado em outra edição do casamento comunitário; possuir toda a documentação exigida pelo cartório e ter idade mínima de 16 anos de idade.
------------------

ACERVO DO LAVOURA&COMÉRCIO É TOMBADO PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO
Acervo do extinto jornal Lavoura&Comércio não corre o risco de seguir o mesmo caminho do prédio que abrigou o centenário veículo de comunicação.
Imóvel e acervo chegaram a ser inventariados – o primeiro, em 1987, e o segundo em 2010, mas o prédio, localizado na rua Vigário Silva, acabou sendo leiloado, e apesar de a fachada ter sido mantida, foi derrubado para dar lugar a uma nova edificação, hoje ocupada por uma loja de departamentos.
Tombamento
Se o prédio não chegou a ser tombado, o mesmo não se pode dizer do acervo. O Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba/Conphau aprovou, por unanimidade, o tombamento dos arquivos do jornal. O tombamento – vale lembrar, é um ato legal de proteção do patrimônio, que garante sua preservação integral. Enquanto um prédio inventariado pode sofrer mudanças internas, no tombado as intervenções são proibidas, a não ser em caso de aprovação pelos órgãos responsáveis.
A história
Fundado dia 6 de julho de 1899, o jornal circulou quase que ininterruptamente – com raras exceções, até 27 de outubro de 2003. Foram, portanto, 104 anos de atividades. O Lavoura&Comércio nasceu em defesa dos pequenos, médios e grandes produtores rurais, com mais de 50 matérias, praticamente todas elas relacionadas ao assunto.
Preservação
O acervo havia sido vendido para um grupo de Uberlândia, mas foi adquirido pela Prefeitura de Uberaba, após a Justiça ter cancelado a primeira venda. Por determinação do prefeito Paulo Piau, o governo arrematou as edições impressas e cerca de 900 mil fotos por R$ 180 mil. O acervo está sendo digitalizado pelo Arquivo Público de Uberaba.
--------------------
1ª EDIÇÃO DA RODA DENTADA  (FOTO:ANA ALMEIDA)
UBERABA PODE GANHAR MUSEU A CÉU ABERTO
Anúncio aconteceu na estreia da Roda Dentada: encontros informais que o IEATM passará a promover, a exemplo da tradicional Roda de Fogo, criada pelo empresário Tião Silva
O prefeito Paulo Piau abriu o projeto Roda Dentada,do Instituto de Engenharia do Triângulo Mineiro/IEATM, respondendo a questionamentos do público formado por aproximadamente 70 engenheiros e arquitetos. Ele ouviu as sugestões do instituto, que quer fazer parte das discussões envolvendo o progresso de Uberaba. Ideia da Roda Dentada é da nova gestão comandada pelo engenheiro Eleiçon Mariano.
Polêmicas
BRT Vetor e trânsito – além de queixas de que a categoria não é valorizada pelo governo municipal, foram temas recorrentes na primeira reunião do IEATM.  O prefeito prometeu estreitar relacionamento com a categoria, e revelou que fará mudanças expressivas no trânsito, admitindo que o projeto atual  da obra que começou na administração passada, não atende às necessidades.
Museu
Ele também anunciou em primeira mão que planeja fazer em Uberaba um museu a céu aberto estilo Inhotim. "Temos condições de implantar aqui um projeto como aquele", garantiu. Localizado no Vale do Paraopeba, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, o museu reúne diversão e arte, envolvendo jardim botânico, obras de arte contemporânea e alta gastronomia, aliados a iniciativas de inclusão, cidadania e educação.
Paulo Piau estava acompanhado por  quatro secretários: Marcondes Nunes Freitas (Planejamento), José Elias Miziara (Obras), Juarez Delfino (Infraestrutura) e Ricardo Lima (Meio Ambiente). Também participou do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, o uberabense Altamir Rôso.
O evento será realizado com freqüência, sempre com uma autoridade política e ou com um profissional notável da classe, em ambiente informal.
---------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário