25 de maio de 2015

CONTA-GOTAS...NOTÍCIAS

REALIZAÇÃO: TEATRO EXPERIMENTAL DE UBERABA; APOIO: FUNDAÇÃO
CULTURAL DE UBERABA; APRESENTAÇÃO: TALINHO E MARCELO TAYNARA
-------------------
JOAQUIM LEVY E MARCOS MONTES TIVERAM DOIS ENCONTROS EM POUCOS DIAS, OPORTUNIDADES EM QUE O DEPUTADO FEDERAL MANIFESTOU PREOCUPAÇÃO
COM OS CORTES DO GOVERNO (FOTOS: DIVULGAÇÃO LIDERANÇA DO PSD E FPA)
PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA DEFENDE PLANTA DE AMÔNIA DE UBERABA EM BENEFÍCIO DO PAÍS
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária/FPA, o vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados, Marcos Montes, espera que os cortes anunciados pelo governo para o Orçamento da União não afetem o agronegócio. E cita como exemplo de preocupação, a fábrica que a Petrobras está construindo em Uberaba.
Fertilizantes
Ela é fundamental para que o país se torne independente em amônia, e portanto, não tenha mais que importar o produto” – diz MM, lembrando que se trata da principal matéria-prima para a produção de fertilizantes, e que estes são de extrema importância para o agronegócio.
Declaração foi feita a jornalistas de vários jornais brasileiros, no final de semana, ao ser procurado para se posicionar sobre os cortes.
Lamentos
A FPA - colegiado que reúne cerca de 300 parlamentares, entre deputados federais e senadores, tem recebido ministros importantes do governo Dilma Rousseff, entre eles, Joaquim Levy (Fazenda), oportunidades em que Marcos Montes tem manifestado suas preocupações e lamentado que a economia brasileira tenha chegado à situação de crise em que se encontra.
Segurando as pontas
Espero que o agronegócio não seja afetado” – ressalta ele. “Este é o setor que ainda está segurando a economia do país, e tudo indica que será o único a apresentar crescimento em 2015” – avalia.
Brasil
Deputado federal majoritário de Uberaba e do Triângulo Mineiro, Marcos Montes tem aproveitado os contatos com representantes do governo federal para reforçar o entendimento de que a planta de amônia – em construção em Uberaba, não é importante apenas para a cidade, a região ou para Minas Gerais. “É essencial para o Brasil” – diz.

Tomando pé
PRESIDENTE DO CONSELHO DA PETROBRAS DIZ QUE AINDA NÃO CONHECE O IMPACTO DOS CORTES NAS OBRAS DA ESTATAL
A planta de amônia foi tema de entrevista exclusiva concedida esta semana à jornalista Luciana Rodrigues – Jornal de Uberaba, pelo presidente da Vale e recém-eleito presidente do Conselho de Administração da Petrobras. O uberabense Murilo Ferreira diz que participou até agora, de apenas uma reunião do Conselho, e que na ocasião não se falou sobre a planta de amônia de Uberaba.
Ele afirmou ainda, que não tem ideia das consequências dos cortes do Orçamento da União na construção da fábrica ou de outras questões de interesse da Petrobras. E que espera tomar ciência o mais rapidamente possível. O governo municipal de Uberaba diz que as obras não foram paralisadas, mas sim, desaceleradas.

OS CORTES - Alegando que o bloqueio de recursos é necessário para adequar o Orçamento da União à atual realidade do país, o governo federal anunciou o corte de R$ 69,9 bilhões, quase R$ 26 bilhões relativos a obras do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC.

PAULO PIAU E GILMAR MACHADO: ALIADOS DE DILMA ROUSSEFF (FOTO: ENERSON CLEITON)
Agenda positiva
CORTES NO MINHA CASA MINHA VIDA PODEM MOTIVAR VISITA DE DILMA AO TRIÂNGULO/ALTO PARANAÍBA
Os cortes previstos para o Orçamento da União – inclusive para o projeto Minha Casa Minha Vida, podem render uma visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba - Uberaba e Uberlândia. Possibilidade está sendo articulada com o Palácio do Planalto, com agenda para entrega de moradias do programa.
Agenda positiva
Avaliação de gente ligada ao grupo do PT/PMDB é de que uma agenda positiva da presidente nas duas maiores cidades do Triângulo e Alto Paranaíba  reduziria o impacto negativo dos cortes em projetos sociais, especialmente o Minha Casa Minha Vida.
Vale lembrar que Uberaba e Uberlândia são governadas por aliados da presidente: Paulo Piau (PMDB) e Gilmar Machado (PT), respectivamente, que têm portanto, todo interesse em amenizar os efeitos negativos da presença de Dilma Rousseff. Manifestações/protestos têm marcado as agendas dela, por onde passa, o que levou, inclusive, ao cancelamento de visita à ExpoZebu 2015.
----------------
VISITA DOS ALUNOS À ETE   (FOTOS: JOSÉ SIDNEY)

Meio ambiente
ALUNOS CONHECEM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Dezenas de alunos de cursos técnicos em meio ambiente, enfermagem (especialização) e química do Colégio CEU visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto/ETE Francisco Velludo, de Uberaba. À frente da mobilização esteve o professor e engenheiro agrônomo José Sidney da Silva, que fez questão de divulgar detalhes da visita nas redes sociais.
Sustentabilidade
Em funcionamento desde 2009, a ETE busca pelo maior grau de sustentabilidade possível, livrando o rio Uberaba - a principal fonte de captação de água para o abastecimento público da cidade, da poluição causada pelo lançamento in natura de esgotos domésticos” – explicou ele.
 Desta forma, segundo o professor, “diminui significativamente o impacto ambiental”. O futuro
Ele lembrou que, quando as outras duas ETEs - Capim e Conquistinha, estiverem em pleno funcionamento, o esgoto tratado chegará a 98% em Uberaba.
José Sidney ressaltou ainda, que no futuro, poderá acontecer a reutilização da água de esgoto, após tratamento para o abastecimento público. “É uma das saídas para economizar água e vencer a crise hídrica” – defende.
--------------
PARCERIA ENTRE A FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA, PRESIDIDA POR MARCOS MONTES, E A CÂMARA DE UBERABA, COMANDADA POR LUIZ DUTRA, VIABILIZOU UM DEBATE POLÍTICO  DURANTE A EXPOZEBU/UBERABA, COM DIREITO À PRESENÇA DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDUARDO CUNHA (PMDB/RJ)  E PRESENÇA SURPRESA DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN (PSDB), QUE VISITAVA A FEIRA  
(FOTO: MARCO AURÉLIO FERREIRA CURY)
Segurança pública
TRIÂNGULO VAI SEDIAR AUDIÊNCIA SOBRE ARMAS DE FOGO
Comissão especial que analisa projeto sobre venda e posse de armas de fogo no Brasil incluiu o Triângulo Mineiro entre as regiões/estados que estão realizando audiências públicas para debater o assunto. O presidente da comissão, deputado federal majoritário da cidade, Marcos Montes, fez o requerimento a pedido da Câmara de Vereadores de Uberaba/presidente Luiz Dutra. Data ainda será definida.
-------------

COMUNICAÇÃO - Três comunicadores de Uberaba vão receber o Troféu “Jornalista Ataliba Guaritá Neto”, dia 16 de junho, às 9h, no plenário da Câmara Municipal. Homenagem do Legislativo tem três categorias: Fotografia e Imagem – concedida a Enerson Cleiton; Radialista – Edson Santana; Jornalista - Walter Farnezi. (Fotos: Facebook)
---------------
FERNANDO HUEB DISCURSA NO EVENTO DO PMDB: CLIMA DE CONVENÇÃO  
Costuras
PMDB “ARRANCA” RUMO A 2016 COM PROPOSTA DE ELEGER PREFEITOS E VEREADORES MINAS AFORA
Presidente do PMDB/Uberaba, professor e chefe de Gabinete da Prefeitura, Fernando Hueb, avalia como “extremamente positivo” o encontro regional que a direção estadual do partido realizou em Uberaba no final de semana. Com as presenças do vice-governador, Antônio Andrade, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado estadual Adalclever Lopes, do deputado estadual de Uberaba, Tony Carlos, e de lideranças e militantes de todo o Estado, a legenda colocou em pauta, como prioridade, as eleições municipais de 2016.
Candidatos
Conclusão unânime ao final do encontro, que durou um dia inteiro: o PMDB de Minas quer eleger o máximo possível de prefeitos e vereadores. “A reeleição do prefeito de Uberaba, por exemplo, é uma questão de honra” – disse Andrade, que é presidente estadual do partido, além de amigo pessoal de Paulo Piau.
Do bem...
Fiquei muito feliz ao ver o comparecimento maciço dos correligionários, e mais feliz ainda, por perceber como temos pessoas de bem, honestas e trabalhadoras filiadas ao PMDB de Uberaba” – refletiu o presidente municipal, Fernando Hueb.
O partido
A eleição de Paulo Piau para prefeito provocou a maior reviravolta já ocorrida no ranking das filiações partidárias em Uberaba. Após um amplo recadastramento – com o cancelamento de todas as fichas e um recomeço do início, o PMDB atropelou outras 31 legendas e saltou para a liderança, superando, inclusive, o Democratas/DEM, que ocupou o primeiro lugar nas últimas décadas, desde quando era Partido da Frente Liberal/PFL.
A virada
Desde que tomou posse em janeiro de 2013, Paulo Piau entrou de cabeça no fortalecimento do seu partido. Hoje, o PMDB tem 6.261 filiados – de acordo com os números de abril de 2015, recém-divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral/TSE. O DEM – na segunda colocação, está com 4.694 filiados. Nas eleições gerais de 2014, o partido assumiu a liderança, também no ranking das opções pelas legendas, recebendo 2.881 votos. O segundo lugar em votos de legenda ficou para o PSDB, seguido pelo PT.
-------------------

BANCOS NÃO FORAM PREVISTOS NO PROJETO ORIGINAL PARA OS TERMINAIS, MAS FORAM PROVIDENCIADOS PELO ATUAL GOVERNO, QUE AGORA PRETENDE INCLUIR SUA INSTALAÇÃO
NA PRÓXIMA ETAPA  (FOTO: ENERSON CLEITON)
BRT/Vetor
QUEIXAS DA POPULAÇÃO MOTIVAM MUDANÇAS NO PROJETO DA PRÓXIMA ETAPA
Prefeito Paulo Piau admite que não gosta das grades de segurança instaladas na avenida Leopoldino de Oliveira, mas ressalta que elas fazem parte do projeto original do BRT/Vetor, e que não iria assumir a responsabilidade por alguma eventual morte  que ocorresse por falta delas.
Declaração foi feita em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã.
Antes salvar vidas. Ao criar um corredor de ônibus rápido e permitir que as pessoas atravessassem na frente dos ônibus, seria acidente na certa” – disse ele.
Paulo Piau fez outras revelações sobre o BRT/Vetor – destacando que mudanças vão acontecer na próxima etapa, com base nas queixas da população.
Antecipou que as estações dos novos corredores terão formato diferente, e que serão feitas adequações em procedimentos que provocaram problemas no primeiro corredor, inclusive a instalação de bancos para os usuários do transporte coletivo.
Eu queria aproveitar e fazer um esclarecimento à comunidade da avenida da Saudade: no nosso projeto não haverá necessidade de tirar estacionamento da avenida, podem ficar tranquilos!” – revelou também.
1ª etapa
Sistema Vetor/BRT tem 5 km de extensão, dois terminais e 12 estações-tubo. Em dois deles há duas estações (uma para embarque e outra para desembarque).  Ao todo, o projeto Leste/Oeste custou mais de R$ 31 milhões.
Próxima etapa
Cerca de R$ 42 milhões estão garantidos para a segunda etapa do sistema. O vetor Sudeste sairá da avenida Guilherme Ferreira, passará pela avenida Nelson Freire e seguirá até o terminal que será construído na avenida Bandeirantes. O vetor Sudoeste terá início no terminal do vetor Leste e seguirá até o bairro Beija-Flor, no terminal que será construído na rua Juca Pato.
--------------

RAFAEL MENDES E DEPUTADO ARO
PHS ESTÁ SOB NOVA DIREÇÃO EM UBERABA
Partido Humanista da Solidariedade/PHS tem nova direção em Uberaba. Assumiu a presidência o administrador Rafael Mendes – com mandato até 21 de maio de 2016. A nova comissão executiva provisória é integrada ainda, pelo empresário Leandro Dal Secco Gonzaga (secretário) e o advogado ex subsecretário da fazenda, Fabiano Cavalcanti de Melo Bernardi (tesoureiro).
A meta do partido, segundo Rafael, é fortalecer a base, valorizar os filiados e buscar novos nomes para chegar em 2016 com uma chapa de candidatos a vereador estruturada e competitiva. "Temos o aval e a confiança de nossa maior liderança no Estado, o deputado federal Marcelo Aro, presidente estadual da legenda, para fazermos o que for preciso e melhor para o partido em Uberaba”, afirma.
------------

ALMIR ASSINA FICHA,
OBSERVADO
PELO DEPUTADO FEDERAL
AELTON FREITAS,
PRESIDENTE DO PR/UBERABA
À CASA TORNA - Vice-prefeito de Uberaba, radialista Almir Silva, retorna às origens partidárias. Ele está de volta ao Partido da República/PR, pelo qual se elegeu na chapa liderada por Paulo Piau em 2012. Na época, Amir chegou a lançar sua candidatura a prefeito, mas desistiu para assumir espaço na chapa do PMDB. Tempos depois, ele se filiou ao PTdoB.
--------------

Divisa
VEREADOR QUER FUNCIONÁRIOS DA PRAÇA DO PEDÁGIO DA 050 REGISTRADOS EM UBERABA
Resolvida a pendenga da fronteira irregular entre Uberaba e Uberlândia, o vereador Kaká Carneiro (PSD) agora quer que os funcionários da praça de pedágio da MGO - concessionária responsável pela BR/050, sejam registrados em Uberaba. Acontece que, por causa do erro, o posto está instalado como se sua base fosse Uberlândia, quando a demarcação correta da divisa - realizada semana passada pelo Instituto de Geoinformação e Tecnologia, indica que a sede é Uberaba.
Requerimento de Kaká, pedindo que a MGO providencie a mudança dos registros, foi aprovado pela Câmara de Uberaba. Em outro requerimento, também aprovado em plenário, o vereador solicitou a alteração do nome da praça de pedágio para “Posto de Pedágio de Uberaba”. Com o erro de cinco quilômetros verificado e já admitido pelo IGT, Kaká e o presidente da Câmara, Luiz Dutra, se mobilizaram em várias frentes de ação, inclusive comunicando o fato ao Ministério Público, que exigiu a mudança da placa de fronteira.
------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário